11/09/2024
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3G: Vivo atende a mais municípios que a soma das outras três operadoras

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A Vivo é a líder em cobertura 3G, atendendo 3.012 municípios (85,7% da população) em Nov/12.

municípios
2008
2009
2010
2011
3T12
out/12
nov/12
Vivo
314
579
1.206
2.516
2.876
2.939
3.012
Claro
282
389
402
657
1.045
1.061
1.071
Tim
23
55
195
488
567
587
593
Oi
99
168
211
250
445
455
457
Total
448
711
1.287
2.702
3.069
3.133
3.206

Pesquisa “Empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil” chega à 10a edição

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Em sua 10ª edição, a pesquisa exclusiva “As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil” (conduzida pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão) mensura a experiência efetiva de 3.893 consumidores das cidades de São Paulo; Campinas; Sorocaba; Jundiaí; São José dos Campos; Ribeirão Preto; Piracicaba; Limeira; São Carlos; Araraquara; Bauru; São José do Rio Preto; Itapetininga; Marília; Presidente Prudente; Jacareí e Ourinhos (SP); Recife; Rio de Janeiro; Porto Alegre; e Belo Horizonte. Os entrevistados analisaram o índice de respeito ao consumidor de empresas que atuam nos segmentos de consumo, indústria, varejo e serviços, e indicaram as 48 companhias que se destacam no respeito ao consumidor brasileiro.

O ranking geral da edição 2012 traz, pela ordem, as empresas: Nestlé, Walmart, Natura, Visa, Americanas, Sky, Zaffari, GVT, Petrobras, Apple, Submarino, Brastemp, Extra, Saraiva, Electrolux, Banco do Brasil, Samsung e Pão de Açúcar. A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo. 

Quais os principais atributos que uma organização deve ter para ser considerada uma empresa que respeita o consumidor? Do total de 3.893 consumidores que participaram da pesquisa As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil, a maioria (33%) afirma que o principal atributo é a “qualidade dos produtos e serviços”. O segundo atributo mais relevante, é a “qualidade no atendimento”, seja no âmbito virtual, eletrônico, telefônico ou nas lojas físicas (21%). Em terceiro lugar está “entregar o que promete” (18%), seguido dos atributos “ser eficiente no pós-venda” (9%), “compreender as necessidades dos clientes” (7%), “ter uma boa imagem no mercado” (4%), “ser comprometida com causas socioambientais” (3%), “ter uma comunicação honesta” (3%) e “ser ativa, atuante e presente nas redes sociais” (2%).

Em sua 10ª edição, a pesquisa apontou, no ranking geral, as 17 empresas que mais respeitam o consumidor que você confere no ranking abaixo da matéria. No total, foram premiadas 44 empresas nos rankings segmentados em 47 categorias. 

A análise da opinião do consumidor brasileiro a respeito das compras on-line e a coleta de informações via web (seguindo a tendência do consumidor 2.0) são alguns dos destaques desta edição. Entre as questões apresentadas pela pesquisa estavam “qual foi a melhor experiência via web com e-commerce?”; “Qual a melhor experiência via web com o SAC de empresas?”; “Qual a melhor experiência via web na busca por informações sobre produtos/serviços?”; e “Qual a melhor experiência via web nas redes sociais?”, perguntas que auxiliaram a equipe da pesquisa a investigar o relacionamento de consumidores com todo o atendimento prestado por empresas no ambiente virtual.

O estudo identifica que o consumidor brasileiro hoje, ao analisar os produtos, tem como principais drivers de consumo agilidade no atendimento, qualidade, correção na data de validade, garantia e condições de embalagens. Quando o tema é relacionamento, os itens de maior importância são: imagem; preços, promoções e ofertas; respeito ao Código de Defesa do Consumidor; qualificação do atendente/vendedor; mecanismos de troca de mercadoria; entrega eficiente; assistência técnica; e estrutura física das lojas.

Segundo Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, há uma década a pesquisa “Empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil” tem colaborado para melhorar e avaliar as relações de consumo no país. A cada ano, a equipe da Shopper Experience insere novas formas de avaliar o relacionamento entre clientes e marcas para que a pesquisa permaneça como uma das mais completas na avaliação do respeito ao consumidor. “Temos acompanhado ao longo de 10 anos as mudaças significativas nessa delicada relação do consumidor com as marcas. Foram muitos avanços, mas ainda temos um longo caminho a percorrer no Brasil em busca de uma relação de respeito, que garanta ao consumidor os seus direitos. Não por acaso, a pesquisa se detém justamente nessa questão; ou seja, vemos que ainda há muito a fazer pelo consumidor”, afirma Stella Kochen Susskind. 

