14/09/2024
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Mais de 500 mil orelhões podem ser desligados

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A evolução dos serviços de telecomunicações pode resultar em uma redução de até 538 mil dos 950 mil telefones públicos que existem no país. Segundo a Anatel, 188 mil já podem ser desligados porque estão praticamente sem uso. Além disso, a agência colocará em consulta pública, até o fim de março, um estudo com perguntas à sociedade sobre a evolução tecnológica da telefonia fixa e a possibilidade de mudança de regras para redistribuição e redução de orelhões no país. É o primeiro passo para a desativação de mais 350 mil aparelhos, mantendo em uso telefones públicos que serão turbinados com novas tecnologias e funções.

O novo orelhão, além de permitir ligações de voz, deve contar com videofone, com acesso à internet, transmissão de mensagens de texto (SMS) e Wi-Fi. Com isso, o acesso sem fio poderá ser feito também por notebooks, smartphones e tablets, a partir dos orelhões.

Outro modelo em estudo é o telefone público instalado em ônibus. Também está sendo proposto pela agência aparelhos públicos para os deficientes de fala e audição, diferentes dos existentes atualmente. Eles terão imagem e comunicação plena, com central de intermediação com vídeo pela qual a pessoa se comunicaria com o intérprete em Libras (linguagem de sinais). 

A telefonia pública atual utiliza tecnologia de 20 anos atrás, que tem dificuldades de funcionalidade, de cobrança e até mesmo de acesso. Os dados apontam que 49% dos orelhões, ou cerca de 420 mil, fazem menos de 60 chamadas ao mês ou menos de duas ligações ao dia. A receita média mensal por orelhão da Oi é de R$ 10; a da Vivo, R$ 14. Historicamente, era de R$ 110. Entre 2007 e 2011, porém, houve uma queda na utilização de 40% ao ano.

A proposta da Anatel é abrandar os parâmetros técnicos, o que permitiria a redução do número de orelhões. Mas, em contrapartida, as empresas de telefonia teriam obrigações com a melhoria dos aparelhos e oferta de novos serviços, como o de banda larga, telefone com câmera e tela, serviço de indicação de mapas, entre outros.

A proposta de redução do número de orelhões e de localização de telefones públicos, segundo os técnicos, não vão atingir aqueles instalados em escolas, hospitais e localidades menores.

Fique atento a semana com sinais abertos na TV por assinatura

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As operadoras de TV por assinatura Claro TV, GVT TV e NET* abriram o sinal do canal Fox Sports desde ontem (13), até o dia 28 de fevereiro; e de todos os canais da Rede Telecine entre os dias 16 e 24 de fevereiro. 

Na rede Telecine, os filmes em destaque são: “A Dama de Ferro” (dia 9, às 22h no TV Premium, Super Estreia); “As invenções de Hugo Cabret” (dia 23, às 22h no TC Premium); “Motoqueiro Fantasma 2” ( dia 16, às 22h no TC Premium); “O Grande Milagre” (dia 18, às 22h no TC Premium); Assalto ao Banco Central (dia 17, às 22h no Telecine Action) entre outros. Já no canal Fox Sports HD será possível acompanhar todos os jogos da Copa Bridgestone Libertadores do período. 
* A operadora Oi TV informou que o canal Fox Sports já se encontra em seu pacote básico e fica disponível para todos os seus clientes independente do plano escolhido sempre. Já em relação a rede Telecine a operadora também pretende abrir o sinal de 16 a 24/02.

Operadora portuguesa cria campanha para o Dia dos Namorados

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A TMN (controlada pela Portugal Telecom|Oi) queria prestar uma homenagem ao Dia dos Namorados. Para isso precisava de um casal de apaixonados. Acabou por encontrá-lo no Luís e na Maria João. Estes são os protagonistas do vídeo do Dia dos Namorados da operadora.


O anúncio, frisa Filipa Nascimento, diretora de marketing da TMN, não tem qualquer associação a produto da marca. “Queríamos ter uma história real” de amor, mas “faltava-nos os heróis”.

O boca a boca levou a encontrar o casal de apaixonados: o Luís e a Maria João. Tiveram 15 dias para concretizar a ideia e para isso contaram com a colaboração do diretor da clínica onde Maria João trabalha. Aos colaboradores foi-lhes dito que estava a ser feito um vídeo institucional, razão pela qual Maria João aparenta um ar descontraído nas imagens, conta Filipa Nascimento.

