08/09/2024
Início Site Página 2353

Nextel e CTBC comemoram aprovação do PGMC

0

A aprovação do texto do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) foi comemorado por Nextel e CTBC. Em Nota, a Nextel afirma que o PGMC representa um estímulo à competição no mercado de telecomunicações móveis brasileiro. “Estamos certos de que o consumidor é o maior beneficiado, pois terá mais escolhas de serviços com a qualidade que deseja”, diz a Nextel.

A Algar Telecom, empresa detentora da marca CTBC, informou em nota que apoia iniciativas que visem aprimorar o cenário competitivo no setor de telecomunicações brasileiro. “Neste contexto, entende o PGMC como uma ferramenta que contribui com este objetivo”, afirmou. “A empresa aguarda a publicação da redação final do plano para avaliar todos os pontos e para se adequar a nova regulamentação.”
Por meio de suas assessorias de imprensa, Oi, Vivo, TIM e Claro informaram que não iriam se pronunciar sobre a aprovação do PGMC. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) também disse que não se pronunciaria neste momento, pois o PGMC atinge de forma diferente cada associado.

TIM lança portal para acompanhamento de melhorias nos serviços

0
A TIM está lançando um portal para que seus quase 70 milhões de clientes, possam acompanhar a melhoria do serviços prestados pela operadora. O site traz, por exemplo, um mapa da cobertura oferecida. O usuário digita seu endereço e pode visualizar uma “mancha” real das redes 2G e 3G da empresa. Será possível verificar a disposição das atuais antenas, as recém-instaladas e as planejadas num prazo de até seis meses, além dos hotspots da rede sem fio. 

O mapa revela ainda que áreas oferecem cobertura total ou parcial (aquela em que não há garantia de bom funcionamento da rede em espaços internos, como carros ou prédios) e, o mais importante: as chamadas áreas de sombra, onde o serviço não funciona. Infelizmente ainda não é possível o cliente informar à operadora as ocorrências de áreas de sombra não identificadas no mapa, mas a TIM planeja abrir esse canal de comunicação até o fim do ano.

Curiosamente, o site criado para mensurar a qualidade dos serviços da TIM não tem versão mobile, sem dúvida, um ponto negativo para a operadora. Vale lembrar que, em julho, a empresa foi impedida pela Anatel de vender novos chips em Pernambuco e em outros 17 estados, além do Distrito Federal.

Em seu plano de melhorias apresentado recentemente à Anatel, a TIM detalha a previsão de investimentos de R$ 3,5 bilhões até dezembro deste ano, dos quais R$ 451 milhões em melhoria de qualidade. A empresa promete, por exemplo, a implantação de 2.502 antenas em todo o país até o fim do ano.

É importante informar que o site já está disponível desde o início da semana, mas só tivemos autorização para divulgar a informação agora.

TIM é acusada pela Vivo de utilizar sua marca indevidamente

0
Em mais um capítulo das brigas de operadoras no Conar, a Vivo saiu vitoriosa em denúncia feita à TIM. A autora da denúncia reclamava do uso anti-ético de sua logomarca num panfleto da TIM, dando a entender que se tratava de um material da Vivo. A TIM negou a acusação, dizendo ser necessário o uso da logomarca para a correta identificação da concorrente.

A relatora considerou que “o uso da marca (da Vivo) chega a sugerir que se trata de material da Vivo, tal o destaque que ela ganha” e que “não considera que isso seja acidental”. A prática foi considerada uma infração ética, o que rendeu à TIM uma advertência além da suspensão da veiculação do material publicitário.

Teles mudam pacotes para se adequar a nova lei

0
Começou a valer a segunda etapa da lei 12.485/2011, que regulamenta a TV por assinatura.  A partir de agora, as operadoras de TV paga devem mudar seus pacotes e incluir canais brasileiros, de acordo com especificações dadas pela Ancine (Agência Nacional do Cinema). 

Na lista de determinações, consta a obrigatoriedade de carregamento de emissoras cuja programação contenha pelo menos 12 horas diária de produção brasileira independente. TVs que disponibilizem cerca de três horas de conteúdo nacional diário no horário nobre também devem ser incluídas, entre outras. 

