06/09/2024
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Oi se recusa a compartilhar EILD com grandes provedores

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O presidente da Oi, Francisco Valim, afirmou durante o Futurecom, que não vê qualquer problema em a Anatel regular a oferta de banda larga no atacado (EILD) para os pequenos provedores que querem ingressar no mercado e não tem redes. Mas acha que não tem sentido forçar o preço baixo e a abertura de sua rede para os grandes players como TIM, Claro, NET, Embratel ou Vivo, que já estão em todo o território brasileiro. “Esses grupos econômicos são maiores do que a Oi “afirmou o executivo, completando: “a regulação deveria atender os novos entrantes com infraestrutura precária”.
Ele observou que a operadora tem uma diretoria voltada exclusivamente para oferecer banda larga no atacado, e por isto não está no horizonte da empresa, do momento, pedir para unificar suas operações no mesmo CNPJ da concessão, a exemplo da Sercomtel e da Vivo.
Para Valim, a alta tributação, o excesso de intervenção municipal e uma regulação que continue a atuar sobre serviços distintos são os principais problemas enfrentados pelos operadores brasileiros.
O executivo ressaltou que, nos últimos cinco anos, a Oi investiu R$ 27 bilhões e pagou R$ 70 bilhões em imposto além de ter distribuído 11,7 bilhões em dividendos.

Para Valim, a atual defesa da neutralidade da rede é “o mais perverso modelo, pois faz com que as pessoas que usam pouco a internet acabem pagando por quem usa mais. 80% do consumo é gerado pelos provedores estrangeiros”, concluiu.

2 meses após punição, clientes ainda reclamam da TIM

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Dois meses após a punição que a Anatel impôs à operadora TIM, no Paraná, os clientes ainda reclamam da qualidade do serviço. À época, a empresa foi proibida de vender novas linhas no estado e a venda só foi liberada após a apresentação de um plano de melhoria do serviço. Por essa razão, o Ministério Público deve investigar se esse plano está sendo seguido.

De acordo com o Ministério Público, entre agosto (quando houve a punição) e outubro deste ano houve uma redução no número de antenas da TIM, em Curitiba. No mês da punição, a empresa mantinha 208 antenas espalhadas pela capital paraense, mas em outubro esse número foi reduzido para 203.
Em nota, a prestadora afirma que a redução ocorreu porque essas antenas operavam com uma tecnologia defasada. Contudo, ela garante que já pediu autorização para instalar novos equipamentos.

Para o MP, a TIM precisa se explicar. Os promotores não acreditam que a redução do número de antenas possa representar melhoria na qualidade do serviço. Eles entraram na Justiça para pedir que a venda de novas linhas da operadora seja novamente suspensa. O MP também quer que a operadora seja obrigada a arcar com os prejuízos causados aos consumidores que perderam dinheiro devido ao mau funcionamento dos telefones da empresa.
A RPC TV, afiliada a TV Globo no Estado gravou inclusive uma reportagem a respeito do assunto e não polpou críticas a operadora de telefonia.

Telebras e TIM levarão banda larga para o interior do Norte e Nordeste

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A Telebras e a TIM firmaram uma parceira para levar banda larga de alta velocidade para o interior das regiões Norte e Nordeste do Brasil. No acordo, a TIM e a estatal Telebras vão compartilhar um total de 4,4 mil quilômetros de fibras óticas para ampliação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

A TIM vai ceder 2,2 mil quilômetros de fibras óticas no trecho entre Tucuruí (AP), Macapá (AP) e Manaus (AM) para a Telebras. Em contrapartida, a estatal vai ceder 2,2 mil quilômetros de fibras em trechos no interior do Norte e Nordeste, como Tucuruí e Belém. Conforme a TIM, o valor da obra para a rede LTE no trecho Tucuruí (AP), Macapá (AP) e Manaus (AM), é em torno de R$ 250 milhões, sendo R$ 170 milhões de infraestrutura e R$ 80 milhões de direitos de passagem adquiridos no leilão.