A ação ganhou nova dimensão com o gesto inesperado de Luís. Depois de escrever uma declaração de amor em Graffiti Digital (com uma caneta escreve-se uma mensagem no computador que, através de um projetor, a projeta para uma grande superfície) decide dar uma sabor adicional ao Dia dos Namorados. “O Luís, entretanto, decidiu não só fazer uma declaração de amor como pedir a Maria João em casamento”, conta a diretora de marketing da TMN.

O vídeo está desde ontem à tarde sendo exibido nas principais emissoras de TV locais onde vai manter-se até ao final do dia de amanhã.

Assista ao vídeo abaixo:

Vodafone planeja comprar a alemã Kabel

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O grupo Vodafone está pretendendo lançar uma oferta sobre a Kabel Deutschland, a maior operadora de cabo da Alemanha, para expandir o negócio de televisão paga e de Internet no país.

De acordo com fonte ligada ao processo, o grupo Vodafone ainda não contatou a Kabel Deutschland, com sede perto de Munique, para manifestar a sua intenção.

A compra da Kabel Deutschland seria um importante passo para a Vodafone expandir o seu negócio fixo e reforçaria a presença do grupo britânico em relação à Deutsche Telekom. Além disso, também reforçaria a Vodafone frente ao maior operador de cabo europeu, a Liberty Global, que na semana passada acordou comprar o número dois do setor de cabo britânico, Virgin Media. “Parece cada vez mais que estamos numa fase de ganhar terreno”, disse o analista Andrew Hogley, do Banco Espírito Santo Investimento.

A mesma fonte adiantou que o grupo Vodafone tem vindo a discutir internamente a eventual compra da Kabel Deutschland e com conselheiros de bancos de investimento. A operadora de telecomunicações, que tem a subsidiária portuguesa Vodafone Portugal, pretendia contactar a Kabel na próxima semana.

Contatados, fontes oficiais do grupo Vodafone e da Kabel rejeitaram fazer comentários.

Agora sim! Comente e interaja à vontade

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Como havíamos informado anteriormente o nosso portal vem há algum tempo procurando uma forma de tornar o site cada vez mais interativo e acessível para você leitor. A verdade é que quando adicionamos o Facebook Comments como a nova ferramenta de comentários do #Minha Operadora, encontramos dois problemas sérios que nos fizeram rever a decisão.

O problema sério é que a ferramenta Facebook Comments possui um sistema diferente de ordenação de mensagens, exibindo elas por proximidade social e não em ordem cronológica. Ou seja, seus amigos mais próximos aparecem antes que seus amigos mais distantes, o que causa uma confusão para quem está acostumado com o sistema em ordem cronológica. Tentamos encontrar uma saída para o problema, mas o Facebook Comments não permite tal mudança, provavelmente pensando que da forma atual de ordenação gera mais tráfego em sua rede. Só que, para nós, este simples detalhe já inviabilizou todo o projeto.

O segundo problema encontrado foi a resistência de boa parte dos usuários em utilizar uma rede social para comentar, ou porque não querem se expor, ou porque a rede social é bloqueada em seu ambiente de trabalho. Também consideramos esta questão, mesmo sabemos que nunca agradaremos a todos.

Depois do balde de água fria, pensamos em atualizar para o sistema do Intense Debate, mesmo com seus diversos problemas no back-end. Foi então que alguns usuários recomendaram o Disqus, outro sistema tercerizado que atualmente está crescendo pelo mundo. Pessoalmente, ninguém da nossa equipe conhecia o sistema e tivemos que estuda-lo durante algumas horas para ver todas as suas ferramentas e funcionalidades. O resultado deste estudo foi positivo, pois o sistema está totalmente atualizado com as principais linguagens de programação e possui recursos extremamente úteis para os usuários, para os moderadores e para os administradores. Resumindo, ele consegue trazer o lado positivo de uma mudança para um sistema mais moderno, sem trazer o lado negativo que o Facebook Comments traria para o site.

Pois bem, por este motivo, a partir deste momento, o Disqus passa a ser a ferramenta oficial de comentários do #Minha Operadora. E para você, que como nós, não conhecia a ferramenta, decidimos fazer uma pequena apresentação para mostrar como a mudança irá agregar o site, aumentando a quantidade e principalmente a qualidade dos comentários.

O que é Disqus?

Disqus é uma ferramenta de comunicação social, disponibilizada para sites e blogs de todos os tamanhos e com todos os tipos de públicos. Desde grandes sites como a CNN, e a IGN, até pequenos sites utilizam o sistema.

Devo me logar?

