01/09/2024
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Resultado Promoção “Recarga da Semana”

O ganhador da Promoção Recarga da Semana será divulgado exclusivamente em nossa página no Facebook hoje. Fique atento, já estamos contabilizando os pontos dos participantes desta semana e em breve divulgaremos na página facebook.com/minhaoperadora quem leva a Recarga desta Semana!

Vivo lança serviço de dicas de português com o professor Pasquale

A Vivo lança com exclusividade um serviço no celular para melhorar o conhecimento da língua portuguesa. Por meio do “Vivo Português com o Professor Pasquale”, os clientes terão acesso a conteúdos que ajudam a esclarecer as dúvidas mais comuns do nosso idioma.


Os conteúdos do serviço são apresentados em temas, divididos em dez etapas, como acentuação, vírgula e pontuação, conjugação dos verbos, concordância verbal e nominal, crase, entre outros, reunidos para quem quer se expressar corretamente. Eles chegarão ao assinante via SMS, portal de voz e internet.

Todo o histórico dos assinantes é armazenado na internet e o ciclo seguinte é definido com base nas principais dúvidas do usuário, permitindo assim que cada cliente seja atendido em suas dificuldades de forma personalizada. Além disso, o usuário tem à disposição um conteúdo mais aprofundado, disponível na internet no formato de fascículos virtuais.

“Com este serviço, o celular passa a ser definitivamente incorporado ao cenário educacional brasileiro. Esperamos dar um importante passo para oferecer conteúdo de qualidade, com instrumentos fundamentais para o conhecimento da língua”, explica o professor Pasquale Cipro Neto.

Segundo Alexandre Fernandes, diretor de produtos e serviços da Vivo, a parceria complementa a plataforma de educação da operadora. “Nosso objetivo é oferecer aos clientes conteúdos que vão além do entretenimento e o novo serviço Vivo Português com o Professor Pasquale é um exemplo. Vamos colocar à disposição o melhor conteúdo, de forma didática, criativa e muito atrativa”, explica.

Para assinar o serviço, basta enviar um torpedo com a palavra PASQUALE para o numero 1515, ligar gratuitamente para *6065 de seu celular Vivo ou acessar www.professorpasquale.com.br. O custo semanal é de R$2,99 e a primeira semana é gratuita. A troca de SMSs, e acesso aos portais de voz e internet, via operadora, também são gratuitos para os assinantes.

São parceiras da Vivo no projeto a Movile, Gold Editora, Reverso projetos interativos e Supportcomm.

Teles buscam acordo global para roaming de dados

Para evitar que o roaming de dados passe pelos mesmos problemas do roaming de voz, onde o preço da tarifa fica, muitas vezes, inacessível para o consumidor, a GSM Association (GSMA) anunciou que 24 grupos internacionais de operadoras móveis concordaram em adotar uma série de medidas comuns para aumentar a transparência na cobrança de roaming de dados em viagens no exterior. 


Entre os signatários do acordo estão três grupos que atuam no Brasil: América Móvil (controladora da Claro), Telefónica (controladora da Vivo) e Telecom Itália (controladora da TIM). Ao todo, os 24 grupos representam mais de quatro bilhões de linhas móveis.

No acerto conduzido pela GSMA, as operadoras passarão a adotar três medidas básicas:  
  1. Envio de uma mensagem de texto informando os preços de roaming de dados assim que o assinante chegar ao exterior; 
  2. Implementação de um limite mensal de gastos com roaming de dados e envio de alerta quando o usuário se aproximar desse limite; 
  3. Suspensão do serviço quando o usuário atingir o limite pré-estabelecido. 

A intenção é que as medidas estejam implementadas até o final deste ano. Participam ainda do acordo as operadoras: AT&T, Axiata Group Berhad, Bharti Airtel, China Mobile, China Unicom, Deutsche Telekom, France Telecom-Orange, Hutchison 3, KT Corporation, MTS, Qtel, SK Telecom, Smart Communications, SoftBank Mobile, Tata Teleservices, Telekom Austria, Telenor, TeliaSonera, Verizon Communications, VimpelCom e Vodafone.

Oi continua tendo a melhor oferta em Maio


O Prêmio Melhor Oferta que mostra quais planos, oferecidos pelas operadoras, tem os menores preços para o consumidor.
No mês de maio os destaques foram os aumentos de preço efetuados pela Oi nos planos Pós-pago e o aumento intenso dos bônus oferecidos para clientes Pré-pago com a diminuição da recarga mínima para se obter bônus ilimitados.

