01/09/2024
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Oi vence batalha e recebe reajuste das tarifas fixo-móvel

Aumento de 1,64% vale apenas para o período entre 3 e 19 de abril


A Anatel publicou nesta terça-feira (19) o ato estabelecendo o reajuste retroativo das tarifas de chamadas fixo-móvel da Oi, em cerca de 1,64%. O aumento tem vigência entre os dias 3 de abril de 2012 e 19 de abril de 2012, período abrangido pela decisão liminar em comento. A partir de 20 de abril, ficam valendo os valores estabelecidos no Ato nº 2.251, com reduções de 10%.

O reajuste atende a determinação judicial, em liminar obtida pela operadora. Com o reajuste, as chamadas originadas na Oi pela Vivo e TIM custarão em média R$ 0,54. As feitas pela Claro, R$ 0,51.

O aumento vale também para as tarifas de interconexão (VU-M). Leia aqui a íntegra do ato.

Deputado questiona atuação da Anatel junto às operadoras


O deputado Luciano Siqueira (PCdoB – PE) criticou nesta segunda-feira (18) o não cumprimento por parte da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, do papel de reguladora e fiscalizadora dos serviços de telefonia móvel em todo o País. A avaliação foi feita durante a reunião final da CPI da Telefonia Móvel, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que votou e aprovou o relatório apresentado pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD).

“Nós constatamos a luz de dados levantados, que entre as agências reguladoras existentes no País hoje a Anatel não é das mais eficientes, muito ao contrário, o que nos leva, inclusive, a colocar em dúvida até que ponto a agência efetivamente defende a população e cumpre seu papel de órgão vinculado ao Estado brasileiro e até onde se faz cúmplice das empresas privadas que operam esse segmento”, afirmou.

Segundo Luciano, as conclusões apresentadas pelo relator têm duplo significado. “Um, o significado do gesto político. Na vida, na luta política e na luta em defesa dos interesses da população muitas vezes nós não temos certeza do alcance da iniciativa que tomamos, mas nós temos a certeza do significado do gesto que nós praticamos. E aqui se nós tivermos a continuidade de nossas iniciativas em cooperação com as diversas instituições mencionadas no relatório nós podemos ir bem além do gesto. Mas, o gesto significou que a Assembleia Legislativa se posicionou sobre o problema, de maneira séria, responsável, consistente conforme aqui configurado pelo relatório apresentado pelo deputado Rodrigo Novaes. O segundo significado deste relatório é de que o trabalho entre nós continua”, disse o parlamentar.

Ele sugeriu que a CPI programe a apresentação do relatório no plenário da Casa, seguido de debate, em um Grande Expediente, e que o conteúdo do relatório seja divulgado em todos os meios de comunicação a disposição de cada parlamentar envolvido. Ele também convocou os demais parlamentares da CPI a reafirmar o compromisso e acompanhar de perto a evolução dos fatos objeto dos trabalhos do colegiado.

Luciano lembrou ainda que em diversas oportunidades o coordenador geral do Procon-PE, José Rangel, denunciou as limitações do Procon, embora respaldado na legislação vigente, diante do poder das operadoras que conseguem derrubar as liminares.

“Mas, o Procon tem repetidas vezes retomado as iniciativas e a cada iniciativa retomada nós devemos repercutir aqui na Assembleia e na sociedade. Isso porque, acredito, essa não é uma luta que termina agora e uma luta que se dá também em plano nacional e nós tivemos aqui na Comissão Especial da telefonia Móvel a presença do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que é um dos batalhadores da causa no plano nacional e ao que me é dado conhecer as reclamações se generalizam País afora e não é possível que isso permaneça por muito tempo. É preciso que haja paradeiro nesse desrespeito aos direitos do consumidor. É preciso, sobretudo, que nós sejamos capazes de mobilizar a sociedade. Penso, que cada um de nós aqui, dentro de nossas possibilidades, devemos dar sequência a esse trabalho e não dar trégua às operadoras, pois todos somos vítimas”.

Leia abaixo as algumas das recomendações do relator:

1. Convocação pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) das operadoras Tim, Claro e Oi para que se comprometam a investir na melhoria e expansão dos serviços, “cumprindo-se as normas de defesa do consumidor, sob pena de multa equivalente aos valores estabelecidos para investimentos por cada operadora para 2012, no Estado”.

