02/09/2024
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Oi cede terreno no Rio para programa Minha Casa, Minha Vida

A Oi firmou nesta sexta-feira (6) um termo de compromisso com a Prefeitura do Rio de Janeiro para celebrar um contrato de venda ao município de um terreno da companhia no bairro Jacaré, Zona Norte do Rio. O terreno, de 57,3 mil metros quadrados, será usado pela Prefeitura para construir novas unidades do programa Minha Casa, Minha Vida.

A assinatura do termo de compromisso ocorreu durante solenidade na manhã desta sexta, em que a presidente Dilma Rousseff participou da entrega de novas unidades do programa no bairro Triagem. “Tive a satisfação de saber que a Prefeitura fechou acordo para comprar o terreno da Oi. Essa é a melhor notícia da minha viagem ao Rio, pois meu compromisso com a moradia no país é que o Brasil só mudará quando todos os habitantes tiverem melhores condições de vida”, afirmou Dilma Rousseff.

Smartphones disparam uso de mensagens instantâneas no Brasil

Os aplicativos de mensagens instantâneas (IM), como WhatsApp e BlackBerry Messenger, têm se popularizado entre os brasileiros que possuem smartphones e começam a disputar espaço com os torpedos SMS.

O percentual de donos de smartphones que acessam esses serviços mais que dobrou em um ano, chegando a 36% no primeiro trimestre ante os 14% do mesmo período de 2011. Os dados são de estudo da Quanti, especialista em pesquisas de mercado.

“O IM tem crescido fortemente e está absorvendo parte da expansão que seria do SMS“, afirma Humberto Perissé, diretor da Quanti.

O problema para as operadoras, segundo especialistas, é que os aplicativos de mensagem instantânea aumentam o tráfego em suas redes, mas não geram receita direta. Ao mesmo tempo, exigem investimentos.

No Brasil, as operadoras já entraram em conflito com empresas como o Skype, que fazem ligações pela internet. Os usuários passaram a preferir o programa em vez do telefone, especialmente nas chamadas internacionais, por causa das tarifas mais competitivas.

O aumento do tráfego fez as operadoras investirem no aumento da capacidade de suas redes de dados sem que tivessem receita proporcional. Com as mensagens instantâneas, a disputa pode ganhar contornos semelhantes.

Em meio a esse cenário, as empresas têm feito fortes campanhas promocionais para popularizar o SMS. O resultado tem sido positivo: a frequência de envio mensal de torpedos vem crescendo.

A pesquisa mostra que a média mensal de textos por cliente foi de 85, alta de quase 40% entre os primeiros trimestres de 2011 e deste ano.

A TIM e a Claro, por exemplo, permitem que clientes pré-pagos enviem torpedos ilimitados por R$ 0,50, valor cobrado somente nos dias em que o serviço for usado.

As operadoras são unânimes em dizer que a frequência de envio dos torpedos tem muito espaço para aumentar. Na Vivo, a receita líquida de mensagens de pessoa a pessoa subiu 39% nos três primeiros meses do ano ante o mesmo período de 2011. Na Oi, também houve uma disparada.

“Em 2011, registramos crescimento de 2,6 vezes no volume de mensagens de texto enviadas, um recorde histórico”, diz Roberto Guenzburger, diretor de produtos de mobilidade da Oi.

As empresas afirmam que, no Brasil, o SMS e as mensagens instantâneas ainda são complementares.

“As mensagens instantâneas estimulam o tráfego de dados, então, apesar de esses serviços serem ‘gratuitos’, indiretamente geram receita, estimulando a necessidade de assinatura de pacotes de dados”, diz Guenzburger.

Flávio Ferreira, gerente de marketing VAS (serviço de valor agregado) da TIM, também vê geração de receita. “Não há choque entre as modalidades.”

Segundo a diretora de serviço de valor agregado da Claro, Fiamma Zarife, os dois serviços vão conviver. “O usuário poderá optar por aquele que for mais útil quando for enviar uma mensagem.”

