20/07/2024
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Claro passa a ter máquina de cartão; veja como funciona

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A Claro amplia seu portfólio com a máquina de cartão da Bin, marca da Fiserv. Em parceria com a Fiserv e através da Claro Pay, a oferta está disponível desde 24 de junho para pequenos e médios empresários em Belo Horizonte, com expansão prevista para todo o Brasil até o final do ano.

A Claro Empresas lançou a nova solução para facilitar a rotina dos empreendedores, oferecendo diversos serviços em um único fornecedor.

Segundo Douglas Bego, diretor da Claro Empresas, a máquina de cartão é uma extensão da estratégia de fornecer produtos convergentes, integrando-se aos serviços de conectividade e produtos digitais da Claro para ampliar e fortalecer os negócios dos clientes.

“A Claro Empresas tem o direcional de oferecer produtos convergentes para a melhor experiência de todos os clientes. A máquina de cartão vem ao encontro desse propósito, já que ela pode ser aliada a todos os serviços de conectividade da Claro, além de produtos digitais relevantes para potencializar e expandir os negócios dos nossos clientes”.

A Fiserv e a Claro uniram forças para oferecer soluções completas que atendem às necessidades específicas de pequenos e médios empreendedores. Isso inclui terminais Android avançados, como os SmartPOS, que simplificam operações comerciais através de aplicativos integrados, e a capacidade de transformar smartphones em terminais de pagamento (Tap on Phone), promovendo mobilidade e digitalização.

Jorge Valdivia, General Manager da Fiserv no Brasil afirma que essa parceria visa beneficiar os empreendedores conectados aos 86 milhões de clientes móveis da Claro no Brasil, aproveitando sua ampla cobertura nacional para oferecer uma experiência de pagamento mais eficiente e satisfatória.

“Esta é a nossa primeira parceria com uma operadora de telecom no Brasil e estamos otimistas com a possibilidade de trazer mais oportunidades aos empreendedores potenciais dos 86 milhões de clientes móveis da operadora. A Claro tem como vantagem a sua conexão e a capilaridade, com cobertura em 98% dos municípios brasileiros, atendendo as diferentes realidades e classes sociais. Nossa habilidade de suportar os desafios de pagamento do varejo, combinado com a qualidade de rede da Claro, contribui para uma experiência mais satisfatória e completa”.

Segundo Mauricio Santos, diretor-executivo de Serviços Financeiros da Claro e Claro Pay, a oferta foi especialmente pensada para atender às necessidades dos empreendedores, tendo como princípio a visão estratégica dos produtos Claro Pay, de democratizar o acesso aos serviços financeiros.

“O resultado é um produto muito competitivo, com taxas e condições que cabem no orçamento, gestão prática e online e compatível com diversas bandeiras de cartão, vouchers e formas de pagamento, que vai permitir ao cliente concentrar suas operações em um único equipamento”.

A máquina de cartão está disponível para pequenos e médios empresários nas versões:

  • Máquinas sem fio – solução fácil e simples que possibilita o seu negócio aceitar todas as formas de pagamento e disponibiliza mais de 40 bandeiras. 
  • Máquinas smart – seu negócio integrado com os principais aplicativos de gestão de vendas e a plataforma de pagamento SiTef. A máquina smart é completa, ágil e inteligente. Conte com um terminal de alta performance e longa duração de bateria.
  • Tap on Phone – conte com uma solução complementar a máquina sem fio ou smart e sem custo. Através de um aplicativo, você pode receber vendas por aproximação e aceitar transações de QR Code e Pix. O aplicativo é compatível com celulares Android versão 9 ou acima, com antena NFC e conexão 3G/4G/5G ou Wi-fi.

Prorrogada consulta pública da Anatel sobre modelo de custos do setor

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A Anatel prorrogou até 8 de agosto a consulta pública iniciada em maio, que visa reavaliar o Regulamento de Separação e Alocação de Contas (Resolução nº 396/2005) e a Norma para fixação das tarifas máximas de uso de rede fixa do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), dos valores de referência para uso de rede móvel do Serviço Móvel Pessoal (SMP) e de Exploração Industrial de Linha Dedicada (EILD).

