01/09/2024
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Brasil alcança 75 milhões de acessos à banda larga

A cobertura das redes 3G, que permitem a conexão móvel à internet em alta velocidade, já está presente em 2.958 mil municípios


O total de acessos à internet, por meio de conexão banda larga no país, somou 75 milhões em maio deste ano, com um crescimento de 74% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), desde o início do ano, foram ativados 15,4 milhões de novos acessos fixos e móveis à internet rápida.

A banda larga móvel representa a maioria dos acessos, com 56,4 milhões de conexões. Desse total, 11,2 milhões são de modems de acesso à internet, segmento que cresceu 72,3% desde maio de 2011. Os acessos de terceira geração, que incluem os smartphones, somaram 45,2 milhões, com crescimento de 128,6% na comparação com maio do ano passado. A banda larga fixa chegou a 18,7 milhões de acessos.

A cobertura das redes 3G, que permitem a conexão móvel à internet em alta velocidade, já está presente em 2.958 mil municípios e a infraestrutura de banda larga fixa está instalada em todo o país.

Justiça verifica se é abusiva a cobrança por caixa postal de celular


As empresas TIM, Vivo, Oi, Claro e Nextel devem guardar todos os dados sobre contas de celular para a apuração de valores cobrados e pagos pelos usuários por serviços de caixa postal no período de 2007 a 2012. A decisão, da 1ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, pretende resguardar os consumidores que questionam na Justiça a cobrança indevida pelo uso da caixa de mensagens.

A Associação Nacional para Defesa da Cidadania, do Meio Ambiente e da Democracia, a ONG Amarbrasil, entrou com uma ação coletiva para pedir a restituição de valores e indenização por danos morais e materiais pelo fato de milhões de consumidores serem cobrados pelos segundos que passam depois que alguém liga e ouve o sinal para deixar um recado, mas desliga o telefone.

“A manutenção dos dados será essencial para o provimento jurisdicional efetivo, em caso de procedência dos pedidos”, declarou a juíza Solange Salgado, que julga o caso. Segundo o advogado e diretor da ONG, Uarian Ferreira, tanto quem faz a ligação como aquele que a recebe são cobrados.

“Geralmente as pessoas não fazem a leitura detalhada da conta e não percebem que são cobrados entre R$ 0,35 e R$ 0,50 para deixar recado e cerca de R$ 0,60 para acessar a mensagem”, afirma. Com isso, a ONG estima que as empresas de telefonia móvel tiveram um ganho extra por inação do consumidor de R$ 9,3 bilhões, de 2007 a 2012.

A ONG tem 400 associados mas, de acordo com o advogado, todo cidadão que tenha conta de celular será beneficiado, caso a decisão seja favorável aos consumidores. Na ação, o principal argumento da ONG é de violação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). “A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas sobre suas características(…) preço, entre outros dados”, descreve o código. “As concessionárias têm e sempre tiveram condições de cumprir tais formalidades, mas optaram por um mecanismo eletrônico que frauda e ludibria a manifestação de vontade do consumidor”, diz a ONG no processo.

As empresas de telefonia foram procuradas, mas preferiram não se manifestar a respeito por ainda não terem sido citadas no processo.

A decisão ocorre após as empresas de telefonia conseguirem na Justiça o direito de manter sob sigilo as decisões da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre multas aplicadas às companhias do setor.

Ontem, a Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu uma liminar em favor do Sindtelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), que representa as operadoras. A AGU (Advocacia-Geral da União) junto a Anatel irá recorrer.

Com essa decisão, as reuniões dos conselheiros, que são atualmente abertas ao público e transmitidas ao vivo pela internet, teriam de ser interrompidas ao tratar sobre a aplicação de sanções e penalidades decorrentes do descumprimento de obrigações.

Samsung Galaxy S III chega às lojas de Manaus

Fabricado pela Samsung, o smartphone chegou às lojas brasileiras no dia 6 deste mês

Após longos meses de espera pela chegada do mais novo smartphone da linha Galaxy em Manaus – AM, o Samsung Galaxy S3 começou a ser vendido nesta quinta-feira (21) nas principais lojas da cidade. Fabricado pela Samsung Electronics, o aparelho chegou às lojas brasileiras no dia 6 deste mês.

