08/09/2024
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Vivo pagará R$ 1,122 bilhão em dividendos

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O conselho de administração do grupo Telefônica, dono da marca Vivo no Brasil, aprovou a distribuição de R$ 1,122 bilhão em dividendos aos acionistas da empresa. Este montante se refere ao saldo do lucro do período contábil encerrado em 30 de junho último.

Segundo a empresa, o crédito deste valor aos cotistas será realizado de forma individualizada a cada detentor de ações ordinárias e preferenciais da companhia.Tem direito a receber parte deste montante quem tiver posse de papéis da empresa ao final do dia 23 de novembro de 2012. “Após esta data, as ações serão consideradas ex‐dividendos”. O pagamento será iniciado em 12 de dezembro deste ano.

Em comunicado, a companhia informou também que foi aprovada a aquisição de ações de própria emissão para posterior cancelamento, alienação ou manutenção em tesouraria.

A operadora informou que a recompra será realizada mediante a utilização do saldo da reserva de capital de R$ 2,7 bilhões, constante no último balanço publicado.

O programa de recompra de títulos começou nesta segunda-feira, 5, e estará em vigor até 4 de novembro de 2013. As aquisições serão realizadas na BM&FBOVESPA, a preços de mercado. Caberá à diretoria da empresa decidir o momento e a quantidade de ações a serem adquiridas, até o máximo de 2.894.534 ações ordinárias e até o máximo de 24.257.777 ações preferenciais, que correspondem a menos de 10% das ações, de cada classe, em circulação nesta segunda-feira.

Vivo faz parceria para construção de rede 4G

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A Telefônica Brasil S.A. anunciou nesta segunda-feira a assinatura de um memorando de entendimento de sua subsidiária Vivo com a escandinava AINMT para estudar a possibilidade de colaboração na construção de uma rede complementar 4G/LTE na frequência de 450 MHz.

A intenção é oferecer serviços de voz e banda larga, sobretudo em áreas rurais onde a rede de alta velocidade funcionará nesta frequência. Nas áreas urbanas, será usada a faixa de 2,5 GHz, de maior qualidade, mas também mais cara. A Vivo desembolsou R$ 1,05 bilhão no leilão das frequências de operação de telefonia móvel de quarta geração, no qual essas duas faixas foram vendidas conjuntamente.

O Governo Federal determinou que as companhias telefônicas ofereçam este serviço até 30 de abril de 2013 nas cidades que serão sedes da Copa das Confederações de futebol.

Todos os municípios com mais de 100 mil habitantes devem ter cobertura de internet LTE antes de 31 de dezembro de 2016, segundo as previsões do Governo.

Prestadora é condenada a pagar indenização e a restabelecer serviços telefônicos

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O juiz Wotton Ricardo Pinheiro da Silva, do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza, determinou que a Vésper S/A (atual Claro/Embratel) pague R$ 10 mil à consumidora M.M.M. e restabeleça as três linhas telefônicos dela. A empresa também terá que pagar R$ 30 mil aos antigos proprietários das referidas linhas.

Segundo os autos (nº 8257-96.2005.8.06.0001/0), em 2002, os clientes R.B.L., F.A.C.F. e M.C.G.F. aderiram ao plano “Fale à Vontade” da operadora. Pelo serviço, eles poderiam fazer ligações locais livremente, pagando aproximadamente R$ 70,00 mensais.

Entre janeiro e março de 2004, M.M.M. comprou os direitos de utilização das linhas dos três clientes, mediante assinatura do Termo de Cessão de Titularidade da Prestação de Serviços de Telecomunicações fornecido pela Vésper. Porém, ao tentar transferir as linhas para o nome dela, a empresa se negou e suspendeu os serviços.

A consumidora tentou resolver o problema junto à operadora e ao Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), mas não teve sucesso. Sentindo-se prejudicada, M.M.M. e os três clientes ajuizaram ação na Justiça requerendo o restabelecimento dos acessos telefônicos, a transferência dos números e ainda indenização moral.

Na defesa, a Vésper defendeu serem infundadas as alegações dos antigos donos, requerendo a ilegitimidade ativa dos autores. Sustentou ainda que M.M.M. não apresentou qualquer comprovante do Termo de Cessão de Titularidade.

Ao proferir a sentença, no último dia 24, o magistrado afirmou que a conduta da empresa, “além de aborrecimentos, trouxe danos morais aos autores, não podendo dispor daquilo que legalmente ainda lhes pertencia e tendo que arcar com a desagradável situação entre eles”.