A Conexis Brasil Digital, que representa as grandes operadoras, solicitou o adiamento das mudanças propostas pela Anatel, argumentando que são amplas, complexas e de grande importância para o setor de telecomunicações, afetando todas as modelagens de custos. O conselheiro Artur Coimbra apoiou o adiamento, destacando que o tema é sensível e fundamental para a regulação de mercado de atacado, e que é prudente dar mais tempo para a Anatel obter informações adicionais.

Em 2019, a Anatel realizou uma consulta pública que resultou em uma importante atualização no Regulamento de Separação e Alocação de Contas (RSAC). Essa atualização trouxe mudanças significativas, embora a metodologia de cálculo para o modelo de custos já existente não tenha sido alterada.

Uma das principais mudanças introduzidas pelas novas regras foi a exigência de que as prestadoras de serviços de telecomunicações apresentem sua contabilidade regulatória acompanhada de um documento emitido por auditores independentes. Esses auditores devem certificar a precisão e a veracidade das informações econômico-financeiras apresentadas pelas empresas.

Essas alterações foram oficializadas na resolução publicada pela Anatel na terça-feira, 16 de abril de 2019. A medida busca garantir maior transparência e confiabilidade nas informações financeiras das empresas de telecomunicações, fortalecendo a fiscalização e o controle sobre o setor.

O RSAC também ampliou seu escopo para incluir modelos de custos para novos segmentos que passaram a ser regulados pela agência. Entre esses novos segmentos estão o Transporte de Alta Capacidade e a Infraestrutura Passiva de Dutos e Subdutos.

TCL Channel anuncia parcerias para impulsionar mercado FAST no Brasil

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Focado em fortalecer sua operação no mercado brasileiro de FAST (free ad-supported streaming television), o TCL Channel, aplicativo de streaming Android da TCL, apresentou, em um painel no Rio2C 2024, sua estratégia de expansão para este ano, além de compartilhar dados sobre o crescimento global desse formato.

Durante o painel “TCL Channel: Do Sucesso Global para o Crescimento Local, Conectando Todos os Públicos na Era do FAST“, a empresa também aproveitou para anunciar suas novas parcerias estratégicas e exclusivas. O TCL Channel firmou uma colaboração com o Grupo Bandeirantes, para a criação e lançamento de três canais FAST de IP único em junho: Faustão na Band, 1001 Perguntas, apresentado por Zeca Camargo, e Linha de Combate.

Caio Carvalho, Diretor de Comunicação do Grupo Bandeirantes, explica: “O aplicativo Band Play já estava disponível nas TVs da TCL numa parceria com a Vibra, empresa do nosso grupo. Agora, teremos esses programas do Band Content que tiveram um ótimo desempenho de audiência na TV Bandeirantes. Certamente terão uma retenção ainda maior de usuários na forma de canal FAST”.

‘’Esta ação nos proporciona a oportunidade de alcançar novos públicos, trabalhar nichos específicos, monetizar nossos arquivos e estar presente em uma plataforma relevante’’, complementa o executivo.

Outra parceria anunciada pelo aplicativo é com o Dia Estúdio. Essa colaboração representa um marco significativo na transição do conteúdo do YouTube para as plataformas FAST, e ainda oferece aos criadores de conteúdo chances de exposição mais amplas, permitindo que seus trabalhos alcancem milhões de espectadores de TV.

Crescimento dos canais FAST

No painel, a TCL apontou dados que revelaram que o mercado latino-americano apresenta o crescimento mais rápido de canais FAST – com o Brasil liderando, com cerca de 60% de todo o mercado da região. Apesar do crescimento, o país ainda enfrenta desafios no setor, como a pouca oferta de conteúdo local.Por isso, o TCL Channel afirma que vem investindo cada vez mais em sua estratégia de expansão, buscando oferecer oportunidades únicas aos seus parceiros e usuários.

O TCL Channel apresentou um crescimento de 200% em relação ao ano anterior, alcançando mais de 10 milhões de usuários ativos. Até o final de 2024, a plataforma espera ter mais de 60 canais disponíveis, com mais de 80% deles originados de parceiros de conteúdo brasileiros. O serviço também planeja lançar 5 canais exclusivos ao longo do ano, com foco em entretenimento, filmes e documentários.

