02/09/2024
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3G deve estar em todo território nacional até 2017


A antena da Vivo inaugurada nessa sexta-feira, 06, em Rancho Alegre, interior do Paraná, não foi comemorada só pela operadora e pelas autoridades locais da cidade de 4,2 mil habitantes. O presidente da Anatel, João Rezende, celebrou o ato como uma prova de que a meta de ter 3G em todas as cidades brasileiras até 2017 vai se cumprir. “Hoje, todas as operadoras estão dentro do seu prazo. O que a Vivo fez foi adiantar a meta”, ressalta o diretor.

Com tudo correndo no tempo certo, ao final de 2015 estarão faltando 1.200 cidades para conectar. Essas cidades que restarão são, ainda, do tempo do leilão da tecnologia 3G, realizado em 2007, e devem ser conectadas dentro das bandas leiloadas no mês passado, quando a Anatel vendeu a frequência do 4G.

“Uma tecnologia leva à outra. Hoje, temos 2G por todo o Brasil graças ao 3G, por exemplo”, ressaltou Rezende. Assim, todos as mais de 5.560 municipalidades do país estarão conectadas, segundo Rezende, nos próximos cinco anos. “A próxima etapa é o 4G”, relembra Rezende.

É bom lembrar que até o ano de 2017 a Vivo também deseja acabar com a redução de velocidade no 3G conforme divulgado nesta matéria >> clique aqui para ler.

Na quarta geração, as metas devem seguir o mesmo ritmo do 3G.

Segundo dados da Anatel, Vivo, Claro e TIM já atenderam os municípios em que a população é maior que 200 mil habitantes, num total de 130 cidades. À Oi ainda faltam 15 municípios. Números que mostram que as grandes cidades são geralmente as primeiras com a nova oferta.

Dentro das metas do governo, as empresas deverão implementar 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações até 30 de abril de 2013 e, nas sedes e subsedes da Copa do Mundo, até 31 de dezembro de 2013.

Bandido apresenta documento falso e consegue comprar celular na Claro

A compra de um celular realizada com uma carteira de identidade falsificada no nome do advogado Anderson Ribeiro, de 35 anos, causou dor de cabeça e fez com que ele fosse dar parte na delegacia.

Anderson recebeu um telefonema da Claro no último dia 13 de junho, uma quarta-feira. Do outro lado da linha, uma funcionária solicitou que ele desbloqueasse o chip eletrônico de um aparelho adquirido em uma franquia da operadora no Madureira Shopping 2, na Zona Norte, no dia 7 de fevereiro, quatro meses antes.

Por desconhecer a origem da compra, ele imediatamente ligou para o serviço de atendimento ao cliente da Claro a fim de comunicar a fraude e cancelar a transação. Cliente da empresa há mais de dez anos, Anderson tentou falar por várias horas seguidas com algum representante da companhia, mas o máximo que conseguiu foi “conversar” com uma mensagem eletrônica.

“No dia seguinte, fui até a loja da Claro, na Avenida Presidente Vargas, com os meus dados. Quando cheguei lá, o gerente colocou as minhas informações no sistema e conferiu que havia a identidade de um homem negro com todos os meus dados. Os únicos elementos que não batiam eram o número do registro-geral, a numeração da via e o órgão emissor. Mas o restante, como o nome do meu pai e da minha mãe e até mesmo o livro de nascimento, era igual ao meu documento original”, contou.

Como o estabelecimento não teve o cuidado de comparar a carteira de identidade burlada com a original arquivada no cadastro do cliente, o autor do delito conseguiu se passar por Anderson apresentando um documento com registro-geral frio, ou seja, sem cadastro em nenhum órgão expedidor oficial do governo. A falta de atenção da loja permitiu que o criminoso assinasse, com sucesso, o contrato de compra a prazo de um aparelho LG Optimus Black P 970 no valor de R$ 1.548,00, parcelado em mensalidades de R$ 111,41.

“O pessoal da Claro teria como identificar que o registro apresentado era falso. Quando fui à loja, fiquei sabendo que eles possuem um sistema de comunicação com órgãos do governo que reconhece se o documento é válido ou não. Agora eles têm a cópia da identidade falsa e as imagens do circuito de segurança que podem ajudar no reconhecimento do bandido”, ressaltou a vítima, que ainda não recebeu cobranças da operadora e já cancelou sua linha antiga.