Por volta das 15h desta quinta-feira, a operadora Vivo do Amazonas Shopping já possuía o smartphone na loja, que fica localizada no 1º piso. O aparelho está sendo vendido por R$ 1.199, no plano pré-pago, podendo ser desbloqueado pela empresa, e nos valores que variam de R$ 1.119, no plano de 1.200 minutos, a R$ 1.619, caso o cliente opte pelo plano de 60 minutos.

Outro ponto de venda do Galaxy SIII é a loja Ramsons, a qual realizou o lançamento do celular às 19h desta sexta-feira (22), na loja do Manauara Shopping. O aparelho é desbloqueado e será vendido por R$ 2.099 reais, podendo parcelado em até 12 vezes em todos os cartões. Segundo a assessoria da loja, a expectativa para as primeiras horas de lançamento é atingir 50 vendas.

“Desde hoje já estamos vendendo também nas outras lojas da Ramsons. A estimativa de venda para amanhã é vender cerca de 50 aparelhos. Para o primeiro mês, esperamos vender cerca de 200 peças. A procura pela terceira geração do Galaxy S está sendo grande, os clientes estão procurando muito”, apontou a assessora Mônica Faleiros, informando que o site da empresa lançou a pré-venda do aparelho há uma semana.

Na loja da operadora TIM do Amazonas Shopping, a previsão é de que as vendas iniciem no começo de julho. De acordo com o sub-gerente Rodrigo Ferreira, o preço do aparelho será de R$ 1.999. “Sairá por esse valor e o cliente é quem escolhe o plano. No plano pré-pago, ele pode ser parcelado em até 3 vezes em todos os cartões. Já no plano pós pago, em até 12 vezes”, informou.

Ferreira declarou ainda que a loja já possui uma lista de espera de clientes que desejam possuir o aparelho. “São, em média, uma lista de 10 nomes por consultor. Aproximadamente 100 clientes aguardam a chegada desse smartphone”, acrescentou.

A sub-gerente da loja da operadora Oi, Rose Cabral, informou que o começo do próximo mês também é o período previsto para começarem as vendas. No entanto, Rose declarou ainda não ter o preço do aparelho.

As lojas TV Lar, Mirai Panasonic, InfoStore e FotoNascimento não possuem prazo para disponibilizar o aparelho.

A terceira geração do Galaxy S vem equipado com a plataforma Android 4.0, conhecida como Ice Cream Sandwich, do Google. O celular possui uma tela de 4,8 polegadas Super AMOLED de alta definição (1280 × 720) e tela com processador de 1.4 GHz Exynos 4 Quad.

Com uma câmera traseira de 8 megapixels (MP) e outra frontal de 1.9 MP, o aparelho grava e reproduz vídeo sem qualidade Full HD(1080p). Ele vem com uma memória interna de 16 Gigabytes (GB) e com as tecnologias Smart stay, Social tag, Direct call, S Voice, Smart alert, que executa determinadas atividades com apenas a aproximação ou comando por voz. O aparelho é considerado o mais moderno dentre todas as outras fabricantes.

Oi é multada em R$ 6,5 milhões pela Anatel

Super-Tele descumpriu metas do regulamento de qualidade

O conselho diretor da Anatel confirmou, na reunião desta quinta-feira (21), multa de R$ 6,5 milhões à Oi por descumprimento a metas previstas no regulamento de qualidade do serviço de telefonia fixa. O processo diz respeito a irregularidades praticadas nos anos de 2003, 2004 e 2005 no Rio de Janeiro. Não cabem mais recursos administrativos contra a sanção.

A operadora descumpriu os índices máximos permitidos para reclamações contra erros nas contas e de taxas de complementação de chamadas nacionais e de atendimento a solicitações de reparos. E não apresentou fatos novos nos recursos interpostos que justificassem alteração da pena.

