17/09/2024
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TIM lança serviço em nuvem para pequenas e médias empresas

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A TIM lançou a uma solução em nuvem para pequenas e médias empresas (PMEs). Trata-se do TIM CloudConnect para facilitar a gestão unificada da carteira de clientes e fornecedores, possibilitando o compartilhamento de dados em uma plataforma móvel. 

Segundo a operadora, o serviço oferece recursos que funcionários e administradores precisam para agilizar a comunicação e aperfeiçoar ainda mais o relacionamento com seus clientes. O projeto contato com a parceria da Salesforce.com.

O TIM CloudConnect permite também compartilhar arquivos e informações por meio de fóruns de discussão. A operadora desenvolveu a nova solução tendo como foco três pilares: gestão de contatos, armazenamento de arquivos e interação entre usuários. 

O serviço, que já está disponível para devices da Apple (iPads e iPhones) também poderá ser usado por usuários do sistema Android até o final do primeiro trimestre de 2013. A taxa mensal será de 9,90 reais por linha, sendo que no primeiro mês a utilização é gratuita.

Grazi Massafera é a estrela da nova campanha da Vivo

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Maior operadora de telefonia no Brasil, a Vivo estreou nova fase da campanha ”Vivo Sempre”, com o reforço de imagem da atriz Grazi Massafera, estrela do bem-humorado filme “Banca de jornal”. “A gente já vinha trabalhando com humor e decidiu colocar a celebridade para mostrar como é o dia a dia dela. Quisemos mostrar os benefícios do Vivo Sempre através do cotidiano das pessoas, sempre com muito bom humor”, conta Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo. O upgrade na campanha com a entrada de Grazi Massafera deve se sustentar nos próximos filmes da operadora. “Além da Grazi, teremos outras celebridades. Escolhemos aquelas que têm a ver com a marca Vivo e com valores próximos aos nossos. Vivo Sempre é a nossa oferta de pré-pago”, completa ela.

Eugênio Mohallem, diretor de criação da Y&R, que desenvolveu a campanha, afirma que a ideia do comercial é fazer com que o consumidor entre de boa vontade na oferta, embalado pelo prazer de ver o filme. “Acho que isso funciona bem mais do que o hard sell desesperado. Alguma criatividade é o pedágio que o telespectador cobra para ouvir, de boa vontade, o que temos a lhe propor”, destaca Mohallem.

O criativo ressalta que, neste caso, o humor é uma excelente ferramenta de sedução. “Não conheço outra melhor em 30 escassos segundos. Mas ele não pode ser o mais relevante nunca, porque ele é um meio, não o fim de um comercial. Um meio para passar uma mensagem eficientemente, lubrificando, pelo riso, as resistências de quem assiste”. De acordo com Cris, a Vivo não utiliza nunca o recurso de um apresentador em campanhas. “A ideia é sempre mostrar o serviço não com um apresentador, a Vivo sempre conta histórias, essa é uma maneira de encantar o consumidor”, acredita.

Filmada por Fernando Meirelles, da O2 Filmes, em dupla com seu filho Quico Meirelles, a campanha reforça o benefício de o cliente poder fazer muitas ligações e se conectar pagando pouco. No primeiro comercial, um rapaz está na banca apreciando a foto de Grazi em uma revista e decide ligar para a atriz e dizer como ela é linda. Grazi agradece, mas pergunta como ele conseguiu aquele telefone. “Ah, eu não sabia… Eu apenas fui ligando, fui ligando e ligando…”, diz o rapaz. Já no segundo filme, um homem procura apartamento e usa os recursos do celular para contar para a esposa o que acha dos imóveis. Até que ele chega a um prédio com um apartamento detonado. Mas quando vê Grazi entrando no apartamento vizinho, afirma: “Mas tem potencial, viu? Uma reforminha…”.


