02/09/2024
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Depois do MC, Anatel também ameaça bloquear vendas da TIM

Além do Ministério das Comunicações, Anatel também está monitorando a TIM e pode tomar medidas
A área técnica da Anatel está analisando a situação da qualidade dos serviços da operadora TIM Participações e pode anunciar punições na semana que vem, segundo informaram nesta sexta-feira (13). A operadora teria de contornar os problemas nas redes de serviços que a levaram a dar um salto no volume de reclamações registradas. 

A decisão de punir ou não a empresa depende do que a área técnica da Anatel concluir. As penalidades poderiam ir de um compromisso para aumentar a qualidade a uma multa, chegando, no limite, à suspensão de novas vendas. 

Segundo a agência, as punições não serão “nem brandas, nem drásticas”. Estaria sendo cogitada a suspensão temporária apenas dos planos promocionais, a aplicação de multa e a exigência de execução de plano de investimento para reforçar a infraestrutura de rede. 

A Anatel identificou alta expressiva de reclamações sobre a qualidade do serviço da TIM nos últimos meses. Problemas como site em constante inoperância, sistema de atendimento demorado e problemas em chamadas e acesso a internet estão sendo vistos com mais rigor. Desde o início da semana, a agência tem mobilizado técnicos para fechar diagnóstico de falhas no serviço de telefonia celular da operadora. Estima-se que as reclamações de usuários, relacionadas à queda de ligações, seja quatro vezes maior que a registrada pelas concorrentes em algumas regiões. Além disso, foi a primeira vez que um órgão Federal se envolveu no caso da operadora. O que deixou a agência preocupada, visto que querendo ou não, ela tem de dar satisfações ao Ministério das Comunicações. É, parece que a situação da Telecom Italia no Brasil não está fácil e não podemos negar que pode piorar.

TIM lança plano de banda larga fixa residencial a partir de 25 Mbps

A TIM lançou um plano de banda larga fixa residencial, nesta sexta-feira (13). A subsidiária da operadora de celular, a TIM Fiber, anunciou que entrará no mercado de banda larga residencial com a oferta de um plano de velocidade de, no mínimo, 25 megabits por segundo (Mbps) por uma assinatura mensal de até R$ 109. O serviço, batizado de Live TIM, será oferecido inicialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sem taxa de instalação, cláusulas de fidelização, obrigatoriedade de compra casada ou multas ao contrato em caso de desistência.

A empresa garante, porém, que está oferecendo um produto em média até 10 vezes mais rápido do que o oferecido atualmente pela concorrência. “A gente entende que não existe banda larga de verdade que não seja de pelo menos 25 Mbps”, afirmou o presidente da TIM Fiber, Rogerio Takayanagi. A oferta de planos a partir de 25 mega, no entanto, não é a única possibilidade trabalhada pela empresa, a qual já analisa outras ofertas de preços para tornar o serviço mais atrativo. A meta da operadora para a banda larga residencial é ambiciosa: 1 milhão de clientes até 2016, o que representará uma participação de mercado entre 18% e 20%. “Acreditamos que até o final do ano já podemos ter entre 50 e 70 mil assinantes”, avalia o presidente da TIM Fiber.

Com um preço de entrada um pouco acima do que é cobrado pela concorrência, a estratégia da TIM é oferecer uma qualidade de serviço superior ao que hoje é encontrado ou prometido no mercado. “Queremos oferecer uma experiência diferenciada de banda larga de verdade”, diz o presidente da TIM Fiber. “Nossa estratégia não é entrar em guerra de preço. É ter um preço semelhante ao que se tem hoje no mercado, mas entregando muito mais do que tem sido oferecido”, explica.

#Fato ou Mito – Celular pode pifar no banheiro?

