14/09/2024
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Aproveite os novos canais HD da Oi TV!

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Oi leitor do #Minha Operadora, 
Na Oi TV as novidades não param. Além da melhor programação
em HD, os nossos clientes agora estão ganhando novos canais pra se divertir
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Confira as principais notícias da semana

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Durante o tempo em que passamos sem permissão para publicar novas matérias muita coisa aconteceu! Muita coisa mesmo. Por isso pensamos em fazer um resumão com tudo o que aconteceu durante esses seis dias que o site estava em retenção para que você não fique sem saber de nada:


– A renúncia de Andrea Mangoni da presidência da TIM foi sem dúvidas o fato mais quente da semana. A TIM informou através de fato relevante que Rodrigo Abreu assumirá a partir de 4 de março o cargo de Diretor Presidente da TIM Brasil, em substituição a Andrea Mangoni. Uma ótima escolha da TIM. Com Rodrigo Abreu, atual Presidente da Cisco, a TIM passa a ter um interlocutor de peso para o Governo e para sociedade reforçando a imagem de empresa moderna e inovadora da TIM. A TIM divulgou esta semana seus resultados para 2012/4T12 que não apresentaram grandes surpresas. A churn mensal de 4,3% no 4T12 e o crescimento do MOU (150 minutos) e do ARPU (R$ 19,9) confirmam a impressão de que a operadora executou uma limpeza de base no trimestre. A receita líquida da operadora cresceu 9,8% em 2012 e o lucro líquido 13,4%.
– A Embratel/Net liderou o crescimento da TV por Assinatura no Brasil em 2012 com adições líquidas de 1,5 milhões de acessos, seguida pela Sky (1,2 milhões), Oi (398 mil) e GVT (394 mil).

– A produção de telefones celulares no Brasil foi 21,1% menor em 2012. As exportações apresentaram queda de 51% e as importações cresceram 13%.
– Estima-se que as vendas de telefones celulares no mercado interno totalizaram 65 milhões, com queda de 12% em relação á 2011.

– O uso da portabilidade manteve a tendência de queda em Jan/12, quando comparada a Jan/11. A queda foi de 9,2% na quantidade de números portados no celular e de 4,8% nos fixos.
– O Minicom e a FIFA assinaram um acordo para a Copa de 2014. O governo federal será responsável por implantar toda a infraestrutura fixa e a Fifa pagará pelo uso durante o Mundial. A Telebras Copa está implantando a infra nas 12 cidades sede.
– As operadoras de celular irão implantar suas infras nos estádios para atender os usuários. O modelo deve ser de compartilhamento utilizando um Sistema de Antena Distribuída.

– Está causando polemica a contratação sem licitação da Telebras pela Presidência da República para fornecimento de serviço de conexão à internet, abrindo a possibilidade de esta pratica se estender para outros órgãos federais. A legalidade desta contratação pode ser questionada pelas operadoras.
– A Anatel definiu que as datas para a inclusão do nono dígito nos números de celulares de parte do interior de São Paulo (25/08/2013) e dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (27/10/2013).
– Os investimentos em publicidade na TV aberta totalizaram R$ 51,2 bilhões em 2012 (54% do total). Muito mais que em TV por Assinatura (R$ 7,9 bilhões), Internet (R$ 6,5 bilhões) e rádio (4,3 bilhões). (Fonte: Abert e Ibope).
– No mundo o destaque foi o lançamento do novo sistema operacional da RIM, que decidiu trocar o nome para Blackberry, o BB10 juntamente com uma nova linha de Smartphones. 
Tivemos também os resultados de 2012 da Ericsson, Qualcomm e Facebook.

