15/09/2024
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Vivo eleva investimento em briga por banda larga mas não pretende lançar promoção agressiva no Pré-Pago

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A Telefônica|Vivo planeja elevar seus investimentos neste ano em uma estratégia para ampliar velocidades de banda larga, em um momento no qual as receitas de telecomunicações fixas sofrem com o aumento da competição.

A companhia Telefônica, que como você deve saber opera no país sob a marca Vivo, estima que o investimento de 2013 será 11 a 12% maior que os R$ 6,117 bilhões aplicados em 2012, afirmou a diretora de controladoria, Cristiane Sales, em teleconferência com analistas após a divulgação dos resultados de quarto trimestre. Em 2012, o empresa aumentou o investimento em 6,5% sobre 2011.

A Vivo teve lucro líquido acima do esperado pelo mercado, a R$ 1,474 bilhão, no quarto trimestre. Analistas estimavam, em média, resultado positivo de 1,1 bilhão para os três meses encerrados em dezembro.

“Pretendemos ter em 2013 um investimento cerca de 11 a 12% maior em relação a 2012, não somente para melhorar serviços de banda larga e fibra (…) continuaremos focando em qualidade”, disse Cristiane, acrescentando a telefonia sem fio de quarta geração (4G) como um dos focos de ação da empresa.

O diretor geral e executivo da Vivo, Paulo Cesar Teixeira, afirmou durante a teleconferência que “não estamos satisfeitos com nossa performance nos negócios fixos, principalmente em TV e banda larga”.

Competição mais intensa na banda larga no principal mercado da Vivo, a cidade de São Paulo, contribuiu para uma queda anual de 7,6% na receita operacional líquida de serviços fixos do grupo no quarto trimestre, minimizando o crescimento de 7,4% no faturamento da telefonia móvel no período.

Apesar da forte concorrência, Teixeira afirmou que espera que o mercado de telefonia móvel apresente políticas de preços “mais racionais” neste ano, depois que a Anatel suspendeu promoções de alguns planos no fim de 2012.

Segundo ele, a Vivo não pretende reduzir preços na telefonia móvel ou oferecer planos de serviços ilimitados de voz e dados para usuários de aparelhos pré-pagos, como alguns rivais mais agressivos estão promovendo.

As ações preferenciais da operadora exibiam alta de 3,73% às 14h17, enquanto o Ibovespa mostrava oscilação negativa de 0,33%.

A Vivo encerrou o quarto trimestre com uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 3,854 bilhões, crescimento de 16,5% sobre o mesmo período de 2011.

A margem passou de 38,5 para 43,3% e os executivos comentaram que a empresa continuará focada em melhorar sua rentabilidade.

A receita média por usuário (Arpu) de telefonia móvel caiu 2,8% no período, para R$ 23,9, pressionada pela queda de 6,1% em voz, enquanto o segmento de dados cresceu 6,6%.

A Vivo elevou sua base de clientes de telefonia celular pós-paga em 16,7%, para 18,8 milhões e os usuários de serviços pré-pagos avançaram ligeiros 3,4%, para 57,3 milhões. Enquanto isso, os acessos de serviços fixos caíram 2,2%, a 14,978 milhões, com destaque para recuo de 14,2% na televisão por assinatura.

Segundo a operadora, o foco em TV paga em 2012 foi a implantação de serviço sobre plataforma de Internet (IPTV), oferecido inicialmente a clientes de fibra óptica de São Paulo a partir de outubro.

“Para este ano, o novo serviço será ampliado aos clientes de cabo, trazendo mais oportunidades de convergência”, afirmou Teixeira.

Já a banda larga fixa, a base cresceu 2,8%, para 3,73 milhões de acessos, impulsionada pela oferta de fibra óptica, cujos acessos em 2012 somaram 112 mil.

A Vivo encerrou 2012 com dívida líquida de R$ 439,9 milhões, sensível queda ante os R$ 3,16 bilhões ao final de 2011.

