06/09/2024
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Oi inaugura nova franquia em Manaus

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Com o espaço de 158 metros quadrados e um equipe técnica disponível para atender demandas dos produtos e serviços oferecidos, a Oi inaugurou a nova franquia Oi Atende em Manaus. 

A unidade, localizada à rua Autaz Mirim, na Grande Circular, Zona Leste, será um espaço destinado à multidiversidade de atendimentos, entre os quais incluem-se reclamações, habilitação de linha (móvel e fixo), desbloqueio de aparelhos Oi, entre outros.

“Queremos estabelecer um canal ainda mais próximo e direto com o cliente. A oferta de soluções completas é uma demanda dos amazonenses que terão a garantia de experiência de alta qualidade”, reforça o diretor de vendas da regional norte da empresa, Emerson Martins.

Além da nova franquia, a operadora ainda tem planos de, até o fim do ano, abrir mais duas lojas próprias, que devem somar os serviços aos já prestados pela primeira unidade da operadora instalada na capital, em julho, no Millenium Shopping, bairro Chapada, Zona Centro-Sul.

Ao todo, a Oi deve investir este ano cerca de R$ 95 milhões no Amazonas. O valor supera em 15% o total investido pela companhia no ano passado.

4G no Brasil pode não ser tão caro assim

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A ‘mente’ e o ‘bolso’ das operadoras nacionais estão voltados para a implantação do 4G. O momento é o de definir fornecedores e montar cronograma. Na ‘batalha’ das teles, Oi e Claro saem na frente e começam a mostrar suas estratégias para a nova geração de telefonia celular. TIM e Vivo se mostram mais cautelosas, mas garantem, também, estarem com seus projetos em andamento. 

Se aqui o momento é de construção, mundialmente, aparece uma boa notícia para o consumidor. Pesquisa da ABI Research mostra que a diferença de preço entre o 3G e o 4G está, hoje, em torno de 20%, com uma forte tendência de baixa. O discurso que o 4G será ‘caro e para poucos’ pode, nessa toada, não vir a ser uma realidade para o consumidor no Brasil. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira, 05/10, mostra que há sinais efetivos que a competição está ‘derrubando’ as tarifas em países como a Coreia do Sul. 

Lá, diz o estudo, a SK Telecom, para conquistar mais clientes, aumentou a velocidade de transmissão – de 3GB para 5GB e manteve o custo de US$ 55,04. Outros países, entre eles, a Noruega, onde o LTE começou, também já fazem revisões. “O 4G deu às teles, não apenas maiores velocidades para os downloads, mas especialmente uma capacidade maior de lidar com os dados. Há, sim, uma elasticidade na questão preço”, afirma Jake Saunders, vice-presidente da consultoria.

Para se ter uma ideia, a operadora M1, de Cingapura, já oferece um plano de dados de 4GB por US$ 9,62. “É tentador baixar preço para forçar a migração, mas as teles precisam ficar atentas à rentabilidade”, adverte Saunders. Com dados em alta, a voz também ganha força. Segundo a consultoria, as teles estão lançando voz sobre LTE (VOLTE). “É ainda incipiente, mas já é uma tática para também manter o assinante”, acrescenta. 

No Brasil, o 4G ainda está na mesa de planejamento das teles. O momento é de negociar os melhores contratos com os fornecedores de infraestrutura. A assinatura dos contratos – prevista para o dia 16 de outubro – deflagra a etapa de ‘mão na massa’ para a montagem das infraestruturas. 

Claro e Oi saíram na frente e ativaram ERBs LTE para demarcar o território. A Claro, inclusive, já está vendendo modems para banda larga. A Oi vai esperar até novembro, mas também aposta na conexão à Internet como primeiro interesse para o 4G. “Não teremos aparelhos 4G antes de dezembro. Até lá, os modems serão a diferença”, disse o presidente da Oi, Francisco Valim, após o anúncio da ativação de cinco ERBs LTE, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A queda de preços no mercado externo é uma boa notícia para o consumidor nacional. Isso porque, até agora, todas as teles móveis adotaram o discurso que o 4G seria para ‘poucos e caros, em função de ser um serviço novo’. Os investimentos se concentram no 3G, até para reforçar a cobertura e a qualidade de serviço, questionada e cobrada pela Anatel e pelos consumidores.

TIM desaparece do ar, dessa vez em Manaus

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Depois de começar o mês já saindo do ar no Nordeste a TIM sofreu uma pane novamente, dessar vez na região Norte do país. Os serviços da operadora TIM só voltaram a funcionar às 14h desta sexta (5), após deixar os usuários sem sinal durante a parte da manhã.

