26/07/2024
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TIM lança ação promocional Facebook SMS Zero

A TIM traz para seus clientes a promoção Facebook SMS Zero, que oferece interação gratuita, pelo celular, na rede social que mais cresce no Brasil. A operadora já disponibiliza o serviço de atualização do Facebook via mensagens de texto desde o fim de 2010 e, a partir de hoje, permitirá que os usuários atualizem o status, escrevam no mural dos amigos, enviem mensagens privadas, procurem contatos e recebam atualizações – tudo sem qualquer custo – na plataforma Facebook Móvel.

“Temos uma parceria de longa data com o Facebook e buscamos oferecer para nossos usuários formas variadas de acesso à rede social. Essa nova ação permitirá que clientes que ainda não conhecem a experiência de uso do Facebook pelo celular possam se manter conectados aos amigos da rede mesmo em aparelhos sem acesso à web, através do SMS, que é uma ferramenta popular e compatível com 100% dos modelos de nosso portifólio”, explica Flávio Ferreira, gerente de Marketing VAS da TIM Brasil.
Para participar, o cliente deve cadastrar seu número TIM em sua conta no Facebook e enviar um SMS com a letra F para 32665 e informar o código de confirmação recebido no site. Com o término da promoção, válida por até 60 dias após o cadastro inicial, para cada torpedo enviado será cobrado o valor de R$0,31 mais impostos. As mensagens recebidas permanecem sem custo para o usuário.
O Facebook Móvel permite ao cliente, onde quer que esteja, se manter conectado à rede social sem a necessidade de um computador ou um smartphone, apenas utilizando mensagens de texto. O usuário ainda tem a opção de adaptar o serviço de acordo com sua preferência, como a quantidade de mensagens que gostaria de receber diariamente, assim como o melhor horário de recebimento dos torpedos.

Claro lança promoção gratuita para garantir interatividade com os clientes



A partir de agora todo cliente Claro terá a oportunidade de ganhar prêmios de forma gratuita. A operadora acaba de lançar uma promoção de interatividade SMS, chamada Prêmios Todo Dia Claro, em que o usuário que enviar a keyword TV para 4040, sem custo, automaticamente ganha um cupom para sorteio do dia de cinco TVs 40” LED com pacote Claro TV HD por um ano.


Para aumentar o número de cupons gratuitamente, basta responder a um quiz. A cada resposta enviada, são acumulados mais pontos para o sorteio. É possível interagir com até cinco perguntas por dia, todas de forma gratuita. Quanto mais interatividade, mais chances. Após responder a quarta questão, é possível, ainda, concorrer ao prêmio de R$ 10 mil diariamente. Apenas neste caso existe uma assinatura do serviço, R$ 1,40 por dia, e o cliente terá que enviar a palavra-chave SIM ou OK para o shortcode indicado na mensagem.

No total serão contempladas 600 pessoas com TVs mais pacote de TV por assinatura, e 120 sorteados com a assinatura Premium. A ação tem duração de 120 dias e será realizada até 14 de agosto.

A qualquer momento é possível sair da promoção, enviando também gratuitamente a palavra-chave SAIR para 4040 ou 5050, ou ligando para a Central de Atendimento Claro. Informações gerais da promoção podem ser obtidas enviando os comandos gratuitos: AJUDA, PONTOS, e SAIR, ou pelo próprio site: http://www.premiostododiaclaro.com.br.

Justiça proíbe operadora Claro de instalar novas antenas de celular em SP

Empresa tem 749 antenas irregulares, segundo levantamentos da prefeitura da cidade

Antenas






























O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) proibiu a operadora de telefonia móvel Claro de instalar novas antenas de celular na capital paulista. Caso descumpra a decisão, a empresa terá que pagar multa diária de R$10.000 por cada construção. O pedido foi feito pela PGM (Procuradoria Geral do Município), sob o argumento de que a empresa (assim como outras duas) possui antenas instaladas clandestinamente em locais inapropriados e sem licença de funcionamento.

De acordo com a PGM, a decisão de entrar na Justiça foi tomada depois do acúmulo de centenas de processos administrativos instaurados e também “por causa do desrespeito contínuo mesmo após as multas administrativas terem sido corrigidas de R$ 6.000 para R$ 100 mil reais em 2010”.