Por meio de um comunicado, a Net informou o lançamento do canal Curta! O Canal Independente, além da inclusão do Band News, + Globosat, Off e Bis em todo os pacotes. GNT e Rá Tim Bum!, já eram oferecidos a todos os assinantes. 

Durante lançamento de uma parceria com a companhia aérea Azul, Luiz Eduardo Baptista da Rocha, presidente da Sky, falou sobre as mudanças da lei. Ele criticou a Ancine e a lista oficial de canais credenciados a preencher essa cota. “Tem canal que está há 20 anos no mercado e não foi qualificado. Outros que nem existem foram incluídos”, disse. 

Segundo o executivo, o dia 1º deve ser encarado como um marco de um processo de mudança e é ingenuidade pensar que as operadoras estarão atendendo plenamente a lei na data. Ele afirmou que a mudança de canais despendeu recursos financeiros e tecnológicos às companhias. “Tem gente que terá que colocar os pés no chão”, disse sobre os preços estipulados por algumas programadoras. 

A Sky usará os canais Arte 1, da Band, o Woohooo, da Turner, e o TV Climatempo para se adequar à legislação. 

O Arte 1 está entrando em funcionamento ainda experimental, apenas na operadora. 

Após disputa judicial, a TV Climatempo foi confirmada, em liminar, na lista de canais brasileiros de espaço qualificado, apto a compor a cota de 12 horas de produção nacional. 

“Houve uma intensa movimentação por parte das empacotadoras [operadoras a cabo] para ajustar seus planos de acordo com a lei aos assinantes. E isso ocorreu de forma positiva, vale destacar”, disse Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine. 

Para Oscar Vicente Simões de Oliveira, presidente da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), houve muito trabalho das operadoras para mexer em seus line-ups, mas todos estão empenhados em atender da melhor forma o consumidor. 

Além de incluir canais com conteúdo brasileiro, a lei 12.485 também estabeleceu cotas de até 3h30 semanais de produção nacional, metade independente, em canais estrangeiros. 

A legislação também permitiu a entrada das operadoras telefônicas no setor de TV por assinatura.

Wohoo entra na grade das operadoras de TV

0
O Canal Woohoo, que conseguiu se credenciar como canal brasileiro de espaço qualificado programado por programadora brasileira independente, foi um dos que ampliou sua participação no line-up das empacotadoras com a entrada em vidor nesta quinta-feira da Lei 12.485/11, que criou o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). O canal passa a figurar na Sky, Claro TV e GVT TV. 

“Como éramos um canal que já existia, conseguimos negociar a um preço médio, e o resultado é bem positivo”, afirmou o proprietário do canal, Antonio Ricardo.

Globo poderá interferir em compra de canais na NET

0
Um dos aspectos mais interessantes do novo acordo de acionistas da NET Serviços, aprovado pela Anatel, são os poderes de acionista que a Globo, indiretamente, exerce sobre a operadora de cabo. Basicamente, esses poderes dizem respeito ao poder de veto, em reuniões prévias de conselho, sobre questões que envolvam deliberações sobre contratos com o próprio grupo Globo. Por exemplo, deliberações sobre os contratos da Globosat. Mas o aspecto mais inusitado não é esse. A Globo, a partir desse novo acordo, não tem mais o poder de influir na escolha de nenhum canal nacional que venha a ser exibido pela Net, mas passa a ter poder de veto sobre canais internacionais. Ou seja, na negociação com a Embratel, provavelmente a Globo avaliou que era mais relevante ter controle sobre acordos de distribuição de canais estrangeiros do que sobre os possíveis concorrentes nacionais.

Naturalmente, esse poder de restrição não pode ser tal que prejudique a própria Net. Então, o acordo de acionistas estabelece que se um eventual veto da Globo a um canal estrangeiro se mostrar concorrencialmente ruim para a Net, esse veto deixa de valer. Essa leitura é feita de algumas maneiras: a primeira é se uma empresa com mais assinantes do que a Net já tiver o canal. Hoje, esse é um cenário improvável, já que a Net é de longe a maior operadora no mercado. Depois, caso esse canal impulsione as vendas de um concorrente em um índice superior em 30% ao desempenho da própria Net no mesmo período e nas mesmas áreas. E, por fim, se um canal estrangeiro vetado se mostrar vantajoso para um concorrente da Net no mercado de vídeo sob-demanda. Esses poderes dados à Globo podem ser depreendidos do voto do conselheiro Marcelo Bechara disponível no site da Anatel, já que os acordos de acionistas da Net e da EGPar (empresa através da qual a Globo participa da Net) ainda não estão públicos.

