26/07/2024
Início Site Página 2444

Oi será a operadora oficial do Rio +20

A infraestrutura montada pela operadora deve atender ao menos a 135 chefes de Estado

A Oi venceu a licitação para oferecer serviços de telecomunicações na Conferência Rio +20, que acontece em junho próximo na cidade do Rio de Janeiro. 

Segundo a operadora, os serviços prestados serão de telefonia fixa, WiFi, videoconferência e a conexão de mais de 150 totens, espalhados em hotéis e aeroportos, com divulgação de informações sobre o evento. Ao todo, serão instalados mil ramais telefônicos e quase 1,7 mil pontos cabeados para acesso à Internet, além de servidores da plataforma Oi Smart Cloud.

A rede WiFi instalada pela Oi terá capacidade para suportar até 67 mil usuários simultaneamente, tanto no Rio Centro quanto no Parque dos Atletas, Arena da Barra, Píer Mauá, Galpão da Cidadania, região do MAM, entre outros pontos.

A infraestrutura montada pela operadora deve atender ao menos a 135 chefes de Estado já confirmados e outros participantes da conferência internacional promovida pelas Nações Unidas para debater temas como água, clima e pobreza.

O valor a ser pago à Oi pelos serviços não foi divulgado.

Alcatel-Lucent será integradora de novo serviço IPTV da Oi

Operação comercial está prevista para começar no 3º trimestre de 2012


A Alcatel-Lucent foi escolhida pela operadora Oi para realizar a integração de seu novo serviço de IPTV, previsto para entrar em operação comercial no fim do 3º trimestre. Segundo Jônio Foigel, presidente da empresa no Brasil, a entrega de conversores aos usuários também será uma atribuição da companhia durante o primeiro ano. A escolha foi anunciada durante o Investor Day da Oi em Nova York na semana passada. “Vamos fazer toda a integração da plataforma Microsoft com as redes de fibra e de IP”, disse hoje (23), em São Paulo.

4G

Após ficar fora do processo de implementação da frequência 3G no Brasil, Foigel garante que não repetirão o mesmo erro com o LTE. “Na época do leilão da 3G nós estávamos no meio de nossa fusão”, disse. “Perdemos o timing. Mas isso serviu de lição, agora estamos cientes de que precisamos estar um passo à frente dos concorrentes”. Segundo ele, a Alcatel-Lucent já realizou testes bem sucedidos na frequência 4G em parceria com diversas operadoras.

A empresa oferece um desenho de rede com solução para LTE baseada em sites macro e em metro células, como forma de driblar problemas de licenciamento municipal de antenas cada vez mais comuns no Brasil. “Nossas metro células são responsáveis por incrementar a qualidade da cobertura das ERBs, além de possibilitar o redirecionamento do recurso de rede para onde o tráfego de dados se encontra”, explica Osvaldo di Campli, presidente para a região do Caribe e América Latina da Alcatel-Lucent. “Saímos na frente nesse ponto, tanto é que hoje em dia vemos a concorrência investir em tecnologias semelhantes. Nossas metro células podem ser instaladas até mesmo em alguns semáforos que possuem cabos de fibra dentro do poste. É um eco sistema completamente novo”.

Oi oferece até 2 meses de músicas grátis na compra de um smartphone

A Oi acaba de lançar mais uma oferta especial para o Dia das Mães

Na compra de qualquer smartphone compatível com os sistemas Android, IOS (iphone e iPad) e Blackberry, o cliente ganha dois meses grátis de degustação do Oi Rdio, o serviço de streaming que oferece 15 milhões de músicas para ouvir onde quiser, no celular ou no computador, a qualquer hora. 

Para participar, basta seguir o passo a passo que vem no adesivo colado na caixa do aparelho, raspar o código promocional e pronto! É só buscar seu artista ou música favoritos e ouvir sem limites. 

Lançado em novembro de 2011, o Oi Rdio apresentou ao Brasil um novo jeito de consumir música, muito mais interativo. Parceria com a americana Rdio, o serviço de streaming permite que o usuário tenha acesso a música ilimitada, para ouvir quando quiser, pela web ou mobile, compartilhar músicas com amigos, criar playlists e sintonizar estações de rádio do seu artista favorito. 

