11/09/2024
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Oi lança IPTV, que será expandida para 20 cidades do país

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A Oi lançou ontem seu serviço de IPTV, a TV por assinatura por meio de protocolo de internet, que permite assistir a programas no aparelho de TV, no smartphone e no tablet. Segundo a operadora, o novo serviço permite a troca de canais com mais velocidade. O usuário poderá ainda gravar programas, voltar atrás na programação e assistir a um programa já transmitido e compartilhar conteúdo nas redes sociais.

O serviço de IPTV será oferecido de forma gradativa: numa primeira etapa serão atendidos os bairros da Zona Sul do Rio e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Mais tarde o serviço será expandido para Belo Horizonte, em Minas Gerais, e outras capitais. A Oi está lançando ainda a banda larga de até 200Mbps por meio fibra ótica que vai até a casa do cliente (FTTH).

“O lançamento do serviço de IPTV da Oi antecipa as tendências de mercado da TV por assinatura e beneficia os consumidores ao proporcionar uma experiência muito mais interativa e completa. O serviço depende da instalação de uma rede de fibra ótica que vai até a casa do cliente e a Oi está investindo fortemente nessa iniciativa”, disse o presidente da Oi, Francisco Valim.
O ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, anunciou ainda para o ano que vem o plano de universalização da internet no Brasil. “A TV associada à internet é importantíssima para aumentar o número de usuários e a velocidade média, que ainda é baixa no Brasil”, disse ele.

Ele disse ainda que desde o ano passado vem se esforçando para melhorar o sistema de telecomunicações. Ele disse que a Lei 12.485, de 2011, eliminou as barreiras que impediam as empresas de telecomunicações de participar de mercado de TV por assinatura. “Demorou para fazer a regulamentação porque as empresas produtoras de conteúdo tiveram que sair da direção. A lei determinou ainda dentro da cadeia produtiva o que cada segmento pode fazer”, explicou ele.

Manuel Rangel, presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), concordou dizendo que a lei destravou a competição e vai permitir que o Brasil tenha uma forte indústria de audiovisual. “O ambiente é propício ao investimento, criando condições para o país atingir patamares de outros países como Coreia do Sul e Austrália, que têm altíssima penetração de serviços de banda larga. Esperamos que mais competidores tragam mais serviços para que cidadãos tenham opções melhores em suas casas e para que o país possa usufruir das riquezas geradas pelo esforço de competição”, disse.

Paulo Bernardo elogiou o presidente da Oi, e disse que nunca tinha ouvido falar em banda larga com velocidade de 200 mega. “Já vi velocidade de 100 mega, mas para segmentos empresarias. Na residência não tinha visto ainda”, disse.

Valim respondeu entusiasmado. “Falando para quem entende, 200 mega para jogar videogames é ótimo, você mata os outros antes de eles saberem que morreram”, brincou.

O ministro, no entanto, se permitiu a “dar um pitaco” a Valim, segundo disse. “Tem que apostar na Zona Norte do Rio, tem segmentos com bom poder aquisitivo em todas as regiões do Brasil. Tem espaço para crescer e pessoas vão querer apostar nisso”, disse ele, uma vez que o serviço de IPTV só estará disponível no Rio, num primeiro momento, na Zona Sul da cidade e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Segundo Francisco Valim, a Oi investiu em 2012 entre R$ 4 bilhões a R$ 4,5 bilhões em sua rede, incluindo o novo serviço de IPTV.

A TV por assinatura transmitida por sinal de internet da Oi tem pacotes de R$ 199,80 para 100 canais e internet de 50 Mbps e de R$ 209,90 para 131 canais e internet de 100 Mbps. Os primeiros 5 mil clientes vão ganhar a velocidade de internet contratada em dobro.

Valim explicou que cada assinante terá cinco pontos gratuitos com canais básicos. A IPTV da Oi tem acesso direto da televisão para redes sociais, permitindo ao usuário curtir ou comentar o programa assistido. Tem ainda uma locadora com 5 mil horas de conteúdo, além de karaokê. Outra novidade é o portal infantil, com conteúdo exclusivo para as crianças. É o primeiro de uma série de portais personalizados, anunciou Valim. A grade de programação é similar à da Oi TV, serviço que continuará sendo oferecido em paralelo à Oi IPTV.

Portugal Telecom alcança a marca de 100 milhões de usuários

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A Portugal Telecom atingiu a meta de 100 milhões de assinantes no mundo (um dos cinco objetivos do plano estratégico de 2009) graças ao crescimento da Oi e do MEO, serviço de pay-per-view em Portugal.

A Portugal Telecom tem 12,3 milhões de clientes em Portugal e 88 milhões fora do país europeu, dos quais 73 milhões são assinantes da Oi, em que o grupo português tem participação de 25%.

“O cumprimento deste objetivo foi impulsionado pelo sólido desempenho do MEO, da TMN e do Sapo (…) e pelo crescimento dos ativos internacionais”, afirmou a maior empresa de telecomunicações de Portugal.

Esta meta, cujo cumprimento representa um “marco estratégico” para a empresa, é uma das cinco de médio prazo traçadas pela gestão de 2009.

