01/09/2024
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MP fará TAC com TIM

Congestionamento de rede, problemas de cobertura, internet móvel que não funciona, chamadas que são interrompidas. Estas estão entre algumas queixas recebidas pelo Sistema de Proteção ao Consumidor, formado pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e os Procons Estadual, juntamente com Procons municipais, em relação aos serviços de telefonia móvel.

Nesta quarta-feira (27) as instituições fizeram uma reunião com representantes da operadora Tim para chegar a um acordo que vise a melhoria do solucionar problemas do serviço para os usuários paraibanos sem que se tenha que recorrer à Justiça. Neste primeiro encontro foram discutidos os assuntos que serão transpostos para um termo de ajustamento de conduta (TAC).

“Nosso interesse é evitar as falhas da telefonia e trabalhamos com o espírito da boa-fé, pois esperamos que a empresa solucione os problemas para os consumidores que sofrem e cobram um serviço de qualidade”, destacou o o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa do Consumidor, do MP-PB, Leonardo Pereira de Assis.

A reunião foi comandada pelo promotor e contou com direcionamentos da secretária-executiva do Procon Estadual, Klébia Ludgério e do coordenador do Procon de João Pessoa, Emerson de Almeida Fernandes. Da Tim estavam presentes os advogados, Cristiano Kozan e Kainara do Nascimento, e o engenheiro, Demóstenes Araújo.

“A Tim precisa se dedicar mais à Paraíba, apresentar um plano de reestruturação, assim como fez a Oi. O que observamos é que não há investimentos na mesma velocidade com que captam os usuários”, frisou Klébia Ludgério.

Emerson Fernandes lembrou que esse é o momento que a empresa tem para ser transparente e assumir as limitações, além de apresentar proposta para dar mais qualidade ao serviço, para que os usuários não sejam prejudicados. “E queremos uma solução que seja permanente e não algo paliativo”, acrescentou.

Durante a reunião, o engenheiro e os advogados da Tim apresentaram informações técnicas e administrativas. Já o promotor e os representantes dos Procons fizeram relatos sobre queixas dos usuários, assim como cobraram medidas.

Com base nas informações, o MPPB vai elaborar a minuta do TAC, que posteriormente será analisada pelos departamentos competentes da Tim. “Esperamos chegar a um bom termo e há possibilidade de indenização para os usuários, assim como aconteceu recentemente com os consumidores paraibanos da Oi”, adiantou o promotor Leonardo Pereira.

A medida faz parte, na verdade, de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público da Paraíba em 27 de fevereiro deste ano com o objetivo de melhorar o serviço de telefonia móvel prestado pelas quatros empresas que operam no Estado – Oi, Tim, Vivo e Claro.

No final de maio, a Oi assinou com o MPPB um termo de ajustamento de conduta (TAC) pelo qual ressarciu R$ 15 milhões aos usuários dos serviço de telefonia da Oi na Paraíba. Ainda pelo TAC a empresa está obrigada a investir R$ 78 milhões em novas centrais, torres e lojas de atendimento no estado até dezembro deste ano.

Na Paraíba, a Tim possui 1,5 milhão de usuários de telefonia móvel, com cobertura em 120 municípios. A próxima reunião foi pré-marcada para o dia 17 de julho, quando o TAC deverá ser assinado pelas partes envolvidas. Após a solução com a Tim, outra operadora será convocada pelo MPPB e órgãos de proteção ao consumidor.

Oi lança curso de inglês pelo telefone

A Oi é mais uma operadora de telefonia móvel que lança um serviço de curso de inglês via SMS. Depois da Tim e da Claro, a empresa apresenta um pacote semanal, que inclui até três perguntas por dia a R$ 1,99.

O lançamento é o primeiro da nova plataforma de aprendizado da Oi, que pretende agregar nas próximas fases canais de voz para treinar a pronúncia e um site para a distribuição de outras opções.

O Oi Inglês pode ser acessado tanto por clientes pré-pagos quanto por pós-pagos e, para assinar, basta enviar um SMS com a palavra “INGLES” para o número 366.

O serviço é uma parceria da Oi com a integradora BeMobi e a Seleções Reader’s Digest, desenvolvedora do conteúdo.

Leitores acham o Oi Velox mais amigável

Parece que o Oi Velox agrada mais os usuários, pelo menos no quesito “marketing”.
Os leitores do #Minha Operadora acham que a palavra Velox combina mais com o serviço de internet, talvez porque retrate a questão Velox=Veloz do serviço.