O caso foi registrado na 29ª DP (Madureira). O delegado Rui Barboza de Souza alegou que o dano sofrido pelo advogado não foi dos maiores e alertou que esse tipo de falcatrua vem sendo executado com frequência na região, um dos maiores pontos comerciais do estado, após a inauguração do Parque de Madureira. Segundo ele, não existem meios de se prevenir contra o golpe.

Minutos depois da apuração do caso, a vítima foi chamada para comparecer à delegacia na próxima terça-feira para dar início à identificação do criminoso. Em nota, a Claro informou que “já havia identificado a inconsistência no contrato em nome do consumidor” e que nenhuma cobrança recairá sobre ele. Acrescentou ainda que a linha adquirida já se encontra cancelada no sistema da operadora.

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Agradecemos a compreensão de todos os usuários.

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Próximo passo da Vivo é vender produtos combinados

Antônio Carlos Valente, presidente da Vivo: vamos manter a liderança


Falta muito pouco para que a integração da Vivo com a Telefonica seja concluída, segundo Antonio Carlos Valente, presidente da operadora. Neste momento, a companhia está trabalhando na junção da área de sistemas de informação das duas empresas, bem como na adaptação de produtos.

“O próximo passo é oferecer produtos combinados e fortalecer nossa liderança no mercado”, afirmou Valente durante a cerimônia de premiação da Melhores e Maiores de EXAME 2012. A oferta desse tipo de serviços já era prevista quando que se deu a compra da Vivo pela Telefonica, em 2010.

Com a recente aquisição do segundo lote da quarta geração de telefonia este ano, a Vivo irá estender sua banda nas regiões que considera as mais estratégicas: zonas “rurais” de São Paulo, Minas Gerais e Nordeste. “Não pagamos caro pela banda, pagamos o quanto estávamos dispostos a investir por regiões consideradas muito importantes para nós”, afirmou o executivo.

Maior companhia de telecomunicações, com receita operacional líquida de 10,6 bilhões de dólares em 2011, a Vivo abocanhou o primeiro lugar do setor em matéria de rentabilidade, com retorno de 25,4% no ano passado, e a liderança do mercado, com participação de 16,1%. Não por acaso, a companhia ganhou o título de melhor em telecomunicações no prêmio Melhores e Maiores 2012.

Vivo garante que vai investir pesado no 4G

Empresa destaque na área de telecomunicações em Melhores e Maiores, da revista EXAME, a Vivo sobressaiu, em 2011, pelos resultados financeiros. Agora, a empresa foca a implantação das redes celulares 4G e a expansão na região Nordeste, onde sua presença, até agora, tem sido relativamente fraca. 

A Vivo foi uma das grandes compradoras das licenças para uso do espectro de radiofrequência reservado pela Anatel para a telefonia 4G. “No leilão da Anatel, ficamos com a banda X e não foi por acaso. Essa banda inclui áreas importantes para nós, como o interior de São Paulo, Minas Gerais e o Nordeste”, disse Antônio Carlos Valente, o diretor presidente da Vivo.

Valente diz que o fato de áreas rurais terem sido incluídas no pacote da Anatel traz vantagens. “Vamos construir a rede rural e isso vai ajudar a aumentar nossa cobertura no Nordeste”, afirma ele. Valente diz que a empresa não conseguiu se expandir antes na região porque não tinha faixas do espectro suficientes. “Mas, para o 4G, estamos melhores que as outras operadoras”, afirma.

O executivo diz que a Vivo deve implantar a rede 4G segundo o cronograma da Anatel. O serviço deve começar a ser oferecido em algumas cidades em abril de 2013. “Queremos investir com a maior agressividade possível. Mas falta resolver o problema das licenças para a instalação de novas torres em áreas urbanas. O poder público tem de resolver isso”, diz.

Em 2011, a Vivo teve o maior lucro líquido entre as empresas de telecomunicações, 1,7 bilhão de dólares. Seu retorno sobre o investimento, de 25%, foi praticamente o dobro do obtido pela segunda colocada nesse quesito, a Oi. A Vivo expandiu sua receita em 11% no ano, o maior crescimento do setor, empatado com o da TIM. A operadora também aumentou sua participação no mercado, fechando 2011 com 16% da receita do setor, 1% mais que em 2010.

