03/09/2024
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TIM é a operadora mais desobediente

Loja da Tim em shopping da Zona Norte do Rio faz habilitações de chips em linhas antigas


A Anatel proibiu as operadoras Oi, Claro e TIM de comercializarem novas linhas telefônicas. Mas as lojas da TIM no Rio de Janeiro conseguem burlar a proibição, reativando linhas canceladas.

Um produtor jornalístico esteve em uma loja autorizada da operadora, no shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio, e conseguiu comprar um novo chip que foi habilitado em uma linha antiga, em nome de outra pessoa.

A Anatel informou que se a ação for comprovada a Tim poderá ser condenada a pagar uma multa de R$ 200 mil por dia.

A liberação da venda está condicionada à apresentação de um plano de investimentos em até 30 dias para a Anatel, que deve tratar principalmente da qualidade da rede, realização total de chamada e diminuição de interrupção de serviços.

O nosso Portal tentou contato com a Tim e a empresa informou que as Unidades de Resposta Audível (URAs), que fazem as habilitações de novos chips, estão bloqueadas nos estados em que a operadora está proibida de comercializar novas linhas e que irá apurar o caso.

#Fato ou Mito – A canetinha do seu smartphone pode estragar a tela do celular?

A dúvida de hoje vem lá do Cuiabá e é a seguinte:

“Sabe aquelas horas em que você está com uma certa raiva no momento de responder uma mensagem e força a sua canetinha na tela do celular? Aí depois você fica com remorso, porque, de repente, pode ter estragado a tela? Fica aquela dúvida: fiz alguma besteira? A caneta stylus (é o nome da canetinha!)pode danificar a minha tela? Fato ou Mito?”
(Bruno Felipe de Cuiabá – MT)

– A canetinha do seu smartphone pode estragar a tela do celular?

Fomos consultar quem melhor entende disso, o fabricante de aparelhos celulares e, dessa vez, pedimos ajuda do pessoal do Blog da LG. Nossos colegas nos garantiram: é MITO. A caneta stylus, na verdade, ajuda, pois facilita o toque nos aparelhos touchscreen e evita o contato direto do dedo com a tela, que pode sujar a mesma (imagina aquele monte de marca de digitais engorduradas…argh!).

Sendo assim, a caneta stylus não compromete e nem estraga o aparelho. Mas, claro, não vá descarregar sua fúria desnecessariamente no celular. Para isso existem academias de boxe!

Mande sua dúvida também! Queremos desvendar os mistérios do mundo da telefonia pra você. Vá até ao menu #Fato ou Mito do nosso Portal e siga as instruções. Estamos esperando… No próximo domingo tem mais pergunta sendo respondida por quem mais entende do assunto.

O #Fato ou Mito de hoje teve o apoio de: LG.

Oi participa da maior feira de negócios e entretenimento do Acre

Companhia está com um estande preparado para receber visitantes e clientes interessados em conhecer os produtos e serviços


A Oi reforça seu posicionamento no Estado participando da Expoacre, maior feira de negócios e entretenimento do Acre, que acontece até amanhã (domingo, 29) no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. 
A companhia está com um estande preparado para receber visitantes e clientes interessados em conhecer os produtos e serviços. Os vendedores apresentam aos visitantes os melhores pacotes, enfatizando os serviços que atribuem menor preço e maior qualidade. As ações de pré-venda estabelecem maior contato com os clientes e quem já utiliza os serviços da Oi recebe descontos e mais vantagens.

Como parte das ações promocionais a Oi oferece aos clientes brindes como: camisetas personalizadas, chaveiro e squeze (garrafinha). O foco da exposição é a Oi TV que também oferece serviço HD e assinatura a partir de R$ 39,90 ao mês, além de oferecer portfólio com opções de serviços que incluem soluções de telefonia fixa e móvel.

Projetos das companhias telefônicas poderão ser acompanhados

Anatel vai disponibilizar um espaço no site da agência com as metas cumpridas

A Anatel pretende publicar no site da agência uma planilha com todas as metas que serão impostas às empresas de telefonia móvel e o cumprimento de cada uma, mês a mês.

De acordo com o superintendente de Serviços Privados da agência, Bruno Ramos, será criado no site da Anatel um espaço para dar transparência às informações, tornando possível que os próprios consumidores possam comparar os indicadores de evolução de cada empresa. “Após receber o documento final de todas as operadoras, nossa ideia é ter online uma planilha para que, de alguma forma, seja fácil para população acompanhar os pontos de controle e avaliar se a operadora atingiu o objetivo”, explicou.

