09/09/2024
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Oi participa do Natal Solidário

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A Oi entrou no espírito natalino a aderiu à campanha Papai Noel dos Correios. Com isso, algumas das cartinhas endereçadas ao bom velhinho serão encaminhadas pelos Correios à companhia e os colaboradores da Oi poderão adotá-las, tornando-se padrinhos e madrinhas da iniciativa. A entrega dos presentes acontece no dia 04 de dezembro.

A campanha ocorre há mais de 20 anos e recebe cartinhas de crianças da sociedade em geral, de alunos da rede pública de ensino (educação infantil, pré-escola e ensino fundamental) e de crianças que estão em instituições parceiras dos Correios, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

Oi permanece no ISE

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Pelo quinto ano consecutivo, a Oi foi incluída na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da BMF&BOVESPA, que vigorará no período de 07/01/2013 a 03/01/2014.


A permanência no ISE representa um constante desafio para Oi, que vem promovendo esforços na construção de uma plataforma de Sustentabilidade, consolidando sua cultura e o envolvimento de sua cadeia de valor neste tema, visando promover a melhoria contínua das suas práticas e estratégias.


A TIM, também foi confirmada na carteira pelo quinto ano consecutivo. E a Vivo passa a fazer parte pela primeira vez no índice.

TV por Assinatura cresce 1,95% em outubro

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Com 300,6 mil adições líquidas em outubro de 2012, o Brasil chegou a 15,7 milhões de assinaturas de serviços de TV paga naquele mês. O crescimento observado representa uma evolução de 1,95% em relação a setembro de 2012 e 29% em relação a outubro de 2011.

Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas), os serviços de TV por assinatura são distribuídos, atualmente, para aproximadamente 51,8 milhões de brasileiros. Desta forma, 26,4% dos domicílios do País possuem serviços de TV paga.

Crescimento da TV por Assinatura
Ano Total de assinaturas De janeiro a dezembro Crescimento anual
(%)
Crescimento absoluto
no mês de outubro
Crescimento percentual
no mês de outubro
2007 5.348.571 765.446 16,70% 74.625 1,45%
2008 6.320.852 972.281 18,18% 55.556 0,91%
2009 7.473.476 1.152.624 18,24% 62.186 0,88%
2010 9.768.993 2.295.517 30,72% 322.731 3,56%
2011 12.744.025 2.975.032 30,45% 278.071 2,34%
2012 15.700.090 300.655 1,95%
Crescimento da TV paga

Tecnologia

Os Serviços de TV por assinatura são prestados utilizando-se de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS), na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA) e por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).
Crescimento por tecnologia
Assinaturas por tecnologia:

Tecnologia Terceiro trimestre (2011) Quarto trimestre (2011) Primeiro trimestre (2012) Segundo trimestre (2012) Terceiro trimestre (2012) Outubro (2012) Variação
3T2012/Out12
MDS 258.180 240.562 217.729 189.658 163.895 156.670 -7.225
TVC 5.360.286 5.518.127 5.714.957 5.893.447 6.074.535 6.125.991 51.456
DTH 6.269.634 6.984.810 7.738.880 8.448.529 9.157.412 9.413.836 256.424
TVA 527 526 3.841 3.549 3.593 3.593 0
Total 11.888.627 12.744.025 13.675.407 14.535.183 15.399.435 15.700.090 300.655

Regiões e Unidades da Federação

Seguindo a tendência observada desde 2010, as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento, nos últimos 12 meses, acima da média nacional, conforme segue abaixo:

Região Outubro (2011) Outubro (2012) Crescimento (%) Variação
Nordeste 1.354.014 1.861.267 37,5% 507.253
Norte 473.904 667.877 40,9% 193.973
Centro-Oeste 738.447 1.034.820 40,1% 296.373
Sudeste 7.842.461 9.827.109 25,3% 1.984.648
Sul 1.757.872 2.309.017 31,4% 551.145
Brasil 12.166.698 15.700.090 29,04% 3.533.392

Com relação aos serviços ofertados por Unidade da Federação em outubro de 2012, destaca-se o estado de São Paulo, com 6,1 milhões de assinaturas.