O Disqus permite que você utilize quatro redes sociais para comentar: Twitter, Facebook, Google Plus e a própria Disqus. Além delas, você ainda poderá comentar como um visitante, colocando o seu nome e o seu e-mail. O #Minha Operadora recomenda fortemente que você utilize uma das quatro redes sociais citadas acima, pois com isso você poderá aproveitar todos os recursos do novo sistema de comentários. Além disso, você não precisará esperar a aprovação do seu comentário para que ele apareça em nosso site.

Caso você queira criar uma conta no Disqus, basta utilizar a opção de cadastro no formulário de comentário ou então visitar o site do serviço.

Classificação, assinatura e compartilhamento

O Disqus possui um botão que permite ao usuário classificar, assinar os comentários (RSS e E-mail) e compartilhar a publicação (Facebook e Twitter). A utilização da ferramenta de classificação é um ponto chave do Disqus, pois ele integra e organiza todas as sugestões de discussões baseados nesta informação e por este motivo, quanto mais bem classificada, maiores são as chances dela aparecer como sugestão de leitura no futuro. Já as assinaturas e compartilhamentos funcionam de forma simples e cumprem com o que o nome sugere.

Reações

O Disqus é também ligado ao nosso Facebook e por isso, além dos comentários, você pode ver as reações de nossos seguidores na rede social de micro blog.


Discussão e Ordenação de Comentários

É aqui que o show acontece, onde todos os comentários são exibidos. Na aba discussão você visualizará todos os comentários da publicação, acessará as opções de ordenação (melhor, mais novo ou mais velho), visualizará o perfil dos usuários e classificará positivamente ou negativamente todos os comentários. Você ainda pode responder diretamente a um comentário e compartilhar comentários nas redes sociais com apenas um clique. Ainda, com um simples clique, é possível notificar comentários inapropriados.

Na aba discussão você ainda pode visualizar o perfil de todos os usuários que publicaram comentários. Ao clicar em seu nome, uma nova página é carregada e todo o seu histórico de publicações, bem como sua reputação, é exibida.


Comentários em Tempo Real e Paginação

Com o Disqus não é necessário atualizar a página para ver novos comentários. Sempre que um novo comentário é realizado, uma barra de notificação é exibida e para exibir o novo comentário, basta clicar. O sistema ainda mostra, em tempo real, se existem usuários comentando na publicação.

O mesmo acontece com a paginação, que agora carrega automaticamente novos comentários conforme você rola a página.

Citação de Usuários

Uma ferramenta muito interessante do Disqus é a citação de usuários que já realizaram comentários na mesma publicação. Ela funciona da mesma forma de outras redes sociais, bastando utilizar o “@” para puxar a lista de usuários relacionados.


Comunidade

Conforme dissemos acima, o Disqus integra todos os comentários da comunidade e a aba “Comunidade” é utilizada justamente para exibir as principais informações dela. Aqui podemos ver os principais usuários e as publicações mais comentadas.

Meu Disqus

Na aba “Meu Disqus” você poderá rastrear toda a sua atividade na comunidade e gerenciar suas notificações.
Comentários Desaparecidos

Durante a transição para o novo sistema, uma grande sincronização de mais de 1200 comentários foi realizada. Cerca de 72 horas foram utilizadas e todos os comentários realizados durante este período estão novamente sendo sincronizados. Isso significa que nos próximos três dias, tudo deve voltar ao normal.

Esperamos que todos os usuários possam testar e aprovar a nova ferramenta de comentários, pois temos certeza que ela é a melhor e mais completa opção disponível no mercado. A escolha inicial do Facebook Comments foi baseada no crescimento da rede social pelo mundo, mas devido aos problemas encontrados, acabamos descobrindo uma ferramenta ainda mais completa, que consegue integrar o site e oferecer aos nossos usuários uma experiência ainda mais completa.

Interajam com a gente da melhor maneira possível!

Grande responsável no aumento das lucros da Embratel foi a NET

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O lucro líquido Embratel dobrou em 2012 frente ao ano anterior, após a empresa do grupo mexicano América Móvil ter assumido o controle da Net Serviços em fevereiro do ano passado.

O resultado disparou 103,4%, para R$ 796,1 milhões, no fechado de 2012 sobre 2011, informou a Embratel na noite de terça-feira.

A receita líquida avançou 53,5%, para R$ 18,8 bilhões, enquanto a geração de caixa operacional medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) saltou 57,2%, a R$ 4,97 bilhões.

A Embratel Participações concluiu a aquisição do controle indireto da Net no primeiro trimestre de 2012, após a compra de mais de 1 milhão de ações da GB Empreendimentos e Participações.
Já em termos proforma, que consideram os resultados consolidados com a Net já para 2011 e 2012 para fins comparativos, a receita líquida cresceu 8,7%, a R$ 19,3 bilhões. O Ebitda somou, nessa mesma base, 5,11 bilhões de janeiro a dezembro, avanço de 8,5%.