As organizações que crescem e inovam estão apoiadas nas premissas qualidade e transparência nos relacionamentos com o cliente, ou seja, essas empresas provam que respeitar o consumidor é uma prática possível, factível. É na prática cotidiana do mercado que os gestores de marcas e produtos estabelecem relações de respeito; um respeito que é traduzido pela qualidade de produtos e serviços oferecidos; pela postura da empresa em busca de soluções para eventuais problemas surgidos; pela transparência das relações e no cumprimento aos direitos do consumidor; pela conservação do meio ambiente; pelas ações de responsabilidade social; e por meio da habilidade dos funcionários. 

Para Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e publisher da revista Consumidor Moderno, as organizações que crescem e inovam entendem que a razão para sua existência é o cliente. “Essas empresas sabem que precisam ter uma relação de transparência com ele. Respeito é um ciclo que se renova quando empresa e consumidor se identificam, principalmente em épocas de crise e restrições em âmbito mundial. Há uma série de exemplos no mercado para provar que respeito ao consumidor é algo factível. Muitas dessas companhias estão no ranking da pesquisa divulgada agora”, comenta.

Os segmentos avaliados foram: alimentos; cerveja; refrigerantes; higiene e limpeza; higiene pessoal e perfumaria; eletrodomésticos; eletroeletrônicos; computador pessoal; celular; indústria farmacêutica; calçados; artigos esportivos; fabricante de material de construção; construção e incorporação; carros nacionais; carros de luxo; supermercados; hipermercados; têxtil/lojas de roupas; farmácias; fast food; lojas de material de construção; loja virtual; cias aéreas; TV por assinatura; provedor de internet; operadora de telefonia fixa; operadora de telefonia móvel; emissora de TV aberta; jornal; editoras/revistas; financeiras/crédito pessoal; previdência privada/bancos; bancos de varejo; cartão de crédito (bandeira); seguro de saúde/assistência médica; seguro (residencial/automóvel); fornecedores de energia; gás de uso residencial; fornecedor de gás encanado; posto de combustível; benefício refeição; e serviços públicos. Nas categorias especiais, os ranking; melhor experiência de compra via internet; melhor experiência de contato; melhor experiência ao solicitar informações pelas web; e melhor experiência de contato via redes sociais.

Ranking Geral

1o- Nestlé (3,41%) 
2o – Walmart (2,63%)
3o – Natura (2,56%)
4o – Visa (2,37%)
5o – Americanas (2,36%)
6o – Sky (2,11%)
7o – Zaffari (1,86%)
8o – GVT (1,81%)
9o – Petrobras (1,76%)
10o – Apple (1,66%)
11o – Submarino (1,60%)
12o- Brastemp (1,58%)
13o – Extra (1,51%)
14o – Saraiva (1,27%) e Electrolux (1,27%)
15o – Banco do Brasil (1,22%)
16o – Samsung (1,12%)
17o – Pão de Açúcar (1,11%).

Abaixo selecionamos as empresas vencedoras nos segmentos relacionados a Telecomunicações:

Celular: Samsung (média 8,48 / 21% tiveram contato com a marca).
TV por assinatura: SKY (média 7,30 / 29% tiveram contato com a marca).
Provedor de Internet: UOL (média 7,62 / 17% tiveram contato com a marca).
Operadora de telefonia fixa: GVT (média 7,48 / 42% tiveram contato com a marca).
Operadora de telefonia móvel: Vivo (média 5,79 / 38% tiveram contato com a marca).
Emissora de TV aberta: Record (média 8,05 / 33% tiveram contato com a marca).

NET está com mais de 30 canais com sinal aberto neste mês

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A operadora NET preparou um presente especial de final de ano para seus clientes. Durante o mês de dezembro, mais de 30 canais estão com o sinal aberto a todos os assinantes, trazendo estreias de filmes, o melhor do esporte, documentários, programas infantis e variedades.

Neste final de semana de 14 a 16 de dezembro, todos os canais HBO foram abertos, com destaque para a estreia de Millennium, os homens que não amavam as mulheres, com Daniel Craig, sábado, dia 15, às 22h na HBO, canal 71 e em HD no canal 571.

Até 31 de dezembro serão 27 canais abertos com uma programação variada, desde canais infantis, esportes, filmes e variedades.

Confira todos os canais com sinal aberto até 31 de dezembro:
TV Rá Tim Bum, Disney Channel HD e Disney Junior, Sportv 1, 2 e 3, ESPN, ESPN +, ESPN Brasil e ESPN Brasil HD, Bandsports e ainda Bloomberg, Discovery HD Theater, Discovery Science, Discovery Civilization, BBC HD, NatGeo Wild HD, TLC HD, VH1 e VH1 HD, VH1 Megahits, Syfy, Glitz, Sony Spin, MGM e MGM HD e TCM.

