14/09/2024
Início Site Página 2280

NBS promove Paula Fernandes a Diretora de Contas da Oi

0
Paula Fernandes, que está na NBS desde sua inauguração, foi promovida a diretora de conta da Oi. Há 11 anos como atendimento na agência, Paula irá liderar todos os processos integrados de comunicação da marca respondendo, diretamente, a Yuri Aizemberg, diretor de atendimento da conta de Oi.

“A Paula foi a nossa primeira contratação quando fundamos a NBS. Sua promoção é um reconhecimento à performance ao longo desse anos junto trabalho excepcional que ela realiza junto ao nosso cliente Oi e internamente, com a equipe”, conta Antonino Brandão, sócio e diretor geral de atendimento e mídia da NBS.

TIM fica fora do ar mais uma vez

0

A TIM informou que registrou um rompimento de fibra óptica na região da Vila Mariana, zona sul de São Paulo, na manhã de hoje. Os técnicos da operadora atuaram para o restabelecimento dos serviços, que voltaram a normalidade agora a pouco, às 14h20.

Porém, se você foi afetado por este problema, informe pra gente que tentaremos cobrar uma resposta da empresa. Maiores informações sobre a falha a qualquer momento, aqui no #Minha Operadora.

Oi é condenada por cobranças indevidas em Brasília

0
A juíza de direito da 18ª Vara Cível de Brasília condenou a Brasil Telecom Celular S/A (Oi)a pagar a cliente, a título de indenização por danos morais, a importância de R$ 5 mil e declarou a insubsistência de débito de cliente devido a faturas e cobranças de valores acima do que foi contratado, gerando dissabores e aborrecimentos.

Aduz a autora que firmou contrato, para uso da linha telefônica, com as seguintes condições de pagamento: Internet no valor de R$ 59,90 e assinatura básica de R$ 40,42, perfazendo um total de R$ 100,32. Alega também a autora que em meados de junho de 2009 recebera ligação de um funcionário da empresa lhe oferecendo um plano mais abrangente, com mais vantagens, o que foi aceito prontamente. A partir de então começaram seus martírios, pois nos meses de julho, agosto e setembro suas contas chegaram com valores maiores, muito além do que foi contratado, tendo a autora, por meio de ligação telefônica, solicitado junto à Requerida as retificações. Afirma que os equívocos não findaram e que em dezembro de 2009 chegou uma fatura para pagamento no valor de R$ 561,60, razão pela qual a autora achou por bem pedir o cancelamento do contrato e retificação da fatura, restando cancelada a linha na data de 14/12/2009. Relata a autora que, em janeiro de 2010, chegou uma conta no valor de R$ 111,92 e, em abril, outra fatura no valor de R$ 586,32, além de ter sido informada pela Requerida que se tratava de cobrança referente ao não pagamento da fatura do mês de dezembro de 2009, o que deu origem a outras ligações para empresa ré e grande aborrecimento e transtorno para a autora.

A juíza antecipou os efeitos da tutela, por decisão interlocutória, para determinar a exclusão do nome da autora dos cadastros de proteção ao crédito decorrente do pedido constante da petição inicial. A ré foi regularmente citada. Todavia, não compareceu à audiência, restando configurada sua revelia.

A juíza de direito da 18ª Vara Cível de Brasília decidiu que “ocorreu a revelia assim presumem-se verdadeiros os fatos alegados pela autora na petição inicial, por força do Artigo 319, I, do CPC. Tenho para mim que, na relação jurídica entre operadora de telefonia e a autora, o que é o caso dos autos, o ordenamento jurídico brasileiro impõe interpretação mais benéfica à parte que se apresenta vulnerável, consoante dispõe o Código de Defesa do Consumidor. De fato, como se verifica dos autos, a Requerida fez uma barafunda no plano contratado pela Autora, tendo em vista que há nos autos diversos valores sendo cobrados nas faturas apresentadas. Demonstrou a autora, conforme documentos juntados, que a empresa Requerida, provavelmente por uma desorganização interna, expediu faturas e efetuou cobranças de valores acima do que fora contratado, gerando dissabores e aborrecimentos à Requerente, em especial quando emitiu fatura do mês de dezembro/2010, após cancelamento do contrato. No caso vertente, tendo em vista que a empresa Requerida emitiu diversas contas de valores acima do que fora contratado, consoante documentos gerando aborrecimentos e transtornos à Autora, considero que a conduta da Ré resultou em dano moral. Todavia, a indenização decorrente de violação aos direitos da personalidade, há de ser fixada em observância aos parâmetros da razoabilidade e da proporcionalidade, atendendo a duas finalidades, quais sejam: ressarcir os danos suportados e o caráter pedagógico da medida. No caso, atendendo ao binômio razoabilidade-proporcionalidade, condeno a empresa Ré no pagamento de R$ 5 mil à Autora a título de indenização por danos morais”.