TIM é ação preferida nas Américas com celulares na classe C

Na Bovespa: a TIM é a segunda maior operadora de telefonia móvel no país


A estratégia da TIM Participações SA de ter como alvo a população de baixa renda tornou a ação da empresa a preferida de analistas para o setor nas Américas.

A unidade brasileira da maior empresa de telefonia da Itália tem recomendação média de analistas em 4,45, na escala em que 5 equivale a compra, 3 a manutenção e 1 a venda, segundo dados compilados pela Bloomberg. A média para TIM é a maior entre as 40 maiores empresas de telefonia por receita nas Américas. O segundo lugar na região é da Telefônica Brasil SA, com média 4,36, e o terceiro é da americana CenturyLink Inc., com 4,33.

TIM, segunda maior operadora de telefonia móvel no país depois da Vivo, unidade da Telefônica, está conseguindo ganhar fatia de mercado com vendas para clientes que não usam muito a Internet ou assistem vídeos em seus telefones, segundo Richard Dineen, analista do HSBC Holdings Plc.

“A Tim se concentrou mais em oferecer aos clientes serviço de voz e telefones baratos que são mais adequados a uso limitado de dados, como o acesso a redes sociais”, disse Dineen, que tem recomendação equivalente a compra para as ações da empresa, em entrevista por telefone de Nova York em 2 de julho. “Eles têm os aparelhos certos e o marketing certo. Eles prepararam o pacote certo de voz e dados.”

TIM é a nova patrocinadora do Vasco da Gama e vai oferecer Wi-Fi nos estádios

A TIM segue sua estratégia de estar cada vez mais próxima dos consumidores brasileiros por meio de uma paixão nacional: o futebol. A operadora acaba de assinar contrato de patrocínio com o Vasco da Gama e estampará sua marca na camisa do time tetracampeão brasileiro. A parceria traz ainda um benefício exclusivo para os frequentadores do “Caldeirão” de São Januário: a TIM irá instalar uma moderna rede Wi-Fi no estádio, que disponibilizará acesso de alta qualidade à internet para os torcedores e jornalistas no local.

“A TIM busca sempre estar próxima dos seus usuários e potenciais clientes e nada melhor do que apostar na parceria com um time como o Vasco, que conta com uma torcida apaixonada e que não encontra fronteiras para seguir o clube. O nosso patrocínio é mais do que uma exposição da marca: trará reais benefícios aos torcedores vascaínos. Vamos transformar São Januário no primeiro estádio conectado do Brasil, além de disponibilizar ofertas e produtos ligados ao clube”, destaca Roger Solé, Diretor de Marketing da TIM Brasil.

A logomarca da TIM estará exposta dentro da numeração das camisas de jogo, formato de patrocínio pioneiro no futebol brasileiro, além de estar presente nos uniformes de treino, no backdrop do clube, em placas de publicidade no Centro de Treinamento e nos ônibus que transportam jogadores e comissão técnica. O novo contrato, válido por três anos, prevê ainda autorização para realização de ações promocionais com a torcida.

Outra novidade será o lançamento das ofertas Infinity do Vasco e Liberty do Vasco. Com o novo produto, os vascaínos apaixonados poderão personalizar seus celulares e terão à disposição, sem qualquer custo, notícias diárias do clube recebidas por mensagens de texto, alertas de gol via SMS e download do hino oficial e do wallpaper com o escudo do Clube da Colina. As ofertas estarão disponíveis para clientes de planos pré (Infinity) e pós-pagos (Liberty) e podem ser habilitadas de duas formas: com a compra de um TIMChip Infinity Torcedor personalizado ou solicitando a ativação através do Centro de Relacionamento com o Cliente TIM.

O TIMChip Infinity do Vasco estará disponível nos principais pontos de venda da TIM a partir de setembro, mas os atuais clientes da TIM não precisarão esperar até lá. A operadora planeja antecipar o lançamento das ofertas para os torcedores vascaínos que já estão na sua base de usuários, em comemoração aos 114 anos do clube, em agosto.

“Estamos muito felizes com mais essa parceria, agora, entre o Vasco e a TIM. Somos uma instituição centenária, sem fronteiras, de olho no futuro e nas novas tendências. E, mais uma vez, o torcedor é o foco de nossas ações. Os jornalistas também não foram esquecidos. O trabalho deles ficará mais ágil, com acesso livre à internet, para transmitir os fatos em tempo real. Esse modelo já é utilizado nas arenas esportivas mais modernas do mundo e o Vasco, agora, faz parte desse seleto grupo. Que venham a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O Vasco está preparado”, disse o Roberto Dinamite, presidente do Vasco da Gama.