O Oi Rdio ainda traz o conceito de rede social ao possibilitar que o usuário siga seus amigos, formadores de opinião e marcas que se identifique, descobrindo músicas novas e acompanhando o que as pessoas estão ouvindo em outros países também. O Oi Rdio confirma a estratégia da companhia de direcionar seu brandcontent, incluindo o pilar de música, para o conceito de fornecer acesso a conteúdo. O serviço também é válido para clientes de outras operadoras. Para maiores informações sobre o serviço de músicas da Oi, o Oi Rdio acesse: www.oirdio.com.br.

Vivo leva internet móvel 3G a 250 municípios de Bahia e Sergipe

Com a ativação da rede 3G da Vivo em Itamaraju, na Bahia, 82,5% da população deste estado (201 municípios) e de Sergipe (49) já desfrutam os benefícios da conexão em alta velocidade pela internet móvel. Apenas em 2012, a empresa passou a oferecer o serviço em 54 cidades da Bahia e nove de Sergipe.

A chegada da tecnologia 3G a essas cidades faz parte do Plano Vivo Internet Brasil, que coloca a companhia na liderança em número de localidades atendidas nos dois estados, com número de municípios cobertos superior à soma das demais empresas do setor. Em todo o Brasil, a Vivo oferece internet móvel de alta velocidade em mais de 2.700 municípios.

A Vivo também lidera o mercado de telefonia nestes dois estados, com 30,4% do total de linhas ativas na região. Atualmente, são mais de 4,3 milhões de clientes na Bahia e 1,4 milhão em Sergipe. Nos 37 meses de existência do Índice de Desempenho do Atendimento (IDA), da Anatel, em 36 a Vivo teve os melhores índices entre as operadoras nacionais.

Novamente, Câmara cobra melhorias no sinal de telefonia móvel

O excesso de reclamações dos usuários e até campanhas nas redes sociais motivaram a Câmara de Vereadores de Criciúma a convocar mais uma reunião a fim de discutir o sinal de telefonia móvel no município, ou melhor, esclarecer dúvidas sobre a péssima qualidade do serviço prestado pelas operadoras aos consumidores. Requerimento do presidente da Câmara,Antônio Manoel (PMDB), e com aprovação por unanimidade na sessão de ontem à noite, a nova reunião com representantes das prestadoras está marcada para o dia 14 de maio.

As discussões em torno do assunto são antigas e voltam à tona após aprovação, em outubro do ano passado, do projeto de alteração de lei de autoria do vereador Itamar da Silva (PSDB). “A lei aprovada em 2000 vetava a colocação de antenas a menos de 300 metros de uma residência. Não sou defensor dessas empresas de telefonia móvel, mas é preciso admitir que elas não tinham culpa, havia interesse por parte delas para melhorar a qualidade do serviço, mas nada podia ser feito por causa da lei anterior”, conta Silva. Com a alteração aprovada pelos vereadores, agora o limite de distância entre uma antena e uma residência passou de 300 metros para 30 metros.

Conforme está constatado pela Divisão de Planejamento Físico-Territorial (DPFT) da prefeitura de Criciúma, seis pedidos de regularização de antenas e mais cinco para novas instalações foram protocolados no município nos últimos cinco meses, após a mudança na lei. A informação passada pela arquiteta do DPFT, Tânia Maria Barcelos Nazari, é de que todos os processos já foram aprovados pela prefeitura e agora dependem apenas da liberação de licença ambiental da Fatma. Feito isto, os novos equipamentos devem ser instalados em cerca de dois meses, o que vai melhorar o sinal, acredita-se, de forma significativa.

O setor empresarial também é afetado – A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) espera por estas mudanças há bastante tempo. A má qualidade do sinal de telefonia móvel prejudica os negócios, como explica o vice-presidente da instituição, César Smielewski. “A Acic é o agente que mais faz cobranças visando o empresariado. Os serviços de telefonia são fundamentais para os negócios, pois ligações importantes e negociações via internet são feitas diariamente. Assim como as rodovias são as vias físicas que facilitam os negócios, as vias digitais também estão neste patamar e precisam funcionar de acordo com a demanda”.