Essa semana perguntamos em nossa Enquete:

Se você fosse dono de uma operadora, que nome daria ao seu serviço de internet?

Veja o resultado:

Power (20%)

Speedy (30%)

Velox (40%)

Vírtua (0%)

Turbo (10%)

Anatel pode fazer novo leilão de banda larga ainda neste ano

Nem bem as discussões sobre o leilão do 4G terminaram e a Agência Nacional de Telecomunicações já tem planos de oferecer novas frequências de banda larga móvel. Segundo Marcelo Bechara, membro do conselho da agência, os estudos para a disponibilidade da frequência de 3,5 GHz estão avançados e o governo deve aproveitar também para oferecer as sobras dos lotes de 2,5 GHz.

Há algumas semanas, o governo fez o leilão da chamada telefonia de 4G, que permite que os dispositivos móveis como telefones e tablets se conectem a velocidade até dez vezes superior ao 3G, tecnologia disponível hoje. Os principais vencedores do leilão foram as quatro maiores operadoras de telefonia do mercado: Claro, Vivo, TIM e Oi. As operadoras começarão a disponibilizar essa tecnologia para os consumidores em abril de 2013 nas cidades que receberão jogos da Copa das Confederações, competição de futebol que antecede a Copa do Mundo de 2014.

Marcelo Bechara não deu detalhes de como será o modelo do futuro leilão. “Agora que já saiu o filé mignom [as áreas de cobertura de maior interesse do 4G], dá para pensar em algo conjugado entre o 2,5 GHz e 3,5 GHz”, disse ele durante um Seminário, que aconteceu em São Paulo nesta terça-feira (26). O governo chegou a esboçar uma licitação da frequencia 3,5 GHz há alguns anos. Essa faixa trabalha melhor em pequenas áreas, mas com sinal forte dentro de sua área. Porém, questionamentos judiciais e do Tribunal de Contas da União (TCU) fizeram o governo abandonar a ideia.

“Os preços da licitação anterior não servem como referência para o novo leilão”, afirma Bechara. Um dos usos que pode ser dado ao 3,5 GHz é na estruturação de hotspots, pontos-chave onde os celulares se conectariam por wi-fi, aliviando assim a carga do 3G e 4G, fator apontado pelas operadoras como responsável pela má qualidade do serviço em alguns locais e horários.

Bechara disse ainda que há grupos de estudos formados desde o começo deste ano analisando os usos que podem ser feitos da frequência de 700 MHz, ocupado atualmente pelo sinal de televisão. O governo promete que em 2016 esse espectro será desocupado, pois todas as emissoras já estarão com sinal digital. O conselheiro da Anatel, no entanto, disse que não seria surpresa uma prorrogação desse prazo.

A frequência de 700 MHz é usada em países como os Estados Unidos.

Claro vence licitação de R$ 1 bilhão em Pernambuco

Com uma proposta de R$ 1,03 bilhão, a Claro venceu a licitação do governo de Pernambuco para prestar serviços de telecomunicações no Estado. Pelo contrato de quatro anos, além dos serviços que serão prestados à rede PE-Conectado, a Claro vai construir uma rede de fibra óptica por meio da Embratel.

A rede PE-Conectado prevê uma infraestrutura única que agregará serviços de telefonia fixa e móvel, internet, Wi-Fi, call center (0800), monitoramento de segurança por câmeras de vídeo e videoconferência. De acordo com a Claro, os 186 municípios de Pernambuco serão atendidos por sua rede, hoje já são atendidos pela concessionária Oi.

A rede PE-Conectado é uma evolução da rede PE-Multidigital, cujos serviços eram prestados pelo consórcio Oi, Siemens e Vectra. A licitação para contratar a nova rede deveria ter sido realizada no início de 2011, mas foi suspensa por mais de um ano em razão de uma medida cautelar da Embratel, que questionou alguns itens do edital, como a contratação, num único lote, dos serviços fixo-móvel; a área de cobertura, e as especificações do aparelho telefônico. O Tribunal de Contas do Estado, onde a empresa entrou com o recurso, acatou o pedido e suspendeu a licitação. Com isso, o governo de Pernambuco fez um aditivo prorrogando o contrato com o consórcio liderado pela Oi até que a nova licitação fosse realizada.

