07/09/2024
Início Site Página 2360

Procon autua TIM na Paraíba novamente

0

O Procon de João Pessoa decidiu autuar mais uma vez a empresa de telefonia TIM pelos serviços ofertados na Paraíba. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a empresa foi autuada pela má prestação de serviço registrado no dia 1° deste mês. Em julho, a empresa já havia sido notificada, e posteriormente multada em R$ 500 mil, por propaganda enganosa de planos que anunciavam ligações ilimitadas. Ainda segundo o Procon-JP, a empresa tem o prazo de 10 dias para apresentar defesa, que caso não seja acatada poderá derivar em nova multa.

Segundo o coordenador do Procon-JP, Marcos André Araújo, a TIM informou que tinha relatórios da Anatel nos quais a empresa estava dentro dos padrões de qualidade aceitos. Entretanto, ele esclareceu que os dados repassados vão somente até o mês de abril, portanto, não correspondem ao período denunciado pelos consumidores, referente ao mês de outubro de 2012.
Por meio de sua assessoria, a TIM confirmou que recebeu a notificação do Procon de João Pessoa e informou que se manifestará junto ao órgão dentro do prazo estabelecido.

A companhia ressaltou ainda que vem realizando fortes investimentos em todo o país com foco na melhoria contínua da prestação dos serviços aos usuários. Como parte da estratégia de ampliação e incremento de qualidade na sua rede própria, a Paraíba receberá 55 quilômetros de fibra óptica até 2014, que passarão pela Região Metropolitana de João Pessoa e por localidades do interior. A TIM prevê também investimentos de R$ 56 milhões no estado no triênio 2012-2014, somente em infraestrutura.

TIM joga a culpa na concorrente

O problema todo foi que a TIM deu pane no estado no dia 1º de Outubro, sem contar outras interrupções que ocorreram no Nordeste ainda neste mês, e a desculpa que a TIM informou ao Procon que o problema que ocasionou transtornos aos clientes foi motivado por falhas no cabeamento de uma outra empresa de telefonia, a Oi que também é usado pela TIM no estado. Para a consultoria jurídica do Procon-JP, as explicações dadas pela TIM não foram acatadas porque a empresa deve se responsabilizar por qualquer falha ocorrida no serviço prestado.

“Se a Tim preferiu terceirizar um equipamento, em vez de comprá-lo, também deve responder por ele, pois foi ela quem estabeleceu a relação de consumo”, alegou Araújo. O coordenador do Procon-JP disse ainda que a autuação foi feita não só pela pane no início do mês, mas pela recorrência do problema, já que consumidores contam que as falhas ocorreram outras vezes em meses anteriores.

Vai chegar uma nova operadora no Brasil

0

O Magazine Luiza passa a comercializar um chip de celular pré-pago com marca própria em todas as 746 lojas da rede espalhadas pelo Brasil. O mais novo produto do varejista é resultado de uma parceria com a Claro e tem a meta de atrair 1 milhão de clientes no prazo de um ano. 


A decisão de revender chips nesse modelo não inviabiliza a possibilidade de a empresa vir a se tornar no futuro uma operadora virtual (Mobile Virtual Network Operation – MVNO). “Achamos que hoje não é o momento. Sabemos que as teles estão passando por acertos, após o problema que tiveram com a Anatel”, disse Frederico Trajano, diretor de marketing e vendas do Magazine Luiza, se referindo ao puxão de orelhas que Claro, TIM e Oi levaram recentemente por não oferecer serviços com qualidade. “Elas estão corrigindo os problemas, mas acho que ainda é hora certa para sermos MVNO”, acrescenta.

Batizado de “Chip Luiza”, o novo SIM Card permite aos usuários acessar redes sociais, ter conta de e-mail e fazer compras online pelo site de e-commerce do Magazine Luiza, sem precisar de pacote de dados. Essa interação será possível por meio da plataforma Smart Message, desenvolvida pela Gemalto e embarcada no chip.

Trajano informa que o novo chip faz parte de uma estratégia da companhia para se relacionar e fidelizar sua clientela. O varejista vai se apoiar na plataforma Smart Message para comunicar ofertas, informar datas de entregas e até oferecer promoções quando perceber que determinado consumidor está próximo de uma das lojas. 

O Magazine Luiza também vai informar o consumidor quando seus créditos estiverem acabando e oferecer recargas com promoções. Segundo Trajano, a idéia é oferecer minutos grátis para cativar os consumidores. O Chip Luiza custa R$ 12.

Com a iniciativa, o Magazine Luiza espera incrementar suas vendas. Atualmente a cadeia conta com 28 milhões de clientes, dos quais 10 milhões são ativos. “Nossa meta é atrair 10% para o Chip Luiza num prazo de um ano”, afirma o executivo.