2. Inclusão nos Termos de Ajuste de Conduta (TAC) a ser negociado pelo MPPE com as operadoras das seguintes exigências: 

•Aumento do número de estações de rádio base, rádios, transceptores e enlaces de micro ondas em quantidade suficiente para a regularização do serviço da RMR e nos municípios do interior do Estado.

•Convocação dos municípios cuja legislação limite a instalação de antenas para que se comprometam a encontrar alternativas para a execução do serviço pelas operadoras.

•Instalação ou ampliação da estrutura de atendimento pessoal ao consumidor (TAC).

•O prazo para cumprimento das medidas deverá ser entre seis meses e um (01) ano. Durante esse prazo será constituída comissão formada pelo MPPE, Procon-PE, Adeccon, OAB-PE e Subcomissão de Direito do Consumidor, a ser criada na Alepe.

•Em caso de não celebração do TAC por recusa de alguma ou todas as operadoras citadas, a comissão deverá ajuizar Ação Civil Pública para que as empresas sejam penalizadas com a impossibilidade de cobrança de seus serviços até que a qualidade dos serviços seja restabelecida. 

O relator recomenda ainda que as operadoras informem imediatamente aos clientes “em todas as suas bases, pontos de apoio e lojas credenciadas, em local visível, cartaz com as limitações dos serviços oferecidos”. Ele solicita também ao MPPE que adote providências no sentido de proibir as operadoras de comercializar novas linhas, “tendo em vista a necessidade de se regularizar o serviço ofertado para o número correspondente de usuários até que a situação seja normalizada”.

O deputado Rodrigo Novaes, em seu relatório, propôs ao Governo do Estado e às operadoras que firmem pacto de ação conjunta para tornar possível a cobertura do serviço de telefonia móvel em núcleos urbanos e rurais onde haja mais de 250 famílias, “como ferramenta de desenvolvimento social e econômico”. Ele propõe ainda à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alepe a criação da Subcomissão de Defesa do Direito do Consumidor. Ele pede ainda ao Ministério Público, “que seja apurada a responsabilidade criminal dos representantes das operadoras em Pernambuco por infringência ao Código de Defesa do Consumidor”.

Oi supera a meta e chega a 1.532 municípios com as ofertas do PNBL

A Oi encerra o primeiro semestre de 2012 superando em 28% a meta de municípios do país beneficiados pelas novas ofertas Oi Velox nos moldes do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Com o anúncio de mais 150 cidades atendidas a partir de hoje, a companhia completa 1.532 municípios cobertos até agora e até o fim de 2014, todas as localidades-sede dos 4.800 municípios da área de atuação da Oi serão atendidas.

As cidades contempladas em junho estão distribuídas em 17 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Somando-se aos 1.382 municípios contemplados, a oferta de Oi Velox nos moldes do PNBL está presente em 24 estados.

As ofertas seguem o que estabelece o Termo de Compromisso de Adesão ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), firmado pela Oi junto ao Ministério das Comunicações e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por iniciativa do Governo Federal, o PNBL orienta o processo de popularização da internet no Brasil. O foco é a ampliação do acesso à banda larga no país, promovendo a inclusão digital e reduzindo as desigualdades sociais e regionais no país.

Claro foi a operadora que mais conquistou clientes em maio


Vivo perdeu sua fatia em 0,12% e reduziu novos acessos em comparação com o mês anterior, mas continua liderando
A Claro está ganhando espaço no disputado setor de telefonia móvel. A operadora foi a que mais conquistou clientes em maio, de acordo com dados divulgados hoje (19/6) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tele, que em abril adicionou 61.938.763 assinantes à base, conquistou 749.254 novos assinantes em maio, totalizando 62.688.017. A participação no mercado cresceu 0,11%, a maior entre Vivo, TIM e Oi.

A operadora do grupo mexicano Americel foi a única ainda que não sofreu diminuição no ganho de clientes, com 424.471 a mais do que em abril. A Vivo teve queda de adições de 188.591 assinantes, TIM 297.525 e Oi 80.189. Em abril, a TIM foi a que mais ampliou a base de clientes, com 807.263 novos, totalizando 68.064.647.

A diferença entre Claro, terceira colocada no ranking de telefonia móvel, e a segunda TIM caiu de 6.085.884 assinantes em abril para 5.848.368 [237.561 de um mês para outro]. A TIM ficou em segundo lugar entre as operadoras que mais adicionaram clientes à base, com 511.738 novos assinantes de abril para maio, diminuindo em 0,01% sua participação no mercado. No mês passado, a tele somou 68.536.385 acessos.

A Vivo foi a que menos conquistou assinantes, com 292.221, ante 480.812 em abril, totalizando 75.538.746. O número fez a operadora reduzir sua fatia no mercado em 0,12%. A Oi, com 47.402.971 assinantes, obteve 426.787 novos acessos e diminuiu sua participação em 0,02% no mercado. 

De acordo com a Anatel, o Brasil fechou maio com 254,95 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 129,93 acessos por cem habitantes. O número de novas adições foi de 1,97 milhão, representando uma expansão de 0,78% na comparação com abril de 2012. Já os terminais 3G somaram 56,39% milhões de acessos.

Oi cresce cada vez mais no Pós


A Oi lidera em 2012 o crescimento de participação de mercado na telefonia móvel pós-paga, de acordo com os resultados de maio divulgados nesta terça-feira pela Anatel. Na comparação com dezembro de 2011, a companhia passou de 12,95% para 13,95% de market share neste segmento, acumulando este ano ganho de 1%. Em relação a abril, a participação da Oi no mercado de clientes pós-pagos passou de 13,8% para 14% em maio.

“Esses resultados mostram que a estratégia da Oi de manter o foco em clientes de mais alto consumo vem sendo bem-sucedida, principalmente em função da dedicação às ofertas convergentes para variados perfis de clientes. O desempenho também está em linha com o plano de negócios traçado pela companhia para os próximos quatro anos”, afirma Eduardo Aspesi, diretor de Segmentos da Oi.

Em maio, a adição líquida total (pós-pago e pré-pago) da Oi foi de 426.787 clientes. Com isso, a operadora registrou no mês crescimento de 0,02% em sua participação no mercado de telefonia móvel.

O plano estratégico da Oi prevê R$ 6 bilhões em investimentos para este ano e R$ 24 bilhões no período de 2012 a 2015. A companhia manteve a maior parte dos investimentos destinada para a implantação e expansão da rede móvel. Os investimentos realizados pela empresa de janeiro a março, segundo o balanço do primeiro trimestre, totalizaram R$ 1,09 bilhão, 31,6 % acima do efetuado no primeiro trimestre de 2011.

Tá chegando o dia de começar a incluir um dígito a mais na frente dos números


Se você, seus parentes ou amigos vivem em uma cidade com DDD 11, fique atento. A partir do dia 29 de julho, você deverá atualizar sua agenda! Todos os telefones móveis de São Paulo levarão o dígito 9 na frente do número.

Para entender o motivo desta medida proposta pela ANATEL, você precisa saber que somente a cidade de São Paulo já ultrapassa os 11 milhões de habitantes. Muita gente, certo? Como vivemos em um país cada vez mais conectado, é preciso suprir a demanda de linhas e aparelhos novos que aumenta a cada dia.

Adicionando um dígito aos números de telefone já existentes em São Paulo Capital, 90 milhões de novos números poderão ser habilitados para que outras pessoas também possam viver conectadas. o/

O que você precisa saber sobre a mudança proposta pela ANATEL:

. A Partir do dia 29 de julho, você deve atualizar sua agenda, colocando o dígito 9 na frente dos seus contatos do DDD11. Exemplo 9XXXX-XXXX;

. O DDD11 não é exclusivo da cidade de São Paulo capital. (Veja a lista de cidades que também receberão o número 9 na frente dos seus números móveis ao final dessa postagem);

. Os números de telefones fixos NÃO receberão o dígito 9. Apenas os telefones móveis sofrerão a alteração;

. Se você estiver ligando de um número fixo para um celular no DDD11, deverá acrescentar o dígito 9. O mesmo vale para ligações de móvel para móvel;

. As ligações inturbanas serão efetuadas da mesma maneira, apenas adicionando o dígito 9. Exemplo: 0+código da operadora+11+9XXXX-XXXX;

. Esta mudança será gratuita e não afetará os créditos dos clientes pré-pagos;

. Após o dia 29 de julho, você ainda terá um prazo para atualizar a sua agenda. Passado este prazo, ligações feitas para telefones móveis de DDD11 sem o dígito 9 não serão completadas.

. A mudança só ocorre para celulares. Clientes de rádio NÃO terão o 9º dígito;

Veja a lista de cidades que sofrerão essa alteração:
Se você ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário que responderemos ou envie um e-mail pra gente!

Oi lança aplicativo com informações da Rio+20

Ação tem como objetivo levar aos clientes as principais informações sobre a conferência

A Oi lançou um aplicativo da Rio +20 para aparelhos com Sistema Operacional Android, que levará aos clientes as principais informações sobre a conferência. A ferramenta disponibiliza dados como agenda de eventos, incluindo horários, rotas e mapas do transporte oferecido pela organização, além de explicações sobre hotéis, aeroportos e vistos.

O conteúdo é o mesmo dos 160 totens do evento da ONU que a operadora disponibilizou em hotéis, aeroportos e locais-sede da Rio+20. O usuário pode personalizar o conteúdo, acrescentando anotações sobre as palestras para a própria consulta. O aplicativo Rio+20 é gratuito e está disponível para download na loja virtual Google Play, nos idiomas português, inglês e espanhol.

Claro lança cartões temáticos

Colecionadores podem fazer as compras nos principais pontos de venda da operadora


Claro lançou duas séries especiais de cartões de recarga de R$ 12,00 para os estados do Amazonas e Maranhão. O primeiro homenageia o Festival de Parintins em duas versões: uma vermelha, do boi Garantido, e outra azul, do Caprichoso.

O segundo comemora os 400 anos de São Luís e o São João do Maranhão, trazendo impressas as imagens da Ponte do São Francisco, um dos principais cartões postais da capital, e do Bumba Meu Boi, ícone folclórico do estado.

Os produtos podem ser encontrados nos principais pontos de venda da operadora nos dois estados.

Investimentos de telecom no Brasil alcançaram R$ 4,7 bilhões no primeiro trimestre

Recursos foram aplicados em ampliação e modernização das redes

As prestadoras de serviços de telecomunicações investiram 4,7 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2012 em ampliação, modernização de infraestrutura e aprimoramento dos serviços. Esse valor representa um crescimento de 43,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).
Os dados constam do documento “O Desempenho do Setor de Telecomunicações no Brasil – Séries Temporais 1T12”, que traz informações sobre a evolução do setor desde 1998, ano da privatização. 

De lá para cá, segundo o relatório, o segmento investiu 255 bilhões de reais incluindo o pagamento pelas outorgas de prestação dos serviços. No ano passado, foram aplicados 21,7 bilhões de reais, o segundo maior da história das telecomunicações.

Os investimentos são para atender o crescimento da demanda pelos serviços de telecom no País, que fechou o primeiro trimestre com 329,2 milhões de assinantes, com aumento de 17,2% em relação a março de 2011.

A banda larga foi o serviço que mais evoluiu percentualmente no Brasil, apresentando um crescimento de 73% no período. No fim do primeiro trimestre de 2012, o País somava 68 milhões de acessos. Hoje, já são mais de 73 milhões de conexões fixas e móveis. 

A evolução da banda larga também se deu na cobertura, especialmente pelas redes de terceira geração (3G), que já estão em 2.915 municípios, onde moram 85% da população.

Clientes da Claro agora também têm vantagens na Pizza Hut



Os restaurantes Pizza Hut de Curitiba oferecem vantagens exclusivas a clientes da operadora de telefonia celular Claro. Todos os dias membros do Claro Clube ganham uma porção com quatro breadsticks – os famosos sticks de massa PAN assados com recheio de muçarela e pepperoni, na compra de qualquer prato. A última quinta-feira de cada mês dá direito a uma pizza de brigadeiro. Os lembretes chegam via SMS, com mensagens como: Lembre-se que todo dia cliente Claro Clube tem benefício exclusivo no Pizza Hut! Na compra de qualquer prato você ganha uma porção de breadsticks!

Para ter direito ao benefício, o cliente Claro deve se cadastrar no Claro Clube – o programa de fidelidade da operadora. A promoção é válida para os pedidos nos restaurantes, para viagem e em breve também para delivery.