13/09/2024
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TIM investirá 700 milhões de reais em rede de fibra ótica

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A operadora de telefonia TIM investirá cerca de R$ 700 milhões em infraestrutura de fibra ótica neste ano, para aumentar a capacidade de sua rede e conectá-la a antenas móveis no eixo Rio-São Paulo , disse um executivo da companhia.

O investimento em fibra faz parte do plano da empresa de investir R$ 3 bilhões por ano no triênio 2012-2014.

“Dentro da área de backbone ótico, IP, etc. estamos investindo algo em torno de R$ 700 milhões neste ano”, afirmou o diretor de rede de transporte fixo móvel da operadora, Cícero Olivieri.

“Esses 700 milhões visam reforçar e expandir a infraestrutura de transporte (de capacidade) da TIM”, acrescentou.

A empresa tem como um de seus principais projetos conectar 90% das antenas de transmissão de dados móveis no Rio de Janeiro e São Paulo à rede de fibra ótica (frente aos atuais 50%), de acordo com o executivo.

Isso será um “diferencial” para a TIM sobre a concorrência na região, disse Olivieri.

As operadoras móveis brasileiras sofreram forte pressão do governo para melhorar a qualidade dos serviços em meados do ano passado, quando a Anatel suspendeu por 11 dias a venda de linhas pela TIM, Claro e Oi em diversos Estados.

A partir disso, as empresas se comprometeram a melhorar as redes e aumentar a qualidade dos serviços, apesar de manterem o volume de investimentos previstos para este ano. A TIM, inclusive, lançou um portal para situar usuários sobre a evolução da sua rede, em conformidade com o plano de ação apresentado à Anatel.

Além do eixo Rio-São Paulo, a tele também se concentrará na expansão da rede de fibra no Norte e no Nordeste, duas das áreas mais afetadas pela proibição imposta pela a Anatel à operadora de vender novas linhas em 18 Estados e no Distrito Federal.

“Com relação a outras cidades, o restante do dinheiro (dos 700 milhões de reais) está espalhado, mas muito concentrado no Nordeste e no Norte do Brasil”, afirmou Olivieri. O executivo salientou que a rede de fibra ligando Belém a Manaus deverá ser ativado em julho, se não houver imprevistos. Essa rede faz parte de um acordo com a estatal Telebrás para compartilhamento de rede.

A TIM vai ceder mais de 2.000 km de fibras óticas no Norte do país à Telebrás, nos trechos de Tucuruí (AP)-Macapá-Manaus. A estatal, reativada pelo governo para operar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), vai ceder, em contrapartida, a mesma quilometragem de rede em trechos no interior do Norte e do Nordeste, como Tucuruí-Belém.

A TIM fechou 2012 com quase 40.000 km de fibra ótica, enquanto os investimentos em projetos nesse segmento no ano passado totalizaram R$ 500 milhões, informou a operadora.

Oi terá de adotar medidas para evitar quedas de chamadas

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A Oi terá que adotar medidas para que o número de interrupções em chamadas de telefonia fixa no Rio de Janeiro neste ano não ultrapasse os níveis apurados em 2011, determinou a Anatel.

A operadora também terá que manter as medidas adotadas em 2012 para reduzir as desconexões fixas na Bahia, Pará, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, Piauí e Amazonas, de acordo com a agência.

A empresa ainda terá que executar um plano de ações de manutenção da rede nos Estados não mencionados no documento.

A decisão prevê multa de até R$ 20 milhões pelo descumprimento das determinações.

Vivo pode comprar organizadora da Campus Party

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A Vivo teria assumido o controle da Futura Networks, empresa de eventos organizadora da Campus Party.

De acordo com o portal, os funcionários envolvidos com a feira de tecnologia foram informados da aquisição em janeiro. 

Se confirmada a notícia, a próxima edição da Campus, prevista para julho, em Recife, acontecerá sob o comando da operadora espanhola, uma das principais patrocinadoras do evento.

As empresas foram procuradas pelo Olhar Digital, mas não quiseram comentar o assunto.

A Campus Party está em sua 6ª edição no Brasil e consolidou-se como o principal encontro tecnológico do país. Anualmente, milhares de pessoas de todas as idades compartilham interesses em torno do mundo digital e discutem as evoluções do setor.

Ainda com dúvidas sobre a implementação do nono dígito? A gente te dá uma ajudinha

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Recentemente publicamos aqui no portal que três estados passarão a adotar o dígito 9 na frente dos números telefônicos completamente. Como essa é uma questão que só tende a atingir mais pessoas, o #Minha Operadora resolveu elaborar um questionário com perguntas respondidas para tirar suas dúvidas antes da implementação em seu estado.

Perguntas e Respostas sobre a inclusão do nono dígito nas áreas de registro 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 (Estado de São Paulo), 21, 22, 24 (Estado do Rio de Janeiro), 27 e 28 (Espírito Santo). 

1. Por que os números de celulares terão o nono dígito?

Para dar continuidade ao processo de aumento da disponibilidade de números de telefones móveis (celulares) no Brasil, iniciado em 2012 com as cidades de Código Nacional 11 (cidade de São Paulo e região metropolitana), atendendo à crescente demanda de novos usuários no país, conforme Resolução nº 553/10 da Anatel.

2. O nono dígito será adicionado aos números de todo o Brasil?

Nesta nova fase, em 2013, será implementado no restante do Estado de São Paulo (DDDs 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) e em todo o Estado do Rio de Janeiro (DDDs 21, 22 e 24) e Espírito Santo (DDDs 27 e 28). Já existe o nono dígito no DDD 11, incluído em julho de 2012 e será implementado em todo o País até o fim de 2016, conforme cronograma.

3. Quando os telefones móveis nos DDDs 12 a 19 e 21, 22, 24, 27 e 28 terão nove dígitos?

A partir de 25 de agosto de 2013 todos os usuários de telefones móveis do Estado de São Paulo (DDDs 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) e a partir de 27 de outubro de 2013 todos os usuários de telefones móveis dos Estados do Rio de Janeiro (DDDs 21, 22 e 24) e Espírito Santo (DDDs 27 e 28) terão seus números alterados para nove dígitos. Estas datas são chamadas “Dias D”.

4. Qual número será adicionado à frente (à esquerda) dos números de telefones móveis?

O número 9 será acrescentado à frente dos números atuais. Exemplo: o número atual XXXX-XXXX passará a ter o formato 9XXXX-XXXX

5. Os números dos telefones fixos também irão mudar?

Não. Apenas os usuários da telefonia móvel, nos DDDs 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24, 27 e 28 terão o “9” adicionado em seus números. Os telefones fixos continuarão com oito dígitos. 

6. O usuário de telefone fixo também terá de discar o nono dígito para chamadas a telefones móveis que ganharem o nono dígito?

Sim. Quem ligar de qualquer telefone (fixo ou móvel) para um telefone móvel que tenha o nono dígito acrescentado terá de incluir o “9” antes do número antigo para que a ligação seja completada.

7. Como serão feitas as ligações de outros Estados para os telefones móveis das áreas que ganharam o nono dígito?

Da mesma forma como são feitas hoje, mas com a inclusão do nono dígito. Exemplo: 0 + Código da Operadora + Código de Área + 9XXXXXXXX

8. As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?

Por um tempo determinado, voltado para a adaptação das redes e dos usuários, as ligações com oito dígitos ainda serão completadas. Gradualmente, serão feitas interceptações, e o usuário receberá mensagens de voz com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas discadas com oito dígitos não serão mais completadas.

9. O que ocorrerá 40 dias após os Dias D (dia em que começará a mudança da numeração)?

As chamadas feitas com oito dígitos para números que tenham recebido o nono dígito serão interceptadas pela prestadora e o usuário será orientado a usar a nova numeração. Após os 40 dias, as mensagens SMS e MMS também não serão enviadas se forem usados apenas oito dígitos.

10. O que ocorrerá 100 dias após os Dias D?

As chamadas feitas com oito dígitos para celulares que tenham recebido o nono dígito não serão mais completadas. O usuário ouvirá a mensagem de número inexistente sem qualquer orientação sobre a nova forma de discagem.