Para a Claro, o acordo de “co-brand” com o varejista abre oportunidades para ampliar a sua base de clientela. “A parceria vai permitir acesso aos clientes do Magazine Luiza às redes sociais. É uma forma de trazermos mais gente para internet. Quando o cliente usa de serviços adicionados mais ele fala e consome”, afirma a executiva. 

Trajano acrescenta que o Chip Luiza vai funcionar em qualquer celular e que os clientes não precisam de aparelhos com 3G para acessar redes sociais. Com essa facilidade, ele acredita que muitos de seus clientes vão se inserir na web pelo Chip Luiza.
A plataforma Smart Message, que foi desenvolvida pela Gemalto e embarcada no Chip Luiza, funcionará integrada com o sistema de Customer Relationship Management (CRM) do Magazine Luiza. A solução ficará hospedada nos servidores da fabricante e vai disparar as mensagens recebidas do varejista destinada aos consumidores.

Andre Futuro, gerente de vendas e soluções da Gemalto Brasil, explica que é o varejista que terá acesso a todas informações dos consumidores. Eles serão reconhecidos pelo CPF, que permite ao Magazine Luiza traçar promoções de acordo com o seu perfil de compras. 

“O Smart Message é uma plataforma diferente do SMS e permite comunicação one to one”, afirma Futuro. Entretanto, ele ressalta que o cliente terá de autorizar o recebimento de mensagens promocionais.

São Paulo recebe o Expresso TIM Experience

0
O aquecimento para o festival TIM na Estrada 2012 na Grande São Paulo começou ontem, 24, com a chegada do Expresso TIM Experience, uma carreta itinerante de 14 metros, repleta de atrações, que vem circulando pelas cidades que recebem o Festival. Depois de visitar diversos pontos da cidade de São Bernardo do Campo, o Expresso TIM Experience permanecerá no estacionamento do Carrefour (Avenida Lauro Gomes, 1701), até sábado (27).

“O DDD11 é estratégico para a companhia. Incluímos a cidade no circuito do TIM na Estrada 2012 em função do potencial de crescimento do mercado de telefonia móvel da localidade. Essa é a forma que encontramos para reconhecer e agradecer aos clientes da região” revela Érika Cascão, Diretora de Vendas Consumer da TIM São Paulo.

Segundo dados recentes da Anatel, a operadora é líder no segmento pré-pago na região do código 11, onde está inclusa a cidade de São Bernardo do Campo, com 36,26% de market share e mais de 9,5 milhões de clientes.

Os clientes da TIM podem comprar ingressos para o show com 20% de desconto. A oferta é válida para os 300 primeiros clientes que apresentarem o seu TIMChip em uma das três lojas participantes, até a data do show.

O público pode visitar o espaço, entre 12h e 20h, de 24 a 26 de outubro, para fazer downloads de músicas na máquina jukebox, tirar fotos, fazer degustação dos produtos, comprar ingressos para os shows, participar de sorteio de brindes e muito mais.

Para agitar os visitantes, 40 pessoas serão selecionadas (em uma promoção cultural) para assistir à gravação de um programa da rádio dentro da carreta. Na última noite, haverá a apresentação de um pocket show com uma dupla local.

No sábado, a maratona de shows do TIM na Estrada começa às 12h, com a abertura dos portões da Estância Alto da Serra. A primeira dupla a se apresentar será Matheus Minas & Leandro (13h30), seguidos por Zé Ricardo & Thiago (14h), Alexsandro & Marcelo (14h30), Turma do Pagode (16h), João Neto & Frederico (18h30) e Michel Teló (20h30).

Depois de São Bernardo do Campo, o TIM na Estrada 2012 segue para a cidade de Jaguariúna/SP, com shows de Fernando & Sorocaba e Betho & Menon.

Para acompanhar as novidades e o próximo destino do TIM na Estrada 2012, acesse o site ou baixe o aplicativo TIM na Estrada, disponível para download gratuito na Apple Store ou no Google Play.

Oi convoca assembleia para aprovar ingresso no Nível 1 de Governança

0
A Oi convocou seus acionistas para uma Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 7 de novembro para a discussão sobre ingresso da Companhia no Nível 1 de Governança Corporativa e consequente reforma no Estatuto Social da empresa.

De acordo com comunicado enviado ao mercado, a Oi pretende realizar quatro alterações em seu estatuto para poder ingressar no nível 1 de Governança. Em primeiro lugar, deverá ser acrescentado um parágrafo para prever que a Companhia, seus acionistas, Administradores e membros do Conselho Fiscal, se sujeitem às disposições do Regulamento de Listagem. Além disso, de acordo com o novo estatuto, será proibido que a mesma pessoa ocupe os cargos de Presidente do Conselho de Administração e de Diretor Presidente.

