03/09/2024
Início Site Página 2406

Quando se fala em quem ganha dinheiro, Vivo mantém a vantagem em relação às demais operadoras

A Vivo se manteve na liderança com uma receita de R$ 5,1 bilhões no 2T12 e crescimento de 0,4% na comparação com o 1T12.
R$ Bilhões 1T11 2T11 3T11 4T11 1T12 2T12 Cresc. tri Cresc.
1T12/1T11
Vivo 4.671 4.732 4.923 5.261 5.106 5.128
0,4%
8,4%
TIM
3.501
3.983
4.114
4.431
4.187
4.270
1,9%
7,2%
Claro 3.092 3.060 3.138 3.235 3.255 3.137
-3,6%
2,5%
Oi Varejo
1.703
1.896
1.947
2.062
2.106
2.228
5,9%
17,5%
As receitas das operadoras de celular sofreram mais fortemente este trimestre o impacto da redução da VUM.
A Oi teve o maior crescimento de receita nos últimos 12 meses. Ela divulga apenas a receita para o varejo (mobilidade pessoal), que não inclui os celulares do mercado empresarial/corporativo.

TIM lidera em adições líquidas no trimestre

A TIM liderou o crescimento no trimestre, apesar de ter apresentado adições líquidas (1,7 milhões) bem menores que a dos trimestres anteriores.

Adições Líquidas (milhares)
1T11
2T11
3T11
4T11
1T12
2T12
TIM
1.821
2.676
3.685
4.873
3.134
1.656
Vivo
1.769
1.988
2.989
4.515
3.230
936
Claro
1.800
2.096
1.979
2.866
1.217
1.370
Oi
2.170
67
1.332
1.642
986
1.302
Apesar de ter liderado no total de celulares, a TIM foi a segunda colocada em adições líquidas de pré-pago e a terceira em adições líquidas de pós-pago. 
A Claro liderou no pré-pago, mas apresentou adições líquidas negativas no pós-pago.
A Oi liderou no pós-pago, superando a Vivo.
A queda nas adições líquidas da Vivo ocorreu no pré-pago, segmento em que a operadora promoveu uma limpeza de base após ter sido ultrapassada pela TIM.

Vivo continua liderando o market share no trimestre

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2T12 com 75,7 milhões de celulares e market share de 29,56%.

A Vivo foi a única das quatro principais operadoras a perder market share no trimestre.
Market Share Variação do Market Share
(pontos percentuais)
1T11
2T11
3T11
4T11
1T12
2T12
p.p. (TRI) p.p. (1T12/4T11)
Vivo
29,48%
29,47%
29,49%
29,54%
29,81%
29,56%
-0,25
0,02
TIM
25,11%
25,55%
26,04%
26,46%
26,80%
26,89%
0,09
0,43
Claro
25,39%
25,55%
25,30%
24,93%
24,56%
24,58%
0,02
-0,35
Oi
19,69%
19,10%
18,84%
18,78%
18,53%
18,65%
0,12
-0,13

Vivo e TIM ganharam market share no ano, Claro e Oi perderam.
A Vivo é a líder em market share nas 3 regiões, em 12 das 27 unidades da federação e em 30 das 67 áreas locais (DDD).
Líder em Market Share em 2011
Região
UF*
áreas locais (DDD)
Vivo I, II e III 12 (-1) 30(+1-1)
Claro 7 (+1) 15 (+1-1)
Tim 5(+2-1) 16 (+1-1)
Oi 3 (-1) 6
* Unidade da Federação

No 2T12 ocorreram as seguintes modificações nos líderes em market share por UF e área local:
Área
Perdeu a liderança
Ganhou a liderança
Pará Vivo TIM
Alagoas = área 82 TIM Claro
Ceará Oi TIM
11(São Paulo/SP) Vivo TIM
64 (Rio Verde/GO) Claro Vivo

A TIM assumiu a liderança em market share de pré-pago superando a Vivo, que perdeu market share neste segmento no trimestre.
Pré-pago
1T11
2T11
3T11
4T11
1T12
2T12
Vivo
28,2%
28,0%
27,8%
28,0%
28,3%
28,0%
TIM
26,1%
26,7%
27,2%
27,6%
28,1%
28,1%
Claro
24,6%
24,7%
24,5%
24,1%
23,7%
24,0%
Oi
20,9%
20,3%
20,2%
20,1%
19,6%
19,6%

Vivo, TIM e Oi ganharam market share no pós-pago.
Pós-pago
1T11
2T11
3T11
4T11
1T12
2T12
Vivo
35,5%
36,1%
36,8%
36,6%
36,5%
36,6%
Claro
29,1%
29,3%
28,9%
28,8%
28,2%
27,0%
TIM
20,5%
20,3%
20,7%
21,1%
21,2%
21,3%
Oi
14,2%
13,7%
12,9%
13,0%
13,6%
14,5%
A Claro perdeu 1,2 pontos percentuais de maket share de pré-pago no 2T12.

