10/09/2024
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GVT não será vendida por menos de R$ 19 bilhões

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Quatro empresas estão interessadas em comprar a operadora brasileira de internet e telefonia GVT, do grupo francês Vivendi. Três das propostas vêm de grupos de “equity”, de participações em empresas.

Estariam na disputa o BTG Pactual, de André Esteves; e o Gávea, de Armínio Fraga. O jornal indica que as propostas começaram a chegar há duas semanas e a Vivendi não negociará por menos de R$ 19 bilhões, mais que o dobro dos R$ 7,7 bilhões pagos pela GVT.

Não há nenhuma operadora de telefonia na negociação. A DirecTV, fez proposta de R$ 16 bilhões e nem entrou no radar do grupo francês. A TIM até demonstrou interesse, mas desistiu esta semana da negociação.

Um dos maiores grupos de mídia do mundo, a Vivendi é dona dos estúdios Universal e quer focar nesse tipo de negócio. Além da GVT, o grupo tenta repassar a Maroc Telecom, operadora de celular do Marrocos, e a Activision Blizzard, empresa de games.

Vivo começa a divulgar novidades da Vivo TV Fibra

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Mudar de canal sem esperar uma eternidade para que o conteúdo apareça na tela da TV. Essa é uma das promessas do serviço de televisão por assinatura Vivo TV Fibra, cujos recursos mais interessantes foram demonstrados. Para chegar a esse resultado os técnicos aliaram a rede de fibra da operadora à tecnologia presente no Mediaroom, sistema de entretenimento desenvolvido pela Microsoft.

Primeiro, falemos da infraestrutura. Diferentemente do que alguns concorrentes (como a NET) praticam, a Vivo dedica um túnel de fibra de 1 Gbps especialmente para o IPTV. Luiz Bento da Silveira, gerente de produtos e plataformas, explica que não há necessidade de contratar uma banda larga para instalar a televisão por assinatura. Ele aposta que os consumidores vão desejar instalar também a internet por fibra da companhia, mas não existe essa necessidade. Até porque, como sabemos, a Anatel não permite venda casada de produtos.

Absolutamente todos os canais são transmitidos simultaneamente neste túnel de 1 Gbps. Clientes da Sky, por exemplo, estão acostumados a escolher outro número de canal e esperar com paciência que o decodificar faça a troca. Na IPTV da Vivo a mudança acontece de forma suave e rápida, como foi possível ver na demonstração para jornalistas.

O mesmo túnel de fibra para IPTV comporta o vídeo on demand contratado por meio do acervo montado pela própria operadora com oferta de títulos do Telecine e da Disney, para citar alguns grandes distribuidores de conteúdo.

Cada canal determina qual é a taxa de transmissão no IPTV. Pelo que ficamos sabendo, a TV Globo exige que a programação em HD seja entregue na casa do cliente em algo próximo de 18 Mbps.

A operadora telefônica também anunciou parceria com a Microsoft e integração com o Xbox 360. Inclusive foi divulgado um vídeo dos novos serviços da Vivo TV. Vídeo esse que você assiste agora:

Vivo TV Fibra rodará em consoles Xbox 360

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Os consoles de games Xbox 360, da Microsoft, podem chegar à TV por assinatura brasileira em meados do próximo ano. Segundo André Kriger, diretor de fibra ótica da Vivo, o serviço Vivo TV Fibra deve ganhar diversas novas funcionalidades no próximo ano. Uma delas será o uso do console de games da Microsoft. Segundo ele, os assinantes do serviço que tiverem o console poderão usá-lo em um ponto adicional da casa, sem ter que pagar por este ponte adicional.

