05/09/2024
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TIM inaugura Wi-Fi em mais uma comunidade brasileira

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A TIM informou que já conta com uma rede Wi-Fi em Paraisópolis, zona Sul de São Paulo. Trata-se do TIM Wi-Fi, uma rede sem fio privada, que permitirá aos clientes da operadora ter acesso à internet em alta velocidade; e uma rede pública, denominada “Paraisópolis Wi-Fi”, aberta a qualquer usuário que tenha um aparelho com conexão a rede sem fio. Paraisópolis será a primeira comunidade de São Paulo (e a segunda do Brasil) a dispor de uma rede sem fio para acesso à internet. A TIM já oferece o serviço na Rocinha (foto), no Rio de Janeiro, desde o final de 2011.

O lançamento do Wi-Fi da TIM na comunidade paulistana, previsto para quarta-feira (24), é mais um passo da telefônica na ampliação de sua quantidade de hotspots no país, com o objetivo de desafogar o tráfego móvel e fidelizar clientes. Para isso, vai ampliar o número de hotspots especialmente em áreas de grande concentração populacional e de tráfego 3G, como comunidades, hotéis, restaurantes e universidades. 

A tele mantém a meta de chegar a 10 mil até o final do ano, sendo a PromonLogicalis responsável por implementar o projeto com equipamentos Cisco. A operadora também fechou um acordo com a Linktel para compartilhamento de hotspots, o que lhe garantiu mais 1,5 mil pontos com rede ativa no país. 

A operadora instalou sua primeira rede Wi-Fi, localizada na Rocinha, Rio de Janeiro. Em seguida, iniciou a implantação da conectividade sem fio em aeroportos do país. Desde então, a companhia já disponibilizou o TIM Wi-Fi no Parque Madureira, na zona norte do Rio, e anunciou o início do projeto de cobertura Wi-Fi no estádio de São Januário, fruto do patrocínio da operadora com o time carioca Vasco da Gama.

GVT em mais um estado brasileiro

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O mercado de telecomunicações vai ficar mais concorrido no Rio Grande do Norte. A operadora GVT, que atua nas áreas de telefonia, internet banda larga e TV, se prepara para fincar bandeira no estado. De olho nisso, a tecnocon, agente autorizado da empresa, começou a preparar a equipe. Há vagas para consultor de vendas externas, televendas e RH.
Entregar o currículo por e-mail, para [email protected].

Juiz condena Claro por falha na prestação de serviços

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O juiz titular da 9ª Vara Cível de Campo Grande, Maurício Petrauski, julgou parcialmente procedente o pedido de ação ajuizada por Tom Flores LTDA contra Americel S.A. (Claro), condenada a declarar a inexistência do débito de R$ 298,13 e a restituição em dobro do valor pago indevidamente pelo autor, referente ao valor de R$ 258,88. Além disso, a Claro foi condenada ao pagamento de R$ 12.440,00 de indenização por danos morais.

De acordo com os autos, no dia 11 de fevereiro de 2009, a empresa Tom Flores alterou seu plano empresarial denominado “Plano Estilo Empresarial 200”, inicialmente contratado por intermédio de um representante da ré, pelo “Plano sob Medida PME – Novo” e com isso compartilhou quatro aparelhos de telefonia. Sustenta o autor que, apesar da empresa ter se comprometido a cancelar o plano original, a operadora continuou emitindo as faturas, com a cobrança de duas contas telefônicas.

Assim, a Tom Flores afirma que fez o pagamento das contas do plano antigo ainda por dois meses, acreditando que se tratava de eventual saldo residual pela migração do pacote de serviços e que parou de se preocupar com as faturas duplas enviadas a partir do mês de abril de 2009, por acreditar que seria um erro interno da empresa. Novamente, no dia 15 de setembro de 2009, a Tom Flores LTDA pediu pelo cancelamento das emissões das faturas em relação ao plano antigo e a operadora não cumpriu com o combinado.