Separadamente, a Net teve receita líquida de cerca de R$ 8 bilhões no ano passado, alta de 18,6% sobre 2011. O Ebitda da operadora avançou de 1,94 bilhão para R$ 2,23 bilhões, enquanto o lucro líquido subiu 5,5%, para 393,7 milhões.
A Net encerrou o ano com base de assinantes de TV paga em 5,4 milhões, alta de 13,8% em relação a 2011. Para banda larga, a base totalizou 5,5 milhões clientes, alta de 28,9%.
O número de linhas telefônicas em serviço da operadora ao final de 2012 somou 4,98 milhões e os investimentos foram de R$ 2,6 bilhões no ano passado.
Agora, o grupo América Móvil reportou o seu balanço do quarto trimestre de 2012, e apresentou queda nos lucros e receitas no último período do ano, comparado com o mesmo período de 2011. O grupo que controla no Brasil as operadoras Claro, NET e Embratel registrou no trimestre receitas de 198 bilhões de pesos mexicanos (queda de 1,1%) e lucro de 14,9 bilhões de pesos mexicanos (queda de 8,2%). No Brasil, as receitas totais das três operadoras somaram, no trimestre, R$ 7,927 bilhões, crescimento de 3,3%. No ano de 2012, o grupo faturou no Brasil R$ 30,717 bilhões, crescimento de 4,6% frente a 2011. O Ebitda (fluxo de caixa) do último trimestre, apresentou queda de 8,3%¨frente ao mesmo período de 2011, com R$ 1,638 bilhão contra R$ 1,787 bilhão de 4T11.

Teles descumprem metas para acesso à internet

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O acesso às redes de dados foram os principais problemas constatados pela Anatel em seu primeiro relatório trimestral de avaliação da qualidade das empresas de telefonia. O documento divulgado refere-se ao período de agosto a outubro do ano passado. Por meio deste relatório, que seguirá sendo publicado ao longo dos próximos dois anos, o órgão regulador vai divulgar os avanços das operadoras na melhoria da qualidade dos serviços.

No fim de 2012, o presidente da Anatel, João Rezende, já havia antecipado que os serviços das teles seguiam “insatisfatórios”, com base nessa primeira avaliação trimestral dos resultados. Por prestação de serviços ruim, TIM, Oi e Claro tiveram suas vendas suspensas em julho, até que fossem apresentados planos de investimentos. Segundo a Anatel, o acesso dos usuários aos serviços de dados atingiu um patamar pouco acima dos 95% em outubro, abaixo da meta de qualidade, próxima de 98%. O relatório mostrou que os acessos dos clientes da Claro ficaram levemente abaixo da meta de qualidade estipulada pela Anatel (de 98%), enquanto a TIM atingiu a faixa dos 95%.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular Pessoal (SindiTelebrasil), que representa as empresas do setor, emitiu comunicado à imprensa destacando que o acesso às redes de dados ficou “quase na meta” e apresentou “melhoras em outubro”. Em termos de acessos aos serviços de voz, as empresas do setor cumpriram as metas, com um porcentual próximo a 97%, frente à obrigação de 95%. Neste caso, o desempenho da Claro ficou acima de 97%. Já a TIM e a Oi apresentaram um desempenho em linha com a obrigação de meta de qualidade, em 95%.

Diante desses números, o SindiTelebrasil ressaltou a “evolução” dos indicadores de qualidade. “As prestadoras de telefonia móvel, empenhadas em aprimorar a qualidade dos serviços, vêm cumprindo praticamente todas as metas definidas pelo órgão regulador”, afirmou a nota. O sindicato reforçou na nota ainda a necessidade da alteração em diversas leis municipais para retirar os entraves à instalação de antenas, o que permitiria a expansão dos serviços, com qualidade e cobertura adequada.

O relatório da Anatel avaliou também os porcentuais de queda nas chamadas e de conexão. Em ambos os indicadores, o setor superou as metas estabelecidas pela agência reguladora. O desempenho da Vivo, que ficou de fora da suspensão da Anatel, também foi mencionado no documento. A empresa atingiu as metas de acesso de voz, de queda de chamadas e de conexão. Informações sobre o acesso às redes de dados não foram reveladas. A TIM liderou a quantidade de reclamações, segundo o relatório. Após atingir um pico superior a 4 mil queixas, a operadora registrou uma queda para algo próximo a 3,8 mil em setembro e 3,7 mil em outubro. A Anatel considerou as reclamações feitas no call center da agência reguladora.

