10/09/2024
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Anatel cria grupo de implementação de mecanismos previstos no PGMC

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Por meio do Ato n° 7.420, publicado no Diário Oficial da União, a Anatel constituiu o Grupo de Implementação da Entidade Supervisora de Ofertas de Atacado e das Bases de Dados de Atacado (GIESB) – conforme previsto no Plano Geral de Metas de Competição (PGMC).  Cada prestadora, com ou sem Poder de Mercado Significativo (PMS), poderá indicar um titular e um suplente para integrar o Grupo. As indicações poderão ser feitas, até 19 de dezembro de 2012.

A relação completa dos Grupos detentores de PMS pode ser acessada ao final desta matéria, caso deseje obter mais informações. A reunião de instalação e nomeação dos membros do GIESB ocorrerá no dia 21 de dezembro de 2012, às 14h30m, na sala de reuniões do 11° andar do bloco H da sede da Anatel, em Brasília, onde deverão estar presentes ambos os membros indicados, titular e suplente.  O grupo será coordenado pelo superintendente de Serviços Privados e, na sua ausência, pelos superintendentes de Serviços Públicos e de serviços de Comunicação de Massa, respectivamente.

Entre as atribuições do Grupo estão:
  • coordenar a definição, a elaboração de cronograma detalhado de atividades e o acompanhamento da implantação das Bases de Dados de Atacado (BDAs), do Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado e da Entidade Supervisora;
  • padronizar os aspectos técnicos, operacionais e de interface visual da BDA e do Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado;
  • padronizar o acompanhamento do gerenciamento das Ofertas previstas no PGMC;
  • avaliar e divulgar as fases de implementação das BDA, do Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado e da Entidade Supervisora;
  • especificar as características das BDA e do Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado;
  • definir a forma de financiamento e remuneração da Entidade Supervisora de Ofertas de Atacado;
  • especificar as regras com o objetivo de garantir a neutralidade e a integridade no cumprimento das atividades da Entidade Supervisora;
  • coordenar os processos negociais e a oferta de subsídios que permitam à Anatel dirimir eventuais conflitos que venham a ocorrer nos procedimentos relacionados à implementação das BDA e do Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado; e
  • realizar as ações necessárias para garantir a contratação da Entidade Supervisora de Ofertas de Atacado no prazo previsto no PGMC.

A designação dos Grupos detentores de Poder de Mercado Significativo foi realizada por meio dos seguintes Atos:

  • Ato n° 6.617, de 8 de novembro de 2012 – Designa os Grupos detentores de PMS no Mercado de Oferta de Infraestrutura de Rede Fixa de Acesso para Transmissão de Dados por Meio de Par de Cobre ou Cabo Coaxial em Taxas de Transmissão Iguais ou Inferiores a 10 Mbps nos Municípios, e dá outras providências.
  • Ato n° 6.619, de 8 de novembro de 2012 – Designa os Grupos detentores de PMS no Mercado Relevante de Oferta Atacadista de Infraestrutura de Rede Fixa de Transporte Local e de Longa Distância para Transmissão de Dados em Taxas de Transmissão Iguais ou Inferiores a 34 Mbps nos Municípios, e dá outras providências.
  • Ato n° 6.620, de 8 de novembro de 2012 – Designa os Grupos detentores de PMS no Mercado de Infraestrutura Passiva para redes de transporte e acesso.
  • Ato n° 6.621, de 8 de novembro de 2012 – Designa os Grupos detentores de PMS no Mercado de Terminação de Chamadas em Redes Móveis nas Regiões do Plano Geral de Autorizações – PGA.
  • Ato n° 6.622, de 8 de novembro de 2012 – Designa os Grupos detentores de PMS no Mercado Relevante de Roaming Nacional nas Áreas de Registro (AR).