UM Telecom vai implementar o primeiro data center Tier 3 de Pernambuco

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O Estado de Pernambuco vai receber seu primeiro data center Tier 3. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 41 milhões para a Um Telecom Serviços de Tecnologia em Internet Ltda para implementar o hub de dados por meio do financiamento foi aprovado no Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações).

A iniciativa faz parte dos planos da empresa de transformar o estado em um hub de dados, e que será o primeiro de grande capacidade (mais de 150 racks disponíveis) com a classificação Tier 3 no estado, segundo o BNDES. Essa classificação garante critérios de alta disponibilidade em energia, climatização e segurança.

O projeto será executado no Parque Tecnológico (Parqtel) de Recife, localizado no bairro do Curado, em uma região que conta com três importantes rodovias federais (BR-232, BR-408 e BR-101). A ativação do data center Tier 3 deve acontecer até o final de 2025, que é a data prevista para entrega da primeira fase

De acordo com Daniel Gomes, COO da Um Telecom, o data center da empresa foi concebido em três fases. A primeira que terá capacidade para até 150 racks e potência útil de TI de até 1 MW, em um Data Hall. Na segunda e terceira serão adicionadas 300 racks cada uma. No entanto, como o terreno é grande, há espaço para crescer.

O terreno onde ficará o data center tem 14 mil m². “Na primeira fase devemos utilizar cerca de 30% disso, considerando a parte de escritório e administrativa, portanto, há espaço para crescimento”, explica Gomes.

Em operação, o data center Tier 3 terá amplo espaço para instalação de outras empresas que farão parte do ecossistema, o que permitirá a disponibilização de serviços digitais em diversos segmentos (computação em nuvem, 5G, cyber segurança, Internet das Coisas, entre outros).

Data centers no Brasil

Segundo o BNDES, o Brasil tem aproximadamente 87 data centers tier 3, 85% deles na região Sudeste. No Nordeste, Fortaleza (CE) tem três unidades de uso comercial e João Pessoa (PB) apenas uma.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a infraestrutura digital é um eixo fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. “Aliada ao uso de energias renováveis e exportação de serviços tecnológicos, pode ser uma forma de acelerar a sofisticação produtiva da região”.

“O BNDES está atento a essa oportunidade regional para a empresa nordestina Um Telecom, que irá operar parte com energia solar, e irá vender serviços para empresas de diversos segmentos, inclusive as grandes empresas de tecnologia mundiais”, completou.

Já Daniel Gomes afirma que a implementação de políticas públicas direcionadas ao setor de data centers é crucial para fortalecer a posição do Brasil e do Nordeste nesse mercado em crescimento.

“Ao aproveitar as oportunidades oferecidas pelo segmento de hyperscale e fortalecer aspectos estruturais como infraestrutura de conectividade e formação de mão de obra qualificada, o Brasil pode se posicionar como um hub global de data centers, impulsionando a economia digital e promovendo a inovação em todo o país”, esclarece.

Ookla aponta se o 5G realmente melhorou a conexão móvel no Brasil

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Será que o 5G está realmente cumprindo com sua promessa de entregar internet de alta velocidade e com baixa latência? É o que busca responder um levantamento realizado pelo Speedtest, da empresa de medições Ookla. Para isso, a empresa realizou uma pesquisa nos seguintes países: Brasil, Canadá, França, Índia, México, Nigéria, África do Sul, Espanha e Estados Unidos.

Imagem: Christoph Scholz/Flickr

O método que a Ookla usou foi o tempo em que leva para que uma página eletrônica (site) leva para ser carregada. Foram verificados a abertura de três serviços populares nesses países durante o primeiro trimestre de 2024.

Ter uma menor latência é uma das principais promessas do 5G, o que afeta a velocidade de carregamento de uma página. De acordo com o Speedtest Global Index TM, a média global para latência móvel foi de 27 milissegundos (0,027 segundos) e banda larga fixa de 9 ms (0,09 s) em maio de 2024.

