12/09/2024
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Direct Talk começa teste com clientes de solução para SAC em redes sociais

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Muito já se falou em atendimento ao cliente multicanal mas, no caso do Brasil, esta é uma tendência que deve se tornar realidade, de fato, em 2013. Pelo menos essa é a aposta da Direct Talk, uma empresa brasileira criada no boom das pontocom, no ano 2000, e que recebeu investimento de capital anjo para ganhar músculos. Atualmente, com receita anual de R$ 15 milhões, a Direct Talk oferece suas soluções para grandes companhias como Sky, Vivo e Embratel, para citar apenas as do ramos de telecomunicações, setor em que pretende fincar o pé este ano com novos lançamentos.

A expectativa é crescer 30% em 2013, porcentual próximo ao registrado nos últimos dois anos, se aproveitando da perspectiva de profissionalização do atendimento por canais alternativos, como redes sociais. No final de 2012, a Direct Talk investiu R$ 1,5 milhão e lançou o DTSocial. A solução pretende suportar empresas a irem além do monitoramento nas redes sociais, permitindo interação entre o operador do SAC e o consumidor.

“Percebemos tendência de atendimento pelas redes sociais se materializando, empresas estão pesquisando soluções e há carência generalizada de modelos que permitam fazer isso de forma organizada com uma ferramenta profissional”, explica Marcelo Pugliesi, CEO da Direct Talk.

A recepção das companhias ao lançamento tem sido interessante, afirma Pugliese. “Estamos em fase de piloto com algumas empresas. Inclusive as empresas de telecom têm mostrado interesse em conhecer a solução”, declarou Pugliesi.

Para ele, as gigantes do setor de telecomunicações ainda têm pouca experiência em atendimento ao cliente por canais alternativos justamente pelo tamanho das operações, o que torna inovações mais lentas. No entanto, o CEO vê espaço para ampliação. “Nossas experiências com a Vivo, por exemplo, têm sido muito positivas. Ainda temos papel muito coadjuvante, infelizmente, considerando o volume de clientes atendidos, mas este setor [telecomunicações] está no nosso foco de crescimento”. 

A atenção que a Direct Talk pretende dispender para atender o mercado de prestadoras de serviço de telecomunicações no varejo é diretamente proporcional à medida da Anatel de paralisar as vendas de novas linhas até que as telcos apresentassem planos de negócios para resolução do número de reclamações que a agência vinha recebendo.

“Tivemos alavancamento de negócio grande. As empresas de telecom estão se estruturando, infelizmente por conta deste remédio amargo”, afirmou Pugliese. Ele lembra, no entanto, que fatores positivos do mercado local também têm elevado as expectativas de um bom ano. Entre eles, citou o crescimento do mercado de TV por assinatura, pós aprovação da Lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). 

Por todos estes fatores, ganhar espaço entre as companhias com volume de clientes muito grande é um dos focos da Direct Talk para este ano. Neste primeiro trimestre, a companhia prevê o lançamento de um serviço voltado para este perfil de clientes, com foco na redução do número de chamadas e visão de grande escala. Além disso, a companhia trabalha no desenvolvimento de mais um produto, diretamente relacionado a telecomunicações, mas evita comentar mais detalhes.

Leitor diz que empresa deixou de debitar conta e cortou sua linha telefônica

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O engenheiro civil Rodrigo Bartholomeu Romano da Silva e Oliveira reclama de que a TIM cortou a sua linha telefônica.

Segundo ele, o pagamento é feito por débito automático. “Mas a Tim não debitou o valor este mês na minha conta”, diz. O leitor conta ter entrado em contato com a Tim para resolver o problema. “Mas não resolveram e cortaram a minha linha. É um absurdo”, afirma.
A TIM afirma que contatou o leitor e o informou que a fatura não está cadastrada em débito automático. Na ocasião, diz a empresa, ficou acordado o ajuste da fatura de fevereiro, em caso de cobrança de juros e multas pelo atraso no pagamento da fatura com vencimento em dezembro de 2012.

Oi irá dividir rede 4G com a TIM

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A divisão de custos e um calendário apertado para a implementação serão os principais motivos que levam a Oi e a TIM a juntarem esforços para criar uma rede partilhada de quarta geração móvel (LTE) no Brasil. 