Cabe recurso da sentença.

TIM é, pela 2ª vez, a mais punida no Conar

0
A TIM foi a empresa que sofreu o maior número de punições no Conselho Nacional de Autorregulamentação (Conar) em 2012. Ela lidera o ranking de condenações por empresa referente a 2012, repetindo a mesma posição que já havia ocupado em 2011. Ambos os levantamentos foram feitos com base nas decisões divulgadas pelo Conar. No período, o órgão instaurou 357 processos e sustou 240 anúncios. Os dados superam a marca de 2011, quando foram registrados 325 casos e 215 sustações. O último exercício consolidou as empresas de telefonia como campeãs de acionamentos: sua atuação foi objeto de análise em 17,4% dos processos do Conar. 

Prova disso são as empresas que ocupam segundo e terceiro lugares no ranking. A Claro, vice-líder em punições em 2011, ficou em terceiro lugar no ano passado, atrás da Oi. A terceira colocada de 2011 havia sido a Vivo, que se comportou bem melhor em 2012, figurando em oitavo lugar no ranking de marcas mais condenadas (confira abaixo). 

Procurada, a TIM informou por meio de nota que a quantidade de punições no Conar decorre do grande volume de campanhas veiculadas pela marca e à alta competitividade do mercado brasileiro de telefonia móvel. A operadora declarou, ainda, que “tem a transparência no relacionamento com os consumidores como um de seus pilares estratégicos, servindo como base para criação de todas as suas campanhas” e que acata todas as recomendações do órgão de autorregulamentação.

A série de contestações tornou públicos alguns excessos (até curiosos) do setor. Num dos casos, uma rede de revendas da TIM se referiu à Vivo como “Morto”. Já a Vivo foi condenada por um viral criado pela Africa com desenhos que incitavam consumidores (inclusive crianças) a compartilhá-lo em tom agressivo. Uma das frases, “Ih, estou achando que você não tem nenhum amigo, hein?”, sofreu pedido de alteração do Conar. 

Ministério Público acusa Vivo e Apple de não realizar troca de aparelhos

0

Muitos consumidores enfrentam problemas quando seus aparelhos celulares têm algum tipo de defeito, com operadoras e fabricantes brincando de ping pong na hora de saber quem vai efetuar a troca ou conserto do telefone. Duas empresas que tiveram atitudes como essa, a Vivo e a Apple, foram acusadas pelo Ministério Público de não respeitar o Código de Defesa ao Consumidor, e deverão responder na justiça por isso.

O Ministério Público do Estado de São Paulo foi atrás da Vivo e da Apple após diversos casos de pessoas que não conseguiram trocar seus iPhones com defeito nas lojas em que os compraram. A promotora Camila Mansour Magalhães da Silveira propôs, no dia 24 de janeiro, uma ação civil contra as duas empresas, depois que uma consumidora buscou ajuda na loja da Vivo, após o seu iPhone ter pifado com dois dias de uso, e não ter tido sucesso.

Uma audiência foi realizada para apurar o caso, em que a Vivo e a Apple Brasil confirmaram que a responsabilidade por trocas é da Apple. A ação tramita na 30ª Vara Cível do Foro Central da Capital, e o Ministério Público solicita que as empresas assumam a responsabilidade pela troca e/ou reparo de produtos na loja em que eles foram comprados. Caso seja necessário acionar a fabricante do aparelho, a responsabilidade é da loja, e não do consumidor.

A ação ainda tem muito chão pela frente para ser concluída, com as empresas ainda tendo que apresentar suas defesas e todo os outros trâmites legais.