A Oi chegou a pedir que o Pado corresse em sigilo, que foi negado pela Anatel, entendendo que como regra, os autos desses processos são públicos, exceto quando a tramitação sigilosa for essencial à preservação do interesse social, da intimidade dos envolvidos, da segurança da sociedade e do Estado, e ainda, para preservar dados que sejam protegidos pela lei ou pela Constituição Federal, hipóteses não verificadas.

A partir dessa segunda-feira (25), processos desse tipo deixarão de ser publicados pela Anatel em função de decisão judicial obtida pelo SindiTelebrasil, entidade que representa as maiores operadoras do país. A agência vai recorrer da liminar.

Campanha da Tim é eleita como a melhor do mês pela Clear Channel

Projeto especial criado pela agência Wmccann pôde ser visto nas ruas do Rio de Janeiro
O projeto especial da operadora de telefonia TIM intitulado “Dia das Mães” foi anunciado como a Melhor Campanha do Mês de Maio pela Clear Channel. 

A ação foi assinada pela agência Wmccann, com coordenação de mídia pela Altermark Comunicação, e trouxe informações sobre o novo plano Liberty Controle, que combina os benefícios dos planos Liberty e Infinity.

O anúncio foi veiculado em totens localizados no Rio de Janeiro. Para atrair ainda mais a atenção do público, apliques foram instalados na caixa publicitária com imagens dos personagens do Blue Man Group. A mensagem “Fale ilimitado com controle total dos gastos” completou o layout. 

Com o apoio do Clube de Criação do Paraná, a Clear Channel tem desenvolvido o Projeto Melhor Campanha do Mês, elegendo as melhores campanhas de seus anunciantes nas cidades brasileiras onde atua, como forma de reconhecer a criatividade em conceito e utilização de seus equipamentos.

A Clear Channel é a maior empresa de mídia Out of Home do mundo, com quase um milhão de espaços publicitários em 40 países dos cinco continentes. A multinacional opera com publicidade em aeroportos, estações de trem, metrô, ônibus, táxis e shoppings em todo o mundo. Nos Estados Unidos, atualmente um dos mais importantes mercados publicitários, a empresa está presente em 49 dos 50 maiores polos comerciais do país, com mais de 200 mil faces publicitárias.

GVT pretende oferecer VoIP para smartphones

Telefônicas móveis não gostaram nem um pouco da informação
A operadora fixa GVT deve lançar ainda neste mês um aplicativo para smartphones do serviço de VoIP que oferece, o Vono. A empresa, no entanto, ainda não divulga detalhes do programa, mas tudo indica que ele será semelhante aos serviços já oferecidos por Viber e Skype, por exemplo, que usam a banda larga móvel do cliente para transmitir serviços de voz. Não se sabe, contudo, se a GVT vai oferecer numeração fixa a esse aplicativo, como acontece com o software do Vono para PCs.

Segundo Cristiano Salimen, gerente de marketing de produtos da operadora, com a popularização dos smartphones e uma conexão de banda larga móvel cada vez melhor, a tendência é que o serviço de VoIP ganhe fôlego com uma escapada para a mobilidade. Essa parece ser a tônica da nova aposta da GVT. “É uma alternativa, porque o cliente pode ter a linha da empresa dele em qualquer lugar. Pode ser interessante para muita gente que fica o dia fora do escritório”, disse ele.

Clientes TIM enfrentam problemas para fazer ligações no celular

Tele já foi multada em R$ 2,7 milhões, mas descaso continua.
Milhares de usuários da operadora TIM estão enfrentando dificuldades para fazer e receber ligações. A empresa tem 6,8 milhões de clientes no Paraná, mais da metade dos usuários de telefone celular em todo o estado.

“O sinal cai, dá eco, não consigo conversar, não completa a ligação.” listou Nelson Felizardo. Outro problema frequente são ruídos que aparecem durante as ligações, que tornam impossível manter o contato.

Quem utiliza o celular para trabalhar, como o corretor de imóveis, Gesiel Menezes, fica no prejuízo. Ele já perdeu negócios por causa da falta de sinal. “Ligam um monte de vezes para mim. Você viu aqui seis ligações do mesmo número. Se você não atende, ele querendo ou não vai lá compra com outro”, explicou.