Com isso, a empresa alega que teve seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito pelo débito de R$ 298,13, referente ao plano antigo e que, como atua no mercado de floricultura há mais de vinte anos, a situação lhe causou diversos prejuízos e a perda de várias oportunidades de negócios. Em juízo, o autor requer a invalidade das cobranças abusivas das faturas e repetição do indébito, a declaração de inexistência do débito, indenização por danos morais, materiais e lucros cessantes em razão da inscrição de seu nome indevidamente no SPC.

Em contestação, a Claro argumentou que não houve defeito na prestação dos serviços e na cobrança das faturas telefônicas. A ré também declarou que a autora possui a linha de telefonia móvel habilitada no denominado Plano Claro “Sob Medida”, que possui um saldo em aberto no valor de R$ 254,38, mas que atualmente há não nenhum registro de débito no SPC. A empresa defendeu a legalidade de sua conduta, alegou a ausência de nexo entre o dano e a responsabilidade da autora e requereu a improcedência do pedido.

Para o juiz, “está evidenciado que a requerida não cumpriu com a sua obrigação contratual, e houve falha na prestação dos serviços, consistente na cobrança de valores pelo contrato de telefonia já cancelado, além da inscrição irregular do nome da empresa autora em cadastros de inadimplentes, com invocação de valores indevidos, o que conduz à procedência parcial do pedido”.

O juiz também conclui nos autos que “no caso, a requerente teve seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito por falta de pagamento das cobranças tidas como indevidas, o que é suficiente para caracterizar o prejuízo à sua imagem perante terceiros, vez que o apontamento fica disponível à consulta. Assim, uma vez que existe nexo de causalidade entre o dano experimentado pela requerente por ação da requerida, tenho que está configurada a existência de dano moral”.

Desse modo, a empresa Americel S.A. foi condenada a declarar a inexistência do débito de R$ 298,13, a restituir em dobro o valor de R$ 258,88 referente ao que foi pago indevidamente pelo autor e o pagamento de indenização por danos morais, arbitrada em R$ 12.440,00.

Impacto de suspensão nas vendas é na imagem

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A telefônica TIM avalia que a restrição de 11 dias à venda de novas linhas entre o final de julho e início de agosto terá maior impacto na imagem da companhia junto aos consumidores do que nos resultados financeiros. “Diríamos que foi um impacto imaterial, muito pequeno”, afirmou o diretor de Relações com Investidores da empresa, Rogério Tostes, após participar de apresentação a investidores promovida pela Apimec.

Ele disse que a empresa já tem uma ideia desse impacto, mas evitou mencionar valores. Tostes ressaltou que a empresa está efetuando gastos adicionais em marketing e publicidade para recuperar a imagem da empresa entre os consumidores.

Esses gastos, destacou, devem transparecer nas linhas do balanço do terceiro trimestre. “O impacto (da suspensão) à imagem é difícil mensurar”, afirmou.

Sem muito alarde, rede 4G da Vivo está sendo concluída

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Apesar da pouca divulgação, a Vivo já está trabalhando em projetos de infraestrutura para que as redes 4G estejam funcionando a todo vapor durante a Copa do Mundo de 2014. A empresa está preocupada com os picos de acesso às redes de comunicação de dados de quarta geração enquanto as partidas da competição estiverem rolando.

De acordo com Gilmar Camurra, diretor financeiro da operadora, o grande problema encontrado para tirar esse planejamento do papel são as restrições de instalação das antenas, devido a algumas imposições das legislações municipais.

O executivo comentou também que as transmissões de 4G (que possuem frequência de 2,5 GHz) exigem um número muito maior de antenas do que as redes 3G que estamos acostumados a usar.

Camurra ainda disse que a Vivo seguirá rigorosamente o cronograma de implementação da nova tecnologia conforme a licitação vencida em junho deste ano. A operadora deve oferecer o sinal 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações até abril de 2013. A empresa tem uma programação de investimento que chega a R$ 24 bilhões.