Confira os resultados abaixo:
Melhor Oferta para o Pré-pago
Recarga Vencedores Abril e Maio
R$ 10
TIM Infinity Pré
R$ 20
Oi Cartão Ilimitado
R$ 30
Oi Cartão Ilimitado
Melhor Oferta por perfil de consumo
Consumo Vencedor Abril Vencedor Maio
Alto
Oi à vontade 600
Gasto mensal: R$ 308
Oi à vontade 600
com DDD ilimitado e Oi dados 200 MB,
Internet no celular e SMS ilimitados
Gasto mensal: R$ 333
Médio
Oi à Vontade 110
Gasto mensal: R$ 129
Oi à Vontade 220
com DDD ilimitado e Oi dados 200 MB
Gasto mensal: R$ 141
Baixo
Claro Fala + Brasil
com Bônus Pré-pago
Gasto mensal: R$ 42
Claro Cartão Toda Hora
com Internet e Ganhe sempre 30
Gasto mensal: R$ 35
Nota: Em abril Foram coniderados os planos vigentes em 20/04 e em maio em 30/05.

Perfil de consumo

Consumo Voz Dados
Alto
300 chamadas locais
120 chamadas LD
2 min. duração on net
2 min. duração off net
300Mb Internet
240 SMS
0 dias roaming
Cham. 40% off net
Médio
150 chamadas locais
60 chamadas LD
2 min. duração on net
2 min. duração off net
150Mb Internet
60 SMS
0 dias roaming
Cham. 20% off net
Baixo
60 chamadas locais
0 chamadas LD
2 min. duração on net
2 min. duração off net
0Mb Internet
30 SMS
0 dias roaming
Cham. 20% off net

A primeira edição do Prêmio foi apresentada no final do mês de abril devido a proximidade do Dia das Mães, que é a segunda data mais importante para o setor de telecom (a primeira sendo o Natal) registrando historicamente um expressivo crescimento nas vendas de celulares.
Os próximos Prêmios serão divulgados antes das seguintes datas comemorativas: Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

Vale lembrar que a pesquisa engloba ofertas de grande abrangência. Ofertas regionais como a Vivo Sempre Ilimitado para o Nordeste, o Infinity TRI da TIM para o RS, Fala Brasil da Claro a R$0,16 para MG e a promoção da Oi que não é Ilimitada no Nordeste foram desconsideradas.

TV por assinatura cobre 14,3 milhões de domicílios

Com 336,4 mil adições líquidas, o Brasil fechou maio de 2012 com 14,3 milhões de domicílios com TV por Assinatura. O crescimento registrado representa uma evolução de 2,41% em relação a abril de 2012 e 31,47% em relação a maio de 2011. Foram mais de 3,4 milhões de novas assinaturas em 12 meses. Considerando-se o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE1, os Serviços de TV por Assinatura são distribuídos, atualmente, para aproximadamente 47,1 milhões de brasileiros.

Crescimento da TV por Assinatura

Ano Total de assinaturas De janeiro a dezembro Crescimento anual
(%)
Crescimento absoluto
em maio
Crescimento percentual
em maio
2007      5.348.571 765.446 16,70% 81.912 1,70%
2008      6.320.852 972.281 18,18% 114.692 2,05%
2009      7.473.476 1.152.624 18,24% 113.948 1,72%
2010      9.768.993 2.295.517 30,72% 177.349 2,21%
2011    12.744.025 2.975.032 30,45% 216.236 2,03%
2012    14.295.565 336.406 2,41%

Tecnologia

Os Serviços de TV por Assinatura são prestados utilizando-se de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 57,7% da base e a dos serviços a cabo alcançou 40,9% dos assinantes. Em maio de 2011, os serviços DTH representavam 49,8% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 47,6% de market share.
Em maio de 2012, o DTH, com a adição de 274,6 mil assinantes, cresceu 3,4%. O universo de assinantes que recebem os serviços via TV a cabo registrou acréscimo de 70,7 mil novas assinaturas – crescimento de 1,2% em maio. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 9,2 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de 4,4% de sua base.

Crescimento por tecnologia

Assinaturas por tecnologia

Tecnologia Primeiro trimestre (2011)  Segundo trimestre (2011)  Terceiro trimestre (2011)  Quarto trimestre (2011)  Primeiro trimestre (2012)  Maio 2012 Variação
Abril /Maio 2012
MMDS 293.376 275.587 258.180 240.562 217.729 209.098 -9.185
TVC 5.101.515 5.212.528 5.360.286 5.518.127 5.714.957 5.772.516 70.960
DTH 5.023.395 5.619.386 6.269.634 6.984.810 7.738.880 7.973.704 274.621
TVA 543 518 527 526 3.841 3.841 10 
Total 10.418.829 11.108.019 11.888.627 12.744.025 13.675.407 13.959.159 336.406

Regiões e Unidades da Federação

Enquanto as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional, as regiões Sul e Sudeste registraram crescimento inferior. Entretanto, das 3,4 milhões de novas assinaturas registradas nos últimos 12 meses, quase 2,5 milhões ocorreram nas regiões Sul e Sudeste.

Número de assinaturas por região (maio de 2011 e maio de 2012)

Região Maio (2011) Maio (2012) Crescimento (%) Variação
Nordeste 1.147.736 1.651.812 43,9% 504.076
Norte 394.223 593.840 50,6% 199.617
Centro-Oeste 652.963 912.079 39,7% 259.116
Sudeste 7.066.118 9.087.052 28,6% 2.020.934
Sul 1.612.387 2.050.782 27,2% 438.395
Brasil 10.873.427 14.295.565 31,47% 3.422.138

Com relação aos serviços ofertados por Unidade da Federação em maio de 2012, destaca-se o estado de São Paulo, com quase 5,8 milhões de assinaturas.

Número de assinaturas por UF (maio de 2011 e maio de 2012)

UF Maio (2011) Maio (2012) Crescimento (%) Variação
Acre 14.245 22.541 58,24% 8.296
Alagoas 75.352 92.172 22,32% 16.820
Amapá 24.467 31.369 28,21% 6.902
Amazonas 163.262 230.340 41,09% 67.078
Bahia 348.108 506.528 45,51% 158.420
Ceará 187.032 262.013 40,09% 74.981
Distrito Federal 274.525 358.931 30,75% 84.406
Espírito Santo 147.342 200.636 36,17% 53.294
Goiás 205.702 287.607 39,82% 81.905
Maranhão 91.957 119.675 30,14% 27.718
Mato Grosso 80.430 130.470 62,22% 50.040
Mato Grosso do Sul 92.306 135.071 46,33% 42.765
Minas Gerais 930.523 1.163.723 25,06% 233.200
Pará 119.696 198.970 66,23% 79.274
Paraíba 81.696 114.400 40,03% 32.704
Paraná 496.902 637.366 28,27% 140.464
Pernambuco 169.846 273.497 61,03% 103.651
Piauí 33.945 58.458 72,21% 24.513
Rio de Janeiro 1.588.902 2.043.998 28,64% 455.096
Rio Grande do Norte 109.500 156.865 43,26% 47.365
Rio Grande do Sul 724.238 917.105 26,63% 192.867
Rondônia 37.111 56.076 51,10% 18.965
Roraima 17.427 24.171 38,70% 6.744
Santa Catarina 391.247 4.96.311 26,85% 105.064
São Paulo 4.399.351 5.678.695 29,08% 1.279.344
Sergipe 50.300 68.204 35,59% 17.904
Tocantins 18.015 30.373 68,60% 12.358

Penetração dos Serviços de TV por Assinatura

Em maio de 2012, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 24,1% dos domicílios no país, de acordo com estimativas da Agência3. Apesar do crescimento observado nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, a região Sudeste ainda lidera esse indicador, com a presença desses serviços em 35% dos domicílios.
Densidade por regiãp
Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por terem registrado desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos serviços de TV por Assinatura.
Densidade por Unidade da Federação

Densidade dos serviços de TV por Assinatura por Unidade da Federação

Unidade da
Federação
Maio 2011 Maio 2012 Crescimento
percentual
Acre 7,5 11,7 56,00%
Alagoas 9,0 10,4 15,60%
Amapá 17,7 20,0 13,00%
Amazonas 19,6 27,6 40,80%
Bahia 7,8 11,5 47,40%
Ceará 7,3 10,7 46,60%
Distrito Federal 33,2 44,2 33,10%
Espírito Santo 13,9 18,1 30,20%
Goiás 10,5 15,0 42,90%
Maranhão 5,5 7,2 30,90%
Mato Grosso 8,2 13,6 65,90%
Mato Grosso do Sul 11,6 17,5 50,90%
Minas Gerais 15,7 18,1 15,30%
Pará 5,9 10,5 78%,00
Paraíba 7,4 10,3 39,20%
Paraná 14 18,7 33,60%
Pernambuco 6,3 10,3 63,50%
Piauí 3,8 6,6 73,70%
Rio de Janeiro 29,7 38,1 28,30%
Rio Grande do Norte 12,2 16,8 37,70%
Rio Grande do Sul 19,9 24,9 25,10%
Rondônia 7,6 12,2 60,50%
Roraima 15,3 20,8 35,90%
Santa Catarina 19,6 24,3 24,00%
São Paulo 31,3 43,4 38,70%
Sergipe 7,9 11,3 43,00%
Tocantins 4,6 7,9 71,70%
Brasil 18,0 24,1 33,90%