A agência também informou que o sistema será atualizado mês a mês pelos próximos dois anos. “Teremos, por exemplo, os dados de congestionamento, qual o patamar que deveria estar e se naquele período a empresa cumpriu o que foi determinado”, disse.

A partir desta segunda-feira, entrou em vigor decisão da Anatel de suspender, por problemas na qualidade dos serviços prestados, as vendas de novos pacotes de voz e dados da TIM (em 18 Estados e Distrito Federal), da Oi (em cinco), e da Claro (em três).

Comercial da Vivo deve sofrer alterações

O Conar, órgão responsável por regulamentar a propaganda veiculada na mídia brasileira, votou pela alteração de um comercial criado pela Agência África para a Vivo. De acordo com os conselheiros o filme, que estimulava a criação de um viral, sugeria que quem não compartilhasse o vídeo da operadora não teria amigos.


Além da Vivo, as empresas Coca-Cola Zero, Open English e a Fiat Sena também receberam alertas por conta de suas campanhas publicitárias.


Assista à propaganda da Vivo:


Secom e Vivo se unem contra a violência e exploração sexual de menores

A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e a Vivo firmaram, na manhã desta quinta-feira, 26, uma parceria que tem como finalidade o combate ao abuso e exploração sexual de menores no Estado. O documento foi assinado durante coletiva de imprensa que reuniu representantes do Governo do Estado, da operadora de telefonia celular, do Pro Paz Integrado e do Ministério Público Estadual. A ação consiste no envio de 200 mil mensagens (SMS) para clientes da Vivo em todo o Estado.

Pelo convênio, os usuários da operadora receberão em seus celulares a seguinte mensagem: “O Pará luta contra violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Denuncie este crime: Disque 100. Fundação Telefônica Vivo e Pro Paz”. De acordo com o secretário de Estado de Comunicação, Ney Messias, esta iniciativa faz parte do pacto estabelecido pelo Governo do Estado em prol do combate à violência em todas as suas extensões, e que tem nas ações integradas com a iniciativa privada um forte aliado. “Esta é uma estratégia de comunicação que envolve um público extenso com o objetivo de neutralizar a ação de pedófilos por meio do estímulo à denúncia. Usaremos os mesmos mecanismos utilizados por estes criminosos para atrair suas vítimas, só que desta vez em favor delas”, diz.
Esse tipo de iniciativa estimula o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e também a prática da denúncia”, ressalta Izabela Jatene, coordenadora do programa Pro-Paz. “Esse é um programa do Governo do Estado que atua de forma transformadora na vida dos assistidos, inclusive as crianças e adolescentes do Pro-Paz Integrado, que cuida dos casos de violência contra menores. Esta ação com a Vivo é de prevenção, para evitar que mais crianças sofram este tipo de violência”, disse Ney Messias.
É a segunda vez que a Vivo e o Governo do Estado celebram uma parceria. No carnaval deste ano a empresa, em conjunto com a Fundação Hemopa, enviou torpedos com mensagens de estímulo à doação de sangue. Desta vez o objetivo é estimular a sociedade a denunciar casos de violência sexual contra menores. “É uma forma de contribuição e colaboração para a causa do combate à violência contra crianças e adolescentes. Vamos disparar 200 mil torpedos para aparelhos em todo o Estado, mostrando o compromisso da empresa com a sociedade paraense”, diz Maurício Santos, diretor da Regional Norte da Vivo.

TIM diz que não pretende aumentar investimentos no Brasil e Anatel mantêm suspensão de vendas

Operadora italiana disse que seus investimentos no nosso país serão realocados mas não aumentados e Anatel decide manter proibição das vendas
A Anatel só vai liberar as vendas de chips de telefonia e internet móveis se as companhias suspensas TIM, Oi e Claro aumentarem o valor dos investimentos que pretendem realizar no país. 

De acordo com o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, este é um dos pontos que serão avaliados pela agência reguladora antes de liberar as vendas e antes de aprovar o documento de melhorias que também deverá ser apresentado pela Vivo, Sercomtel e CTBC.

“Vai ter aumento de investimento no Brasil, para melhorar qualidade. Precisa estar explícito nos planos e a Anatel vai solicitar exatamente isso das empresas”, disse.

Até o momento, nenhuma operadora fez a entrega final dos planos de melhorias. As reuniões com as operadoras vem tratando apenas de projetos preliminares, que ainda terão de passar por ajustes antes de serem entregues à agência.

Enquanto isso, as vendas de novas linhas pelas empresas que sofreram sanção –TIM, Oi e Claro, seguem suspensas.

