13/09/2024
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Vivo religa sua rede CDMA

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Pressionada por ações judiciais, a Vivo reativou o sinal CDMA, que garante telefonia celular nos locais mais distantes, como zona rurais. O sinal havia sido desligado no final de setembro, prejudicando milhares de consumidores em todo o estado de Rondônia, por exemplo, que dependem desta tecnologia para utilizar o telefone.

Em comunicado a imprensa, a Vivo confirmou a desativação do sinal CDMA, alegando que a operadora iria atuar apenas com a tecnologia GSM e que havia avisado seus clientes e oferecido gratuitamente a troca dos telefones CDMA por modelos GSM. Mas o problema é que o sinal GSM não tem longo alcance e não chega às localidades atendidas pelo CDMA. 

O que a Vivo propôs foi trocar um telefone que funciona por um aparelho novo que não funciona, afirma a advogada Talitah de Melo Badra, que defende clientes da Vivo em ação que tramita na 10ª Vara Civil de Porto Velho. O que as pessoas querem é que o telefone funcione, independente do tipo de tecnologia, diz a advogada. Talitah garante que o Código de Defesa do Consumidor e resoluções da ANATEL vedam alterações unilaterais, sejam tecnológicas ou comerciais, que prejudiquem o consumidor

Dias após ser notificada da ação judicial, a Vivo reativou o sinal CDMA. O processo prossegue para impedir que o sinal seja novamente suspenso enquanto não for assegurada uma alternativa viável para os consumidores que dependem desta tecnologia para ter telefone.

Francisco Valim pode estar deixando a presidência da Oi

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Com apenas 1 ano e meio à frente do grupo Oi, Francisco Valim caminha para deixar a presidência da companhia. Segundo fontes que acompanham o processo, a saída pode ocorrer até meados de fevereiro. O pano de fundo dessa troca de cadeiras seria o fato de a relação entre o executivo e alguns acionistas controladores ter azedado nos últimos meses, em função do resultado obtido pela Oi em 2012, que teria ficado abaixo do esperado.

Valim está fora do País, mas, volta de férias hoje. Segundo fontes, uma das soluções que vêm sendo estudadas é a indicação do diretor de operações James Meaney para assumir o comando da companhia interinamente. Procurada, a assessoria de imprensa da Oi informou que a companhia não iria se pronunciar sobre o assunto.

Os rumores em torno da saída de Valim pressionaram as ações da companhia. Os papéis amargaram perda de 5,13% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nesta segunda. Para analistas, a troca no comando da empresa pode prejudicar os avanços no plano de reestruturação da operadora.
Em relatório, o Bank of America Merrill Lynch classificou a informação como “surpreendente”, uma vez que Valim só tem um ano e meio no cargo e a recuperação da companhia ainda está em estágio inicial. “Os números apresentados nos últimos dois trimestres mostram alguma melhora, dentro das expectativas, e principalmente em linha com o guidance (projeção) da companhia”, ressalta.

“O Valim é bem visto pelos investidores”, afirma um analista que preferiu não ser identificado. Segundo ele, o executivo está há pouco tempo na empresa e no meio de um processo de reestruturação. “Se ele sair, este plano que está sendo conduzido fica sem pai”, afirmou, ressaltando que o desempenho no pregão de ontem já refletia essa incerteza de troca de comando.

No final do ano passado, a empresa realizou reuniões públicas com investidores, quando reafirmou o cumprimento das metas. A única meta que poderia não ser atingida, de acordo com o diretor de Tesouraria e Relações com Investidores da Oi, Bayard Gontijo, era de receita. A projeção da empresa é encerrar 2012 com R$ 28,9 bilhões de receita líquida, com R$ 8,8 bilhões de geração de caixa e R$ 6 bilhões em investimentos.

Anatel briga por R$ 194 milhões em multas que não foram pagas

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O setor de telecomunicações tem aparecido na mídia como um xerife que inspeciona e pune os prestadores de maus serviços. Não raramente jornais e notícias estampam manchetes sobre multas milionárias aplicadas contra empresas de telefonia. O problema é que muitas dessas punições acabam virando ficção.

