25/07/2024
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Exigências do governo não devem inibir participação no 4G


A aprovação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) dos termos finais para a licitação da frequência destinada ao 4G, na semana passada, deve servir como “convocação” às quatro principais operadoras de telecomunicações a participarem do certame. Ainda resta saber os preços mínimos pelos lotes da frequência a 2,5 gigahertz, mas, exceto em caso de valores surpreendentemente elevados, Vivo, Claro, TIM e Oi não devem ficar de fora da nova etapa de telefonia móvel no Brasil, mesmo que elas não demonstrem publicamente grande entusiasmo na licitação.

Essa provável adesão ao leilão, contudo, não minimiza preocupações sobre a falta de maturidade global da LTE (principal tecnologia para a Internet móvel de quarta geração), sobre a necessidade do desenvolvimento do 3G no país, e sobre rígidas exigências do governo para as operadoras que atuarem no 4G. “Elas (as principais operadoras) vão ter que participar, é um diferencial competitivo”, disse à Reuters Leonardo Zanfelicio, analista da corretora Concórdia.

Desta forma, analistas acreditam que Vivo e Claro provavelmente serão mais agressivas pelos dois blocos maiores do espectro, enquanto Oi e TIM devem ficar com dois dos blocos menores. “Vemos Vivo e Claro como as candidatas mais prováveis a vencer os blocos de 40 MHz (20+20 MHz), enquanto TIM e Oi devem ficar com os menores (20 MHz, de 10+10 MHz)”, escreveu em nota o analista Alexandre Garcia, do Citi.

Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, concorda. “Quem demonstrou mais interesse foi a Claro (da mexicana América Móvil), que pretende colocar o 4G na América Latina, a Vivo (da Telefónica), que tem puxado o 3G no país”, disse. A ideia de que essas operadoras não podem ficar para trás parece superior à noção de que o 4G é um bom negócio neste momento, ao passo que as exigências do governo sobre áreas de cobertura e a própria falta de maturidade da Internet de terceira geração podem pesar sobre as operadoras.

“Do ponto de vista das operadoras, isso (4G) não é uma necessidade imediata desse espectro, e as operadoras tem que desenvolver suas redes 3G e aumentar capacidade com HSPA+ (tecnologia avançada de 3G)”, afirmou Tude. Pelas regras aprovadas pela Anatel, entre 2012 e 2014, 60 por cento dos investimentos em aquisição de bens e produtos devem ser de tecnologia nacional e todas as sedes da Copa do Mundo deverão ser atendidas a partir de dezembro de 2013, o que analistas acreditam que deve encarecer o processo.

Assim, os investimentos tanto em outorga quanto em equipamento devem ser elevados, podendo prejudicar a margem das companhias no curto prazo -que já têm sido afetadas por conta da forte concorrência, apesar do potencial de geração de receita. “Existe o impacto inicial do investimento, mas há o ganho lá na frente (médio para longo prazo) também”, disse Zanfelicio, da Concórdia, acrescentando que o 4G provavelmente será um serviço mais caro.

As Teles também tem suas opiniões

As operadoras, por sua vez, têm sido reticentes em demonstrar interesse publicamente sobre o leilão do 4G, enquanto investidores e analistas observam o setor com atenção em meio ao aumento de competitividade, que tem corroído as margens das operadoras.

A Oi disse apenas que está analisando os termos do edital, considerando que a Anatel ainda precisa definir “pontos importantes”, e, desta forma, ainda não possui uma avaliação conclusiva sobre a atratividade do leilão.

Em nota à imprensa na semana passada, a TIM considera que a chegada da tecnologia 4G no Brasil neste momento é “prematura”, já que o 3G ainda não atingiu seu potencial, mas diz ter interesse em participar desde que os termos sejam competitivos. Após a aprovação das regras finais pela Anatel, a empresa informou que ainda não mudou este posicionamento.

Claro não quis se pronunciar, enquanto a Vivo não respondeu pedidos de comentários.

A imprensa, João Rezende, presidente da Anatel, notou que “as operadoras que já estão aqui competindo dificilmente deixarão de participar”, mas afirmou que pode haver interesse de competidores estrangeiros ou brasileiros que ainda não atuam em telefonia móvel no país, algo que analistas consideram improvável.

“Não esperamos que novos entrantes participem no leilão da (frequência) 2,5 GHz por acreditarmos que as obrigações de cobertura e infraestrutura insuficiente possam desencorajá-los de participar no certame”, disse Diego Aragão, analista da corretora Flow, em nota a clientes.