GSMA anuncia indicados para o 18º prêmio anual Global Mobile

0
A GSMA anunciou os indicados para o seu 18º concurso anual, Global Mobile Awards. Os vencedores serão divulgados na terça-feira (26) no Congresso Mundial de Telefonia Móvel da GSMA, em uma cerimônia realizada à tarde e apresentada por David Walliams, um dos escritores britânicos mais amados. No total, 158 indicados foram selecionados como finalistas para o prêmio Global Mobile deste ano; a lista completa dos indicados e as categorias de premiação podem ser acessadas aqui.
“A GSMA parabeniza calorosamente todos os indicados anunciados hoje. O concurso deste ano apresentou uma qualidade excepcionalmente alta, quebrando todos os recordes anteriores”, disse Michael O’Hara, diretor de marketing da GSMA. “Nossa comissão julgadora avaliou mais de 600 inscrições e indicações para os 37 prêmios, a maior quantidade de prêmios já concedida no prêmio Global Mobile. Ser finalista no concurso é algo extraordinário, e estamos entusiasmados para homenagear os vencedores durante o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, este mês.” 

Para 2013, a GSMA fez algumas mudanças nos prêmios, como o acréscimo dos novos “Prêmios Vida Conectada”, e mudanças mais marcadas nas categorias “Melhor Tecnologia Móvel”e “Apps do Ano”. 32 prêmios serão concedidos durante a cerimônia da tarde, que terá início às 14h30 na Ala 4, Conference Village, Auditório 1, e será aberta a todos os indicados ao prêmio Global Mobile, participantes platina, prata e ouro do Congresso Mundial de Telefonia Móvel, membros credenciados da imprensa e analistas que estiverem participando do Congresso. 
Serão concedidos também na terça-feira, 26 de fevereiro, os Prêmios de Liderança de Governo, que reconhecem os governos de todo o mundo pelas suas inovações e liderança no uso de tecnologias móveis no setor público. A entrega dos prêmios será feita durante o Government Mobile Forum (Fórum de Telefonia Móvel de Governos). O prestigiado Prêmio do Presidente de 2013 da GSMA será concedido na Cúpula de Liderança, na segunda-feira, 25 de fevereiro. 

O prêmio para o “Melhor Celular, Dispositivo Móvel ou Tablet Novo no Congresso Mundial de Telefonia Móvel de 2013” será selecionado entre aqueles que forem exibidos no evento. O finalista deste prêmio será anunciado no Mobile World Live TV e no web site do prêmio Global Mobile em 27 de fevereiro, e o vencedor será homenageado em uma apresentação no Mobile World Live TV no dia seguinte. 

David Walliams, apresentador do prêmio Global Mobile 2013, tornou-se famoso pelo seu trabalho, com o co-criador Matt Lucas, na série de TV “Little Britain”, e depois em “Come Fly With Me” (“Venha Voar Comigo”). A série “Little Britain” ganhou vários prêmios internacionais, inclusive três BAFTAs, e foi exibida em mais de 100 países. Além de várias atuações na TV, no teatro e no cinema, David trabalhou incansavelmente para várias organizações de caridade, e levantou mais de £7 milhões. Em setembro de 2011, ele atravessou a nado o Rio Tâmisa (140 milhas) para a Sports Relief, e levantou £1 milhão com essa proeza. Ele escreveu também vários livros infantis que são best-sellers, e é juiz do “Britain’s Got Talent”. 

Bom, mas voltando ao que interessa, para escolher os indicados aos prêmios de 2013, mais de 160 analistas, jornalistas, acadêmicos e especialistas independentes de todo o mundo participaram do processo de seleção. Além disso, diretores de tecnologia de 14 operadoras de telefonia móvel participaram da seleção do prêmio “Tecnologia Móvel Extraordinária”, inclusive diretores de tecnologia da 3, Etisalat, KT, M1, Movistar (Telefónica), MTN, NTT DoCoMo, Optus, SK Telecom, Telefónica (Vivo), Telstra, T-Mobile, VimpelCom e Vodafone.

Os patrocinadores dos prêmios Global Mobile incluem: McAfee (Apps do Ano), Myriad (Desenvolvimento Social e Econômico), e Telmap (Prêmios Vida Conectada e Melhores Serviços Móveis). Os dados de mercado para as categorias “Melhor App Móvel para os Consumidores” e “Melhor App para Empresas” foram fornecidos pela Distimo. 

Informações completas sobre os prêmios Global Mobile podem ser encontradas aqui.

O Congresso de Telefonia Móvel Mundial de 2013 será realizado de 25 a 28 de fevereiro na Fira Gran Via, em Barcelona. Para obter mais detalhes, visite o site do evento.

A GSMA representa os interesses das operadoras de serviços móveis em todo o mundo. Presente em mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de serviços móveis do mundo, bem como mais de 230 empresas no ecossistema móvel mais amplo, inclusive fabricantes de aparelhos, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas de internet e organizações de serviços financeiros, setor de saúde, mídia, transporte e serviços de utilidade pública. A GSMA também organiza eventos líderes no setor, como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.