A licitação foi vencida pela Embratel, que formou consórcio com as empresas Claro, Hildebrando do Brasil Serviços Tecnológicos e Americel. Pelo contrato, o consórcio investirá R$ 320 milhões nos próximos doze meses na expansão de sua rede de telecomunicações no Estado. Serão mais 2.200 quilômetros de fibras ópticas para permitir uma nova oferta de telefonia fixa e móvel, ampliação dos serviços 3G e de banda larga móvel. A Claro promete um aumento de 200% na velocidade dos links de banda larga, que passarão de 2,5 para 10 gigabytes por segundo.

O projeto Pernambuco Conectado inclui a oferta de 17 mil linhas móveis, 2 milhões de minutos/mês, 600 mil SMS/mês, acesso a dados, 40 mil ramais de telefonia fixa, 18 milhões de minutos de telefonia fixa/mês, telefones 0800 com 1 milhão de minutos/mês, 1.200 ambientes de videoconferência em todo o Estado, 3.830 circuitos MPLS (de 256 kbps a 155 Mbps), rede de alta capacidade interligando 12 cidades, 40 localidades com rede Wi-Fi aberta, 210 locais com rede Wi-Fi fechada, 1 link de Internet de alta velocidade, 10 mil câmeras de segurança com acesso via fibra óptica. O controle do projeto será feito a partir de Centro de Gerência Operacional completo, totalmente integrado e preparado para trabalhar com comunicação unificada e soluções de segurança.

Oi é destaque de alta


A “super-tele” está sendo destaque no mercado devido a forte alta registrada pelos ativos do Grupo Oi (OIBR3, R$ 9,58, +6,72%, OIBR4, R$ 8,35,+5,03%) nesta sessão. A companhia informou nesta terça aos titulares das debêntures em circulação da quinta emissão de debêntures da companhia que irá realizar hoje o resgate antecipado da totalidade das Debentures em circulação.

Oi promove tarifas especiais em voos da TAM


A Oi acaba de lançar uma campanha para promover a oferta Oi nas Nuvens, iniciativa da operadora, da TAM Linhas Aéreas e da OnAir para reduzir em 50% as tarifas para celular a bordo. Até 31 de julho, os clientes pós-pagos da operadora podem falar, enviar SMS e utilizar o smartphone para acessar a internet a bordo pela metade do preço.

A primeira ação, criada pela NBS, foi a exibição do filme Oi Nas Nuvens nas mídias de bordo das aeronaves que contam com o serviço de conectividade da TAM. Além do vídeo, foram veiculados anúncios em revistas de circulação nacional e na revista TAM nas Nuvens. A campanha também está em painéis nos aeroportos, em folhetos distribuídos durante os voos e nas etiquetas de bagagem de mão retiradas nos balcões de check-in da TAM.

Para divulgar a oferta, uma aeronave Airbus A321 da TAM foi adesivada com o tema Oi Nas Nuvens e já está em operação. Nos principais aeroportos do País, a Oi também instalou totens que permitem carregar as baterias de computadores e celulares. Por telefone, os clientes da operadora têm recebido uma mensagem especial gravada por Íris Lettieri, a locutora oficial do Aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão conhecida como “a voz do aeroporto”.

A oferta a bordo é exclusiva da Oi. Até 31 de julho, os clientes Oi pós-pagos pagam R$ 3,45 por minuto pelas tarifas de voz para realizar ligações de dentro das aeronaves da TAM, e o valor de R$ 2,30 por minuto para receber chamadas. O envio de SMS sai por R$ 0,96, e o acesso de dados custa R$ 16,50 por megabite trafegado. O SMS recebido é gratuito e, antes de viajar, os clientes devem ligar para *144 para habilitar o serviço de roaming aéreo no celular.

Desenvolvido pela OnAir, uma joint venture da Airbus e da Sita para a produção de tecnologia de ponta para a aviação, o serviço de conectividade a bordo da TAM estreou em outubro de 2010. Atualmente, está disponível em 31 aeronaves da companhia utilizadas em rotas domésticas.

O serviço OnAir opera com os satélites da Inmarsat SwiftBroadband, e seu sistema impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra. A definição da tarifa e a cobrança por sua utilização são de responsabilidade direta da operadora telefônica utilizada pelo passageiro.

TIM já tem 20 mil interessados em sua oferta de banda larga residencial


Em um mês, mais de 20 mil pessoas já se cadastrarem no site do Live TIM, oferta de banda larga residencial da TIM, que chega ao mercado no próximo trimestre. Os interessados receberão informações sobre o lançamento do produto e serão contatados quando o serviço estiver disponível em seus bairros. As visualizações do site www.livetim.com.br já alcançaram a marca de 295.155. Para a operadora, os números mostram que os consumidores brasileiros estão ávidos por novas ofertas no mercado de banda larga.

