15/09/2024
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Happy Hour é atração em lojas da TIM

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Na próxima quinta-feira (14), quem curte um happy hour depois do trabalho terá uma opção diferente. A TIM promove a ação TIM Store Hour em sete de suas lojas próprias, nas diferentes regiões do Brasil. Clientes de Curitiba, do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Salvador e Belém poderão aproveitar um evento com DJ, coquetel e brindes e ainda adquirir um aparelho LG Optimus com 25% de desconto.

Durante o evento, o LG Optimus L5 Dual Chip será comercializado por R$ 569 para consumidores que adquirirem um dos planos pós-pagos TIM Liberty. Quem já for cliente pós-pago da TIM e levar um amigo para a loja também ganha o desconto caso sua companhia contrate um plano Liberty, que oferece chamadas locais e DDD 41 ilimitadas entre números TIM por uma franquia fixa mensal. O aparelho é vendido desbloqueado e pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

O evento acontece de 18h às 22h nas seguintes lojas: Barrashopping (RJ), Shopping Anália Franco (SP), Park Shopping (Brasília), Shopping Wallig (RS), Shopping Iguatemi (BA) e Shopping Belém (PA). Em Curitiba, a ação será na loja Espaço TIM, na rua Vicente Machado, esquina com Brigadeiro Franco, das 16h às 20h.

Sercomtel começa a operar em Santo Antônio da Platina

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A Sercomtel lançou na última quarta-feira (6) as operações em telefonia fixa e internet em Santo Antônio da Platina. O evento foi realizado no salão do Senac e contou com as presenças de autoridades municipais e diretores da empresa de telecomunicações. Santo Antônio da Platina é o 43º município paranaense a contar com os serviços da Sercomtel.

A companhia adotou modelo de armários ópticos próprios para operar na cidade. A atuação comercial na cidade terá foco em pequenas e médias empresas e nas residências de alto consumo. “A Sercomtel não vai medir esforços para oferecer serviço de melhor qualidade à população de Santo Antônio da Platina”, declarou o presidente da empresa, Christian Schneider.

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, que estava em Brasília, falou por telefone com o presidente da Sercomtel e com o prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro, na primeira ligação originada do município de uma linha Sercomtel. “É uma honra compartilhar os serviços da Sercomtel agora também com a população de Santo Antônio da Platina”, disse Kireeff.

O prefeito de Santo Antônio da Platina agradeceu a Sercomtel pela presença na cidade: “Isso vai contribuir para o desenvolvimento de Santo Antônio da Platina. Agora a população platinense vai integrar o mundo das telecomunicações de qualidade”, destacou ele.

Em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Sercomtel vai atuar em breve também em Ponta Grossa, Irati, Cascavel e Pato Branco. “Vamos continuar a expansão para todo o Paraná”, enfatizou Christian Schneider.

A Sercomtel , operadora de telecomunicações com sede em Londrina, é a única do setor que ainda funciona no modelo público no Brasil. São suas acionistas a Prefeitura de Londrina (55%) e a Copel (45%). Com 44 anos de atuação, a empresa paranaense ganhou o respeito do mercado nacional pela qualidade dos serviços e uso pioneiro de tecnologia avançada.

A posição fortalecida em Londrina e em Tamarana criou uma base de crescimento importante para expandir-se para a região Norte e Noroeste do Paraná. A Sercomtel já atua em telefonia fixa e internet em Cambé, Ibiporã, Arapongas, Apucarana, Rolândia, Cornélio Procópio, Mandaguari, Astorga, Jataizinho e Bandeirantes. Em parceria com a Copel, está presente em Curitiba e 24 cidades da região metropolitana da capital, e em Maringá, Marialva, Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu.

Além de telecomunicações, o Grupo Sercomtel opera em call center e TV por assinatura em Maringá, Osasco (SP) e São José (SC).

Venda de novos planos na GVT está suspensa

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O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) suspendeu a comercialização de novos contratos da GVT em Londrina. A decisão foi tomada após uma centena de reclamações do setor de telefonia. Somente nos dois primeiros meses do ano, o órgão já contabilizava 46 registros de irregularidades na empresa.

