03/09/2024
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Anatel elabora plano de compartilhamento de infraestrutura

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Para tentar pôr um fim às ligações interrompidas ou não finalizadas por falta de sinal, a Anatel está elaborando um plano geral de metas de compartilhamento de infraestrutura. O plano que deverá ficar pronto neste mês afirma que as operadoras de telefonia podem ser obrigadas a compartilhar suas antenas para que o usuário seja melhor atendido.

O compartilhamento, que já é permitido e estimulado, só não é usado pelas operadoras porque elas alegam que é tecnicamente difícil e caro adaptar a estrutura já existente para a realização dessa operação.

Em algumas situações seria mais barato construir estruturas novas do que reaproveitar torres já existentes, afirma Eduardo Levy, diretor do SindiTelebrasil, entidade que reúne as operadoras. Se for aprovado, a partir de janeiro do ano que vem toda nova torre de telefonia celular que for construída será de uso comum das quatro operadoras.

Oi investe em melhoria na gestão de equipes em campo

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Continuando na linha da estratégia de reposicionamento de mercado, a Oi está investindo em uma nova plataforma para gerenciar a própria força de trabalho móvel, permitindo a integração e gestão de equipes em campo. O projeto, realizado em parceria com a ClickSoftware, deverá começar a fase de implementação a partir de 2013, passando até o ano seguinte para a difusão pelo País e podendo se traduzir em redução de custos para a empresa.

A intenção é realizar uma melhor distribuição e controle de trabalho dos técnicos em campo com o envio de tarefas por dispositivos móveis, captura de informações nos locais de atendimento, monitoramento em tempo real da execução do trabalho e medição da performance da equipe. A empresa afirma administrar hoje uma base de 70,8 milhões de acessos de clientes residenciais e corporativos.

De acordo com o responsável pelo projeto, o gerente de assistência de eficiência operacional e automação da Oi, Nicola Dutra, o plano é de integrar a nova plataforma com a atual, datada da década de 90, já defasada para as necessidades da operadora. “A atual é uma ferramenta antiga, que vinha sendo evoluída. É a mesma desde quando compramos a Brasil Telecom”, afirma, citando a aquisição finalizada em 2010.

A plataforma com a ClickSoftware, por outro lado, permite manter a evolução constante por meio de atualizações e melhorias vindas de um pool de empresas que utilizam o produto. Os benefícios também acabarão sendo sentidos pelo consumidor, segundo Dutra. Depois de implementada, a solução deverá resolver problemas logísticos, permitindo inclusive agendamentos. “A visibilidade e gestão de compromissos com o cliente é importante, não adianta a gente simplesmente oferecer o produto e combinar um horário”, ressalta, classificando a novidade como uma gerência de prestação de serviços.

A implementação da ferramenta, diz Dutra, faz parte do plano de transformação da Oi em quatro anos, que inclui iniciativas em estrutura e empacotamento para diminuir o churn.

A expectativa é de começar a utilização da plataforma a partir de 2013, adentrando 2014. Na visão dele, haverá uma priorização de produto e região. “Temos a vantagem de atender ao Brasil inteiro, mas também o desafio de ser grande – por isso o projeto se estende mais”, justifica o gerente da operadora.

GVT conquista 72% de portabilidade na telefonia fixa em capital Nordestina

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Com apenas dois meses de atuação em Aracaju, empresa movimenta o setor e lidera o ranking da portabilidade numérica na cidade

Esta semana a GVT divulgou o balanço de suas atividades em Aracaju, onde iniciou as operações em junho de 2012. Com apenas dois meses de atuação na cidade, a empresa já representa 72% de todas as portabilidades no segmento de telefonia fixa, ou seja, de cada 100 pessoas que mudaram de operadora mantendo seu número, 72 migraram para a GVT. A empresa investiu R$ 45 milhões para a construção de mais de 40 mil acessos para os serviços de telecomunicações, o que corresponde a mais de 60% de cobertura local.

Para o diretor regional de vendas da GVT, Renato Pontual, os números refletem o compromisso da empresa com a qualidade dos serviços prestados. “Estamos felizes com a ótima receptividade que tivemos dos aracajuanos. Isso comprova que a população local reconhece nosso comprometimento com a inovação e a qualidade”, afirma.