Lei das antenas vai melhorar qualidade das operadoras

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O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, avaliou que foi um passo “importantíssimo” a aprovação da nova lei das antenas por comissões do Senado.

“Se tem uma coisa de que as empresas têm razão em reclamar é a falta de antenas”, afirmou durante evento organizado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Bernardo, porém, afirmou que as teles precisam compartilhar o uso das antenas, torres e dutos, que compõem a infraestrutura para a prestação dos serviços de telecomunicações. “Mesmo com a nova lei é impossível construir todas as antenas necessárias nas grandes cidades sem que haja um compartilhamento”, disse.
Segundo ele, caso não ocorram acordos entre as teles para o compartilhamento das infraestruturas, a Anatel poderá impor a obrigatoriedade. “Isso será bom para a cobertura dos usuários e reduzirá custos para as empresas, além de gerar menor impacto ambiental e paisagístico nas cidades”, afirmou.

O ministro acrescentou que a nova lei das antenas vai ajudar na melhoria dos serviços de telecomunicações.
Ele lembrou que problemas na prestação desses serviços levou a Anatel a suspender as vendas de novas linhas de três empresas. Para ele, a nova lei contribuirá para o funcionamento da tecnologia de quarta geração (4G).

Operadoras têm receita de R$ 159 bilhões em 9 meses

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O setor de telecomunicações tem se mostrado um terreno fértil no Brasil. De janeiro a setembro deste ano, as operadoras investiram R$ 16,5 bilhões e registraram receita operacional bruta de R$ 159,8 bilhões, 7,2% a mais que em 2011, segundo a Telebrasil.

Os investimentos foram direcionados à expansão de redes, ampliação de cobertura e melhoria da qualidade dos serviços. O volume aplicado é 18% superior ao do mesmo período do ano passado, que em sua totalidade somou R$ 22,7 bilhões, o segundo maior investimento anual da história.

Segundo a Telebrasil, nos últimos 14 anos, desde a privatização das telecomunicações, em 1998, as prestadoras privadas investiram mais de R$ 266 bilhões, incluindo o pagamento de outorgas, o que em valores atualizados chega a cerca de R$ 400 bilhões.

Estudo realizado no fim do primeiro semestre pela Telebrasil aponta que os serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga e TV paga somam 337 milhões de usuários, ou seja, as pessoas consomem mais de um serviço. O desempenho do setor também se traduz em postos de trabalho, que no fim do primeiro trimestre somava 500 mil empregos.

Oi notifica Anatel sobre imóveis alienados

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A Oi informou nesta quarta-feira a venda de três imóveis no valor de 299,7 milhões  de reais, tendo recebido o pagamento à vista, de acordo com comunicado ao mercado.


Pois bem, em fato relevante comunicado ao mercado, a Oi confirma que arrecadou R$ 299,7 milhões com a venda de três imóveis que pertenciam à empresa, pagos à vista. O presidente da companhia, Francisco Valim, afirmou que esses imóveis não faziam parte da lista dos bens reversíveis à União e que a sua venda foi notificada à Anatel, conforme estabelece a regulamentação do setor. Valim afirmou que a empresa poderá estudar a venda de outros ativos imobiliários se considerar importante para melhorar a sua estrutura de capitalização.

Um dos três prédios, no Rio de Janeiro, seguirá sendo ocupado pela companhia. Os outros dois imóveis só serão parcialmente ocupados pela Oi. De acordo com o diretor de tesouraria e relações com o investidor da operadora, Bayard Gontijo, a operadora pagará 9% do valor obtido em aluguel.

Magnata francês é indicado para conselho da Vivendi

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O industrialista e magnata francês Vincent Bollore vai participar do Conselho do Grupo Vivendi, do qual é o segundo maior acionista, disse a companhia em comunicado.
A indicação de Bollore precisa ser ratificada na próxima reunião de acionistas da companhia, disse a Vivendi.

A indicação era esperada e deve ser aprovada pelos acionistas e pode aumentar as esperanças de que Bollore possa influenciar a revisão de estratégia da Vivendi, que está em curso.

A Vivendi está trabalhando na venda de ativos, incluindo unidades de telecomunicações no Brasil, a GVT, e no Marrocos, em um esforço para reduzir sua dívida e agilizar a estrutura do conglomerado, o que pesou sobre suas ações.

Os investidores também esperam que Bollore apoie os esforços da Vivendi, agora liderada pelo presidente do Conselho Jean-Rene Fourtou, para reduzir sua exposição ao negócio de telecomunicações de capital intensivo, enquanto reforça sua atuação em música e em televisão por assinatura.