Olá pessoal! É com muito prazer que estamos iniciando mais uma “prestação de serviço” aqui no Portal #Minha Operadora. Todo domingo tem pergunta nova sendo respondida aqui no Portal por especialistas de verdade. E agora, a 1ª pergunta do quadro:

“O celular é nosso companheiro em todos os momentos, até na hora do banho, para ouvir música ou fazer ligações usando o viva-voz. Mas será que não tem problema levar o celular para a hora do banho, mesmo mantendo-o longe da ducha?”
(Daniel Xavier de Salvador – BA)

– Celular pode pifar no banheiro?

O fato é: não é legal deixar o celular por perto na hora do banho. O vapor causado pelo chuveiro gera umidade no banheiro inteiro, e mesmo deixando o aparelho bem longe da ducha, as partículas de água entram nos espaços minúsculos de encaixe, que eventualmente podem causar oxidação. Quando o calor acaba o vapor vira água, e a última coisa que você quer é um celular molhado por dentro.

Por isso, mesmo se estiver esperando uma ligação, deixe o celular longe do banheiro na hora do banho.

O #Fato ou Mito de hoje teve o Apoio de: TecMundo.

GVT é multada em R$ 1 milhão

Infração por venda casada foi constatada em ação fiscalizatória da Anatel
O conselho diretor da Anatel confirmou, nesta quinta-feira (12), a aplicação de multa no valor de R$ 1 milhão à operadora Global Village Telecom (GVT) por venda casada dos serviços de telefonia fixa e acesso à banda larga. Não cabem mais recursos administrativos da decisão.

O processo data dos anos de 2008 e 2009, antes da agência editar medida cautelar proibindo a venda conjunta de serviços. Segundo o relator, conselheiro Rodrigo Zerbone, a infração foi constatada por meio de ação fiscalizatória da Anatel, que verificou a recursa de alguns atendentes da operadora em vender o serviço de acesso à banda larga separadamente do de telefonia fixa.

Outros atendentes da GVT, informou o conselheiro, aceitavam a venda avulsa do serviço, mas cobrava o dobro do que custava na contração conjunta. “A regra é que o valor do combo não pode ser inferior ao cobrado na venda em separado dos serviços”, ressaltou.

A proibição da venda casada está prevista no artigo 50 do regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Em pedido de reconsideração, a própria empresa admitiu, dentro de uma lógica puramente econômica, que a oferta isolada do SCM, não maximiza o retorno dos investimentos realizados em sua rede, e que somente com a oferta conjunta dos serviços seria possível assegurar uma maior permanência do usuário em sua base de clientes, trazendo uma maior garantia de receita no médio prazo. Mas esse argumento foi rechaçado.

Anatel aprova compra da VEX pela Oi

O conselho diretor da Anatel aprovou, sem restrições, ato de concentração referente à aquisição pela Oi, por meio da empresa Telemar Internet LTDA, da totalidade das quotas representativas da Blackpool Participações LTDA controladora da prestadora de Serviço de Comunicação Multimídia Pointer Networks, mais conhecida como VEX, na reunião desta quinta-feira (12). Os autos do processo serão encaminhados ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que já havia enviado ofício à agência, solicitado presteza na avaliação concorrencial da operação.

Porém, os conselheiros aprovaram a abertura de Procedimento de Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pado) por falta de comunicação a posteriori da operação, como determina o artigo 38 do regulamento do SCM. Também será aberto processo administrativo para averiguar o cumprimento, pela empresa, dos requisitos para manutenção da licença.

O relator da matéria, conselheiro Marcelo Bechara, ressaltou que a abertura dos processos não impede o envio do ato de concentração ao Cade, uma vez que a irregularidade não interfere na análise concorrencial. “A possível irregularidade é de natureza regulatória”, afirmou.

Na semana passada a Oi comunicou a integração dos 1.600 pontos de acesso da VEX a sua rede wi-fi. A WEX prestava serviços de conexões corporativas e acessos no varejo via hotspots wi-fi em locais públicos, especialmente em aeroportos.

TV Paga deve continuar crescendo nos próximos meses aqui no Brasil

O duro cenário de competição em serviços tradicionais de telefonia, somado à necessária tarefa de encontrar um segmento de forte crescimento, está levando as operadoras a alçarem a oferta de TV paga para a ponta de seus negócios.

Ainda encarado mais como uma forma de fidelizar assinantes em pacotes de serviços múltiplos do que como um negócio altamente rentável, sobram motivos para as operadoras avançarem nesse front que, segundo a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (Abta), gerou receita de 14,6 bilhões de reais em 2011.

Aumento da base de assinantes, barateamento de serviços, questões regulatórias, convergência e baixa penetração estão entre os motivos apontados por analistas para despertar o interesse, e os investimentos, das operadoras de telefonia em TV paga.

“Esse é um mercado que tem muito potencial, a penetração é bem baixa… E há uma tendência no mercado de migrar para esse segmento dadas as promoções que podem existir”, afirmou a analista Jéssica Antunes, da BES Securities.

O setor de TV paga alcançou 14,3 milhões de assinantes no país em maio, alta de 31,5 por cento em 12 meses, segundo a Anatel.

No mesmo intervalo, a base de clientes de telefonia móvel aumentou perto de 19%, ritmo ainda forte, mas com sinais de saturação por uma densidade de quase 130 acessos sem fio para cada 100 habitantes.

Embora no curto prazo alterações significativas no quadro geral do mercado de TV paga, dominado atualmente pelas empresas do grupo mexicano América Móvil e pela Sky/DirecTV, seja improvável, Oi, Vivo e GVT montam suas ofensivas e devem ganhar participação com lançamento de novos serviços.

Para se diferenciar, as operadoras de telefonia planejam planos convergentes com outras tecnologias e aperfeiçoamento de suas redes, com Oi e Vivo mirando explorar fibra óptica para oferecer produtos de ponta.

A Oi, com plano de investir 6 bilhões de reais por ano até 2015, espera iniciar a oferta de IPTV, que utiliza protocolo de Internet para transmissão de conteúdo, ainda este ano, em sua busca de dobrar a base de clientes de TV paga para 1 milhão até o fim de 2013.

“Em TV estamos em uma fase de ”start up” praticamente ainda”, disse o diretor da Oi TV, Ariel Dascal, acrescentando que o segmento deve ganhar relevância dentro do grupo. “A TV é importante na estratégia da Oi.”

A Vivo, por sua vez, decidiu segurar um pouco suas ofertas de TV paga enquanto revê sua estratégia de negócios, mas deve avançar no segmento também a partir deste semestre.

“Estimamos que a Telefônica ganhe mais market share após os lançamentos de novos serviços e serviços integrados, assim como a Oi, que acabaria se beneficiando com os investimentos em fibra”, afirmou a analista do BES.

Procurada, a unidade no Brasil da espanhola Telefónica (Vivo) não retornou pedidos por comentários sobre sua estratégia de TV paga.

Já a GVT, empresa do grupo francês Vivendi que anunciou sua entrada no segmento em 2011, estima chegar a 500 mil usuários ao fim deste ano e se destacar pela qualidade de seu sinal em alta definição e convergência.

“A GVT entende como mais uma linha de negócio e não mais um acessório”, afirmou o diretor de TV por assinatura da empresa, Dante Compagno. “Vemos como um dos pilares de crescimento dos próximos anos.”

Net e Claro, da América Móvil, contam com a força financeira e técnica do grupo mexicano para continuar na liderança, o grupo tem mais de 50 por cento de market share no setor de TV paga brasileiro.

“A Net tem investido mais de 1,5 bilhão de reais por ano para expansão da rede, crescimento da base de clientes e desenvolvimento de novos produtos para o mercado”, disse em nota o diretor de produtos e serviços da empresa, Marcio Carvalho.

Para conseguir fazer o negócio de TV paga mais lucrativo, as operadoras de telefonia terão que ganhar escala para compensar os investimentos e os custos com provedores de conteúdo.

“O negócio de TV, como qualquer de telecomunicações, é turbulento, envolve muito investimento. Ninguém entra no negócio de TV para ter retorno imediato”, afirmou Dascal, da Oi TV.

“A TV paga acaba tendo no início uma margem baixa, com altos custos com provedores dos canais. Mas com escala, a partir de 1 milhão de assinantes, há ganhos em promoções com pacotes”, disse a analista do BES.

“A gente acha que ‘player’ de TV com menos de 1 milhão de assinantes é um ‘player’ ainda sem muita significância”, concordou o diretor da Oi TV.

Oi já sabe em que cidades o seu serviço de IPTV chegará primeiro

Operadora ainda pretende levar tecnologia da televisão por internet para mais 20 cidades brasileiras.
Há pouco tempo, a Oi anunciou que entraria no mercado de IPTV. Isso significa que a operadora vai disponibilizar canais de televisão por assinatura por meio de protocolos de internet (é importante não confundir com Web TV, pois apesar de utilizar protocolo de internet, ela não o faz por streaming). E duas cidades já foram confirmadas para receber o serviço (mesmo sem data definida): Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Há estudos para levar o conteúdo para mais 20 cidades, após a pesquisa de mercado e demanda que foi realizada pela empresa. Vale dizer que a instalação da estrutura necessária para levar a IPTV até os consumidores deve acompanhar melhorias no sistema de fibra óptica utilizada para o sinal de internet e telefonia.

A empresa também já anunciou algumas parcerias que serão vitais para o sucesso do sistema de IPTV. A fabricante para as centrais de recepção e reprodução dos conteúdos será a Alcatel-Lucent, que terá um sistema Mediaroom da Microsoft para controlar todos os materiais exibidos.

Justiça determina que NET devolva pagamentos por ponto extra

Decisão contra operadora vale para o Rio de Janeiro

A Justiça do Rio condenou a operadora de TV a cabo NET Rio a devolver o valor cobrado pela mensalidade adicional por pontos extras de assinantes desde março de 2010. Cabe recurso.

A decisão, que vale apenas para o Estado do Rio de Janeiro, declarou nula a cláusula contratual que prevê a cobrança de pontos extras.

O Tribunal de Justiça usa como base resolução da Anatel de 2009, que proibiu esse tipo de fatura, para a determinação da devolução do dinheiro.

A decisão da 1ª Vara Empresarial da Capital atendeu a ação civil pública proposta pelo Ministério Público em 2005.

O juiz Luiz Roberto Ayoub determinou que os interessados podem ajuizar ações em suas cidades a fim de garantir a devolução do dinheiro depositado irregularmente.

A NET informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai recorrer da decisão. A empresa disse que cumpre as regras estabelecidas pela Anatel.

TIM terá que mudar grande parte de seus anúncios

A TIM virou mesmo o assunto do momento: Depois de perder para a Nextel em processo e ser ameaçada a ter suas vendas suspensas pelo governo, agora a operadora é acusada de propaganda enganosa
Campanhas com termos como “Navegação ilimitada” e “TIM sem fronteiras” fizeram com que a Justiça acatasse pedido do Ministério Público do DF e concedesse liminar obrigando a operadora de telefonia a alterar suas peças publicitárias, por considerá-las enganosas.

A empresa também foi proibida de multar clientes que quiserem cancelar o contrato por causa da má qualidade do serviço prestado. A publicidade relacionada aos pacotes de dados oferecidos pela TIM motivou a ação.

“A empresa atrai seus consumidores ao afirmar em destaque que a navegação é ilimitada e que não há bloqueio, contudo age de modo diverso e viola a boa fé”, escreveu, na ação, o promotor Paulo Roberto Binicheski. Segundo ele, a empresa vende pacotes ilimitados, mas, após o consumo de 300 megabites em um mês, limita a velocidade de conexão até o mês seguinte.