Presente em 18 bairros da capital sergipana, a GVT oferece a seus clientes serviços como o Power Combo GVT, pacote que reúne internet banda larga com velocidade mínima de 15Mbps, TV com canais em alta definição e opções de telefonia fixa. Nos planos de telefonia há opções a partir de 100 minutos em ligações locais com chamadas grátis entre clientes GVT na mesma cidade até o plano com ligações à vontade em chamadas locais e de longa distância de qualquer operadora, além do direito de selecionar dois números móveis para ligar a preços acessíveis dentro da franquia. 

Atualmente, a empresa está presente em 19 cidades no Nordeste de 6 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Em todo o País são 132 municípios atendidos.

Giuliana Flores investe em ações de SMS com a Claro

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Empresas se unem para levar facilidades e vantagens aos internautas da loja virtual de flores e aos usuários da operadora móvel
Com o objetivo de tornar as transações online cada vez mais práticas e ampliar o acesso na hora de presentear, a Giuliana Flores, líder de vendas de flores pela internet, investe em ações de SMS com a operadora de telefonia móvel Claro, para o envio de ofertas exclusivas da loja virtual de flores para os clientes pós pago da operadora. 

A ação funciona da seguinte forma: os clientes pós pago da Claro cadastrados no programada de relacionamento e fidelização Claro Clube receberão via SMS ofertas exclusivas diretamente no celular e poderão realizar compras com mais facilidade. As ofertas serão enviadas para clientes de todo o Brasil.

Serão realizadas várias campanhas durante o ano, que estarão em consonância com as datas comemorativas, como: Páscoa, Dia dos Namorados, Natal, entre outras. Outra ação especial que as empresas realizarão em conjunto será a campanha para os aniversariantes. A compra que o cliente aniversariante da Claro realizar através das ofertas enviadas para ele por SMS, dará o direito do recebimento de um mini bolo de aniversário com velinhas que acompanharão o pedido.

Para Juliano Souza, gerente de marketing da Giuliana Flores, a ação em conjunto com a Claro é uma forma de ampliar o alcance das ações da marca. “Com o crescente aumento no número de telefones móveis no Brasil e sendo a Claro um nome de peso e destaque na área de telecomunicações, a ação tem tudo para ser um grande sucesso e abranger a um grande número de pessoas”, afirma Souza.

Nextel lança campanha com três personagens que contam suas histórias de sucesso

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A Nextel apresenta a nova campanha de marketing com três filmes que compartilham histórias contadas por pessoas que se reinventaram. A partir de hoje, a operadora coloca no ar a sua assinatura na biografia do jogador de vôlei Ricardinho, que depois de um longo tempo fora das quadras, voltou à seleção. Do cantor Renato Vianna, com mais de dois milhões de views na web e ganhador da última campanha online da marca, assinou contrato com uma grande gravadora. E, por fim, o empresário Romero Rodrigues, CEO e fundador do maior site de busca da América Latina. 

As histórias mostram as relações com os desafios e os obstáculos enfrentados, e a importância que encontraram em amigos e familiares para vivenciarem estes momentos. “Na nova campanha, a Nextel ressalta o poder e a força das redes, com o foco nos protagonistas. Esse conceito reforça que entregamos aos nossos consumidores mais que um serviço, estabelecemos conexões emocionais”, afirma Gustavo Diament, vice- presidente de Marketing da Nextel Brasil.

Os filmes retratam os personagens subindo uma ladeira, olhando para a câmera e contando suas experiências, uma analogia ao longo e difícil caminho que tiveram que percorrer. As gravações aconteceram nas cidades de Arraial do Cabo e Teresópolis, no Rio de Janeiro. 

Criado pela agência Loducca e produzido pela O2 Filmes, a nova campanha entrará em TV aberta e fechada, PDV, veículos impressos, endomarketing, indoor mídia e mídia online nas cidades que a marca está presente. A estratégia de divulgação conta também com painéis em alguns aeroportos do Brasil.

Renato Vianna
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Ricardinho
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Romero
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A campanha online da Nextel “Protagonistas da minha história” estreia simultaneamente a campanha offline, e leva aos internautas o outro lado da rede, homenageando as pessoas que são especiais na vida do jogador Ricardinho.