O plano também previa aumentar a exposição a negócios internacionais para cerca de 70% da receita, reforçar a liderança em todos os segmentos do mercado português, dar alto retorno aos acionistas e virar referência em termos de sustentabilidade.

Claro e Vivo são os líderes em banda larga móvel no Brasil

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O Brasil terminou Out/12 com 65,4 milhões de acessos banda larga móvel, sendo:
  • 52,5 milhões via aparelhos 3G (WCDMA),
  • 6,5 milhões de terminais banda larga (na maior parte modens) e
  • 6,4 milhões de terminais de dados M2M (máquinas de cartões de crédito e débito, sistemas de monitoramento e segurança,…).
São acessos banda larga móvel 25,2% dos celulares do Brasil. Um detalhamento destes dados pode ser encontrado no Balanço Huawei da Banda larga Móvel.
Para avaliar os líderes em banda larga móvel no Brasil, foram selecionados os seguintes indicadores.
Indicador Descrição
Líder
Total de Acessos BL Móvel Market Share de BL Móvel
Claro
Acessos via Aparelhos 3G Participação dos acessos via aparelhos 3G no total de acessos via aparelhos (excluídos terminais de dados)
Claro
Terminais de dados M2M Market Share de Terminais de dados M2M
Claro
Terminais de dados Banda Larga Market Share de Terminais de dados Banda Larga
Vivo
Receita de dados Participação da receita de dados na receita de serviços
Vivo
Cobertura Quantidade de municípios atendidos com 3G
Vivo
Claro e Vivo são os líderes em banda larga móvel no Brasil segundo estes indicadores que foram analisados nas postagens anteriores como você deve ter percebido.

Claro lidera no Total de acessos Banda Larga Móvel

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A Claro é a líder em market share de banda larga móvel no Brasil. Em Out/12 ela possuía 23,5 milhões de acessos, seguida pela TIM (18,3 milhões), Vivo (16,8 milhões) e Oi (5,5 milhões).

Segundo definição da Anatel, a quantidade de acessos banda larga móvel é obtida pela soma da quantidade de acessos via aparelhos 3G com a de terminais de dados (BL e M2M).
A liderança em aparelhos 3G, que representam 80% dos acessos banda larga móvel do Brasil, garantiu à Claro este resultado.

Claro está mais adiantada na conversão de GSM para 3G

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A Claro é a operadora, entre as quatro principais operadoras de celular do Brasil, que está mais adiantada no processo de conversão de sua base de aparelhos GSM para 3G. Do total de acessos via aparelhos da Claro (excluídos terminais de dados) 31,5% são 3G.
A Claro lidera também em total de aparelhos 3G (18,6 milhões), seguida pela TIM (17,2 milhões), Vivo (12,5 milhões) e Oi (3,8 milhões).

Claro lidera por larga margem no Market Share de Terminais de Dados M2M

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A Claro é a líder em market share de terminais de dados M2M com 46,9% de market share, seguida pela TIM (19,6%), Vivo (17,3%) e Oi (15,5%).
Fonte: Anatel (Out/12)
A TIM está perdendo espaço neste segmento.

TIM moderniza atendimento eletrônico

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Quem entrou em contato nesta semana com a central de atendimento da operadora TIM (1056) já deve ter notado uma grande diferença em seu atendimento URA (guiado por voz eletrônica). A TIM resolveu alterar a voz do “atendente virtual”, que passa a ser masculina, seguindo o exemplo da Vivo, NET, Oi Fixo e Oi TV que também efetuaram essas mudanças a um tempo atrás.

O menu principal também ganhou novas opções, como consulta de saldo, e o atendente eletrônico passou a ser mais interativo com o cliente como se estivesse conversando, proferindo “tá”, “viu”, “bacana” e “sinto muito”.

A antiga voz eletrônica da TIM, era dita por muitos como “uma voz irritante de uma velha”, fato esse que pode ter colaborado para a mudança. E você? O que achou do novo atendimento eletrônico da TIM? Comente.

Vivo é a líder isolada em Market Share de Terminais de Dados Banda Larga

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 A Vivo é a líder em market share de terminais de dados banda larga (modems) com 47,6% de market share, seguida pela Claro (29,0%), TIM (12,8%) e Oi (10,6%).
Fonte: Anatel

A Claro está ganhando market share, mas ainda está distante da Vivo.

Vivo na frente em Receita de Dados

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A Vivo é a líder em receita líquida de dados com R$ 1,4 bilhões no 2T12. Claro e Oi não divulgam este indicador.
R$ Milhões
1T11
2T11
3T11
4T11
1T12
2T12
3T12
Vivo
984
1.117
1.206
1.334
1.318
1.351
1.414
Tim
443
507
571
666
676
693
751
No 3T12, a receita de dados representou 27,8% da receita de serviços da Vivo e 19,4% da TIM.

Vivo ON é prorrogada mais uma vez

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Aos fãs da promoção Vivo ON: O #Minha Operadora tem uma informação muito valiosa para vocês. É que a promoção foi prorrogada pela Vivo até o dia 31/03/2013. E as regras continuam as mesmas: Até R$ 900,00 pra falar com Vivo, Acesso Ilimitado as redes sociais e SMS Ilimitado pra qualquer Vivo do Brasil. Aproveite!

E se você ainda não é ON, cadastre-se. É só chamar no *9009.