A decisão foi tomada no último dia 5 de julho pela 18ª Vara Cível, que deu prazo de 30 dias para a TIM inserir em suas peças publicitárias avisos sobre as limitações. A multa pelo descumprimento é de R$ 50 mil por dia.

A TIM informou que não se manifestaria por não ter sido informada da decisão.

Economize ao navegar pelo celular em roaming internacional

Quando usamos um aparelho celular fora do nosso país de origem, a conexão necessária para fazer chamadas, navegar pela web ou enviar mensagens de texto deixa de ser provida pela operadora de origem e passa a ser viabilizada por uma rede do local do destino. Esse processo é conhecido como “roaming” e permite que o dispositivo continue conectado fora da área de atuação da sua operadora, usando a estrutura da operadora local. O custo, contudo, é alto. Para navegação móvel, por exemplo, a cobrança é feita por megabyte.

Para que os usuários possam usufruir da navegação na web e manter os gastos dentro de seu orçamento, elaboramos algumas dicas para aqueles que vão viajar nessas férias:

• Antes de viajar, certifique-se de que a sua operadora de celular possui planos internacionais de roaming*, que frequentemente oferecem descontos nos pacotes de transmissão de dados. Na chegada ao destino é também recomendado que se reserve um tempo para ler o SMS de boas vindas da rede visitada, já que esta mensagem normalmente informa custos de serviços.

• É indicada a utilização de um navegador com suporte à navegação na nuvem, através do qual as páginas que são visitadas são comprimidas antes de chegarem ao celular. Deste modo, o telefone recebe menos megabytes para carregar, gerando economia de dinheiro e tempo. O navegador Opera Mini, por exemplo, diminui as páginas para 10% do tamanho original, e possui um contador de dados que mostra o número de megabytes que estão sendo usados. Tornar as páginas da web menores também permite que você carregue mais páginas dentro de um mesmo pacote de dados em roaming.

• Quando você estiver navegando em roaming, é recomendável que você ative apenas os recursos essenciais do seu celular, como o navegador e e-mail, para evitar que outros aplicativos carreguem grandes volumes de dados em segundo plano. É recomendado que se use um navegador ao invés de aplicativos para visualizar o conteúdo favorito da web.

• A navegação pode ser feita de forma gratuita com uma conexão Wi-Fi, normalmente disponibilizada em aeroportos, hotéis e cafeterias. Também é possível fazer o uso de aplicativos como Wi-Fi Finder para localizar o hotspot mais próximo. Um navegador com base na nuvem também é útil para uma navegação mais rápida em lugares lotados e com lentas conexões Wi-Fi.

Hoje em dia, as pessoas querem estar conectadas o tempo todo, mesmo com os altos preços de roaming. Isso acontece devido ao hábito do contato ininterrupto com amigos e família, e muitas vezes, por conta do trabalho. Sem contar que precisam ficar online para mapear pontos turísticos, ter acesso a avaliações de restaurantes ou mesmo fazer check-in antecipado nos aeroportos.

“Com tantas formas de reduzir os custos de roaming internacional, não há necessidade de desligar o celular quando estiver viajando ou viver com medo da fatura do telefone”, afirma Jan Standal, da Opera Software. “Um navegador que terceiriza o carregamento das páginas na web, é uma solução acessível para roaming internacional que se traduz em uma internet mais rápida e mais barata em suas viagens” declara.

* Sugestão de Planos

Na Claro temos a promoção Roaming Internacional a R$0,99

A Vivo tem o Roaming Vivo que oferece ligações a R$1,50 e internet sem redução a R$24,90 no dia que usar.

TIM possui o Liberty Passport.

E a Oi o seu Roaming Internacional onde o cliente também pode enviar torpedos no exterior a preço de torpedo local.