Em função disso, o juiz determinou o pagamento de indenização no valor de R$ 40 mil, sendo R$ 10 mil para cada um dos envolvidos, além do restabelecimento dos serviços telefônicos da consumidora M.M.M.

Anatel aprova nova estrutura da NET

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A Anatel finalmente aprovou a transformação das outorgas de TV a cabo, MMDS e DTH das empresas do grupo NET/Embratel em autorizações do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). A aprovação só foi possível porque também foi autorizada uma nova configuração do controle da NET Serviços, de modo que ficou caracterizado o desligamento do grupo Globo do controle da operadora no que diz respeito às atividades de telecomunicações e também administrativas.

O processo foi demorado porque, ao longo do período de análise da configuração de controle apresentada pela Globo e pela Embratel, em diversos momentos a agência interpretou que ainda havia a caracterização de controle por parte do grupo Globo, preocupação que agora, segundo a análise da Anatel, foi finalmente sanada. Os acionistas terão 120 dias para tirar do controle da NET qualquer conselheiro indicado pelo grupo Globo. Além disso, a mudança de controle só será efetiva depois que as pendências fiscais da empresa estiverem sanadas.

Ao final, a estrutura societária proposta prevê que a NET será controlada pela Embratel, que terá uma participação de 95,89%, e o restante (4,11%) pertencerá à EGPar, onde participam Embratel (50,45% das ações com direito a voto) e Globo (49% das ações com direito a voto. As ações que a Globo ainda tem diretamente na NET Serviços serão vendidas por meio de oferta pública. A Globo mantém alguns poderes de controladora na EGPar, por meio da qual exerce direitos de acionista em questões de programação, matéria sobre a qual a EGPar tem ingerência nas atividades da NET. Ou seja, a Globo mantém influência sobre algumas decisões de programação da NET Serviços.

A NET tem planos, agora que a autorização da empresa para o SeAC está liberada, de pedir a ampliação de suas áreas de prestação de serviço (APS) onde terá o serviço de TV paga com redes de cabo. Inicialmente, o plano deve ser para uma expansão a mais 35 cidades, depois indo a 50 até que, ao final da fase de expansão planejada, a empresa chegue a 100 cidades além daquelas que hoje opera TV a cabo.

Justiça determina que condomínio paralise instalação de antena

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O Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba determinou a paralisação imediata da instalação de estação rádio-base da Nextel Telecomunicações Ltda em um condomínio localizado no bairro Alto da XV. 

A decisão foi proferida a partir de uma ação ajuizada pelo promotor de Justiça Sérgio Luiz Cordoni, da Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba. 

A Justiça ainda fixou multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.

“Resta demonstrada que não consta licenciamento cadastrado para estação de telecomunicação no imóvel, bem como, não consta cadastro de protocolo de solicitação de licenciamento de estação rádio-base. Por força das legislações ora citadas, o direito de instalar a estação rádio base (ERB) é garantido somente quando a operadora detém as licenças concedidas tanto pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA como pela Secretaria Municipal do Urbanismo) SMU, o que não ocorre, até o momento, no presente caso”, diz trecho da decisão.

“No tocante à suposta ilegalidade que não houve aprovação unânime dos condôminos, será analisada em momento oportuno uma vez que não consta nos autos cópia da Ata que aprovou a colocação da antena e da estação rádio-base”, complementa o juiz Marcelo Mazzali.

A ação civil pública foi ajuizada contra a operadora de telefonia móvel Nextel, um condomínio residencial e sua administradora e o município de Curitiba, em razão da instalação da estação rádio-base (ERB) no topo do edifício. O caso chegou ao MP-PR através de uma reclamação, protocolada em abril deste ano. Um morador do condomínio já havia reclamado ao PROCON contra a instalação da ERB, antes de procurar o MP-PR. Em maio, o reclamante protocolou na Secretaria Municipal do Urbanismo uma denúncia referente à fiscalização de ERBs. A denúncia foi encaminhada ao Departamento de Fiscalização de Obras, que informou não existir licenciamento para instalação da ERB – o que embasou a propositura da ação civil pública.

O promotor de Justiça sustenta que o Decreto Municipal número 1.819/2011 determina a necessidade de licenciamento prévio: “A localização, construção, instalação, ampliação, modificação, desativação, reativação e operação de empreendimentos e atividades, públicas ou privadas instaladas ou a se instalar no Município de Curitiba, utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras e capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio Licenciamento Ambiental, a ser realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, sem prejuízo de outras licenças exigíveis.”

