04/09/2024
Início Site Página 2397

Ceará foi o estado do Nordeste com maior número de quedas em ligações

0
Poderá ser instalada uma CPI para investigar os serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel no Ceará. A demanda é do deputado Welington Landim (PSB). Segundo ele, os serviços de má qualidade e as altas tarifas vêm prejudicando a população há bastante tempo e “agora se torna insustentável”.

Em pronunciamento durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira, o deputado leu um requerimento de sua autoria solicitando a criação de uma CPI para investigar as operadoras. 

O parlamentar disse que questionou, junto à Anatel, números e argumentos que justificassem quedas nas ligações e o preço cobrado nas tarifas, “uma das mais caras do mundo”. A secção cearense da Anatel, conforme explicou, se isentou de responsabilidades, afirmando que as gerências regionais são centralizadas em Brasília.

De acordo com o deputado, a AL não pode ficar inerte diante disso. “O Ceará foi o estado do Nordeste com o maior número de quedas de chamadas. Só no dia 8 de março deste ano, 971 mil chamadas do plano TIM Infinity teriam sido interrompidas no Estado, segundo a própria Anatel”, assinalou. O problema teria afetado 441 mil usuários, com desembolso de R$ 251 mil “em um serviço básico de telefonia celular não prestado em sua totalidade”.

Os deputados Ronaldo Martins (PRB) e Roberto Mesquita (PV) parabenizaram a iniciativa de Welington, e ressaltaram a necessidade de se verificar a situação. “Chega de meterem a mão no bolso do cearense. Tenho certeza de que iremos colher as 46 assinaturas para a aprovação dessa CPI. Vamos investigar e punir os culpados”, enfatizou Ronaldo.

Muitos orelhões estão sem funcionar numa das maiores cidades nordestinas

0
Quem costuma usar os orelhões instalados na Região Metropolitana do Recife tem reclamado do serviço. A principal queixa é que a maioria dos aparelhos não funciona. E o vandalismo também aparece como mais um problema para a conservação dos telefones públicos.

Cada vez mais, os telefones públicos vão se tornando peças em desuso. E não é porque eles estejam desaparecendo. Por lei, toda localidade com mais de cem habitantes deve contar com pelo menos um telefone público. Nas ruas, a distância de um aparelho para outro não pode passar de 300 metros.

Em todo o Brasil (exceto SP), a empresa concessionária responsável pelos orelhões é a Oi. No Recife, os telefones desse tipo chegam a 8 mil. A queixa da população, muitas vezes, é que eles nem sempre funcionam. A professora Lêda Constantino tentou ligar em mais de um na Avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife, e não conseguiu. “Não teve som, não teve nada”, disse.

Mas a maioria das pessoas não telefona mais dos orelhões. Tem gente que nem lembra a última vez que usou. “Acho que quando ele era de ficha, faz muitos anos mesmo”, falou a esteticista Edna Maria do Nascimento.

Olinda também está bem servida de orelhões. A dificuldade é encontrar pessoas ligando. Mesmo assim, o ambulante Pedro José diz que o aparelho perto da banca de verduras que ele tem no bairro de Ouro Preto é muito usado. “De vez em quando, está quebrado e é uma dificuldade para consertar, mas quando está bom, o povo sempre usa”, comentou.

Outro problema que afeta os orelhões é a depredação. A empresa concessionária em Pernambuco informou que, de janeiro a julho deste ano, 9% dos mais de 40 mil orelhões instalados no estado foram danificados por atos de vandalismo. São perto de 3,6 mil aparelhos que deixam de ser usados pela população.

A Anatel oferece na internet o mapa com a localização de todos os orelhões em funcionamento no Brasil. A empresa concessionária é obrigada a trocar ou recuperar os aparelhos com defeito. O gerente da Anatel em Pernambuco, Sérgio Cavendish, afirmou que a agência monitora de perto a situação dos telefones públicos.

“A partir de dados juntos às operadoras, nós analisamos dados de manutenção, disponibilidade. Em paralelo a isso, nós fazemos fiscalização em campo. Os fiscais saem olhando funcionamento, conservação e a disponibilidade onde deveria haver orelhão”, explicou.

A Oi também informou que possui o 10331 para que as pessoas possam solicitar o reparo de algum telefone público.

