14/09/2024
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Governo reduz impostos de teles para ampliar acesso a internet móvel

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Mesmo com as constantes investidas da Anatel, a qualidade da banda larga móvel no Brasil ainda é precária. O fato é especialmente ruim considerando que o país será sede da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, em sequência.

Sabendo disso, o Governo decidiu dar uma “ajudinha” às empresas de telecomunicações. As empresas serão isentas de impostos como o PIS, Cofins e IPI caso apresentem planos de expansão das redes 3G e 4G até o dia 30 de junho. As companhias que apresentarem planos de compartilhamento de redes e infraestrutura com outras empresas terão prioridade na análise do ministério.

Além de ter um projeto pronto, as empresas também precisarão finalizar os projetos até o dia 31 de dezembro de 2016. Mediante uma fiscalização, o governo determinará se vai deixar de cobrar os impostos ou não. Se o governo encontrar irregularidades ou a obra não for concluída a tempo, ele tem o direito de cancelar a desoneração e aplicar a cobrança de tributos.

As metas do governo para as redes 3G e 4G são diferentes. Na rede 3G, a intenção é ampliar a rede e levar a cobertura a áreas remotas que ainda não a possuem. Ao todo, o governo quer levar o 3G a 2.400 municípios ainda não contemplados.

Já para as redes 4G, será obrigatório que 50% dos equipamentos e componentes sejam fabricados no Brasil. Outros 20% dos itens utilizados na instalação da rede terão que ter o certificado do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia) para comprovar que há tecnologia nacional.

Anatel aplica mais uma multa na operadora Oi

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A operadora de telefonia Oi recebeu, da Anatel, a terceira multa em uma semana. Desta vez, a empresa foi penalizada a pagar R$ 573,7 mil por descumprir regras da Lei Geral de Telecomunicações e do Regulamento Geral de Portabilidade, entre outras legislações. A empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto. 

De acordo com a edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial da União (DOU), o valor da multa foi dividido pelas empresas TNL PCS (R$ 338,88 mil) e 14 Brasil Telecom Celular (R$ 234,84 mil), ambas gerenciadas pela Oi. Somadas as três multas aplicadas recentemente, a Oi foi penalizada em R$ 39,3 milhões.

As punições fora aplicadas após o presidente da Anatel, João Rezende, rejeitar recurso interposto pela operadora. No último dia 15, a operadora já havia sido multada em R$ 34,2 milhões e R$ 4,622 milhões.

Dessa vez, a Vivo também foi multada em R$ 3,9 milhões.

Manutenção pode deixar rede da Claro instável até quarta

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A Claro voltou a avisar aos clientes e mercado em geral que sua rede poderá ficar instável até esta quarta-feira (20/02). A razão são as obras de manutenção e melhorias de sistemas que atendem o estado de São Paulo, que começaram ontem para o restante do país.

O alerta da companhia do grupo mexicano foi feito por meio de comunicado enviado para publicação em jornais de grande circulação. De acordo com a operadora, as obras de manutenção serão realizadas entre 0h e 6h da manhã.

“Durante o mencionado período, os usuários da rede da Claro poderão ter indisponibilidade dos serviços de voz, dados 2G e 3G de SMS, em todo o território nacional, no estado de São Paulo-SP e nas demais localidades (…)”, informa a companhia.

Entre os bairros da capital paulista que podem se impactados pelas obras estão: Itaim Bibi, Vila Mariana, Aricanduva, Mooca, Vila Prudente e Ipiranga. Já na grande São Paulo e interior as regiões que podem ser afetadas são: ABCD, Socorro, Itapecerica da Serra, Santana do Parnaíba, Itu, Osasco, São José dos Campos, Taubaté, Campinas, Campos Elíseos, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Presidente Prudente, Teodoro e Dracena.

A medida da Claro é para evitar reclamações de consumidores e também punições da Anatel. No ano passado, a operadora juntamente com TIM e Oi tiveram a venda de seus chips suspensos por não prestarem serviços de qualidade aos assinantes.