Esse poder de veto da Globo em canais estrangeiros não se aplica a conteúdos móveis que a Net ou empresas do grupo venha a contratar.

Rompimento de cabos deixa bairro sem telefone

0
Moradores e comerciantes de ruas do bairro Cambuí, em Campinas (SP), ficaram sem telefone fixo hoje. Testemunhas contaram que viram um caminhão passar pelo cruzamento das ruas Dona Josefina Sarmento e Padre Anchieta e arrastar fios e cabos que ficaram suspensos e caídos pelo chão. O comerciante do ramo de alimentação Francisco Moreira da Silva disse que o prejuízo dele ficará em torno dos R$ 18 mil. “Nós contamos com isso (telefone). Estamos com dez motoqueiros parados”, disse o comerciante.

Mário Gravem Borges é artista plástico e na próxima semana participará de uma exposição. Segundo ele, outros artistas ficaram impossibilitados de entrar em contato com ele nesta sexta por causa do telefone mudo. “É inadmissível a empresa não ter um plano B. São vários os casos de fios caídos. A fiação é precária”, comenta.

A Vivo informou que enviou equipes para restabelecer a comunicação. Leia abaixo a nota enviada:
A Telefônica/Vivo informa que, desde a manhã de hoje, clientes da empresa no bairro do Cambuí, em Campinas, podem ter encontrado dificuldades na utilização do serviço fixo de voz, devido ao rompimento de cabos que atendem a região.

Assim que o problema foi detectado, a companhia mobilizou equipes técnicas para normalizar a situação no menor prazo possível. A Telefônica/Vivo voltará a prestar esclarecimentos tão logo haja informações sobre o restabelecimento do serviço.

Começam as primeiras mudanças com a aprovação do PGMC

0
A Anatel aprovou o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) para o setor de telecomunicações, que tem como um dos objetivos reduzir gradualmente a cobrança de ligações entre linhas de Claro, Oi, TIM e Vivo para operadoras fora desse grupo das quatro maiores do País.

Hoje, a taxa média cobrada é de R$ 0,42 e deve cair para R$ 0,33, em 2013, para R$ 0,25 em 2014 e para R$ 0,16 em 2015. Com isso, devem ser beneficiados usuários da Nextel, CTBC e Sercomtel, a partir de janeiro de 2013.

O regulamento vai obrigar as maiores companhias do setor a compartilhar as chamadas infraestruturas passivas de telecomunicações para empresas menores. Elas terão de fazer chamadas públicas para vender para concorrentes parte da capacidade de tráfego de suas redes de dados e espaço para a passagem por dutos, valas e torres. A intenção é aumentar a competição no mercado e promover o uso racional das estruturas já instaladas, obtendo, por consequência, preços mais equilibrados.

Dentro do grupo principal, no entanto, a agência manteve as regras, inclusive com a possibilidade de tarifa diferenciada entre chamadas para celulares da mesma operadora (on net) e as chamadas para as outras três  grandes companhias (off net), no chamado “efeito clube”.

O regulamento também trouxe medidas para o chamado roaming nacional. As companhias Vivo, TIM, Claro e Oi terão que fazer ofertas de referência para o uso de suas redes por clientes de outras operadoras, beneficiando principalmente os usuários das regionais CTBC e Sercomtel em viagens pelo País. Nesse caso, os clientes da Nextel serão menos favorecidos, porque a companhia já possui uma autorização nacional por parte do órgão regulador.

A metodologia para definir a forma dessa oferta ainda passará por consulta pública. Ainda assim, as companhias que detenham o chamado Poder de Mercado Significativo (PMS) em determinados municípios terão que apresentar suas propostas de preços à Anatel para homologação até março de 2013.

Depois desse período, as empresas concorrentes terão acesso a essas ofertas a partir de maio do próximo ano, por meio de uma Entidade Supervisora de Atacado que deverá ser criada até essa data.