Wi-Fi em São Januário

Para manter os torcedores conectados, a TIM irá disponibilizar uma rede Wi-Fi no estádio de São Januário. A ação está em linha com a estratégia de expansão da rede wireless da operadora, que terá de mil hotspots espalhados pelo país até o fim do ano.

Serão duas redes sem fio disponíveis: a rede TIM Wi-Fi, exclusiva para clientes da operadora, que permite navegação ilimitada à internet e tráfego descontado do pacote de dados do usuário; e uma rede exclusiva do Vasco, com acesso a um portal de conteúdos gratuito e aberto para todos os torcedores, tendo ainda uma área dedicada aos cerca de 10 mil sócios, com navegação em conteúdo premium que será disponibilizado pelo clube. A tecnologia permitirá que os freqüentadores de São Januário assistam às partidas 100% conectados, atualizando redes sociais, se comunicando com os amigos direto do estádio, participando de ações interativas com o clube, dentre outros. Os jornalistas que cobrem os jogos também poderão utilizar o serviço e terão acesso livre para atualizar notícias e transmitir fotos em tempo real.

A rede TIM Wi-Fi de São Januário permitirá até 5 mil conexões simultâneas, com experiência de navegação acima de 1Mbps, e estará disponível a partir de setembro.

“Consideramos a instalação dos hotspots em São Januário como o pontapé inicial do nosso projeto de disponibilizar acesso à internet via Wi-Fi em outros estádios do Brasil. Queremos repetir o modelo utilizado nas arenas esportivas mais modernas do mundo, já pensando nos eventos futuros que ocorrerão no Brasil, como Copa do Mundo e Olimpíadas”, explica Rafael Marquez, diretor de Marketing da TIM Intelig.

TIM e futebol

Com o novo contrato, o Vasco da Gama passa a fazer parte do grupo de times patrocinados pela TIM em sua plataforma de futebol, criada em 2010. O objetivo da companhia é buscar uma maior aproximação com os consumidores por meio do esporte mais popular do Brasil, além de permitir que os torcedores estejam mais perto dos seus clubes do coração.

Além do Vasco, atualmente, a TIM mantém contrato de patrocínio com outros oito grandes clubes do Brasil: Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Grêmio, Internacional, Flamengo, Bahia e Vitória. As notícias sobre esses times, vídeos, fotos e calendários dos jogos estão sempre disponíveis no portal Torcedor Sem Fronteiras (www.torcedorsemfronteiras.com.br). Por meio do site, a operadora realiza concursos culturais que promovem experiências inesquecíveis para os torcedores, como assistir a um jogo no estádio ao lado de amigos e de um craque ídolo do seu time. O destaque atual é o concurso cultural Talento Sem Fronteiras que irá selecionar oito crianças aspirantes a uma carreira profissional no futebol para participar de testes nos clubes patrocinados pela empresa. Para ajudar na seleção dos possíveis craques do futuro, a TIM escolheu o ex-jogador Jairzinho, campeão da Copa do Mundo de 1970.

Os usuários da operadora contam, ainda, com o TIMChip Infinity Torcedor para personalizarem seus celulares com conteúdos do time e receberem alertas de gol, notícias e vídeos via SMS, sem qualquer custo. Desde março, a oferta também está disponível para clientes de planos pós-pagos: aqueles que quiserem ter o Liberty Torcedor precisam apenas entrar em contato com o call center da TIM (*144 do celular ou 1056 de qualquer telefone) e solicitar a ativação.

“Os conteúdos gratuitos que entregamos na oferta têm um alto valor para os torcedores. O produto permite, por exemplo, que o usuário seja avisado sobre um gol do seu time a qualquer momento, em qualquer local, e sem nenhum custo. Assim, os torcedores ficam conectados com seu clube todo o tempo, carregando sua paixão dentro do celular. E ainda aproveitam os benefícios dos nossos planos. Há três meses, alteramos o formato de ativação – que era restrito ao segmento pré-pago, com venda de um TIMChip exclusivo – ampliando o alcance da oferta, que é válida, agora, para clientes dos planos Infinity e Liberty de todo o Brasil”, explica Solé.