Os clientes tiveram dificuldades para utilizar os telefones móveis para realizar ligações. O advogado Raul Neto, 24, conta que estava esperando uma ligação muito importante quando percebeu que estava sem serviço. “Reparei que meu celular tinha simplesmente saído do ar perto do meio-dia. Se não fosse a linha de outra operadora, teria deixado um cliente na mão”, comentou.

A auxiliar de enfermagem Neide Cunha, 54, diz que não chegou a perceber o problema. “Como não precisei usar o celular de manhã, não notei nada. Mas minha filha, que utiliza a mesma operadora, disse que tentou me ligar e não conseguiu. Deve ter sido por isso”, concluiu.

Em nota, a operadora justificou que houve uma falha de rede para a transmissão de voz e dados via 3G. Segundo o comunicado, a instabilidade do serviço foi causada por problemas nos equipamentos.

Em julho deste ano, a TIM recebeu uma punição da Anatel por causa de problemas de sinal registrados em 18 estados do Brasil.

As vendas de planos de telefonia foram suspensas no dia 23 de julho e permaneceram até o dia 3 de agosto. A prestadora também foi acusada de derrubar de propósito o sinal dos clientes.

TIM lança curso de espanhol pelo celular

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Depois do TIM+Inglês, a TIM lança mais um curso em sua plataforma de educação móvel: o TIM+Espanhol. A partir de hoje o serviço via mensagens de texto (SMS) ajudará os clientes da operadora a aprenderem um dos idiomas mais falados no mundo, com um preço acessível: apenas R$ 0,99 por semana.

Assim como o curso de inglês, o TIM+Espanhol disponibiliza conteúdo interativo e personalizado, que poderá ser acessado na hora e no lugar em que o usuário quiser, com um formato simples de utilização. O serviço possui quatro níveis de dificuldade, do aluno iniciante ao curso avançado, sendo uma ferramenta relevante para quem quer aprender a língua ou apenas treinar e relembrar o que já sabe.

Para descobrir o seu nível, o cliente deve realizar um teste, disponível na primeira interação com o curso. A partir daí, já começa a receber as aulas customizadas para seu perfil de conhecimento. Os clientes de planos pré e pós-pagos da operadora terão à disposição dicas, aulas e exercícios sobre a língua castelhana, divididos por temas: Profissional, Viagem & Lazer ou Genérico.

“O celular é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social e digital. Por isso queremos ampliar cada vez nosso portifólio de serviços móveis ligados à educação. Com crescimento da classe média brasileira e proximidade de eventos esportivos de grande porte no Brasil, o aprendizado de idiomas surgiu como uma prioridade. A idéia é potencializar a vida de nossos clientes com tecnologia e inovação”, explica Fábio Cristilli, responsável pelo Segmento Internet e VAS na TIM Brasil.

Por ser via SMS, o serviço é compatível com 100% dos aparelhos da base de cliente da TIM. Para assinar o TIM+Espanhol, o usuário deverá enviar um torpedo com o comando APRENDER para 2323. Após a assinatura, poderá escolher o conteúdo que deseja receber.

Novo acordo entre América Móvil e Globo chega à Anatel

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A NET já protocolou na Anatel o novo acordo de acionistas entre o grupo América Móvil e Globo, uma exigência da agência para autorizar a migração da empresa ao SeAC (Serviço de Acesso Condicionado). O grupo Globo teve que sair do controle da operadora de cabo porque não abriu mão de suas licenças de TVA (serviço misto de radiodifusão e de telecomunicações) e não quis migrá-las o novo serviço. A lei de TV paga não obriga a qualquer atual operadora de cabo, TVA, MMDS ou DTH a migrar para o novo serviço, mas estabelece que, se um grupo tiver mais de uma licença, e uma parte dessas operações migrar para o SeAC, as demais licenças também têm que fazer a migração. O caso Globo/Net.
Embora a Globo tenha aceito sair do controle da NET (ela ainda vai ficar com mais de 15% das ações) no primeiro acordo de acionistas apresentado à agência, o grupo ainda detinha muitos poderes de controlador sob a ótica das telecomunicações, que tem uma regulamentação bem mais rígida do que a lei das S.As, conhecida como portaria 101.
Entre os poderes que ainda estavam mantidos ao grupo Globo, informam fontes da agência, estavam o poder de veto sobre a programação estrangeira (o que a princípio não haveria problema para a Anatel), e até poder de veto sobre decisões de investimento na NET, aí sim um problema, pois a portaria 101 caracteriza controle qualquer poder de veto nas operações de telecomunicações.

