15/09/2024
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MWC: Conexão Amazônica vence o Global Mobile Award

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A GSMA anunciou os vencedores do 18º Global Mobile Awards anual, realizado no Congresso Mundial de Telefonia Móvel da GSMA, em Barcelona. Os vencedores foram homenageados em uma cerimônia à tarde apresentada pelo ator, escritor e comediante David Walliams.

Walliams entreteve os candidatos e participantes com uma apresentação cômica da cerimônia. Ele foi acompanhado no palco por representantes dos patrocinadores McAfee, Myriad e Telmap e os parceiros de mídia CNBC, Fortune e Time, que coapresentaram os prêmios, assim como John Hoffman, CEO da GSMA Ltd. e os membros da comissão julgadora.

“Através destes prêmios, estamos orgulhosos de destacar os vários inovadores e líderes na indústria móvel de todos os cantos do mundo”, disse John Hoffman, CEO da GSMA Ltd. “As novas categorias deste ano refletem o alcance da indústria em muitos novos setores e recebemos mais de 600 inscrições de alta qualidade de todo o ecossistema móvel. Gostaríamos de parabenizar todos os vencedores do Global Mobile Awards e agradecer as muitas centenas de empresas e organizações que apoiam esses prêmios, inscrevendo-se todos os anos.”

Também foi anunciado hoje o Prêmio de Liderança de Governo (Government Leadership Awards), que reconheceu governos de todo o mundo por sua inovação e liderança no uso de tecnologias móveis no setor público.

Os vencedores do Global Mobile Awards 2013 são:

Melhor Produto ou Serviço de Saúde Móvel

MIPsoft por BlindSquare

Melhor Produto ou Serviço de Educação e Aprendizagem Móvel 

Mobilink pelo programa de Alfabetização Baseado em SMS

Melhor Produto ou Serviço Automotivo Móvel 

BMW i, MINI, Sixt e Vodafone Group por DriveNow Premium Car Sharing (Compartilhamento de Carro Premium DriveNow)

Melhor Produto ou Serviço de NFC/Dinheiro Móvel

Etisalat por Flous – The Etisalat Commerce Programme

Melhor Produto ou Serviço de Publicidade Móvel 

Ver Se Innovation para NewsHunt

Melhor Inovação Móvel para “Cidades Inteligentes”

Streetline por Parker

Melhor Dispositivo Eletrônico de Consumo Móvel

Samsung Electronics por Samsung GALAXY Camera

Melhor Serviço para Empresa Móvel

Mobilelron pela Complete Enterprise Persona versão 5

Melhor Serviço ao Consumidor Móvel

Comviva pela plataforma MFS mobiquityT da Mahindra Comviva alimentando o serviço mTicketing para a Bangladesh Railways

Melhor Publicidade ou Marketing em Móvel

McCann Worldgroup (Hong Kong) por Chok! Chok! Chok!

Melhor Produto ou Solução de Rede para Atendimento aos Clientes

NTT DOCOMO por Hanashite Hon’yaku, o primeiro serviço mundial de tradução automática de voz

Melhor Produto, Iniciativa ou Serviço em Mercados Emergentes

Ericsson por Amazon Connection, um programa de inclusão digital na Amazônia

Melhor Produto ou Serviço Móvel GSMA mWomen para Mulheres em Mercados Emergentes

Asiacell por Almas Line

Melhor Uso de Telefonia Móvel em Situações de Emergência ou Humanitárias

Fundação Vodafone por Vodafone Instant Network

O Prêmio Móvel Verde

Indus Towers por Projetos de Sites Verdes (Green Sites Project)

Melhor Aplicativo Móvel para Consumidores

Facebook

Melhor Aplicativo Móvel para Empresas

Evernote

Escolha dos Jurados Melhor Aplicativo Móvel Geral

Waze

Aplicativo Móvel mais Inovador 

McCann Worldgroup (Hong Kong) por Chok! Chok! Chok!

Desafio de Aplicativos de Smartphones

AT&T por Application Resource Optimizer (ARO)

Melhor Aplicativo usando APIs de Rede

Bharti Airtel Limited por my airtel app

Melhor Smartphone

Samsung Galaxy S3

Melhor Telefone com Recursos ou Telefone Básico

Nokia Asha 305

Fabricante do Ano de Dispositivo 

Samsung

Melhor Tablet Móvel

Google e Asus por Nexus 7

Melhor Infraestrutura Móvel

Samsung Electronics por Smart LTE Networks

Melhor Inovação em Tecnologia Móvel

Accuris Networks por AccuROAM Wi-Fi: tornando o Wi-Fi uma extensão orientada de uma operadora de GSM para Offload e Roaming