A notícia dá conta de uma parceria que será pioneira no mercado brasileiro, permitindo uma redução de custos entre 40 a 60% na implementação dos serviços.

A Oi já reagiu em comunicado ao mercado, não confirmando mas também não desmentindo a informação, adiantando apenas que “o compartilhamento de infraestrutura de rede de telecomunicações é uma prática mundialmente difundida e que a Companhia sempre avalia oportunidades dessa natureza no mercado”.

O serviço deverá estar pronto para entrar em funcionamento em abril, para ser testado e entrar em funcionamento nas cidades que vão receber a Copa das Confederações, o torneio de seleções organizado pela FIFA em junho. As cidades onde serão realizados o campeonato serão Recife, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador. 

A Oi e a TIM são duas das empresas que se apresentaram ao leilão promovido pela Anatel, comprando frequências para operar redes de quarta geração móvel. As operadoras pagaram R$ 330 e R$ 340 milhões, respetivamente, pelas frequências. 

As concorrentes Vivo e Claro tiveram de investir mais em frequências com maior capacidade de cobertura, pagando mais de R$ 1 bilhão e R$ 844,5 milhões, respectivamente, e não pretendem compartilhar suas redes no momento com nenhuma outra operadora, pois alegam que suas redes terão uma infraestrutura enorme e que não precisam da ajuda de ninguém por enquanto.

Anatel aprova proposta para teles terem P&D

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O conselho diretor Anatel aprovou nesta quinta-feira a proposta de regulamento de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação para as companhias de telecomunicações.
O texto, que ainda passará por consulta pública, estabelece que a empresa que investir pelo menos 3% de sua receita operacional líquida anual em atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias escapará das metas de aquisição de equipamentos com conteúdo nacional nas próximas licitações de faixas do espectro eletromagnético.
Para se ter uma ideia do tamanho do estímulo à pesquisa, o edital do leilão das frequências de telefonia e internet móvel de quarta geração (4G) – realizado em junho do ano passado – obrigou as companhias a utilizarem pelo menos 60% de equipamentos e bens nacionais na implantação dessas redes.
A Anatel também aprovou a proposta de alteração do regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisições de Equipamentos pelas companhias de telecomunicações.
O texto, que também passará por consulta pública, aumenta de R$ 300 mil para R$ 750 mil o valor mínimo dos contratos sujeitos às regras. Além disso, a novo formato dá preferência a bens e serviços nacionais em caso de empate de propostas com importados, inclusive na compra de softwares.

Telefonia móvel fecha 2012 com 261,78 milhões de linhas

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O Brasil fechou 2012 com 261,78 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 132,78 acessos por 100 habitantes. No ano foi registrado 19,54 milhões de novas habilitações, o que representa um crescimento de 8,07% na base de assinantes. Em dezembro havia 210,82 milhões (80,53%) de acessos pré-pagos e 50,96 milhões pós-pagos (19,47%). A banda larga móvel totalizou 59,19 milhões de acessos.

A consolidação dos números mensais do serviço móvel está disponível na aba “Anatel Dados”. Por meio dos diferentes relatórios, o usuário poderá realizar pesquisas e cruzamentos conforme seu interesse. Os relatório publicados hoje refletem os dados disponíveis em 18 de janeiro de 2013 e podem sofrer alterações.

Teledensidade por Unidades da Federação

A teledensidade avançou 7,19% (subiu de 123,87, em 2011, para 132,78, em 2012). No quadro abaixo é apresentada a teledensidade do Serviço Móvel Pessoal (SMP) nas 27 Unidades da Federação e nas cinco regiões do País.