“A região Norte é um projeto estratégico do governo por determinação do ministro Paulo Bernardo. Nós, inclusive, temos um orçamento específico para esse empreendimento no Norte”, disse Caio Bonilha, presidente da Telebras. Conforme Bonilha, a região onde será construída a rede não tem nenhuma disponibilidade de infraestrutura de telecomunicação hoje. O presidente prevê que boa parte da rede da Telebras já estará desenvolvida até o fim de 2013.

As empresas também negociam a contratação pela TIM de serviços de transporte de dados na rede da Telebras para melhorar a qualidade do 3G e, futuramente, da rede 4G. “É ineficiente para o país criar sobreposições de infraestruturas”, disse Rogerio Takayanagi, presidente da TIM|Intelig.

Segundo Takayanagi, tentar replicar os 2,2 mil quilômetros de infraestrutura é um investimento colossal e desnecessário. Por isso, como a Tim já vinha fazendo esse investimento, a operadora se colocou à disposição da Telebras. Porém, Bonilha destacou que a estatal não privilegiou a TIM. “A rede da Telebras é neutra. Não estamos privilegiando a TIM. Mas foi a operadora que se aproximou da Telebras e se tornou nosso parceiro natural”, disse.

Vivo lança campanha sobre trabalho infantil e adolescente

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A Fundação Telefônica|Vivo, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) apresentam a campanha colaborativa “É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente”. O objetivo é dar visibilidade ao tema, para que a sociedade civil possa reconhecer situações de trabalho infantil e adolescente e saber como enfrentar o problema, que ainda atinge mais de 3,6 milhões de crianças e adolescentes no país.

A campanha pretende sensibilizar e potencializar a ação junto a diversos públicos, incluindo crianças, adolescentes, jovens e especialistas no assunto. A estratégia é propor aos cidadãos que se tornem agentes multiplicadores, produzindo e compartilhando informações nas redes sociais. “O mote É da nossa conta! chama atenção para o aspecto da corresponsabilização da sociedade civil e do Estado na garantia dos direitos da infância e adolescência, destacando um problema que se tornou opaco e culturalmente aceito, mas que de fato atinge milhares de crianças”, explica Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica|Vivo.

A embaixadora do Unicef Daniela Mercury e o fundador e coordenador geral da ONG Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, se engajaram na campanha e gravaram vídeos que serão veiculados nas mídias sociais, enquanto a Maurício de Sousa Produções fez uma edição especial do gibi da Turma da Mônica sobre a temática.

Estruturada a partir da Rede Promenino (portal de notícias e rede social da Fundação Telefônica|Vivo que discute o tema do trabalho infantil e adolescente), por meio de seus perfis nas redes sociais, plataforma e novo site, a campanha tem a internet como principal meio, mas prevê ainda intervenções de rua em sete cidades até o final do ano.

Os eventos estão concentrados em outubro devido ao Dia das Crianças nas seguintes capitais: São Paulo (SP) – 11/10; Salvador (BA) – 18 a 21/11; Teresina (PI) – 04 a 07/11; Belém (PA) 21 a 24/10; Curitiba (PR) – 28 a 31/10; Brasília (DF) – 14 a 17/10 e Fortaleza (CE) – 28 a 31/10. Durante essas intervenções, haverá conversa com os transeuntes, além de distribuição de gibis da Turma da Mônica; 3.500 adesivos, 50 mil encartes para adolescentes; e 50 mil cartilhas, além de fitinhas do Nosso Senhor do Bonfim. A campanha também terá outras peças, como banner humano, cartaz pirulito e camisetas.

A organização não governamental Viração Educomunicação (que trabalha desde 2003 com o público adolescente e jovem e tem experiência em campanhas de mobilização social) fará a coordenação executiva da campanha. A ONG vai auxiliar a Fundação Telefônica|Vivo a realizar a articulação de parceiros que produzirão conteúdo (como vídeos e notícias) para ser compartilhado via redes sociais.

Assim, as ONGs Cidade Escola Aprendiz, idealizada pelo jornalista Gilberto Dimenstein; e a Repórter Brasil, referência no combate ao trabalho escravo, participarão ativamente da campanha. O CEATS (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), gestor da Rede Promenino, também será parceiro de conteúdo.

“Estamos apostando em criatividade e em meios mais interativos, que permitam que a sociedade participe, opine e ajude a construir a campanha”, afirma Gabriella Bighetti, diretora de Ação Social da Fundação Telefônica|Vivo. A rede Promenino terá, portanto, um site com informações, vídeos-pílulas com celebridades e conteúdos regionalizados sobre as iniciativas programadas. Será criado, ainda, um canal exclusivo para adolescentes.

Trinta adolescentes paulistanos receberão formação sobre trabalho infantil e adolescente. Deste total, 15 serão acompanhados pela equipe de educomunicadores da Viração na produção de um encarte para outros adolescentes que serão distribuídos nas cidades onde haverá os lançamentos. Eles também produzirão conteúdo para a Agência Jovem de Notícias.

Aos filhos dos colaboradores da Telefônica|Vivo na cidade de São Paulo serão oferecidas oficinas focadas na afirmação dos direitos da criança e do adolescente. As crianças poderão confeccionar jornal mural, grafite e estêncil, além de produzir vídeos de bolso sobre o tema.

“Enquanto o país tiver crianças trabalhando para sobreviver ou adolescentes se submetendo a trabalhos que comprometem seu pleno desenvolvimento como cidadãos, todo esforço por transformar esta indignação em ações concretas de proteção integral deve obter a solidariedade da comunidade nacional e internacional”, diz Renato Mendes, coordenador nacional do Projeto Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC, pela sigla em inglês) da OIT.

OAB cobra melhoria na rede da Claro na Justiça do Trabalho

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A OAB/MS recebeu inúmeras reclamações sobre falha na rede da Claro dentro do prédio da Justiça do Trabalho, em Campo Grande. De acordo com os operadores do Direito, o sinal de telefone era fraco e muitas vezes não existia, atrapalhando o advogado exercer sua profissão e também o cidadão que faz uso da Justiça do Trabalho. Ciente da situação, a OAB/MS notificou a operadora cobrando melhorias e ampliação da rede no local.

“Várias reclamações chegaram à OAB/MS. Os advogados informaram que o sinal de celular era fraco e muitas vezes as ligações eram interrompidas por não ter rede. O problema se repetia apenas com a Claro, por isso, solicitamos providências da operadora”, afirmou o assessor Jurídico da OAB/MS, Gustavo Lazzari.

Após notificação, a Claro respondeu que as reclamações foram encaminhadas às áreas competentes, para que sejam feitas análises técnicas e financeiras. Com esses dados, a telefônica fará os investimentos necessários para garantir a qualidade do atendimento ao advogado e à população.

Claro abre vagas para Jovens Aprendizes

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A Claro está com inscrições abertas para vagas de Jovens Aprendizes em todo o Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo site da Claro até o dia 18/10/2012.

Os requisitos básicos para a vaga são:
  • ter entre 17 e 22 anos
  • cursar ensino médio em escola pública
  • ter disponibilidade de 40 horas semanais diurnas para se dedicar ao programa (parte teórica e prática).
O processo seletivo será dividido em três etapas, todas eliminatórias (testes, dinâmica de grupo e entrevista individual). Os jovens selecionados participarão de um curso de formação, promovido por instituições parceiras e atuarão em diversas áreas e lojas da operadora. São 220 vagas no total para todo o País. 

O Aprendiz Legal é um programa de aprendizagem voltado à preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. A Claro, cumprindo o seu papel social, contrata Jovens Aprendizes em todo o Brasil.