Vivo e TIM são os líderes da telefonia nacional

Vivo lidera em cinco e TIM em um indicador no 2T12
A Vivo liderou no 2º trimestre de 2012 (2T12) em cinco dos sete indicadores do celular. A TIM liderou em crescimento.
Indicador Líder no
4T11 1T12 2T12
Celulares Market Share Vivo Vivo Vivo
Crescimento Adições Líquidas TIM Vivo TIM
Receita Receita Líquida Vivo Vivo Vivo
Receita p/ Cliente ARPU Vivo Vivo Vivo
Rentabilidade Margem EBITDA Vivo Vivo Vivo
Qualidade Metas da Anatel TIM Vivo ?
Cobertura População Atendida Vivo Vivo Vivo
O indicador de qualidade não pode ser avaliado, pois a Anatel suspendeu em abril a divulgação dos índices de atendimento de metas de qualidade pelas operadoras.

Até o fim do dia de hoje daremos mais detalhes sobre porque essas operadoras lideraram em cada um destes segmentos. Fique grudado no Portal!

* O Teleco acompanha desde 2007 o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através destes sete indicadores.

Parece que agora os olhos dos brasileiros se voltam contra a TIM

A Anatel divulgou um relatório que mostra que a operadora telefônica TIM derruba propositalmente chamadas realizadas por clientes de seu plano Infinity. Isso revoltou os usuários da operadora.
Twitter

Durante toda esta terça-feira (07/08) a TIM se revezava nos TT’s no Twitter. As hashtags #vergonhaTIM, #TIMganei, e a palavra TIM foram um dos termos mais comentados na rede social.
Facebook

No Facebook não foi diferente. Era fácil encontrar postagens que ironizassem o serviço prestado pela operadora. Imagens como a exibida abaixo foram compartilhadas milhares de vezes pelas pessoas:
TV

Nos telejornais a tele também foi alvo de críticas. No Jornal da Band por exemplo, a reportagem a seguir foi exibida:
Na TV Brasil a notícia também ganhou destaque:
YouTube
No YouTube é que a coisa realmente ficou feia para a companhia italiana. Dezenas de vídeos, em sua grande parte amadores, relataram o que pensam da TIM. Veja alguns dos vídeos:
Qual será a atitude que a TIM terá que tomar para que sua imagem não seja tão manchada como já está sendo diante de seus próprios consumidores? Ou será que isso vai ficar assim? Afinal de contas o brasileiro realmente em sua grande parte não briga por seus direitos, por enquanto. O tempo nos dirá com detalhes.

GVT lança pacote triple play com banda larga a R$3,99 por MB

Como parte do seu plano para conquistar novos clientes, a GVT apresentou a sua banda larga de 15 Mbps por 59,90 reais (ou 3,99 reais/mega). Esse valor é para os assinantes que contratarem o pacote triple play Power Combo, que reúne internet, TV e telefonia fixa.
Segundo a tele, o novo serviço é destinado aos clientes que querem estar sempre conectadas para consumir os aplicativos, serviços e conteúdos disponíveis na internet. A mensalidade do pacote Power Combo GVT começa em R$ 159,70 com banda larga, telefonia e TV paga.
“Para proporcionar alta qualidade, desempenho e comodidade ao cliente, a velocidade mínima ideal da casa conectada em que vários aparelhos ficam online ao mesmo tempo é 15Mbps”, afirma o diretor de marketing e produtos da GVT, Ricardo Sanfelice.
A ultravelocidade oferecida no Power Combo GVT associada ao modem wi-fi entregue ao cliente na instalação permite manter vários dispositivos móveis, computadores, TVs e videogames usando a mesma conexão. “Nós entregamos hoje ao cliente a casa do futuro, em que as pessoas estão permanentemente conectadas”, resume Sanfelice.

Oi lança portal de sua solução de computação em nuvem para uso de clientes corporativos

A Oi acaba de concluir mais uma etapa de seu projeto de oferecer soluções de computação em nuvem para o mercado corporativo.