A TV Globo do Recife fez uma matéria falando sobre isso na reportagem que você confere clicando no link abaixo:

Oi é multada em R$10 milhões e estuda se vai recorrer

0
Em último caso, operadora pode chegar a ter suas vendas de internet suspensas pela Anatel



A operadora de telefonia Oi informou, nesta terça-feira, por meio de nota, que estuda se vai recorrer da decisão da Anatel de multar a empresa em R$ 10 milhões pela venda casada de planos de internet com outros serviços de telefonia.
“A Oi informa que não condiciona a venda de um serviço à aquisição de outro e que cumpre rigorosamente a regulamentação da Anatel. A companhia acrescenta que falhas operacionais pontuais que permitam esse tipo de interpretação são coibidas”, afirma em comunicado.

Segundo a Anatel, os preços cobrados pela Oi para planos apenas de internet são mais caros do que os dos chamados “combos” com telefonia móvel, fixa ou TV por assinatura. O órgão regulador já havia punido a empresa com multa, porém a Oi manteve as ofertas. Caso a Oi não passe a oferecer pacotes somente de internet por preços compatíveis com os cobrados pelos “combos”, a Anatel poderá suspender a venda de banda larga pela empresa.

No processo, a “super-tele” alega não haver venda casada no serviço de internet, pois os usuários podem adquirir planos de banda larga isoladamente. A empresa ainda acusou a Anatel de tentar intervir indevidamente sobre a livre iniciativa.

Oi prepara seu novo serviço over-the-top

0

A Oi, cujo serviço Oi TV é oferecido atualmente por meio de satélite (DTH), lança, no segundo semestre deste ano, a oferta over-the-top (OTT), sobre IPTV (Internet Protocol Television). A operadora ainda não detalha como serviço, mas, a princípio, chegará nas capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A Oi TV, atualmente, chega em toda a área de cobertura da operadora, exceto em São Paulo, onde não tem rede própria. Os serviços OTT (semelhantes aos que são oferecidos pela Netflix, por exemplo) trafegarão sobre redes de fibra óptica (fiber-to-the-home – FTTH), segundo o diretor do segmento FTTH/IPTV da operadora, Marco Dyodi.

O conteúdo do serviço OTT será similar à grade linear da oferta DTH existente e também haverá novidades como a possibilidade de comprar vídeos on demand e acesso por meio de várias telas (multiscreen). De acordo com Dyodi, o serviço OTT é similar ao de TV por assinatura. A diferença está apenas na rede, que passa a ser de fibra óptica. Em São Paulo, a Vivo já oferece a TV paga via FTTH em algumas regiões da capital paulista.

Confira os motivos que fizeram o celular ter o menor crescimento desde 2006

0
A punição aplicada pela Anatel, suspendendo parcialmente as vendas de celulares de TIM, Claro e Oi no dia 23 de julho de 2012 contribuiu para reduzir o crescimento do celular do Brasil no mês de julho. As adições líquidas de 280 mil celulares são as menores desde Jun/06, quando a Vivo promoveu uma limpeza em sua base de celulares.
O impacto foi sentido principalmente no segmento pré-pago que apresentou adições líquidas negativas (-266 mil). Por outro lado, as adições líquidas de pós-pagos em Jul/12 (545 mil) foram maiores que a do mês anterior (456 mil).
A Vivo, que não foi punida, liderou em adições líquidas totais e de pré-pago, seguida pela Claro. TIM e Oi apresentaram adições líquidas negativas.
A suspensão das vendas durante nove dos trinta e um dias do mês de julho teve um impacto forte nas adições líquidas da TIM no segmento pré-pago. A TIM apresentou adições líquidas negativas nas dezenove Unidades da Federação (UFs) onde foi punida. As adições líquidas de -437 mil pré-pagos nestas UFs foram em parte compensadas por adições líquidas em estados onde não foi punida, principalmente São Paulo (74 mil) e Santa Catarina (23 mil).
Com este resultado negativo a TIM perdeu a liderança em market share de pré-pago que havia conquistado em março deste ano. A vantagem de 330 mil pré-pagos da TIM em relação a Vivo em Jun/12, se reverteu em uma vantagem de 319 mil para a Vivo em Jul/12.
Mas não foi só a punição da Anatel que contribuiu para o baixo crescimento do mês. A Oi apresentou adições líquidas negativas de -354 mil pré-pagos em São Paulo, estado onde não teve suas vendas suspensas, devido a uma possível limpeza de base iniciada no mês anterior. As adições líquidas nos cinco estados em que foi punida (Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul) e que juntos representam 5,7% de sua base, foram positivas (26 mil pré-pagos).
A Claro, que teve as vendas suspensas em três estados (SP, SC e SE), conseguiu adições líquidas de pré-pago positivas em São Paulo (46 mil), embora inferiores às de Jun/12 (122 mil). Já em Santa Catarina (-29 mil) e Sergipe (-8 mil) as adições líquidas de pré-pago foram negativas.
A disputa continua acirrada no pós-pago. A Oi liderou em adições líquidas, embora com uma queda de 33% nas adições líquidas em relação ao mês anterior.
Vivo, TIM e Claro apresentaram crescimento nas adições líquidas no mês em relação a Jun/12.
O Brasil terminou o mês de julho com 256,4 milhões de celulares e uma densidade de 130,5 cel/100 hab. As adições líquidas acumuladas nos últimos doze meses totalizam 36,1 milhões de celulares.