Vivo lança desafio para empreendedores

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A Fundação Telefônica|Vivo anunciou o lançamento do desafio “Tecnologias que Transformam”. O concurso tem o intuito de identificar as melhores ideias empreendedoras que promovam benefício social.
As inscrições poderão ser feitas através do site da fundação até o dia 04 de março. O concurso premiará dez projetos com verbas de até R$ 10 mil.

Para concorrer, os participantes deverão produzir um vídeo de até dois minutos e um breve descritivo apresentando, de forma resumida, a ideia que disputará o Desafio.

Os participantes poderão desenvolver projetos para ajudar a solucionar problemas em suas comunidades nas áreas de saúde, educação, esportes, geração de renda, catástrofes naturais, invenções tecnológicas, cidadania e direitos, gestão de instituições e voluntariado.

Os empreendedores pré-selecionados para a segunda etapa do Desafio receberão capacitação, presencial e virtual, para desenvolver o projeto a ser apresentado para uma comissão avaliadora da Fundação Telefônica.

O desafio contará com três etapas, entre inscrição, planejamento de negócios e apresentação final, que serão julgadas por uma comissão avaliadoras. Ao final do processo, serão selecionados dez iniciativas que receberão uma verba-semente que pode chegar a R$ 10 mil, de acordo com os custos de execução apresentados nos projetos.

Os participantes que não conquistarem o prêmio terão seus projetos direcionados para uma plataforma de crowdfunding, onde poderão captar recursos para execução através de arrecadação coletiva.

Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de março. Os 80 pré-selecionados da primeira etapa serão divulgados no dia 18 de março. Para a terceira etapa, trinta projetos serão selecionados no dia 18 de abril. A lista dos vencedores será definida no dia 1º de julho.

Próximo projeto da China Mobile é chegar ao Brasil

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A China Mobile está interessada em expandir-se para o mercado português e brasileiro e a Portugal Telecom deverá ser o alvo de investimento preferido, dadas as suas operações na África e no Brasil, de acordo com analistas de mercado.

Pretendendo efetuar investimentos na Alemanha, África do Sul, Brasil, Portugal e Coreia do Norte, a administração da China Mobile iniciou o processo de análise ao ambiente macroeconômico e econômico de cinco países a fim de neles efetuar investimentos, segundo o diário chinês em língua inglesa “Morning Whistle” que o #Minha Operadora teve acesso.

A confirmar-se, será a mais recente vaga de investimento chinês a chegar ao Brasil, depois de uma sucessão de operações que tornaram grandes empresas chinesas importantes na energia (Sinopec) ou setor financeiro (Banco da China).

A Portugal Telecom tem uma participação de 25% numa das mais importantes operadoras brasileiras de telefonia fixa e móvel, a Oi. Em Angola, tem 25% da operadora de comunicações móveis Unitel, 40% da Multitel (fornecimento de acesso à Internet e dados) e ainda o controlo da ELTA, empresa de listas telefônicas de Angola. Em Moçambique detém a Listas Telefônicas de Moçambique e Teledata (ISP e dados), em Cabo Verde a CV Telecom (40%) e a Directel (60%) e em São Tomé e Príncipe a Companhia Santomense de Telecomunicações (51%). Está ainda presente na Namíbia, no Quénia e em Timor.

Numa nota de análise emitida na semana passada, os analistas do BPI afirmam que, se o investimento se confirmar, “a Portugal Telecom seria a candidata mais provável dada a sua presença internacional tanto no Brasil como em África”.

Além da Portugal Telecom, uma operadora potencialmente interessante seria a Zon, que se encontra em processo de fusão com a Sonaecom, dispondo de uma participação importante na TV por cabo em Angola e contando com a bilionária angolana Isabel dos Santos entre os seus acionistas.