Competição

Confira a seguir a participação de mercado dos principais grupos econômicos prestadores dos serviços de TV por Assinatura.

Participação de mercado de TV por Assinatura (por grupo econômico)

Grupo Econômico Maio 2012
NET/Embratel 7.729.630
SKY/Directv 4.368.813
Telefônica/Abril 673.757
Oi 458.508
ViaCabo 101.040
Algar 103.273
GVT 192.808
Subtotal: 13.627.829
Demais Grupos 667.736
Total 14.295.565

A consolidação dos números mensais dos serviços de TV por Assinatura está disponível no portal da Anatel, na visão “Informações Técnicas”, item “TV por Assinatura”, “Consolidação dos Serviços de TV por Assinatura no Brasil”. O “Panorama dos Serviços de TV por Assinatura” – com a relação de prestadoras, áreas de prestação e municípios cobertos – também está disponível no mesmo caminho e é atualizado trimestralmente.

Oi poderá surpreender positivamente no mercado de televisão paga


A Anatel divulgou os dados do mercado de televisão paga relativos ao mês de Maio. No período, a Oi conseguiu 31 mil adições líquidas, captando 9% dos novos clientes do mercado de televisão paga, e expandiu a sua quota de mercado para 3,2%, diz o BPI que cita os dados do regulador. 

“Para a Oi, a evolução positiva mantém-se, com a empresa a continuar a expandir, sendo capaz de apresentar uma quota das adições líquidas superior à sua quota de mercado”, refere a nota de análise assinada pelos analistas Pedro Pinto Oliveira e João Urbano, publicada hoje. 

A tendência de crescimento contrasta com a que se verificou no final do ano de 2011, referem os analistas. “Além disso, a empresa ainda tem de começar a fornecer o serviço de televisão através da plataforma de banda larga (IPTV) que se espera que seja um grande avanço no mercado”, concluem. 

“Vemos margem para a empresa apresentar surpresas positivas nesta frente, batendo os nossos números e os do consenso”, referem.

Oi investe R$ 20 milhões em soluções para gerenciamento de serviços de TI


A Oi anunciou nesta quarta-feira, 20, durante evento de TI das instituições financeiras, a sua nova família de serviços para gerenciamento de serviços de TI e telecomunicações destinada ao mercado corporativo. Para o desenvolvimento das soluções Oi Gestão Mobilidade e Oi Gestão WAN, que compõem a linha de serviços Oi Gestão, a operadora desembolsou R$ 20 milhões. Segundo a companhia, os serviços foram desenvolvidos em parceria com a Juniper Networks, fabricante de equipamentos de rede, e a Navita, especializada em soluções para mobilidade.

A solução Oi Gestão Mobilidade tem como foco a segurança das informações, ao realizar o gerenciamento e monitoramento de dispositivos móveis, de maneia a reduzir riscos como perda ou roubo dos aparelhos, infecção por malware e acessos indevidos. De acordo com a empresa, em maio, o novo serviço identificou e bloqueou 8 milhões de malwares. Já o Oi Gestão WAN, que conta com ferramentas de gerenciamento de infraestrutura da CA Technologies, gerencia a infraestrutura de comunicação de dados do cliente, incluindo a gestão de disponibilidade e desempenho das aplicações que trafegam na rede.

Segundo a operadora, nos próximos três anos devem ser investidos R$ 100 milhões no novo serviço de gestão e a estimativa é de que em 2015, a Oi alcance receita com a gestão de serviços de TI e telecomunicações de R$ 200 milhões. O novo produto reforça o posicionamento estratégico da Unidade de Negócios Corporativo da Oi, que representa atualmente 30% de seu faturamento total. Este é o segundo lançamento da empresa para o segmento empresarial. Em fevereiro, a companhia lançou o serviço em computação em nuvem Oi Smart Cloud.

TIM enfrenta problemas de chamada internacional


O problema identificado na região de fronteira se deve à interferência de uma operadora internacional do Paraguai

O gerente de relações institucionais, da operadora TIM Brasil, André Rosa, esteve na manhã desta quinta-feira (21), na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, para prestar esclarecimentos quanto às interferências nas chamadas internacionais (roaming). Segundo o gerente, o setor técnico da operadora deve apresentar uma solução num prazo máximo de 40 dias.
O problema identificado na região de fronteira se deve à interferência de uma operadora internacional do Paraguai, que aumentou sua potência, alegando ruídos de outra empresa de telefonia brasileira. “A reclamação dos clientes é de que estavam sendo tarifados internacionalmente quando realizavam ligações locais em alguns pontos da cidade, embora não tenhamos registros oficiais da ocorrência. Agora, o risco está sendo minimizado e, porventura, quem tiver sido cobrado indevidamente, será ressarcido”, esclarece Rosa.
Questionado, ainda, pelos vereadores sobre a perda de sinal durante as chamadas nas regiões da Vila A, da Avenida Costa e Silva e da BR 277, o gerente da TIM pediu a colaboração da prefeitura para obter mais espaços para a instalação de antenas necessárias a ampliar a cobertura. “Temos ainda que descobrir se nestes locais existem áreas de sombra ou de erro na instalação de antenas, mas para isso precisamos do apoio do município”, finaliza André Rosa. Em abril, as Comissões de Defesa do Consumidor, Obras Públicas, Transporte e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná realizaram audiência pública para cobrar providências sobre as interferências nas ligações de telefonia celular no estado.

Procon de Porto Velho recebe 10 reclamações por dia sobre internet

Internet com velocidade lenta já é um problema conhecido do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), em Rondônia. Por dia, segundo o gerente Rui Costa, cerca de 10 consumidores procuram pelo órgão para reclamar sobre os serviços de internet, seja fixa ou móvel. Rui afirma, ainda, que as reclamações crescem em média 22% ao ano, em Porto Velho. “A evolução da internet colabora para o aumento das reclamações”, garante.

“A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abre lacuna para que as empresas do ramo ataquem os consumidores com publicidade. O Procon procura conciliar empresas e consumidores que se sentem lesados”, diz o gerente.

Rui Costa diz que antes de procurar pelo Procon é importante que o consumidor entre em contato com a empresa que vendeu o serviço. “Muitas vezes as operadoras resolvem o problema antes mesmo de chegar até nós”, afirma Rui.

Caso o problema persista, o próximo caminho é procurar pela Anatel e informar sobre o problema. “Não resolvendo, aí sim nós do Procon entramos em ação, orientando sobre como o consumidor deve proceder. Alguns casos encaminhamos para o judiciário”, afirma.

De acordo com a Anatel, desde 29 de fevereiro de 2012 todas as empresas que prestam serviço de internet móvel ou fixa devem disponibilizar em seus sites o Sistema de Medição de Tráfego de Internet (Simet), método que permite ao consumidor medir a intensidade da velocidade da internet.

Em nota, a empresa Oi, responsável pela maior parte do serviço de internet no estado, informou que a rede de Rondônia opera dentro da normalidade e não há registros de qualquer ocorrência que afete o serviço de internet. A companhia investe constantemente na expansão e melhoria da rede e implementou, em 2011, uma rota alternativa de tráfego no trecho entre Cuiabá, MT e Porto Velho, RO, o que reduziu consideravelmente no número de interrupções temporárias dos serviços prestados.

Grupo assalta depósito da Claro em Cuiabá e da prejuízo de R$2 milhões

Um grupo criminoso realizou na manhã de hoje um “assalto cinematográfico” ao depósito da operadora de telefonia celular Claro, localizado na na Avenida General Melo, em Cuiabá. De acordo com informações, foram roubados cerca de cinco mil aparelhos dos mais variados estilos num total de aproximadamente R$ 2 milhões.

Os bandidos agiram por volta das 7h30 durante a abertura do depósito quando renderam funcionários e apenas um segurança. Em seguida, pararam um caminhão e colocaram todos os aparelhos fugindo em seguida.

Toda ação durou cerca de 30 minutos. A polícia ainda não tem informações e pistas sobre o assalto, todavia, acredita que existiram falhas na segurança do depósito.

Outra hipótese levantada por policiais civis é que os 10 assaltantes teriam recebido informações privilegiadas sobre o local do roubo.