Anatel abre prazo para manifestações sobre padronização de teclas do telefone fixo

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Ficou disponível para contribuições, até as 14h de ontem, 11, a Consulta Pública nº 52, que trata da proposta de alteração do art. 48 do Regulamento da Interface Usuário – Rede e de Terminais do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), aprovado pela Resolução n.º 473, de 27 de julho de 2007. As manifestações devem ser encaminhadas, até o próximo dia 25 de janeiro, pelo Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública (Sacp).

O Regulamento da Interface Usuário – Rede e de Terminais do Serviço Telefônico Fixo Comutado estabelece as características técnicas, funcionais, e de sinalização entre os terminais e a rede de telecomunicações de suporte ao STFC, utilizando processos de telefonia, para as combinações possíveis em ambiente analógico ou digital, bem como os requisitos necessários e os correspondentes procedimentos de ensaios, para efeito de certificação e homologação junto à Anatel.

Os requisitos estabelecidos nos incisos I e II do art. 48 têm por objetivo promover a acessibilidade dos portadores de deficiência visual aos serviços de telefonia fixa, com a padronização do formato e a identificação das teclas do telefone.

Assim, seriam acrescentados dois parágrafos ao art. 48 do Regulamento, conforme segue abaixo:

I – a tecla do dígito 5 deve ter características que possibilitem facilmente a sua identificação por deficientes visuais;

II – quando existirem teclas de funções suplementares, estas podem ser dispostas livremente.

§1º Terminais de voz podem possuir teclados com disposição física das teclas diferente do estabelecido no caput, desde que atendam ao inciso I e a disposição das teclas possibilite facilmente a sua identificação por deficientes visuais.

§2º Terminais de voz que utilizem tecnologia de tela sensível ao toque, estão dispensados da obrigação estabelecida neste artigo.

Vivo fica na liderança entre recomendações de dividendos

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Seguindo o que foi visto nos últimos três meses, as ações da Telefônica Brasil/Vivo novamente foram as mais citadas nas carteiras recomendadas com estratégia de dividendos em dezembro. Dos 9 portfólios acompanhados, os papéis da Vivo foram citados em 6 deles.

A dinâmica destes portfólios considerados mais defensivos pouco mudou. Uma das alterações em relação à compilação de novembro foi a segunda posição assumida pelas ações da Cielo, que passaram de três para quatro votos. Ambev e Tractebel completam a lista das mais recomendadas, com ambas sendo vistas em 3 das 9 carteiras, um voto a menos do que no mês anterior.
Recomendações em carteiras de dividendos
Ação Dezembro/12 Novembro/12
Telefônica Brasil PN 6 7
Cielo ON 4 3
Ambev PN 3 4
Tractebel ON 3 4
Banco do Brasil ON 3 3
Coelce PNA 3 1
Grendene 3 2
Taesa 3 3
CCR ON 2  –
Comgas PNA 2 2
Contax PN 2 2
AES Tietê PN 2 2
Valid 2 2
Metal Leve 1 2
Bradespar PN  1 1
BM&FBovespa 1 1
Cemig PN 1 1
 Souza Cruz 1 1
Siderúrgica Nacional 1 1

O setor de telecomunicações segue em um momento delicado, com os analistas dos principais bancos e corretoras mantendo cautela quanto aos papéis das principais empresas no segmento, sendo que Telefônica/Vivo e TIM tiveram suas recomendações reduzidas entre as as carteiras principais para o mês. 

Para o HSBC, a suspensão imposta pela Anatel para a comercialização de novos celulares pelas principais operadoras é um fator de risco perigoso para o setor, principalmente se as empresas tiverem que aumentar o Capex (investimentos em bens de capital) nos próximos anos para fazer frente as exigências da agência.

Porém, quando o assunto é dividendos, os papéis da Vivo continuam muito bem vistos pelos analistas. Para a Planner Corretora, as ações da companhia tem boa previsibilidade de resultados e além de ter bom desempenho nos últimos anos. Eles ainda destacam o baixo nível de endividamento da empresa e o dividend payout (percentual do lucro líquido que é distribuído aos acionistas) de 100%.