O coordenador do Procon em Londrina, Rodrigo Brum Silva, explicou que as reclamações estão ligadas ao descumprimento da oferta concedida aos consumidores. Neste ano, dos 46 registros, 41 correspondiam à insatisfação dos clientes quanto aos valores cobrados na fatura.

“Quando contratavam o plano a informação era de um valor e quando a fatura chegava já era outra tarifa. Tiveram casos de pessoas que chegaram a pagar nos primeiros meses o valor combinado e depois a empresa apresentou na conta quase que 50% a mais”, contou.

Rodrigo Brum afirmou que a empresa será fiscalizada e pediu para que a população denuncie caso venha a ser abordada para novos contratos. Caso a GVT descumpra a medida, a empresa vai responder por crime de desobediência, podendo haver risco de ser multada.

A empresa terá que resolver os casos dos reclamantes para continuar a operar em novas comercializações. “Queremos evitar que mais pessoas sejam prejudicadas”, disse. O coordenador do Procon em Londrina comentou que no início da tarde representantes da empresa em Curitiba já agendaram para a próxima segunda-feira (11) uma reunião para tratar do assunto.

Ele afirmou que o setor de telefonia e de TV a cabo são os que lideram a lista de reclamações do Procon de Londrina, seguido dos problemas enfrentados por consumidores em bancos.

Universidades paulistas terão internet de até 40 Gbps

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13 instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo passarão a contar com internet até 50 vezes mais rápida que a atual. O upgrade anunciado na rede Ipê, dedicada ao uso exclusivamente acadêmico, levará o acesso a até 40 gigabits. 

A iniciativa de ampliar a conexão foi oficializada em Brasília, e aconteceu por meio da parceria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa com a Anatel/MC e a operadora telefônica Vivo

“A Vivo, em conjunto com a RNP, provisionou essas conexões que vão de 1 Gbps até 40 Gbps, que são velocidades altas. A Anatel foi responsável por todo o procedimento que viabilizou o projeto”, informou o diretor da RNP, Nelson Simões. “Isso significa, para os alunos, professores e os pesquisadores que estão nesses campi, a possibilidade de utilizar vídeos de alta qualidade ao longo de suas atividades acadêmicas.”

Entre os campus beneficiados estão o da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Inpe, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/MD), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI), o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), a Universidade de São Paulo (USP).

Durante o evento, o ministro Marco Antonio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação) ressaltou a importância de alianças para o desenvolvimento da infraestrutura nacional. “Estamos vivenciando aqui mais um evento da cooperação com o Ministério das Comunicações”, comentou, ao lembrar atividades desenvolvidas conjuntamente pelas pastas, a exemplo do projeto em execução do satélite geoestacionário brasileiro. 

Criado em 2005, o sistema brasileiro de internet acadêmica não comercial é operado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Homologação de celulares garante segurança

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Você deve estar notando que nos últimos meses a questão sobre celulares piratas no Brasil está cada vez ficando mais frequente. A Anatel trabalha com as operadoras para impedir que celulares não-homologados funcionem no Brasil, como informamos numa postagem publicada algumas horas atrás. A agência ainda não fala oficialmente sobre o assunto, portanto, paira a incerteza acerca do que acontecerá com os quase 12 milhões de aparelhos “xing-ling” que estão em atividade no país.

A fim de entender melhor a situação, a agência foi consultada para saber o que é e para que serve a homologação. Em primeiro lugar, a Anatel ressaltou que não costuma usar o termo “pirata” para designar esses aparelhos: “Usamos o ‘não-homologado'”, disse o órgão à imprensa.

A barreira aos importados é um pedido antigo das operadoras, que perdem uma parcela do mercado por causa da venda do que, a rigor, não poderia sequer estar funcionando por aqui. A Strategy Analytics estima que os “piratas” correspondem a quase 13% do total de celulares do país.

Mas para a Anatel não é a fatia de mercado que importa. A agência explicou que a homologação serve para proteger o consumidor de eventuais dores de cabeça. Significa que o aparelho emite uma quantidade de radiação considerada segura, possui proteção acústica e elétrica, uma bateria que não explodirá, causando um incêndio, e que o celular não interferirá em outros equipamentos.