“Como nas campanhas anteriores, utilizaremos a mídia online para dar continuidade à história que contamos na televisão. Mantivemos a estratégia de comunicação 360°, integrando todas as plataformas, tanto no online quanto offline. Na internet, por não termos um limite de tempo muito rígido, conseguimos fazer vídeos aprofundando histórias e capazes de gerar mais emoção e engajamento nos internautas. O conceito de que toda grande história tem mais de um protagonista é uma verdade. Para ter sucesso e superar obstáculos na vida, as pessoas contam com familiares, amigos, profissionais, toda uma rede de pessoas a sua volta. E a Nextel acredita e valoriza esse potencial transformador da rede. Por isso, a campanha online tem como centro uma homenagem que o Ricardinho fez para sua família, representando essa rede de pessoas que o apoiaram quando ele mais precisou. Um conteúdo sincero e emocionante. E justamente por ser tão verdadeiro, acreditamos que ele tenha um grande potencial na internet, onde os consumidores estão cada vez mais interessados em conteúdo relevantes e genuínos”, revela Alex Rocco, diretor de Comunicação da Nextel Brasil.

Utilizando a técnica de projeção mapeada em um ginásio de vôlei, o vídeo revela a esposa e as filhas de Ricardinho como as verdadeiras protagonistas da história do atleta.

TIM antecipa lançamento de novas ofertas

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Depois de anunciar o patrocínio ao Vasco da Gama, a TIM traz mais uma novidade para seus clientes apaixonados pelo time carioca. No mês do aniversário de 114 anos do Gigante da Colina, a operadora antecipa o lançamento das ofertas Infinity Torcedor e Liberty Torcedor do Vasco para usuários da base assinantes do canal do clube no serviço TIM Esportes. A partir de agora, esses clientes passarão a contar com os benefícios gratuitos do produto de forma automática, sem necessidade de ativação.

As ofertas Infinity Torcedor e Liberty Torcedor do Vasco permitirão que os clientes personalizem o celular e tenham à disposição, sem qualquer custo, notícias diárias do clube recebidas por mensagens de texto, alertas e vídeos de gols via SMS e download do hino oficial e do wallpaper com o escudo do time. Assim, os torcedores ficam conectados com seu clube todo o tempo, carregando sua paixão dentro do celular.

A ativação é automática para os clientes vascaínos que já são assinantes do serviço TIM Esportes. Todos os usuários dos planos Infinity (pré-pago) e Liberty (pós-pago) que estão cadastrados no canal do Vasco da Gama do TIM Esportes passarão a contar com os benefícios gratuitos, sem a cobrança diária de R$ 0,35 do serviço. Os downloads do hino e wallpaper estarão disponíveis a partir de setembro. As características dos planos e ofertas de voz, dados e SMS não se alteram.

Os clientes vascaínos da TIM que ainda não contam com o serviço TIM Esportes habilitado também poderão participar e experimentar, em primeira mão, os benefícios de ser Infinity ou Liberty Torcedor. Para habilitar o serviço, basta enviar um SMS com a palavra VASCO para 4050.

Oi enfrenta dia de problemas

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Devido a problemas técnicos na plataforma da operadora Oi, responsável pelo sistema de marcação de consulta da rede municipal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, as marcações de consultas médicas através do número 0800 – 281 – 7080 não foram realizadas nesta segunda-feira.

Segundo a Secretaria de Saúde, o problema teve início na última sexta-feira (10). Ainda de acordo com a secretaria, a operadora Oi já foi informada e os reparos já começaram a ser feitos. A expectativa é que o serviço seja normalizado na tarde desta segunda.

Mato Grosso

E não é só em Pernambuco que a “super-tele” enfrenta problemas. Empresas e residências que utilizam a internet Banda Larga da Oi estão enfrentando dificuldades de acesso à rede na tarde desta segunda-feira. Isso porque a Oi está com problemas técnicos com a rede em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. A informação foi confirmada pela Central de Atendimento da operadora.

De acordo com a Oi a situação deverá ser normalizada dentro de uma hora. A operadora não informou que tipo de problema técnico está afetando o acesso no Estado.

