26/07/2024
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Presidente da TIM no Brasil, Luca Luciani deve ser demitido

Luca Luciani é presidente da TIM Brasil desde 2009
O colunista da Veja Lauro Jardim noticiou, hoje, que a TIM já decidiu pela demissão de seu presidente no Brasil, o executivo italiano Luca Luciani. Segundo Jardim, a demissão pode ser anunciada ainda hoje ou, no máximo, nos próximos dias.

Luciani é investigado na Itália por uma suposta participação num esquema de falsificação de chips de telefones pré-pagos. A promotoria pública de Milão acusa a empresa de telefonia de falsificar chips para aumentar artificialmente sua participação de mercado na Europa. Luciani já vivia no Brasil quando as supostas falsificações ocorreram. Mesmo assim, seu nome é citado pelos promotores italianos, que acusam Luciani de prestar falso testemunho à Justiça italiana e de crime de obstrução de autoridades regulatórias.

De acordo com Jardim, o Conselho de Administração da companhia na Itália decidiu hoje demitir Luciani. Andrea Mangoni, atual diretor-financeiro da TIM na Itália, será nomeado presidente da divisão brasileira, diz Lauro.

Procurada, a assessoria da TIM não confirma a saída de Luciani da presidência da operadora e diz que o executivo atua normalmente no país, uma vez que não recebeu nenhuma notificação da unidade italiana.

O executivo preside a TIM Brasil desde janeiro de 2009 e foi responsável pelo crescimento da operadora no país nos últimos três anos. Além da TIM, Luciani trabalhou para a Procter & Gamble e para o Grupo Enel, na Itália. De acordo com Lauro Jardim, da Veja, o substituto de Luciani no Brasil será Andrea Mangoni, atual diretor-financeiro da Telecom Italia.

Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert estrelam campanha da Claro para o Dia das Mães

A Claro traz um dos casais mais modernos da TV brasileira para sua campanha para o Dia das Mães. Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, pais de gêmios, são as estrelas do filme que estreou esta semana e ilustra como a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. O roteiro mostra como a presença do casal de celebridades na escola dos filhos causa euforia entre os fãs e é rapidamente difundida nas redes sociais, com um desfecho surpreendente e bem humorado. Ao reproduzir a velocidade com que a notícia se espalha e a quantidade de pessoas que compartilham o episódio, a marca Claro reforça seus atributos de conectividade, velocidade e acessibilidade. O filme ainda traz as ofertas da operadora para a data.

Com essa campanha, desenvolvida pela Ogilvy & Mather, a Claro quer mostrar que todos podem compartilhar o agora com muito mais rapidez, graças ao 3GMax, a tecnologia que está presente em 100% da rede da operadora e que permite alta velocidade de transmissão de dados. E também que, além de poderem falar e mandar torpedos ilimitados, agora têm acesso à internet ilimitada na velocidade 3GMax, sem pagar nada a mais por isso.

O filme de 30 segundos já está sendo veiculado em TV aberta, TV fechada e internet. A campanha ainda conta com anúncios em revista, jornal e spots de rádio.

Novo iPad chega ao Brasil pela TIM em 11 de maio

Uma informação importante: A TIM anunciou agora a pouco, nesta quarta-feira (02/05) que ofertará o novo iPad, chamado por muito tempo de iPad 3, a partir da sexta-feira da semana que vem, dia 11 de maio.

Em nota, a companhia disse que seria a primeira operadora brasileira a trazer o produto ao Brasil.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a venda do produto no País no último dia 13 de abril. O novo iPad tem retina display, com resolução de 2048 pixels por 1536 pixels, o que representa mais de 3,1 milhões de pixels – resolução superior a uma TV HD – e 9,4 milímetros de espessura.

O produto é comercializado em alguns países, entre eles Estados Unidos, desde o dia 16 de março, com preço a partir de US$ 499. Apenas nos três primeiros dias de venda após o lançamento, foram três milhões de unidades.


É importante lembrar que as outras operadoras também devem anunciar o lançamento do produto em breve, visto que as quatro maiores operadoras do país: Vivo, Claro, Oi, além da TIM possuem contrato com licença de vendas com a Apple.