Para obter mais informações, visite o web site corporativo da GSMA, ou o Mobile World Live, portal online para o setor de comunicações móveis.

Vivo compra empresa de gestão de saúde

0
A Telefónica|Vivo Digital anunciou a compra da companhia brasileira de gestão de saúde AxisMed, que fornece serviços como monitoramento online de dados médicos de pacientes. O valor do negócio não foi revelado.

A AxisMed iniciou suas atividades em 2002 por Álvaro Francisco Coutinho, fundador da Interclínicas, Fabio de Souza Abreu e Fabio Boihagian, após investimentos de R$ 2,5 milhões. Segundo a Telefónica Digital, o foco inicial da compra será desenvolvimento de serviços para operadoras de planos de saúde e para o mercado corporativo.

“Em uma próxima fase, será contemplado o trabalho conjunto do Grupo Telefônica|Vivo com a Axismed, visando expandir sua proposta para novos países e ainda identificar oportunidades no mercado brasileiro de B2C (empresas para clientes), junto à base de 90 milhões de clientes Vivo”, afirmou a empresa em comunicado.

A AxisMed monitora mais de 180 mil pacientes no País. A Telefónica Digital citou dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), que afirmando que 48 milhões de pessoas no Brasil possuem cobertura de um plano de saúde suplementar privado. Deste total, 30%, ou 14,4 milhões, são doentes crônicos.

“Os números demonstram o enorme potencial de um mercado que, à medida que se expande, melhora a qualidade de vida de milhões de pacientes”, conclui o texto.

Os dois finalistas na compra da GVT

0
A DirecTV, dona da marca Sky, e o consórcio formado entre o fundo de investimentos KKR, Gávea e Cambuhy, são os dois prováveis finalistas no processo de compra da operadora GVT.

A estimativa é que o consórcio ofereça algo em torno de R$ 6 bilhões pela operadora, que tem sido avaliada em torno de R$ 16 bilhões.

A data para a apresentação das propostas vinculantes, anteriormente prevista para este mês de fevereiro, foi adiada para março. Sediada no Paraná, como você já deve saber, a GVT pertence desde 2009 ao grupo de mídia francês Vivendi, que anunciou a intenção de vender a companhia brasileira no ano passado.

Vivo já fala como dona da Campus Party no Brasil

0
A Vivo divulgou uma nota confirmando a segunda edição da Campus Party em Recife.

Já era esperada a uma nova edição do evento na capital pernambucana, mas a nota pode ser lida também como uma confirmação implícita da compra da Futura Networks pela Telefônica.

Divulgado pelo #Minha Operadora o negócio não foi confirmado ainda por nenhuma das partes.

Mas a nota deixa pouco espaço para a dúvida ao citar o presidente da Telefonica|Vivo, Antônio Carlos Valente, afirmando que pelo fato de Pernambuco ser um “polo de inovação” é “muito importante para a Vivo poder proporcionar a realização de um evento tão representativo à região”.

Em entrevista à imprensa, o diretor-geral da Futura Networks, Mario Teza, afirmou que a Campus Party deve ganhar também uma edição no Rio de Janeiro, patrocinada pelo empresário Eike Batista. Segundo Teza, a edição carioca terá como foco a economia criativa e seus temas relacionados, como turismo, cinema, games, entretenimento e carnaval.

Além do Rio, Porto Alegre e Fortaleza também podem entrar no mapa da Campus Party. Na avaliação do nosso portal, a expansão da Campus Party vai de encontro com rumores sobre a compra da Futura Networks pela Telefônica.

A 6ª edição da Campus Party Brasil que acabou ontem reuniu 8 mil campuseiros durante sete dias, no Parque de Exposições do Anhembi. O evento contou com um orçamento de R$ 22 milhões e 85 patrocinadores e apoiadores.
De acordo com Teza, em 2014, a organização não permitirá que patrocinadores tragam para o evento modelos com “roupas insinuantes”, como aconteceu neste ano na Campus Party e é de certa forma comum em grandes eventos de tecnologia.

“É um fenômeno novo para nós, talvez por causa do crescimento do evento e porque algumas das marcas não conhecem bem nossa dinâmica. Não pode ter modelo de microshort, é um absurdo. Somos um evento que procura trazer desde a escola até a quinta idade.”

Desde a 1ª edição brasileira, em 2008, a Campus Party proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas durante o evento.