A Lei 13.756 de 2004, que dispõe sobre a instalação de antenas no município de São Paulo, concedeu prazo de um ano para que operadoras regularizassem seus equipamentos. Depois , esse prazo foi prorrogado por mais seis meses. A prefeitura informou que , as operadoras não regularizaram as antenas e , ainda, instalaram muitas outras sem a devida licença municipal.

Com base nos levantamentos da prefeitura, a Claro tem 978 antenas, das quais 749 são irregulares (75,6%). De acordo com a PGM, também serão propostas ações contra outras operadoras que não estiverem cumprindo a legislação. 

Por meio de nota, a Claro afirmou que ainda não foi notificada formalmente sobre a decisão judicial.

Ronaldo participará de Hangout do Google+ para divulgar 3GMax

O ex-jogador de futebol Ronaldo vai participar do primeiro Hangout On Air de uma marca do Brasil no Google+. A ação é uma estratégia da Claro para divulgar o novo serviço de Internet móvel da operadora, o 3GMax. Durante o evento, os convidados da empresa vão responder perguntas enviadas ao vivo pelo publico através das redes sociais. A transmissão vai acontecer ao vivo também no Youtube e Orkut, nessa quinta-feira, 26, às 20 horas.


A ação é resultado de uma parceria entre a Claro e o Google, e foi idealizada pela agência Ogilvy & Mather. Para assistir a transmissão basta acessar a página da Claro Brasil no Google+ na hora marcada. Já para enviar perguntas aos apresentadores, o usuário deve usar a hashtag #HangoutClaro, tanto do Google+ quanto do Twitter.

Os Hangouts On Air já foram usados por diversas personalidades, como o presidente Barack Obama, o grupo Black Eyed Peas, a cantora Marisa Monte e até mesmo o Dalai Lama, junto com o arcebispo Desmond Tutu. Mas é a primeira vez que uma empresa brasileira usa o serviço para uma ação de publicidade.

Então vai se preparando aí que o Hangout começa daqui a exatamente 1 hora. E claro que você não vai perder né.

Afetados por apagão na telefonia ontem serão ressarcidos, garante Anatel

A agência, que é responsável por monitorar e determinar regulamentações na área de telecomunicações no Brasil, garantiu que todos os usuários afetados pela falha serão ressarcidos.

Fibra Ótica (Foto: Reprodução)


A Anatel enviou na ontem (25) uma nota à imprensa com mais detalhes do que planeja fazer acerca do triplo rompimento de fibra, ocorrido na tarde dessa quarta-feira.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que:

* Ontem, 25 de abril, ocorreram problemas em redes de fibras ópticas que resultaram em queda de qualidade e, a partir de 13h, na interrupção dos serviços de Longa Distância, telefonia móvel pré-paga (voz e SMS) e internet nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;

* De acordo com informações levantadas pela Anatel até o momento, os eventos ocorreram devido a rompimentos em cabos de fibras ópticas e prejudicaram usuários da Vivo/Telefônica, GVT/Geodex, Tim, Intelig, Oi, Eletronet, Global Crossing/Level 3, Claro, Embratel e Net;

* O problema principal foi o rompimento de fibras no quilômetro 66 da BR-116, no Paraná, entre Quatro Barras e Campina Grande do Sul;

* Foram abertos procedimentos administrativos em face das prestadoras, com vistas à apuração dos fatos e das responsabilidades de cada agente, com vistas à aplicação das sanções cabíveis;

* Os serviços começaram a ser normalizados a partir das 16h30min;

* Os usuários prejudicados serão ressarcidos pelo tempo em que foram privados dos serviços, nos termos da regulamentação da Anatel;

* Em caso de dúvidas ou reclamações, os usuários podem entrar em contato com a Anatel ligue 1331.

Embratel não poderá cobrar ligações DDD originadas de seus orelhões

Medida cautelar da Anatel foi emitida em função do desempenho “insatisfatório” da operadora no plano de revitalização dos Tups
As Superintendências de Serviços Públicos e de Universalização da Anatel emitiram medida cautelar determinando à Embratel que se abstenha de cobrar as chamadas de Longa Distância Nacional originadas dos orelhões de responsabilidade da empresa. A penalidade é resultado do desempenho “insatisfatório” da operadora na execução do plano de revitalização da telefonia de uso público, iniciado em setembro de 2011. Foi constatado que parte significativa da planta de pouco mais de 1500 “orelhões” da empresa continua fora de condições regulamentares de uso.