A GVT informou que, apesar dos planos de entrar em telefonia móvel, não tem interesse no 4G neste momento, enquanto a Nextel afirmou que analisará as oportunidades com a publicação do edital.

Vereadores cobram melhor qualidade do sinal de operadora de telefonia móvel

Representantes de empresa de telefonia celular visitaram Nova Mutum e ouviram as reivindicações de populares apresentadas aos vereadores. 


Nesta semana os vereadores Zulmiro Bonafé e Aiton Pessi (Quick), 1º e 2º Secretários da Câmara de Nova Mutum – MT, respectivamente, receberam os representantes da empresa de telefonia móvel Vivo na Câmara Municipal para tratar sobre o melhoramento no sinal oferecido pela operadora aos seus usuários no município.

A cobrança partiu da população que tem levado as questões até os parlamentares que se comprometeram em discutir junto com representantes da empresa prestadora do serviço medidas para minimizar os problemas de sinal.

Segundo o vereador Quick, em alguns horários os usuários tem dificuldades em efetuar chamadas por falta de sinal ou sinal ruim. “Nosso município tem muitos usuários de celular da Vivo e nem sempre é possível fazer ligações com a qualidade necessária”, reclamou Quick.

Zulmiro Bonafé explanou as reclamações de moradores do interior do município que também tem sofrido com a deficiência do serviço prestado nas comunidades Pontal do Marape, Ranchão e São Manoel. “A comunicação é primordial para essas localidades, porem a população esta sofrendo com a chegada do sinal da Vivo”, comentou Bonafé.

Outro assunto abordado na reunião foi sobre uma possível ampliação das conexões de internet, melhorando o sinal e possibilitando que moradores de comunidades distantes da sede do município tenham acesso a web.

Os representantes da Vivo andaram pelos bairros da cidade e conferiram as reivindicações apresentadas pelos vereadores. Uma próxima reunião será agendada para discutir as medidas que deverão ser tomadas pela operadora Vivo.

Oi investe R$ 30 milhões em banco de dados virtual

Até o final deste mês, pelo menos 58 empresas brasileiras passarão a armazenar dados em cloud computing (computação em nuvens), ou seja, utilizarão servidores virtuais localizados na rede e acessados remotamente, via internet. A tecnologia, lançada pela operadora Oi, está em fase de testes com grandes companhias, entre elas bancos e varejistas. O sistema promete uma redução de custos com servidores entre 40% e 60%, já que o cliente deverá pagar só pelo espaço utilizado, a exemplo das contas de telefone.

O investimento em estudos e licenças para operar com o Oi smart cloud foi de R$ 30 milhões, feitos desde o ano passado. Entre as grandes empresas que estão testando o sistema, ainda não há nenhuma cearense. As informações foram divulgadas à imprensa em Brasília, durante visita a um dos datacenters da Oi.

Segundo o diretor da unidade de negócios corporativos da Oi, Maurício Vergani, a empresa deverá prospectar futuros clientes no Ceará e em Pernambuco ainda este mês. O mercado de cloud deve atingir R$ 1 bilhão até 2014, com crescimento em torno de 70% ao ano, de acordo com estudo da consultoria IDC.

A expectativa é de que, até janeiro do próximo ano, consumidores finais também possam armazenar dados em nuvens, a exemplo do que acontece com o dropbox, serviço gratuito de compartilhamento baseado no conceito de cloud computing.

Inicialmente, o serviço de cloud computing será desenvolvido por um datacenter (centro de processamento de dados) da empresa em Brasília e em São Paulo. No entanto, até janeiro do próximo ano, todos os oito datacenters da empresa deverão estar inclusos no serviço. A Oi possui dois datacenters em Brasília, um em São Paulo, dois em Belo Horizonte, um em Porto Alegre, um em Curitiba e um na capital cearense Fortaleza.

“O cloud possibilita compartilhar infraestrutura de datacenters entre vários clientes, dando elasticidade na utilização de servidores e flexibilidade para utilizar o que precisa. O cliente paga pelo uso, e não pela ociosidade”, explicou Vergani.

Segundo o executivo, com uma operação simples acessada de um site na própria empresa, é possível configurar o servidor para uma maior utilização de capacidade ou redução dela quando esta não for necessária.