O que dizem as prestadoras:

Claro – Em Criciúma, estão em andamento obras para ampliação da capacidade da rede, com previsão de construção de um novo site e melhorias em dez antenas existentes. Além disso, recentemente, a Claro adequou toda a sua rede para a tecnologia HSPA+, que possibilita três vezes mais velocidade na transmissão de dados. A nova tecnologia lançada nacionalmente pela Claro permite que todos os clientes 3G da operadora passem a utilizar a rede HSPA+ sem custo adicional, podendo navegar com mais rapidez na internet em mais de 700 municípios do Brasil. No caso das antenas em Criciúma, os investimentos já estão em andamento. E no caso do HSPA+ os investimentos foram concluídos nacionalmente.

Oi – Em quase três anos de atuação no estado, a Oi aumentou sua cobertura 2G e 3G. A cobertura 3G foi estendida para nove municípios, entre eles Criciúma, onde a empresa investiu fortemente em 2011 com melhoria na cobertura 2G e 3G nos bairros Próspera, São Luiz, Rio Maina, Naspolini, Quarta Linha, Verdinho e na área central. A cidade de Criciúma também foi contemplada com mais 1.024 portas Oi Velox de fornecimento da internet banda larga somente no último mês de março, ou seja, 10% das 11.232 portas implantadas em todo o estado no mês passado pela Oi. Com o investimento, o município passou a ter 19.200 portas Oi Velox.

TIM – Para o município de Criciúma, a companhia tem planos de expansão e melhoria da qualidade de sinal. Está previsto, ainda para 2012, a instalação de seis novos sites com a tecnologia 2G e 16 com a tecnologia 3G. Esse investimento significa um aumento de 40% para a capacidade de tráfego já existente na cidade. O prazo para instalação dos novos sites está, em grande parte, condicionado às licenças, tanto de construção, quanto ambientais. As cidades de Tubarão e Içara também receberão sites com as tecnologias 2G e 3G. Na região de DDD 48, localidade a qual Criciúma está inclusa, a Tim detém 48,58% do mercado ou 1.266.905 milhões de acessos. 

Vivo – Até a postagem desta matéria a Vivo não enviou as informações solicitadas no início do mês de abril.

Neymar estrela nova campanha da Claro para o pré-pago

“Quem compara usa o chip da Claro”.


É essa a mensagem que a Claro quer transmitir ao público na campanha desenvolvida pela Ogilvy & Mather para o pré-pago que estreou no fim de semana e conta com Neymar como porta-voz. Com esse “recado”, a operadora mostra que possui a tarifa de chamada mais barata do mercado (R$ 0,21) e ainda que o cliente pré-pago “Ganha Sempre” com o programa de relacionamento Claro Clube Pré.

Este novo programa da operadora para o pré-pago oferece descontos em vários estabelecimentos parceiros e, quanto mais tempo o cliente permanecer na base, mais ganha serviços como torpedos, a possibilidade de falar com outro Claro gratuitamente, entre outros benefícios. Além disso, tem a chance de concorrer a prêmios todos os dias. Só nos próximos meses, serão 600 clientes premiados com TVs de LED 40” com pacote Claro TV HD por um ano.

Além do filme de 30 segundos veiculado em TV aberta, a campanha conta ainda com merchandising, rádio, revista, internet e mídia outdoor.

Oi é a operadora com ofertas mais competitivas, aponta estudo

Levantamento realizado pela Teleco e Pricez identificou ainda que Claro e TIM contam com alguns planos que oferecem vantagem para clientes pré-pago. Vivo não aparece na lista.
Embora a Vivo tenha a maior participação no mercado de telefonia móvel, não é a operadora que têm as melhores ofertas e planos para os clientes. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela consultoria Teleco e pela Pricez. O levantamento, batizado de Melhor Oferta, identificou que a Oi é a que conta com ofertas mais competitivas, tanto no modelo pré-pago como pós-pago.

Para chegar a esse resultado, as instituições levaram em conta ofertas e promoções existentes no País de telefonia celular utilizando um conceito de busca pelo menor preço por meio de uma plataforma online desenvolvida pela Pricez. 

“Existem mais de 40 mil combinações de planos e promoções por DDD. Fica inviável para o cliente mapear a melhor oferta. Assim, buscamos facilitar essa tarefa”, afirma Diego Oliveira, presidente da Pricez. “Identificamos que 87% dos clientes de telefonia móvel não têm a melhor combinação de plano + promoção, fazendo com que elas percam, por ano, cerca de 980 reais”, completa.

De acordo com ele, no pré-pago, para usuários de baixo consumo, que não usam web, pouco utilizam SMS e realizam ligações com duração de 2 minutos para celulares da mesma operadora, ainda vale a pena adotar um plano pré-pago e para esse perfil de consumidor o melhor é o Fala + Brasil com Bônus, da Claro, que conta com a melhor tarifa de ligação para números da mesma operadora. “O gasto estimado mensal nesse plano é de 42 reais, tarifa 40% mais barata em comparação com a Vivo, que é de 55 reais”, detalha. Ele aponta que a Claro tem a liderança em 61 DDDs com esse plano.

O executivo explica que a pesquisa identificou ainda que para usuários que têm um perfil de consumo médio, em que 30% das chamadas efetuadas são de longa distância, o consumo local é alto e a utilização da web é de cerca de 150 MB, o Oi à Vontade 110 é a melhor escolha. “A Oi chega a ser 50% mais barata do que a Vivo, por exemplo, que aplica um preço de 200 reais em média por mês”, assinala. 

Novamente, aponta o estudo, a Oi é a opção adequada para usuários de alto consumo, definido pelo consumo de 300 MB de internet, envio de 240 SMS mensais e 40% de ligações para outras operadoras. “O Oi à Vontade 600 tem gasto mensal estimado de 308 reais. Na Vivo é de 441 reais, na Claro 398 reais e na TIM 439 reais. O que faz dos preços da Oi 30% mais competitivos”, observa Oliveira.

No modelo pré-pago, a Oi foi identificada como a melhor oferta para recargas nos valores de 20 reais e 30 reais, com o plano Oi Cartão Ilimitado nos dois casos. “Em média, os bônus das operadoras somam mil minutos com recarga de 20 minutos, a Oi oferece até 10 mil minutos”, sintetiza. Já para recargas de dez reais, a TIM obteve destaque. “Nessa oferta, a operadora oferece 80 minutos de bônus, dez vezes a mais do que as outras”, justifica.

Para Eduardo Tude, presidente da Teleco, a Oi está posicionando-se de forma mais agressiva no mercado, acelerando a disputa do setor. “Sua estratégia é crescer no mercado pós-pago para aumentar a receita. Em 2015, a meta da tele é obter 25% do market share nacional.” Tude considera ainda que a entrada da Nextel no setor de 3G ao final de 2012 vai acirrar a briga.

Sobre o fato de a Vivo não ter aparecido no ranking, Tude aponta que embora a operadora não tenha sido considerada a companhia que oferece melhores ofertas, destaca-se por outros motivos, como cobertura 3G em mais de 2,7 mil municípios e por ter mais base de clientes consegue ter maior apelo nas chamadas entre números da mesma operadora.

Oliveira destaca que ao longo do estudo, alguns pontos de atenção foram identificados. “O consumidor precisa ficar atento às ofertas de SMS ilimitado, que geralmente cobrem as mesmas operadoras; às tarifas de chamadas de longa distância para diferentes operadoras; e pacotes roaming”, lista. Segundo ele, Claro e Oi têm altas tarifas em roaming e TIM a maior de longa distância.

Cenário geral

De acordo com o estudo, o Brasil somou em março 251 milhões de celulares ativos, sendo que 81,8% eram pré-pagos e 78,8% telefones 2G, os aparelhos 3G correspondem a uma parcela de 17,3%. O quadro aponta para um recorde de adições líquidas e brutas em 20011, totalizando 131,4 milhões de adições brutas.

Embora o número de aparelhos ativos no País tenha crescido, afirma o presidente da Teleco, o número de cancelamentos também registrou salto, foram 92,2 milhões trocaram de operadora no período, atraídos pelo preço dos planos. Esse cenário tem levado, segundo ele, à queda do preço por minuto que, em dois anos, caiu 50%, de 40 centavos para 20 centavos, ainda uma das mais onerosas do mundo. “Temos uma estrutura muito competitiva em que o preço da chamada de rede da operadora é mais barato do que o praticado para efetuar ligações para outras. As teles apostam em modelo de comunidade. Ainda assim, o valor deverá cair”, afirma o presidente da Teleco.

A disputa por participação no mercado está cada vez mais acirrada, observa. De acordo com ele, a Vivo é que tem mais presença nas regiões, mas a Claro, por exemplo, lidera alguns DDDs como 69, 63, 67, 61 e 53. A Vivo, prossegue, é a operadora preferida no Nordeste, em alguns estados especialmente porque entrou recentemente na região e lançou ofertas agressivas.

O estudo foi realizado com base nas ofertas e promoções existentes no País de telefonia celular utilizando um conceito de busca pelo menor preço por meio da plataforma online da Pricez que permite o monitoramento do mercado.

Os dados, de acordo com Teleco e Pricez, serão revisados quatro vezes ao ano, coincidindo com as datas mais relevantes para as operadoras: Dia das Mães [dados apresentados no estudo divulgado], Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

Operação de televendas da Claro puxa aumento do número de clientes pós-pago

Para voltar a ser a segunda no ranking de telefonia móvel, a Claro decidiu apostar no televendas. A meta era ousada: conquistar 1 milhão de clientes e migrar 1,2 milhão para o pós-pago. Diante de tamanho desafio, a operadora passou de 2 para 10 parceiros e adotou o modelo de remuneração 100% variável. “Fomos para empresas médias, de 1 mil a 5 mil PAs, pois as grandes sentem maior dificuldade em trabalhar com esse tipo de remuneração”, afirmou Lincoln de Lima, gerente de vendas de consumo da Claro, no Meeting Televendas Weekend.

Lima também comentou sobre a importância do ROI. “Temos que mostrar às outras áreas da empresa que o televendas é um canal rentável. Assim como ele precisa ser rentável para o parceiro também”, alertou. Outro ponto destacado foi o trabalho constante com o mailing para criar novas oportunidades. “O contato, mesmo que negativo as vezes, pode gerar uma nova estratégia de abordagem.”

Como resultado dessas ações, foram feitos 26 milhões de discagens e 5,2 milhões de prospects. Além disso, o canal ativo passou a ser responsável por 70% das vendas. “Em 2011, adicionamos 33% a mais de clientes pós-pago do que a Tim”, comemorou Lima.

Claro é processada pelo Ministério da Justiça


O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo hoje para apurar denúncias contra a operadora de telefonia celular Claro, que estaria realizando cobranças indevidas de serviços não contratados pelo consumidor, como “Club Dance”, que inclui músicas e mensagens com renovação automática, sem solicitação do consumidor.

As denúncias partiram do Procon Estadual de Tocantins, que enviou documentos ao DPDC, que evidenciam cobranças indevidas feitas a vários consumidores. Depois de examinar esses documentos e de ouvir, de forma preliminar, a empresa, o departamento concluiu que há indícios de infração a direitos básicos do consumidor e de prática comercial abusiva no fornecimento de serviços.

A Claro tem dez dias, a partir do recebimento da notificação, para apresentar sua defesa. Se for constatada infração, a empresa poderá ser multada em até R$ 6,2 milhões, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

As operadoras estão bombando juntando com as estrelas da TV

Continuando a falar de marketing na televisão, uma coisa é de se notar. Até brigando por famosos as teles estão agora. A briga é tanta que depois de tanto ter briga por quem tem o melhor famoso em seus comerciais a Oi resolveu brincar, pra variar. A operadora em seu recente comercial com Rodrigo Santoro gozou das outras teles ao dizer que quando uma oferta é boa de verdade, não é preciso de famoso pra anunciar! E como astro a Oi coloca o Rodrigo Santoro, que é uma celebridade internacional. É querer arrumar briga mesmo com as outros operadoras.


Falando na Oi, apesar de suas brincadeiras, foi a operadora que mais investiu em artistar pra apresentar suas ofertas em comerciais. Atualmente, a operadora tem os artistas: Vladimir Brichta, Adriana Esteves, Carol Castro, Mc Créu, Lázaro Ramos, Vinícius Vieira e Rodrigo Santoro.

A Claro apostou com os astros do futebol e do humor. A tele tem contrato com o ex-jogador Ronaldo, Marco Luque e Neymar.

A TIM tem em seu “estoque” os famosos Wagner Moura e Daniele Suzuki.

Já a Vivo tem o Pelé e o apresentador Luciano Huck como atuais garotos propaganda de suas ofertas.

Agora, a gente do Portal #Minha Operadora quer saber. Quais famosos sabem apresentam melhor os planos da operadora que ele tem contrato? Quem manda melhor na hora de falar com o consumidor pra vender os planos das teles na TV? A turma da Oi, da TIM, da Vivo ou da Claro? Deixe sua opinião votando a Enquete que está ao lado superior-direito do Portal. Participe!