Ah, mais algumas informações importantes:
  • A Anatel divulgou o resultado de quatro indicadores de qualidade de rede monitorados pela Anatel em 81 cidades (capitais e cidades acima de 300.000 habitantes) para os meses de agosto, setembro e outubro.
  • A Vivo é a operadora que atendeu às metas em mais municípios. Atendeu as metas de queda de conexão e queda de chamadas nos 81 municípios e a meta de acesso a rede de voz em 78 municípios.
  • A Claro atendeu a meta de acesso a rede de dados em mais municípios (62). Foi também a operadora que apresentou o melhor desempenho nos quatro indicadores em uma maior quantidade de municípios.
  • A Nextel divulgou resultados preliminares para 2012 e informou que a entrada em operação de forma massificada da rede 3G deve ocorrer no 2T13 em São Paulo e no 4T13 no Rio de Janeiro.
  • A GVT passou a oferecer serviços em mais um município (Coronel Fabriciano em MG). Segundo informações noticiadas na imprensa, a disputa pela GVT está agora restrita a dois grupos: a DirecTv e um consórcio formado pela KKR, Gávea e Cambuhy.
  • O Minicom publicou a portaria 14 que estabelece diretrizes para a aceleração do processo de transição da TV analógica para a aberta no Brasil e determina que a Anatel inicie os estudos para disponibilizar a faixa de 698 MHz a 806 MHz para 4G.
  • A Claro iniciou a operação de 4G em Curitiba
  • Anatel públicou as novas tarifas do plano básico das concessionárias de telefonia fixa.
  • O Ministério das Comunicações abriu inscrições das prefeituras interessadas em participar da segunda etapa do programa de Cidades Digitais.

Estamos de Volta!

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O Portal #Minha Operadora como prometido acaba de anunciar a renovação do acordo com as operadoras parceiras* por mais um ano. Voltando com tudo hoje (12/02) após seis dias de negociações entraremos oficialmente no ano de 2013 aqui no site com diversos quadros novos, mais interatividade, promoções e claro, as últimas informações das operadoras parceiras. Toda a nossa equipe agora está tirando a preguiça do ‘recesso’ e em breve, tudo vai voltando ao normal por aqui.

*Este ano contaremos com o apoio das seguintes operadoras (confirmadas até o momento): Sky, Nextel, GVT, Embratel, NET, CTBC, Sercomtel, Oi, Claro, TIM e Vivo.

Preparados para correr atrás do tempo perdido? Vamos lá…

Daremos uma pausa pequena em nosso site

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O Portal #Minha Operadora é mantido até hoje por meio de publicidade independente das operadoras. Porém, para permanecer no ar registrado dentro da lei, é necessário que todas as empresas que citamos (operadoras telefônicas) autorizem a divulgação de seus logotipos e nomes (seja fantasia ou de registro).

Informamos que o nosso contrato com 3 operadoras chega ao fim hoje (06/02) e por isso daremos uma breve pausa em nossas novas postagens até que tudo se resolva e nossos acordos com a Claro, Oi e TIM sejam renovados por mais 1 ano. Esse processo de renovação deve demorar alguns dias, pois as teles precisam voltar a analisar todo o conetúdo do portal e decidir se aceitam continuar sendo nossas parceiras. Enquanto isso, o portal continua no ar com os assuntos já postados para você ler quando precisar de ajuda.

Aproveitaremos este tempo para aprimorar ainda mais os serviços oferecidos pelo site, bem como a facilidade e velocidade de acesso, sistema de comentários e comunicação visual.  E informaremos assim que alguma operadora manifestar interesse em continuar participando do #Minha Operadora. Agradecemos a compreensão de todos e aguardem, em breve estaremos juntos de novo!

Ancine e operadoras debatem regulamentação de TV Paga

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As operadoras Sky, Claro,  e a ABTA estiveram reunidos com a Ancine para tratar de algumas preocupações dos operadores/empacotadores do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) em relação à regulamentação da agência do audiovisual. O tema principal, como não poderia ser diferente, foi a liminar conseguida na semana passada pelos programadores internacionais que impede os empacotadores (função exercida pelos próprios operadores) de fornecerem à Ancine os contratos de programação.

Segundo fontes que participaram do encontro, a reunião foi importante para estreitar o diálogo com a Ancine e ajudar a ajustar alguns pontos ainda nebulosos da regulamentação. A Ancine sinalizou que avaliará esta semana, no âmbito de sua diretoria colegiada, a possibilidade de não exigir os contratos de programação dos operadores com programadoras não associadas à ABPTA (associação dos programadores internacionais que conseguiu a liminar), a fim de uniformizar a aplicação das regras. Com isso, as operadoras ficariam, pelo menos enquanto a liminar estiver vigente, isentas de apresentar os contratos com programadoras nacionais, por exemplo. Mas a agência deixou claro que a regulamentação, no final, precisará ser cumprida, e que trabalha para reverter a liminar.

