02/09/2024
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TIM terá fibra óptica em metade de suas torres até o fim de 2014

A TIM está trabalhando para ter metade das suas torres celulares conectadas com fibra óptica até o fim de 2014, informa o presidente da TIM Fiber, Rogerio Takayanagi. A meta é ter fibra em sites de 42 cidades naquele ano, que representam 50% do seu tráfego e 70% do PIB brasileiro. Atualmente, 70% das estações radiobase (ERBs) da empresa no Rio de Janeiro e em São Paulo já são “fibradas”, como diz o jargão do setor. Até o fim de 2012, a fibra óptica será levada para torres em outras dez cidades, dentre as quais estão Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Salvador. O investimento em infraestrutura está a cargo da Intelig, subsidária da TIM. A operadora possui cerca de 12,5 mil ERBs em todo o Brasil, de acordo com dados da Anatel referentes a abril.

A conexão via fibra óptica faz parte do plano de lançamento de serviços de quarta geração (4G) da TIM, que demandam maior capacidade de tráfego nas operadoras móveis. Para tanto, não basta trocar a antena da torre: é preciso investir na rede que interliga a ERB à sua central. Calcula-se que para uma torre 4G é necessária uma capacidade de pelo menos 300 Mbps, ou 100 Mbps para cada um dos três setores da ERB.

Torres instaladas em localidades distantes dos grandes centros, contudo, continuarão conectadas via microondas, pois neste caso o gasto em fibra não se pagaria.

A TIM também está investindo na ampliação do número de transmissores (TRX) em suas torres. Eram 157 mil em 2011 e serão 253 mil em 2014.

Enquanto isso, a companhia segue expandindo seu backbone nacional de fibra óptica. Uma rede interligando Manaus a Fortaleza, com extensões para Macapá e Santarém, deve ficar pronta dentro de alguns meses. “Essa rede atravessa o rio Amazonas por cima, com duas torres da altura da Torre Eiffel em cada lado da margem, a uma distância de 4 km uma da outra”, conta Takayanagi.

A TIM pode ameaçar a liderança da Vivo em market share de celular?

A TIM assumiu em maio a liderança em market share de celulares pré-pagos no Brasil, superando a Vivo. A questão que se coloca agora é:

A TIM pode ultrapassar a Vivo em market share do total de celulares?

Em 2 anos e meio o market share do total de celulares da TIM subiu de 23,6% para 26,9% (+ 3,3 pontos percentuais), enquanto o market share da Vivo se manteve estável entre 29,6% a 29,8%.
Neste período a diferença entre as duas operadoras caiu de 10,6 milhões de celulares em 2009 para 7.0 milhões em maio de 2012.
O pré-pago foi o responsável pela queda na diferença entre o total de celulares das duas operadoras.

A TIM assumiu a liderança em market share neste segmento transformando em positiva (+ 96 mil) uma diferença em relação à Vivo de -7,3 milhões de pré-pagos em 2009.
No pós-pago, no entanto, a Vivo aumentou sua vantagem em relação à TIM de 3,3 milhões de celulares em 2009 para 7,1 milhões em maio de 2012. A Vivo ganhou market share neste segmento, enquanto o market share da TIM se manteve estável.
Dados cedidos pela Consultoria Teleco em Telecomunicações Lmtda.

A melhor oferta em Junho é da Claro


No mês de junho o destaque foi a liderança da Claro como operadora que oferece o melhor preço para clientes de médio consumo. Com o resultado, a Claro é a operadora mais barata do Brasil para clientes de médio e baixo consumo.

Esta liderança era esperada uma vez que no mês passado a Claro já tinha se aproximado muito da Oiapós diminuições das tarifas e o aumento das tarifas da Oi. Neste mês, o lançamento do plano Claro Controle 3G Ilimitado fez com que a Claro liderasse com este plano em uma base de 2,4 M de clientes, gerando uma diluição do resultado médio. Além disso, houve mudança na distribuição de clientes do mercado gerando uma mudança das ofertas em liderança. Com o resultado houve uma diminuição de 10% nos preços para o perfil de médio consumo no mercado como um todo.