Claro aumenta cobertura no Sul com 3G


A Claro ampliou sua cobertura 3G para mais 12 cidades na região Sul do Brasil.

Por estado, são três no Paraná, três em Santa Catarina e seis no Rio Grande do Sul, com uma população somada de 275 mil pessoas, somente com os novos municípios cobertos pela operadora, que é a segunda maior da região, com 24,27% de participação.

Até março desse ano, a operadora cobria 198 municípios na região, sendo 43 paranaenses, 31 catarinenses e 124 gaúchos. Agora, a empresa chega a 210 cidades.

Feitas nos últimos três meses, as adições, no Brasil, chegaram a 91 novas localidades, e a mais de 3 milhões de clientes cobertos pela rede, agora em 3G Max, que permite atingir 3Mbps.

Com isso, a Claro soma 983 municípios com esta tecnologia, e segue como a segunda maior cobertura com a tecnologia no Brasil. De acordo com dados da consultoria Teleco, a Claro chega a 65,9% da população brasileira com o seu sinal.

A líder, Vivo, chega hoje a 2.831 cidades (84,6% da população). A terceira colocada, TIM, tem 517 cidades cobertas (58,5%). A Oi, chega a 320 municípios (50,5%).

O investimento feito para as novas instalações na região Sul não foi divulgado pela operadora. Nacionalmente, porém, o orçamento da Claro destinou R$ 3,5 bilhões a novas ações neste ano.

As cidades recém-contempladas no Sul são: Rio Negro, Ibiporã e Medianeira, no Paraná; São Francisco do Sul, Massaranduba e Concórdia, em Santa Catarina, e Três Cachoeiras, Brochier, Cerro Branco, São Valentim, Victor Graeff e São José do Herval, no Rio Grande do Sul.

Brasileiros terão mensagem de boas vindas no celular ao chegar no exterior


A partir desta quinta-feira, brasileiros que desembarcarem na Espanha e em Portugal receberão uma mensagem, ao ligar o celular, com números de contato para casos de emergência. “Brasileiro na Espanha, em caso de emergência, contate o consulado brasileiro: +34659078057 ou +34677547004. Essa ligação será tarifada”, diz o texto que será enviado aos turistas em território espanhol.

O serviço é resultado de uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e a Anatel e estará disponível para clientes das operadoras Vivo, Tim, Claro e Oi. De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, trata-se de um projeto piloto e, no futuro, poderá ser expandido para outros países. As representações brasileiras em Portugal e Espanha irão monitorar os chamados e avaliar a efetividade do serviço.

A assessoria do ministério alerta, ainda, que os números fornecidos devem ser usados, unicamente, para casos de emergência. As operadoras, bem como a central de atendimento da Anatel, estão preparadas para dar orientações aos usuários do projeto.

Em junho, os governos de Brasil e Espanha definiram novas normas para facilitar o turismo entre os dois Países. A principal mudança anunciada é a simplificação da carta-convite, requisito para entrada na Espanha de turistas que pretendem se hospedar na casa de residentes no país europeu. Segundo o Itamaraty, o documento passará a contar apenas com a identidade da pessoa que convida, a identidade da pessoa convidada e o local da hospedagem. Antes, eram solicitadas, entre outros dados, fotos, correspondências ou qualquer outro documento que confirmasse a relação entre as partes.

Pelas novas regras, caso a viagem seja a trabalho, brasileiros e espanhóis têm que apresentar comprovantes das atividades profissionais. Já em caso de hospedagem em hotel, mantém-se a exigência de comprovar reserva no estabelecimento.

Os dois países passarão também a ter um novo procedimento de comunicação “por linha direta entre as autoridades consulares e de fronteira nos aeroportos”. Os turistas que forem barrados passarão a contar com assistência consular enquanto aguardam o voo de retorno. Os viajantes inadmitidos também poderão solicitar sua bagagem pessoal quando a permanência no aeroporto for superior a 24 horas.

Nos últimos meses, as tensões entre os dois países aumentaram depois que o governo do Brasil adotou as chamadas medidas de reciprocidade, aumentando o rigor para o ingresso de espanhóis em território brasileiro. A iniciativa só ocorreu porque brasileiros reclamam de discriminação na Espanha. Desde 2007, cerca de 11 mil brasileiros foram barrados ao tentar entrar na Espanha, número considerado elevado pelas autoridades brasileiras. Até abril deste ano foram 300 turistas inadmitidos.