O SMS, por exemplo, é visto como mais seguro quando há urgência por não depender de conexão de dados para a entrega do texto.

Anatel confirma restrição à venda de serviço para uso pessoal pela Nextel


A Nextel reagiu ao posicionamento do Conselho Diretor da Anatel. Em nota oficial, de poucas linhas, a empresa sustenta que a decisão tomada pelo Conselho Diretor da agência, que em reunião desta quinta-feira, 05/07, decidiu não conceder liminar ao pedido feito pela operadora para não ser penalizada por venda de serviços fora do modelo do Serviço Móvel Especializado (SME), que não prevê a venda direta para pessoas físicas, “não trata do mérito do processo administrativo”.

A nota oficial da Nextel, encaminhada nesta sexta-feira, 06/07, diz: “A Nextel informa que a decisão do Conselho Diretor da Anatel não trata do mérito do processo administrativo e, bem assim, que a empresa já cumpriu integralmente o determinado pela medida cautelar dentro do prazo fixado, ou seja, no segundo semestre de 2010. A Nextel reforça o compromisso com a legislação vigente e com a satisfação dos seus clientes”.

Mas o entendimento da Anatel é divergente. Na reunião do Conselho Diretor da agência, o conselheiro o relator do recurso da operadora, Rodrigo Zerbone, sustentou que “a Medida Cautelar foi adotada exatamente porque existiam fortes indícios no processo de que a forma de comprovação adotada pela Nextel estaria gerando violação ao disposto na regulamentação, permitindo a comercialização do SME de forma indiscriminada”. 

Assim, a Anatel não apenas manteve a validade daquela cautelar como encaminhou à Superintendência de Serviços Privados nova denúncia feita pela TIM, segundo a qual a Nextel, apesar da medida adotada pela agência, continuaria a manter as práticas de comercialização indiscriminada dos serviços de SME.

Portabilidade ultrapassou 1 milhão de pedidos em apenas 3 meses

Especialistas recomendam ir à rua para identificar oportunidades e compartilhar a ideia com conhecidos


Os usuários brasileiros de telefonia fixa e móvel parecem estar acostumados com a ideia de fazer portabilidade de seu número telefônico. Prova disto é que entre abril e junho foram feitos quase 1 milhão e 230 mil pedidos de mudança de operadora levando consigo o número telefônico.

Segundo a ABR Telecom, entidade que administra a portabilidade numérica no mercado brasileiro, dessas transferências, 487 mil, ou seja, 40%, foram solicitadas por usuários de telefones fixos. Os outros 740 mil pedidos, 60%, foram na telefonia móvel.

No acumulado desde setembro de 2008, quando a portabilidade numérica começou a ser implantada no Brasil, até o dia 30 de junho deste ano, foram feitas mais de 15,7 milhões de migrações de telefones fixos e móveis. Desse total, 5,5 milhões, ou seja, 35%, referem-se às demandas de usuário de telefones fixos e 10,3 milhões, ou 65%, entre usuários de aparelhos móveis.

GVT fecha parceria com canal pago para a cobertura das Olimpíadas 2012

A GVT e o canal de TV Esporte Interativo acabam de firmar parceria para levar aos seus clientes e espectadores a cobertura das Olimpíadas 2012, que começam no dia 27 de julho em Londres. A parceria prevê diversas ações como concursos culturais, conteúdos exclusivos e aplicativos especiais desenvolvidos para levar as novidades dos jogos para a casa dos clientes da GVT TV. Além destas interatividades, o cliente GVT ainda contará com sinal liberado, entre os dias 27 de julho e 12 de agosto, dos canais Esporte Interativo, Bandsports e os quatro canais SporTV HD. Tudo para que o cliente não perca nem um lance dos jogos.