De modo geral, o estudo aponta que a tecnologia cumpriu o que prometeu em relação a latência, tendo um carregamento de página mais rápido do que o 4G em todos os serviços dos países pesquisados. No entanto, ao fragmentar nos países estudados, a melhoria não foi a mesma em todos.

O Canadá foi o país com a velocidade de carregamento de página mais rápida acima de 5G em todos os serviços pesquisados, enquanto a África do Sul teve a velocidade de carregamento de página 5G mais lenta no Google e no YouTube. No entanto, o que nos interessa aqui é o Brasil.

Para o levantamento, foram considerados a abertura de páginas do Google, Facebook e YouTube. Os dados do Speedtest mostram que o 5G entregou uma velocidade de carregamento de página muito menor do que o 4G em todos os três serviços no Brasil durante o primeiro trimestre de 2024. O Google carregou 20% mais rápido em 5G do que 4G, o YouTube foi 25% mais rápido e o Facebook foi 30% mais rápido em 5G, conforme imagem abaixo:

A pesquisa completa com dados dos países estudados pode ser conferida no portal da Ookla.

Para Conexis, preço para uso de postes pelas teles ainda precisa ser resolvido

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Na última sexta-feira (21), foi publicado pelo governo o Decreto presidencial 12.068/24 que trata do novo regulamento para uso de postes do setor elétrico por empresas de telecomunicações. No entanto, de acordo com a Conexis Brasil Digital, entidade que representa as operadoras, que embora celebre a publicação do decreto, traz ressalvas.

Crédito: Freepik

Para a entidade, a regulamentação ainda precisa avançar, pois o decreto apenas é o começo do fim para o imbróglio dos postes do setor elétrico, e que o administrador das infraestruturas não deve gerar aumento de custos para o setor de telecomunicações.

Fernando Soares, recém-empossado como diretor de Regulação e Inovação da Conexis, pontua: “A regulamentação do compartilhamento de postes é essencial para o aumento da conectividade. Nesse sentido, o decreto publicado nesta sexta traz uma determinação para cessão desta infraestrutura fundamental para as telecomunicações. É importante que haja um avanço em uma regulamentação definitiva sobre a questão”.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda precisam tratar da questão do preço custeio da reorganização dos postes e detalhes sobre “a pessoa jurídica distinta” para a qual as “concessionárias de distribuição de energia elétrica deverão ceder o espaço em infraestrutura de distribuição, as faixas de ocupação e os pontos de fixação dos postes das redes aéreas de distribuição destinados ao compartilhamento com o setor de telecomunicações“.

Ou seja, ainda deverá haver debates entre as agências a respeito da fixação de cabos de telecom em postes. Para a Conexis, o ato presidencial deve ser usado como base para chegar às demais definições, sobretudo no que diz respeito ao custo de remuneração do posteiro, à regularização do desordenamento de postes e ao preço para uso dos postes.

“Claro que o decreto não encerra a questão, pelo contrário, é ainda um início. A partir dele devem ser debatidas definições essenciais pela Anatel e Aneel, entre elas, o custo de remuneração e de regularização do desordenamento de postes e o preço para uso dos postes, que deve refletir apenas os custos inerentes a uma ocupação administrativa”, afirma o diretor de Regulação e Inovação da Conexis.

Para a entidade, o preço deve refletir “apenas os custos inerentes a uma ocupação administrativa”. “É importante para o setor de telecomunicações que esse novo administrador do poste não implique mais custos para o setor”, frisa. “Um aumento de custos para uso de postes implicará em menos recursos para expansão e melhoria das redes”, acrescenta o Soares.

Apple discute integrar IA generativa da Meta em seus produtos

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A Meta Platforms, dona de Facebook e Instagram, manteve conversa com a Apple sobre a possibilidade de integrar seu modelo de inteligência artificial generativa ao sistema de IA para iPhones, informou o Wall Street Journal neste domingo (23).

Imagem: Ana Luiza Figueiredo / Olhar Digital

A Apple lançou na última semana o Apple Intelligence, sua tecnologia de IA que vai estar presente nas novas versões do sistema operacional de seus dispositivos, como iPhone e Mac. Há relatos também de que a empresa avalia aliança com o parceiro de pesquisa de longa data da Alphabet, dona do Google.