Contrato de seguro para celular e tablet exige atenção

0
Os dados confirmam: há mais celulares no Brasil do que brasileiros. Mesmo assim, a experiência de perder o celular e ficar incomunicável, ainda que por pouco tempo, pode ser um terror para muita gente, seja por perda, acidente ou no pior dos casos, roubo. Em se tratando de smathphones, tablets e modems o prejuízo (e pesadelo) pode ser ainda maior. Por isso, operadoras de telefonia e seguradoras oferecem serviço de seguro para novos e usados (até dois anos), com mensalidades custando até R$ 20. No entanto, cabe uma ressalva: as operadoras não cobrem danos, apenas roubos e furtos qualificados.
O contrato não exige período de carência; é instantâneo. E a franquia, em geral, costuma ser a mesma para todas as seguradoras: 25% do valor de mercado do produto. Pode ser contratado na aquisição de um novo aparelho, assim como separadamente, desde que o aparelho tenha até dois anos de uso. Ao aderir ao seguro, algumas operadoras inscrevem ainda o segurado em sorteios mensais de R$ 10 mil, pela Loteria Federal.
A Vivo, por exemplo, oferece o plano Vivo Proteção Celular desde 2004, e, desde 2012, ele é garantido em parceria com a seguradora Zurich Seguros. Em 2012, o volume de vendas desse serviço teve aumento de 50%, conforme divulgado pela empresa. O seguro serve para planos pré-pagos, controle e pós-pagos. Mas a análise é sobre os aparelhos celulares, modems e tablets, conforme o valor de mercado. Para aparelhos com valores entre R$250 e R$ 2.500, a mensalidade varia de R$6,49 a R$18,49 para celulares e tablets, e R$3,99 para modems.

O Brasil encerrou 2012 com 261,8 milhões de celulares, segundo a Anatel. Com tantos aparelhos disponíveis, aumenta também a recorrência de pessoas que tiveram seus eletrônicos roubados. Desta forma, é esse o público dos seguros de eletrônicos, pois a cobertura se restringe a situações de roubos e furtos qualificados comprovados. Possíveis danos e acidentes dificilmente serão cobertos. 

A analista de mídias sociais, Natércia Melo, por exemplo, resolveu contratar o seguro na compra do seu último celular. “Eu já passei por muito aperreio: Duas tentativas de assalto e também já perdi três celulares, tudo no ano passado. Então, ando muito assustada com essas coisas. Além do mais, eu ando muito à noite, nas baladas, correndo mais risco” explica. Ao comprar o aparelho pelo valor de cerca de R$ 500, a operadora ofereceu o serviço e ela aceitou, pelo custo mensal de R$ 9. “Eu me sinto mais segura. Nunca compro celular mais caro, por medo mesmo”.

Em parceira com a Assurent Seguros, a operadora TIM também disponibiliza o serviço. A Porto Seguro também oferece, mas o produto e as regras passam por um processo de reformulação.
No caso da Vivo, para acionar o seguro, os clientes devem entrar em contato com central de atendimento da seguradora e enviar nota fiscal do aparelho, boletim de ocorrência, além de outros documentos como RG e CPF. Após a aprovação, o cliente efetua o pagamento da franquia e recebe um novo aparelho, igual ou similar, no caso de algum desses sinistros.
Mas aí é que está a questão. É importante sempre lembrar de alguns pontos antes de adquirir este tipo de serviço, e o #Minha Operadora te informa agora alguns deles:
  1. O seguro para celular, tablets e modems só vai poder ser acionado em casos de roubo ou furto qualificados. Em casos de danos e acidentes, será preciso solicitar conserto junto à garantia ou levar a uma assistência técnica.
  2. O pagamento da mensalidade dos seguros para celular e tablet é feito por débito em conta corrente ou via cartão de crédito para os clientes pré-pagos, ou na fatura mensal, para os clientes de planos controle e pós-pagos.
  3. O preço anual dos seguros dos equipamentos fica entre 15% e 20% do produto. O valor não equivale necessariamente ao montante que consta da nota fiscal. Algumas companhias descontam a depreciação e o valor pode ser dividido em até doze vezes.
  4. O custo total do seguro somado ao ressarcimento de 25% do valor do bem à seguradora podem levar a um custo superior a 40% do valor de venda. Por isso, especialistas aconselham que antes de contratar, o usuário avalie quanto os 60% restantes pesariam no seu orçamento se fosse necessário repor o bem.