TIM abre processo seletivo para a CRC no PR

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A TIM inicia processo seletivo para atuação em sua Central de Relacionamento no estado do Paraná. O processo visa selecionar colaboradores para a posição de consultor de relacionamento. Para concorrer a uma das vagas é preciso ter ensino médio completo, gostar de tecnologia e de atendimento a clientes. O processo seletivo é composto por dinâmica de grupo. As admissões estão previstas para ocorrerem a partir de 01/10/2012 para os turnos de trabalho que abragem o horário da tarde e noite. Entre os benefícios oferecidos pela operadora estão vale transporte, vale refeição, assistência médica, assistência odontológica, auxílio creche, auxílio nutrição, seguro de vida, previdência privada, smartphone, e a participação nos resultados. Os interessados devem encaminhar currículo para o [email protected].

Pedido das teles para cortar custo será avaliado

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A Anatel vai avaliar, em um mês, o primeiro pedido de uma tele para unificar seus CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
Especialistas da agência estimam que a medida, se adotada por todas as empresas, pode gerar uma economia anual de R$ 30 bilhões para o setor.
Oficialmente, a Anatel diz que a unificação não causará qualquer impacto sobre a arrecadação e que eventuais economias deverão ser repassadas, na forma de desconto, para os consumidores.
Os R$ 30 bilhões correspondem, principalmente, à redução no volume de impostos pagos pelas operadoras. Atualmente, cada serviço (telefonia móvel, fixa, TV ou banda larga) corresponde a uma licença da Anatel. Para cada licença há um CNPJ.
Frequentemente, empresas de um mesmo grupo efetuam contratações entre si, para ofertar pacotes de produtos, por exemplo. Para cada pagamento é necessário que uma empresa subcontrate a outra. Sobre esses contratos incidem impostos, como PIS, Cofins e ICMS. Com a possibilidade de reestruturação societária, todos esses CNPJs podem ser incorporados. O resultado prático é o fim das operações financeiras entre empresas do mesmo grupo e das respectivas cobranças. Outros ganhos podem vir do enxugamento das equipes e de ganhos de eficiência.

A unificação dos CNPJs tornou-se possível desde que foi alterada a Lei Geral de Telecomunicações, em setembro do ano passado. Foi mudada a parte que restringia a exploração dos serviços de telecomunicações por empresa. Caberá ao conselho da Anatel determinar qual pode ser o ganho de cada empresa e se ele deve ser compartilhado com os usuários por meio de redução nas tarifas. Duas empresas fizeram pedido para a unificação dos CNPJs: a Vivo e a Sercomtel, com atuação restrita no Paraná. O primeiro caso a ser apreciado será o da Sercomtel.
A Lei Geral de Telecomunicações determina que os ganhos econômicos das empresas com a unificação dos CNPJs deve ser compartilhado com os usuários. A Sercomtel, por exemplo, diz que terá ganho de R$ 1 milhão/ano. A empresa ainda não sabe quanto disso será revertido diretamente aos clientes.

Vivendi pensa em chamar interessados em ficar com a GVT

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O grupo francês de telecomunicações e mídia Vivendi vai em breve enviar convites a possíveis interessados em sua unidade brasileira de telefonia GVT, na medida em que o processo de venda se encaminha para um estágio mais formal, informou uma pessoa ligada ao assunto 
Várias companhias pediram informações à Vivendi sobre a GVT, dentre elas a empresa de televisão por assinatura norte-americana DirecTV, disse a fonte, que afirmou também que nenhuma oferta foi feita pela unidade.

A Vivendi espera tomar a decisão sobre a venda até o fim do primeiro trimestre de 2013, disse a fonte. Se o grupo não encontrar um pretendente viável para a GVT, outras alternativas serão consideradas, dentre elas uma oferta pública inicial de ações (IPO), de acordo com duas fontes.