Após lançar o Oi Smart Cloud, de forma pioneira, no início deste ano, a companhia apresenta agora ao setor o seu portal www.oismartcloud.com.br, que já está em operação e oferece diversos benefícios aos clientes. O portal funciona como uma loja virtual para empresas que quiserem contratar a oferta de infraestrutura como serviço (IaaS) do Oi Smart Cloud e conhecer mais detalhes dos produtos e infraestrutura dos Cyber Datacenters: Colocation (infraestrutura física para a hospedagem de equipamentos, sistemas de propriedade e gestão do cliente), Hosting (hospedagem dos sistemas e aplicações do cliente), Moving (transferência de equipamentos ou sistemas de aplicações) entre outros.

Com acesso seguro, utilizando login e senha, os clientes podem aumentar ou liberar recursos dos servidores, como processamento, memória, disco, licenças de software entre outros, de acordo com necessidades do negócio, pagando somente pelo consumo. Com sistema de provisão sob demanda as empresas conseguem reduzir custos e prazos com total autonomia e controle sobre a infraestrutura virtual.

“Os nossos clientes podem, através do uso do portal, ganhar agilidade e rapidez na implementação de infraestruturas virtuais respondendo às necessidades do momento. Para períodos de grande demanda, como o Natal, sites de grandes redes de varejo podem clonar um servidor rapidamente, por um determinado período, e já saber o valor que irá pagar por aquele serviço”, afirma o diretor da Unidade de Negócios Corporativo da Oi, Maurício Vergani.

A questão da Segurança, que é um dos pilares do Oi Smart Cloud, também foi planejada para o portal. Os clientes conseguem implementar diferentes níveis de segurança para arquiteturas multiusuário que podem estar interligadas com redes privadas ou plataformas existentes nos datacenter da Oi. 

No portal é possível também visualizar gráficos estatísticos de cada servidor, o que ajuda as empresas a identificar, por exemplo, em qual horário o seu site teve mais acessos, facilitando no desenvolvimento de um plano de negócios e também no planejamento de uma compra programada de recursos. A ferramenta Alerta permite que o cliente seja avisado em casos críticos, como na utilização de 75% da capacidade de memória RAM do servidor, possibilitando assim que ele provisione mais recursos evitando uma queda indesejada e paralisação de seu negócio.

O portal, que foi desenvolvido no Brasil e é bilíngue (português/inglês), oferece suporte de help desk especializado para atender às perguntas específicas dos clientes. As empresas conseguem registrar até 20 usuários diferentes, de determinadas áreas, facilitando o processo e fluxo de informações e aprovações internamente. 

A Oi foi a primeira operadora de telecomunicações, no país, a lançar o Oi Smart Cloud, o que reforça o posicionamento estratégico da Unidade de Negócios Corporativo da companhia de colocar-se como importante player de TI e consolidar a sua liderança em telecomunicações, apoiando os clientes a aumentar suas receitas e racionalizar seus custos por meio do uso inovador da tecnologia.

A Oi tem como objetivo principal atender as grandes empresas de forma completa com a oferta de serviços de Telecom, telefonia fixa e longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados e internet, e soluções completas de TI, serviços gerenciados, cloud computing, comunicações unificadas, aplicativos móveis e M2M. A estrutura de negócios para o segmento possui uma força de vendas especializada e uma equipe dedicada de atenção aos clientes (pós-vendas), com equipes diferentes para cada setor e região do país. Dessa forma, é possível entregar a solução mais funcional de acordo com as necessidades dos clientes, com a melhor relação custo-benefício.

Operadora vende seguro-caixão por SMS

Vendido pela TIM, seguro custa R$1,50 mensais. Procon alerta para riscos.
De olho nos consumidores das classes C, D e E, a Generali acaba de colocar no mercado um seguro que pode ser contratado de maneira muito simples: pelo celular. O “Generali Proteção Premiada” é destinado a clientes dos planos pré-pagos da operadora TIM. O Procon, no entanto, sugere atenção redobrada na hora da contratação.

O seguro custa R$ 1,50 por mês e dá direito a três benefícios:
  1. Um deles é o auxílio-funeral para casos de morte por acidente (se a pessoa morrer de uma doença ou por causas naturais, o beneficiário não recebe nada). Se o cliente morrer, a pessoa que ele indicou como beneficiária do seguro terá direito a até R$ 1.000 para usar nas despesas do enterro.
  2. O seguro também oferece assistência para o caso de o cliente ser vítima de algum crime. Essa assistência não é financeira, mas dada por meio de transporte de emergência para um hospital, por exemplo, ou serviço de um chaveiro.
  3. O outro benefício do seguro é que o cliente pode concorrer a dez prêmios semanais de R$ 500 em sorteios.
A contratação simplificada é o diferencial do seguro, diz o diretor de marketing e novos canais da Generali Brasil Seguros, Luigi Barcarolo. “É uma forma de contratação inovadora no mercado brasileiro e talvez no mundo”, diz.