Teledensidade por Unidade da Federação
  Número de acessos em operação Densidade (acessos por 100 habitantes)
Brasil 261.775.433 132,78
Distrito Federal 5.963.160 220,69
Goiás 8.926.061 144,27
Mato Grosso 4.496.433 140,69
Mato Grosso do Sul 3.704.994 149,5
Total da Região Centro-Oeste 23.090.648 158,55
Alagoas 3.736.971 113,27
Bahia 17.131.333 113,5
Ceará 10.282.350 116,2
Maranhão 6.024.403 90,33
Paraíba 4.673.662 119,3
Pernambuco 11.833.444 130,94
Piauí 3.744.480 114,23
Rio Grande do Norte 4.365.446 132,72
Sergipe 2.685.596 126,78
Total da Região Nordeste 64.477.685 116,07
Acre 958.054 129,71
Amapá 953.031 139,85
Amazonas 4.149.485 114,64
Pará 8.844.736 113,4
Rondônia 2.350.533 150,1
Roraima 525.201 114,85
Tocantins 1.825.957 134,85
Total da Região Norte 19.606.997 120,91
Espírito Santo 4.580.970 128,21
Minas Gerais 25.530.785 123,79
Rio de Janeiro 23.103.379 143,15
São Paulo 63.143.431 150,1
Total da Região Sudeste 116.358.565 141,2
Paraná 14.266.540 129,97
Rio Grande do Sul 15.525.763 140,1
Santa Catarina 8.449.235 132,89
Total da Região Sul 38.241.538 134,58

Mercado

O quadro a seguir apresenta o market share do serviço móvel no Brasil.

Participação das empresas
Holding Número de acessos Participação (%)
Vivo 76.137.268 29,08
Tim 70.343.480 26,87
Claro 65.238.342 24,92
Oi 49.237.532 18,81
CTBC 740.968 0,28
Sercomtel 69.507 0,03
Portoseguro (autorizada de rede virtual) 8.300 0
Nextel 36 0

Na tabela abaixo é apresentada a distribuição de acessos móveis por tecnologia.

 Acessos móveis por tecnologia
Tecnologia Total Participação (%)
GSM 195.709.561 74,76
WCDMA 52.467.528 20,04
Terminais de Dados M2M 6.747.850 2,58
Terminais de Dados Banda Larga 6.725.434 2,57
CDMA 125060 0,05

Os terminais banda larga móvel totalizaram 59,19 milhões de acessos.

Anatel e Oi negociam quitação de dívidas de menos de R$ 50 milhões

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Como uma das contrapartidas pela compra da Brasil Telecom, o Grupo Oi aceitou retirar os recursos e questionamentos que fazia sobre Pados (procedimento de apuração de descumprimento de obrigação) aplicados pela agência e que tramitavam à época. Não houve muita clareza, no entanto, quantos e quais seriam estes Pados em discussão. Agora, parece que o Conselho Diretor da Anatel finalmente está conseguindo definir um parâmetro para esta contrapartida.
Na reunião de ontem (17), e primeira do ano de 2013, o conselheiro Jarbas Valente, que pediu vistas à proposta da ex-conselheira Emilia Ribeiro, pediu prorrogação de prazo de mais 30 dias para a decisão final, o que foi concedido. Segundo ele, a superintendência executiva e a operadora estão muito próximos de fechar um acordo no qual a empresa se compromete a quitar multas de menos de R$ 50 milhões e que ainda não foram questionadas na esfera judicial.

Conforme a superintendência de Serviços Públicos, a Oi teria mais de R$ 6 bilhões em multas aplicadas pela Anatel, valor estratosférico para qualquer corporação, o que significa que algo precisa ser feito, visto que as multas não estão relacionadas com a melhoria na qualidade do serviço.

Falha de operadora aponta celulares roubados na casa de cliente inocente

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Wayne Dobson, um aposentado de 59 anos de idade e morador de Las Vegas, é o maior ladrão de celular da região norte da cidade. Pelo menos de acordo com as coordenadas de rastreamento dos aparelhos perdidos da operadora local Sprint (Nextel no Brasil).

Desde 2011, Dodson não tem muitos dias (e nem noites) de sossego em sua própria casa. O problema envolve um software de rastreamento de localização que está presente na maioria dos aparelhos celulares e usa a triangulação entre torres de celulares próximas e GPS para realizar seu trabalho.

