12/09/2024
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Nordestinos protestam contra a SKY nas redes sociais

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A operadora de TV por assinatura Sky está mais uma vez encrencada. A falta de canais volta a decepcionar até os seus usuários mais satisfeitos.

Os seus clientes Nordestinos passaram o dia ontem protestando pela falta do canal Esporte Interativo na operadora. A questão é que este canal dedicará grande parte de sua programação para a transmissão da copa do Nordeste, que começará a ser disputada a partir do dia 19 de Janeiro e contará com 16 clubes da região. O canal Esporte Interativo está disponível apenas nas operadoras Oi TV, Claro TV, GVT TV e Vivo TV. (E tem um detalhe: somente Oi e Vivo o transmitem em seus pacotes básicos).



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A imagem acima foi a principal utilizada para protestar na maior rede social do país. Diversos clientes comentaram indignados com a situação e quem acessou a página da Sky no Facebook encontrou facilmente diversos clientes divulgando esta imagem. Em apenas 1 hora depois de publicada a imagem, ela já tinha alcançado cerca de 300 compartilhamentos.


Twitter


No Twitter não foi diferente. A hashtag #NordestãoNaSky chegou a entrar para os Trending Topics nacionais e permaneceu entre os assuntos mais comentandos durante cerca de 30 minutos. O #Minha Operadora inclusive separou alguns desses tweets para você:


Até alguns grandes jornais locais impressos estão dando destaque a campanha.

Este ato é similar ao que foi feito em 2012, quando muitos torcedores pediram a inclusão do canal Fox Sports na grade de canais da SKY, que transmitia a Copa Libertadores da América. A Sky foi a última operadora a adicionar o canal de esportes em sua grade na época.

E apesar de todo esse esforço em relação ao Esporte Interativo, não é somente ele que deixa os clientes da Sky insatisfeitos. O canal da MTV também é bem aguardado e somente a Oi TV adicionou o canal a sua grade, mas nada da Sky. Sem contar os outros diversos canais que deveriam ser colocados por ordem de uma lei federal e que até agora a Sky não cumpriu, pelo contrário, só reclamou e até chegou a retirar alguns canais, como o Play TV e Clima Tempo. Vale lembrar que apesar disso, a Sky ainda é considerada uma das operadoras de TV mais caras do país.

Para você, qual a verdadeira dificuldade da Sky em obter e manter novos canais? Lembra de algum outro canal que a Sky não possui ou dificulta seu acesso? Comente.

Operadoras terão que mostrar tempo de conexão, valor cobrado, ligações e mais

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A Câmara dos Deputados está analisando o projeto de Lei 4442/12, que obriga as empresas de telefonia a detalhar a conta ao consumidor. 

De acordo com nota divulgada, as operadoras serão obrigadas a mostrar ligações, conexões e transações efetuadas, com dados do destinatário e duração de ligações, além do tempo de conexão e valor cobrado.

O texto também prevê que as empresas enviem cópia dos contratos e eventuais modificações com prazo mínimo de 30 dias para o consumidor aderir às mudanças. 

Márcio Marinho, deputado responsável pelo projeto, afirma que é preciso que o dever de informar, clara e exaustivamente, esteja previsto na lei e não só em regulamentos da Anatel. 

A proposta será votado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário.

9º dígito passa a valer para o Rio de Janeiro e Espírito Santo em Outubro

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As cidades do interior do São Paulo, o estado do Rio e o Espírito Santo adotarão o nono dígito para telefonia celular a partir do segundo semestre deste ano, segundo cronograma definido pela Anatel. 

Para o interior de São Paulo, a mudança passa a valer a partir do dia 25 de agosto. No Rio e no Espírito Santo, o uso do nono dígito começa no dia 27 de outubro. A partir dessas datas, os usuários devem incluir o dígito 9 no início do número do celular.

Para São Paulo, a data limite é 31 de dezembro de 2013 e, para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, 31 de janeiro de 2014. Após a adoção do novo número, as ligações com oito dígitos serão interceptadas e o usuário ouvirá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.

A medida padroniza o plano de numeração da telefonia celular em todo o Brasil e amplia os recursos de numeração em cada área. No ano passado, a mudança foi implementada nos celulares da área 11, em São Paulo. A previsão da agência reguladora é que até o final de 2016 o nono dígito esteja implantado em todo o País.