Melhor Tecnologia Baseada em Nuvem para Telefonia Móvel

Plataforma de dispositivos conectados baseados em nuvem Jasper Wireless para máquina a máquina (M2M) e eletrônicos de consumo

Melhores Produtos e Serviços de Salvaguarda de Segurança Móveis 

AdaptiveMobile and Syniverse por Messaging Trust

Contribuição LTE de Destaque

SK Telecom por 4G LTE com solução PETA

Tecnologia Geral de Destaque Móvel – A escolha do CTO

Samsung Electronics por Smart LTE Networks

Prêmio Espectro para Banda Larga Móvel

Governo da Nova Zelândia

Prêmio Telefonia Móvel para o Desenvolvimento

Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional

Prêmio m-Government

Governo da Moldávia

A lista completa de vencedores e finalistas do Global Mobile Awards 2013 está disponível no site do evento.

Receita líquida da GVT cresce 28% em 2012

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A operadora de telecomunicações GVT fechou 2012 com crescimento anual de 28,2% na receita líquida e de 33,4% na geração de caixa operacional, em um momento no qual sua controladora, o grupo francês Vivendi, busca um comprador para a empresa brasileira.

A receita líquida totalizou R$ 4,3 bilhões no ano passado, após a operadora de serviços fixos como telefonia, TV paga e banda larga ter expandido sua cobertura em 20 novas cidades, totalizando agora 139 municípios, de acordo com comunicado. A companhia também informou esperar avanço de pouco mais de 20% na receita neste ano.

Em 2012, o número de linhas em serviço da operadora chegou a quase 8,7 milhões, avanço de 37% no ano.

A geração de caixa operacional medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 1,86 bilhão, alta de 33,4% sobre 2011.

A margem Ebitda da companhia também cresceu, para 43,1% ante 41,5% em 2011, e a previsão é que o indicador fique “ligeiramente superior” a 40% em 2013.

Os investimentos somaram R$ 2,36 bilhões no ano passado, 44,4% a mais do que o valor aportado em 2011, considerando R$ 630 milhões investidos no negócio de TV paga, que já tem mais de 400 mil assinantes em um ano de comercialização.

“A GVT atingiu breakeven (equilíbrio) em termos de Ebitda sobre Capex (investimentos) em suas atividades de telecomunicações”, disse a operadora em nota.

A Vivendi divulgou que obteve lucro líquido ajustado antes de impactos não recorrentes de 2,86 bilhões de euros (3,78 bilhões de dólares) em 2012, acima da meta de 2,7 bilhões. A receita no ano subiu 0,6 por cento, a 28,99 bilhões, ante estimativa média de 28,51 bilhões.

Novo comercial da Sky é de “assustar” qualquer um

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Terror é não ter Sky. É com essa provocação que a TV por assinatura SKY assina sua nova campanha publicitária, criada pela Giovanni+Draftfcb. Desta vez, a ação se passa dentro de uma mansão assombrada nada convencional, que ganha vida após a chegada da SKY.


Protagonizada por Gisele Bündchen, que interpreta uma vampira sensual, a campanha ainda conta com as participações especiais de Jota Quest, Bernardinho, no papel de Lobisomem e o lutador Vitor Belfort interpretando um inusitado Frankenstein. Um homem sem cabeça, um simpático fantasma, um cavaleiro medieval e até um cachorro de ossos completam a galeria de personagens.

Para embalar esta superprodução, que une suspense e comédia, a SKY escolheu o grande hit de Michael Jackson, que dá título ao álbum mais vendido de todos os tempos, Thriller, e as filmagens aconteceram em Los Angeles, com produção da O2 Filmes, em parceria com a produtora Boxes de Los Angeles.

“O humor já virou marca registrada das campanhas da SKY e, com ele, ressaltamos os atributos do serviço para o mercado. Essa nova campanha refirma o conceito que vem sendo trabalhado. Ela mostra que com a SKY o assinante tem o que existe de mais moderno na TV por assinatura, a programação mais completa e excelência no atendimento. Os três elementos que a SKY considera pilares do seu negócio, colocando o cliente “na frente, sempre”, conta Marcelo Miranda, diretor de marketing da SKY.

“É muito bacana a TV que oferece o melhor do entretenimento fazer esta campanha na terra do entretenimento, que é a Califórnia”, afirma Joanna Monteiro, Diretora Executiva de Criação da Giovanni+Draftfcb.

O lançamento da campanha aconteceu nesta segunda-feira (25), num break exclusivo no Jornal Nacional, com um filme com duração de 1 minuto.