O baixo crescimento apresentado em julho não deve se repetir em agosto, pois a Anatel liberou as vendas no dia três deste mês. É importante salientar que o aumento do churn, ocasionado em parte por limpezas de bases promovidas pelas operadoras, teve uma contribuição importante na queda do crescimento observada a partir de junho de 2012.

TV paga cresce quase 2% em Julho

0
Sky, Net/Claro, Oi e GVT seguem puxando crescimento da TV paga

O mercado de TV por assinatura manteve um ritmo de crescimento acelerado no mês de julho e chegou à marca de 14,8 milhões de assinantes, 1,84% de crescimento no mês e mais de 31% no acumulado de 12 meses. Mas as tendências não mudaram: forte expansão em números absolutos da Sky (cresceu quase 110 mil assinantes e chegou a 4,58 milhões de clientes), acompanhada de perto pelo grupo Net/Claro (que cresceu 108 mil clientes e chegou a 7,93 milhões). No pelotão intermediário, a Oi segue em ritmo acelerado e passou a marca dos 522 mil assinantes, ampliando a base em pouco mais de 35 mil assinantes em um mês. Na mesma toada veio a GVT, que chegou a 255 mil assinantes. Já a Telefônica continuou perdendo base (cerca de 12 mil clientes a menos), fechando julho com 647 mil assinantes. As demais operadoras também perderam cerca de 11 mil assinantes em um mês e fecharam julho com 652 mil assinantes.

A densidade média do serviço de TV paga é de 25%, ou seja, 25 casas com o serviço a cada 100 domicílios, sendo a mais alta no DF, que já se aproxima dos 50%.

Até o fim de Junho a participação das teles estava assim:


Área de tele da Vivendi tem novo vice-presidente

0
A francesa Vivendi, dona da GVT no Brasil, anunciou nesta segunda-feira mais uma mudança nos postos de direção da empresa. A partir de outubro, Jean-Yves Charlier (atual membro da direção como diretor do comitê estratégico) assumirá em outubro como vice-presidente da área de telecomunicações. Charlier também participará do grupo que revê a estratégia da companhia francesa.

Os debates sobre a estratégia futura da Vivendi, e as discordâncias decorrentes, levaram à queda do presidente Jean-Bernard Lévy em junho. O então conselheiro geral, Jean-François Dubois, assumiu interinamente o cargo e sua posição foi confirmada, juntamente com a nomeação de Charlier. Diversas noticias têm circulado sobre a vontade de parte da direção da Vivendi de vender alguns negócios. Entre os citados, está a operadora GVT.

Claro lança app de atendimento para clientes com iPhone

0

Com o aplicativo, é possível ter acesso a alguns serviços como comprar recargas, aderir ou trocar promoções, ouvir seus recados, comprar pacotes e consultar o saldo
A Claro anunciou que seu aplicativo de autoatendimento Minha Claro está disponível agora gratuitamente para clientes pré-pagos da operadora que possuem iPhones. Com o app, é possível ter acesso a alguns serviços como comprar recargas, aderir ou trocar promoções, ouvir seus recados, comprar pacotes e consultar o saldo.
Além do download, a navegação também é gratuita e o consumidor só paga o serviço que adquirir. Além disso, o cliente será avisado sobre os serviços que poderá contratar de acordo com o saldo disponível. O Minha Claro foi lançado em maio para os clientes pré-pagos da Claro que possuíam smartphones com sistema Android. Mais de 15 mil usuários já baixaram o aplicativo.