Um dos itens que mais dificultaram as pesquisas de computação nas nuvens, segundo Vergani, foi o temor das empresas de terem seus dados invadidos, já que o servidor é acessado pela internet. A solução para isso, segundo ele, foi investir em firewalls (dispositivos que controlam o tráfego na rede, impedindo invasões). O padrão mundial, de acordo com ele, é reconhecido pela eficácia.


Oi Rdio passa a oferecer 15 milhões de músicas aos clientes

Serviço de streaming expande catálogo, chega a mais seis países e anuncia nova plataforma.


O serviço de música digital Oi Rdio (www.oirdio.com.br), uma parceria entre a operadora de celular Oi e a Rdio, serviço de música digital desenvolvido pelos mesmos criadores do Skype, traz novidades no primeiro trimestre de 2012. 

A empresa que chegou ao Brasil em novembro de 2011, acaba de anunciar o aumento de seu acervo, que agora conta com 15 milhões de músicas, assim como o lançamento de uma nova plataforma repaginada, otimizando a experiência da descoberta sonora por meio da crescente comunidade musical. Nos últimos meses, a Rdio levou músicas para Espanha, Portugal, Alemanha, Dinamarca, Austrália e Nova Zelândia, chegando a uma presença global em nove países; e adicionou três milhões de músicas ao seu acervo, o que representa 26% de crescimento do catálogo desde o seu lançamento no Brasil, em novembro de 2011.

Em março, no famoso festival de música South by Southwest, no Texas, a Rdio anunciou uma nova plataforma interativa que já pode ser conferida em versão beta pelos assinantes do serviço e em breve estará disponível para todos os usuários.

“Ao melhorar a experiência da Oi Rdio, estamos enfatizando o nosso compromisso com a comunidade de música global. Estamos socialmente fortalecidos e com presença em quatro continentes para que os fãs de música brasileira possam, cada vez mais, descobrir e compartilhar uma cultura tão rica musicalmente”, afirma Scott Bagby, vice-presidente de parcerias estratégicas e internacionais na Rdio.

Para mais informações sobre a Oi Rdio e a nova plataforma, visite www.oirdio.com.br e teste a versão beta em primeira mão.

Venda do iG pela Oi deve ser fechada esta semana

Negociações com interessados continuam, mas a tendência é de que grupo Português adquira o portal


Diferente do que muitos outros sites dizem por aí a Oi continua negociando a venda do portal iG a Ongoing, mas operação somente será fechada até quarta-feira (18). A informação é de que há outros interessados no negócio, mas a tendência é de que o novo dono seja mesmo o grupo português, segundo maior acionista da Portugal Telecom. Os valores da operação não foram divulgados.

Além do Ongoing, o grupo gaúcho RBS (donos dos sites de entretenimento Guia da Semana e ObaOba) e o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, tentaram, sem sucesso, negociar a compra do portal. A UOL e a Yahoo também estariam interessadas no negócio, mas a Ongoing está disposta a aumentar sua oferta pelo iG.

Segundo o Ibope, o iG é o quinto maior portal do país em número de visitantes, com 23,48 milhões de visitantes únicos registrados em março.

A Ongoing detém 29,9% do capital da Eseja, dona dos jornais Brasil Econômico, O DIA, Marca Brasil e Meia Hora, no Brasil. Em Portugal, controla o Diário Económico.

Vivo apresenta nova fase com animação

Marca apresenta uma nova campanha resgatando a mesma música de 2003, quando a empresa foi lançada
Tudo que era Telefônica virou Vivo, e para comunicar a nova fase, a marca apresenta uma nova campanha resgatando a mesma música de 2003, quando a empresa foi lançada. 

O slogan “Vivo. Conectados vivemos melhor.”, criado pela agência Africa, assina um comercial que poderia ser como qualquer um outro da operadora nesses últimos 9 anos: cenas pelo Brasil, gente cantando e um locutor com discurso expositivo.

Uma animação em 3D nunca antes vista na publicidade brasileira, com a criação de mais de 50 personagens. Ideal para representar também a nova marca da Vivo, que antes era chapada, e agora ganhou volume.

Além do comercial na TV, que estreou nesse domingo, a campanha trouxe também conteúdo especial para redes sociais, como diferentes filmes e vinhetas dos personagens.

Para mais informações e assistir a campanha clique aqui.