UF Outubro/2011 Outubro/2012 Crescimento (%) Variação
Acre 17.083 24.936 45,97% 7.853
Alagoas 81.744 101.424 24,08% 19.680
Amapá 28.477 33.514 17,69% 5.037
Amazonas 191.609 254.018 32,57% 62.409
Bahia 414.371 573.350 38,37% 158.979
Ceará 220.648 292.488 32,56% 71.840
Distrito Federal 301.636 395.644 31,17% 94.008
Espírito Santo 167.453 221.257 32,13% 53.804
Goiás 231.336 325.942 40,90% 94.606
Maranhão 103.758 131.496 26,73% 27.738
Mato Grosso 97.230 157.238 61,72% 60.008
Mato Grosso do Sul 108.245 155.996 44,11% 47.751
Minas Gerais 1.001.530 1.281.358 27,94% 279.828
Pará 149.355 233.498 56,34% 84.143
Paraíba 95.615 126.949 32,77% 31.334
Paraná 534.274 740.068 38,52% 205.794
Pernambuco 208.969 324.373 55,23% 115.404
Piauí 43.454 63.518 46,17% 20.064
Rio de Janeiro 1.748.046 2.226.404 27,37% 478.358
Rio Grande do Norte 129.451 173.326 33,89% 43.875
Rio Grande do Sul 793.056 1.020.291 28,65% 227.235
Rondônia 45.014 60.988 35,49% 15.974
Roraima 20.626 25.065 21,52% 4.439
Santa Catarina 430.542 548.658 27,43% 118.116
São Paulo 4.925.432 6.098.090 23,81% 1.172.658
Sergipe 56.004 74.343 32,75% 18.339
Tocantins 21.740 35.858 64,94% 14.118
Brasil 12.166.698 15.700.090 29,04% 3.533.392

Penetração dos Serviços de TV por Assinatura

Em outubro de 2012, os serviços de TV por assinatura estavam presentes em 26,4% dos domicílios no país, de acordo com estimativas da Agência.
Densidade por região
Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por terem registrado desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos serviços de TV por assinatura.

Densidade dos Serviços de TV por Assinatura por Unidade da Federação
Unidade da
Federação
Outubro 2011 Outubro 2012 Crescimento
percentual
Acre 8,9 12,9 44,38%
Alagoas 9,0 11,4 26,53%
Amapá 17,9 21,2 18,22%
Amazonas 21,5 30,2 40,35%
Bahia 9,4 12,9 36,93%
Ceará 9,1 11,9 31,09%
Distrito Federal 37,5 48,4 29,15%
Espírito Santo 15,1 19,8 30,82%
Goiás 12,1 16,9 39,36%
Maranhão 6,0 7,9 32,23%
Mato Grosso 9,9 16,3 64,89%
Mato Grosso do Sul 14,1 20,2 42,91%
Minas Gerais 15,7 19,9 26,90%
Pará 7,4 12,3 66,59%
Paraíba 8,6 11,4 32,36%
Paraná 15,2 21,6 41,88%
Pernambuco 7,9 12,2 53,87%
Piauí 4,8 7,2 49,50%
Rio de Janeiro 31,6 41,4 30,84%
Rio Grande do Norte 13,9 18,5 32,86%
Rio Grande do Sul 21,6 27,6 27,88%
Rondônia 9,8 13,3 35,07%
Roraima 16,6 21,4 29,07%
Santa Catarina 21,2 26,8 26,27%
São Paulo 36,6 46,4 26,80%
Sergipe 9,1 12,3 35,33%
Tocantins 5,5 9,3 68,67%
Brasil 20,3 26,4 30,05%
Densidade por UF

Competição

Confira a seguir a participação de mercado dos principais grupos econômicos prestadores dos serviços de TV por assinatura.

