14/09/2024
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Oi aumenta em 74% sua base de clientes pós-pago em Rondônia em 2012

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A Oi registrou, em 2012, a melhor performance do mercado de telefonia móvel pós-pago em Rondônia de acordo com resultados divulgados pela Anatel. No comparativo com o ano anterior (dezembro de 2011), a companhia teve um aumento de 74% na sua base de clientes pós-pagos, 50% superior ao da segunda colocada que obteve o índice de 24%. Ao todo a companhia conquistou 24 mil novos clientes no segmento, totalizando 22,9% de participação de mercado.
O aumento da participação de mercado reflete o reforço do investimento no estado. Em 2012 a companhia investiu cerca de R$ 27 milhões no estado. O valor representa um aumento de aproximadamente 50% em relação aos R$ 18 milhões investidos pela companhia em 2011. Parte desses recursos têm sido destinado à melhoria da rede móvel e oferta de banda larga no estado.

Optimus muda campanha do 4G após queixa da Vodafone

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A Optimus mudou a campanha de promoção do serviço 4G que motivou a queixa de ser publicidade enganosa da Vodafone no ICAP, organismo regulador da publicidade.

No texto da campanha “4G no iPhone 5 só na Optimus” passou a “4G no iPhone 5 já na Optimus”.

António Carriço, diretor de comunicação e marca da Vodafone Portugal, nega que a queixa ao ICAP marque o início de uma guerra nas telecomunicações. “Não é guerra”, reforça. “A Optimus estava fazendo publicidade que não era verdadeira e isso foi reconhecido pela Optimus pois mudaram a campanha. Diziam ‘só na Optimus’ e agora dizem ‘já na Optimus'”, argumenta o responsável da Vodafone.

“Na publicidade há coisas que não são objetivas, mas há outras que o são”, continua António Carriço. E concretiza. “Neste momento quem ligar na Vodafone um iPhone 5 pode trabalhar em 4G e na Optimus também. Protestamos porque a Optimus dizia que só neles é que isso acontecia e não é verdade. E sabe-se. Pode-se demonstrar. E a Optimus corrigiu imediatamente dando-nos razão”

Um ponto de vista que não é partilhado pela Optimus que nega que a mudança no copy da campanha tenha sido motivada pela queixa interposta pela operadora concorrente no ICAP. “Não alteramos as nossas campanhas de acordo com a vontade de terceiros”, diz fonte oficial da Optimus em declarações para a imprensa. “Não faz qualquer sentido ficarmos presos à discussão de um pormenor formal, que em nada altera a realidade de só a Optimus conseguir proporcionar uma verdadeira experiência 4G neste equipamento”, frisa.

Onda Azul coloriu o litoral do Paraná no Carnaval

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A Onda Azul da TIM coloriu o litoral do Paraná no Carnaval. Promotores da operadora visitaram a orla das praias de Matinhos, Guaratuba e Caiobá distribuindo sacolas e cangas de praia, um presente que fez sucesso entre as banhistas.

De acordo com o gerente de Marketing da TIM Sul, Carlos Roberto Abilhoa Jr., o objetivo da TIM é estar sempre perto de seus clientes: “Com esta ação a marca da operadora se aproxima de nosso público em um momento que é significativo para a família: o lazer”.

No Carnaval a operadora também apoiou iniciativas em Santa Catarina: o Carnafolia (Carnaval de Blocos de Joaçaba); e a Feijoada do Cacau, em Florianópolis. A TIM é a operadora líder de mercado nos dois estados. Detém 50,9% de participação (market share) no Paraná, e 41,5% em Santa Catarina, atendendo (ao todo) 505 municípios na região.

Sky é dispensada de carregar a maioria dos canais obrigatórios

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A Sky agora está literalmente LIVRE! É que a Anatel acabou de dispensar parcialmente a Sky de carregar os canais obrigatórios do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), por meio da tecnologia DTH (satélite). De acordo com o ato publicado ontem, a exemplo do que já foi concedido a Oi TV, a operadora fica livre da transmissão dos canais das geradoras locais, que somam já 519 em todo o país, por três anos. Portanto, nada do tão esperado por muitos estados SBT pelos próximos três anos.

A Sky, porém, terá que carregar os canais públicos, como os da Câmara, Senado, legislativos, do Executivo, da cidadania, comunitário e universitário. E ainda os 14 definidos pela agência, que obriga as prestadoras do serviço que se decidiram por incluir um deles na sua grade.