Outro item a ser deliberado será a alteração do mandato dos membros do Conselho de Administração e da Diretoria, que passa de três anos para dois. Por fim, o novo estatuto deve prever que a posse dos membros do Conselho de Administracao e da Diretoria fique condicionada a prévia subscrição do Termo de Anuência dos Administradores de acordo com o Regulamento do Nivel 1.

De acordo com o regulamento da BM&FBovespa, o Nível 1 de Governança Corporativa exige que as empresas adotem práticas que favoreçam a transparência e o acesso às informações pelos investidores. As companhias devem divulgar informações adionais, além das exigidas por lei, como relatórios financeiros mais completos e informações sobre negociação feita por diretores, executivos e acionistas controladores.

Além disso, o regulamento exige que a companhia de Nível 1 deve manter um free float (percentual mínimo de ações em circulação) mínimo de 25%.

Anatel quer que multas virem investimentos

0
A Anatel, pretende converter multas aplicadas às operadoras em investimentos para melhoria da qualidade dos serviços, disse o presidente da agência, João Rezende.

A potencial medida, ainda em fase de análise técnica e jurídica, acontece em um momento no qual as empresas de telecomunicações têm sido amplamente cobradas por mais qualidade em seus serviços e redes, e frente à chegada da telefonia móvel de quarta geração (4G) ao Brasil.
“Em vez de o recurso (da multa) ir para o Tesouro, poderia ser aplicado na melhoria para o consumidor, em investimentos na qualidade”, disse Rezende, salientando que a ideia será submetida a consulta pública antes de ir para votação no conselho da agência.
Em 2011, as multas constituídas pela Anatel somaram R$ 615,7 milhões, 122% a mais do que o registrado no ano anterior, embora o valor efetivamente arrecadado tenha sido de apenas R$ 76,3 milhões, segundo relatório anual da autarquia.
A Anatel, que recentemente puniu operadoras móveis com suspensão de vendas por alegações de problemas na qualidade dos serviços, terá uma nova superintendência que cuidará especialmente da relação entre usuários e empresas.

A nova estrutura será criada no novo regimento interno da Anatel, o qual, segundo Rezende, deverá ser aprovado em dezembro próximo para entrar em vigor em março de 2013.

Sobre as punições aplicadas às operadoras e as críticas feitas no mercado à maior pressão por parte da agência, Rezende disse que não há risco regulatório no Brasil.

“Ninguém está quebrando contrato ou alterando as condições deles. O que a gente está fazendo é o papel da agência de buscar a qualidade”, afirmou Rezende, que foi nomeado ao cargo em novembro de 2011, com mandato de dois anos.

Brasil é um dos líderes no acesso à internet móvel

0
África do Sul e Brasil encabeçam a lista de países em que as pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis, segundo um estudo elaborado pela empresa de consultoria tecnológica Accenture, que concluiu que no ano passado, 79,5% e 77% dos usuários de internet nos respectivos países, fizeram uso do serviço através de aparatos móveis.
O estudo foi elaborado a partir de 17.225 enquetes de usuários de internet da Alemanha, Áustria, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, México, Reino Unido, Rússia, África do Sul e Suíça, conclui que 69% dos usuários nestes países acessam a internet através de dispositivos móveis.
Atrás da África do Sul e do Brasil, está a Irlanda, também com 77%, seguida por Suíça e Espanha, com 76%, e Reino Unido, com 64%.
Já por sexos, os homens utilizam mais dispositivos de acesso à internet do que as mulheres, com 73% contra 66%, embora em certos casos a diferença seja significativa, como na Áustria, onde 76% dos homens utilizam o serviço contra 66% das mulheres, ou mesmo na Finlândia, onde a diferença é de 20 pontos (68% de homens contra 48% de mulheres).
No conjunto de 13 países analisados no estudo, 61% dos usuários de internet acessaram a rede através de “smartphones”, 37% através de “netbooks” e 22% através de “tablets”, sendo que em muitos casos é possível somar o uso de vários dispositivos móveis.

O estudo revela que 45% de pessoas com mais de 50 anos acessam a internet através de dispositivos móveis e assegura que 58% do total de usuários de todas as categorias de idade usa este acesso à internet para atividades pessoais, frente aos 20% que acessam por questões relacionadas ao trabalho.
Em relação aos aplicativos, o estudo da Accenture conclui que são os homens que mais baixam coisas, com 74% contra 68%, e que estes downloads são especialmente populares no México e na África do Sul.

Segundo o relatório, 66% dos russos fazem download de melodias para telefone, embora também baixem aplicações informativas, da mesma forma que os usuários de dispositivos móveis na Alemanha, Áustria, França, Itália, Irlanda, Reino Unido, Suíça e África do Sul, enquanto brasileiros, espanhóis, finlandeses e mexicanos gostam mais de downloads de entretenimento.