Participação no mercado

Grupo Econômico 2010 2011 Primeiro trimestre (2012) Segundo trimestre (2012) Terceiro trimestre (2012) Out/2012
NET/Embratel 5.338.151 6.997.382 7.452.659 7.824.438 8.167.899 8.288.958
SKY/Directv 2.552.039 3.796.614 4.138.215 4.475.837 4.771.011 4.873.519
Oi 402.062 351.183 395.574 486.539 603.471 651.382*
Telefônica/Vivo 486.292 545.824 530.121 496.429 615.166 606.700*
GVT 0 32.136 127.218 219.896 351.408 386.197
Algar 81.229 93.984 98.152 104.937 108.994 110.977
ViaCabo 84.075 96.646 99.338 101.067 104.032 105.334
Subtotal: 9.109.590 12.075.339 13.002.941 13.872.142 14.722.251 15.023.067
Demais Grupos 659.403 668.686 672.466 663.041 677.184 677.023
Total Geral: 9.768.993 12.744.025 13.675.407 14.535.183 15.399.435 15.700.090
Competição

Oi foca no mercado de pós-pago em São Paulo

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Há algum tempo, a estratégia da Oi tem sido focar em usuários pós-pagos, aproveitando sua cobertura 3G em um dos mercados-chave para a operadora: o Estado de São Paulo. Isso ficou evidente durante inauguração da loja conceitual da empresa na capital paulista, nesta terça-feira, 27, em um shopping de luxo.

O diretor nacional de vendas varejo da Oi, Bernardo Winik, enfatiza que a operadora não se esqueceu dos clientes pré-pagos, embora também esteja focando nos usuários que estão migrando para seus primeiros planos pós-pagos. “Estamos fazendo uma extensão desse leque para clientes de mais alto valor”, afirma. “Nossa base é tão saudável que temos a ARPU igual à líder de mercado”, diz, referindo-se ao valor da receita média por usuário móvel que registrou R$ 22,20 no último balanço fiscal, muito próximo ao da Vivo. “No terceiro trimestre, passamos a ser a terceira operadora de mercado em receita móvel, apesar de sermos a quarta em número de clientes”, comemora.

A tele também voltou a oferecer chips e aparelhos em lojas do varejo, embora reconheça que a venda de handsets não é tão lucrativa. Mas Winik diz que os clientes têm um perfil rentável, com baixo churn (desligamento da base). “A maioria dos clientes pós-pagos é 3G, incluindo planos de dados”, explica. No entanto, a empresa não oferece HSPA+ ainda e mostrou uma leve queda no número de usuários 3G: de junho a outubro, segundo dados da Anatel referentes a conexões WCDMA, a operadora saiu de 3,898 milhões de acessos no Brasil para 3,807 milhões. Somente na região metropolitana de São Paulo (área 11), a Oi caiu de 568 mil clientes 3G em junho para 555 mil em outubro.

Ainda assim, o executivo diz que está havendo oportunidade de mercado, com crescimento no pós-pago no Brasil e, mais especificamente, em São Paulo. Nas áreas 16 e 19 a operadora conta com “dois dígitos em menos de um ano”. “Estamos evoluindo muito no pós-pago no interior também. Queremos crescer muito nessa região, mas na capital também. O grande crescimento vai ser no interior”, diz. Segundo a Anatel, são 7,527 milhões de acessos pré-pago no Estado de São Paulo e 1,596 milhão de pós-pago. Em outubro do ano passado, eram 7,272 milhões e 971,5 mil acessos pré e pós-pago, respectivamente.

Segundo o diretor de varejo da Oi para São Paulo, Emílio Busoli, já são 61 lojas no Estado. “É um processo que já dura um ano e estamos focando muito em São Paulo. Demonstra o foco que estamos dando no canal de lojas e no mercado tão importante como é o paulista”, explica. O executivo acredita que trabalhar a estratégia de canais com pontos de venda investindo em tecnologia como a unidade no Shopping Iguatemi, com vendedores com treinamento e produtos, deverá ser um “conceito que vai expandir, podem ser lojas maiores ou menores, mas vamos levar ao Brasil inteiro”. Ele acha que isso faz parte da atenção dada aos pós-pagos. “Só vamos fidelizar a pessoa se ela for bem tratada o tempo inteiro”, espera.