Relatório obtido pelo Olhar Digital junto à Agência Nacional de Telecomunicações denuncia a inadimplência no setor. Nos últimos dois anos, das 4.974 multas constituídas (nome dado quando já não cabe mais recurso), apenas 49% foram quitadas integralmente. 2013 se aproxima do segundo mês e a Agência ainda negocia o pagamento de 2,54 mil débitos pendentes. Apenas 1,71% do total está parcelado.

Os bons pagadores depositaram R$ 13,6 milhões nos cofres do Tesouro Nacional, responsável por administrar o dinheiro da Anatel. Mas a Agência briga por outros R$ 194 milhões que, acrescidos ao que já foi pago, totalizariam os R$ 207,7 milhões previstos. As contas foram feitas com base no documento enviado pelo órgão e consideram acréscimos moratórios e eventuais juros praticados.

Embora o montante impressione, poderia ser maior. De todas as multas anunciadas no ano passado, 40% foram desconsideradas durante o processo de apuração e julgamento das irregularidades previamente identificadas.

A Anatel diz tomar medidas para receber os milhões de reais pendentes. Segundo o relatório, os devedores de 615 multas (equivalente a R$ 52 milhões) foram avisados de que seriam incluídos no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal) caso não efetuassem o pagamento em até 75 dias após o recebimento da cobrança.

Assim que expirado o prazo, o devedor é inscrito no Cadin e tem o processo encaminhado também para o Dívida Ativa, programa aberto para consulta de débitos. Escapam da punição apenas os casos em que o valor do crédito seja inferior aos limites mínimos previstos em lei: iguais ou superiores a R$ 1 mil, no caso do Cadin, e até R$ 500 no Dívida Ativa. Segundo a Anatel, 32% das 2,54 mil multas já aparecem nos dois cadastros.

Há também as sanções que se encontram suspensas judicialmente. Apesar de representarem apenas 0,48% do total das penalidades constituídas, elas correspondem a 63,18% dos R$ 207,7 milhões previstos pela Anatel. O órgão atribui a discrepância ao fato de grandes empresas responderem pelas multas com os valores mais altos, geralmente questionadas na Justiça.

As companhias consideradas inadimplentes estão sujeitas a restrição da certidão negativa de débitos e impedimento no licenciamento de novas estações. Por outro lado, estar em dia com a Agência oferece condições privilegiadas para participar de licitações, requerer outorgas e celebrar contratos.

Site da Nextel permanece fora do ar

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Quem tenta acessar o site da Nextel simplesmente se depara com a informação acima. É que a operadora alega que está atualizando o mesmo. Porém, alguns clientes que precisam consultar informações no site da empresa reclamam que estão sendo prejudicados, e falaram que o site encontra-se indisponível desde a noite de ontem (20). O que realmente é um problema dos grandes. Afinal de contas, as pessoas utilizam o site frequentemente para checar áreas de cobertura, consultar o saldo, comprar produtos ou mesmo ser atendidos.
Procuramos a Nextel para perguntar se há alguma previsão de retorno e a empresa respondeu que os técnicos estão trabalhando para terminar as melhorias do site o quanto antes, mas que não há nenhum horário exato para o retorno, e frisou que os clientes procurassem canais de atendimento alternativos para sanar suas dúvidas.

Claro oferece fins de semana de ligações ilimitadas

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A operadora Claro turbinou seu plano Pré-Pago depois que a Anatel liberou as operadoras de voltarem a oferecer novas promoções competitivas. A tele aproveitou para lançar a promoção Claro Pré-Pago ilimitado com Fim de Semana Grátis na região do DDD 11 (Grande São Paulo).

Com esta oferta você paga apenas:
  • R$0,21 a chamada para ligações Ilimitadas local e de longa distância com o código 21 da Embratel, para qualquer celular Claro, Claro Fixo e NET Fone de todo Brasil.
  • GRÁTIS e ilimitado para falar todos os finais de semanas com qualquer celular Claro de todo Brasil.
  • R$0,50 o dia para envio ilimitado de Torpedo para qualquer operadora nacional.
  • R$0,50 a chamada para fixo local.
  • R$0,50 o dia para acesso ilimitado a internet.