O lançamento é resultado da aquisição da AES Atimus pela TIM, concluída no ano passado. O ativo representou para a operadora uma expansão significativa de infraestrutura, acrescentando para a empresa uma rede de fibra ótica com mais de 5,5 mil quilômetros em 21 cidades das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Oi amplia rede de cabos submarinos

Subsidiária internacional da Oi, a GlobeNet, provedora de serviços de capacidade via cabos submarinos, anunciou que está ampliando sua rede submarina para a Colômbia, criando assim uma rota expressa que liga a costa atlântica da Colômbia e Miami, na Flórida (EUA).

Como uma extensão direta de seu sistema existente de cabos submarinos que ligam os Estados Unidos, Venezuela, Brasil e as ilhas Bermudas, essa nova rota expressa atende à crescente demanda por alta capacidade, além de fornecer a rota de menor latência da Colômbia para o Brasil.

Essa nova rota complementa a capacidade do serviço do duplo anel de fibra óptica da GlobeNet, já existente, para a Colômbia.

Além disso, a UNE EPM Telecomunicaciones, maior provedora de Internet e operadora líder em serviços de telecomunicações na Colômbia, assinou contrato com a GlobeNet para a utilização da nova rota submarina.

Essa extensão do sistema de cabos submarinos da GlobeNet é baseada na mais moderna rede de alta capacidade, com uma arquitetura que suporta a tecnologia DWDM com 10Gbps/40Gbps/100Gbps. A construção da nova versão da rede deverá ser concluída em 2013.

“A construção desse novo cabo submarino para a Colômbia evidencia que a rede da GlobeNet está avançando de forma inovadora”, afirma Pedro Ripper, diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi.

“A companhia tem um forte foco na região da América Latina e está empenhada em apoiar o crescimento da Colômbia e o desenvolvimento de sua infraestrutura de Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Além disso, a GlobeNet tem o prazer fechar o contrato com a UNE, a operadora de telecomunicações líder da Colômbia, que é pioneira em 4G/LTE e implementações de IPTV, em seu país. Com o contrato, a UNE irá beneficiar sua crescente base de clientes com a alta capacidade de seus serviços”, completa Ripper.

“Estamos satisfeitos por reforçar o nosso relacionamento com a GlobeNet, assim como contribuir positivamente para o desenvolvimento Colômbia”, afirma Marc Perret Eichmann, presidente da UNE EPM Telecomunicaciones.

“Esse novo sistema de cabo submarino permitirá a UNE oferecer um serviço de Internet de banda larga de altíssima velocidade, assim como o crescimento do 4G/LTE, resultando em importantes benefícios para nossos clientes, conclui Eichmann.

Claro promove ações de mídia direta em 11 cidades do Paraná e Santa Catarina e reforça as promoções

Bares oferecem bolachas de chopp e restaurantes disponibilizam jogos americanos com mensagem da promoção, além de adesivo de check out instalados nos supermercados.


A AzDirect, empresa brasileira especializada em soluções de Mídia Direta, realiza até o dia 04 de julho mais uma grande companha para a operadora Claro. Dessa vez, o objetivo é reforçar a divulgação da promoção “Claro pré ilimitado” e dos planos pós-pago, com a promoção “Claro ilimitado com 3G Max”, em 11 cidades de dois estados diferentes: Florianópolis, Joinville e Blumenau, em Santa Catarina. E Londrina, Maringá, Cascavel, Chapecó, Cornélio Procópio, Arapongas, Jandaia do Sul e Apucarana, no Paraná.

Para a efetividade da estratégia, que visa basicamente atingir homens e mulheres das classes A, B, C e D, na faixa etária dos 20 aos 40 anos, a AzDirect selecionou 17 bares, 18 restaurantes e 12 supermercados. Em cada estabelecimento, a campanha será comunicada ao público por uma mídia diferente, jogos americanos, bolachas de chope e adesivo de check out. A expectativa é de impactar 700 mil pessoas.

“Utilizamos mídias diferenciadas e com formas variadas de interação. Os adesivos de check out, por exemplo, são uma mídia de impacto de alta frequência e tempo de exposição e que interagem com diferentes perfis de consumidores”, diz Wagner Rover, diretor da AzDirect. “Já itens como a bolacha de chopp e o jogo americano, são mídias com alto índice de envolvimento e relevância, proporcionando um impacto criativo com a marca. Esse combinado de mídias e canais torna a campanha relevante ao público que se deseja alcançar”, temina Rover.