De acordo com a medida, emitida dia 20 deste mês, a gratuidade deverá ser iniciada em 30 de abril de 2012 para o mínimo de 70% da planta, alcançando, até 30 de junho de 2012, 100% dos orelhões da Embratel e durará até 31 de dezembro de 2012. Durante este período, a Embratel deverá divulgar a gratuidade em jornais de grande circulação.

O despacho determina, ainda, que a Embratel eleve a disponibilidade e a adequada condição de funcionamento da planta de “orelhões” a patamares de, no mínimo, 80% em 30 de setembro de 2012 e de 95% até 31 de dezembro de 2012, sob pena de restrição à cobrança de outras chamadas, inclusive originadas em terminais de acesso individual.

A Embratel tem a obrigação de atender as localidades que possuem entre 100 e 300 habitantes e estão a mais de 30 quilômetros de qualquer localidade que possua acessos individuais de telefonia fixa. A avaliação é realizada com base em relatórios de fiscalizações realizadas em campo pela agência e em informações fornecidas pelas concessionárias. A maioria dos orelhões mantidos pela operadora está na região Norte.

O Plano de Revitalização apresentado pelas Concessionárias alcançou todo o território nacional. Com prazos previstos para conclusão diferenciados por prestadora: 31 de dezembro de 2011, para Telefônica, Sercomtel e CTBC; 31 de março de 2012, para Embratel e 30 de junho de 2012 para a Oi.

O desempenho das demais concessionárias também é objeto de análise pela Anatel. Eventuais resultados insatisfatórios também motivarão a aplicação das medidas necessárias para a melhoria da qualidade dos orelhões no Brasil.

Celulares da Apple e Samsung deixam rivais comendo poeira

A Apple Inc. e a Samsung Electronics Co. devem deixar bem claro que a indústria de celulares inteligentes está cada vez mais dividida entre quem pode e quem se sacode.

A Apple divulgou ontem um lucro para os primeiros três meses do ano, e a Samsung também deve ficar no azul no balanço que divulgará na semana que vem. Em grande parte, isso se deve às vendas de smartphones. Juntas, elas venderam quase metade de todos os smartphones, despachando concorrentes como a Nokia Corp., a HTC Corp. e a Research In Motion Ltd.

Ainda assim, a Apple e a Samsung chegaram ao topo usando cartilhas bem diferentes.

A Apple, empresa mais valiosa do mundo, vende só um celular, o iPhone. A empresa de Cupertino, na Califórnia, prioriza design e lucratividade contra faturamento. Ela também investe pesado em sua marca e em suas lojas controladas à rédea curta, e se beneficia de um forte ecossistema de softwares e apps.

Por sua vez, a Samsung, a empresa de tecnologia que mais faturou no mundo todo ano passado, vai de escala. A companhia sul-coreana capta tendências com rapidez e diversifica suas apostas, criando várias versões de diversos produtos para atender às necessidades de parceiros. Ela aumenta os lucros controlando sua própria manufatura.

A divergência de caminhos é prova de que modelos diferentes podem prevalecer. Tanto a Apple quanto a Samsung estão perto de ter 25% do mercado mundial de smartphones, segundo a firma de pesquisas IDC, que estima que esse segmento atingirá US$ 219 bilhões em vendas este ano.

As duas empresas foram as únicas grandes fabricantes de smartphones a ganhar mercado no quarto trimestre. A fatia da Apple passou de 16% no fim de 2010 para 23,5%. A da Samsung foi de 9,4% para 22,8% no mesmo período.

Além disso, a Apple e a Samsung juntas obtiveram 91% dos lucros operacionais de todas as fabricantes de celulares no quarto trimestre, comparado com 61% ano passado, segundo a Strategy Analytics, uma firma de pesquisa de mercado sediada em Londres.

“A esta altura, realmente parece que essas duas estão se distanciando”, disse Manish Nigam, analista de tecnologia do Credit Suisse em Hong Kong.

A batalha por supremacia tem causado colisões entre a Apple e a Samsung. Em abril de 2011, a Apple processou a Samsung acerca de designs e patentes. A Samsung processou de volta e a batalha jurídica se espalhou para nove países.

Recentemente, a Samsung partiu para cima da Apple em seu marketing do celular Galaxy, com comerciais que tiram sarro dos fãs da Apple.


Mas as companhias também aprenderam a trabalhar uma com a outra. A Apple é a maior cliente das divisões de componentes da Samsung, que fazem telas e chips. E sua batalha jurídica não afetou o desempenho de nenhuma das duas.