O canal, que tem o site esportivo com uma das maiores audiências da internet brasileira, com 676 mil visitantes únicos mensais, criou com a GVT uma página exclusiva na internet que entrou no ar esta semana, no endereço www.gvt.com.br/gvtemlondres. O espaço mostra conteúdos sobre as olimpíadas, os atletas, os principais fatos que marcaram a participação do Brasil nos jogos e ainda explica aos clientes como utilizar os recursos interativos que só a GVT TV oferece. São serviços como o Outra Chance que permite assistir programas já exibidos e o twitter na TV que permite seguir pessoas na tela do televisor. Quem acompanhar a página da GVT TV no Facebook poderá participar promoções exclusivas da parceria entre a operadora e o canal.
A GVT levará quatro pessoas para participar da transmissão ao vivo do Esporte Interativo no Rio de Janeiro, ao lado de comentaristas e apresentadores. Serão contemplados os participantes que mais interagirem com o conteúdo do canal na página da GVT TV. Outros seis clientes ganharão convite para ir ao Jantar dos Atletas com acompanhante. O evento acontecerá no Rio de Janeiro em setembro marcando o fim das Olimpíadas e contará com a presença de atletas que tiveram destaque na competição. Para concorrer aos convites, basta acompanhar as formas de participação e regulamento da promoção na fanpage da GVT TV no Facebook.

Quem ainda não conhece a GVT TV, poderá entender um pouco mais sobre os serviços interativos inéditos, opções para customizar a programação, além dos 140 canais oferecidos, incluindo 30 em alta definição, durante os programas “Jogando em Casa” e “Boletim de Ouro”, do Esporte Interativo. Na GVT TV o Esporte Interativo está localizado no canal 50 do line up.

NET deve anunciar operação em quase 60 municípios‎

A NET deverá entrar com a oferta de TV por assinatura em 57 novas cidades nos próximos meses.
A afirmação veio do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em Rancho Alegre, interior do Paraná, nessa sexta-feira, 06, na inauguração da antena número 2.382 de 3G da Vivo.

“Eles, NET e outras operadoras, vão adicionar um total de 23 milhões de habitantes com as novas cidades”, adianta o ministro.

As outras duas empresas são de atuação local, somando mais de 100 cidades com ofertas de TV por assinatura. O ministro não falou quais são as outras duas operadoras.

Bernardo também não revelou que cidades serão conectadas. Garantiu, no entanto, que algumas delas serão na região Sul do país. “Também é uma meta do governo popularizar o acesso à TV por assinatura”, diz Bernardo.

Não foram dados detalhes com relação a novos investimentos. Fontes de mercado, no entanto, indicam que a oferta de TV por assinatura chegará onde já existem outros serviços, ou seja, onde já tem cabo, tendo a NET apenas esperado pela licença para incluir a TV nos combos.

Em 2011, a NET (do grupo América Móvil, que também controla a Claro e Embratel no país) destinou mais de R$ 1 bilhão à expansão das suas redes no Brasil. Metade do valor se destinou ao Sul do país, R$ 100 milhões apenas em Porto Alegre. Hoje, a NET lidera o mercado de TV por assinatura no Brasil, com 54,1% de participação, com 7,7 milhões de acessos.

O Roaming Internacional agora está bem mais barato na Vivo

Vivo lança pacote de roaming internacional por R$ 89
A Vivo lançou uma oferta de roaming internacional com pacote de voz de 60 minutos por R$ 89,90, resultando em cerca R$ 1,50 por minuto, segundo informações divulgadas pela empresa. O pacote pode ser utilizado em qualquer tipo de chamada e em qualquer país. Os limites excedentes também custam R$ 1,50. Segundo a Vivo, para o pacote não há cobrança de tarifa de deslocamento e ele pode ser utilizado em até 30 dias de viagem.

A empresa também informou que reduziu em 50% o preço das ligações internacionais para clientes com plano pré-pago. Com a redução, o preço da ligação ficou em R$ 2,99 o minuto, independente do país que a chamada for realizada. A empresa também informou que vai lançar um plano de recarga móvel em roaming, para que o consumidor possa efetuar a recarga pelo próprio celular.