Bollore substituirá o diretor Jean-Yves Charlier, que foi nomeado diretor de atividades de telecomunicações do grupo, em outubro, disse a Vivendi.

GVT realiza promoção com banda larga de 15Mbps a R$ 29,90

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Até o fim deste ano, quem contratar o Power Combo 3 em 1 da GVT (plano com banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura com canais em alta definição, conteúdo sob demanda e acesso as redes sociais) economizará R$ 30 por mês, além de receber grátis o Power Box, equipamento de última geração com maior velocidade e segurança no Wi-Fi. A novidade está disponível para todo o Brasil.

Os planos têm mensalidades a partir de R$ 129,70 e incluem banda larga de 15Mbps a R$ 29,90, o equivalente a R$ 1,99 o mega. O desconto é valido por três faturas, a partir da data de instalação do serviço. A oferta também é válida para as velocidades de 35Mbps, 50Mbps e 100Mbps.

Eleita pela revista Info Exame a melhor do Brasil nos últimos três anos, a banda larga GVT não tem limites de download e upload, oferece ultra velocidades de até 100Mbps, e acesso gratuito ao PMC, serviço de música digital e streaming de vídeos exclusivo para clientes GVT.

Índios liberam obras da banda larga após negociarem com a Oi e Governo

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Após meses de deliberações, apresentações de propostas e reuniões, finalmente indígenas de Oiapoque liberaram a passagem das obras por suas terras. Com a supervisão do Governo do Amapá, uma reunião ocorrida no início da semana no Museu Kuahí, localizado naquele município, definiu os últimos detalhes para a assinatura do Termo de Compromisso entre a Oi, o Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque (CPIO) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Com o acordo, mais uma etapa para a chegada da banda larga é concluída. Segundo informações de representantes da Oi, a infraestrutura de posteamento por meio de fibra ótica garantirá boa capacidade na qualidade da conexão para as famílias amapaenses.

Foram mais de 100 dias em negociação com o Conselho de Caciques e a tramitação para liberação das licenças à execução dos serviços ao longo da BR-156. O Governo do Amapá, por meio do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), órgão gerenciador do Programa Conecta Amapá, tem se engajado em todas as etapas para a chegada do serviço.

Por conta dos meses de negociações com representantes das terras indígenas Uaçá, o novo prazo da Oi para conclusão dos serviços da banda larga é no 1º trimestre de 2013.
Embora as discussões com o os índios estejam ocorrendo desde o semestre passado, as outras frentes de trabalho das obras tiveram continuidade. O plano de execução das ações é dividido em quatro trechos: Macapá/Calçoene, Calçoene/Oiapoque e Guiana Francesa (Saint-Georges) interligando até Fortaleza.

Ratificando o compromisso e respeito do governo e da Oi com os indígenas, é que, mesmo sem a assinatura do termo, o primeiro curso exigido por aquela comunidade já foi ministrado. Trabalhadores da RM Telecom, empresa responsável pela execução dos serviços, participaram inclusive da capacitação “Educação Ambiental para os Trabalhadores (PEAT)”.

Até o momento, 145 quilômetros de fibra ótica e posteamento já foram colocados na BR-156. Ao todo, serão fixados mais de 43 mil postes ao longo das áreas. Os trechos 1 e 4 das obras já estão 100% concluídos. Atualmente, a empresa trabalha no trecho 2 com o serviço de supressão vegetal e, no início de 2013, começa a executar os serviços no trecho 3. Faltam pouco mais de 30% para a conclusão das obras.
Três projetos serão destinados às aldeias. O 1º deles será desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé) e destinará aos índios os Programas de Comunicação Indígena, Educação Ambiental Indígena e Educação Ambiental para os Trabalhadores. O projeto do Iepé serão subprogramas das medidas mitigadoras e será executado em onze semanas. Nele os indígenas participarão de oficinas, laboratórios e palestras.
O 2º projeto de benfeitoria será executado pela ONG Thydéwá, que estará à frente do Programa de Inclusão Digital Indígena. Nela, a comunidade participará de oficinas de capacitação na área de tecnologia da informação e comunicação digital, com o intuito de multiplicar e difundir o aprendizado nas comunidades. O programa terá a duração de quinze meses, sendo aulas presenciais e a distância. A Thydéwá desenvolve projetos em aldeias indígenas de outros estados brasileiros, mantendo a cultura e apoiando as tradições.

A 3ª garantia é o compromisso da Oi com a manutenção preventiva, respeitando os protocolos e costumes das aldeias indígenas. Além disso, a empresa garante o acesso à banda larga gratuitamente às aldeias de Oiapoque e o serviço de telefonia às comunidades.