Outro ponto importante da reunião foi que o setor pediu e a agência se mostrou sensível ao estabelecimento de uma regra clara em relação à confidencialidade de documentos. Hoje a Ancine, ao contrário da Anatel, não tem em suas regras internas um procedimento formalizado que garanta o sigilo das informações fornecidas por entidades reguladas, e é isso que os operadores de TV por assinatura pedem.

Teles querem usar wi-fi para diferenciar serviços e gerar receitas

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A oferta de serviços Wi-Fi faz parte da estratégia de crescimento das operadoras, como mostra pesquisa da Amadocs. Das empresas de telefonia fixa, móvel e a cabo consultadas, 89% delas já implantaram, planejam implantar ou utilizar redes sem fio. O objetivo de 40% delas é diferenciar seus serviços, gerando valor parta seus clientes como principal meta, ou seja, mais do que uma solução para aliviar redes congestionadas.

Segundo o levantamento, proporcionar uma experiência integrada aos assinantes entre as redes que utilizam tecnologia celular e wi-fi obteve notas altas (média 8.1 numa escala de 1 a 10) das operadoras, o que sugere que elas consideram prioritário oferecer ao cliente uma experiência de alta qualidade com redes 3G/4G/ Wi-Fi. No entanto, a autenticação dos usuários apareceu entre as principais barreiras técnicas para implantação de serviços de conexão sem fio, destacando a importância de uma autenticação flexível e segura para a conquista de uma experiência integrada.

Uma das prioridades do serviço wi-fi apontada pelas empresas é seu uso em roaming, apesar de ainda ser um mercado relativamente jovem. Outro resultado obtido na pesquisa é que 57% das operadoras que implantaram redes wi-fi alegam que estão gerando receitas com seus produtos, mas o levantamento também revelou que muitas delas estão buscando modelos inovadores, que vão além da cobrança direta dos clientes (que geralmente confundem serviços wi-fi com acesso gratuito à Internet). Essas descobertas sugerem que as justificativas das operadoras para implantação de serviços wi-fi ainda podem ser reforçadas.
“Nossa pesquisa mostra que mesmo com o mercado de wi-fi ainda no estágio inicial, as operadoras estão agindo com vistas para o futuro, indo além da adoção dos sistemas usuais de wi-fi somente para aliviar redes 3G e 4G congestionadas”, disse Chris Nicoll, analista-chefe da Analysys Mason. “Fazer o offloading (descarregamento) de dados ainda é uma prioridade, mas está claro que as operadoras estão vendo os serviços wi-fi como uma maneira de se diferenciar dos concorrentes e existe um grande interesse em explorar modelos de negócios novos e inovadores para gerar receitas com esses serviços.”
“As operadoras agora se concentram na diferenciação dos serviços, na experiência dos clientes e na criação de receitas com os serviços wi-fi”, disse Rebecca Prudhomme, vice-presidente de marketing de produtos e soluções da Amdocs. “Isso enfatiza a importância de se adotar soluções de autenticação e autorização seguras e escalonáveis para garantir uma experiência integrada para os clientes quando entram e saem da rede wi-fi. Além disso, o controle de políticas em tempo real cria novas oportunidades para a geração de receitas com essas redes, possibilitando às operadoras oferecer serviços diferenciados, tais como serviços em camadas e serviços premium.”

A pesquisa foi baseada em um estudo quantitativo realizado pela Analysys Mason envolvendo entrevistas por telefone com tomadores de decisão de mais de 30 operadoras do mundo inteiro, inclusive da América do Norte, Caribe e América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia Pacífico. A pesquisa foi realizada em outubro de 2012.