“Você tem ‘a jóia da coroa’ e trata mal?” Diz Bernardo

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As recentes medidas de suspensão de vendas de novas linhas móveis foram, para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, uma sinalização de que a Anatel não vai mais ficar discutindo indefinidamente os problemas com as teles. Vai agir e terá o respaldo do governo. Para o ministro, as operadoras não apenas têm obrigação de investir mais diante de um mercado que só cresce, mas até para garantir a “jóia da coroa” das operações globais dessas empresas.


“O problema essencial é que temos um mercado crescendo fortemente, mas não foi acompanhado de investimentos suficientes para manter as condições de atendimento. Ter 260 milhões de celulares e achar que não vai ter reclamação é irreal. Agora, começa a gerar grande volume, a travar o sistema. A decisão da Anatel não foi repentina. Isso foi conversado exaustivamente, foi multado, foram chamadas as empresas. Chega um momento em que, já que não estávamos nos entendendo, tomou-se uma medida forte”, explica o ministro.

À suspensão das vendas, seguiram-se promessas de maiores investimentos. Mas os planos apresentados pelas empresas “suspensas”, TIM, Claro e Oi, revelam que o aumento nos aportes não é significativo: a TIM prometeu R$ 450 milhões e a Oi, R$ 375 milhões em medidas diretamente relacionadas à cautelar da agência. Para Paulo Bernardo, com a importância que as operações brasileiras adquiriram no conjunto dos serviços das múltis, afinal, até no caso da Oi o capital estrangeiro é crescente, simplesmente não faz sentido deixar de investir aqui.

“Temos um mercado crescendo muito forte. Vão vender um telefone com acesso à Internet por R$ 200. Vai vender igual pipoca no circo. O mercado está crescendo no nível que está, enquanto isso na Europa caiu 2% no ano passado, talvez este ano tenha resultado semelhante, com receita caindo. Vi no jornal que o resultado da Telecom Italia foi segurado pela TIM no Brasil. A Telefonica tem mais clientes no Brasil do que na Espanha. E aí não vai tratar bem o consumidor, não vai fazer investimentos? Não acredito. Hoje o Brasil é a jóia da coroa. E não cresce ainda mais porque não tem infraestrutura”, afirma.

Os instrumentos para forçar investimentos maiores ainda não terminaram, diz o ministro. E um dos mais importantes deles é a obrigação do compartilhamento de infraestrutura. “Temos que votar o compartilhamento da infraestrutura. As teles anunciaram que todas as torres e antenas de 4G serão compartilhadas. É uma medida sensata, correta. Eles vão ganhar com isso, vão economizar. As cidades vão ganhar também, porque vai ter menos torre espetada no espaço urbano. É uma questão de lógica. A Anatel vai votar o PGMC (Plano Geral de Metas de Competição) e vai estabelecer que a concorrência tem que ser por prestar melhor serviço e não impedir a passagem dos outros”, sustenta.

“Competição pela infraestrutura é predatória. É jogar futebol enfiando dedo no olho, chutando o joelho. Ao invés de aperfeiçoar o sistema, vamos piorar e o consumidor vai continuar achando que está ruim. Essa questão do compartilhamento já dialogamos o suficiente com as empresas. Agora a Anatel tem que tomar a providência, que é votar o PGMC, e vai ser obrigado. Já vi gente falando que vai para a Justiça. Então vá. Eu duvido. Porque os juízes também querem serviços bons, como aconteceu nesse caso da suspensão das vendas. O juiz meteu um despacho contundente.”

O ministro se refere à tentativa da TIM de evitar, na Justiça, a suspensão das vendas determinada pela Anatel – tentativa frustrada logo no primeiro pedido judicial. A empresa, na sequência, se viu envolvida em uma questão muito mais cabeluda: a existência de um relatório da fiscalização da agência que acusa a operadora de lucrar com a derrubada intencional de chamadas dos clientes.

“De qualquer jeito que se olhar o assunto é grave. Tem um plano em que o cliente paga por ligação, então se cair tem que ligar de novo. Se acontece em massa, vira um problema gravíssimo, vira uma transferência de renda indevida do consumidor para a empresa. Agora, acrescentar que foi feito intencionalmente, está dizendo que foi uma fraude, uma ação deliberada para lesar o consumidor”, avalia o ministro.