Porém, um problema no funcionamento do serviço de localização começou a apontar a casa do aposentado como o local onde os aparelhos perdidos ou roubados estão. Segundo o Huffington Post, na primeira vez que isso aconteceu, um casal bateu à sua porta no meio da noite procurando seu smartphone, e é claro que Dodson não entendeu absolutamente nada e explicou para eles que não havia roubado aparelho nenhum.

Mas o fato continuou a se repetir, várias e várias vezes, até que ele colocou uma placa na porta da sua residência dizendo que “não há celulares perdidos aqui! Este local dá uma falsa posição a ‘localizadores de celulares’ devido a uma torre de celular atrás da casa. Entre em contato com a polícia de North Las Vegas e faça sua queixa”.

O problema aconteceu com alguns proprietários de telefones da Sprint, mas a operadora disse que tinha pesquisado o problema e determinou que ele não está relacionado a qualquer falha da sua rede.

Oi é condenada por bloquear linha por suspeita de fraude

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A operadora de telefonia Oi terá que indenizar uma consumidora que ficou privada dos serviços de telefonia fixa e internet por mais de 30 dias, acarretando prejuízo ao seu trabalho. A decisão é da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal.

De acordo com os autos, a empresa bloqueou a linha telefônica fixa da autora (que era usada em escritório jurídico) e o respectivo serviço de internet diante de suposta divergência cadastral e suspeita de fraude.

Segundo o entendimento da Turma, “não há mero descumprimento contratual se a recorrente age com excessiva desídia e o serviço (linha de telefone fixo e internet) era imprescindível ao desempenho profissional da recorrida”. Afirma, ainda, ser injustificável o bloqueio de serviço, “máxime se a conduta é reiterada e se repete mesmo depois da recorrida haver confirmado, mais de uma vez, os seus dados pessoais, conforme documentos juntados aos autos”.

Diante disso, a Turma concluiu que os fatos “são capazes de ensejar na recorrida abalo emocional, decorrente de sentimento de descaso e desrespeito superlativos, portanto, cabível indenização por danos morais”. O valor foi fixado em R$ 2 mil, acrescido de juros e correção monetária.

A empresa já havia sido condenada em primeira instância. De acordo com a sentença, é “indiscutível a falha na prestação dos serviços, eis a divergência cadastral ou suspeita de fraude não são motivos suficientes para a suspensão dos serviços, devendo as questões serem primeiramente objeto de esclarecimentos, mantendo-se íntegra a prestação do serviços. Em outras palavras, não poderia a requerida, diante das fatos elencados, primeiramente suspender os serviços, e somente depois verificar a veracidade das suas suspeitas”.

Claro abre o sinal dos canais esportivos ESPN

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Até o dia 5 de fevereiro, os assinantes que possuem o pacote básico da Claro TV poderão assistir ao conteúdo dos canais ESPN e ESPN Brasil, que não é disponível nos pacotes básicos desta operadora.

Durante esse período, a ESPN exibirá o evento esportivo mais importante dos Estados Unidos, o Super Bowl. A final da liga de futebol americano será disputada no dia 3 de fevereiro, em New Orleans e, a cada ano, o evento quebra recordes de audiência na TV norte-americana. 

Além do Super Bowl, o canal exibirá as finais masculina e feminina do Australian Open e as partidas da NBA. O canal ESPN Brasil irá exibir as partidas da Copa São Paulo de Futebol Júnior e também jogos de torneios internacionais.

Moradores de áreas de risco podem receber alertas via celular

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O subsecretário de Defesa Civil, tenente-coronel bombeiro Márcio Motta disse que a cidade do Rio tem 103 comunidades com sirenes, mais que a soma de quatro municípios da Região Serrana, que, juntos, contam com 82. Ele afirmou que a prefeitura capacitou 4.800 agentes comunitários de saúde para essas situações e vai começar em 40 escolas com um projeto de Defesa Civil.
Motta citou ainda o acordo com as operadoras de telefonia móvel para atuar na prevenção, que já cadastrou 40 mil pessoas para receber alertas. Para se cadastrar, é preciso mandar um SMS (para o número 4.000 e o texto “DCRJ” na Oi, Vivo e Tim, e para o 889 na Claro).

Então, fica o alerta do Portal #Minha Operadora para os leitores que moram nesta área.