O compartilhamento de torres e dutos deverá ser feito pela Oi (Telemar), Vivo (Telefônica), Telmex (Claro, Net e Embratel) e TIM, conforme o PGMC. Caso não haja consenso nas ofertas de venda dessas passagens no atacado, a Anatel poderá determinar o compartilhamento de 10% da capacidade física dos ativos para o atendimento da demanda de outras empresas.

O novo plano vai permitir que a solução de conflitos de venda e compra de capacidade de tráfego no atacado entre empresas do setor de telecomunicações de portes diferentes seja mais rápida.

Segundo a proposta aprovada pelo órgão regulador, com o novo regime interno, haverá apenas duas formas de procedimentos no caso de resolução de conflitos. Quando houver conflito entre duas empresas grandes, o rito será mais longo, mas se uma das empresas for de pequeno porte, será aplicado o ritmo sumário.

TIM volta a virar motivo de piada na internet

0
Depois de ter seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito devido a uma dívida de R$ 0,79, o produtor Samuel Alves de Castro publicou no YouTube uma paródia satirizando o problema. Ele foi impossibilitado de comprar um carro por causa da dívida gerada por uma operadora que já é conhecida por gafes e problemas, a TIM. Com isso, criou a música “Libera o Boleto”, inspirada na música Fugidinha, de Michel Teló.

Na versão de Samuel, a música é de “Michel TIMló”. Os versos criticam, de forma satirizada, a posição da operadora. “A Tim é um perigo, por menos de R$ 1,00 me dei mal. O boleto não recebi antes de vencer, e meu nome foi parar no SPC”, é o que consta em um dos trechos da paródia. “Alguns amigos sugeriram que eu fizesse uma paródia. A ideia era que eu fizesse um clipe com uns caras azuis correndo e uma galera atrás pedindo para liberar o boleto. Mas busquei na internet a música, tiramos a voz do cantor e coloquei a minha, com a letra, e depois fizemos o clipe”, explica Samuel. Que ainda afirma ter escolhido essa música por considerá-la “chiclete”.

Já em relação ao clipe, ele diz que se se inspirou na canção “Até Quando”, de Gabriel o Pensador. “A gente tem uma liberdade muito grande, você pode colocar o que você quiser. A gente tem que usar a internet ao nosso favor para reclamar, para falar dos nossos problemas, não apenas para ver besteira. A movimentação que essa campanha teve foi ótima. Hoje eu consegui entender que a internet é poderosa e todo mundo deveria fazer isso, reclamar, questionar, protestar”, diz.

Segundo Samuel, ele já recebeu o boleto da operadora, vai imprimir e pagar a dívida. Segundo ele, apesar de toda a campanha, que mobilizou várias pessoas nas redes sociais. Como disse “gostar da operadora” a tele não será processada.
Você confere a ‘zombaria’ contra a TIM que está dando o que falar agora:
O vídeo contém termos que podem ser ofensivos a alguns usuários.

  

Oi divulga nova campanha ‘Oi Fixo + Pré’ com Luana Piovani

0
Entra em veiculação essa semana o novo filme criado pela NBS para Oi e estrelado por Luana Piovani. O comercial, de 30 segundos, mostra a atriz deitada em sua cama contando que, após fazer o plano Oi fixo ilimitado, liga para todo mundo sem se preocupar com a conta. O inusitado acontece quando ela se dá conta que fez tantas ligações que acabou ligando até para o ex-namorado. A câmera corrige a imagem e mostra ela, arrependida, ao lado de um nerd: “Pra quê, meu Deus? Pra quê?”.

A campanha inclui ainda spot de rádio, internet e peças de mídia exterior. A criação é de Marcello Noronha, Moacyr Netto, Marcos Hosken e Bruno Pinaud, com direção de criação de André Lima, Pedro Feyer, Marcello Noronha e Moacyr Netto. O filme teve produção da Cine e direção de Clovis Mello.

A oferta

Na Oi, você tem fixo ilimitado, pré ilimitado, ligações do Oi Fixo com tarifa reduzida e ainda pode ligar de graça de qualquer orelhão. Uma oferta pra você falar quando quiser e de onde quiser. Mas cuidado pra você não se empolgar como a Luana Piovani e acabar ligando pra pessoa errada…

A gente exibe esse curta agora: