02/09/2024
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Castigo da Anatel faz Claro e TIM enviarem SMS e distribuir chips

Além de enviar mensagens, operadoras fizeram ações de distribuição de SIM Cards
Proibidas pela Anatel de vender novos chips a partir de segunda-feira (23/07), Claro e TIM dispararam mensagens para assinantes na tarde desta sexta-feira, tentando fidelizar suas bases e reforçar que “mantêm a qualidade de seus serviços”. A TIM chegou até a distribuir chips gratuitamente em alguns locais.

Juntamente com a Oi, as duas operadoras foram punidas pelo orgão regulador por não atenderem aos indicadores de qualidade de seus serviços.

A TIM, que teve suas vendas de novos serviços suspensas em 19 Estados, mandou a seguinte mensagem para seus assinantes: “Sobre as notícias recentes, informamos que continuamos investindo para garantir a qualidade dos serviços e sua satisfação. Obrigado por ser cliente TIM”.

Já a Claro, que não poderá comercializar chips nos estados de São Paulo, Sergipe e Santa Catarina, disparou para clientes o SMS: “Informamos que a sua linha continua funcionando normalmente com a mesma qualidade, cobertura e atendimento. Obrigado por preferir a Claro”.

Na internet, muitos internautas informaram que a TIM estava distribuindo chips na estação Santana do metrô (zona norte de São Paulo). Entretanto, a operadora não está proibida de vender SIM Cards no Estado.

No Twitter também encontramos mensagem de consumidores confirmando a distribuição gratuita de chips. Procurada pelo  Portal #Minha Operadora a TIM ainda não respondeu.

É só aqui em Chapecó que as operadoras de celular estão distribuindo chips gratuítamente na rua ou tem mais lugares?

No Twitter, o usuário Gabriel Utiyama falou de ação da Claro: “A Claro esta distribuindo chips com R$35,00 de credito na estação Luz da Linha Amarela. Tudo grátis. Isso sim é desespero, hein?” (sic).

A Anatel disse que a Claro, Oi e TIM até poderão dar chips a partir de segunda-feira nos mercados onde a venda foi proibida, porém não poderão habilitar novos serviços.

Ministro interino das Comunicações deu sua opinião sobre a suspensão de vendas das operadoras

Alvarez afirma ainda que governo pode criar lei de emergência para compartilhamento de infraestrutura entre empresas de telefonia celular


Na opinião do ministro interino das Comunicações, Cezar Alvarez, a suspensão de venda de novas linhas celulares das operadoras TIM, Claro e Oi pela Anatel “é extrema mas necessária”. O governo espera que, antes mesmo do prazo de 30 dias estipulado pela Anatel, as empresas apresentem ações para melhorar os serviços.
“Pelo que eu observei hoje, nas redes sociais, os consumidores estão apreensivos, mas estão exultantes, porque sabem que, para o serviço voltar, vai ter que voltar melhor”, disse.
Cezar Alvares afirmou que o governo federal está disposto a preparar uma legislação de emergência para o compartilhamento de torres e de infraestrutura entre operadoras de celular e não descarta a possibilidade de acelerar a criação de uma lei geral para a instalação de antenas no país.
“Nossa contribuição será total, o que podemos fazer estamos fazendo, mas as empresas têm que fazer a sua parte. Hoje, a bola está com elas”, completou o ministro interino.
Em nota encaminha à imprensa, na qual se diz surpreendido com a medida adotada pela Anatel, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) esclarece que o setor de telecomunicações, junto ao de energia, é o principal investidor em infraestrutura no Brasil. E afirma que “não é de hoje que o setor de telecomunicações cobra das autoridades brasileiras ações que viabilizem a implantação de infraestrutura”. Segundo as operadoras, a principal barreira está na dificuldade de expansão, especialmente das antenas de celular. Qualquer melhoria da qualidade dos serviços só pode ser garantida com a expansão de infraestrutura.
Segundo a nota, só em Porto Alegre existem quase 100 pedidos para a instalação de antenas aguardando aprovação. Alguns desses pedidos foram apresentados há pelo menos quatro anos.
Em nome das operadoras, o SindiTelebrasil reitera o pedido para que as autoridades revejam as legislações restritivas para adequá-las à regulamentação federal e que seja criada uma regra única para todo o País para a instalação de infraestrutura de telecomunicações.

“(…) O setor incita a Anatel a fazer ações junto a Estados e Municípios para que cumpram a legislação federal e as regulamentações do órgão regulador. É importante que a agência cumpra seu papel de defender o setor de telecomunicações, impedindo que legislações municipais se sobreponham à legislação federal, principalmente em questões privativas da União, como telecomunicações”, diz a nota.