Além disso, a homologação é garantia de que o dispositivo funcionará com qualquer uma das redes certificadas no Brasil. Mesmo quando o sistema de bloqueio aos xing-lings estiver funcionando, ainda será possível comprar aparelhos no exterior, mas eles só funcionarão se tiverem sido homologados pela Anatel, um iPhone, por exemplo.

Para conseguir esse “OK” da agência, a fabricante interessada precisa procurar um dos organismos certificadores credenciados pela Anatel. Eles recebem lotes do aparelho em questão e os encaminham a laboratórios, que farão inúmeros testes e emitirão laudos sobre cada um deles.

Os organismos analisam os laudos para conferir se estão de acordo com as recomendações da Anatel, mas depois a própria agência faz a checagem final na documentação para, só então, conceder a homologação.

Oi é multada novamente esta semana

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A operadora Oi foi multada novamente pela Anatel, somando 20 punições entre fevereiro e março. Desta vez, a agência aplicou três multas que ultrapassam os R$ 10 milhões. Os valores estabelecidos foram R$ 10 milhões, R$ 2,5 mil e R$ 18 mil.

A primeira pena refere-se à venda casada de serviços de telefonia, que foi descumprida pela operadora mesmo após notificação, e deverá ser interrompida no prazo de 30 dias.

As outras duas multas, que somam R$ 20,5 mil, foram aplicadas após a operadora ter recursos negados em dois casos. O primeiro está relacionado ao descumprimento de apoio ao Serviço Telefônico Fixo Comutado e o segundo pelo não atendimento ao plano geral de metas de qualidade do STFC.

Você deve lembrar que nesta terça-feira, 5, a operadora recebeu sanção de R$ 659 mil devido a violação do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia.

No total, a Oi já deve cerca de R$ 51,6 milhões à Anatel e todas as penalidades foram publicadas no Diário Oficial da União.

Uso de celular pirata pode render multa no Brasil

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A Anatel confirmou a existência de um despacho determinando que as operadoras tomem uma atitude para bloquear os celulares não-homologados, os famosos “xing-lings”.

Até janeiro de 2014, as empresas de telefonia precisam apresentar soluções para acabar com o acesso dos celulares não-homologados às suas redes. “[O ofício] é decorrente de diversos procedimentos administrativos para saber se as operadoras conseguiriam controlar isso”, informou a Anatel.

Anteriormente, o órgão já havia explicado que o aparelho precisa de certificação porque ela serve como garantia de que tudo funciona conforme as necessidades locais. Consumidores, fabricantes e vendedores podem até ser punidos por causa dos xing-lings.

O Regulamento para Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações prevê multas com valores entre R$ 100 e R$ 3 milhões, dependendo da natureza e gravidade da infração, dos danos causados por ela, da situação econômica do infrator e do tipo de vantagem que ele tirou, além de reincidências e circunstâncias agravantes.

Só que essas penalidades constam numa Resolução de 30 de novembro de 2000, e as operadoras sempre tiveram esse conhecimento. Além disso, o texto que regulamenta o serviço móvel pessoal (SMP) é de 2007 e já previa que as operadoras podem interromper o serviço, se o usuário sair da linha.

Isso pode acontecer, por exemplo, “se o usuário apresentar para ativação modelo de estação móvel [celular] não certificado ou de certificação não aceita pela Anatel” – conforme determina o Inciso III do Artigo 30.

Ou seja, o que a Anatel quer agora é que a recomendação se torne uma obrigação. Se antes as operadoras escolhiam se cortavam ou não a linha atribuída a um aparelho irregular, agora terão de fazer isso.

Vivo firma parceria de combate a violência contra a mulher

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A Telefônica|Vivo e o Governo do Estado do Pará, por meio do Pro Paz, firmaram parceria para a campanha de combate à exploração e violência contra a mulher, que consiste no envio de SMS com o objetivo de divulgar informações de utilidade pública e estimular a população do Pará a denunciar qualquer violência. A iniciativa faz parte do projeto SMS Social da Vivo, que apóia pela terceira vez as iniciativas do Pro Paz, além de outras parcerias com o Governo do Pará.

Serão enviados 200 mil SMS para todo o Estado com a seguinte frase: “Vivo e Pro Paz defendem que uma vida sem violência é um direito das mulheres. Não cale e denuncie. Disque 100”. Tal iniciativa reforça o posicionamento da companhia de utilizar os recursos disponíveis para sensibilizar e mobilizar a sociedade em assuntos de grande relevância, disponibilizando instrumentos próprios para maior abrangência.
“Utilizamos nossos meios, cobertura e abrangência no mercado para conscientizar a população. Nesta data significativa, que simboliza a luta das mulheres por direitos iguais, queremos sensibilizar sobre a importância de denunciar”, comentou o Gerente Regional do Norte, Vinicius Galo.

A Vivo apoiou, em 2012, outras iniciativas do Pro Paz enviando SMS com frases de conscientização no combate à exploração sexual infantil e incentivando o registro geral.
No Pará, a Vivo está presente em 105 municípios, abrangendo 88,83% da população. O market share da companhia é de 39,90%, representado por 3.244.815 clientes.

Tecnologia 4G chega a mais uma capital

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A Claro lançou sua tecnologia de quarta geração da telefonia móvel (4G) em Porto Alegre. A empresa havia testado o sistema em Campos do Jordão (SP), Parati e Búzios (RJ) durante o ano passado e iniciado a venda no Recife, em dezembro, e em Curitiba, em fevereiro.

Na sequência, promete levar o serviço a Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, cidades que, como Recife, serão sedes da Copa das Confederações, até abril. Curitiba e Porto Alegre não terão jogos da competição, mas estão no pacote inicial por serem consideradas adequadas para testes de lançamentos de produtos.
Inicialmente há três aparelhos compatíveis com a tecnologia 4G, a preços que vão de R$ 549 a R$ 999, e um modem, a R$ 199. O presidente da Claro, Carlos Zenteno, disse que os planos serão comercializados com os preços da tabela atual, para a tecnologia 3G. Ressalvou que o tráfego de dados é maior e, por isso, o menor pacote será de 5 GB, em vez de 2 GB do menor pacote da 3G.

Além da velocidade maior para a troca de dados e imagens e navegação na internet, a tecnologia 4G dá acesso a jogos online, teleconferências e músicas e vídeos, permitindo até a exibição de quatro filmes simultaneamente. A empresa investiu R$ 510 milhões no desenvolvimento da tecnologia para o Brasil.
Sem divulgar metas de crescimento da receita média e da base de usuários, que usam 65 milhões de celulares da empresa, Zenteno admitiu que a Claro tem o desafio de aumentar a receita média por cliente, que foi de R$ 16 no ano passado. “O 4G será o motor para isso”, previu, referindo-se a um serviço que é mais sofisticado e consome mais dados.
O executivo também explicou que os entendimentos para o compartilhamento da rede de quarta geração com a Vivo, revelados nesta semana, devem permitir o uso da infraestrutura, como torres, site e rede elétrica, mas não o de frequências. “Pelo menos não está no escopo inicial”, completou.

Publicado relatório de acompanhamento dos planos para melhoria da TV por Assinatura

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A Anatel publicou nesta manhã o primeiro o relatório de acompanhamento dos Planos de Ação das Prestadoras de TV por Assinatura.

Os planos de ação exigidos das prestadoras têm por objetivo melhorar a qualidade dos serviços de TV por Assinatura e, consequentemente, reduzir a quantidade de reclamações em pelo menos 35,21% até dezembro de 2013.

Entre 27 de setembro e 4 de outubro de 2012, a Anatel realizou uma série de reuniões com as prestadoras SKY, NET, Oi TV, GVT, Claro TV, CTBC e Vivo TV ao constatar o aumento das reclamações referentes ao serviço.

As operadoras apresentaram seus planos para a melhoria do serviço e se comprometeram a atuar em três frentes (infraestrutura, comunicação e atendimento). Os planos apresentados são acompanhados pela Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa e estão disponíveis no portal da Agência na internet.

O Portal #Minha Operadora teve acesso ao documento, e você também pode obter mais detalhes sobre ele clicando aqui.