Brasil recebe holding Telefônica América Latina no próximo ano

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O presidente da Telefônica/Vivo, Antonio Carlos Valente, disse que a transferência da Espanha para o Brasil da holding que administrará os negócios da Telefónica na América Latina se dará ao longo de 2013. Segundo ele, cerca de 100 executivos passarão a atuar no País, transferidos da Europa. “Simplesmente será uma mudança, que será efetivada em 2013”, disse a jornalistas após anunciar uma parceria com a MasterCard.

Valente evitou dar maiores detalhes sobre o funcionamento da nova holding. Segundo executivos da empresa, há estudos para que todos os negócios na América Latina sejam concentrados nessa holding, que poderia ser listada em Bolsa.

Valente reafirmou ainda o plano de investimentos da empresa, que prevê aportes de cerca de R$ 24 bilhões para os anos de 2011 a 2014. “O Brasil segue com prioridade nos investimentos da Telefónica Internacional”, disse.

Questionado sobre uma eventual proposta para comprar a operadora de telefonia GVT, o executivo evitou fazer comentários. Em 2009, a Telefônica perdeu para o grupo francês Vivendi a disputa pela operadora. Agora, a Vivendi busca vender a GVT para solucionar problemas de endividamento excessivo.

TIM patrocina 1ª Corrida de Natal de SP

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A TIM será a patrocinadora da 1ª Corrida de Natal da Cidade de São Paulo, que será realizada domingo, dia 9, na capital paulista. Com a iniciativa, a operadora pretende aproximar o cliente da marca e propor um novo olhar para a cidade. A competição contará com três modalidades, sendo uma caminhada de 2,5 km e dois percursos de corridas, de 5 e 10 km.

As inscrições podem ser feitas pela internet e, após pagamento da taxa, os kits devem ser retirados em uma das lojas TIM participantes: Avenida Paulista, Central Plaza Shopping, Shopping Anália Franco e Shopping Bourbon.

Cartão telefônico estampa fachada do Museu da Gente

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A Oi está lançando neste final de ano um cartão telefônico que estampa uma imagem da fachada principal do Museu da Gente Sergipana, captada pelo fotógrafo Márcio Garcez, e traz em seu verso um pouco da história do novo espaço cultural sergipano, que vem se destacando como um dos mais modernos do Brasil. Com tiragem de 50 mil exemplares, os cartões são válidos para todos os orelhões em território nacional e circularão nos meses de novembro e dezembro por todo o Brasil, contribuindo para a divulgação do Museu.

Resultado de uma parceria do Instituto Banese com a Oi, o cartão faz parte das comemorações do primeiro ano do Museu. Uma réplica dele foi entregue ao governador Marcelo Déda, pela presidente do Banese, Vera Lúcia de Oliveira, e a diretora de Relações Institucionais da Oi em Sergipe, Miriam Nunes Carvalho, durante solenidade realizada na semana passada, no Museu da Gente Sergipana.

“Fiquei extremamente feliz em entregar a Sergipe, por meio das mãos do governador Marcelo Déda, uma réplica do cartão que retrata o Museu, orgulho e referência de todos os sergipanos”, disse a diretora de Relações Institucionais da Oi durante a solenidade que comemorou o recebimento, pelo Museu da Gente Sergipana, do prêmio “Melhor da Arquitetura 2012”, na categoria Restauro, promovido nacionalmente pela revista ‘Arquitetura & Construção’, da Editora Abril.

Implantado há um ano pelo Banese, em parceria com o Governo do Estado, no antigo prédio do Atheneuzinho, em Aracaju, que foi totalmente reformado e adaptado para receber o novo espaço cultural, o Museu da Gente Sergipana é hoje um dos pontos turísticos mais visitados da capital. Localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, o museu funciona de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Carta de reclamações com 55 metros fica pronta