E agora, claro, você acompanha o vídeo da campanha por aqui:

  

Algumas curiosidades sobre o comercial:

  • Foram oito dias de filmagem e 110 profissionais envolvidos diretamente na produção; 
  • Bruce Fuller, responsável pela maquiagem dos personagens, foi o maquiador dos filmes Exterminador do Futuro 2 e Alien Vs Predador; 
  • A campanha conta com 10 filmes, material de PDV, anúncios e spots de rádio; 
  • Para o lançamento, foi confeccionado um anúncio especial, com a aplicação de uma tela simulando uma teia de aranha, que contou com o trabalho artesanal de 40 pessoas durante 15 dias.

Vale-cultura poderá ser utilizado em TV por assinatura

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A ministra da Cultura, Marta Suplicy, surpreendeu e anunciou uma novidade em relação ao vale-cultura, benefício de R$ 50 promovido pelo governo para o consumo de atividades culturais em todo o território nacional. O dinheiro do vale também poderá ser usado para o pagamento de mensalidades de TV por assinatura.

O decreto que regulamenta o vale-cultura deve ser assinado pela presidente Dilma Rousseff ainda nesta semana. Mas, segundo Marta, o que a presidente assinará é apenas um “documento bem genérico”. O documento “completo” será redigido até junho, data em que o benefício poderá entrar em vigor.
“Não há dúvidas de que esse benefício só poderá ser usado em estabelecimentos majoritariamente culturais. Então, ele vai funcionar em cinemas, teatros, casas de shows, museus, livrarias, para a compra de revistas e periódicos e para a assinatura de TV a cabo”, anuncia Marta.
Com o benefício, o número de assinantes de TV a cabo deve aumentar. Net, Oi e Sky, por exemplo, oferecem pacotes de TV por valores que oscilam entre R$ 39,90 e R$ 59,90, ou seja, é bem possível que esses valores sejam quitados ou completados usando o benefício do vale-cultura.

Incerteza eleitoral faz Telecom Italia adiar operação

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A incerteza relativa ao resultado das eleições na Itália deixa empresas e bancos locais em compasso de espera. A Telecom Italia, principal acionista da TIM, que havia anunciado a intenção de emitir títulos, adiou a colocação dos papéis no mercado.

A volatilidade nos mercados não é incomum em períodos eleitorais no país, mas, desta vez, está mais grave, dada a possibilidade de representar um gatilho para uma recaída da crise europeia.

Claro apresenta seu novo diretor de SVA

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A Claro anunciou a contratação de Alexandre Olivari para assumir a diretoria de Serviços de Valor Agregado (SVA) e Roaming da empresa no Brasil. O executivo irá se reportar diretamente ao presidente Carlos Zenteno. Olivari assume no lugar de Fiamma Zarife que deixou a companhia para assumir a vice-presidência de conteúdo e aplicativos da Samsung no Brasil. 

Alexandre possui 20 anos de experiencia. Foi gerente de marketing na antiga Tess, operadora do interior de São Paulo, onde ficou de 1998 a 2003. Atuou na Claro no período de 2004 a 2008, na diretoria de marketing, sendo responsável justamente pela área de SVA. Em sua última experiência, na Ericsson, liderou as operações comerciais e técnicas, o plano de marketing e a demonstração do resultado do exercício, dos negócios de SVA com os 18 operadores do grupo América Móvil (AMX).

O executivo é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) e tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Universidade de Ohio (EUA).

Trabalhadores protestam contra a Telefônica durante evento de telefonia em Barcelona

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Durante o Mobile World Congress, a companhia Telefônica (dona da Vivo no Brasil) sofreu protesto de alguns de seus funcionários.

Os trabalhadores gritavam palavras de ordem contra cortes de benefícios, reduções de salários e demissões. Por volta das 13h (horário local), cerca de 150 pessoas se concentravam na frente do recinto de exposições que abriga o MWC. A polícia acompanhou a movimentação com cerca de quatro homens. Por volta das 14h30, o grupo já havia se dispersado.

4G vai demandar instalação de quase 10 mil antenas até a Copa

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Para conseguir oferecer internet 4G de qualidade durante a Copa do Mundo, as operadoras de telefonia terão de instalar quase 10 mil antenas nas 12 cidades-sede do evento.

A tecnologia, cuja implantação ainda está em fase de testes pelas operadoras, permite que a navegação na internet móvel atinja velocidade até dez vezes a da internet 3G comum. Para ter o serviço funcionando (com a quantidade de equipamentos adequada) será preciso investimentos de aproximadamente R$ 2,8 bilhões.

As companhias argumentam que o problema não é o valor total do investimento, mas que cada município faz as próprias regras para instalação desses aparelhos. As teles reclamam que, sem uma regra geral para nortear o que pode ser feito, conseguir essas licenças é um processo trabalhoso e demorado, o que dificulta seguir o cronograma.