A prestadora já foi multada em R$ 2,7 milhões devido ao alto número de reclamações recebidas pelo Procon do Paraná em 2012. Segundo o órgão, nos quatro primeiros meses do ano, 465 clientes da operadora procuraram a entidade para reclamar dos serviços prestados. “Os consumidores realmente estão ficando muito chateados porque não podem utilizar o serviço da forma correta”, informou a funcionária do Procon, Viviane Assis.

Em resposta, a TIM informou que está investindo R$ 95 milhões para ampliar e modernizar a rede no estado. Segundo a empresa, os problemas devem ser resolvidos até agosto deste ano.

Uma afiliada a Rede Globo no estado inclusive fez uma reportagem explicando essas falhas. Assista à matéria no link abaixo:

Vivo suspende venda de TV via fibra

Lançada em 2008, a operação de IPTV da Vivo sobre uma rede de fibra óptica na cidade de São Paulo não conseguiu fazer com que os potenciais clientes da tele percebessem valor no serviço. O desempenho foi bem aquém do esperado. “Tivemos menos sucesso do que a gente gostaria. Estamos no mundo IP, mas da década passada. Se oferecemos apenas IPTV, não temos diferencial e ainda temos a desvantagem da escala”, admite o diretor da rede de fibra da Vivo.

Segundo ele, apesar de a rede de fibra óptica da Vivo já cobrir 1,042 milhões de domicílios, o total de assinantes de TV via fibra é de apenas cerca de quatro mil. Já o total de clientes de banda larga na rede de fibra está na casa dos 85 mil assinantes. “Cada vez mais o cliente quer ir além da programação linear, quer vídeos, séries e filmes on demand, conteúdos OTT e interatividade”, diz.

A solução encontrada pela Vivo então foi trocar toda a sua plataforma de IPTV. “Paramos de vender TV na rede de fibra quando decidimos trocar a plataforma e há um ano estamos trabalhando para relançar o serviço de IPTV no terceiro trimestre com a plataforma Mediaroom, da Microsoft”, revela Krigger.

A operadora está em testes finais da plataforma, finalizando o desenvolvimento de aplicativos. “Essa parte do desenvolvimento de aplicativos é algo novo, estamos aprendendo a fazer, mas traremos serviços e produtos inovadores, com acesso a sites de internet, redes sociais, além da integração com Xbox e possibilidade de controlar a TV com o Kinect”, detalha.

Vale lembrar que a Oi também planeja utilizar a mesma tecnologia e a expectativa é que seu novo serviço de IPTV seja lançado no segundo semestre do ano.

Liminar proíbe Anatel de transmitir julgamento de processos contra operadoras

Liminar ajuizada pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) proibe temporariamente a Agência Nacional de Telecomunicação, Anatel, de transmitir as sessões relativas a julgamentos de processos administrativos de Obrigação (Pados) que envolvam suas associadas. Entre as obrigações não cumpridas que motivam a instauração desses processos contra as operadoras estão problemas como erros nas contas, ligações incompletas e o não cumprimento das metas de qualidade e de cobertura, entre outros.

A Anatel começou a transmitir o julgamento dos processos contra operadoras que não cumprem suas obrigações, ao vivo pela internet, no final do ano passado. A Advocacia-Geral da União (AGU) já enviou representantes ao Rio de Janeiro para tentar suspender a liminar. “Acreditamos que até o dia 28 [data prevista para a próxima reunião do Conselho Diretor da Anatel] consigamos reverter essa liminar. Caso contrário, 25% da pauta da agência ficarão prejudicados”, afirma o presidente da Anatel, João Batista de Rezende. A Anatel estuda também se esse caso pode implicar no não cumprimento da Lei de Acesso à Informação, em vigor desde o dia 16 de maio.

Segundo a Anatel, a justificativa apresentada pelas empresas é que essas transmissões podem afetar suas ações na Bolsa de Valores. “A nosso ver, isso não procede porque a portaria [que prevê a transmissão ao vivo das sessões] está em vigor há seis meses e, nunca, nada aconteceu. Não houve repercussão no mercado financeiro”, argumenta Rezende.