A China Mobile é a maior telefônica mundial de telefonia móvel em número de clientes e, segundo os analistas da Trefis, a Portugal Telecom, que tem uma valorização de mercado de 5 bilhões de dólares, deve estar ao alcance da empresa.

“Portugal está a atravessar uma grande recessão e com desemprego recorde, pode não fazer sentido financeiro entrar no mercado nesta fase. Contudo, as valorizações comparativamente baixas podem motivar a China Mobile a pôr o pé na porta num mercado desenvolvido”, explicam os analistas.

A Trefis sublinha também que o mercado de comunicações móveis em Portugal é semelhante ao da China, com três grandes operadoras: TMN (grupo PT), com 7,3 milhões de clientes, Vodafone Portugal, com 6,6 milhões, e Optimus, com 2,5 milhões.

Em Março de 2012, o presidente da empresa, Wang Jianzhou, disse que a administração pretendia expandir a atividade para outros mercados mas que tal não tinha sido possível devido aos elevados preços pedidos para a aquisição de empresas já instaladas.

Quem quer ser presidente da Sercomtel?

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Teoricamente o novo presidente da prestadora Sercomtel assume o cargo no próximo dia 22/02 quando haverá a reunião do Conselho de Administração da Empresa. O nome é Luiz Carlos Adati que substituiria o empresário Kentaro Takahara.

A palavra substituiria é proposital. Nos bastidores se dá como certo que Adati não vai mais aceitar assumir a empresa. O próprio prefeito Alexandre Kireeff, em declarações aos jornais na última semana, já dava dicas de que Adati pode não ser mais nomeado presidente.

TIM aposta em transparência para melhorar relacionamento com cliente

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O meio online é um importante aliado da TIM na tentativa de se aproximar mais dos seus usuários e melhorar sua imagem institucional, especialmente depois dos problemas enfrentados pelas operadoras de telefonia móvel do país no ano passado. Em 2012, TIM, Claro e Oi foram proibidas pela Anatel de venderem novas linhas de celular em determinadas regiões por causa de problemas como falta de sinal e mau atendimento. A TIM foi impedida de comercializar seus produtos em 19 estados. Com isso, foi a operadora mais afetada pela decisão da entidade reguladora.

Para contornar a situação, a marca lançou em outubro o site Portas Abertas, que se propõe a apresentar aos consumidores as ações de melhoria da empresa de acordo com um plano apresentado à Anatel. O site traz, por exemplo, um mapa mostrando a cobertura de sinal no país que aponta as áreas onde o serviço não funciona adequadamente e quais os planos para mudar isso.

A aposta em uma comunicação transparente se soma às ações em redes sociais e projetos multiplataformas para manter e melhorar o relacionamento com os clientes, especialmente com a juventude. “Os jovens são um público importante para a TIM e o meio digital é essencial para estarmos em contato com eles”, destaca Livia Marquez, Diretora de Advertising e Brand Management da TIM, em entrevista com o Mundo do Marketing. Leia a seguir:

Lívia informa que mesmo antes das broncas da Anatel “os investimentos sempre existiram. A diferença é que agora falamos sobre eles com mais força. A previsão é aplicar R$ 9 bilhões no país até 2014 e isso inclui a instalação de mais de 14 mil antenas. Mas são investimentos que sempre existiram no plano de 10 anos da TIM e o que estamos fazendo é mostrar tudo isso para os nossos públicos. Sempre consultamos muito a Anatel em todas as nossas estratégias. Essa consulta continuou da mesma forma. Não tivemos que mudar. O que fizemos foi explicitar a transparência que já trabalhávamos para que ficasse clara para os consumidores. Para isso não ficar vago, vamos fazer uma campanha ao longo do ano destacando ainda mais os nossos valores e posicionamento. Também desenvolvemos o site Portas Abertas, em que as pessoas podem acompanhar tudo o que tem sido feito para melhorar a qualidade do nosso negócio. Sempre tivemos essa atitude e esse compromisso, mas antes o que estávamos fazendo não estava aberto ao consumidor.”