Os canais obrigatórios para as prestadoras de DTH são: Globo, Band, CNT, Record, SBT, Rede Brasil, Rede TV!, Rede Viva, Rede Internacional de Televisão, Record News, Rádio e TV Aparecida, Canção Nova, MIX TV e MTV Brasil. A dispensa de carregamento de canais por operadoras de TV por assinatura que usam a tecnologia DTH é prevista na lei do SeAC (12.485/11). A decisão de ontem saiu por meio de circuito deliberativo.

Coca-Cola e Oi estão juntas para colocar internet em restaurantes

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A Coca-Cola firmou uma parceria com a Oi para disponibilizar acesso gratuito à internet, via Wi-Fi, em restaurantes e lanchonetes. A ideia é que o usuário possa aproveitar o tempo em que espera a chegada de seu pedido para ler e-mails, compartilhar fotos e postar mensagens.

O projeto, ainda em fase inicial, pretende marcar presença em diversas cidades do país. A primeira a receber o serviço é o Rio de Janeiro, com dois pontos: na Praça Saens Peña, no restaurante Panqs House; e na Rocinha, no Via Japa. Até março, outros 50 pontos devem disponibilizar o acesso, que demanda apenas um breve cadastro.

“A utilização da internet é um dos principais meios de comunicação dos jovens e muitos deles passam grande parte do dia conectados aos seus celulares. Com esta ação, reforçamos o posicionamento da Coca-Cola como facilitadora e parceira do dia a dia de seus consumidores”, explica Adriana Knackfuss, gerente sênior de conexões com consumidores da Coca-Cola.

“Esta parceria que se inicia com a Coca-Cola tem potencial para ampliar sua cobertura para diversas regiões do país, uma vez que a rede Oi WiFi é hoje a maior rede de acesso à internet por essa tecnologia do Brasil e conta mais de 30 mil pontos de conexão já implantados”, complementa Abel Camargo, diretor de desenvolvimento e gestão de novos negócios da Oi.

Pane da Claro causa transtornos no 190

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Ligações de emergência feitas por moradores de Ribeirão Preto (SP) estão sendo direcionadas há dois dias para a Polícia Militar em Rifaina (SP), cidade que fica a 150 km de distância. O problema foi comunicado hoje pela própria PM, que informou que o desvio está acontecendo com as chamadas realizadas com celulares da operadora Claro para o número 190.

A Claro informou que está ciente do problema e que desde a noite passada tenta resolver a questão.

Só na noite de ontem (13) a polícia estima ter recebido cerca de 80 ligações ‘erradas’, que acabaram tumultuando o atendimento das emergências tanto em Rifaina, quanto em Ribeirão Preto. “As pessoas estão com dificuldade de falar aqui, ligam e só dá ocupado. Ribeirão, por ser uma cidade grande, tem uma central com vários telefones. Aqui é só um que fica dentro da viatura e não temos como transferir”, conta o soldado Henrique.

Segundo ele, o único telefone na cidade costuma ser suficiente para as ocorrências locais. “Normalmente é tranquilo. Agora o telefone não para e quase todas as ligações são de Ribeirão. O problema não é o telefone tocar muito, porque estamos aqui para isso, é não conseguirmos atender alguma ocorrência”, diz.

O soldado explicou que não tem como transferir as ligações e nem como comunicar as ocorrências por rádio direto para Ribeirão. “Nosso rádio se comunica apenas com Franca, então teríamos que passar a ocorrência para Franca e de lá passariam para Ribeirão. Estamos pedindo para a pessoa ligar de novo com um celular de outra operadora ou um telefone fixo, porque acaba sendo mais rápido do que a gente comunicar.”
Em nota, a Claro lamentou o transtorno causado a Polícia Militar e aos clientes. A prestadora de telefonia informou que está trabalhando para solucionar a questão nas próximas horas. Entretanto, a empresa não explicou pra gente o que teria motivado a pane.

Gustavo Diament assume marketing da Claro

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Gustavo Diament é o novo diretor geral de marketing da Claro. Desde setembro de 2009, o profissional estava na vice-presidência da área na Nextel. Anteriormente, foi por cinco anos vice-presidente global de marketing para a categoria Rum na Diageo. Formado em engenharia de alimentos, Diament iniciou sua carreira como trainee da divisão de produtos pessoais da Unilever, onde permaneceu por seis anos, chegando a gerente da marca Seda para a América Latina. Ele foi ainda gerente de marketing da AOL Brasil.

Em novembro, a Nextel já havia perdido o presidente Sérgio Chaia.

Prorrogado: Mangoni permanecerá na TIM

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Andrea Mangoni, diretor-presidente para a América do Sul da Telecom Italia (TIM no Brasil), deve deixar o grupo em 30 de abril, e não mais no dia 4 de março, como divulgado no início do mês, quando a TIM afirmou que Mangoni renunciaria ao cargo.

A informação foi divulgada por meio de um comunicado à Bolsa de Valores italiana, sem dar explicações sobre a decisão do executivo. Na semana passada, a TIM nomeou Rodrigo Modesto de Abreu como novo executivo-chefe.

Por meio de fato relevante assinado por Rogério Tostes, diretor de relações com investidores, a TIM informou que o executivo deixaria a empresa porque considera “cumprida a missão da qual foi encarregado no sentido de comandar uma transição tranquila na gestão da companhia possível”.

Ao assumir o cargo de presidente, Mangoni tinha como missão liderar a entrada da operadora na banda larga fixa, aumentar os investimentos em rede (principalmente com a instalação do 4G) e melhorar os índices de reclamações dos clientes. Sua gestão foi marcada por altos e baixos.

Novas regras de qualidade da telefonia fixa entram em vigor em 4 meses

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Foi publicado hoje no Diário Oficial da União o Regulamento de Gestão de Qualidade da Prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado (RGQ-STFC), aprovado pela Resolução nº 605. As novas regras de qualidade da telefonia fixa entram em vigor em 120 dias.

O regulamento teve por objetivo revisar as regras que estabelecem metas e obrigações de qualidade na prestação do serviço e substitui os dois instrumentos normativos relacionados à qualidade: o Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ-STFC), aprovado pela Resolução nº 341, de 2003, e o Regulamento de Indicadores de Qualidade (RIQ-STFC), aprovado pela Resolução nº 417, de 2005.

A consolidação do PGMQ e do RIQ em um único regulamento permitirá a exigibilidade das metas de qualidade sem que seja preciso editar um regulamento adicional, específico para o estabelecimento da forma de coleta de indicadores, e converge com o modelo temático-normativo adotado para outros serviços de telecomunicações: Serviço Móvel Pessoal (SMP), a telefonia celular, e o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), a banda larga fixa.

Além disso, o novo regulamento também prevê instrumentos para avaliação da qualidade percebida pelo usuário e a avaliação de assimetria regulatória/tratamento isonômico entre prestadoras de regimes diferentes.

Oi passa a deter o maior acervo da TV Paga

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A partir do dia 26/02 a Oi TV passará por uma reformulação drástica em seu line-up (grade de canais) conforme já anunciamos por aqui. É que a partir desta data a operadora adicionará mais alguns canais tanto em SD, quanto em HD. E organizará alguns outros que já possui.
Começando a falar dos canais SD veremos que a operadora vai ganhar de lavada em número de canais disponíveis. Efetuando alguns cálculos vemos que a operadora vai ultrapassar na corrida todas as operadoras de satélite e vai liderar com folga várias grandes concorrentes, inclusive Claro e Sky. Veja abaixo o número de canais que cada operadora terá:
GVT – 88 canais
Sky – 112 canais
Claro – 115 canais
Vivo – 116 canais
Oi – 123 canais
Já no HD, a ultrapassagem será branda, mas considerável. A partir do dia 26 a Oi empatará com a GVT e só perderá para a Sky.
Vivo – 24 canais HD
Claro – 27 canais HD
GVT – 30 canais HD
Oi – 30 canais HD
Sky – 36 canais HD
Mas agora vamos ao acervo de canais completos. Se formos somar os canais comuns (SD) com os canais em alta definição (HD) a Oi vai liderar com ampla vantagem. Na prática, a Oi possui até 5 canais a mais que as outras não tem! E quando se trata de conteúdo, é óbvio que mais é sempre bom.
GVT –  118 canais no total
SKY – 148 canais no total
Claro – 142 canais no total
Vivo – 140 canais no total
Oi – 153 canais no total
Com estes novos dados a seu favor, é bem provável que a Oi passe a usar as informações em suas propagandas como a melhor opção para quem quer mais canais por preços mais em conta. É melhor as suas concorrentes diretas começarem a se mexer, como informou a própria operadora em um comunicado há algumas semanas, “a Oi pretende promover uma evolução gritante no setor de TV por assinatura”. Esperamos claro que a quantidade de canais seja apenas o começo!
* Para esta pesquisa foram consideradas os canais de vídeo das operadoras de TV SD e HD, em parceria com o line-up BR