Na opinião do presidente de agência reguladora, a decisão beneficia apenas as empresas associadas ao Sinditelebrasil. “Com isso, dos 90 Pados a serem julgados, cerca de 20 deverão ser julgados sem transmissão ao vivo”, acrescentou. “De qualquer forma vamos continuar gravando as reuniões, confiantes na reversão da liminar. E vamos continuar brigando para dar garantia aos atos da Anatel”.

O lado da agência

O presidente da Anatel, João Rezende, disse nesta sexta-feira (22) que vai recorrer da decisão judicial que impede a agência de dar publicidade aos processos abertos contra empresas de telefonia por descumprimento de obrigações, os chamados PADO.

Na quinta-feira (21), a Justiça Federal no Rio de Janeiro concedeu liminar atendendo a pedido do Sinditelebrasil para que os processos voltassem a ser sigilosos.

O sindicato alega que a publicidade das informações desses processos pode trazer prejuízos às empresas, como impacto das ações negociadas no mercado. A decisão vale apenas para as empresas de telefonia: Claro, TIM, Vivo, Oi, Sercomtel, CTBC, Embratel e GVT.

“A procuradoria da Anatel já está preparando um recurso no sentido de reverter essa decisão. Nós achamos que isso 
prejudica o processo de transparência que vem sendo adotado na agência”, disse Rezende.

A Anatel passou a dar publicidade aos processos por descumprimento de obrigações no final do ano passado, após decisão judicial em uma ação movida pelo Ministério Público no Rio Grande do Sul. Com isso, os julgamentos desses processos começaram a ser transmitidos ao vivo pelo site da agência. Antes, eles eram sigilosos.

Os PADOs apuram desde problemas de atendimento a clientes até descumprimento de exigências de cobertura de serviços. Quando comprovada a irregularidade, resultam em multa às operadoras.

De acordo com Rezende, caso a decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro não seja revertida a tempo, a Anatel vai suspender a transmissão dos julgamentos dos processos de descumprimento a partir da próxima reunião do conselho diretor da agência, marcada para 28 de junho.

“Não houve uso indevido de informação, repercussão em bolsa de valores e mercado financeiro . Acho que o Sinditelebrasil errou. A transparência é importante para acompanhar o funcionamento do mercado de telecomunicações”, disse Rezende.

O #Minha Operadora procurou a assessoria do Sindicato mas não obteve resposta até a publicação desta postagem.

Vivo diz que cronograma do 4G é agressivo

Vivo: foco no 4G para continuar líder em tráfego de dados

O presidente da Vivo, Antônio Carlos Valente, afirmou nesta quinta-feira que o cronograma para instalação da rede de telefonia móvel de quarta geração (4G) no Brasil é “agressivo”. Ele destacou, no entanto, que a companhia está muito otimista e continuará apostando fortemente nas redes móveis, que é uma “prioridade estratégica”.

Durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, Valente disse que a operadora, que é controlada pela espanhola Telefonica, quer continuar na liderança do setor no Brasil. “A Vivo é a líder no mercado de dados brasileiro e está tomando todas as medidas necessárias para continuar com essa liderança, passando pela aquisição dos blocos de frequência”, destacou.

No início deste mês, a Vivo venceu a disputa pelo segundo lote de 4G leiloado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao oferecer 1,05 bilhão de reais, com ágio de 66,61%. Valente afirmou que a Vivo manterá os investimentos que já estavam previstos, pois eles já haviam sido dimensionados considerando o leilão. No período 2011-2014, o plano de investimentos é de 24,3 bilhões de reais.

Existem, porém, algumas preocupações com a instalação da rede 4G. “É claro que temos algumas preocupações, principalmente a questão do licenciamento de novas estações rádio/base para colocação de antenas. É uma preocupação muito clara que nós temos, pois serão necessárias quantidades muito grandes de novos sites adicionais, já que estamos usando frequências muito altas”, comentou.

A meta de cobertura exigida pelo edital do 4G prevê que as cidades a sediar a Copa das Confederações – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) – precisam oferecer o serviço a partir de abril de 2013. Já em dezembro de 2013, a cobertura deve avançar a todas as sedes e subsedes da Copa do Mundo.