Nextel quer o espectro da Banda E adquirido pela Unicel

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A Nextel, que está prestes a lançar o 3G no celular, e deu entrada na Anatel com o pedido para a compra da Unicel, enviou nota à imprensa reforçando a sua posição de que a proposta de compra da Unicel se deve ao interesse pela utilização do “espectro da Banda E por ela adquirida no leilão de 2007”. A Unicel tem frequência de 1,8 GHz na região metropolitana de São Paulo.
A nota cita questionamentos de diversos executivos de operadoras de celular sobre as razões da Nextel para a aquisição da Unicel. Estes executivos não conseguem entender a razão econômica de a Nextel se interessar por uma empresa que tem mais de R$ 100 milhões em dívidas e com pedido de falência, e que está também inadimplente com a Anatel. Para eles, seria muito mais barato comprar a faixa em leilão da agência, caso a frequência fosse retomada pela Anatel.
Alguns diretores afirmaram ainda que a Nextel sequer vai ter direito à faixa por ela pleiteada (a de 1,8 GHZ) visto que haveria sobreposição de licença entre as duas empresas (a Nextel também tem licença de 1,8 GHz na região metropolitana de São Paulo) e, conforme decisões anteriores da Anatel, uma das duas faixas teriam que ser devolvidas pois que cobrem as mesmas cidades.
Não é este o entendimento da Nextel, que afirma na nota não acreditar existirem “obstáculos que possam prejudicar a aprovação” do pedido de autorização de controle da Unicel do Brasil Telecomunicações. A operadora considera que “ter espectro adicional é um grande benefício para seus assinantes e bom para a competitividade”. Afirma ainda que “qualquer informação além da descrita acima é considerada pela Nextel uma tentativa de enfraquecer a concorrência saudável entre as empresas do setor”.

Campanha da Nextel ultrapassa 10 milhões de views

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No ar desde o mês de setembro, a campanha “Protagonistas da Minha História”, da operadora Nextel, já ultrapassou a marca de 10 milhões de views. Resultado obtido por meio de uma estratégia que combinou a história profissional do protagonista com sua ligação familiar estabelecendo conexão emocional entre ele e os internautas.

Segundo Alex Rocco, diretor de Comunicação da Nextel Brasil, a campanha reforça o conceito de rede e potencializa o trabalho que já é desenvolvido no off-line. “O online é uma plataforma que permite potencializar nossa estratégia 360°, integrando todo o trabalho de comunicação e colaborando para a obtenção de ótimos resultados. O vídeo do Ricardinho registrou mais de 10 milhões de views em dois meses, o que comprova o sucesso da ação e da interação da marca com as pessoas”, diz o executivo.

Na página do Youtube, website em que o vídeo está hospedado, 92% de aceitações positivas foram inseridas: “Vídeo comovente, único vídeo anúncio que não dá para pular”, “Uma das poucas propagandas que me interessaram mais que o vídeo que estava pra assistir. Parabéns Nextel” e “(…) com certeza uma das propagandas mais emocionantes que alguém já criou. Lindíssimo (…)”. Estes e outras centenas de comentários são uma pequena mostra do sucesso de crítica e público da campanha.

De acordo com Michele Matsumoto, presidente da One Digital, agência de marketing interativo, a campanha online permitiu que o internauta vivenciasse a verdade da história de Ricardinho e sua rede: “Nosso maior objetivo nessa campanha era mostrar em primeiro plano a rede do Ricardinho. A campanha on-line tem como centro uma homenagem que o jogador fez para sua família, representando essa rede de pessoas que o apoiou quando ele mais precisou e que transformou a sua história. A parceria com a Nextel deu certo porque a empresa acredita no potencial transformador da rede.”, comenta Michelle.

“O grande diferencial da campanha foi criar, a partir do conceito offline, um vídeo exclusivo para a web de alto impacto, o que ajudou a engajar o usuário por mais tempo. Ao combinar o poder do vídeo, a audiência global do YouTube e as métricas do on-line, marcas como a Nextel conseguem criar conteúdo diferenciado que se traduz em branding”, afirma Regina Chamma, diretora de negócios Tech & Telecom do Google.
Assista ao filme abaixo:

  

Stalo Comunicação conquista conta da Oi

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Ás vésperas de seu nono aniversário, a belo-horizontina Stalo Comunicação comemora a incorporação de um novo parceiro à sua carteira de clientes. Após avaliação de mercado, a Oi escolheu a agência para atender as demandas de comunicação das regionais Minas Gerais e Espírito Santo.