As reclamações dos consumidores à Claro atingiram 2,2 mil em agosto, 1,7 mil em setembro e 2 mil em outubro. A Oi teve cerca de 1,6 mil reclamações em agosto, 1,7 mil em setembro e 1,3 mil em outubro. A Vivo não fez parte deste levantamento da Anatel. O documento revelou que 39% das falhas nos serviços de telecomunicações são originadas do sistema de transmissão, 26% de falhas ou instabilidade no suprimento de energia elétrica, 11% de problemas com hardware e 9% de softwares.

TIM investirá mais de R$ 10 bi no Brasil

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A TIM anunciou que fará investimentos de R$ 10,7 bilhões no Brasil até 2015. O montante foi aprovado pelo conselho de administração da Telecom Italia para o plano industrial trienal da operadora de telefonia.

A empresa quer superar a marca de 90 milhões de clientes nos próximos três anos. Outras metas incluem a ampliação da média de minutos utilizados por consumidor (MoU – Minutes of Use) para mais de 200 minutos e a geração de uma receita de serviço de valor agregado maior do que 26%.

O plano trienal aprovado também prevê a expansão da cobertura 3G para 80% da população urbana até 2015 e a extensão da rede de fibra óptica para 53 mil km até o final do ano que vem.

Na quinta-feira (07), Rodrigo Modesto de Abreu foi eleito, pelo conselho de administração da TIM, o novo presidente da operadora, em substituição a Andrea Mangoni, que renunciou ao cargo na quarta-feira.

Intel entra no negócio da televisão. Concorrência chegando?

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A Intel, empresa conhecida pela produção de processadores para computadores e dispositivos móveis, anunciou hoje uma novidade: um Set-top Box e um serviço de TV próprio. O “Intel TV” foi anunciado por Erik Huggers, vice presidente do grupo de tecnologia da Intel, em uma conferência na Califórnia.

Segundo Huggers, o produto será disponibilizado através de um Set-top Box (aparelho semelhante à Google TV) e um serviço online que transmitirá todo o conteúdo ao aparelho, como programas de TV e programação sob demanda, onde você escolhe o programa e o horário que deseja assistir. Nas palavras do vice presidente, o novo serviço da Intel oferecerá uma experiência melhor do que as empresas de TV por cabo ou satélite.

Erike Huggers chegou até a dar algumas características sobre o Set-top Box. A mais interessante foi a presença de uma câmera, que será capaz de reconhecer o usuário, fazendo com que o sistema dê sugestões de programas de acordo com o estilo de cada um. Será então que as operadoras de TV paga precisam começar a preparar suas armas para enfrentar a novidade da empresa norte-americana? Apesar de todo este poder de escolha e personalização, Huggers disse que o produto não chegará como um substituto para os serviços à cabo e satélite; segundo ele, os consumidores ainda não estão prontos para uma programação inteiramente à la carte, onde não há canais com uma programação definida.

A “Intel TV” deve chegar às lojas ainda este ano e promete uma boa experiência, não só pelo que será oferecido em questão de conteúdo, mas também na questão de hardware, já que a Intel contratou pessoas do Google, Apple e Netflix para trabalhar na produção do produto.

Lucro da Embratel quadruplica no quarto trimestre

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O lucro líquido da operadora de telecomunicações Embratel no quarto trimestre cresceu 323%, para R$ 190,8 milhões, em relação ao mesmo período de 2011.

A receita líquida foi de R$ 4,97 bilhões, alta de 58% sobre o mesmo período do ano anterior.

No primeiro trimestre do ano passado, a Embratel adquiriu da Globo Comunicação e Participações o controle da operadora de TV por assinatura Net. A partir de fevereiro de 2012, a Net passou a ser incluída nas demonstrações financeiras consolidadas da Embratel.

A receita líquida pro forma, que considera os efeitos da aquisição em todos os períodos, cresceu 8,1% no trimestre e 8,7% no ano (53,5% em bases não ajustadas).

O lucro operacional pro forma no trimestre cresceu 34,7%, para R$ 495,8 milhões.

Na comparação com 2011, o lucro líquido da companhia mais do que dobrou no ano passado (alta de 103,4%), atingindo R$ 796,1 milhões.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) cresceu 57,2%, para R$ 4,97 bilhões.

De acordo com a companhia, os resultados positivos foram puxados pelo aumento da receita com TV por assinatura e comunicação de dados. No Brasil, Embratel/Net e Claro são controladas pela multinacional mexicana América Móvil, que divulgará seus resultados ainda hoje.