Kriger afirma que a plataforma de IPTV Mediaroom, da Micrososft, usada no serviço, permite ainda outras funcionalidades e o uso de outros dipositivos. Para 2013, diz, está previsto o lançamento de uso multiscreen, com smartphones e tablets, por exemplo. Além disso, a operadora trabalha para que estes dispositivos possam ser usados para controlar os set-top boxes do serviço.
O Vivo TV Fibra já oferece aos assinantes alguns aplicativos que podem ser rodados nos set-top boxes, como apps de notícias, das principais redes sociais e do Terra TV. Segundo Kriger, é possível criar aplicativos para a plataforma através de um application development kit disponibilizado pela Microsoft em seu site. Obviamente, o desenvolvimento não implica a disponibilização automática do aplicativo para os assinantes da operadora. Mas a Telefônica já estuda, afirma Kriger, criar um ecossistema para aplicativos, com uma appstore, para o seu serviço. “Isso depende de uma escala que ainda não temos”, completa.

Sobre a possibilidade de ter outros aplicativos de vídeo, além do Terra TV, Kriger diz que, fatalmente, o YouTube deve chegar à plataforma. Questionado sobre o SundayTV, também do Terra, empresa irmã da operadora, Kriger diz que não deve ser levado às caixas em um futuro próximo, uma vez que a Vivo deve anunciar um serviço próprio over-the-top (OTT) na próxima semana, sem revelar mais detalhes sobre o novo serviço.

Fecomercio lança campanha “recicle seu celular”

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A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Vivo e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, lançaram a campanha “Recicle seu Celular”.
A ação consiste em enviar 200 mil mensagens de texto a clientes da operadora Vivo, com DDD 11, com o seguinte texto: “Vivo, Secretaria do Meio Ambiente e FecomercioSP, juntas pela sustentabilidade. Descarte seu celular usado em uma de nossas lojas. Veja em: www.vivo.com.br/lojas.”
O evento, que será realizado na sede da Federação, será aberto pelo presidente da entidade, Abram Szajman e contará com a presença do secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas e do presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg e representantes da Vivo.

Liberty Global nega ter feito proposta pela GVT

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A operadora de TV a cabo Liberty Global, do bilionário norte-americano John Malone, negou ter feito proposta à francesa Vivendi pela operadora brasileira de banda larga GVT.

“Não comentamos rumores de fusões e aquisições, mas podemos confirmar que não fizemos uma oferta pela GVT”, disse um porta-voz.

Anatel não quer saber de promoção para celular

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Ao que tudo indica, a Anatel não quer saber de promoções para celular. Nesta semana, ao receber os planos de promoção da Claro e Vivo para alavancar suas vendas na temporada de Natal, a agência reguladora foi taxativa, dizendo que as promoções seriam suspensas caso fossem lançadas ao público.

A ameaça da Anatel contra as estratégias promocionais agressivas segue a recente suspensão imposta pela agência para a TIM, que teve que deixar de oferecer o seu serviço Infinity Day.

A agência reguladora teme que a oferta leve a um aumento de tráfego que a rede de telefonia da operadora não teria condições de suportar.

Pelo jeito, o temor da agência se estende às outras operadoras e a possibilidade de congestionamento nas redes com o aumento de aparelhos.

Vale lembrar que em julho deste ano, a Anatel suspendeu os serviços da Claro, Oi e TIM em diversos estados do país, exigindo a melhoria do atendimento e das redes das operadoras.

O SindiTelebrasil, entidade que reúne as grandes do setor, colocou recentemente em votação junto às operadoras um texto mostrando preocupação com a inédita medida da Anatel de suspensão preventiva da promoção – no caso a da TIM.

A Oi e TIM votaram a favor, mas a Vivo e Claro se opuseram à proposta. Pelo jeito, a concorrência entre as operadoras supera os problemas que elas tem com a Anatel.

Oi terá de pagar multa de R$ 7 milhões por propaganda enganosa

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A 7ª Vara da Fazenda Estadual condenou a Oi a pagar multa no valor de R$7.259.609,43, devido à veiculação de propaganda enganosa, o que, segundo a Justiça, desrespeitou o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A multa havia sido imposta em decisão administrativa da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Contagem. 