Oi não oferece a internet com a velocidade contratada e serviço ainda é lento

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Agora uma denúncia aqui no #Minha Operadora. Apesar dos últimos “bons momentos” que a Oi está passando, uma coisa é certa: a operadora ainda precisa melhorar, e muito, a sua infra-estrutura.

De nada tem adiantado as promessas de gestores da empresa de telefonia Oi, de que a empresa iria melhorar a qualidade dos serviços de internet em Rondônia.

Parlamentares de Rondônia e até o governador Confúcio Moura (PMDB) cobraram da concessionária dos serviços que tratassem os usuários com o mínimo de respeito, mas não tem surtido efeito, pelo menos por enquanto.

É verdade que as panes, constantes até o primeiro semestre de 2012, deixaram de ser registradas com frequência em Rondônia (bons momentos). A desculpa da empresa para as seguidas panes é sempre a costumeira “rompimento de um cabo de fibra ótica no interior”.

Além da internet, é comum que os aparelhos celulares fiquem sem sinal.

Mas, agora diminuíram as panes e os usuários precisam conviver com outro problema crônico: lentidão na web. Sem contar que eles vendem um plano de 5 megas, por exemplo, na velocidade dos dados, mas na verdade o tráfego não chega a 1 mega.

Ocorre que o valor das contas não chega “com o desconto”. Ou seja, quem paga 5 Mbps mas tem utilizado apenas 1Mbps, fica no prejuízo.

Pequenos, médios e grandes empresários, repartições públicas, comerciantes e usuários em geral tem sofrido com a má qualidade dos serviços em Rondônia e não sabem a quem recorrer para terem seus direitos assegurados.

O nosso Portal vai continuar acompanhando esse caso por lá e publicaremos em breve novas matérias para informar se a qualidade da operadora por lá teve alguma melhora.

Vivo segue líder em recomendações de dividendos

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Pelo 5º mês consecutivo, as ações da Telefônica Brasil (Vivo) foram as mais citadas nas carteiras recomendadas com estratégia de dividendos. Dos 10 portfólios acompanhados, os papéis da Vivo foram citados em 7 deles.

Seguindo o ranking, passando de 2 para 3 citações, estão os papéis da CCR, se juntando ao Banco do Brasil e Grendene, que mantiveram o mesmo número de recomendações. Entre outras ações, destaque positivo para a Oi, que não havia sido citada em dezembro, e neste mês apresentou 2 recomendações.

Para a compilação deste mês de janeiro, foram utilizadas as carteiras de dividendos elaboradas pela Ativa Corretora, Bradesco Corretora, Citi, Coinvalores, Omar Camargo, Planner, Souza Barros, Rico, Um Investimentos e XP Investimentos.

O fim de 2012 ficou marcado por dificuldades no setor de telecomunicações, o que inclui restrições da Anatel no setor. Porém, os ativos da companhia se mantiveram entre os mais recomendados entre as carteiras de dividendos, sendo este o 5º mês consecutivo como líder de citações.

Para os analistas da Bradesco Corretora, a companhia, como líder no mercado de telefonia móvel, apresenta uma boa distribuição de clientes, além de apresentar qualidade em seus serviços. Além disso, eles apontam a companhia como uma boa pagadora de dividendo devido a sua baixa necessidade de investimentos, baixo nível de endividamento e forte geração de caixa.

Além desses fatores, a Citi Corretora destaca a elevada base 3G e de planos pós-pagos no segmento de telefonia móvel da Vivo, garantindo uma boa rentabilidade para a companhia.

Recomendações em carteiras de dividendos
Ação Janeiro/13 Dezembro/12
Telefônica Brasil PN 7 6
Cielo ON 4 4
Ambev PN 4 3
Taesa 4 3
CCR ON 3 2
Banco do Brasil ON 3 3
Grendene 3 3
Banrisul 2  –
Contax PN 2 2
Tractebel ON 2 3
AES Tietê PN 2 2
Oi PN 2
Ultrapar 2 1
Metal Leve 1 2
Bradespar PN  1 1
BM&FBovespa 1 1
Cemig PN 1 1
 Souza Cruz 1 1
Siderúrgica Nacional 1 1

Portugal Telecom apresenta o novo MEO

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A Portugal Telecom, acionista da brasileira Oi, apresentou o reposicionamento da marca MEO, que agora passa a oferecer pacotes de serviço quadruple play, a partir da inclusão da telefonia móvel. A companhia já havia anunciado em outubro sua aposta neste tipo de convergência fixo-móvel, mas agora começa a colocar o plano em prática.

