27/07/2024
Início Site Página 2435

[ESPECIAL OI] Principais Destaques 1T12


Em abril, a Oi realizou no Rio de Janeiro e em Nova Iorque o Oi Investor Day 2012. Os eventos, que contaram com a presença de representantes dos acionistas controladores e dos principais executivos da Oi, tiveram como objetivo apresentar ao mercado em geral o plano estratégico de longo prazo da Companhia, que incluiu a divulgação das projeções de desempenho futuro (Guidance) para o período de 2012-2015. Além disso, o evento marcou também a divulgação da Política de Dividendos da Companhia para os próximos três anos.

Principais Resultados Operacionais da Companhia

• EBITDA e Margem EBITDA apresentam crescimento tanto em relação ao trimestre anterior quanto ao igual período de 2011.

• O principal impacto positivo no EBITDA do 1T12 é reflexo dos menores Custos e Despesas Operacionais. Embora parte da queda trimestral seja decorrente da sazonalidade do último trimestre do ano, o menor patamar de custos está adequado ao momento de reestruturação da Oi.

• O desempenho da Receita Líquida reflete uma política comercial mais agressiva, alinhada ao plano estratégico de longo prazo e à expectativa de que a retomada da trajetória de crescimento se inicia com a melhoria dos indicadores operacionais.

• O esforço em reestruturar os canais de vendas já começa a apresentar resultados positivos.

• Unidades Geradoras de Receita atingiram 70.826 mil, crescimento de 7,2% frente ao 1T11:

• Residencial: Desaceleração da queda da base de clientes da telefonia fixa e aceleração do crescimento de Banda Larga (BL) e TV Paga contribuem para a estabilidade da base, revertendo a tendência histórica de queda;

• Mobilidade Pessoal: Aceleração no crescimento do pós-pago e foco na maior rentabilização da base de pré-pago;

• Empresarial / Corporativo: Manutenção do ritmo de crescimento no segmento.

• Os investimentos totalizaram R$1.091 milhões, 31,6% acima do 1T11, alinhados com o Guidance de Capex divulgado ao mercado (R$6 bilhões em 2012).

Daqui a pouco iremos falar sobre os resultados da companhia no setor Fixo. Aguarde!

Amanhã, aqui no Portal #Minha Operadora

Amanhã, você terá uma série especial contendo os principais destaques da Oi no 1° trimestre de 2012. A gente vai resumir tudo, dividir por modalidade de serviço e ir postando durante o dia inteiro o que melhorou ou piorou na operadora durante o período. Fique ligado, a primeira postagem com um resumo de todos os resultados da operadora vai ao ar por volta das 9h da manhã. Fique com a gente!

A Claro saiu na frente e lançou o Claro Clube Pré. Já conhece?

Operadora inova ao trazer premiações bonificação de serviços e descontos em estabelecimentos para valorizar mais de 61 milhões de clientes

Numa ação pioneira, os clientes pré-pagos da Claro passam a contar com um programa de relacionamento Claro Clube. Nessa categoria, ao ativar o chip pré da operadora, os clientes já concorrem a prêmios diariamente, recebem degustações de serviços gratuitos e ainda contam com descontos em parceiros. As vantagens vão aumentando de acordo com o tempo que o cliente permanece com o chip ativo e todos os benefícios são oferecidos e usufruídos gratuitamente por SMS. 


Para estrear este novo formato do Claro Clube para o pré-pago, a operadora fechou parceria exclusiva com a rede de alimentação Giraffas, válida para todo o Brasil a partir de hoje. Todos os dias, o cliente Claro Clube terá desconto no Trio Possante Galo de Briga (refrigerante + sanduíche + batata) ou prato Steak Bovino (steak bovino + refrigerante + sorvete de casquinha) que sai de R$ 13,90 por R$ 9,99. Semanalmente, a operadora vai enviar um torpedo aos clientes com estas ofertas e, para desfrutar do benefício, basta apresentar a mensagem recebida em qualquer restaurante da rede Giraffas.

“O segmento pré-pago é extremamente importante para a Claro, já que corresponde a cerca de 80% de nossos clientes. Com a ampliação do Claro Clube para este segmento, nos reconhecemos o valor desses clientes e oferecemos vantagens e benefícios relevantes para toda a base. E nossos parceiros ganham potencial de fidelização entre mais de 61 milhões de clientes”, afirma o diretor de Marketing da Claro, Erik Fernandes.

Além de descontos em estabelecimentos nacionais e regionais, o cliente Claro Clube pré sempre vai ter vantagens enquanto permanecer na base da operadora. A partir do primeiro momento como cliente, já participa de sorteios diários de prêmios (aparelhos de TV, pacotes de Claro TV e passagens aéreas). Também vai contar com degustações de serviços (hit chamada, notícias agora e Quiz Super) a cada dois meses e bônus crescentes de SMS a cada três meses. E quando completar o primeiro ano como cliente Claro Clube pré ganha benefícios diferenciados, como o cadastramento de um outro número de celular Claro para falar de graça durante um ano.

A operadora vai programar divulgações frequentes por SMS das ofertas e parcerias. Basta o cliente apresentar o SMS no estabelecimento parceiro para aproveitar os descontos. A adesão ao programa é gratuita e pode ser feita pelo www.claro.com.br.

Oi fecha contrato com a Nokia Siemens para expansão da rede

Os principais estados a serem investidos foram os mesmos que a operadora saiu do ar na semana retrasada


A Oi estabeleceu um novo contrato com a Nokia Siemens Networks para melhorar a qualidade de sua rede móvel nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. O acordo inclui a expansão das redes de acesso 2G e 3G e das redes de core de voz e dados da operadora, bem como a modernização de sua rede 2G em sete estados (seis no Nordeste e um no Sudeste).

A tecnologia fornecida pela Nokia Siemens Networks permitirá ainda ampliações e expansões, além de novos serviços associados à banda larga móvel. Os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Sergipe, Alagoas, além do Espírito Santo, na região Sudeste, serão contemplados com a modernização do 2G. Cerca de 2.200 sites Flexi MultiRadio em 1800 MHz serão adicionados à rede móvel da operadora. É a primeira vez que a Nokia Siemens Networks implementa essa tecnologia na Oi. A solução FlexMultiRadio introduz uma plataforma compacta e flexível de múltiplos-usos, possibilitando uma futura introdução de novos serviços, além de reduzir o custo com manutenção e gerenciamento de rede e também gastos com obras e consumo de energia.

Oi é a marca mais lembrada na Internet


A Oi foi eleita a marca mais lembrada pelos internautas (categoria Telefonia Celular/Operadora) em levantamento realizado pelo instituto DataFolha para a 6ª edição do Prêmio Top of Mind Internet. 

A pesquisa ouviu pessoas com 14 anos ou mais, que acessam a Internet em casa pelo menos três vezes por semana. 

A Oi tem como estratégia utilizar a internet e as redes sociais para se relacionar com os clientes e um de seus cases de sucesso é o portal de relacionamento Minha Oi , que foi lançado no ano passado e hoje é referência para outras empresas do setor. 

Através do Minha Oi, clientes podem acessar a conta, checar gráficos de consumo, monitorar ligações, entre outros. O número de visitas no portal ultrapassou 20 milhões somente em abril e os usuários já conseguem gerenciar 6,6 milhões de produtos online. Recentemente, a companhia contratou as agências internacionais Naked e Huge para cuidar de sua área de relacionamento digital.

Novo CEO da TIM Brasil deve ficar apenas por três meses

A conferência com os analistas de Franco Bernabé, CEO da Telecom Italia, na semana passada, fortaleceu a convicção no mercado de que Andrea Mangoni, indicado para o lugar de Luca Luciani, ficará no cargo somente o tempo necessário para a holding escolher um novo presidente para a TIM Brasil. Ou seja, em no máximo três meses, um novo executivo irá tocar as operações brasileiras.

Na conversa com os analistas Bernabé havia explicado que a saída de Luciani do comando da operadora brasileira foi decidida para “blindar” a TIM Brasil – o executivo responde a um processo de fraude de chip na Itália. Além disso, o principal executivo do grupo italiano havia reforçado o argumento de que Mangoni está respondendo interinamente pela empresa. Mangoni é o CFO – o diretor financeiro – da Telecom Italia e já participa do conselho de administração da operadora brasileira, uma solução caseira para uma situação de emergência.

Fontes do mercado dizem que o governo brasileiro chegou a sinalizar para a operadora italiana que preferia ter um brasileiro à frente da segunda maior empresa brasileira de celular. Oficialmente o governo diz apenas que não interefere em negócios privados.

A TIM Brasil, antes do ingresso de Luciani, foi dirigida durante muitos anos por Mario Cesar Pereira Araujo, execeutivo de telecom que se formou no grupo nacional Splice, dirigindo as operadoras de celular do Distrito Federal e estados do Centro-Oeste.

Hoje, conta com Manoel Horácio, ex-presidente da Oi, como presidente de seu Conselho de Administração. Mas Horácio, que adora o setor de telecom, neste caso, representa um acionista minoritário, o banco Fator.

Tim confirma para junho lançamento do Samsung Galaxy S III


A Tim anunciou para junho o lançamento no Brasil do smartphone mais esperado do semestre, o Samsung Galaxy S III, anunciado semana passada. O aparelho já foi homologado pela Anatel, ou seja, já está pronto para ser vendido por aqui.

A Tim ainda não revelou o preço que será trabalhado em suas lojas, mas disse que o Galaxy S III chega no mês de junho. No comunicado enviado à imprensa, a operadora disse que está trabalhando em conjunto com a companhia sul-coreana para disponibilizar o aparelho em suas lojas.

O aparelho é grande concorrente do iPhone, da Apple e tem processador quad-core de 1,4Ghz. Sua tela de Super Amoled tem 4.8 polegadas, maior que a versão anterior, de 4,2. Mas, é a câmera o grande destaque. A traseira de 8 megapixels é capaz de tirar fotos em sequência e filmar em HD. Já a dianteira de 1.3 MP é inteligente e consegue reconhecer o usuário.

O aparelho ainda vem com um assistente pessoal semelhante ao Siri, do iPhone 4S. O sistema operacional é o novo Android 4.0.

Ideias TV, da Claro, soma 500 mil usuários em seis meses


A estratégia adotada pela Claro na comercialização do seu serviço de distribuição de conteúdos via streaming, o Ideias TV está se mostrando acertada. Com planos de R$ 0,50/dia; R$ 2,99/semana ou R$ 9,99/mês e sem cobrar pelo tráfego de dados do streaming conteúdos do Ideias TV a partir de smartphones e tablets, o Ideias TV já soma 500 mil usuários em seus seis meses de existência. Além dos dispositivos móveis, conteúdos da MTV, Discovery Channel, Nickelodeon, Cartoon Network, Playboy TV, SexyHot, entre outros, também podem ser acessados pelo computador.

Em nota, a diretora de Serviços de Valor Agregado da operadora, Fiamma Zarife, destaca que o sucesso do Ideias TV reflete a demanda dos clientes por ofertas acessíveis de consumo de vídeos por streaming e é o tipo de serviço “que justifica os fortes investimentos que a Claro está fazendo na rede de dados, uma das principais apostas da operadora”.

Oi terá mais de 1000 pontos de venda em parceria com grandes varejistas


A Oi acaba de fechar parceria com duas das principais redes varejistas do país, as Casas Bahia e o Ponto Frio, e vai oferecer celulares, ofertas para pré-pago e chips em 1.000 novos pontos de venda em todo Brasil, garantindo maior conveniência para seus clientes realizarem compras. 

Os consumidores ainda podem aproveitar a oferta do Oi Cartão Ilimitado, que permite falar ilimitado com qualquer Oi e Oi Fixo, durante período de 30 dias em todo o Brasil, por apenas R$ 14,90 para alguns estados por mês, ou seja, R$ 0,50 por dia (para alguns estados o pacote custa R$29,90). O cliente poderá realizar quantas chamadas locais quiser, por tempo ilimitado. Para mais informações, acesse o site www.oi.com.br. Essa oferta é válida para todo o Brasil.

Informação Importante – GVT

Devido a problemas recentes com direitos autorais e licenças de divulgação de serviços e promoções da operadora francesa GVT. Informamos que no dia 14/05/2012 o contrato da operadora com o Portal #Minha Operadora foi suspenso por tempo indeterminado.
Assim sendo, não serão publicadas novas matérias sobre a GVT e seus parceiros temporariamente.
Reforçamos que as operadoras Oi, TIM, Vivo e Claro continuam parceiras de nosso portal e que estamos buscando continuamente trazer mais informações da telefonia brasileira e assim efetuar e manter parcerias com o maior número de operadoras possíveis.
O Portal #Minha Operadora bem como a GVT estão trabalhando para resolver esse problema o mais breve possível. Agradecemos a compreensão de todos.