11. O nono dígito será adotado em outras áreas de numeração? Quais e quando?

Sim. A Resolução n.º 553/2010 da Anatel determinou a implementação do nono dígito em todo o Brasil. O DDD 11 ganhou o nono dígito em 29/07/12. Em 2013 será a vez dos DDDs 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 (Estado de São Paulo), 21, 22, 24 (Rio de Janeiro), 27 e 28 (Espírito Santo). O cronograma de implementação em todo o Brasil pode ser visto aqui.

12. Durante a mudança, o que acontecerá se o usuário tiver um pedido de portabilidade pendente?

O processo de portabilidade acontecerá normalmente.

13. O usuário pode optar por manter seu número atual com oito dígitos?

Não. A mudança é obrigatória e afetará todos os usuários da telefonia móvel nos DDDs 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24, 27 e 28.

14. O que irá acontecer com os créditos do usuário quando o número do telefone for alterado?

Com relação aos assinantes de telefones pré-pagos, a mudança da numeração não afetará nem os créditos nem as suas respectivas validades.

15. A inclusão do nono dígito tem algum custo para o usuário?

Não, ela é gratuita e de responsabilidade das operadoras.

16. Quem irá providenciar a alteração da agenda do usuário?

Cabe ao próprio usuário atualizar os novos números em sua agenda de contatos.

17. O nono dígito será adicionado a todas as empresas de telefonia móvel?

Sim, exceto as empresas que prestam o Serviço Móvel Especializado, usadas para fazer chamadas do tipo despacho, conhecidas como rádio, e regidas pela Resolução n.º 404/05 da Anatel.

18. Os números de rádio irão mudar?

Não. Os números que são usados como terminais de rádio não irão mudar.

19. O que acontecerá se o usuário ligar para um número de rádio incluindo o dígito 9 na frente?

O usuário ouvirá, por um período determinado, uma mensagem informando que o número não mudou e que ele deve fazer a ligação novamente, com o número correto, com apenas oito dígitos.


Tudo esclarecido? Então, fique já preparado para adotar a novidade!

Claro TV exibe filme pornográfico em canal infantil

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Paula de Toledo Piza levou um susto ao flagrar seus dois filhos, uma menina de 8 anos e um garoto de 4, vendo um filme de sexo explícito na televisão. Ao ser expulsa da sala, a menina ainda falou: “Não fiz nada”.

De fato, ela não fez absolutamente nada. Nem ela nem os demais assinantes da Claro TV que assistiam à programação do Disney Channel (canal 98 da operadora) naquele momento, por volta das 9h30. Por razões ainda não esclarecidas, imagens de um canal adulto entraram no lugar da programação infantil. No horário, o canal costuma exibir as aventuras dos irmãos “Phineas e Ferb” .

Paula e seu marido, o analista de sistema Carlos Sabino Villalba, estão revoltados. “Assinamos o Pacote Família. Por isso, deixo as crianças na frente da TV sem preocupação”. Villalba registrou um B.O. (boletim de ocorrência) e diz que vai cancelar a sua assinatura.

Procurada pelo #Minha Operadora, a empresa reconhece o problema, e enviou uma nota, que diz:

“Na manhã de hoje detectamos que dois de nossos canais transmitidos tiveram a sua programação trocada. A questão foi diagnosticada prontamente por nossos técnicos e a correção foi feita em 8 segundos. Nossa equipe está agora analisando a origem da alteração indevida de canais, que nunca aconteceu antes em nossa programação. Todas as hipóteses estão sendo analisadas. O sinal trocado foi enviado para cerca de 800 clientes.”

Vivo traz nova rede social para o Brasil

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Há espaço no Brasil para outra rede social? Na opinião de Zaryn Dentzel, criador do Tuenti, sim. A rede espanhola, a mais popular do país, tenta se expandir para outros países, apostando em um modelo de negócios diferente do Facebook, que segundo os fundadores, leva em conta a privacidade do usuário.

Dentzel explica que a pessoa tem domínio total do conteúdo que é postado por ela na rede e que suas informações não são repassadas a anunciantes, como faz a página de Mark Zuckerberg. Além disso, nada do que é postado é indexado pelo Google.

“Publicidade em si, não é ruim, mas não deve ser intrusiva”, acredita Dentzel, comparando com o Facebook. Para gerar receita sem se aproveitar dos dados dos usuários, o Tuenti utiliza acordos com operadoras telefônicas da Espanha na venda de pacotes de conectividade.

Outro diferencial apresentado em relação à principal rede social do mundo é o foco em pessoas e amizades reais e por isso há um controle forte sobre os perfis ‘fake’. Segundo Dentzel, o Facebook é como uma bagagem social que você carrega, adicionando pessoas com as quais você quase não tem contato. Isso acaba fazendo com que haja muita informação irrelevante em sua timeline. 

Para o criador do serviço, o Brasil e a América Latina como um todo são mercados importantes para qualquer rede social que pretenda crescer e que esta possibilidade é real. Segundo ele, o espanhol é muito social, bem como brasileiros e latinos, o que é um fator decisivo para desencadear um crescimento rápido e viral de uma rede.

Para isso, ele acredita que será necessária uma adoção massiva do aplicativo. O Tuenti gostaria que seu app (ainda em fase beta no Brasil), disponível para iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone cresça no mesmo molde de Instagram e Whatsapp.

Telefones móveis terão nove dígitos no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no interior de São Paulo

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A Anatel publicou no Diário Oficial da União, aviso no qual comunica que o nono dígito nos telefones móveis das áreas de registro 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 (Estado de São Paulo) será implementado a partir de 25 de agosto de 2013. O comunicado também agenda para o dia 27 de outubro a inclusão do nono dígito nos celulares das áreas 21, 22 e 24 (Estado do Rio de Janeiro) e 27 e 28 (Espírito Santo). A medida, que já foi implementada no código 11, tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal.


A partir da mudança, o dígito 9 (nove) será acrescentado à esquerda dos atuais números de celular, que passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones móveis dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, independentemente do local de origem da chamada.

Por um tempo determinado, as ligações discadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações das chamadas e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, essa medida demandará da sociedade a realização de eventuais ajustes em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos de PABX e agendas de contatos.

O prazo para a inclusão do nono dígito no restante do país pode ser visto aqui

TIM é a nova patrocinadora do Cruzeiro

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A TIM será a terceira patrocinadora do Cruzeiro para a temporada 2013. Foi apurado que o clube celeste assinará contrato com a operadora de telefonia móvel depois de uma arrastada negociação, que começou em novembro do ano passado.

Desde aquela época, o acordo estava próximo, mas as partes decidiram fechar o negócio no início desta temporada, já que haveria poucos jogos pela frente até o fim de 2012. A Tim estampará sua marca dentro do número da camisa do Cruzeiro e não nas mangas, como chegou a ser cogitado, já que o clube atualmente ainda não explora essa propriedade de sua camisa.

A Tim se juntará ao BMG e à Guaramix no uniforme celeste. A nova camisa do clube será lançada amanhã, em uma churrascaria de BH, e estreará no clássico contra o Atlético, em 3 de fevereiro. Os valores envolvidos no negócio não foram revelados, por causa de uma cláusula de confidencialidade no contrato.

A nova parceira do Cruzeiro patrocina atualmente nove grandes clubes do futebol brasileiro: Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Vitória e Vasco.

TIM acusa NET e GVT de praticarem propaganda enganosa

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A TIM conseguiu duas decisões liminares contra a NET e a GVT no Conar.

A NET foi proibida de anunciar uma promoção em que oferece banda larga de 10MB por R$ 29,80 (na verdade o preço correto era de R$ 129,80). A TIM afirma que a decisão do Conar de 11 de janeiro não está sendo cumprida pela NET e já fez outra representação contra a empresa.

Contra a GVT, a TIM conseguiu uma vitória semelhante. A empresa estava anunciando um pacote por R$ 69,90 quando, na verdade, custava R$ 169,70.