A fabricante do iPhone também deve discutir parceria com outras empresas de IA em diferentes regiões, como a China, onde é proibido o ChatGPT, criado pela OpenAI e apoiado pela Microsoft. Segundo o jornal, outras startups na área, como Anthropic e Perplexity, também participaram de discussões com a Apple sobre agregarem seus sistemas de IA generativa à Apple Intellilgence.

O WSJ destaca que essas negociações podem não se concretizar e podem fracassar, uma vez que ainda não foram finalizadas, acrescentando que os acordos com a Apple ajudariam as empresas de IA a obter uma distribuição mais ampla de seus produtos. Não está claro o volume do potencial ganho financeiro desses negócios, mas as conversas envolveram empresas de IA que vendem assinaturas premium para seus serviços por meio da Apple Intelligence, disse a reportagem.

A Meta e a Anthropic preferiram não comentar, enquanto a Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário fora do horário comercial.

A Apple anunciou neste mês o lançamento de seus recursos de IA, que irão integrar a nova tecnologia Apple Intelligence em seu conjunto de aplicativos, incluindo a Siri. Além de dizer que o ChatGPT para seus dispositivos, mas que planeja se diferenciar dos rivais Microsoft e Google, tendo como foco a privacidade dos usuários. O ChatGPT trabalhará junto com o Siri para lidar com solicitações de conteúdo gerado por IA.

Pluto TV adiciona nove novos canais a sua plataforma; confira

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Expandindo seu catálogo de conteúdo, a Pluto TV, serviço de streaming gratuito da Paramount, anunciou a chegada de nove novos canais à sua plataforma, com uma série de gêneros específicos, como temas criminais, de comédia e de drama.

Confira os canais:

  • Pluto TV Séries Criminais: canais com histórias de suspenses e reviravoltas
  • Pluto TV Séries Comédia: séries de comédia que trazem, desde situações malucas até personagens inesquecíveis.
  • Pluto TV Séries Drama: com histórias emocionantes, o canal conta com situações que vão te deixar suspirando e momentos que fazem chorar, desde mistérios sem solução, até histórias reais.
  • Pluto TV Curiosidade:traz programas de entretenimento variados com personagens de lugares inesperados.
  • Hunter x Hunter: mistérios, aventuras e poderes fantásticos. O canal é todo voltado ao anime homônimo.
  • Pluto TV Cozinha: exibe apenas programas de gastronomia, com foco em receitas.
  • Pluto TV Viagens: um canal que levará aos destinos mais incríveis, com culturas fascinantes e aventuras inesquecíveis, sem sair do sofá.
  • Cultne TV: é o primeiro canal da televisão brasileira 100% dedicado à cultura negra, com uma programação ao vivo composta por conteúdos de entretenimento, música, esporte, educação, movimentos sociais, religião, comunicação e saúde.
  • Woohoo Surf: que traz a emoção do surf e a adrenalina dos esportes radicais.

Semana de mistério e suspense

A partir de hoje (24) até o dia 30 de junho, sempre às 21h, a plataforma traz para a plataforma um semana com conteúdos repleta de emoção e mistério com o “Especial Invasão Alien“. O streaming fez uma seleção de filmes e séries que exploram o fascinante e enigmático tema das invasões alienígenas, que serão exibidos durante toda a semana, no canal Pluto TV Ficção Científica.

Confira a programação:

  • Dia 24, – Monstros: Continente Sombrio (Monsters: Dark Continent, 2014)
  • Dia 25 – A invasão (Occupation, 2018)
  • Dia 26 – Skyline – A Invasão (Skyline, 2010)
  • Dia 27 – Além do Horizonte (Beyond Skyline , 2017)
  • Dia 28 – Assassinos do Espaço (Alien Uprising, 2012)
  • Dia 29 – A invasão (The Arrival, 1996)
  • Dia 30- Área 51 (51, 2011)

ESPN tem transmitido ao vivo partidas da Eurocopa no YouTube

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Algumas partidas do Campeonato Alemão Euro 2024 (Eurocopa) estão sendo transmitidas no YouTube pela rede de canais esportiva ESPN, pertencente ao The Walt Disney Company. O interessante é a Disney está exibindo alguns jogos que geralmente são trasmissão em seus canais de TV por assinatura e seu streaming Star+.