Um porta-voz da Vivendi disse que não fala sobre especulações de mercado e a DirecTV não respondeu ao pedido de informações. A Vivendi teria contratado os bancos Rothschild e Deutsche para conduzir o processo, segundo as duas fontes, mas as duas instituições negaram-se a falar sobre o assunto.

O processo de venda ainda está em seus estágios iniciais e ainda não foi estabelecido um preço formal pela GVT, disse uma das pessoas. Já a segunda fonte disse que a venda da GVT pode ficar entre US$ 7 bilhões e US$ 8 bilhões. Em julho, a GVT poderia ser avaliada em até 8,5 bilhões de euros.

O grupo francês decidiu vender sua unidade brasileira “porque agora está voltando a seu foco original”, disse a fonte. A Vivendi comprou a GVT em 2009 após uma disputa com a espanhola Telefonica/Vivo.

TIM promove ação de marketing hoje

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O jogo de revanche do Vitória contra o Goiás, que acontecerá neste hoje (22), no Estádio Manoel Barradas, promete casa lotada. Além da disputa em campo, os torcedores que forem conferir a partida poderão se divertir com uma ação promocional realizada pela TIM.

A operadora irá disponibilizar um frontdrop com a imagem do Blue Man Group, grupo norte-americano que estrela as campanhas da operadora, segurando uma bandeira do time.

Os torcedores rubro-negros poderão tirar fotos divertidas, que serão postadas no site www.torcedorsemfronteiras.com.br.

A TIM vem investindo no futebol, uma paixão nacional, para se aproximar cada vez mais dos seus clientes. Em abril de 2011, anunciou o patrocínio ao Vitória, estampando a marca da empresa dentro dos números das camisas dos jogadores, uma iniciativa inédita no esporte brasileiro.

A empresa patrocina em todo o país nove grandes clubes e criou os planos Infinity e Liberty do Torcedor, que oferece todos os benefícios dos planos mais vantajosos do mercado, além do conteúdo grátis do seu time. As ofertas estarão disponíveis para clientes de planos pré (Infinity) e pós-pagos (Liberty) e podem ser habilitadas de duas formas: com a compra de um TIM Chip Infinity Torcedor personalizado ou solicitando a ativação através do Centro de Relacionamento com o Cliente TIM.

Com o produto, baianos rubro-negros têm à disposição, sem qualquer custo, notícias diárias e alertas de gol via SMS, além de download do hino oficial e do wallpaper com o escudo do Vitória.

TIM inicia operação teste para banda larga fixa

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A TIM informou que iniciou uma operação piloto na cidade do Rio de Janeiro para serviços de banda larga fixa residencial, pouco mais de um mês após a empresa ingressar no segmento, em São Paulo.

A empresa do grupo Telecom Italia também anunciou um agressivo plano promocional para banda larga fixa residencial, cortando temporariamente em mais da metade o valor do serviço.

A operadora estreou o negócio de banda larga residencial Live TIM em agosto, na cidade de São Paulo, entrando em um concorrido mercado que inclui Vivo e NET.

No Rio, a empresa concorrerá com operadoras como GVT e Oi, além da NET.

“Aproveitamos para iniciar uma operação piloto no Rio de Janeiro e observar a adesão do carioca ao serviço”, disse em nota o diretor de marketing responsável pelos serviços residenciais da TIM, Flavio Lang.

Pela nova promoção, a oferta de Internet com velocidade de até 35 megabits por segundo (Mbps) sai a R$ 35 mensais, ante preço inicial divulgado de R$ 89,90. Para oferta de velocidade de até 50 Mbps, o preço será de R$ 50, bem abaixo dos R$ 129,90 cobrados inicialmente.

As mensalidades com desconto serão válidas até a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e o plano deverá ser adquirido até o fim outubro.