No Pré-pago, não houve mudanças significativas nas ofertas, mas a Oi foi impedida de comercializar a sua oferta de ligações ilimitadas no Nordeste, o que a tornou menos competitiva na região e diminuiu a agressividade de bônus on-net ponderada no mercado como um todo, sendo esta mudança o maior contribuinte para o aumentando de 13% nos preços para o perfil de baixo consumo.

Por Região

Para o Perfil Alto Consumo a Oi tem o melhor preço em todas as regiões do Brasil.

Para o Médio Consumo a Oi tem o melhor preço nas regiões Centro-Oeste, no Acre, e em grande parte do Sudeste.

Já a Claro tem o melhor preço no Nordeste, grande parte do Norte, grande parte do Sul e no DDD 11.

Para o o Baixo Consumo a Claro tem o melhor preço em todas as regiões do país.

Por maior valor a Recarga

Para quem recarrega seu celular com R$30 a Oi tem o melhor preço nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sul, Sudeste e na Bahia.

A Vivo tem o melhor preço nos DDDs 81 a 89 (Área 10 – Nordeste).

E a Claro nos DDDs 71, 73, 98 e 99.

Para Recarga de R$20 a Oi tem o melhor preço no Norte, Sudeste, Centro-Oeste, Paraná, Santa Catarina e Bahia.

A TIM tem o melhor preço no RS.

A Vivo tem o melhor preço nos DDDs 71 e no Nordeste (81-89).

E a Claro tem o melhor preço nos DDDs 73, 98 e 99.

Para Recarga de R$10 A TIM tem o melhor preço na região Norte (exceto Acre), Sul, Sudeste, Bahia e Sergipe.

A Vivo tem o melhor preço entre os DDDs 81 a 89 (Área 10 – Nordeste).

E a Claro na Região Centro-Oeste e no Acre.


Sobre a pesquisa

O Prêmio Pricez melhor oferta é o estudo de preços mais completo, exaustivo e confiável já realizado no mercado brasileiro. Todas as ofertas e promoções em todo o Brasil são estudadas (40 milhões de combinações de ofertas).

Em todos os meses há uma revisão de preços e de mudanças no mercado, onde é possível acompanhar a evolução da indústria. 

Entretanto, a coletiva de imprensa oficial e a premiação dos ganhadores é efetuada em 4 datas chave, onde ocorrem geralmente mudanças significativas na matriz de ofertas (Dia das mães, Dia dos pais, Dia das crianças, Natal)

A Pricez e a Teleco estabelecem o time responsável pelo desenvolvimento do prêmio. A Pricez é detentora de uma plataforma robusta e confiável que replica a plataforma de billing de todas as operadoras do Brasil com exatidão, performance e confiabilidade e estabelece o time de análises e a Teleco, um dos maiores portais de inteligência de negócios em Telecom da América Latina, une alguns dos maiores líderes do setor em seu time e é responsável pelas análises qualitativas e estudos de mercado.

O perfil de consumo é fixo e baseado no padrão internacional da OECDE (Organization for Economic co-operation and Development) e a UIT (União Internacional das Telecomunicões). O processamento dos dados foi feito chamada a chamada em contas telefônicas completas, simuladas e padronizadas pelo software da Pricez, seguindo as regras de tarifação especificadas pela Anatel.

A evolução de preços no mercado de Telecom segue os seguintes perfis:

Para acompanhar a evolução de minutos para ligações para a mesma operadora são avaliados os minutos disponíveis com as recargas de R$10, R$20 e R$30.

O principal objetivo do prêmio é reconhecer as melhores ofertas do mercado e comunicar de forma eficiente as melhores ofertas ao cliente tradicional, que não entende as variáveis de custo para uma decisão de compra e escolhe o plano errado ou muitas vezes não possui ferramentas para a escolha, como o acesso à internet. Para clientes que buscam ofertas pós pago ou que buscam utilizar um único chip com um relacionamento de longo prazo com a operadora é ideal acompanhar o melhor preço para cada perfil de consumo. Para clientes que gastam pouco (abaixo de R$50) ou que utilizam vários chips pré pago é importante acompanhar a operadora que oferece maior bônus para a recarga desejada.

O objetivo do prêmio é também acompanhar os indicadores de preço no mercado de telefonia de forma profissional e profunda, sendo o primeiro indicador de preços do mercado brasileiro comparável internacionalmente.

Planos considerados
Não são considerados planos exclusivos de Iphone e Blackberry pois estes planos não estão disponíveis a clientes que não possuem estes aparelhos.

Internet
Para perfis com consumo de internet, os planos e combinações de plano + promoção em que não se atingem o consumo especificado serão desconsiderados, mesmo que a tarifa de internet excedente seja nula, pelo benefício de considerar os planos com a mesma qualidade de internet.

Bônus Ilimitados
Quando a operadora oferece bônus ilimitados é considerado um bônus de 10000 minutos para se efetuarem as médias, uma vez que 10000 minutos representam mais de 5 horas de consumo diário e é considerado o máximo bônus que a operadora consegue entregar a um cliente médio com este plano.

Desempate
O critério principal de avaliação se um plano é a melhor oferta no Pré pago é o bônus on net, quando ocorre empate é utilizado os minutos off net para desempate.


Melhor Oferta por perfil de consumo

Consumo Vencedor Abril Vencedor Maio Vencedor Junho
Alto
Oi à vontade 600
Gasto mensal:
R$ 308
Oi à vontade 600
com DDD ilimitado e
Oi dados 200 MB,
Internet no celular e SMS ilimitados
Gasto mensal: R$ 333
Oi à vontade 600
com DDD ilimitado e
Oi dados 200 MB,
Internet no celular e SMS ilimitados
Gasto mensal: R$ 334
Médio
Oi à Vontade 110
Gasto mensal:
R$ 129
Oi à Vontade 220
com DDD ilimitado e
Oi dados 200 MB
Gasto mensal: R$ 141
Claro Cartão Toda Noite
com Internet e
Fala mais Brasil com bonus 30
Pacote 80 torpedos
Gasto mensal: R$ 126
Baixo
Claro Fala + Brasil
com Bônus Pré-pago
Gasto mensal: R$ 42
Claro Cartão Toda Hora
com Internet e Ganhe sempre 30
Gasto mensal: R$ 35
Claro Cartão Toda Hora
com Internet e Ganhe sempre 30
Pacote 40 torpedos
Gasto mensal: R$ 39

Perfil de consumo

Consumo Voz Dados
Alto
300 chamadas locais
120 chamadas LD
2 min. duração on net
2 min. duração off net
300Mb Internet
240 SMS
0 dias roaming
Cham. 40% off net
Médio
150 chamadas locais
60 chamadas LD
2 min. duração on net
2 min. duração off net
150Mb Internet
60 SMS
0 dias roaming
Cham. 20% off net
Baixo
60 chamadas locais
0 chamadas LD
2 min. duração on net
2 min. duração off net
0Mb Internet
30 SMS
0 dias roaming
Cham. 20% off net
 Pesquisa divulgada sob autorização da Pricez Consultoria

TIM oferece 160 vagas em sua Central


A TIM está em busca de colaboradores para a sua Central de Relacionamento, em Curitiba. Até agosto a operadora pretende abrir 160 vagas nesta área. A expectativa é contratar 80 pessoas a cada mês. As oportunidades são voltadas para profissionais com ensino médio completo, que gostam de tecnologia e de atendimento a clientes. Jovens em busca de primeiro emprego também podem participar do processo seletivo. Os interessados devem cadastrar currículo no www.tim.com.br (Sobre a TIM / Carreira /Oportunidades).

A operadora tem a qualidade do atendimento como uma de suas prioridades estratégicas e valoriza seus consultores de relacionamento. Entre os benefícios oferecidos estão vale transporte, vale refeição, assistência médica, assistência odontológica, auxílio creche, auxílio nutrição, seguro de vida, previdência privada, smartphone, e a participação nos resultados.

Um dos diferenciais da operadora é a busca por talentos que gostam de desafios e desejam oportunidades de crescimento profissional. A TIM incentiva o job rotation e, só o Centro de Relacionamento com o Cliente (CRC), já movimentou em torno de 212 profissionais no último ano, o que demonstra o compromisso da operadora com o desenvolvimento dos seus colaboradores. Além do treinamento presencial, a operadora também oferece cursos de atualização online e vídeos. O principal aliado é o Conexão TIM, o portal interno de treinamento online da empresa, que oferece, atualmente, mais de 100 cursos, conforme o cargo do consultor.

Considerado por muitos como um setor de passagem para oportunidades mais atraentes no mercado de trabalho, o teleatendimento é uma grande porta de entrada na companhia. O desempenho do colaborador permite promoções a partir do sexto mês de trabalho. Dentro de sua proposta de valorização profissional, a TIM tem centenas de colaboradores que cresceram dentro da companhia a partir da Central de Relacionamento, migrando para áreas próprias e de interesse. É o caso de Juliana Toczek, que começou na TIM como consultora de relacionamento com o cliente e hoje é consultora de Recursos Humanos na área de Gestão. “Cheguei na TIM em 2003 para trabalhar na equipe de atendimento ao cliente e cresci dentro da empresa, ao longo desses nove anos, atuando em diversas áreas. Todas as minhas conquistas eu devo a TIM, por sempre oferecer oportunidades internas, cursos e treinamentos constantes e ao meu empenho em buscar uma boa postura profissional e formação profissional, através de curso de graduação e pós-graduação. Sou muito orgulhosa de trabalhar no RH da TIM porque posso ver de perto que essa é uma empresa que oferece chances para quem quer crescer e mostrar seu potencial.”

Oi vai emitir até 68 milhões de ações para motivar funcionários


A Oi vai utilizar até aproximadamente 68 milhões de ações preferenciais, correspondentes a 3,77% do total de ações que compõem o capital social, em política de valorização de funcionários de alto nível, comprometidos e alinhados em torno da realização das metas contidas no Plano de Negócios de 2012 a 2015. A decisão foi tema de comunicado ao mercado, apresentado pela prestadora nesta segunda-feira (9).

No total, a Oi pretende outorgar ações a aproximadamente 170 funcionários, sendo nove diretores estatutários aprovados pelo conselho de administração, e o restante, beneficiários escolhidos em conformidade com critérios de relevância da posição, validados por seus respectivos superiores hierárquicos e aprovados pelo presidente da companhia. A transferência das ações somente será efetuada em 2016 e está condicionada ao cumprimento, ao longo dos anos de 2012 a 2015, de metas anuais e acumuladas previamente estipuladas e alinhadas com o plano de negócios já anunciado ao mercado.

A Oi pretende utilizar parte das ações mantidas em tesouraria, resultantes do exercício do direito de retirada decorrente da reorganização societária do grupo. Prioritariamente, serão usadas as ações preferenciais para a implantação de política de incentivo de longo prazo aos funcionários, mas no momento da transferência das ações aos beneficiários, a companhia poderá optar por substituir, total ou parcialmente, ações preferenciais pelo valor correspondente em ações ordinárias.

Se preparando para a tecnologia 4G, Vivo inaugura loja


Planos de celulares, de internet móvel, residencial e para smartphones, além de uma variedade de aparelhos, são alguns dos produtos e serviços oferecidos pela mais nova Loja Vivo em Itabira. Inaugurada no sábado, 7 de julho, o estabelecimento integra uma rede de lojas na cidade.

Agora você pode escolher entre a recém-inaugurada loja autorizada Vivo com padrão 4G, na avenida João Pinheiro, 700, próximo aos Correios, ou o Quiosque Vivo, na praça de alimentação do Bretas. A empresa garante os melhores planos Vivo para você falar ou navegar, além de celulares e smartphones a preços imbatíveis.

A Loja Vivo aproveita a inauguração para trazer para Itabira a internet que é a sensação do momento. Entre as novidades, o cliente pode habilitar a única internet 3G que abrange Itabira e região e ganhar subsídios (descontos) nos aparelhos conforme o plano adquirido.

O Vivo Box é internet para residência, escritórios e/ou ambientes comerciais. Basta ligar o modem na energia elétrica e sair navegando. Veja alguns diferenciais.
  1. Não precisa contratar provedor;
  2. Ótima velocidade de até 1 Mbps;
  3. Pacotes com preços e franquias ideias conforme a sua necessidade;
  4. Maior cobertura 3G do Brasil;
  5. Internet Wifi para compartilhar com Notebooks, computadores, celulares;
  6. Basta ligar o modem na energia elétrica para se ter acesso a Wifi;
  7. Não cobra taxa de instalação.
Numa época em que a qualidade do serviço é um atributo cada vez mais necessário e indispensável, o slogan da rede é: “A melhor conexão você vive aqui”.

A ideia do grupo com a rede de lojas da Vivo em Itabira é oferecer aos clientes agilidade, comodidade e compromisso na solução de todas as necessidades, tendo uma loja completa na Av. João Pinheiro e um Quiosque apoio na galeria do Bretas, que se diferencia no horário de atendimento e estacionamento.


A Vivo venceu o leilão do segundo lote nacional para oferta de telefonia móvel de quarta geração (4G), leiloado pela Anatel. A empresa ofereceu R$ 1,05 bilhão, ágio de 66,6% sobre o valor mínimo exigido pela agência, de R$ 630,191 milhões.

A internet 4G oferece altíssima velocidade e permite downloads de 100 megabits por segundo (Mbps) no acesso móvel. A internet 4G já está em teste pela operadora Vivo e chegará ao mercado o mais breve possível. A expectativa é que este acesso esteja disponível pelas redes móveis até o fim deste ano (a maior parte smartphones), chegando a 100 milhões de acesso em 2013.

Itabira, por ser uma das principais cidades de Minas Gerais, está na lista das primeiras cidades, depois da capital, a ser contemplada pela cobertura 4G.

Instituto Nextel em Santos está com as inscrições abertas para curso gratuito de capacitação profissional

Estão abertas as inscrições para o Conexão Direta, curso de capacitação profissional da nova unidade do Instituto Nextel, em Santos. O programa é gratuito e conta com 40 vagas para jovens, entre 16 e 24 anos, que estejam cursando ou já tenham completado o ensino médio em escolas públicas. O processo seletivo vai até o dia 13 de julho.

O curso visa o desenvolvimento de competências técnicas e humanas e inclusão social para ajudar os estudantes a ingressarem no mercado formal de trabalho. Desde o início das atividades, em 2007, o projeto já beneficiou mais de 2 mil jovens, sendo que 71% foram empregados.

A unidade do Instituto Nextel em Santos é uma parceria com o Instituto Arte no Dique e foi inaugurada no último sábado (30). No local os jovens contam com laboratório de informática, área de convivência e biblioteca. As aulas começam no dia 6 de agosto, nos períodos da manhã e tarde. Os interessados podem se cadastrar pelo site: www.institutonextel.org.br.

O programa Conexão Direta tem duração de seis meses, com quatro horas diárias e uma grade curricular que contempla aulas de português, matemática, inglês, informática, cidadania, técnica de atendimento a clientes e de vendas, além de expressão corporal. Na parte prática (vivência), os jovens têm a oportunidade de conhecer o ambiente real do mundo do trabalho. Em paralelo, são realizadas oficinas de discussão que englobam temas de reflexão sobre a relação familiar e convivência coletiva, instigando o autoconhecimento e valorizando uma formação integral.

Além de toda a infraestrutura das unidades, os alunos recebem ticket alimentação (cesta familiar), material didático e pedagógico, uniforme e têm acesso a bens culturais, onde participam de excursões diversas, visitam museus, teatros, entre outras atividades.