E mais alguns outros benefícios:
  • Sem recarga mínima, basta ter créditos válidos e ativos.
  • Novo cliente é cadastrado automaticamente na oferta no momento do cadastro da linha Pré-Paga.
  • Cliente Claro Pré-Pago (Claro Cartão) pode aderir a oferta, LIGANDO *525, sem taxa de adesão.

Ah, e já íamos esquecendo, agora na Claro, o seu chip pré-pago vem turbinado com benefícios que vão mostrar o quanto é bom ser ilimitado. Comprando um chip pré-pago na Claro, você ganha um bônus de até R$ 6,00 + internet ilimitada durante 10 dias para navegar o quanto quiser. Esse benefício é ativado após sua primeira recarga, dentro das primeiras 24 horas. Você precisa ser um cliente novo na Claro e realizar e ativação do chip pré-pago turbinado no Plano Toda Hora, cadastrando na oferta promocional. Depois é só efetuar uma recarga de qualquer valor nas primeiras 24 horas e pronto. Automaticamente seu chip estará turbinado de vantagens ilimitadas.

É, parece que a operadora voltou a apostar agressivamente em seus planos pré-pagos. E você, o que achou de todos os benefícios da oferta? Comente.

Receba orientações de saúde pelo telefone em caso de emergência

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A Vivo é a 1ª operadora do Brasil a trazer um serviço que oferece a você orientação preventiva sobre bem estar e saúde. Basta assinar, ligar do seu Vivo e pronto: você já pode falar com enfermeiros de plantão que atuam em uma central durante 24 horas por dia, 7 dias por semana para tirar suas dúvidas e ajudar no que for preciso.

As ligações para o call center são 100% gratuitas e não há limite de utilização. Os assinantes do serviço, contam também com descontos em alguns medicamentos na rede de farmácias credenciadas e recebe dicas sobre saúde e bem estar.

Ao assinar o serviço Vivo Ligue Saúde, você recebe um SMS com o número da central de enfermeiros para entrar em contato no horário que quiser. Não perca tempo. Assine agora.

O serviço está disponível para todos os clientes da operadora, seja ele Vivo Pré, Pós ou Controle. O serviço estará disponível por R$3,90 mensais. E a primeira semana é Grátis.
O Call Center de enfermeiros deve ser acionado através do celular Vivo, as chamadas são gratuitas e não há limite para utilização. A central tem por objetivo, esclarecer dúvidas e dar orientações preventivas. O atendimento segue diretrizes científicas nacionais e não realiza diagnósticos, prescrição de medicamentos ou tratamentos. Não aciona serviços emergenciais em nome do cliente. Lembre que as orientações não substituem uma consulta médica, hein!

E agora um dos melhores benefícios do serviço. Você também recebe descontos em medicamentos:

Mas deixamos claro aqui que o desconto não está atrelado as informações e orientações do call center (que não prescreve medicamentos). O cliente deve se dirigir a uma das farmácias credenciadas com sua receita médica (fornecida pelo médico de sua confiança) e informar ao atendente da farmácia que possui o benefício desconto em medicamentos do produto Vivo Ligue Saúde. No ato da Compra do medicamento o cliente deverá informar seu número de telefone com DDD.

Então, fica a dica do Portal #Minha Operadora. O Vivo Ligue Saúde é um serviço de extrema utilidade e ao mesmo tempo barato. Saiba mais em: www.vivo.com.br/liguesaude.

Programa de TV cria paródia de comercial da Nextel

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O programa Saturday Night Live, exibido pela Rede TV, gravou um “comercial” nos moldes dos já conhecidos filmes publicitários com celebridades da Nextel. Chamado de: “Vida de Argentino, largue tudo e venha já” o depoimento no estilo do comercial da operadora mostra como é a vida de um argentino.
Vale muito a pena assistir:

                           

GVT monta rede na cidade de São Paulo

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A operadora de banda larga e serviços de telecomunicações GVT deve estrear, em 2013, seus serviços na maior cidade do país, São Paulo. Em conversa com a imprensa, o diretor de produtos da GVT, Ricardo Sanfelice, afirma que a telecom investirá R$ 2,5 bilhões na expansão de sua rede este ano e promete manter a qualidade dos serviços, apesar do crescimento na base de usuários.