O envio e a recepção de e-mails é o uso mais habitual dos telefones celulares, com 70% dos usuários que utilizam um programa de e-mail já instalado em seus dispositivos móveis, embora 62% também tenham dito que utilizam os aparatos móveis para enviar mensagens instantâneas.

México e África do Sul são os maiores usuários deste serviço, com 82% e 83%, respectivamente, seguidos de Brasil, com 73%, e Espanha, com 70%. O relatório revela também que 46% dos indagados realizaram transações bancárias através de dispositivos móveis, enquanto 57% baixaram e assistiram vídeos curtos e 36% acessaram a internet pela televisão.

Veja onde as torres estão instaladas

0

Agora aqui no Portal #Minha Operadora você consulta o endereço onde as antenas das teles estão localizadas na sua cidade. É você por dentro de tudo das operadoras de telefonia!

Confira indo até a sessão #Torres no topo.

Esperamos que tenha gostado dessa mais nova facilidade que desenvolvemos para você.

App vai traduzir conversas em tempo real

0
A operadora japonesa DoCoMo lançou um aplicativo que faz a conversão de idiomas de forma simultânea. Apelidado de Hanashite Honyaku, o aplicativo traduz em poucos segundos as palavras ditas para texto.
O aplicativo foi desenvolvido para rodar em tablets e smartphones com o sistema operacional Android. Até o momento, o app permite traduzir somente conteúdos com os idiomas Japonês, Inglês, Coreano e Chinês.
A operadora afirmou que irá inserir outros idiomas para a tradução, como Francês, Alemão, Indonésio, Italiano, Espanhol, Tailandês e o Português. Entretanto, como lembra a agência de notícias AFP, a aplicação não realiza traduções perfeitas e possui problemas para decifrar certas palavras específicas.
A empresa também estaria desenvolvendo um dispositivo com uma câmera, que permitiria a tradução de textos a partir de fotos tiradas pela câmera. O uso deste gadget seria ideal para traduzir placas ou menus em diferentes idiomas.

TIM tem forte queda em banda larga móvel

0
Se no mercado de smartphones, a TIM adotou uma forte estratégia este ano e já está na segunda posição brigando com a líder Claro, no segmento de terminais de dados, modems 3G e chips para M2M (comunicação máquina a máquina), a operadora despencou no ranking nacional. 

Em dezembro, a TIM detinha 30,3% do market share, mas ao final de setembro, ficou com apenas 16,32% registrando, inclusive, nos meses de agosto e setembro, a operadora registrou adição negativa nos modems 3G. 

No vácuo deixado pela TIM (e também pela Vivo, que em dezembro de 2011 tinha 43,39% e folgada liderança, mas que ao final do terceiro trimestre caiu para 32,43%) a Claro subiu e conquistou a primeira posição. Em dezembro, a Claro detinha 20,14%. Ao final de setembro, somava 37,93%. 

A Oi segue atrás das rivais, mas registrou crescimento passando de 5,92%, em dezembro, para 12,90%, ao final de setembro. Segundo o Teleco, foram comercializados de janeiro a setembro, 12.730 milhões de terminais de dados – 6430 milhões de modems 3G e 6.300 milhões de chips para M2M. 

Nos modems 3G, em quantidade, a Vivo lidera com 3095 milhões de modems ativos. A Claro fica com 1.897 milhões. a TIM com 835 mil e a Oi com 661 mil. Já nos chips M2M, a Claro soma 2.991 milhões, a TIM registra 1.243 milhão; a Vivo contabiliza 1.033 milhão e a Oi, 981 mil.

Telebras instala fibra no Norte

0
A Telebras anunciou a chegada de ofertas de acesso à Internet nos moldes do Plano Nacional de Banda Larga às regiões de Belém e Marabá, no Pará, ampliando a presença na região Norte, definida como prioridade no programa de massificação de acesso. 

A estatal não revela nomes, mas garante já ter contratos com provedores de acesso em Belém e Marabá, no Pará. Próximo acerto é para oferta em Rondônia. A partir do próximo ano, acessos deverão subir para 2Mbps, pelos mesmos R$ 35, ou R$ 29, com isenção de ICMS. Desde junho, a rede chega ao Amapá, que antecipou-se ao Pará graças aos esforços de um provedor de acesso local em Macapá. 

Até aqui, as ofertas dos provedores que compram links da Telebras devem ser majoritariamente de conexões de 1Mbps por R$ 35. A estatal, no entanto, garante que a partir do próximo ano a velocidade terá que subir para 2Mbps, pelo mesmo valor, e chegará a 5Mbps em 2014. 

Um acordo assinado de troca de fibras com a TIM (que detém direitos de uso das fibras ópticas do linhão de Tucuruí) vai facilitar a chegada do PNBL a Manaus, no Amazonas, a partir de 2013.