Embora defenda cautela na apuração, Paulo Bernardo acredita que, mesmo sem dolo, a TIM precisa ser responsabilizada. “A fiscalização tem autonomia, mas a empresa tem o direito de se defender. Essa questão da denúncia tem o direito à defesa, mas em hipótese nenhuma a TIM pode não ser responsabilizada. Só de cair as chamadas seguidamente e nesse volume, já está lesando. Se foi proposital, piorou.”

Quase 80% dos brasileiros acessam web no celular diariamente

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A Opera Software anunciou os resultados de um estudo sobre o uso da internet móvel no Brasil. Foram ouvidos mais de seis mil brasileiros, todos usuários do Opera Mini, durante o mês de julho de 2012. A pesquisa indicou que 79% utilizam seus dispositivos móveis diariamente para acessar a internet.

O uso mais comum é para atualizar redes sociais, baixar conteúdos, assistir vídeos e fazer pesquisas. Mais de dois terços dos participantes responderam que teriam interesse em interagir com as propagandas que veem na mídia tradicional por meio de celulares.

O Opera Mini é o navegador móvel mais popular no País, com 34% de participação do mercado, segundo o StatCounter. Ao redor do mundo, o Opera Mini está instalado em 183 milhões de dispositivos. O número de usuários ativos mensais no Brasil cresceu 162%, no período de julho de 2011 a julho de 2012.

A pesquisa mostrou ainda que, quando o assunto é publicidade móvel, os usuários estão mais interessados em propagandas de aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers. A maioria das pessoas que respondeu ao questionário era homem (69%), com idade entre 13 e 35 anos (63%).

Ao todo, 75% das pessoas ouvidas disseram que utilizam plano de dados de celular pré-pago, enquanto apenas 10% declararam ter plano pós-pago. Os demais disseram não ter plano de dados ou utilizar redes WiFi.

A pesquisa apurou ainda que cerca de um terço dos usuários (30%) do Opera Mini não têm acesso à internet em casa e 24% acessa a internet em lan houses ou internet cafés. A maioria dos usuários da internet móvel navega na rede com telefones básicos (78%). Sessenta e cinco por cento dos usuários disseram querer conteúdos gratuitos, 37% estão interessados em aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers, e 29% tem interesse em vídeos.

Quando perguntados sobre o que gostariam de comprar nos seus dispositivos móveis, 76% disseram que não compram por meio de seus celulares. Entre aqueles que declararam utilizar o dispositivo móvel para compras, as categorias mais populares foram: aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers, com 18%. Em seguida vieram os produtos eletrônicos como telefones e computadores (3%).

A pesquisa mostra que 69% dos participantes se interessariam em interagir com as propagandas que vêem nas mídias tradicionais, como televisão, jornais e revista, por meio de seus celulares. Com relação as preferências de navegação móvel, 59% respondeu entrar nas redes sociais, 57% baixar conteúdos, 36% fazer buscas e 32% assistir vídeos.

“Esse estudo mostra que os brasileiros estão receptivos para a publicidade móvel e, mesmo demorando para adotar o mobile commerce, estão comprando cada vez mais aplicativos, ringtones, jogos e wallpaper, e produtos eletrônicos através do celular”, diz Nuno Sitima, vice-presidente sênior da Opera Software para desenvolvimento de negócios. “As redes sociais ainda dominam quando o assunto é uso da internet no celular no Brasil, o que demonstra necessidade de acesso à banda larga, já que 30% das pessoas não têm internet em casa”.[

Veja os planos de qualidade das teles na íntegra

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Para voltarem a vender linhas, operadoras tiveram de apresentar planos de investimento em qualidade a Anatel

O Portal #Minha Operadora teve acesso completo aos documentos que as operadoras de telefonia Claro, Oi e TIM enviaram a Anatel para voltarem a vender novos planos de telecomunicações. Confira o projeto apresentado por cada uma das companhias nos slides a seguir (Os slides estão sendo exibidos seguindo a ordem de entrega pelas próprias prestadoras):