Sucesso da campanha Vips Vivo On é comemorado

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A Vivo comemora o sucesso da campanha Vips Vivo On, que envolveu redes sociais, TV e impresso com foco no público jovem. De julho a novembro, foi realizado o projeto-piloto nas cidades de Curitiba, Londrina e Maringá. Em cada uma, sete jovens foram convidados a contribuir com o aumento de visibilidade da operadora junto a adolescentes de 14 a 16 anos nas redes sociais.

O resultado da ação foram mais de 16 mil curtidas nos 50 posts do Facebook que citaram o dia-a-dia dos Vips Vivo On, 52 mil acessos na página do programa Its e aumento de 90% de seguidores e mais de um milhão de pessoas impactadas com os 13 programetes exibidos na TV.

A seleção dos Vips ocorreu de acordo com o destaque dos jovens nas plataformas digitais, como formadores de opinião em diversos assuntos, como cultura e sustentabilidade. A partir daí, em ritmo de competição, cada um deles teve que criar uma rede de amigos Vivo On, com 30 integrantes que deveriam se reunir mensalmente. Os sete Vips participaram também de eventos, encontros, jantares, cinema e baladas e puderam selecionar alguns amigos para serem Vips por um dia.

A plataforma Its, voltada para o público jovem, foi a parceira da Vivo e fez a cobertura de todas as atividades do grupo. Além disso, a Jovem Pan produziu programetes, houve cobertura na Revista Its e no Facebook Its. Aos sábados foi ao ar, às 14h, o Programa Its, mostrando um pouco da rotina e dos desafios dos Vips Vivo. Todos os vídeos do projeto estão disponíveis no YouTube.

Nextel apresenta seu primeiro plano 3G

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No ano passado a Nextel fez a festa no leilão de sobras da frequência de 2100 MHz, utilizada para redes de terceira geração no Brasil e na maior parte do mundo. O objetivo era evoluir os seus serviços: a rede iDEN, proprietária da Motorola, não permite velocidades de internet superiores a 30 Kbps, fato que deixou a Nextel desatualizada. Hoje percebemos que a operadora lançou comercialmente sua rede 3G, apenas no estado de São Paulo.

Inicialmente, a operadora vai utilizar o 3G apenas para internet móvel em modens, para usar no computador. Só existe um plano de acesso: 4 GB de dados por R$ 79,90 por mês, e o modem é vendido por R$ 24,90 mediante assinatura de contrato de um ano. Só que a velocidade da Nextel é muito inferior a das demais concorrentes: em tempos de serviços 3G Plus ou 3G Max, a Nextel limita a conexão a 600 Kbps.
A cobertura é bem restrita: apenas a capital, ABC Paulista, Campinas, Guarujá, Mogi das Cruzes, Praia Grande e Sorocaba contam com sinal 3G da operadora. Ainda assim, na capital paulista, a Nextel possui apenas 526 antenas de acordo com o Anatel, o que a deixa bem distante das concorrentes. A Claro, por exemplo, possui 1013 antenas registradas na agência.

Apesar da operação inicial ser apenas em São Paulo, a Nextel possui licença para disponibilizar acesso 3G em toda sua área de operação. As antenas já estão registradas na Anatel para todos os estados onde a operadora atua: na minha amada Belo Horizonte, por exemplo, são 47 antenas registradas. No Rio de Janeiro, já são 363 antenas registradas. Em fevereiro já foi possível localizar a rede 3G da Nextel, durante a Campus Party.

A entrada da Nextel no serviço de terceira geração marca o início da operação em SMP (Serviço Móvel Pessoal). Com a tecnologia iDEN, a Nextel utiliza o padrão SME (Serviço Móvel Especializado), que não permite a venda para pessoas físicas. Ainda não sabemos como será no futuro: pelo regulamento do SMP, é necessário que exista o nono dígito em São Paulo, sendo que a Nextel utiliza apenas 8. Com isso, alguns clientes deverão ter nono dígito e outros permanecerão com 8 dígitos em seus números. Um tanto quanto estranho, mas é a realidade. Além disso, com a operação em SMP será possível fazer portabilidade da e para a Nextel.