A Oi é uma empresa de prestação de serviços de telefonia, banda larga e TV por assinatura. Presente em todo território nacional, a Oi atua através de trades regionais, que concentram esforços para melhor atendimento dos públicos.

“A Stalo segue a mesma linha da Oi, pautada pela inovação e ousadia. Além disso, a experiência da agência com empresas varejistas foi fundamental para a escolha. Para que os resultados esperados sejam atingidos e para continuarmos nos diferenciando da concorrência, é necessário atuar com dinamismo, competência e conhecimento de mercado”, afirma Wellerson Leite, Diretor Vendas Varejo Regional MG/ES da Oi.

A Stalo está encarregada da estratégia de mídia, acompanhamento dos Pontos de Venda (PDV), execução de patrocínios, planejamento e desenvolvimento de ações e campanhas para as regionais. “Por conhecer o posicionamento da Oi, iremos oferecer ações eficientes que compreendam o que o público valoriza.

Nossa equipe está atenta às tendências e por isso é capaz de oferecer ideias e ações práticas, que aproximam marcas de pessoas.”, descreve Euler
Rodrigues, Diretor de Atendimento da agência. A chegada da Oi inaugura uma nova fase para a Stalo: para suprir a demanda, a diretoria tem investido em capacitação da equipe, reforço do quadro de colaboradores e prevê a mudança para uma nova sede até o final do ano.

A Oi se junta a clientes como o Verdemar Supermercado e Padaria, a incorporadora MASB e a rede de hotéis Accor, sediada em São Paulo. “Nosso diferencial é oferecer soluções inovadoras, que explorem a criatividade da equipe, otimizando verbas e buscando maior visibilidade para os clientes”, acredita Tiago Motta, Diretor de Criação da agência. Alguns dos destaques do portfólio da Stalo são as campanha Sacolas Verdemar, desenhadas por Ronaldo Fraga, Aniversário de 5 anos da MASB e a criação do produto pioneiro para o ramo hoteleiro em Belo Horizonte, a Diária Casal, para o Mercure BH Lourdes.

“Para nós, a visibilidade permitida por esses clientes significa a oportunidade de evidenciar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Stalo Comunicação”, completa.

Oi TV investe, e consegue dobrar participação no mercado no PR

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A Oi TV cresceu 168% no período de um ano, no Paraná. O serviço de TV por assinatura da Oi ultrapassou a marca de 63 mil clientes no Estado, um Market Share de 8,8%, praticamente o dobro do registrado no mesmo período do ano passado. No país, em setembro, a Oi TV superou a marca de 600 mil clientes e cresceu 4,9 pontos percentuais acima da média do mercado, divulgada pela Anatel, que foi de 1,7%.

O crescimento é parte da estratégia da empresa, que está intensificando o foco na prestação de serviços de TV por assinatura, por considerar o produto essencial em seu portfólio de ofertas convergentes. Parte dessa estratégia é o lançamento de ofertas agressivas. Até o carnaval de 2013, a empresa oferece TV HD (56 canais pagos, sendo 11 em HD), banda larga até 10 Mega para casa, 3G e acesso ilimitado à rede Oi WiFi (disponível nos principais aeroportos, hotéis e restaurantes) por R$ 69,80 mensais.

A Oi TV também lançou a oferta do pacote de entrada mais completo do mercado, com 56 canais pagos, sendo 11 em alta definição (HD), por R$ 39,90/mês, durante seis meses, para clientes Oi Velox ou Oi Conta Total. Como parte da estratégia de convergência da companhia, o cliente terá a facilidade de pagar todos os serviços na mesma conta, o que torna as soluções da Oi as mais completas para os clientes.

A oferta do Oi TV Mais HD também pode ser combinada com mais treze canais HBO/MAX, sendo três desses em HD, por R$ 69,90/mês (clientes Oi Velox ou Oi Conta Total) ou com nove canais Telecine, sendo três desses em HD, por R$ 79,90/mês (clientes Oi Velox ou Oi Conta Total), durante seis meses. Os valores são válidos até o dia 30/11/12.