Claro apresenta “Claro Vídeo” e mais algumas novidades

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Durante a Futurecom 2012 a Claro trouxe muitas inovações. A grande novidade é o Claro Vídeo em que o cliente poderá ser um verdadeiro diretor de TV. Com este serviço, ele pode montar, de qualquer lugar, toda a sua programação de TV e assistir streaming filmes, séries, desenhos e documentários sem a necessidade de fazer download para o celular ou tablet e, com a mesma qualidade de uma TV, sem comercial e com os seus programas favoritos. O serviço deverá estar disponível até o fim do 1º trimestre do ano que vem.


O cliente também pode degustar no evento o Ideia Musik Store, canal de música online da Claro, que dá acesso ao conteúdo via streaming ou por download, em que pode comprar, visualizar, ouvir e compartilhar músicas com os smartphones Motorola Razr HD. Com o 4G, ele monta a sua playlist em tempo real e pode levá-la a qualquer lugar. Já os apaixonados por Games, podem travar uma disputa de carros, com mais de um competidor online pelo modem Huawei E392.

Alguns dos principais executivos da Claro participaram de painéis e debates que abordaram temas relacionados ao mercado de telefonia móvel. Já no primeiro dia do evento, o presidente Carlos Zenteno participou do Premium Keynote Address em que falou sobre a tecnologia 4G.

Vivo vai colocar antenas 4G até em postes de iluminação

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O presidente do grupo Vivo, Antonio Carlos Valente, apresentou  algumas das futuras estratégias da companhia. Dentre elas, falou brevemente da implantação do 4G no Brasil e da instalação de novas antenas com baixo impacto ambiental.

De acordo com Valente, o Brasil terá novas antenas na mesma estrutura de ferro dos postes de iluminação pública. Todo o aparato computacional necessário para gerenciar a rede será colocado na base do poste, abaixo da terra.

Com esta nova tecnologia, a Vivo espera diminuir os altos custos no investimento da nova rede LTE e reduzir o impacto ambiental (principalmente de poluição visual) das instalações de novas antenas.

A companhia promete seguir o cronograma da Anatel sobre a habilitação do 4G no Brasil. O serviço deve começar a ser oferecido em algumas cidades no início de 2013.

O que está acontecendo com a rede 4G da TIM?

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A TIM reafirmou que ainda se encontra em fase final de negociação com fornecedores de infraestrutura para investimentos em redes de tecnologia 4G. Durante a Futurecom, feira de negócios do setor de telecomunicações realizada no Rio de Janeiro, as outras três grandes operadoras, Vivo, Oi e Claro, anunciaram seus fornecedores.

“Estamos encerrando nesses dias o leilão para a escolha dos fornecedores e esperamos comunicar (os escolhidos) nos próximos dias”, disse Mario Girasole, vice-presidente de assuntos regulatórios e institucionais da TIM. Ao detalhar uma parceria com a Telebras nesta quarta-feira, a TIM também anunciou que está em negociação com a estatal para contratá-la como prestadora de serviço de transporte ponto a ponto, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço móvel 3G. “Esse acordo com a Telebras é obviamente um viabilizador de uma aceleração da banda larga móvel em 4G”, completou Girasole.

TV Corinthians sai do ar e rompe seu contrato com as operadoras

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Desde as 22h desta quarta-feira a TV Corinthians não exibe mais a sua programação e saiu do ar. A postura do canal oficial do clube paulista caracteriza o rompimento do contrato com as operadoras de televisão por assinatura Oi e Vivo.

O departamento de marketing do Corinthians rompeu vínculo com a TV+, antiga dona dos direitos de transmissão, e negocia no momento com uma produtora para prosseguir com a veiculação do canal. A Band foi uma das interessadas em negociar com o clube, porém, não chegou a um valor desejado para a compra da emissora. 

Os funcionários da TV Corinthians estão aproximadamente seis meses sem receber seus salários.