Dá pra notar que o serviço foi lançado às pressas. A Nextel está passando por uma reestruturação administrativa, sendo que o presidente da operadora foi demitido, e uma das causas foi o descumprimento dos prazos para operação comercial de serviços na rede de terceira geração. De qualquer forma, é esperado que os serviços de voz e rádio estejam disponíveis no ano que vem, em uma solução desenvolvida pela própria Nextel para operar com rádio sobre redes 3G.

Claro fica fora ar em Cachoeira

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Usuários dos serviços telefônicos da Claro na zona urbana de Cachoeira – RS estão irritados com a operadora, isso porquê desde as primeiras horas da manha de ontem (11), a mesma encontra-se fora do ar. Quem tem telefone celular da Claro, não consegue efetuar e muito menos receber qualquer ligação e também mensagens.

A portal tentou durante o dia um contato com algum responsável pelo setor de Comunicação da Claro para que explica-se o motivo da interrupção nos serviços de telefonia celular, mas sem sucesso.

Procon de João Pessoa terá posto da Oi para atender reclamações

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O Procon de João Pessoa (Procon-JP) vai inaugurar um serviço para dar mais agilidade à solução de problemas relacionados à telefonia móvel, que é a principal demanda do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do órgão. Nesta terça-feira (11), às 9h, será lançado o “Soluções Procon-JP”, com assinatura de um termo de autorização que possibilitará a instalação de um canal de atendimento direto e presencial com a operadora Oi Paraíba.
O coordenador do Procon-JP, Marcos André Araújo, explicou que a empresa foi escolhida porque é a que tem o maior número de atendimentos no órgão e já possui esse tipo de serviço nacionalmente. Só este ano, a Oi recebeu 765 reclamações, o que representa 7,22% de todas as reclamações recebidas no órgão. Do total, a principal queixa da empresa é a cobrança indevida, seguida por problemas no acesso ao serviço e cláusulas abusivas no contrato.
Encaminhamento – Ele esclareceu que a demanda do consumidor será recebida normalmente no SAC, sendo incluída no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), e encaminhada diretamente ao funcionário. Marcos Araújo disse que o funcionário da empresa tem autonomia para resolver a demanda na hora.
Segundo ele, será um canal específico de atendimento ágil e eficaz, que possibilitará um maior índice de resolutividade das demandas recebidas contra a empresa. “O objetivo é que mais consumidores saiam do Procon-JP com o problema resolvido, sem que a gente precise ligar ou marcar audiência com a empresa”, frisou.
O atendimento será feito assim como ocorre em outras cidades como Curitiba, Brasília, Campo Grande, Manaus, Florianópolis e Cuiabá. Na Paraíba, o serviço também é feito no Procon Estadual. Dos 146 atendimentos no Procon-PB de outubro, por exemplo, foram feitos 90 acordos. Já em Campina Grande, a resolução dos casos no mesmo mês chegou a 100%. No Procon-JP, o espaço funcionará das 8h às 17h, com intervalo para o almoço das 12h às 13h.

Oi é a operadora mais lembrada no Recife

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Pelo 15º ano consecutivo, moradores da região metropolitana do Recife foram surpreendidos com a pergunta “Quando falamos em operadora de telefonia, refrigerante, colégio, supermercado, clínica…, qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. Foram 70 as categorias. E os nomes que de pronto surgiam à cabeça, ditos de forma espontânea, definiram os vencedores do prêmio JC Recall de Marcas, pesquisa do Jornal do Commercio realizada pelo Instituto Harrop de Pesquisa de Mercado.

Na categoria Telecomunicações, a Oi foi a mais lembrada na telefonia celular, seguida de TIM e Claro. Em internet banda larga a mais lembrada foi a GVT, seguida por Oi e Velox (também da Oi). E na fixa, a Oi também saiu na frente, seguida por GVT e Embratel. O resultado dessa pesquisa mostra a força que o grupo Oi exerce na região.