A agência sugeriu, então, que o acordo fosse refeito, de maneira a fazer cumprir a portaria 101, sem no entanto, prejudicar o acionista minoritário. Para isto, seria necessário criar uma “chinese wall” a exemplo do que foi feito quando a Telefónica ingressou no capital da Telecom Italia, ficando proibida de participar de qualquer reunião sobre a TIM Brasil.
Este novo documento está agora sendo analisado pela área técnica da agência. A intenção era a de levar para a aprovação do conselho diretor da Anatel no dia 18 de outubro, mas há ainda algumas pendências que não foram resolvidas. Enquanto isto, a NET, que já construiu a sua rede em mais de novas 60 cidades, não pode expandir seus serviços.

A SKY, para ter a sua licença de SeaC outorgada pela Anatel também precisa apresentar um novo acordo de acionistas, já que a Globo é também acionista da operadora de DTH. Mas até hoje, conforme informações da agência, isto ainda não ocorreu.

Claro lança curso via celular para concursos públicos

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A Claro lançou a “Concursos Públicos”, ferramenta de mobile learning. De acordo com a companhia, o serviço oferece informação e material para estudo com foco em concursos públicos federais, estaduais ou municipais, com conteúdos desenvolvidos por professores e autores especializados.
O material é oferecido via SMS, MMS e web. No total são 12 matérias: Português 1 e 2, Raciocínio Lógico, Atualidades, Matemática, Conhecimentos Gerais, Técnicas de Redação e Redação Oficial, Compreensão e Interpretação de textos, Direito Constitucional, Licitações e Contratos Administrativos, Direito Administrativo e Estatuto do Servidor Público federal.
O usuário recebe diariamente uma mensagem MMS com o tema do dia, relacionado a uma das matérias do curso. Além disso, via SMS, são enviadas perguntas relacionadas ao tema. Durante cada semana é oferecido um fascículo diferente de e-book para ler pelo site Claro Ideias, além de vídeo-aulas. O sistema também envia mensagens (SMS) com dicas e datas de concursos que estão se aproximando.
O uso na primeira semana é gratuito. Depois, a assinatura custa 3 reais por semana, com renovação automática. É possível contratar pelo canal serviços (*555), ligando do próprio celular, ou pelo site Claro Ideias, na sessão Claro Cursos. O serviço pode ser cancelado a qualquer momento com o envio de um SMS com a palavra SAIR para o número 430.

TIM realiza mais uma ação de marketing

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Daqui a pouco a TIM promove a última edição do ano do “Liberty Hour Campinas”. A ação de marketing da operadora contará com a participação dos atores globais Sidney Sampaio e Mônica Carvalho, a partir das 22h, que promoverão rodadas gratuitas de chope no Boteco São Bento. 

Durante o período de uma hora, os atores participarão da ação de marketing da operadora e ficarão à disposição do público para fotos e autógrafos. Os registros poderão ser conferidos no site www.libertyhour.com.br. 

O ator Sidney Sampaio vai integrar o elenco da nova novela das 21h da Rede Globo, “Salve Jorge”, na pele do tenente Ciro Bastos. Já Mônica Carvalho, sempre lembrada pela abertura da novela “Mulheres de Areia”, interpretou a secretária Glória, na novela “Fina Estampa”. 

O Liberty Hour já passou pelas cidades de Campos do Jordão (SP), Gramado (RS), Brasília (DF), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA) e Manaus (AM). Atores como Jonathas Faro, Fernanda Souza, Giovanna Lancelloti, Henri Castelli, Fernanda Paes Leme, Carlos Casagrande e a ex-BBB Talula Pascoli são alguns dos nomes de peso que já participaram da ação em bares de todo o país.

Oi terá de pagar R$ 89,9 milhões entre multas e ressarcimento

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O Conselho Diretor da Anatel indeferiu os recursos apresentado pela Oi referentes a multas aplicadas por problemas na prestação do serviço de telefonia fixa. As multas somam R$ 25,5 milhões.
Uma das multas aplicadas contra a Oi , no valor de R$ 14 milhões, foi devido à cobrança antecipada de assinatura mensal. A legislação prevê que a cobrança deve corresponder a 30 dias de prestação de serviço e deve discriminar, de maneira detalhada, clara e explicativa, todo e qualquer registro relacionado à prestação do serviço no período, bem como os descontos concedidos, impostos e eventuais encargos.
A “super-tele” também foi penalizada pela Anatel em R$ 49 milhões por ter cobrado indevidamente nas contas serviços de valor adicionado sem a concordância dos assinantes, o que fere a legislação vigente. O valor cobrado deve ser ressarcido aos assinantes que foram prejudicados.
O dinheiro, caso a empresa não consiga identificar os assinantes para devolução, vai ser destinado ao Fundo de Direitos Difusos, prática que a Anatel vem adotando em casos semelhantes. O fundo é administrado pelo Ministério da Justiça e apoia projetos relacionados à defesa dos consumidores.