Proteste quer descontos para clientes de telefonia móvel


Para a Associação Brasileira de Consumidores (Proteste), a Anatel demorou para agir contra as operadoras de celular que têm prejudicado seus consumidores com falhas na prestação de serviços e no atendimento. A entidade acredita que a restrição da venda não será suficiente para resolver o problema. Seria preciso, além de uma compensação dos clientes prejudicados, trazer a telefonia móvel para o regime público da mesma forma que acontece na telefonia fixa.
“A legislação atual não obriga as operadoras a investirem na infraestrutura da rede, ter um plano de universalização ou de metas. Enquanto não houverem metas de qualidade por parte das empresas, suspender as vendas não vai adiantar nada”, explica a coordenadora geral da Proteste Maria Inês Dolci. Para ela, a restrição mostra apenas que as reclamações dos consumidores vêm surtindo algum efeito.
Dolci também defende que os clientes das empresas de celular sejam compensados pelos problemas que vem enfrentando. Essa compensação poderia ser por meio do abatimento de contas, crédito para uso futuro, bônus para compras de produtos, ou outras maneiras. O ideal, diz ela, seria formar um grupo de discussão envolvendo a Secretaria do Consumidor, as empresas e o governo para chegar a consenso.
“Só no primeiro semestre desse ano, o número de linhas de celular ativas no Brasil ficou por volta dos 255 milhões, em um crescimento de 19%. Porém, esse crescimento não veio acompanhado de investimento. No Brasil, a legislação permite que as empresas invistam onde quiserem, deixando de investir na infraestrutura”, diz Dolci.

A Proteste afirma que a Anatel tem agido pouco diante dos problemas da telefonia móvel no País, demorando para agir ou deixando de pronunciar-se. De todas as reclamações registradas pela entidade com relação a telefones, 81% delas foi sobre celulares.

Claro leva “Torpedo do Amor” para o Arraial da Rocinha

Realizada há mais de 60 anos, a festa junina da comunidade recebe mais de 5 mil pessoas por dia. Visitantes poderão mandar correio do amor por torpedo da Claro.

Para esquentar a paquera no Arraial da Rocinha deste ano, a Claro promove uma ação inusitada. Todos os visitantes que passarem pelas barraquinhas da operadora poderão enviar, gratuitamente, correios do amor por torpedo para o celular que desejarem. É a chance dos admiradores secretos passarem aquela cantada criativa e engatarem um romance julino. A Claro também estará presente na festa com a venda de serviços e produtos e a distribuição de brindes.

Realizado há mais de 60 anos, o Arraial da Rocinha resgata as origens nordestinas dos moradores e, neste ano, será composto por 16 festas, em quatro ruas, durante dez dias. As atrações começaram no último fim de semana e seguem até o dia 28 de julho. Na programação, diversos shows, quadrilhas, casamento na roça, comidas típicas e brincadeiras. Por dia, as festas chegam a receber 5 mil pessoas.

Após falha, operadora vai compensar clientes com serviço grátis


A O2, operadora de telefonia móvel europeia pertencente à Telefónica (dona da Vivo no Brasil), vai oferecer alguns dias de serviços grátis a cerca de 8 milhões de clientes do Reino Unido como compensação por falha no serviço.

Na semana passada, um problema na rede da empresa deixou cerca de um terço dos clientes sem acesso a dados e chamadas por mais de 24 horas.
A falha foi particularmente embaraçosa para a O2 devido ao fato de a operadora ser a provedora do serviço de telefonia da Olimpíada de Londres, que começa na próxima semana.
Espera-se que as redes de telefonia móvel e Wi-Fi da cidade sejam sobrecarregadas devido ao tráfego resultante dos Jogos.

Os consumidores que foram afetados pela falha na operação terão três dias de acesso gratuito, além de um voucher de £ 10 (cerca de R$ 32) para gastar em lojas da operadora.

Oi é a operadora que mais obteve novos clientes em junho

Companhia adicionou 368.929 assinantes à base, somando 47.771.900 usuários. A participação de mercado também foi a que mais cresceu, totalizando 18,65%.

Embora a Vivo ainda seja a primeira no ranking de telefonia móvel no País, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Oi foi a que mais adicionou usuários à base de clientes em junho. A operadora ampliou em 0,06% a participação do mercado, somando 18,65%, ou 47.771.900 acessos, adição de 368.929 assinantes à base.

A Vivo tem a maior participação de mercado, com 29,56%, mas obteve redução de 0,07% em comparação com maio. A operadora somou 75.719.728 milhões de assinantes, adicionando 180.982 novos usuários em relação ao mês anterior. A TIM manteve-se na segunda colocação com 26,89% de participação de mercado, crescimento de 0,01% em relação ao mês anterior. A italiana somou 68.873.683, 337.298 novos assinantes.