Com frequência de 700 MHz, o 4G LTE do Brasil poderá receber mais celulares

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A Anatel corre com a implementação do 4G em cidades que receberão a Copa das Confederações. O problema é que mesmo mirando em um evento que traz gente do mundo todo, apenas os aparelhos brasileiros utilizarão o 4G, já que a frequência de 2,6 GHz não é utilizada lá fora. Porém, os 700 MHz sim e o Brasil está empurrando sua licitação – o que faz com que o 4G do Brasil receba smartphones de outros países, sem problemas.

Calma, ainda estamos falando do leilão para a possível implementação da rede, que deve custar algo em torno dos R$ 40 bilhões, contra os singelos R$ 2,9 bilhões do atual 4G LTE que temos. A vantagem da rede de 700 MHz (além de receber smartphones do exterior) é que a frequência alcança maiores distâncias, o que diminui a necessidade de instalação de mais antenas para aumentar a cobertura do sinal, além da melhor difusão desta onda, que consegue penetrar melhor em locais fechados. Hoje, esta frequência é utilizada pelas TVs em UHF.

Este processo estava marcado para iniciar no segundo semestre, mas o governo acelerou as medidas e quer tudo pronto antes das eleições de 2014 e aparentemente antes do início da Copa do Mundo do Brasil. Hoje, se você comprou um aparelho 4G no exterior (como um iPhone, alguns Androids ou o iPad) basta aguardar e assim poderá fazer seu 4G funcionar perfeitamente.

Como este passo significa um menor custo de implementação da rede e um maior número de usuários utilizando, já que falamos de estrangeiros podendo usufruir do nosso maravilhoso 4G (fim da ironia), acredito que o 4G LTE em 700 MHz esteja funcionando bem antes do início da Copa do Mundo.

Claro que entendemos a importância do 4G chegar por aqui de forma correta, mas que tal dar uma alavancada na qualidade do nosso 3G? Lá fora o 3G passa dos 5 Mbps, enquanto nós engasgamos com 1 Mbps bastante caro, isso quando em plena Avenida Paulista, o 3G de várias operadoras chega a sumir. Durante a Campus Party, a Vivo apresentou sua rede 4G que chegou a marcar 83 Mbps de download. Esperamos, do fundo do coração, que esta velocidade não caia com o número de usuários crescendo, algo comum no Brasil.

Terreno da Oi é tomada por mato em município de Rondônia

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Além de um péssimo serviço de telefone e internet prestado pela operadora Oi no município de Cujubim – RO, moradores convivem com mais este descaso.

Um terreno da “supertele” localizada na Avenida Condor fundos com Avenida Maracanã, está com mato alto e com lixo acumulado, moradores da localidade, relataram a nossa reportagem, que a área não passa por uma limpeza há, pelo menos, 6 messes. Os grandes temores deles são dengue e animais peçonhentos na área.
Nossa portal tentou entrar em contato com a empresa que presta serviço de limpeza, para operadora, mas não obtivemos sucesso.

Reajuste da telefonia fixa está no Diário Oficial da União

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Foram publicados hoje no Diário Oficial da União os novos valores dos planos básicos da telefonia fixa, aprovados no último dia 31 pela Anatel. O aumento varia de empresa para empresa, mas no geral será de cerca de 0,5%.

Clientes das operadoras Vivo, CTBC e Sercomtel terão as contas reajustadas em 0,568% para chamadas locais e de longa distância. O aumento dos planos da Oi será 0,553%. No caso da Embratel|Claro, o reajuste, de 0,554%, abrange apenas as ligações de longa distância.

As novas tarifas foram calculadas com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que teve variação de 5,144% entre agosto de 2011 e outubro de 2012. Sobre esse índice é aplicado o Fator X, que reflete o ganho de produtividade das operadoras, é compartilhado com os usuários, resultando na diminuição do índice de reajuste.

A Anatel informa que as concessionárias devem dar ampla divulgação aos novos valores em jornais de grande circulação 48 horas antes de cobrá-los.

Clique aqui para ver as tabelas com as novas tarifas.