Claro e Positivo fecham parceria para ofertar o Ypy

Claro e a Positivo Informática firmaram parceria para uma promoção do tablet Ypy, fabricado pela empresa brasileira, e com o chip 3G da operadora. 

Na oferta, os clientes que comprarem o aparelho, de sete polegadas, receberão dois meses gratuitos de assinatura do plano Plano Banda Larga 500MB.

Os outros 10 meses do contrato anual ainda têm preço promocional, com desconto de R$ 20 no preço original, de R$ 69,90. Ao final de um ano, a economia com o desconto é de R$ 200.

Além das promoções, o consumidor ganha um e-mail com o domínio @iclaro com 10GB.

O Positivo Ypy 7 3G, que integra a promoção, pode ser adquirido nas principais redes varejistas do país, pelo preço sugerido de R$ 1.199. Em um ano, na promoção, o cliente terá gasto R$ 1.698.

O Ypy 7 tem 7 polegadas, 420g e 11,8mm de espessura e orgulha-se de ser um modelo sob medida para o mercado brasileiro, que deve consumir 1 milhão de unidades de tablets em 2012.

Com teclado virtual totalmente em português, com teclas “ponto br” e cedilha, o aparelho também tem bateria de longa duração, com autonomia de até nove horas em uso constante, e uma forte aposta em conteúdos multimídia nacionais, como músicas de Ivete Sangalo.

Dentro da promoção da Claro, o modelo sai por menos que o iPad com 3G mais barato, à venda por R$ 1.849 na Apple Store.

No entanto, a capacidade de armazenamento do Ypy 7 3G é inferior ao do iPad, que comporta 16 GB, enquanto o modelo brasileiro vem com 10 GB, expansíveis a 18 GB com cartão de memória.

TIM amplia oferta de seguros de aparelhos em mais de 80 lojas próprias

A TIM expandiu o roll out da oferta de seguros de aparelhos contra roubos e furtos em suas lojas próprias. As vendas do produto foram iniciadas em 13 unidades em 2011 e, hoje, já estão disponíveis em mais de 80 lojas, nos mais variados Estados do país. Em algumas lojas, a taxa de contratação do seguro para determinados modelos de smartphones chega a atingir 25%, indicado uma forte tendência do consumidor em querer assegurar um produto considerado essencial para a vida moderna.

A estratégia vem ao encontro da alta penetração dos “modelos inteligentes” na base de usuários da TIM – que hoje é de 31%, um aumento de mais de 18 pontos percentuais em relação ao ano passado. Nas vendas totais, os smartphones correspondem a 77,4% de novos aparelhos comercializados, contra 39% há um ano.

Na Oi, cliente que comprar Smartphone ganhará flores para presentear a mãe


A Oi preparou uma ação especial para o Dia das Mães: clientes que comprarem os smartphones Lumia 800 e Lumia 710, da Nokia, ganharão um arranjo de flores para presentear a mãe. O envio do brinde é feito via internet, pelo Flores Online ). No mesmo site, é possível consultar as lojas Oi que participam da ação. 

Ao comprar um dos dois aparelhos nas lojas participantes, o cliente receberá uma raspadinha. Para resgatar o presente, basta raspar o cartão e digitar no site Flores Online o código que aparecerá impresso. Junto com o arranjo, o cliente também pode enviar um cartão com uma mensagem para a mãe. A promoção estará disponível até o dia 9 de maio e está sujeita à duração do estoque. 

O Lumia 710 e o Lumia 800 foram lançados no Brasil em março, marcando a chegada ao mercado nacional dos primeiros modelos Nokia com Windows Phone. Com os novos planos Oi Smartphone, lançados este mês, é possível obter descontos para a compra dos aparelhos. Aderindo ao Oi 400 Smartphone, por exemplo, o cliente ganha desconto de R$ 1.000 e pode levar um Nokia Lumia 710 de graça. No plano, que sai por R$ 179 mensais, estão incluídos 400 minutos para falar com qualquer operadora em ligações locais; internet ilimitada; SMS ilimitado para qualquer operadora; ligações locais ilimitadas para Oi móvel e fixo de qualquer operadora após o término da franquia; e Oi WiFi ilimitado.