De acordo com comunicado da companhia, a marca MEO, centrada antes em uma nova experiência de TV, agora deve ser reposicionada com base em três conceitos: simplicidade, comodidade e poupança. De acordo com a companhia, mais de 80% dos lares em Portugal teria propensão elevada para pacotes quadruple play.

A Portugal Telecom fez questão de frisar seu ganho de escala com a oferta, especialmente se todos os membros da família forem incluídos no pacote por meio da telefonia móvel. “A oferta M4O permite que todas as famílias no mercado acedam a mais e melhor serviço – na voz e na internet – a preços inferiores aos atualmente praticados no mercado”. 

A empresa de telecomunicações portuguesa garante que oferta de quadruple play é possível por conta do investimento em fibra óptica até a casa dos clientes (FTTH) (as 1,6 milhões de casas passadas são clientes potenciais do serviço) em combinação com a rede 4G LTE, que cobriria 90% da população do país.

Rompimento de cabo de fibra óptica deixa clientes da GVT sem internet

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Um duplo rompimento de cabos de fibra ótica provocou a instabilidade da banda larga da GVT nos estados de Minas Gerais, Goiás , Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal ontem. Segundo a empresa, todos os serviços já foram normalizados.

De acordo com comunicado da operadora, assim que detectou instabilidade no serviço de internet banda larga na região, por volta das 8h35 desta sexta, “as equipes técnicas da GVT estiveram em campo empreendendo todos os esforços para normalizar a operação, que foi 100% restabelecida às 13h30 do mesmo dia”.
A GVT informou também que, durante o período de instabilidade, parte da rede que não foi afetada deu suporte a todo o sistema, com algumas restrições. A Anatel confirmou que recebeu queixas contra o serviço.
Outras teles também foram afetadas
Hoje pela manhã a assessoria de imprensa da Claro informou que uma falha de um equipamento de voz da operadora foi responsável por deixar os clientes da tecnologia 3G sem receber e efetuar ligações. O problema teve início na quinta-feira.
A assessoria de imprensa da Embratel informou que o departamento de engenharia da empresa não constatou nenhuma alteração no serviço disponibilizado e que opera normalmente.


Oi é acusada de sonegar impostos no ES

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O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES) denunciou criminalmente o Grupo Perim, responsável pela rede de supermercados Perim, e a Telemar Norte Leste S/A, responsável pela Oi, pela sonegação total de mais de R$ 300 milhões em impostos. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), que atuou nas investigações em parceria com o Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o montante devido pelo Perim é de mais de R$ 77 milhões, desde 2004, enquanto a Telemar deixou de recolher cerca de R$ 256 milhões. entre 1998 e 2009.

As ações foram movidas pelo Ministério Público no dia 19 de dezembro de 2012, e divulgado nesta quinta-feira (10). A denúncia tramita na 9ª Vara Criminal de Vitória

Em relação à Telemar Norte Leste S/A, a denúncia destaca que o grupo deixou de recolher  o equivalente a R$ 256.802.386,78 em valores a título de crédito tributário. Mas é de grande importância destacar que a sonegação ocorreu de 1998 a 2009. Mesmo assim, de acordo com o Ministério Público, o órgão não vai medir esforços para reaver créditos e combater a sonegação fiscal.

Consumidor incorpora portabilidade na procura por menores preços

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Trocar de operadora e manter o mesmo número de telefone, fixo ou celular, é um serviço consolidado no Brasil e os consumidores tem mais tranquilidade para tomar a decisão de mudar para a empresa de telefonia que oferecer menores preços. A análise é de consultores do setor de telecomunicação. Os números divulgados pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações confirmam o cenário de estabilidade. Em 2012, foram 4,73 milhões de transferências. Em 2011, foram 5,37 milhões.

“Os números mostram que atingimos uma estabilidade do sistema e a portabilidade vem sendo usada por pessoas que têm necessidade de manter o número quando trocam de operadora. O serviço está funcionando bem, principalmente na telefonia fixa e pós-paga”, afirma o presidente da empresa de consultoria em telecomunicação Teleco, Eduardo Tude. Ele explica que a portabilidade reduz os gastos dos consumidores. Sem o serviço, quando se tratava de pessoa física, havia o desgaste de informar aos contatos o novo número. No caso de empresas, a troca de número significava novos gastos com publicidade.