A diretora também explica como será a comunicação da operadora em 2013: “Ela continua caminhando fortemente com o Blue Man Group, que faz parte do nosso DNA, mas a plataforma de inovação será mais explícita em 2013. O objetivo da TIM é potencializar a vida das pessoas e ser um agente transformador para elas. Todas as nossas estratégias desse ano são voltadas para essa missão. Prezamos pela plataforma de qualidade e transparência e vamos explorar isso em ações ao longo do ano.”

“Fazemos pesquisas constantes para estar sempre entendendo o comportamento do consumidor. Alguns pontos são de extrema importância, como saber quais motivos levam as pessoas a escolherem uma determinada operadora ou terem resistência a ela e quais as razões de satisfação ou não dos clientes. As pesquisas são mensais e semestrais. Além disso, colocamos ofertas coladas às nossas plataformas sobre música, futebol, e outros temas que atraem o interesse das pessoas e, por meio do acesso, mapeamos as melhores formas e canais de nos comunicarmos com elas. Também temos projetos específicos que nos ajudam a conhecer melhor nossos públicos.” explica Lívia sobre como monitoram as vontades que os clientes tem para formar um plano.
Ela ainda explica: “Um exemplo é o TIM Beta, que é um projeto criado todo em rede social e que promove uma maior engajamento das pessoas com a nossa marca. Essa é uma grande chance que temos de conhecer melhor esse público. Desenvolvemos uma ação de crowdsourcing para criar produtos voltados para os jovens com a ajuda deles. Por isso, o TIM Beta é um plano exclusivo para esse público. Ele é baseado na plataforma do Infinity, mas não é qualquer pessoa que pode entrar. Ela precisa ser indicada por um amigo. É algo bem seleto. Ao longo do ano, existe uma medição que chamamos de blablablâmetro, onde analisamos as atividades da cada usuário. Quanto mais ativo ele é no TIM Beta e nas redes sociais, mais pontos ganha.

Para manter os jovens fiéis à marca a TIM faz o seguinte: “temos que alimentá-los não só com serviços, mas também com conteúdo. Na página do Facebook do TIM Beta criamos, por exemplo, o Estúdio Beta, que se propôs a compor músicas junto com os usuários. Essas ações e interações fizeram os resultados serem muito satisfatórios. Graças ao TIM Beta, nossa base de clientes cresceu muito e ao mesmo tempo a saída tem sido menor. Os jovens estão mais fiéis à marca e eu diria que é mais do que isso, eles estão engajados. “

Uma das apostas da empresa é o marketing digital. “O Marketing digital é fundamental para a marca. Provavelmente não vai existir esse ano nenhum projeto que não passe por uma vertente digital. Em 2013, vamos continuar trabalhando fortemente com o Facebook e links patrocinados, mas o mais interessante é desenvolver plataformas que não estejam só no meio digital. É o caso do TIM Beta. Desenvolvemos também um plano member get member para o pós pago por meio do Facebook. Isso é muito diferenciado. Trabalhamos com projetos multiplataformas. Um exemplo foi no Carnaval. A TIM patrocinou o Monobloco, mas queria ao mesmo tempo colocar o DNA da marca nessa iniciativa, então trouxemos o Blue Man Group para desfilar junto com o Monobloco no Rio de Janeiro. E para destacar a relação da operadora com o evento carioca, foi realizado um concurso cultural em parceria com o Multishow para levar algumas pessoas para participar da festa. O projeto começou só como evento, mas demos a ele capilaridade e o colocamos também no digital. É totalmente possível usar várias ferramentas em uma mesma ação e isso dá uma maior consistência para a estratégia da marca.”

Lívia também explica sobre como a TIM encara as redes sociais. “Percebemos que muitas pessoas usam os canais de publicidade das empresas como canais de reclamação e o que as marcas deveriam tentar fazer é direcionar melhor isso, pois nesse meio não é possível atender a todo mundo. Por causa dessa preocupação, temos um canal digital que é só para reclamação. O Tim Ajuda é via Twitter e totalmente orientado para o atendimento. Tivemos a preocupação de criar uma diferenciação clara em relação às duas coisas” conclui.