Pagamento por celular deve estrear no 2º semestre deste ano

A bandeira MasterCard e a Vivo devem iniciar no segundo semestre as operações da joint venture que anunciaram no final do ano passado para operar no pagamento com celular. “Estamos na fase de estruturação da nova empresa”, disse a jornalistas o presidente da MasterCard, Gilberto Caldart. O objetivo é ter um primeiro produto no mercado até o final do ano.


A empresa, ainda sem nome definido, será 50% controlada pela Vivo e 50% pela bandeira americana. O foco é desenvolver soluções para o pagamento com celular. Caldart destaca que o objetivo é criar soluções que possam ser usadas por qualquer operadora de telefonia e não apenas a Vivo.
A MasterCard resolveu criar duas empresas diferentes para o pagamento com celular. Uma para 12 países da América Latina, em parceria com a Telefonica, que já está operacional em países como a Argentina e recebeu o nome de Wanda.
A outra é só para o mercado brasileiro. A região é uma das que mais crescem dentro das operações da bandeira americana no mundo.
Caldart avalia que o mercado de cartões brasileiro pode dobrar de tamanho. Atualmente, cerca de 25% do consumo privado é pago com meios eletrônicos de pagamento, ante média bem maior, na casa dos 45% a 50%, em países desenvolvidos. “Podemos atingir esse porcentual em alguns anos”, afirmou.
No Brasil, um dos segmentos em que a MasterCard aposta é o de cartões pré-pagos, que são carregados em dinheiro e podem ser usados em toda a rede que aceita plásticos de crédito e débito. Recentemente, a bandeira lançou um produto, em parceria com a Ticket e o Itaú, para o pagamento de fretes por caminhoneiros. O motorista recebe o valor do frete no cartão e usa o plástico nas estradas, em postos de combustível, oficinas e restaurantes.
“O mercado de cartões pré-pagos ainda é inexplorado no Brasil”, destacou Caldart. O presidente da MasterCard participa neste feriado prolongado do 11º Fórum de Comandatuba promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que reúne 750 executivos, empresários e políticos na Bahia para discutir os rumos da economia.

18 milhões de usuários 4G em 2015. Será mesmo?

Relatório da empresa de pesquisa em tecnologia Pyramid indica que o Brasil terá mais de 18 milhões usuários do sistema LTE até o final de 2015, apesar do ceticismo de algumas operadoras quanto à capacidade do país para implementar essa tecnologia. O sistema trará a oferta da tecnologia 4G para o país.

Segundo o governo, que leiloará as faixas de frequência para a tecnologia em junho, a meta é ter o 4G, ao menos nas cidades-sede da Copa do Mundo, até o ano do avento: 2014.

Na opinião de Vinicius Caetano, analista sênior da Pyramid, apesar de algumas operadoras acreditarem que o Brasil ainda não esteja pronto para implementar essa tecnologia, já que o 3G ainda não atingiu sua maturidade, os reguladores parecem determinados. “A Anatel quer posicionar o Brasil como líder nessa tecnologia, com uma rede funcionando plenamente para a Copa do Mundo, em 2014”, diz caetano.

Esse será um dos temas que os provedores de serviço e agências regulatórias da América Latina irão debater durante a Rio Wireless International Conference, nos dias 21 e 22 de maio de 2012. Executivos da Oi, ITU, Ministério das Comunicações, Vivo, Sinditelebrasil, entre outros, já confirmaram presença nos diversos painéis programados para o segundo dia da conferência.

Das quatro maiores operadoras, TIM, Vivo e Oi se posicionaram contra o leilão do 4G nesse ano, solicitando um adiamento. A Claro defendia a realização na data.

Estudo divulgado pela GSA Association aponta que as implantações comerciais das redes LTE, tecnologia do 4G, em 2011, quase dobraram no mundo frente o ano anterior, passando de 15 para 29. Segundo a pesquisa Evolution to LTE, são 285 operadoras que já têm planos ou estudos em andamento para implantação de redes com a tecnologia de conexão. A previsão da GSA Association é que ao final de 2012, sejam 119 redes comerciais LTE em 50 países.

No Brasil, onde o 4G já está operando pela Sky em Brasília, apenas para comunicação de dados por modem, as grandes operadoras protagonizam uma queda de braço.