O Estado de Minas Gerais, por meio da Advocacia-Geral, contestou o pedido de anulação da penalidade ajuizado pela Oi e defendeu a manutenção da multa determinada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O valor recolhido será destinado ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor e aplicado em ações de defesa dos consumidores em Minas Gerais.

A empresa de telefonia foi multada pela deficiência de informação na publicidade e em contratos do plano Oi conta total 1, que garantia, em sua propaganda, acesso à internet para seus usuários de forma ilimitada. Segundo apurou a promotoria de Justiça, o comunicado de que o benefício do plano era apenas para quem utilizasse provedores previamente cadastrados somente constava em rodapé de página, escrito com letras minúsculas, o que induziu milhares de consumidores ao erro.

De acordo com o Procon-MG, esse tipo de prática é responsável por milhares de ações judiciais em Minas, a ponto de o Poder Judiciário estadual ter criado um juizado específico somente para esse tipo de reclamação na capital.

TIM e Claro enfrentam problemas com o Conar

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A Claro foi condenada a alterar anúncio em que vendia serviço de telefonia fixa a determinado preço, sem dizer que o valor só era válido a assinantes de seu serviço de TV paga. Em sua defesa, a empresa afirmou de se tratar de um erro não da publicidade, mas das informações repassadas por sua equipe de atendimento ao consumidor. O relator não acatou a justificativa, advertiu o anunciante e ponderou que “a meu ver, (a Claro) tentou se esquivar de sua responsabilidade e tentou transferir a responsabilidade ao profissional que atende ao consumidor”.

A TIM, por sua vez, foi condenada a suspender campanha sobre sua internet banda larga via fibra ótica após queixa da Vivo. Na campanha, o serviço era simbolizado por cabos de fibra ótica que chegavam das ruas até o computador do consumidor, o que, do ponto de vista técnico, não é verdadeiro. Esse aspecto foi o suficiente para que o órgão votasse pela sustação da campanha.

GVT transmite com exclusividade show de Ivete Sangalo

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Os clientes da TV por assinatura da GVT assistirão ao vivo o show da Ivete Sangalo, direto de Belo Horizonte para todo o Brasil.

A transmissão será pelo canal 1 da operadora que promove show gratuito amanhã, a partir das 18h, na Praça da Estação, centro da capital.

A GVT TV é a única TV por assinatura do mercado que utiliza um modelo híbrido de transmissão, com canais de TV via satélite e serviços interativos pela rede de banda larga, o que possibilita ao assinante o acesso a serviços interativos inéditos, como o PMC na TV. 

O serviço de música digital e streaming de vídeo da operadora (PMC) possibilita ao assinante criar playlists de músicas e vídeos personalizados no computador e assisti-las na TV. Só no último mês, 42% dos clientes da GVT TV utilizaram o PMC na TV.

E para quem ainda não é cliente GVT, a transmissão do show estará disponível gratuitamente no portal do PMC.

Ex-presidente da Nextel lança livro

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Sergio Chaia já não ocupa a cadeira que foi sua por seis anos: a de presidente da Nextel. O afastamento do executivo foi anunciado na semana passada em um comunicado no qual o o presidente da NII, empresa americana que controla a operadora, admitiu estar decepcionado com os resultados da companhia.
Steve Dussek pontuou que a Nextel seguirá um novo rumo daqui para frente, focada no cumprimento de metas. Para tanto, a base de brasileira de assinantes terá de ser sacrificada, com a desativação de mais de 350 mil usuários para poder voltar a lucrar mais em 2013.

Na visão de Chaia, no entanto, seu estilo de gestão, que incluía pedidos públicos de desculpas e promoção contínua de colaboradores, deixou marcas positivas na empresa. E poderá, inclusive, sobreviver à sua ausência.

Dedicando-se ao lançamento do livro “Será que é possível”, em que fala sobre os dilemas de liderança dos executivos de hoje, ele explicou por que a preocupação com as pessoas foi um divisor de águas na sua carreira.