De acordo com o portal TAVI Latam, as partidas estão sendo transmitidas pela plataforma do Google nos seguintes países: Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá e República Dominicana. O Brasil está fora da lista, mas aqueles brasileiros que possuem rede privada virtual (VPN), do inglês virtual private network, podem tentar acessar o YouTube desses países para acompanhar as partidas.

A ESPN não explicou o motivo de estar transmitindo esses jogos em seu canal no YouTube. A exclusão de outros países da estrangeira também não foi esclarecida. Além do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Nicarágua e El Salvador também foram deixados de lado para esta iniciativa.

A TAVI Latam também aponta que não está havendo divulgação da estratégia adotada pela ESPN. Há pouca publicidade sobre, sendo que o site da Espn publica uma pequena matéria sobre o assunto alguns dias antes da partida. Não há transmissão nas redes sociais nem na tela tradicional da rede.

Segundo a reportagem, o canal que está realizando a transmissão dessas partidas da Eurocopa é o ESPN Fans, que até agora já exibiu quatro jogos, sendo o de abertura entre Alemanha e Escócia. Já está na programação para a transmissão do quinto confronto, que será entre Holanda e Áustria em 25 de junho.

Vale ressaltar que não se trata de informações oficiais uma vez que a ESPN não se pronunciou sobre o assunto. Além de que não tem como saber se outras partidas serão exibidas no YouTube.

Sobre a Eurocopa

Nesta segunda-feira (24), a Albânia e Espanha se enfrentam pela terceira e última rodada da fase de grupos da Eurocopa, na Esprit Arena, em Düsseldorf, na Alemanha. Os espanhóis já estão classificados para as oitavas de final, mas os albaneses podem avançar à fase mata-mata em caso de vitória na partida.

A partida entre Albânia e Espanha terá transmissão da Amazon Prime (streaming) e da CazéTV (YouTube).

Starlink lança antena de internet compacta para conexão em qualquer lugar

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A SpaceX, empresa liderada por Elon Musk e responsável pelo serviço de internet via satélite Starlink, anunciou nesta sexta-feira (21) o lançamento do Starlink Mini. Este novo dispositivo é uma antena de internet compacta, projetada para proporcionar conexão em qualquer localidade.

O Starlink Mini tem dimensões semelhantes às de um notebook, medindo 298,5 x 259 x 38,5 mm e pesando apenas 1,1 kg. Além disso, possui a certificação IP67, que garante proteção contra água e poeira. Essa robustez torna o aparelho ideal para aventureiros e viajantes, desde que estejam em regiões com suporte aos satélites orbitais da SpaceX.

Este lançamento promete facilitar ainda mais o acesso à internet em áreas remotas e durante atividades ao ar livre, ampliando as possibilidades de conectividade global oferecidas pela Starlink.

Na antena, há um roteador que proporciona velocidades de download de até 100 Mbps, o que é impressionante dado o tamanho compacto do dispositivo. Além disso, o consumo de energia é relativamente baixo, variando entre 20 e 40 watts.

De acordo com Elon Musk, CEO da SpaceX, a configuração do dispositivo é simples e rápida, levando apenas cinco minutos. Ele também destacou que a antena é tão portátil que pode ser facilmente carregada em uma mochila. “Este produto vai mudar o mundo”, afirmou Musk.

O Starlink Mini foi lançado nos EUA por US$ 599, mais uma taxa mensal de US$ 30 ao plano residencial, totalizando US$ 150 por mês. A assinatura oferece 50 GB de dados móveis mensais, com um custo extra de US$ 1 por GB adicional. Estará disponível inicialmente também na Colômbia, El Salvador, Guatemala e Panamá, sem limite de dados, mas sem suporte para uso em movimento ou no oceano.

O Brasil não está incluído na primeira fase de lançamentos, mas Elon Musk prometeu expandir a disponibilidade para mais países no futuro.