TIM é operadora mais criticada em redes sociais

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A TIM e a operadora com maior percentual de críticas nas redes sociais, segundo pesquisa divulgada pelo instituto Data Popular. De acordo com o levantamento, a operadora foi a que mais desagradou os clientes nas redes sociais, além de ser a mais citada em conversas, com 56%.

Dentre as operadoras analisadas, a Oi foi a segunda mais criticada, sendo citada em 11% das conversas, seguida por Claro (citada em 11%) e Vivo (citada em 16%), empatadas no terceiro lugar das críticas. A Nextel, citada em 6% das conversas, foi a única operadora que apresentou mais comentários positivos do que negativos.

O estudo também aponta que em seis meses foram identificadas 208 mil conversas sobre assuntos relacionados às empresas de telefonia celular no País. Destas conversas, 20% são críticas às operadoras de telefonia ou cerca de 40 mil.


Segundo Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, a ascensão de uma parcela jovem da população, com um maior acesso à internet e aos serviços de educação, contribuiu para fazer das redes sociais um palco de discussões.

“São consumidores exigentes que aprenderam a importância das redes sociais como instrumento para serem ouvidos”, diz Meirelles.

Entre os usuários analisados, a predominância foi do público entre 20 e 30 anos, que representou mais da metade dos participantes das discussões, seguido por pessoas da faixa de 30 a 40 anos (19%) e 10 a 20 (15%).

A rede social preferida para este tipo de discussão foi o Twitter, com 61% do total. As páginas de empresas do Facebook somaram 26%.

De acordo com o diretor da WebSIA Rodrigo Leme Santos, um dos responsáveis pela pesquisa, os dados foram coletados de forma que todas as informações do estudo são de perfis públicos, respeitando as políticas de privacidade de cada serviço.

Direito de Resposta

A TIM afirma que monitora, com apoio de uma equipe interna e consultoria especializada, os comentários postados nos sites de relacionamento e as observações dos clientes são utilizadas no aprimoramento da qualidade dos serviços e do atendimento da empresa.

A companhia afirma que lançou a versão beta do Portal Qualidade TIM na última quarta-feira, permitindo aos consumidores acompanhar a evolução da rede da empresa e as ações de melhoria, de acordo com o plano apresentado à Anatel em agosto de 2012.

Segundo a companhia, o site mostra, entre outras informações, o mapa real de cobertura (incluindo áreas de sombra, onde o serviço de telefonia móvel não funciona adequadamente) além da infraestrutura atual e planejada.

De acordo com a Oi, a companhia vem desenvolvendo ações de melhoria de qualidade em sua plataforma digital e possui canais oficiais nas redes sociais que, simultaneamente à divulgação de dicas e novidades sobre as principais ofertas e serviços da companhia, realizam atendimento aos clientes.

No Twitter, a companhia afirma que presta atendimentos personalizados aos clientes por meio de mensagens privadas e que, após o lançamento da página oficial da Oi no Facebook foi criada uma uma ferramenta de atendimento: o aplicativo Oi Responde. Nele, o cliente preenche formulário com seus dados cadastrais e envia mensagem à companhia com a sua questão.

A Oi afirma que é a única empresa de telecom do Brasil a disponibilizar este recurso na sua página oficial do Facebook. A companhia afirma que também está presente no Youtube, onde os usuários podem assistir a vídeos, como campanhas, tutoriais e webseries, além da cobertura de eventos patrocinados pela Oi através de suas plataformas de conteúdo.

A companhia diz que desenvolveu um plano estratégico de longo prazo, que prevê investimentos de R$ 24 bilhões de 2012 a 2015. Desse total, R$ 6 bilhões estão sendo investidos somente em 2012, dos quais grande parte é destinada à expansão e melhorias de infraestrutura de rede e na operação de atendimento da companhia.

A Claro afirma que foi a primeira operadora a lançar um blog corporativo no Brasil, em julho de 2008. A companhia diz que, naquela época, já monitorava as redes sociais para acompanhar o que era dito sobre a marca. De lá pra cá, a companhia diz que estendeu a presença para Twitter, Youtube, Orkut, Facebook e Google+.

Desde então, a Claro diz que interagiu com os internautas e tratou os casos mais críticos, afirmando que interage, atualmente, com cerca de metade dos internautas que falam sobre a Claro no Twitter. Segundo a empresa, a meta é atender 100% dos casos no futuro.

A Vivo e a Nextel também foram procuradas, mas não responderam até o momento.