Apple e Samsung não quiseram comentar.

Apesar da predominância delas, “não vai ser sempre uma corrida de dois cavalos”, disse Rajeev Chand, diretor de pesquisa para o banco de investimentos Rutberg & Co. Ele observa que atores menores como a fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei Technologies Co. estão crescendo, embora em menor escala.

De fato, a indústria de celulares tem se caracterizado por ciclos rápidos de produtos, em que um só ciclo perdido pode prejudicar. “Essa indústria se move em ciclos onde algumas empresas dominam por um tempo e então caem”, disse Neil Mawston, diretor executivo da Strategy Analytics. “Nos anos 80, era a Motorola, depois a Ericsson e em 2000 foi a vez da Nokia. Agora, são a Apple e a Samsung.”

O setor está tentando se proteger contra o crescente predomínio das duas. A telefônica americana Verizon Communications Inc., cujos investidores estão incomodados com o custo de oferecer o iPhone, anunciou na semana passada que também iria oferecer celulares que rodam o software Windows, da Microsoft Corp. Nos Estados Unidos, as operadoras pagam cerca de US$ 400 para subsidiar o custo de um iPhone, estimam analistas.

“É importante que haja um terceiro ecossistema que seja incluído na mistura aqui, e nós damos total apoio ao da Microsoft”, disse o diretor financeiro da Verizon, Francis Shammo, na semana passada.

A AT&T Inc., por motivos similares, botou bastante peso no Lumia 900, da Nokia, que também roda o Windows. A Nokia afirmou na semana passada que as vendas nos EUA foram boas, mas em geral foram “mistas” e que iria rebaixar “profundamente” os preços do Lumia.

A Verizon e a AT&T não quiseram comentar ou não responderam a pedidos de mais comentários.

O ímpeto da Samsung é particularmente notável. Analistas esperam que a companhia, que depende bastante de telefones que rodam o programa Android, da Google Inc., dobre o volume de vendas de seus smartphones este ano. No ano passado, a Samsung vendeu 94 milhões deles, segundo a IDC, e a Apple, 93,2 milhões.

A Samsung já conseguiu superar a ex-líder do mercado, a Nokia, ao adotar vários sistemas operacionais e, quando o Android começou a se destacar, colocou mais recursos em produtos que usam esse software. A Samsung usou estratégia parecida quando outros eletrônicos, como televisores e aparelhos de DVD, passaram por transições tecnológicas.

A Samsung também se beneficiou do desejo de revendedores de oferecer alternativas ao iPhone, dando-lhes mais produtos em várias categorias de preço para trabalhar. Como a Apple, a Samsung tem escala que permite pagar menos que os concorrentes por componentes.

A Samsung criou cinco níveis de celulares baseados no Android que se distinguem por preço e funções, com dois ou três modelos em cada nível para ajudar as operadoras e outros distribuidores a se distinguir uns dos outros. A companhia também está fazendo telefones baseados no programa Windows Mobile, da Microsoft, e em seu próprio sistema operacional, o Bada.

Na semana que vem, a Samsung deve revelar uma nova versão de seu carro-chefe, o smartphone Galaxy, com um evento em Londres que tem gerado zunzunzum entre fãs do setor.

Espera-se que a Samsung, que divulga resultados na sexta-feira, mostre uma alta de 80% no lucro, para cerca de US$ 4,4 bilhões, graças em grande parte a celulares, mas também à força no segmento de chips e a um retorno de seus negócios de TV, que lidera o setor.

A Apple divulgou ontem um salto de 94% no lucro, para US$ 11,62 bilhões.

A Apple, que mantém alguns dos modelos mais antigos do iPhone no mercado, vendeu 37 milhões de iPhones nos últimos três meses do ano passado, mais do que o dobro de um ano antes. Mas a estratégia de um só produto da Apple deve ser testada conforme smartphones se tornam mais comuns, particularmente em mercados menos afluentes como Índia e China.

“A Apple está chegando a uma bifurcação na estrada em que terá de decidir se continua sendo um participante de preço alto ou se entra no meio-termo do mercado de massa”, disse Mawston.

Deputado diz que operadoras de celulares debocham dos poderes constituídos

As operadoras de celular continuam a desobedecer a lei. O roubo é descarado e à luz do dia”, afirma indignado, o deputado Paulo Duarte (PT), ao mostrar que as empresas de telefonia celular ainda descumprem a Lei nº 4.084, de autoria do parlamentar e promulgada pela Assembleia Legislativa, em setembro de 2011. De acordo com a lei, as operadoras estão proibidas de fixar tempo para utilização dos créditos pré-pagos em todo o Mato Grosso do Sul.
No entanto, as empresas continuam estipulando limites e divulgam os prazos acintosamente, inclusive nas lojas e nos sites, como é o caso da operadora Claro, que mantém em suas revendas informes com o valor dos créditos e seus respectivos períodos de utilização.

Se o cliente adquirir R$ 5,00, por exemplo, os créditos deverão ser utilizados no prazo máximo de 7 dias. “Isso é uma afronta à Assembleia Legislativa, que promulgou a lei. As empresas debocham dos poderes constituídos! Elas estão questionando na justiça, mas até agora não houve manifestação do Superior Tribunal Federal a respeito do assunto, portanto a lei está em vigor e deveria ser cumprida”, defende o deputado.

Para Duarte há um desinteresse generalizado em relação ao cumprimento de determinadas leis como a dos créditos de celulares pré-pagos. “O Procon sabe que a lei está sendo descumprida e não faz nada. O Governo não se interessa porque quanto mais créditos o consumidor adquire, mais ICMS ele (Governo) arrecada. A empresas investem em propagandas no horário nobre da TV, com celebridades e enganam o consumidor”, critica o parlamentar, ao lembrar que quem paga o ICMS, que é um imposto indireto, é o consumidor, e que as operadoras por não terem encargos lucram de forma exorbitante.

De acordo com dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Mato Grosso do Sul tem 3,4 milhões de linhas de celulares habilitadas. Desse total, 2,4 milhões são de celulares pré-pagos, o que corresponde a 80,96% dos aparelhos ativos.

Durante discurso, na tribuna da ALMS, Paulo Duarte demonstra o quanto as empresas lucram com a fixação do limite de prazo para utilização dos créditos. Numa conta rápida, o deputado explica que se a cada cinco reais adquiridos em créditos, as operadoras ficarem com dois reais, haverá um lucro superior a quatro milhões de reais. “As empresas apostam que o consumidor não vai perder tempo para reclamar por causa de cinco reais, mas some-se isso a milhares de celulares pré-pagos, aqui no Estado e no Brasil, quanto dinheiro não dá de lucro para essas empresas”.

Por fim, Duarte disse que irá encaminhar um ofício ao Ministério Público Estadual e vai anexar ao documento as imagens dos cartazes localizados nas lojas da Claro. Essa será uma forma de cobrar providências para o efetivo cumprimento da lei no Estado. “Todas as leis são contestadas no estado onde foram aprovadas. Nesse caso, as operadoras pularam todas as etapas que deveria ser primeiro o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, depois o Superior Tribunal de Justiça e por último, o Superior Tribunal Federal. Isso demonstra a importância, para essas empresas, de continuar com a ilegalidade, surrupiando o consumidor”.

Rompimento de cabos causam apagão na rede de telefonia celular e internet

Um apagão atinge a internet de banda larga e 3G e telefonia celular na região Sul e no estado de SP. A maioria dos sites não abre e não é possível fazer ligações entre celulares. O problema começou por volta das 13 horas. As informações são de que houve rompimento de cabos de fibra ótica da Intelig, GVT e Eletronet. Um dos rompimentos seria no Paraná. Segundo técnicos consultados pela reportagem, a previsão é que o reparo seja feito até às 18 horas, mas os serviços já estão se normalizando normalmente. A assessoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está monitorando o caso e trabalhando em conjunto com as empresas de telefonia e internet para que os serviços retornem o mais rápido possível

Foram afetados os serviços da GVT, Copel, TIM, Vivo, Claro e Nextel.

A Comunicação Corporativa da TIM confirmou que houve um ponto de rompimento na rota principal que liga SP a Curitiba. As duas rotas alternativas também apresentaram problemas (um ponto de rompimento em cada). Essas rotas são compartilhadas, por isso, outras operadoras também apresentam problemas. A transmissão de dados parte de Curitiba para os outros Estados do Sul e a rede de longa distância de dados é administrada por um fornecedor que, segundo a TIM, já está trabalhando nos reparos, mas não há previsão de quando o conserto estará feito.

A empresa Vivo admitiu o problema mas ainda não sabe dizer a dimensão do problema.

O serviço da NET não caiu, mas a conexão está lenta. Segundo a assessoria de imprensa, o apagão não atinge os serviços da operadora Oi.