Vivo prevê retomada em TV Paga neste mês

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A Telefônica/Vivo vem perdendo clientes em TV Paga. A operadora que em 2009 detinha 8,6% de participação, com 641 mil acessos, fechou o ano de 2012 com apenas 3,7% do mercado, com 595 mil acessos, sendo ultrapassada pelo serviço de TV da Oi. A figura fica pior quando considerada a expansão do setor, que apenas neste ano experimentou crescimento 27% e totalizou 16,2 milhões de assinantes. Mas a operadora afirma que tem mês para começar a retomada: este. Com a solução de IPTV estável, é hora de ir ao mercado. Também em DTH a Vivo quer estancar as perdas com ofertas combo, iniciadas no Natal, conforme explicou o diretor de negócios de TV e fibra da Vivo, Roberto Piazza.

“Nosso objetivo é já nos primeiros meses do ano ter recuperação da planta de televisão, nossa plataforma de IPTV já está bastante estável, e vamos acelerar as vendas em fevereiro”, afirma Pizza. A companhia aposta no diferencial da tecnologia que utiliza a rede de fibra óptica e garante acesso banda larga de alta velocidade para ganhar o consumidor paulistano, enquanto avalia a expansão do serviço para outros municípios paulistas.

Para avançar neste mercado, a Vivo também pretende explorar o uso do console Xbox como set-top-box adicional na casa dos clientes, possível uma vez que utiliza a plataforma da Microsoft para IPTV, a Mediaroom. “Acabei de voltar de Madrid [a Telefônica|Vivo tem sede na Espanha] onde vimos o produto final de definição da plataforma de IPTV com o xBox, uma coisa totalmente inovadora”, afirma o executivo. A operadora considera negociar com a empresa fundada por Bill Gates algumas ofertas casadas, conforme apurou este noticiário.

No caso da TV por satélite, a Vivo pretende retomar sua participação de mercado por meio de ofertas combinadas com serviço de internet banda larga, telefonia fixa e, eventualmente, com telefonia móvel. “Antes trabalhávamos muito a oferta individual, neste natal já saímos com oferta combinada e agora vamos reforçá-la muito”.
Mas, mais do que ser um player na prestação de serviço de telecomunicações, a Vivo está reforçando sua posição como empresa de entretenimento. Em dezembro, lançou o serviço de vídeo Over The Top (OTT), o Vivo Play, que acaba sair de sua fase de experimentação, e está disponível para os clientes do serviço de IPTV, embarcado nas TVs digitais da LG, Samsung, no console Xbox e acessível em smartphones e tablets.

Para se diferenciar neste segmento (em que tem como concorrentes o já bastante conhecido NetFlix, além de demais operadoras) a Vivo quer comprar cada vez mais conteúdo nacional. “Acho bastante estratégico ter conteúdo nacional para massificarmos o produto em todas as classes”, avalia o diretor de TV e fibra. Segundo ele, a empresa busca tanto produção nacional quanto novos programadores nacionais para incrementar seu line-up, indicação de que a estratégia de aumentar participação de conteúdo nacional vai além do OTT.

O momento para isso é propício, com a implementação de cotas de conteúdo e canais nacionais e independentes por meio da nova lei de TV Paga do país (Lei do SeAC), o mercado audiovisual brasileiro voltado para TV está experimentando um incentivo estatal inédito, inclusive com um volume de recursos a serem investidos por meio do Fundo Setorial do Audiovisual, sem precedente.

Mas este ainda não é um mercado maduro, ainda há muita empresa nova se estruturando, especialmente no que diz respeito a programadoras nacionais, um processo que a Vivo se interessa em incentivar. Atualmente, a Globosat é a principal programadora nacional e até pouco tempo fazia parte do controle da NET Serviços, prestadora de TV a cabo e concorrente da Vivo.

Sendo assim, para avançar neste sentido, a Vivo ainda terá um longo caminho, que passa por discutir modelos de negócio e precificação, tanto com produtoras quanto com programadoras. As programadoras nacionais têm reclamado do valor irrisório que as operadoras de TV paga estariam oferecendo pelos canais, por exemplo. “Nosso objetivo é buscar programadores e produtores novos e ainda temos que trabalhar um pouco nisso. Para nós é interessante como forma de diferenciação. Para eles, podemos criar um mercado muito atrativo”, diz Piazza, demonstrando disposição.