O pacote também serve para os clientes que viajarem para assistir aos jogos de Londres. Quem estiver na capital inglesa ou em qualquer outra região do Reino Unido entre os dias 29 de junho e 15 de agosto paga R$ 1,50 por minuto em ligações para qualquer país ou operadora, independente do plano pós ou pré-pago.

Cobertura 3G da Vivo já atinge 85% da população

Impressionante: A Vivo concluiu meta de expansão, chegando a 2.832 municípios brasileiros

Muitos duvidavam que ela iria conseguir, mais está aí a confirmação. A Vivo concluiu sua meta de cobertura 3G com quatro anos de antecedência. A empresa de telefonia agora cobre 2.832 municípios do país, proporcionando internet móvel de terceira geração a 85% da população brasileira.

Esta expansão, considerada o maior plano de inclusão digital da tecnologia no país, foi encerrada na quinta-feira (05), mas estava prevista para abril de 2016. O projeto teve início em 2010 e oferece velocidades de até 10 megabits por segundo.


Em 2011, a Vivo cobria cerca de 600 cidades brasileiras. E apesar da operadora já disponibilizar a cobertura 3G para 85% da população, a tecnologia atinge apenas a metade dos 5.566 municípios do pais. Dentro do projeto de expansão, a menor cidade que a empresa instalou antena para a população usufruir de internet de terceira geração foi Travesseiro – RS, que tem somente 2,3 mil habitantes.

Oi resolve dar sumiço em rede da Vex


A Oi está integrando os ativos da Vex, comprada em agosto do ano passado por R$ 27 milhões, ao serviço Oi Wi-Fi, que segundo a concessionária soma 2200 hotspots no Brasil. Segundo comunicado da Oi, os 1600 pontos de acesso da antiga rede VEX continuarão funcionando da mesma maneira. 

A única mudança é que esses clientes deverão selecionar a rede Oi WiFi em seus aparelhos com tecnologia wi-fi, acessarão o novo portal de entrada e terão cobertura em toda a rede wi-fi da Oi. Além disso, poderão continuar adquirindo os pacotes avulsos do serviço pelos mesmos valores praticados atualmente: acesso por 2h (R$ 9,90), 24h (R$ 14,90) e 30 dias (R$ 19,90).

Já os clientes que tenham smartphones e tablets com sistema operacional Android poderão fazer download gratuitamente do aplicativo Oi WiFi, em substituição ao atual Vex Connector. O novo app conecta automaticamente o aparelho para acesso à internet sem fio, dentro da área de cobertura da rede da Oi. 

A funcionalidade pode ser utilizada para acessar os hotspots da rede Oi WiFi em locais públicos fechados e abertos, disponíveis em aeroportos, hotéis, restaurantes, cafés e na orla das cidades do Rio de Janeiro e Salvador. 

O aplicativo provê também mapa que localiza os mais de 2.200 pontos de acesso, em cerca de 100 cidades de 27 estados do país. Caso o aparelho possua GPS, o cliente poderá consultar os hotspots em ordem de proximidade, exibindo, inclusive, a distância até cada um deles. O aplicativo está disponível no Google Play.

Lançamento do Samsung Galaxy S III em Porto Alegre está prestes a acontecer


Hoje (sábado, 07), às 14h, ocorre o lançamento do Samsung Galaxy S III, na loja Oi do Shopping Iguatemi. O smatphone possui 16GB de memória interna e grava e reproduz vídeos em qualidade Full HD (1080p), tem tela Super AMOLED HD de 4,8 polegadas e sistema operacional Android 4.0.
Para aproveitar a carona do lançamento, a Oi elaborou planos específicos para smartphones, tanto para acessibilidade quanto para compra do aparelho. Clientes do plano Oi 400 Smartphone pagam pelo aparelho 12 vezes sem juros de R$ 91,60. Alguns preços especiais serão validos apenas até o próximo dia 11 de julho.