Assista ao vídeo:

Outras operadoras também fazem promoção com a Samsung

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Publicamos logo cedo que a operadora TIM estaria realizando uma promoção para quem comprasse o novo smartphone da Samsung. Pois bem, várias pessoas entraram em contato com a gente informando que as outras companhias também estariam realizando uma promoção parecida. Então, agradecemos os e-mails dos leitores e trazemos agora mais informações sobre a promoção.
Realmente, a promoção é da Samsung em parceria com todas as teles, porém, cada operadora está montando o stand onde fica o carro da sua forma.

A Oi, por exemplo, que teve seus planos recentemente reconhecidos por entidades independentes como os melhores do mercado, inicia parceria que permite a seus clientes participarem da promoção da Samsung “Esse Mini é Meu”. Quem habilitar um plano com o aparelho Samsung Galaxy SIII MINI pode participar da promoção de responsabilidade exclusiva da Samsung e Mini, criada para marcar o lançamento do novo smartphone (a versão compacta do Galaxy SIII) e concorrer ao sorteio de um carro. Clientes que comprarem o aparelho até o dia 10 de abril podem faturar um dos dez MINI ONE que serão sorteados. Os ganhadores serão anunciados no dia 17 de abril de 2013. A promoção foi iniciada no dia 25 de fevereiro. 

Além de aderir à promoção, os clientes Oi podem ver o carro de perto em sete lojas espalhadas por todo o país, quando poderão sentar ao volante e jogar um game simulando uma corrida. As lojas da Oi que terão o Mini em exposição ficam em São Paulo (Shopping Center Norte), Rio de Janeiro (Shopping Rio Sul e Barra da Tijuca), Maringá (Shopping Maringá), Belém (Parque Shopping Belém), Manaus e Serra (Shopping Mestre Álvaro). Na loja do shopping Center Norte, em São Paulo, e na loja da Barra da Tijuca, no Rio, os clientes já podem interagir com o carro. Nas demais, o Mini Cooper estará presente até a próxima sexta-feira, dia 22.

Para participar e concorrer a um dos MINI, o cliente deve acessar o site da promoção para cadastrar o código do cupom fiscal da compra do produto, os dados pessoais e inserir o IMEI – uma sequência numérica de 15 algarismos localizada atrás da bateria do Samsung Galaxy SIII MINI.

O novo smartphone da Samsung que conquista as pessoas pelo design compacto, leve e delicado em relação ao modelo Galaxy SIII (o mais vendido no mundo) traz diferenciais tecnológicos que enchem os olhos de quem busca a interatividade e a praticidade, disponíveis em um Samsung. Por esses exemplos, somados ao sonho de ganhar e ser piloto de um MINI ONE para andar por aí, deixam este smartphone ainda mais atraente.

Novo smartphone da Samsung chega na TIM com promoção

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A TIM disponibiliza em suas lojas de todo o Brasil o Samsung Galaxy SIII Mini, com Android 4.1. Versão compacta do Galaxy SIII, o novo modelo conta com o mesmo design elegante de seu “irmão mais velho”, mas com tela de 4”, ideal para quem é antenado com tecnologia e prefere um aparelho menor. Nos pontos de venda da operadora, o smartphone será comercializado por R$ 1.199 à vista.

Os consumidores que optarem pelo TIM Liberty+50, por exemplo (que oferece chamadas ilimitadas locais e DDD (com uso do código 41) para números TIM, rádios e mais 50 minutos em ligações para outras operadoras), pagarão R$ 149 mensais por um ano, valor que já contempla a franquia do plano (R$ 49) e a parcela do aparelho (R$ 100), dividido em 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Para manter o cliente sempre conectado e potencializar sua experiência com o aparelho, a operadora disponibiliza a oferta de internet ilimitada Liberty Web Smart, por R$ 29,90, pagos somente no mês em que houver acesso à web, sem cobrança de excedentes.

No pré-pago, o valor do aparelho é o mesmo (R$ 1.199) e as facilidades de parcelamento devem ser verificadas nas lojas da TIM. Os clientes aproveitam os benefícios do plano Infinity Pré, que oferece cobrança por chamada de duração ilimitada para qualquer TIM do Brasil e também para fixos locais. Esses usuários ainda têm acesso ilimitado à internet pelo celular (Infinity Web) e envio ilimitado de torpedos para qualquer operadora (Infinity Torpedo) tarifados por dia e somente se forem usados, cada serviço custa R$ 0,50 por dia de uso.

Vale destacar que o modelo será vendido desbloqueado e sem contrato de fidelização, seguindo a estratégia da TIM para todo o seu portifólio de aparelhos.
As lojas da TIM também participarão da promoção, “Esse MINI é meu”, uma parceria entre a Samsung e a montadora MINI e que sorteará 10 automóveis MINI ONE para compradores do Galaxy SIII Mini. Um MINI ONE ficará exposto na maior loja da operadora no Brasil (a Espaço TIM, em Curitiba) para que os consumidores possam conhecer os detalhes do desejado veículo

Para participar e concorrer a um dos MINI, o cliente deverá acessar o site da promoção até o dia 10 de abril e cadastrar o código do cupom fiscal da compra do produto, os dados pessoais e inserir o IMEI – uma sequência numérica de 15 algarismos localizada atrás da bateria do Samsung Galaxy SIII Mini. Os sortudos serão anunciados no dia 17 de abril de 2013.

Claro vence licitação dos Correios para fornecer acessos móveis em 14 estados

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A Claro foi a vencedora da licitação dos Correios para contratar os serviços de telefonia móvel que permitirão o rastreamento da entrega do Sedex 10. O valor do contrato é de R$ 1,9 milhão e vai contemplar os carteiros de 13 Estados (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, BA, PE, CE, PI, MS, GO e DF) e o Distrito Federal, que receberão smartphones, cedidos pela operadora, para atualizar em tempo real o status das entregas.
Os Correios estão trabalhando no processo de expansão do uso de smartphones, com expectativa de que até dezembro todos os carteiros utilizem o equipamento em todas as modalidades de entregas. Para isso, será necessária a contratação de aproximadamente 50 mil acessos móveis de dados e voz, com o respectivo fornecimento de aparelhos. A empresa realizou piloto com êxito durante um ano no interior de São Paulo.
Nessa primeira fase, serão distribuídos cerca de 2.500 smartphones para quem lida apenas com a entrega de Sedex 10. A aquisição irá contemplar todos os locais onde o serviço de encomenda rápida é entregue. Novas licitações serão realizadas até o final do ano.

Oi transforma material publicitário em “Ecobags”

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A operadora Oi em parceria com a empresa +O2, lançou uma ação inédita no Sul do país por meio do reaproveitamento de material de merchandising dos Pontos de Vendas e ações da companhia (como uniformes e lonas publicitárias) para a confecção de bolsas. Ao todo já foram produzidas mais de 250 Ecobags (sacolas ecológicas) de lona e 150 bolsas de tecido dos uniformes para uso em geral. O intuito é tornar esta uma ação rotineira no Rio Grande do Sul.

O material será distribuído nas lojas da Oi para os clientes em geral com o objetivo de estimular o processo de conscientização ambiental. A iniciativa faz parte de uma série de medidas sustentáveis da companhia que mantém em suas lojas postos de coleta de aparelhos celulares e baterias além da parceria com a empresa Descarte Certo que viabilizou a ampliação da fábrica no interior paulista e construção de outras cinco fábricas de reciclagem, incluindo uma no Rio Grande do Sul.

Regulamentação da faixa de 5,1GHz pode abrir novo embate entre Anatel e provedores

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A disposição do ministério das Comunicações de regulamentar o uso do Wi-Fi no país abre frentes para embates com os provedores Internet. A faixa de 5,1GHz a 5,3GHz, hoje, utilizada por diversos provedores Wi-Fi é não licenciada e pode estar na mira da Anatel. O Brasil (com cerca de 5 mil hotspots) fica para trás em relação a outros países e precisa correr para atender a demanda dos megaeventos.


“Muitos equipamentos de Wi-Fi que estão em uso no Brasil são em 5,1 GHz e 5,3GHz. Eles são, hoje, o melhor caminho dos provedores internet. Essa é uma frequência não licenciada. Se a Anatel decidir mexer nesse pedaço e transforma-la numa frequência licenciada, poderá criar um impasse gigantesco no mercado Internet”, adverte Jonas Trunk, presidente da Linktel Corporate, que detém, hoje, cerca de 1.500 hotspots, sendo a maior empresa privada a atuar no segmento, depois que a Vex foi comprada pela Oi.

Com relação à pouca disseminação do Wi-Fi no Brasil, Trunk diz que há razões históricas. “Não podemos esquecer que as teles não acreditaram no Wi-Fi no Brasil. Elas resistiram muito. Somente agora entendem o Wi-Fi como uma opção para o 3G offload. Por isso, o país está tão defasado em hotspots. E não estou falando em restaurantes, mas em ambientes públicos mesmo”, frisou o executivo.

Avançar em ambientes públicos é a grande estratégia da Linktel. Tanto que a companhia planeja chegar a 3.000 hotspots até a copa de 2014, o que significa dobrar a atual presença no mercado. Para Trunk, o Brasil precisa acelerar os investimentos em Wi-Fi público. Indagado sobre quem pagaria pelos custos, o executivo foi taxativo: a publicidade. “O Wi-Fi público precisa de patrocinadores como a mídia precisa. Há como fazer campanhas que sustentem as atividades”, garantiu.

Indagado se os equipamentos Wi-Fi deveriam ter acesso à desoneração prometida pela Anatel às femtocélulas (que vão desafogar o tráfego 3G e 4G) o presidente da Linktel diz que a medida deveria valer para todo o mercado. “O Wi-Fi leva a Internet para regiões onde as teles não chegam. Por que não também facilitar tributariamente o Wi-Fi?”. Na portaria de desoneração das redes (assinada na semana passada pelo Minicom) os equipamentos Wi-Fi ficaram fora da lista dos contemplados.

Oi é condenada por cortar linha de cliente

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A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, condenou a Oi|Telemar a indenizar em R$ 5 mil, por danos morais, um de seus clientes.

O autor da ação relatou no processo que seu telefone fixo ficou mudo por cerca de cinco meses e que, mesmo assim, as faturas de cobrança da empresa telefônica continuavam chegando à sua residência.

A Oi negou que houvesse falha na prestação do serviço e que a linha do homem havia sido cortada pela falta de pagamento. O cliente alegou que estava em dia com os pagamentos e que era de responsabilidade da empresa provar que o defeito inexistia, caso o serviço tivesse sido realmente prestado.

Para o tribunal, houve falha na prestação do serviço por parte da operadora.

Publicidade da Telefónica traz Marcio Chaer

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A Telefónica|Vivo Digital anunciou a nomeação de Marcio Chaer como diretor de aceleração de publicidade na América Latina. O objetivo da equipe liderada por Chaer é impulsionar oportunidades de publicidade móvel na região.

Chaer, que era diretor executivo da Mobile Marketing Association (MMA) da América Latina, agora trabalhará próximo à Vivo Media, buscando replicar seu portfólio de produtos, bem como modelos já estabelecidos na Europa e em outros mercados latino-americanos, começando pela Argentina e pelo México. Estima-se que o potencial do mercado de publicidade móvel latino-americano para os próximos dois anos seja de 500 milhões de euros. Os produtos oferecidos a anunciantes incluirão banners, SMS, ofertas de fidelização e serviços financiados por anúncios.

Em meados do ano passado, a Telefónica Digital anunciou que investiria na criação de uma equipe no Brasil, com o objetivo de acelerar a implantação de produtos e serviços de publicidade móvel baseada na autorização prévia dos usuários (opt-in).

Império de Carlos Slim nas Américas está ameaçado

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Carlos Slim se tornou o homem mais rico do mundo (e ganhou a admiração de Wall Street) usando seu controle das linhas telefônicas do México para bater a concorrência e gerar gordos lucros.

Agora, essa estratégia pode ter chegado ao limite. Depois de anos prometendo diminuir o domínio de Slim no mercado de telefonia, o governo mexicano está prestes a dar a si próprio poder jurídico para dividir a gigantesca telefônica do empresário, a América Móvil.

A possível mudança é parte de uma ampla reforma das telecomunicações proposta pelo presidente Enrique Peña Neto na semana passada, com o objetivo de fomentar a concorrência num país em que as pessoas ainda pagam caro para usar o telefone.
Os três principais partidos políticos do México prometeram aprovar a lei em 30 de abril, o que daria ao governo mais envergadura para reformar tanto o setor de telefonia quanto o de TV.

A América Móvil, em que Slim e sua família têm uma fatia de 40%, representa o alvo mais difícil dessa iniciativa para incentivar a concorrência, dizem os analistas. A companhia tem um valor de mercado de US$ 75 bilhões e 261,6 milhões de assinantes de celulares nas Américas do Sul e do Norte. Ela vem praticamente exercendo um monopólio no México desde os anos 1990, controlando hoje 70% dos celulares do país e 80% das suas linhas fixas, e tem um dos lucros mais altos da região. Tais lucros a ajudaram a entrar em outros mercados e a investir pesado em países como Colômbia, onde tem 60% do mercado de telefonia celular, e Brasil, onde tem cerca de 24%.

O novo regulador do México terá o poder de impor sanções mais duras e forçar a venda de ativos dos líderes de mercado, e a empresa pode ter reduzida sua capacidade de engessar essas decisões nos tribunais do país.

Sob a nova lei, que acabou com um limite de 49% ao investimento estrangeiro em empresas de telefonia fixa, firmas estrangeiras poderiam agora comprar as pequenas concorrentes da América Móvil e fortalecê-las com grandes investimentos de capital.

Christopher King, analista da corretora Stifel Nicolaus & Co., colocou desta forma: “Enquanto os governos derem tamanho poder aos reguladores de telefonia, a América Móvil estará em maus lençóis.”

Um porta-voz da América Móvil não quis comentar. A companhia declarou recentemente que aplaude as propostas e que continuará investindo no país e baixando os preços para os consumidores.

Já os mercados tiveram uma reação diferente. Os ADRs da América Móvil caíram 13% na semana passada na bolsa de Nova York e 20% no ano até agora. A agência Moody’s afirmou que as leis propostas são ruins para o crédito da empresa.

Essa ameaça regulatória do México surge num momento em que a América Móvil é golpeada em outras áreas. Os preços dos serviços de telefonia no Brasil e no México caíram consideravelmente nos últimos anos, afetando as margens da empresa.

Sob pressão para buscar crescimento fora da América Latina, a companhia adquiriu gradualmente uma participação de 30% na telefônica holandesa Royal KPN NV. Só que o valor da KPN vem caindo desde a entrada da América Móvil e as ações dela atingiram um mínimo de 11 anos este mês. A KPN está agora vendendo US$ 5,4 bilhões em ações para levantar capital.

Para piorar, os reguladores da Colômbia não vão deixar a América Móvil participar de um leilão de bandas de frequências, agendado para o fim do ano, porque ela é líder de mercado.

E o México está baixando as tarifas de interconexão, aquelas que as empresas pagam quando um cliente liga para a rede de uma concorrente. As tarifas beneficiam a América Móvil porque ela é dona da maioria das linhas fixas e, ao ligar para essas linhas, os clientes das concorrentes acabam pagando uma conta maior.

No México, as tarifas de interconexão para celulares diminuíram para menos da metade nos últimos dois anos. Isso significa que concorrentes como a Movistar, controlada pela espanhola Telefónica (que também controla a Vivo), têm uma oportunidade de ganhar terreno no México, diz Andrew Campbell, analista do Credit Suisse.

No Brasil, as tarifas de interconexão também estão caindo desde que o governo anunciou, em 2010, um plano para baixá-las em mais de 50% até 2015. Campbell diz que as tarifas em queda estão criando um “mercado bastante equilibrado e com concorrência de fato”, diminuindo as chances de que Slim reproduza no Brasil o domínio que construiu no México e na Colômbia.

O governo do México não disse se o novo regulador usaria seus poderes para forçar um desmembramento da América Móvil, mas afirmou que quer ver um aumento da concorrência no setor e que vai desafiar qualquer participante com mais de 50% do mercado.