Oi lança planos smartphones com voz, dados sms ilimitado e aparelhos de graça

Clientes poderão navegar, falar à vontade para qualquer Oi móvel ou fixo e mandar torpedos ilimitados para qualquer operadora.
Navegue à vontade no seu Oi e mande torpedos ilimitados pra qualquer operadora. Válido a partir do Oi à Vontade 110. Plano Oi Dados 100MB + SMS ilimitados = A partir de R$15/mês no Oi à Vontade e R$25/mês no Oi Família.

Neste Dia das Mães, a Oi complementa seu portfólio de serviços com o lançamento dos planos Oi Smartphone, que incluem serviços de voz, dados SMS e Oi WiFi, tudo ilimitado, além de descontos para compra de aparelhos. 

Com as novas opções, os clientes poderão navegar e falar à vontade para Oi móvel e fixo, além de mandar torpedos ilimitados para qualquer operadora e utilizar o desconto para compra de qualquer aparelho, podendo o mesmo sair até de graça. No Oi Smartphone 220, que sai por R$ 119, o cliente tem 220 minutos para falar com qualquer operadora em ligações locais, 200Mb para acessar a internet, SMS ilimitado para qualquer operadora, ligações locais ilimitadas para Oi móvel e fixo após o término da franquia e Oi WiFi ilimitado. Além disso, ganha R$ 600 de desconto para comprar um smartphone, podendo, por exemplo, levar um Motorola Defy Mini de graça. 

“Com o surgimento dos smartphones e tablets, e com aumento do consumo de dados por parte dos consumidores, notamos uma necessidade de oferecer cada vez mais serviços convergentes e permitir que nossos clientes possam estar sempre conectados, onde quer que estejam. Para atender a essa demanda, a Oi inicia um novo ciclo de atuação e passa a oferecer um portfólio robusto de aparelhos, com ou sem subsídio, com planos ilimitados, com acesso à internet móvel via 3G e wi-fi, para todos os perfis de consumidores ”, comenta Eduardo Aspesi, diretor de Segmentos da Oi.

Esses novos planos complementam o portfólio atual da companhia, que conta com planos simples de voz, sem subsídio de aparelhos, e onde o cliente pode contratar complementos como dados e SMS, da maneira que for mais adequada. A Oi reforça, assim, posição destacada em levantamento realizado por uma associação de consumidores de alcance nacional, que mostrou a Oi como operadora que oferece as opções de serviço mais vantajosas em vários estados do Brasil, divulgado em março deste ano. O novo ciclo da companhia já pode ser percebido no resultado de crescimento do segmento pós-pago, sendo o que mais de destacou neste ano.

Os novos planos englobam franquia de voz, dados para acesso à internet no celular, SMS ilimitado para qualquer operadora e ligações locais ilimitadas para qualquer Oi móvel e fixo, após o término da franquia. Além disso, o cliente ainda ganha desconto para compra de novos aparelhos, que podem inclusive sair de graça.

Oi Smartphone – Planos ilimitados com descontos inacreditáveis em Smartphone. O cliente tem minutos para falar com qualquer operadora em ligações locais, 200Mb para acessar a internet, SMS ilimitado para qualquer operadora e Oi Wifi ilimitado, além de ganhar desconto para comprar um smartphone. Com os planos Oi Smartphone, o cliente tem acesso a franquias de 110 a 1250 minutos, já o Oi Família Smartphone engloba planos de 300 a 1250 minutos. Seguem alguns exemplos para esse Dia das Mães:

Oi Smartphone 110 – Por R$ 85, o cliente tem 110 minutos para falar com qualquer operadora em ligações locais. Além disso, ganha R$ 350 para comprar um smartphone. Nesse plano, O Nokia Asha 200 sai de graça. 

Oi Smartphone 220 – Por R$ 119, o cliente tem 220 minutos para falar com qualquer operadora em ligações locais e ganha R$ 600 de crédito, podendo trocar por um Motorola Defy Mini de graça. 

Oi Smartphone Família 300 – Por R$ 169, o cliente ganha 200 minutos em ligações locais para móvel e fixo, 100 minutos em ligações locais só para fixo, 200 minutos extra para os participantes do plano falarem entre si, 200 Mb de dados para acessar a internet e SMS ilimitado para qualquer operadora. Os serviços são compartilhados entre dois celulares. Além disso, o cliente ainda ganha R$ 700 para comprar até dois aparelhos, podendo levar dois Samsung Wave Y de graça. 