Ele informou que a operadora já começou a construir a rede no município em 2010 e já no ano passado uma rede piloto foi concluída na cidade. Como o número de usuários potenciais na capital paulista é muito grande, temos cuidado em projetar uma rede que suporte a demanda com a mesma qualidade que oferecemos nas outras cidades em que atuamos.
“Fazer obras de cabeamento na cidade de São Paulo com fios de cobre, fibra óptica, quebrar calçadas é um trabalho muito complexo. Há muita regulação da Prefeitura, horários limitados para obras, mas estamos agora numa fase bem avançada” disse.

Mesmo com todas as restrições, em 2012 a tele já estrou em muitas cidades paulistas, como Guarulhos, Mauá, São Bernardo, Santos e Jundiaí. “No ano passado, também consolidamos nossa operação no Nordeste. No total, atendemos 137 municípios brasileiros. Em toda área de cobertura oferecemos todas nossas velocidades, que podem superar 100 Mbps para o usuário final.”

Muitas vezes a operadora oferece uma alta velocidade nominal, mas entrega bem menos para seus consumidores… Isso ocorre no mercado e não é bom. A Anatel está agora exigindo que as operadoras entreguem um percentual mais elevado aos consumidores. No passado, a obrigação contratual de algumas teles era entregar 10% do valor nominal, isso já subiu para 20%. No caso da GVT, no entanto, Sanfelice garante: “sempre trabalhamos com a meta de entregar 90% do valor nominal para usuário. É claro que há uma variação nessa taxa, dependendo inclusive dos serviços que o usuário demanda, mas temos uma performance muitíssimo superior às metas da Anatel.”
Ele disse ainda que não está autorizado a falar sobre os planos da nossa controladora, a Vivendi. Mas assegurou que em qualquer cenário terão uma taxa de investimento agressiva. “Em 2013, vamos repetir o volume investido em nossa rede no ano passado, que já foi muito alto, de R$ 2,5 bilhões.” concluiu.

Antenas portáteis serão usadas para melhorar 3G

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A Anatel fez uma audiência pública, nesta semana, para debater a proposta de norma para uso de fentocélulas em redes de telefonia celular ou corporativa (via rádio).

Esses equipamentos funcionam como extensão das antenas de telefonia móvel, retransmitindo o sinal da operadora em áreas internas. O serviço deverá entrar em funcionamento a partir de abril, de acordo com o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos.

Segundo ele, esse novo sistema de transmissão deverá desafogar o tráfego de telefonia móvel (celular) e terá maior utilidade para uso corporativo, como grandes empresas e shoppings, mas poderá também ser instalado em residências, já que não constitui risco para a saúde, por ter baixo nível de radiação, assim como as redes wifi, que permitem conexão sem fio com a internet.
“A fentocélula certamente será mais utilizada onde tiver um uso constante e alto, e não deverá elevar custos para os usuários, pois as empresas de telefonia móvel, que deverão gerir o sistema, terão interesse em colocar esse serviço à disposição, pois, quanto mais utilizam seus serviços, mais elas ganham”, explicou Bruno.
Após a audiência pública, a Anatel receberá sugestões sobre a proposta de norma para a implantação da fentocélula no país e depois estabelecerá o regulamento de sua utilização, que ficará a cargo das operadoras de telefonia. O sistema opera em radiofrequência para possibilitar acesso à rede por meio de conexão de rede fixa (banda larga).

As fentocélulas podem ser instaladas em locais como subsolos, estabelecimentos comerciais e residências, em que o sinal da operadora é menos potente. O equipamento possibilita o aumento de capacidade da rede de voz e dados do serviço móvel, melhorando a utilização pelo usuário. De acordo com Bruno Ramos, a fentocélula tem maior utilização na Itália e nos Estados Unidos.

Na Itália, o uso do equipamento teve que ser suspenso durante algum tempo, por haver causado interferência nas redes de telefonia móvel comuns, fato que a Anatel quer evitar quer ocorra no Brasil com a regulamentação, segundo Bruno Ramos. Por isso, a agência não permitirá utilização pelo usuário individualmente, e sim por meio das empresas de telefonia móvel.