Para evitar a atualização do número para toda a agenda telefônica, a funcionária pública Inês Araújo trocou de operadora apenas quando soube que manteria o mesmo número. Em busca dos melhores planos para a família, que soma 4 aparelhos de celular, ela passou por 4 operadoras, “Com o mesmo número é mais fácil. Se tivesse que trocar tudo, não sairia da primeira operadora, a não ser por um custo benefício muito grande”, diz.

No Brasil, assim como em outros países da América Latina, a portabilidade começou a  ser utilizada nos últimos anos. No país, as pessoas podem mudar de operadora e manter o mesmo número quantas vezes quiser, mas devem permanecer dentro da mesma área de registro (DDD). O benefício passou a valer em 1º de setembro de 2008 em locais com menos usuários de telefonia. A implementação em todo o território seguiu 14 etapas e foi finalizada em 2 de março de 2009.

Segundo a associação das empresas que cuidam dos recursos em telecomunicações, de 2008 a 2012, foram efetivadas 18,04 milhões de migrações, sendo 11,64 milhões (65%) para telefones móveis e 6,39 milhões (35%) para fixos. As porcentagens se mantiveram praticamente constantes no 4º trimestre do ano passado, quando de 1,14 milhão de migrações. Foram 686 mil (60%) para usuários de aparelhos móveis e 457 mil (40%) para usuários de telefone fixo.

Para solicitar a portabilidade, o cliente deve procurar a prestadora para a qual deseja migrar e informar dados pessoais, o número de telefone e a prestadora atual. Caso não haja nenhuma pendência junto à outra operadora e se os dados estiverem em ordem, a nova operadora agendará a habilitação do serviço, que deve ocorrer, no máximo 3 dias úteis após a solicitação de mudança.

Para os usuários de celulares pré-pagos, há um cuidado de evitar registro de aparelhos roubados. Caso haja alguma divergência no cadastro, o usuário deverá resolver as pendências pessoalmente na prestadora atual e depois solicitar a portabilidade. De acordo com a Anatel, o valor máximo a ser pago a cada solicitação é R$ 4.

Se o consumidor tiver algum problema junto a operadora é possível fazer queixa à agência reguladora, que tomará as providências cabíveis. A queixa deve ser feita pelo site da Anatel ou pelo telefone 1331 ou 1332 para deficientes auditivos.

GVT planeja levar o telefone fixo ao celular por meio de aplicativo

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A GVT oferece banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa, mas nada disso é móvel. Então, para 2013, a operadora promete levar internet Wi-Fi para locais públicos, além de oferecer um serviço de VoIP associado à sua linha fixa.

Ricardo Sanfelice, diretor de marketing e produtos da GVT, diz que a operadora vai oferecer Wi-Fi gratuito para seus clientes em locais públicos como cafés, restaurantes e shoppings ainda este ano, assim como as concorrentes Oi, Vivo e TIM já fazem.

Ele diz algo curioso, no entanto: “todo cliente da GVT que tem TV por assinatura pode habilitar Wi-Fi público”, porém com raio de cobertura limitado à casa dos usuários. Como a GVT TV conta com cerca de 400.000 assinantes, já existem 400.000 hotspots esperando para serem ativados e oferecerem Wi-Fi de graça a qualquer cliente da operadora.

Ou seja, esta rede poderia ir além de locais públicos que geralmente recebem hotspots Wi-Fi. Resta saber os detalhes, mas a operadora diz que veremos o Wi-Fi público até junho.

Para o primeiro semestre, a GVT também promete ligações fixas pelo celular. Basicamente, é um serviço de VoIP associado à sua linha fixa da GVT: você paga a tarifa da operadora, mesmo no exterior, mas usa Wi-Fi para realizar as ligações. É algo bem próximo do Skype.

Sanfelice diz que será possível “transferir o número telefônico da GVT para o seu dispositivo sem fio”, então imaginamos que seja possível receber ligações VoIP no celular também. O Skype cobra a mais por isso. Para tanto, a GVT promete um app voltado para smartphones, que também estará disponível até junho.

No geral, parecem boas novidades, e esperamos que virem realidade mesmo se a GVT for vendida para outra empresa. Sua dona, a Vivendi, não quer mais operar com telefonia.