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Quem nunca ficou sem sinal no celular na hora que precisava fazer uma ligação? Ou tentou acessar a internet pelo aparelho e não conseguiu?
Esses problemas foram alguns dos relatados no site Alô, quero falar!, que ficou disponível por 30 dias para que os usuários fizessem suas queixas.
O site recebeu 2.181 reclamações, feitas por clientes das principais operadoras do país: Vivo, TIM, Claro, Oi e Nextel.
Quais os problemas mais relatados?
Celular sem sinal, internet 3G que não funciona e cobranças indevidas foram os campeões de queixas no site.  Falhas no envio de mensagens e mau atendimento na central também apareceram na lista.
Confira o ranking de reclamações no site “Alô, quero falar!”:
Resposta das empresas telefônicas
A Nextel foi a única operadora que recebeu a equipe da Konkero para entrega da carta. Após a visita, a empresa enviou um comunicado oficial:
A Nextel prioriza em sua estratégia de negócio a qualidade na prestação de serviços e o respeito ao consumidor. A empresa vem redobrando seus esforços e ampliando seus investimentos em treinamentos, processos e contratações dos canais de atendimento ao cliente, buscando manter o nível histórico de excelência e satisfação dos consumidores que sempre caracterizou a atuação da companhia.

A operadora esclarece também que realiza frequentemente testes de monitoramento de rede, investindo os recursos necessários para a melhoria de sua cobertura sempre que possíveis instabilidades são identificadas.

A TIM retornou o contato por meio de sua assessoria de imprensa:

Atualmente, a TIM possui mais de 69 milhões de clientes. Além de prover serviços de qualidade, um dos grandes desafios da companhia é atender aos seus clientes com eficiência e agilidade. Mais do que ter o foco no cliente, queremos ter o foco do cliente dando a ele canais alternativos de atendimento que supram sua necessidade.

Além do atendimento telefônico (1056 e *144), a empresa disponibiliza o Portal de Conteúdos *144# – um canal gratuito que possibilita ao cliente TIM ter acesso rápido à consulta de informações e solicitação de serviços por meio do próprio celular – e está presente nas redes sociais (Twitter e Facebook) e website (www.tim.com.br).
Já as empresas Claro, Oi e Vivo não se pronunciaram sobre a ação.

Vivendi vai eliminar 856 empregos

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A unidade de telecomunicações da Vivendi, anunciou que planeja cortar 856 empregos através de um programa de demissão voluntária, em meio à reestruturação para driblar a concorrência mais acirrada.

A SFR vai se reunir com representantes sindicais na segunda-feira para negociar os termos. Na prática, a empresa vai eliminar 1.123 empregos e criar 267 posições em áreas relacionadas à Internet. A companhia está reformulando os serviços móveis e fixos para se ajustar aos menores preços no mercado francês de telecomunicações.

A Vivendi é dona da brasileira GVT, que está em processo de venda. A Vivendi espera arrecadar cerca de 7 bilhões de euros com a transação.

NET fechará o ano com R$ 2,5 bilhões em investimento

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A NET Serviços, operadora de TV a cabo e banda larga controlada pela Embratel, deve fechar o ano com investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões, segundo o plano de melhorias dos indicadores apresentado à Anatel. Esse investimento foi aplicado na expansão da infraestrutura, na melhoria do atendimento e no crescimento da base de clientes. A operadora é, atualmente, a empresa de TV por assinatura que mais se aproxima dos parâmetros de qualidade exigidos pela Anatel e, pelas projeções da operadora, todos os indicadores já estão dentro dos parâmetros da agência. Ainda que, como todo o mercado, a Net tenha experimentado uma ampliação dos índices de reclamação por cobrança e reparos em 2012, esses índices estiveram melhor do que a média das outras operadoras. Já nas reclamações por cancelamento, a Net praticamente não teve piora em seu índice, ao contrário das demais empresas.

A empresa pretende chegar a 700 frentes de trabalho em infraestrutura até 2014 com foco em melhoria da qualidade do sinal (atualmente há 457 frentes em execução e 243 finalizadas). Deve investir cerca de R$ 100 milhões em gestão de força de trabalho, ampliar para 4.580 posições de atendimento (contra 3,4 mil atuais) e investir R$ 560 milhões nessa área apenas em 2013 (nos últimos dois anos foram investidos R$ 850 milhões), além de ampliar os canais de comunicação com o cliente.