GVT leva teatro às telas da TV

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A GVT TV traz a arte milenar do teatro para a tela da TV de seus clientes. Diversos espetáculos teatrais nacionais já estão disponíveis em um só clique no controle remoto da GVT TV, por meio do serviço On Demand. São peças como as comédias “Abalou Bangu 2 – A Festa” dirigida por Flavio Marinho e estrelada por Paulo Goulart; e “Alguém acaba de morrer lá fora”, direção de Pedro Neschling, com Lucélia Santos e Pedro Nercessian.

“A GVT TV dá continuidade à democratização dos conteúdos, após levar canais HD para todos os seus clientes, ela aposta no acesso à cultura, levando peças de teatro, antes restrito a grandes centros, para mais de 130 cidades brasileiras onde temos atuação” afirma o diretor de TV por Assinatura da GVT Dante Compagno.

Os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia e custam R$ 7,90. Inicialmente, 20 peças estão disponíveis e o número deverá dobrar até o fim do ano. Para assistir as peças, o cliente só precisa acessar a opção On Demand de sua GVT TV, da mesma forma como aluga filmes, shows, séries e documentários, e ainda pode pausar, avançar e retroceder os conteúdos a qualquer momento.

TIM é a patrocinadora oficial da Oktoberfest 2012

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A TIM é patrocinadora oficial da 28ª edição da Oktoberfest, que será realizada de 10 a 28 de Outubro, em Blumenau – SC. Pela primeira vez no evento, a operadora traz o seu azul para os pavilhões da Vila Germânica, em linha com o hino da festa: “Alles gut, alles blau (Tudo bem, tudo azul) / Alles blau in Blumenau (Tudo azul em Blumenau)”. O patrocínio é o maior investimento da empresa em eventos no estado.

“A Região Sul é extremamente importante na estratégia da TIM e estamos trabalhando para reforçar ainda mais nossa presença em Santa Catarina. Por isso, não poderíamos ficar de fora de um dos eventos mais tradicionais do estado. O patrocínio à Oktoberfest irá nos aproximar ainda mais dos clientes catarinenses e de toda a colônia germânica, além de reforçar a exposição da nossa marca junto aos milhares de turistas brasileiros que passam pelo evento”, explica Alexandre Ratacheski, diretor comercial da TIM Sul.

A Oktoberfest de Blumenau, que em apenas uma década se tornou uma das festas mais populares do Brasil, foi inspirada na festa homônima alemã, que teve origem em 1810, em Munique. Sua primeira edição foi realizada em 1984 e surgiu como uma maneira de elevar a autoestima e movimentar a economia dos catarinenses, castigados pelas grandes enchentes dos anos de 1983 e 1984. Em 28 edições, a Oktoberfest blumenauense reuniu 18.763.718 pessoas em seus pavilhões, cerca de 700 mil por ano.

Para marcar sua presença na Oktoberfest 2012, a TIM planejou ações especiais para Blumenau. Na Vila Germânica, espaço da festa, além de um camarote azul com convidados especiais, a operadora terá um estande para a degustação de aparelhos, venda de chips, brincadeiras e distribuição de brindes. Os pontos de venda da região também serão positivados com o tema da “TIM na Oktoberfest” – o Alles gut, alles blau (Tudo bem, tudo azul) – e está prevista uma grande ação de compre e ganhe. A força de vendas será vista com uma camiseta especialmente produzida para o evento, associando o azul da TIM ao hino da festa.

A TIM é a operadora líder em Santa Catarina, com 3,34 milhões de clientes e 41% de participação de mercado. A operadora está presente em 216 municípios catarinenses, sendo que em 26 municípios com sua tecnologia 3G, cobrindo um total de 98% da população urbana. Este ano o estado receberá R$ 52 milhões de investimentos da operadora com o intuito de aprimorar e ampliar sua infraestrutura de rede, oferecendo maior qualidade de serviços para os clientes da região.