Mais informações a qualquer momento.

Internautas reclamam na web

Usuários no Twitter reclamaram da situação, fazendo com que os nomes das empresas TIM e GVT fossem parar nos trending topics do microblog no País. “O que esta havendo com a GVT, TIM, VIVO – Todas sem Sinal – Acho que isso é um sinal para o fim do mundo…”, disse no Twitter o usuário @Naypolin.

Já a usuária @anandazanini falou: “nao me importo de ficar sem internet gvt mas DEVOLVE O SINAL DA TIM =( MIMIMI”. O usuário @OSGuilherme conta mais e pede: “Parece que foi a tempestade solar mesmo. Tim, Claro, Oi, Vivo 3G, GVT e o alarme do meu carro… Tudo louco”, afirmou no Twitter.

A usuária @bicmuller também se pronunciou: “Um cabo se rompeu e comprometeu o sinal da TIM, GVT, Oi no SUL do país. É pouco ou quer mais?”, disse.

Já o usuário Rafael Andreotti, “@opeattack, afirma: “aparentemente um cabo de fibra ótica se rompeu e escangalhou o sinal da GVT e da TIM (…)”.

Falha impede transmissão de sabatina

O problema impediu a transmissão ao vivo da sabatina com o pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, realizada na tarde desta quarta-feira nos estúdios do SBT na capital paulista.

Portanto vemos que o dia não foi realmente fácil para os técnicos em Telecomunicações mesmo.

Com a guerra das operadoras, preço do minuto no celular cai 50% em dois anos

A tarifa média cobrada pelas operadoras de celular caiu de R$ 0,40 por minuto, no fim de 2008, para R$ 0,20 no início de 2012 — uma redução de 50% em dois anos. O consumidor brasileiro, porém, ainda é penalizado pelo preço das ligações para operadoras diferentes da que mantém a conta — e que é a mais cara do mundo. 

As informações foram divulgadas ontem em São Paulo, pela desenvolvedora de software Pricez e pela consultoria Teleco. “Nas ligações para outras operadoras, as chamadas off net, o Brasil ainda tem as tarifas mais caras do mundo. Mas, nas ligações para a mesma operadora, temos preços muito competitivos e que estão derrubando o valor médio do minuto”, afirmou Eduardo Tude, presidente do Teleco.

O fator que mais contribui para a queda no preço da tarifa de celular é o aumento da concorrência e a disputa das operadoras para a conquista de novos clientes. Por conta dessa corrida entre as prestadoras do serviço, estão ativos no mercado 4 milhões de combinações de planos e promoções por DDD, segundo calculou a Pricez.

“Com tantas opções, é impossível para o cliente, sozinho, pesquisar, escolher o plano e ter a certeza do melhor preço”, avalia Diego Oliveira, presidente da Pricez.

A empresa desenvolveu um software que faz essa comparação, sob medida e gratuitamente. A partir de perfis de consumo definidos pela Organização Internacional de Telecomunicações, a Pricez simulou quais são os planos mais baratos para quem tem consumo alto, médio e baixo em planos pós-pagos. 

Nos dois primeiros quesitos, a Oi é a operadora com menor tarifa. Para quem tem consumo intenso, o plano eleito foi o “Oi à vontade 600”. Para consumo médio, o “Oi à vontade 220” é o mais em conta. Para quem usa pouco o celular no pós-pago, porém, a melhor alternativa, segundo a simulação, é escolher o “Fala mais Brasil com bônus”, da Claro.

No pré-pago, quem recarrega R$ 10 no mês, encontra a tarifa mais em conta no “Tim infinity Pré”. Para recarga de R$ 20, o “Oi Cartão Ilimitado” é o que menos pesa no bolso. Em recargas de R$ 30 o “Oi Cartão Ilimitado” é o que tem melhor tarifa ao consumidor.

Embora a Oi ofereça o menor preço em quatro das seis categorias, a empresa é a segunda mais reclamada entre as operadoras de telefonia móvel na Fundação Procon de São Paulo — 754 reclamações em 2011, aumento de 46% sobre o total reclamado em 2010. 

Em nota, a Oi diz que assumiu compromisso com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) de “interação colaborativa para assegurar a qualidade no atendimento” e que, entre 2010 e 2011, registrou queda de “15,7% nos atendimentos nos Procons de todo o país”. Já a Claro disse que não faria comentários até conhecer melhor os critérios utilizados na pesquisa.