A cerimônia de premiação ocorreu na noite de ontem e reuniu representantes das empresas e agências de publicidade no Armazém Blu’nelle, em Santo Amaro, bairro do Recife. Confira aqui a lista completa das premiadas.

Vivo lança portal para a tecnologia 4G

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A Vivo lançou um novo hotsite para você ficar por dentro do processo de implantação da rede de 4ª geração da operadora, o 4G Plus. Confira por lá o cronograma de implantação, explicações sobre a tecnologia, tira dúvidas e ainda uma novidade que a operadora mantém em segredo: como ser um beta tester do 4G. Acesse www.vivo.com.br/4gplus e dê uma conferida.

VAS da Claro mais ágil com nuvem elástica da Oracle

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A Claro implementou o Oracle Exalogic Elastic Cloud, sistema de hardware e software integrados que amplia o desempenho de todos os softwares da Oracle, inclusive aplicativos desenvolvidos em Java, linguagem patenteada pela multinacional americana.

O diretor de Infraestrutura da Claro, Sandro Trindade Araújo, conta que o sistema substituiu a infraestrutura que mantinha o principal aplicativo de VAS da operadora, responsável pela comunicação entre as áreas de TI, engenharia e parceiros.

A estrutura gerenciava todo o volume de operações feitas pelos mais de 63 milhões de clientes da companhia todos os dias e, segundo Araújo, apresentava problemas de capacidade e expansibilidade.

“Isso impactava em uma das principais apostas de receita da companhia: a ampliação dos serviços prestados aos consumidores”, comenta ele.

Em agosto deste ano, a empresa migrou todas as suas cargas para o Exalogic Elastic Cloud, e, com isso, obteve folga de processamento.

“Antes, registrávamos algumas perdas no mapeamento de transações. Com a solução da Oracle, esta marca caiu para zero, representando incremento importante no volume de transações de negócio processadas diariamente, além de reduzir tempo de resposta”, ressalta Araújo.
Antes da solução de nuvem, a Claro já havia comprado um Oracle Exadata Database Machine, que oferece suporte à sua ferramenta de BI.

Segundo Araújo, a máquina permitiu à tele apresentar para as áreas de negócios os números de tráfego telefônico no mesmo dia de seu processamento, o que antes só era possível após as oito horas da manhã do dia seguinte.

A Claro também usa o Exadata Database Machine nos sistemas fiscais, o que agilizou a emissão de relatórios da área. “A implementação destas duas tecnologias da Oracle foi ágil, pois os sistemas estão pré-configurados e integrados”, destaca o diretor de Infraestrutura da operadora.

Já Rodrigo Galvão, diretor de Vendas de Contas Estratégicas para o Setor de Telecomunicações e Mídia da Oracle Brasil, explica que, para identificar como a tecnologia se sairia na Claro, foram feitos testes com um terço da carga de trabalho. “O setor de telecomunicações precisa administrar gigantescos volumes de dados e reforçar a infraestrutura de TI, com soluções analíticas, ágeis e de excelente desempenho”, ressalta Galvão.

Presente em mais de 3,6 mil municípios do país com as tecnologias GSM e 3G Max, a Claro possui acordos de roaming em mais de 160 países para serviços de voz e em mais de 140 para tráfego de dados.

A operadora, que é controlada pela América Móvil, incrementa as carteiras de cloud computing e Big Data da Oracle, vedetes da estratégia de crescimento da multinacional.

No primeiro trimestre do ano fiscal 2013, a linha de sistemas projetados da Oracle, que focam a oferta em nuvem, cresceu mais de 100% na comparação anual, e as vendas devem dobrar novamente no total do ano, ultrapassando receita de US$ 1 bilhão.

Conforme o presidente da multi, Mark Hurd, as linhas Exadata, Exalogic e Exalytitcs também cresceram mais de 100% no trimestre, na relação ano/ano.

“Nossos novos negócios de cloud computing estão se aproximando da cifra anual de US$ 1 bilhão. Estas linhas vão impulsionar nosso crescimento nos próximos anos”, afirmou o presidente.