Vivo libera envio de torpedos com tarifa promocional para qualquer operadora

A “toda poderosa” lançou ontem a promoção ‘Novo Vivo Sempre’
Agora na Vivo você liga e manda SMS para todo o Brasil a R$0,05.
  • Você liga para qualquer Vivo do Brasil a R$0,05/min.
  • Envia mensagem para qualquer celular nacional a R$0,05/SMS.
  • E fala com fixo do seu DDD a R$0,35/min.
Conheça mais sobre a promoção clicando aqui.

Operadoras precisam investir não só no sinal, mas também no atendimento

Iniciativas dos Procon’s de Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Maceió, que, ao atenderem pedido da OAB, proibiram a venda de novas habilitações de telefonia móvel em seus respectivos estados geraram uma intensa onda de contestação dos serviços prestados pelas operadoras. A medida acabou forçando a Anatel a ter mais rigor com as empresas. Espera-se, agora, que este movimento do poder público não termine quando a polêmica baixar.

Agora, quem nunca passou pelo dissabor de tentar um atendimento através do SAC das companhias, mas ficou pendurado com uma música esperando por horas até conseguir falar com um funcionário da empresa, mesmo tendo a existência de uma lei nacional que regula o atendimento por telemarketing.

A Anatel e os Procons precisam atentar, a partir de suas últimas ações, para que as operadoras de telefonia cumpram os prazos previstos em seus planos de investimentos. O poder público também precisa ser rigoroso na cobrança de que estes planos garantam uma melhor qualidade do sinal, visto que os problemas relatados são rotineiros. Também é essencial que se cobre das companhias telefônicas uma melhor qualidade de atendimento, afinal não se pode mais admitir que o cliente, que paga geralmente caro por este serviço, acabe tendo que ficar horas no telefone para tentar resolver, às vezes, simples problemas. No tocante à melhoria do sinal, o poder público também precisa colaborar, regulando de maneira menos burocrática um dos entraves à expansão da telefonia, qual seja o excesso de legislações regulando a instalação de antenas. Muitas delas com regras restritivas e extremamente burocráticas, construídas, em algumas ocasiões, sem levar em conta critérios técnicos, atrapalhando que se avance na concessão da licença para que uma antena seja instalada.

Nesse emaranhado de dificuldades, resta ao consumidor comemorar que, ao menos por enquanto, o poder público mostra que saiu de uma zona de conforto. Pela primeira vez desde que foram privatizadas, as operadoras acabaram tendo que vir a público dar explicações sobre os motivos da baixa qualidade no serviço. Uma medida salutar por parte dos órgãos fiscalizadores, que não pode parar por aqui. E a sociedade também precisa ser vigilante sobre as novas exigências, afinal, cabe a ela pagar a conta todo final de mês.
Nós do Portal #Minha Operadora queremos saber: O que é mais importante pra você – O sinal ou o atendimento? Vote na nossa Enquete da semana e dê a sua opinião. Ela está localizada ao lado superior esquerdo do nosso site.

TIM acha que proibição de vendas acaba na próxima semana

A TIM espera para a próxima semana a conclusão da avaliação da Anatel sobre o plano de melhorias de serviços entregue pela operadora, afirmou o presidente da Telecom Italia, Franco Bernabè, a jornalistas. Segundo o executivo, a operadora entregou as últimas informações requisitadas pela agência nesta quinta-feira. A aprovação do plano é exigência da Anatel para encerrar a suspensão das vendas da operadora em 19 Estados do País. 

Ele disse ainda que a estimativa baseia-se nas declarações do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, de que 15 dias seria “um prazo razoável” para que a suspensão das vendas fosse resolvida.
Além da TIM, a Anatel puniu a Oi, com a proibição de vendas em cinco Estados e a Claro, que está sem vender novos chips em três Estados.

“Feito esse trabalho, já na semana que vem podemos entender que essa questão seja equacionada”, disse Bernabè. Com relação aos prejuízos decorrentes da decisão da Anatel, o vice-presidente de Assuntos Regulatórios da TIM, Mario Girasole, disse que o mais preocupante são as perdas em bolsa de valores e o prejuízo à imagem da companhia.

Na quinta-feira, o ministro das Comunicações disse que os executivos da Telecom Italia relataram a ele que o grupo teve uma perda em valor de mercado de US$ 2,5 bilhões após a suspensão.
A Oi informou que não tem pressa para que as vendas retornem pois está comprometida de agora em diante com a qualidade e que se for para o bem do cliente apoia a decisão da Anatel demorará mais um pouco para concluir seus planos.

A Claro evitou comentar o assunto. Apenas declarou que permanece neutra em relação a decisão da Anatel.