Faltam dados sobre a penetração de smartphones entre usuários pré-pagos no Brasil. O movimento da Claro de lançar aplicativos em Android e iOS para atendimento ao cliente pré-pago é um indício de que esse público está crescendo e ganhando relevância. Outro sinal nítido foram os lançamentos nos últimos 12 meses de planos de dados pré-pagos por diversas operadoras móveis brasileiras.

Confinados na Fazenda ganham presente da Claro e comemoram

0

A fazendeira Nicole Bahls, Viviane Araujo, Robertha Portella, Felipe Folgosi e Léo Áquilla são os cinco confinados que chegaram mais próximos de ganhar o prêmio de R$ 2 milhões.


Mas, antes mesmo de chegar à final de A Fazenda, os confinados já passaram por diversas provas e momentos em que ganharam prêmios.

Na tarde de ontem (20), os cinco confinados restantes no reality receberam mais um prêmio oferecido pela Claro.

É um kit contendo um chip da operadora e um tablet. Mas, ao contrário do que eles podem imaginar, os tablets estão sem bateria, para que os confinados continuem sem contato com o mundo externo até o fim do confinamento.

Nicole, ao ver os presentes diz:

— Ai, que tudooooo! Ai, que chique, gente! É presente bom! Nooossa! Que luxo! Que coisa chique! Que fininho! 

Viviane grita:

— Mentiraaaa!

Léo Áquilla diz:

— Gente, estou com 30 tons de bege, agora! Isso aqui é um escândalo!

Robertha comemora:

— Vou usar muito! Obrigado, Claro! Agora, vou ficar metida com isso.

Felipe Folgosi também comemora e fica explicando como é o funcionamento do tablet aos colegas de confinamento.

Depois de algum tempo admirando o presente que os cinco ganharam, o sinal sonoro toca, a fazendeira Nicole vai para a despensa e pega uma nova ficha, que diz:

— Atenção, os kits Claro entregues devem ser levados para a despensa com todo o seu conteúdo e serão devolvidos ao fim da estadia de vocês na Fazenda.

Os confinados comemoram e levam os seus kits para a despensa e, caminhando, ficam agradecendo à operadora que deu os presentes.

Mesmo com a copa, Vivo vai manter investimentos em outros esportes

0
Em Minas, até ginásio carrega a marca da “toda-poderosa”

Com o fim dos Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo no Brasil a menos de dois anos, espera-se que o futebol vá concentrar, de modo ainda mais contundente, atenções e investimentos. Mas os torcedores das equipes de basquete de Franca e de vôlei de Minas Gerais podem ficar tranquilos. A Vivo, maior patrocinadora de ambos os times, garantiu que ambos os patrocínios serão mantidos normalmente, ainda que o foco esteja no futebol.

“Todos nossos investimentos são feitos em paralelo, um não exclui o outro”, afirma Christian Gebara, diretor executivo de marca, estratégia e novos negócios da Vivo, que também é patrocinadora da seleção brasileira e tem como garoto-propaganda Pelé. “As coisas se constroem. Não é porque temos a Copa que os outros esportes ficam para trás, até porque os Jogos de 2016 no Rio de janeiro estão aí”.

Obviamente, os investimentos feitos pela empresa no futebol e nas duas modalidades têm uma diferença significativa. Apenas em 2011, a operadora pagou R$ 24,3 milhões pelo patrocínio à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para poder se associar à seleção brasileira. No mesmo ano, estima-se que o patrocínio ao basquete de Franca esteja em torno de R$ 2 milhões por todo o ano. Os valores, entretanto, não são divulgados ou confirmados pela empresa.
No caso da cidade de Franca, no interior de São Paulo, o patrocínio ao basquete será útil à integração das marcas Telefônica e Vivo, segundo o diretor. Ambas pertencem ao mesmo grupo, que recentemente decidiu adotar a Vivo como marca única. O patrocínio será utilizado no interior do Estado, onde a modalidade é mais representativa e possui mais torcedores, para facilitar a substituição de uma marca pela outra.

Em Minas, a percepção sobre a equipe, que na temporada passada da Superliga ficou na terceira colocação, também é positiva. A operadora herdou o patrocínio à equipe mineira quando comprou a Telemig Celular, em 1998, que era patrocinadora. Os dois times, vale lembrar, carregam a Vivo inclusive nos próprios nomes (Vivo Franca e Vivo Minas). O ginásio do time de vôlei, ainda, foi batizado de Arena Vivo.