Oi Família 800 – Por R$ 299, o cliente ganha R$ 1.400 para trocar por até quatro aparelhos, podendo levar quatro Samsung Wave Y de graça, ou um Nokia Lumia 800 por apenas R$ 99.

Oi Conta Total Smartphone – Quem quer economizar e ter benefícios exclusivos terá celular, fixo e internet banda larga de alta velocidade .Os planos oferecem opções de 200 minutos, no OCT 2, de 500 minutos no OCT 3, e de 1000 minutos no OCT 4. Além do cliente falar ilimitado entre as linhas de celular, terá franquia de minutos para falar do fixo ou do celular para qualquer operadora, SMS ilimitado para qualquer operadora ,internet ilimitada no celular, acesso ao Oi WiFI e desconto para comprar smartphones :

Oi Conta Total 2 Smartphone – Por R$ 249, o cliente terá duas linhas de celular, desconto de R$ 800, e ainda leva de graça um Samsung Wave Y e um Nokia Asha 200.

Oi Conta Total 3 Smartphone – Por R$ 349, o cliente terá duas linhas de celular, desconto de R$ 1.100, que pode ser usado para levar três Samsung Galaxy Y por apenas 12 parcelas de R$ 24 sem juros.

Oi Conta Total 4 Smartphone – Por R$ 465, o cliente terá quatro linhas, desconto de R$ 1.700 e ainda leva, de graça, um iPhone 4 de 8Gb.

Todos os aparelhos ainda podem ser parcelados em 12 vezes sem juros nos planos Oi Smartphone.

A estratégia da companhia para o mercado de aparelhos engloba também a entrada dos tablets no programa de relacionamento Oi Pontos. A partir de 3.700 pontos já é possível resgatar, com desconto, um dos modelos de tablet através do site do Oi Pontos (www.oi.com.br/oipontos). Entre os primeiros modelos disponíveis estão o Motorola XOOM 2 e o Samsung Galaxy TAB. Também é possível trocar pontos por descontos em aparelhos, como o iPhone 4S, o Galaxy X e os novos Nokia Lumia.

Além disso, a Oi mantém sua estratégia de venda de chip, aparelhos e planos avulsos, com o objetivo de atender a todos os perfis de clientes e garantir liberdade de escolha. O foco da companhia é oferecer serviços convergentes ou simples, com aparelhos subsidiados ou sem subsídio, ou apenas chips avulsos, conforme a preferência do cliente. 

A Oi é pioneira na oferta de serviços convergentes no país, oferecendo soluções de telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura, além de oferecer planos Oi Conta Total e Oi Internet Total. A companhia também oferece serviço de acesso à Internet por meio das tecnologias cabo, ADSL, VDSL, fibra ótica, 3G e wi-fi, destinadas a diferentes perfis de usuários.

Internautas criticam propaganda enganosa da Claro em redes sociais

OPERADORA DE TELEFONIA QUE PERTENCE AO HOMEM MAIS RICO DO MUNDO, O BILIONÁRIO CARLOS SLIM, FEZ UMA PROMOÇÃO DE PÁSCOA EM QUE VENDIA SMARTPHONES A R$ 9; MILHARES DE CLIENTES FORAM LESADOS; AGORA, A EMPRESA, QUE EXPLORA A IMAGEM DE RONALDO FENÔMENO, DIZ QUE TUDO NÃO PASSOU DE ERRO DO SITE

Internautas estão criticando a operadora Claro, por conta de uma promoção realizada no dia 04 de abril, a qual classificaram de enganosa. Denominada “@digaoi à @Clarobrasil q explique @TIMTIMporTIMTIM pq ñ vão me dar o aparelho já q @Vivoemrede procurando promoções #ObrigadoClaro”, a campanha pretende ressarcir os compradores que fizeram os cadastro e pagaram por cartão de crédito o aparelho Samsumg Galaxy X, em promoção entre os dias 04 e 09 de abril, por meio da internet.

De acordo com print-screen (foto da tela) da página, feito por um dos clientes, o Galaxy X estava sendo vendido por R$ 20,50, no plano claro controle R$ 35, com duração de 12 meses. Diante da oferta, centenas de usuários adquiriram o produto. Contudo, na segunda –feira (9), a operadora explicou que todos os pedidos haviam sido cancelados, devido a uma falha no sistema.

Um comprador que preferiu não se identificar, explicou que a prática é um tanto usual por algumas lojas on-line que utilizam a manobra para conseguir acessos e divulgar a página para possíveis anunciantes. “Imagina quantos usuários não passariam a entrar no meu site periodicamente depois disso? Não existe estratégia melhor. Fomos enganados!”, afirmou. Para outro cliente, além dos acessos há a questão dos dados pessoais.

“Com esse tipo de venda camuflada, eles tem acesso ao cadastro de milhares de pessoas que tentam fazer a compra, sem contar com os dados de cartão de créditos inseridos na tentativa de adquirir o aparelho. Esses cadastros, bem como as informações de crédito, valem uma fortuna”, reclamou.


Questionados sobre o valor suspeito – muito abaixo do mínimo de mercado – eles afirmaram que confiaram na idoneidade da empresa. “No mercado é prática comum jogar preços dos aparelhos celulares lá em baixo, as vezes até a zero, para conquistar consumidores. Por que não iríamos adquirir de boa fé, por R$ 20,50, se o que conta é a fidelização por 12 meses?”, declarou.

Em nota oficial a Claro informou que “o site da operadora gerou uma página com preços de aparelhos que não correspondem ao valor real. Desta forma, foram suspensas as vendas da loja online por tempo indeterminado”. Apesar disso, a operadora garantiu que “todas as vendas efetivamente aprovadas dentro das políticas atuais de crédito e habilitação serão honradas”.

[ESPECIAL VIVO] Informações gerais sobre o Grupo Vivo|Telefônica


A Telefônica|Vivo é a maior empresa de telecomunicações do País, com 90 milhões de clientes, mais de 74 milhões apenas na operação móvel, em que detém o maior market share do segmento (29,85%) em âmbito nacional. A empresa está presente em mais de 3,7 mil cidades, mais de 2,7 mil delas com acesso à rede 3G. Tem hoje cerca de 20 mil colaboradores diretos.

O Brasil, onde atua desde 1998, é a maior operação mundial da Telefônica em número de clientes e empregados diretos (mais de 100 mil). As principais empresas são Telefônica Brasil (Telefônica | Vivo), Atento (call center) e Terra (provedor e portal de internet). O Grupo é um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 25 países, 306,6 milhões de clientes, 286 mil empregados e receitas de 62,8 bilhões de euros (2011). Os investimentos previstos para o Brasil no período 2011-2014 totalizam R$ 24,3 bilhões.

Chegamos ao fim da nossa série especial sobre a nossa líder em telefonia Vivo. Vamos agora aguardar        os benefícios que essa mudança com certeza trará aos seus clientes. Agradecemos a atenção de todos que nos acompanharam durante todo este dia. Amanhã (segunda-feira, 16) o nosso Portal volta a sua programação normal com as últimas novidades de todas as operadoras nacionais. Fique ligado!

[ESPECIAL VIVO] A Telefônica agora é Vivo toda


A Telefônica finalmente concluiu o processo – que consumiu 18 meses de trabalho – de integração de equipes e transformação da empresa e está lançando hoje a marca Vivo, já líder brasileira em telefonia móvel, como marca nacional também dos melhores serviços em telefonia fixa, internet e TV por assinatura.

“Este é um momento histórico na trajetória de mais de 13 anos de atuação da Telefônica no Brasil. O País se tornou, nesse período, o maior mercado da empresa no mundo: acabamos de ultrapassar os 90 milhões de acessos. É a maior quantidade de clientes entre os 25 países onde atuamos. Já somos, além disso, a maior empresa de telecomunicações do Brasil, em receitas e número de clientes”, diz Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica|Vivo.

Entre 1998 e 2011, a Telefônica investiu no Brasil R$ 102,9 bilhões em aquisição de ativos (participações em empresas e licenças) e outros R$ 62,9 bilhões (CAPEX) em ampliação e modernização das redes destas empresas e inovação em produtos e serviços. A previsão de investimentos da empresa no País para o período 2011-2014 é de outros R$ 24,3 bilhões.

“O lançamento da marca nacional Vivo é o auge de toda esta crença no Brasil, materializada não apenas em investimentos, mas também em pessoas, apenas em empregados diretos somos mais de 106 mil no País, o maior contingente do Grupo Telefônica entre as nações onde ele está presente”, comenta Valente. “Estamos apresentando uma nova Vivo nacional, com ofertas de serviços móvel, fixo, de dados e de TV por assinatura. Trabalhamos nos últimos dezoito meses para oferecer a melhor qualidade e o portfólio mais completo de serviços ao cliente”, acrescenta Valente.