Atrativos levam ações da Oi a liderar ganhos na semana, de novo

As ações ordinárias do Grupo Oi (OIBR3) mais uma vez lideraram os ganhos pelo Ibovespa na semana entre os dias 2 e 6 de julho. No período, os papéis acumularam valorização de 16,30%, fechando cotadas a R$ 10,99. Com esta valorização, os papéis registram alta de 3,84% desde o início do ano. Na semana, o principal benchmark brasileiro encerrou com ganhos de 1,91%, aos 55.394.
Com desempenho ainda melhor no ano, acumulando alta de 23,45%, os papéis preferenciais da companhia ocupam a segunda colocação no ranking de melhor desempenho semanal. Nos últimos cinco dias, as ações fecharam com alta de 15,64%, sendo negociadas a R$ 9,54.
O descolamento dos ganhos anuais das ações PN e ON ainda reflete o processo de após o processo de simplificação acionária anunciada no dia 9 de abril, quando as ações da Oi S/A, empresa resultante da simplificação acionária do grupo Oi, começaram a ser negociadas na BM&F Bovespa, antes, elas eram representadas pelas ações da Tele Norte Leste, Telemar Norte Leste e Brasil Telecom.
O desempenho positivo dos papéis nesta semana não tem um fundamento específico no curto prazo, na visão do estrategista da Futura Investimentos, Adriano Moreno. Para ele, a alta está mais relacionada com uma visão mais positiva em relação aos fundamentos da companhia e os dividend yields (dividendo pago por ação/cotação da ação) que se tornam atrativos diante do cenário econômico atual.
“Há uma mudança de percepção sobre os fundamentos da empresa e tem um dividend yield muito alto e dado o mercado atual ela termina se caracterizando importante”, afirma o analista. Ele explica ainda que a empresa dado a capitalização no ano passado, está começando a investir para recuperar market share.
A companhia informou ainda no mês de junho aos titulares das debêntures em circulação da quinta emissão de debêntures da companhia que irá realizar o no dia 26 de junho de 2012 o resgate antecipado da totalidade das Debentures em circulação. “A notícia é marginalmente positiva para as ações da companhia, mas o que vem impulsionando as altas nos últimos anos são os fundamentos positivos”, ressalta.

Oi seleciona parceiros para abertura de franquias empresariais no MS

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no Brasil, está em busca de novos parceiros para abertura de escritórios empresariais na capital e interior do Mato Grosso do Sul. A iniciativa faz parte da estratégia de reestruturação do atendimento às pequenas e médias empresas no estado. No modelo de franquia Oi Empresarial, os parceiros tem à disposição todo um portfólio de serviços convergentes de voz, mobilidade e internet, com grande potencial de mercado, para atendimento dos mais diversos perfis de empresas.

A Oi fornece ao empreendedor todo suporte de marketing, capacitação para força de vendas e um programa de qualidade exclusivo para certificar suas operações. O foco maior é no treinamento das equipes, que contam com diversas ferramentas para atender bem seus clientes, incluindo o sistema de controle de qualidade das vendas (com controle da padronização e cronograma de visitas) visando rentabilidade máxima. 

Além disso, a companhia investiu fortemente na remodelação do Call Center Empresarial com a criação de um back office para dar agilidade ao pós-venda. Foi criado um hotline empresarial para dar suporte aos franqueados e atender demandas de serviços de pós-venda identificadas durante as visitas dos consultores de vendas aos clientes. Saiba mais no site http://www.oi.com.br/oipranegocios.

Queda no uso de telefones públicos chega a 85% em Rondônia

Em Porto Velho telefones públicos são usados para fixar propagandas.

Os telefones públicos estão ficando em desuso nos grandes centros. Em Porto Velho a situação não é diferente. Segundo dados da Oi, concessionária responsável pela telefonia pública em Rondônia, entre 2007 e 2011 a empresa registrou queda de aproximadamente 85% no consumo de créditos em seus orelhões. Em todo o estado, cerca de oito mil telefones públicos estão instalados.

Pesquisas realizadas pela companhia mostram que o uso do orelhão é esporádico. Em 2010, por exemplo, menos de 4% da população utilizaram os telefones públicos diariamente. Segundo a empresa, esta situação se deve à explosão comercial do celular pré-pago, que, com o aumento de ofertas, deixou de ser apenas receptor de ligações e se tornou grande originador de chamadas.

Walasy Antônio de Souza Cabral não se encaixa nessa estatística. Ele afirma que costuma usar telefones públicos pelo menos quatro vezes por mês. “É por necessidade e economia. Mas encontro muita coisa destruída pela cidade”, conta.

De acordo com a companhia, nos seis primeiros meses de 2012, foram danificados por atos de vandalismo, em média, 12% dos cerca de oito mil orelhões instalados no estado de Rondônia. Em cada conserto são gastos R$ 140.

A maioria dos telefones com defeito, 90%, é em virtude de atos de vandalismo e colagem indevida de propaganda de empresas nos orelhões.