TIM vai para a lanterna na cobertura 3G

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A Oi chegou a 612 localidades com sua rede 3G superando a TIM que está presente em 593 municípios, no mês de janeiro, segundo dados divulgados pela Anatel. A Claro atingiu 1.119 localidades e a Vivo segue com a maior cobertura (3.100 municípios). O dado a ser apurado é a fraca movimentação das teles em janeiro. Apenas cinco municípios foram cobertos com a rede 3G no mês. No total, a infraestrutura está disponível em 3.298 municípios.

A Oi (que ao longo de 2012 investiu pesado na sua cobertura) passou de 346 para 612 em pouco mais de 10 meses (agora está à frente da TIM, que segurou a expansão) principalmente no terceiro e quarto trimestre de 2012, e manteve a sua presença em 593 localidades.

A Claro seguiu o seu ritmo do ano passado e alcançou, em janeiro, 1.119 municípios cobertos, mas ainda fica bem distante da rival Vivo, que chegou a 3100 localidades. No total, há, hoje, rede 3G em 3298 municípios. A Anatel revela ainda que 2.272 municípios seguem sem atendimento. E em 2085 localidades não há competição, o serviço está sendo ofertado por apenas uma operadora.

A concorrência efetiva (com a presença das quatro operadoras móveis) ocorre em 270 municípios, os de maior poder aquisitivo e que reúnem mais de 95 milhões de brasileiros. A cobertura 3G é de 100% apenas nos estados do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Na região Nordeste, o índice de cobertura é de 37,07%, apenas 409 municípios estão atendidos. Na região Norte, 186 localidades estão atendidas, com índice de cobertura de 41,06%.

Oi lança oferta de telefonia fixa por R$ 29,90 com ligações gratuitas para Oi Fixo

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A Oi acabou de lançar uma nova oferta de telefonia fixa que inclui ligações gratuitas para Oi Fixo local no fim de semana. Este benefício é válido para chamadas feitas após o consumo da franquia de minutos, durante todo o horário reduzido: sábados, domingos e feriados nacionais, durante todo o dia; e de segunda à sexta-feira, de 0h às 6h.

O plano sai por R$ 29,90 e inclui 200 minutos para ligações locais para fixo de qualquer operadora. Além disso, clientes da nova oferta fazem ligações locais para celulares Oi com tarifa de chamada de fixo para fixo, o que gera economia de até 70%.

Para aderir à oferta, basta ligar para 0800 031 0001, ir a uma loja Oi ou acessar o site. O novo plano de Oi Fixo está disponível apenas para novos clientes que fizerem a adesão até 31/03/2013, nos estados de Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins, além do Distrito Federal.

A oferta está sujeita à disponibilidade técnica e as novas linhas de Oi Fixo preveem uma taxa de habilitação de R$ 61,20, que pode ser paga em 10 parcelas de R$ 6,12.

Qual tele errou mais na propaganda?

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A TIM foi a empresa que sofreu o maior número de punições no Conselho Nacional de Autorregulamentação (Conar) em 2012 e, como ocorrera em 2011, lidera o ranking de condenações por empresa. O órgão instaurou 357 processos e sustou 240 anúncios. Os dados superam a marca de 2011, quando foram registrados 325 casos e 215 sustações. O último exercício consolidou as empresas de telefonia como campeãs de acionamentos, com a Claro e a Oi nos dois primeiros lugares. A Vivo, terceira em 2011, figurou desta vez em oitavo lugar no ranking de marcas mais condenadas.

Já na primeira semana do ano, o Conar mostrou que não está para brincadeiras. Começou julgando 14 campanhas e, dos casos analisados, receberam sanções mais duras, do setor de telecom a NET, com três casos, seguida da TIM, Oi e GVT, envolvidas em um caso cada.