A oferta, segundo Barcarolo, é feita apenas para clientes pré-pagos da TIM que tenham aceitado previamente receber propagandas do tipo pelo celular. Para aderir, basta que o cliente envie uma resposta, também por SMS, com a palavra “seguro”. As regras do seguro podem ser acessadaspela internet. Outra opção é contratar enviando a palavra “seguro” diretamente para o número 4004.

“É o primeiro seguro da empresa voltado para consumidores dessa faixa de renda. Muitas delas nunca compraram seguros antes”, diz Barcarolo.

A facilidade na contratação não deve, no entanto, fazer com que o consumidor deixe de tomar alguns cuidados, alerta a especialista em defesa do consumidor do Procon de São Paulo Renata Reis.

Ela diz que, antes de aderir a um seguro por SMS, o consumidor precisa ler o contrato atentamente. “A contratação simplificada tem uma contrapartida perigosa, que é o consumidor não ter a real noção das regras do produto ao qual está aderindo. Temos um histórico grande de reclamações contra seguradoras no Procon, até mesmo das contratações feitas por meio de corretores”, diz Renata Reis.

Para a especialista, acessar o contrato pela internet também não é uma boa opção. “O mercado de seguros tem um vocabulário muito particular. O consumidor não tem condições de diferenciar, sozinho, um furto ‘simples’ de um furto ‘qualificado’, por exemplo.” O ideal, para ela, é que o consumidor tire esse tipo de dúvida antes da contratação.

Mas, caso o consumidor contrate um seguro por SMS ou outro meio remoto (internet, por exemplo) e se arrependa, ele pode desistir do produto em até sete dias úteis, sem ônus, segundo o Código de Defesa do Consumidor. “A empresa que oferece esse tipo de contratação precisa assumir esse risco”, diz Renata Reis.

Teresina lidera ranking com pior a distribuição de antenas de celulares

Teresina é a capital brasileira com a pior distribuição de linhas de telefonia móvel por antena. Com base em dados da Agência Nacional de Telecominicações (Anatel), são 11.634 clientes por antena, enquanto a média nacional por operadora fica em torno de 7 mil por antena.

A interpretação e o cálculo foram realizados pelo Jornal Folha de São Paulo e publicadas na edição desta terça-feira (07). 

Em segundo lugar, no levantamento, está Porto Velho (RO), com 10.692 clientes por antena e, em terceiro aparece São Luis (MA), com 10.647.

A sobrecarga de ligações leva as operadoras a tomarem medidas de gerenciamento para evitar sobrecarga. Por isso tantas reclamações em relação ao corte das ligações. Quando atingem um nível alto de congestionamento, os equipamentos ganham um aumento de capacidade.
Após decisões judiciais, as operadoras foram impedidas de comercializarem novos chips em vários estados. No Piauí, a TIM ficou impedida de vender novos chips a partir do dia 23/07. Dois dias depois, o Procon pediu a suspensão para a Oi e Claro.

O Estado possui 3.588.538 linhas habilitadas entras as modalidades pré e pós pago com aproximadamente 600 torres instaladas pelas quatro operadoras de telefonia celular que atuam no Piauí.

Vivo prepara oferta especial para o Dia dos Pais

A “Toda Poderosa” oferece parelhos grátis, internet e serviços ilimitados em alguns estados
A Vivo, maior empresa de telefonia do País, está oferecendo smartphones grátis para o seu pai. São planos que variam de R$ 74 a R$ 209, com minutos para outras operadoras, serviços ilimitados e sete opções de aparelhos celulares para escolher.

No Vivo Smartphone Ilimitado 60, por exemplo, por R$ 74 o cliente tem direito a ligações locais ilimitadas, de Vivo para Vivo, internet de 250MB e 60 minutos locais para fixo e celulares de outras operadoras. Mas, ao todo, são 24 planos personalizáveis para atender a todos os perfis de consumo.

A mais completa opção é o Vivo Smartphone Ilimitado Plus 200, que custa R$ 209 e dá direito a ligações locais, torpedos, DDD/roaming ilimitados para Vivo, internet de 2GB e 200 minutos locais para fixo e celulares de outras operadoras. Confira a lista de smartphone disponíveis para o seu pai, em todas as lojas Vivo do estado do AL, por exemplo:
  • Nokia Lumia 800
  • Nokia Lumia 710
  • Nokia 500
  • Nokia Asha 201
  • LG Optimus L3
  • Samsung Galaxy Y
  • Samsung Ch@t 222