A Claro ocupa a terceira posição com participação de mercado de 24,58%, pequena queda de 0,01% em comparação com maio. A tele totalizou 62.966.248 usuários, 278.231 a mais na comparação com o mês anterior. 

A diferença da TIM para a Claro, que têm disputado a segunda posição no ranking, aumentou de 5.848.368 assinantes em maio para 5.907.435 em junho. Em maio, a Claro foi a operadora que mais havia conquistado novos clientes, com 749.254 adições.

De acordo com a Anatel, o Brasil encerrou o mês 256,13 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 130,44 acessos por cem habitantes. Foram 1,18 milhões de novas linhas, crescimento de 0,46% em relação a maio de 2012.

Vivendi pode vender GVT

Será que a Vivo/Telefônica ainda está interessada?

A Vivendi está considerando vender sua unidade brasileira de telecomunicações GVT, afirmaram fontes a familiarizadas com o assunto. Uma eventual venda poderá ajudar as ações do grupo francês a recuperar terreno.

A venda pode ser avaliada entre 7 bilhões e 8,5 bilhões de euros e a avaliação da Vivendi ocorre depois que as negociações iniciais do grupo para se desfazer da unidade de videogames Activision Blizzard terem encontrado poucos interessados ante o preço buscado pelo grupo francês, afirmaram as fontes.

“Uma venda da GVT não é mais um tabu”, disse uma das fontes. Apesar de nenhum banco ter sido contratado para vender a Vivendi, o pensamento do conselho do grupo evoluiu recentemente de considerar a GVT como um ativo essencial para um que permitiria a venda da operadora pelo preço correto.

O que as teles acham da proibição de vendas no país?

Como era de se esperar, a suspensão da venda de chips imposta pela Anatel desagradou as operadoras de telefonia móvel.

As empresas questionam os critérios utilizados pela agência e reafirmam que têm investido muito nos últimos anos.

Veja abaixo na íntegra o posicionamento das companhias:

Oi

“A Oi está comprometida com o desenvolvimento do setor de telecomunicações e com o crescimento do Brasil. O aumento significativo dos investimentos da companhia para o ano de 2012 reflete este compromisso. Em todo o Brasil, a empresa está investindo R$ 6 bilhões neste ano. O montante é superior em mais de R$ 1 bilhão ao valor investido em 2011 (R$ 4.959 bilhões) e quase o dobro dos investimentos realizados em 2010 (R$ 3,09 bilhões). O plano estratégico de quatro anos da Oi prevê investimentos totais de R$ 24 bilhões, no período de 2012 a 2015.

A Oi manterá o diálogo de forma contributiva com a Agência, já que a companhia entende, pelas informações recebidas até o momento, que o parâmetro que fundamenta a análise da Agência não reflete os investimentos maciços realizados em melhorias de rede. O entendimento da Oi é que a análise está defasada em relação à evolução recente percebida na prestação dos serviços. Os dados não consideram o esforço e a concentração de investimentos realizados nos últimos 12 meses. A empresa acredita que o caminho para o desenvolvimento sustentável do setor de telecomunicações depende de um diálogo com propostas positivas, que possam assegurar a manutenção da evolução concreta que o setor tem vivenciado nos últimos 10 anos.

Os dados divulgados não refletem, por exemplo, a situação real do Rio Grande do Sul, que concentrou parte relevante dos investimentos realizados pela companhia nos últimos 12 meses. A Oi está investindo R$ 290 milhões no estado neste ano, valor que supera em mais de 32% o total investido em 2011. Desse montante, cerca de R$ 76 milhões serão destinados à expansão e à modernização da rede de telefonia móvel. A Oi já chega com sinal 2G a 399 municípios (uma das melhores e maiores coberturas do RS) e a cobertura 3G, que atualmente contempla 44 municípios, será estendida para mais 30 até o fim de 2012 (74 no total). Também está prevista a instalação de mais de 100 antenas de telefonia móvel (além das 1.100 já existentes) no estado em 2012.

A Oi também está comprometida com os estados do Norte do país e, justamente por isso, formulou um plano de investimentos focado na região, que somente em 2011 somou R$ 240 milhões. Vale ressaltar que a companhia, que é a principal investidora nesses estados, encontra dificuldades para implantação de sua rede na região, devido a rompimentos de cabos por obras, quedas de energia e altos índices de vandalismo e furto de cabos e baterias. No Mato Grosso do Sul, o crescimento dos investimentos também se concretiza, com previsão de mais 20% de aumento em relação a 2011.”