Funcionário da Vivo morre após cair de torre em Belém

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Um homem de 28 anos morreu na tarde de hoje após cair de uma altura de 50 metros enquanto fazia manutenção em uma torre de transmissão localizada na avenida José Malcher, no bairro de Nazaré, em Belém – PA.

Segundo informações da polícia, a queda ocorreu pelo lado de dentro da torre, no décimo andar. O corpo foi encontrado no 2º pavimento. A vítima teve morte instantânea.

Ainda de acordo com a polícia, ele seria funcionário da Vivo, operadora de telefonia celular. Segundo a assessoria da companhia, a vítima prestava serviços para a Vivo via uma empresa terceirizada. Ainda de acordo com a Vivo, a torre é usada por todas as operadoras que atuam na cidade.

Técnicos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves estão no local para fazer a remoção do corpo e a polícia investiga se o funcionário estava usando equipamento de segurança no momento do acidente.

Site da TIM irá informar usuários sobre problemas na rede

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Para informar os usuários sobre a qualidade do sinal e da cobertura oferecida em seu serviço de telefonia móvel, a prestadora TIM irá aprimorar a partir de 1º de março o site Portas Abertas.

O site criado pela operadora dará aos clientes da operadora a chance de consultar como está o sinal em sua área, digitando o CEP da localidade. Com a consulta, o poderá indicar um defeito na cobertura, como queda ou má qualidade do sinal. O retorno direto ao cliente pela operadora, no entanto, não está previsto.

A atualização do site será semanal, mas qualquer incidência na rede que leve ao comprometimento da qualidade será informada no mesmo dia, disse Roger Solé, executivo de marketing da TIM. Para Solé, a decisão em disponibilizar as informações abertamente tem a ver com o aumento da desconfiança do consumidor em relação às operadoras, observada pela TIM em pesquisas.

A forte interferência e as sanções da Anatel, devido ao baixo padrão de qualidade das operadoras em seu serviço foi um dos fatores que minaram as operadoras. A TIM foi uma das que mais sofreram com o cerco da agência reguladora. A operadora teve suas vendas suspensas em 18 estados em julho do ano passado.

“Passaram a se questionar: será que esse setor tem qualidade? Será que é honesto? Decidimos, então, abrir as portas da nossa operação”, destaca o executivo.

No site, um mapa interativo oferece ao consumidor a chance de conferir a cobertura da TIM em sua região. Segundo dados da Anatel, atualmente a TIM ocupa a terceira colocação em cobertura nacional, com 90,8% do país atendido.

“Se não houver cobertura, é melhor que ele não compre o meu plano, porque não vai ser atendido e a reclamação de um cliente gera custo para nós”, disse Solé, frisando que pelo site será possível reunir demandas e tratá-las para melhorar a cobertura.

Até 2015, a TIM pretende investir R$ 10,7 bilhões no Brasil, cerca de 12,6% a mais do que o valor previsto para o triênio de 2012 a 2014. O plano da companhia é aumentar a sua base de clientes em 28%, chegando a 90 milhões de usuários.

Facebook faz parceria com a Oi para mensagem gratuita

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O Facebook anunciou hoje que firmou acordos com 18 operadoras, de países da Europa, Ásia, África e América Latina, para oferecer acesso aos usuários que usarem a rede social a partir de seus celulares para a troca de mensagens. Os clientes poderão se comunicar por meio do aplicativo ou do site móvel do Facebook e terão um desconto no pacote de dados. A promoção é válida para usuários do aplicativo Messenger para Android, Messenger para iOS, aplicativo do Facebook para outras plataformas e do site m.facebook.com. A oferta vai competir com um dos serviços mais rentáveis das operadoras, que é o envio de SMS.

A operadora escolhida para a parceria no Brasil foi a Oi. Procurada pelo #Minha Operadora, a operadora afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o valor exato do desconto, bem como os detalhes da promoção, serão divulgados ainda nesta semana.

Atualmente, três de cada quatro pessoas com perfil na rede social enviam mensagens por meio da plataforma mensalmente, fazendo da atividade uma das mais populares no site. “As mensagens e o chat podem ser acessados por mais de 6 mil celulares via aplicativos”, informa o Facebook. A companhia espera que a iniciativa esteja disponível não apenas em smartphones, mas também nos chamados celulares low-end, ou seja, aparelhos com sistemas operacionais mais simples e menos funções, mais baratos e vendidos principalmente em países emergentes.

A estratégia do Facebook é monetizar a rede social em plataformas móveis. Dos 900 milhões de usuários mundiais, 54% acessam o serviço por meio de celulares ou tablets, dos quais 70% o fazem todos os dias. O sucesso no uso das informações dos perfis nesses aparelhos para entrega de publicidade dirigida, modelo de negócio já consolidado em navegadores, é tida como crucial pelos analistas para a melhora no desempenho das ações da empresa na Nasdaq.

NFC é a estrela este ano em Barcelona

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A tecnologia de comunicação por aproximação (NFC, na sigla em inglês) nunca foi tão promovida no Mobile World Congress (MWC) quanto na edição deste ano da feira, que começou hoje, em Barcelona. A GSMA, organizadora do evento, distribuiu em parceria com a Sony Mobile mais de 1 mil smartphones Xperia T para os participantes, com o intuito de incentivá-los a usar aplicações NFC. O aparelho traz embarcado três aplicativos para uso com essa tecnologia: o NFC badge, uma carteira eletrônica e um app de cupons móveis.

O NFC badge dá entrada automática pela catraca da feira. Um documento com foto só precisa ser apresentado na primeira vez. O celular, contudo, não substitui o crachá, que precisa continuar a ser portado pelos visitantes. Foi criada uma fila especial para a entrada daqueles com NFC badge.

O app de carteira eletrônica permite pagar em qualquer estabelecimento dotado de uma máquina de POS que leia NFC. Há várias espalhadas pela cidade, não apenas no MWC. Desenvolvido pela Telefônica|Vivo, a carteira vem com um cartão de débito do banco espanhol La Caixa e da Visa, com 15 euros de crédito.

O app de cupom, por fim, traz uma série de cupons móveis para serem trocados por descontos em diversos estabelecimentos conveniados. É preciso se registrar com o código de participante do MWC.

Além disso, em vários pontos turísticos de Barcelona, como a igreja da Sagrada Família, o Museu Picasso, a Fundação Joan Miró e o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, assim como no aeroporto, foram disponibilizados posters com tags NFC para download de conteúdos especiais sobre a cidade e o evento.

O projeto de promoção dessa tecnologia na edição deste anos do MWC foi batizado de “NFC Experience” e há faixas com a logomarca por toda a parte da feira, junto com pessoas treinadas para tirar dúvidas sobre o assunto.

Mozilla anuncia celulares com Firefox OS a partir de $100

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Uma das maiores expectativas do Mobile World Congress, que reúne admiradores das novas tecnologias em celulares em Barcelona, o Firefox OS foi apresentado pela Telefônica/Vivo neste domingo com a expectativa de acabar com a hegemonia dos sistemas iOS e Android no universo dos smartphones.

De acordo com o presidente executivo da Telefônica, César Alierta, o aparelho chegará às lojas ao preço de US$ 100. A expectativa é que o valor mais em conta permita que milhares de novos consumidores possam adquirir um smartphone.

O Firefox OS é um sistema operacional gratuito e aberto. Além disso, o fato de ser um sistema leve deve beneficiar usuários de países em desenvolvimento, onde cerca de dois bilhões de pessoas devem migrar de celulares convencionais para smartphones nos próximos dois anos.

Segundo a Vivo, os primeiros dispositivos com o Firefox OS serão lançados no Brasil, Colômbia, Chile, Espanha e Venezuela na segunda metade de 2013, em parceria com os fabricantes Alcatel One Touch, LG e ZTE. No final deste ano e começo de 2014, os dispositivos também estarão disponíveis nos demais mercados da América Latina e Europa.
Os usuários poderão escolher entre vários dispositivos, a preços competitivos, e com tarifas de dados da Vivo. A empresa ainda negocia com a Huawei e outros fabricantes para ampliar o número de aparelhos à venda.

“O ano de 2013 marca o início de uma nova fase no setor, que se caracteriza por plataformas abertas”, disse o executivo durante o evento na Espanha. “Para a Telefônica|Vivo e para o setor das telecomunicações em geral, o Firefox OS é uma iniciativa estrategicamente importante para mudar a cadeia de valor predominante no mundo digital. É um grande passo para restabelecer o equilíbrio do setor e uma iniciativa que conta com forte apoio da indústria”, disse César Alierta.
Os equipamentos apresentados neste domingo traziam diversos aplicativos incorporados, como o Facebook, Twitter, serviços de localização e o popular navegador Firefox com uma nova função de busca que permite fazer pesquisas minuciosas e contextualizadas na web. Além da Telefônica/Vivo, outras 16 operadoras móveis do mundo firmaram acordo com o Firefox OS.

Novidades estão chegando em Março!

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Já estamos preparando todas as novidades para Março aqui para o Portal #Minha Operadora.

Dentre as principais novidades e mudanças está a estreia de uma série divertidíssima que o #Minha Operadora está realizando em parceria com a Oi. Todos os domingos você vai dar muita risada explorando as possibilidades de uso do plano Oi Conta Total.

Confira o trailer da série que estamos preparando para exibir:

Gostou? Isso é só o começo… AGUARDE!

Chip da Qualcomm funciona com todas as frequências do 4G

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“O que adianta ter 4G para os turistas na Copa do Mundo se eles não possuem smartphones compatíveis com a nossa rede?” Isso pode até ser verdade atualmente, mas a história vai mudar: a Qualcomm anunciou nesta semana o RF360, um novo chip de rádio que suporta todas as 40 bandas diferentes usadas nas redes móveis 2G, 3G e 4G de todo o mundo.
No anúncio, a Qualcomm diz que a fragmentação de bandas é hoje o maior obstáculo no desenvolvimento de dispositivos compatíveis com 4G. Isso atrapalha os fabricantes e também os consumidores, que acabam não sabendo se seus smartphones LTE comprados em um país funcionarão normalmente no outro. Com o RF360, as empresas não vão mais precisar fabricar modelos de smartphone diferentes para cada país.
Segundo a Qualcomm, a antena do RF360 suporta redes com frequências de 700 a 2.700 MHz. Com a ajuda de outros componentes integrados, incluindo um amplificador de sinal e um gerenciador de energia, a empresa promete que ele vai esquentar menos e consumir até 30% menos bateria que os chips da concorrência.

O RF360 suporta sete tecnologias diferentes, incluindo LTE-FDD (usado por Claro, Oi, TIM e Vivo para fornecer 4G móvel), LTE-TDD (usado por Sky e Sunrise em banda larga fixa), WCDMA, EV-DO, CDMA 1x, TD-SCDMA e GSM/EDGE. Ele deve aparecer nos smartphones, tablets e modems no segundo semestre do ano.

Ligações entre Antártica e Brasil serão grátis na Oi

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Passado quase um ano do incêndio que destruiu, no dia 25 de fevereiro de 2012, 80% da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) (uma base científica do Brasil, localizada ilha do Rei George, a 130 km da Península Antártica), os serviços de telecomunicações voltaram a funcionar esta semana, enquanto 200 homens e máquinas trabalham no desmonte da sucata e na instalação de módulos para montar a estação provisória. Os contatos foram reinaugurados na última quarta-feira, por meio de teleconferência entre o Ministério das Comunicações, a Marinha do Brasil e a operadora de telefonia Oi, que retoma a prestação de serviços de telecomunicações no arquipélago das Shetlands do Sul, na Antártida. Em cerimônia realizada no Centro de Gerência de Rede da Oi, no Rio de Janeiro, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi, Pedro Ripper, e o diretor de Política Regulatória, Carlos Cidade, se conectaram por videoconferência ao comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, que estava na base brasileira na Antártida.

Segundo a direção da Oi, a companhia iniciou em dezembro do ano passado os preparativos para a construção da nova infraestrutura de telecomunicações na EACF, após formalização de acordo de cooperação com a Marinha. A presença da Oi na Antártica visa a garantir o fornecimento de serviços integrados de voz, dados, internet, telefonia móvel e solução para recepção de sinal de TV, que vinham sendo fornecidos à EACF, desde 2006.

De acordo com a Oi, técnicos da operadora viajaram para a Antártida no dia 23 de janeiro e, em menos de um mês, implantaram uma infraestrutura de telecomunicação, especialmente adaptada para suportar as adversidades climáticas do local, como o vento e as baixas temperaturas. Na Antártica, as temperaturas são, em geral, abaixo de zero, mesmo no verão, entre os meses de outubro e março.

A Oi reconstruiu uma estação terrena de satélite para ligar a EACF à rede corporativa da Marinha, o que garantirá a conectividade dos militares e pesquisadores instalados na base e agilidade na comunicação com suas famílias, com a rede da Marinha e com demais centros de pesquisas e universidades em território brasileiro. Entre os novos equipamentos que foram fornecidos à base brasileira estão antenas com sistema anticongelante, modems com sistema de chaveamento, roteadores, terminais para gerenciamento da estação, pressurizador e antenas de transmissão e recepção de sinais de telefonia móvel, além de 20 aparelhos de telefonia móvel para técnicos e pesquisadores.

As chamadas realizadas da estação de telefonia da Oi na Antártica para o Rio de Janeiro (e vice-versa) terão custo de ligação local, de acordo com a empresa. O convênio entre Oi e Marinha ainda prevê o treinamento e qualificação anuais das equipes militares, revisão e manutenção preventiva dos equipamentos. 200 homens e máquinas trabalham na instalação de módulos para montar a estação provisória, até que a nova base de pesquisas seja reconstruída na Antártica.

Redes 4G já estão em operação comercial em nove países da América

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Após um início devagar na América Latina e no Caribe no final de 2011, as redes de 4ª geração (LTE) lançadas comercialmente na região começam a mostrar números mais significativos. De acordo com levantamento da associação setorial 4G Américas, hoje são 14 redes com a tecnologia 4G instaladas em nove países. Além do Brasil, que tem operações já lançadas pela Claro (Recife e Curitiba) e Sky (em Brasília), os demais países são Antigua e Barbuda, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, México, Paraguai, Porto Rico e Uruguai.

A previsão da entidade é que o número de redes LTE lançadas comercialmente aumente para 40 na região até 2015. A 4G Américas diz que, até o final de 2012, segundo dados da Informa Telecoms & Media, a região contava com 93 mil conexões LTE. A previsão para o final de 2013 é de 2 milhões de acessos, subindo para 30 milhões até 2017. Atualmente, estão em operação 12 redes FDD-LTE e duas redes fixas TDD-LTE nas frequências de 700 MHz, 850 MHz, 1700 MHz/2100 MHz, 1800 MHz, 1900 MHz e 2600 MHz.

A banda larga móvel no 4G ainda é incrementada pelas 51 redes baseadas em HSPA+, de terceira geração. Ao todo, são 81 redes comerciais HSPA lançadas em 26 países. Até o final de 2012 foram 120 milhões de acessos 3G.

Durante o terceiro trimestre de 2012, os smartphones representavam uma média de 14% do mercado de dispositivos móveis na região. As receitas geradas por serviços de dados representaram 28% do faturamento de serviços de telefonia móvel na América Latina.