O governo encaminhou ao Congresso, no ano passado, a chamada Lei das Antenas, que padroniza como deve ser essa implementação. O projeto, entretanto, segue em tramitação.

As operadoras defendem que, enquanto isso, precisam aguardar em média um ano para conseguir a liberação de uma área para instalação de antenas, podendo chegar a dois anos em casos mais extremos.

Segundo levantamento do Sindtelebrasil, sindicato que representa as empresas de telefonia e responsável pelo levantamento, São Paulo é a cidade que mais precisa ser equipada. Cerca de 2.800 antenas são necessárias para prestação do serviço na capital paulista.

Rio de Janeiro e Brasília aparecem na sequência, com deficit de 1.700 antenas e de 954 estações de transmissão.

O total de antenas que precisam ser instaladas apenas nessas 12 cidades em que haverá o evento esportivo representa quase 20% do número hoje existente no país. Os equipamentos em uso permitem a prestação de serviço de voz e de dados na rede 3G.

Um dos motivos para a necessidade de multiplicação das antenas é que a tecnologia 4G será oferecida no Brasil inicialmente em uma faixa de frequência que, por razões técnicas, demanda maior número de antenas. Até junho deste ano, as quatro maiores operadoras de celular do país (Vivo, TIM, Claro e Oi) precisam necessariamente oferecer o serviço 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações.

Um ano depois, para a Copa do Mundo, a rede terá de ser expandida para as capitais de todos os Estados e para as cidades de mais de 500 mil habitantes do país. A exigência faz parte dos termos de concessão da frequência, assinados pelas empresas quando elas participaram do leilão para prestação do serviço no ano passado.

MWC: Internet móvel terá 9,3 bi de assinantes até 2018

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A previsão pode parecer assustadora, mas é real: até 2018, o mundo deve atingir a marca de mais de 9,3 bilhões de assinantes de internet móvel, 6,5 bilhões deles em banda larga móvel e 3,3 bilhões para conexão em smartphones. O número de conexões será maior que a população da Terra, hoje estimada em 7 bilhões de pessoas, e impõe um grande desafio para empresas como a Ericsson, que lidera no mercado de provedores de tecnologia de comunicação.

Na abertura do Mobile World Congress, que acontece em Barcelona até a próxima quinta-feira, o CEO da empresa, Hans Vestberg, anunciou algumas novidades para enfrentar esses desafios, principalmente no que refere a oferecer mais capacidade de velocidade e eficiência para um consumidor cada vez mais exigente e que, de acordo com a previsão da empresa, deve aderir cada vez mais o uso de smartphones, que hoje atinge cerca de 20% dos celulares, mas que em breve vai atingir 50% do total de aparelhos.
A principal novidade se refere à tecnologia M2M (Machine to Machine), que vai permitir cada vez mais interação entre diversos equipamentos do nosso dia a dia com o celular. A Ericsson se une à SAP, líder de mercado em softwares de aplicação empresarial, para oferecer às empresas soluções para melhorar a eficiência dos serviços através de uma base na nuvem (onde os arquivos e aplicações são armazenados na rede e não em um suporte físico). Um serviço que pode permitir, por exemplo, que você seja avisado se seu carro precisa ser abastecido ou passar por algum tipo de revisão, ou mesmo que o leite que está na geladeira está acabando e você, depois de sair do trabalho, precisa passar no supermercado.
Em cima dessa necessidade de expansão e melhoria das redes, a empresa anunciou um acordo com a O2 (empresa do Grupo Telefônica|Vivo) na Inglaterra para ser o provedor da rede 4G LTE da companhia no país, melhorando a infraestrutura da rede já existentes, possibilitando melhorar o serviço para cerca de 23 milhões de usuários e possibilitando à O2 gerenciar melhor um tráfico de dados em constante crescimento, além de expandir a cobertura do sinal de telefonia celular a 98% do território inglês. Com esse contrato, a Ericsson amplia para 89 o número de contratos em 38 países de diversos continentes para o mesmo serviço.
Em cima dessa tendência de crescimento do mercado do 4G LTE, a previsão que dentro de três ou quatro anos a demanda pelo acesso a conteúdos de TV ou vídeo através de dispositivos móveis alcance 90% da demanda de tráfego. E a Ericsson pretende atacar principalmente a área esportiva, através de uma parceria com a americana Verizon a partir de 2014, de modo a oferecer uma experiência de alta qualidade de imagem. O serviço já está em fase de testes na Austrália através da Telstra.

A Ericsson anunciou também um novo serviço SDN (Rede Definida por Software), que vai permitir às empresas, a partir do 4º semestre de 2013, um mais eficaz gerenciamento do serviços de dados através da nuvem. A operadora vai poder controlar ao mesmo tempo os serviços em nuvem e na rede.