TIM

“A TIM vem informar aos mais de 68 milhões de clientes, aos seus acionistas e ao público em geral que recebeu com bastante surpresa a medida tão extrema adotada pela Anatel, que de forma desproporcional bloqueou novas adições em 19 estados.
A TIM se tornou em 2011 a segunda maior operadora de telefonia móvel do país, como resultado de inovação e ampla aceitação dos seus serviços pelos usuários. A TIM é a única operadora hoje do mercado que vende seus aparelhos desbloqueados e sem multa de fidelização. Por isto, hoje o único elemento que mantém o cliente com a TIM é a satisfação com a operadora. Tal medida desproporcional da Anatel certamente afetará a competição no setor de telecomunicações no País em benefício de alguns concorrentes e em prejuízo aos mais de 200 milhões de usuários.

A TIM reafirma que está desenvolvendo um conjunto de projetos de infraestrutura para seguir suportando o seu crescimento e capturando as oportunidades que o mercado brasileiro oferece.

O grande esforço do primeiro semestre de 2012 foi a integração da rede móvel da TIM com a rede de fibra ótica da TIM Fiber, para expandir a capacidade. Em 2013, a previsão é de que 80% das maiores cidades brasileiras estejam já conectadas via fibra ótica. Esse investimento melhorará a qualidade de transmissão de voz e dados de forma significativa.

A Companhia também trabalha na modernização de equipamentos, dobrando a velocidade da infraestrutura de acesso à internet móvel para 42 Mbps (HSPA+, etapa intermediária entre 3G e 4G). Hoje, em São Paulo por exemplo, mais de 50% dos sites já foram modernizados para operar com essa tecnologia, que seguirá nas principais cidades.

Nos últimos quatro anos, a Companhia investiu cerca de R$3 bilhões ao ano na melhoria de sua capacidade e expansão de rede, com destaque para:

· Rede metropolitana: expansão das redes com a troca de linhas alugadas por cabos de fibra ótica em 12 cidades do País e transmissão por micro ondas;

· Cobertura: ampliação da infraestrutura de acesso com crescimento da cobertura 3G, aumento da capacidade 2G e início da implantação do 4G;

· Backbone: expansão das redes de longa distância com cabos de fibra ótica para complementar a infraestrutura (ex. fibra ótica na Amazônia);

· Wi-Fi: instalação de aproximadamente 10mil hot-spots até o final de 2012.

Diante do exposto, a TIM irá tomar todas as medidas necessárias para restabelecer o quanto antes a normalidade de suas atividades.”

Claro

“A Claro informa que foi surpreendida pela decisão da Anatel de suspender temporariamente a comercialização de novas linhas em Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. A operadora faz fortes investimentos em rede no Brasil, sendo R$ 3,5 bilhões apenas em 2012, como resultado a Claro apresenta um dos melhores indicadores de rede medidos pela própria ANATEL. Recentemente, foi apontada como o melhor serviço de banda larga em vários estados, inclusive São Paulo, por um dos principais veículos de comunicação de tecnologia.
A operadora apresentará prontamente à Anatel o seu plano de investimentos que busca manter a constante excelência do serviço.

A Claro esclarece que o critério que impactou essa determinação da Anatel está relacionado a problemas pontuais de atendimento no Call Center que atendem esses estados, cujas ações de melhorias já apresentaram resultados nos indicadores da Anatel do mês de junho.”

Saiba o método que a Anatel utilizou para escolher a operadora que seria suspensa em cada estado

Os fãs da TIM acharam a proibição da operadora injusta. Mas veja porque a Anatel resolveu suspender a TIM em 19 estados
A Anatel adotou nesta quarta-feira, 18, medida cautelar para que as prestadoras de telefonia móvel prestem serviço aos cidadãos com nível de qualidade satisfatório. A partir da próxima segunda-feira, 23, as prestadoras que apresentaram, segundo avaliação da Anatel, o pior desempenho por Unidade da Federação (UF), estão proibidas de comercializar novas linhas. Confira abaixo a relação das prestadoras atingidas pela medida em cada UF:



Assim sendo a suspensão de vendas em todo o país ficaram na seguinte forma:

As prestadoras deverão apresentar Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), detalhado por UF, no prazo de até 30 dias, contendo medidas capazes de garantir a qualidade do serviço e das redes de telecomunicações, em especial quanto ao completamento e à interrupção de chamadas e ao atendimento aos usuários. Novas vendas só serão permitidas após análise e aprovação, pela Anatel, do Plano apresentado.

As demais prestadoras não foram proibidas de comercializar em nenhuma UF, mas também deverão apresentar o Plano Nacional de Ação de Melhoria.

A medida foi tomada em razão do crescimento, verificado pela Anatel desde o ano passado, do número de reclamações registradas na Anatel, associado aos dados de acompanhamento e de fiscalizações realizadas.

Caso alguma prestadora descumpra a determinação da Anatel, estará sujeita ao pagamento de R$ 200.000,00 por dia e por cada UF em que se constatar o descumprimento.

A TIM tem a pior média nacional. Veja o que diz os dados com a diferença entre a pior tele e a média das demais: