24/07/2024
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Telefônica conclui integração com a Vivo após 18 meses

O processo de integração de equipes e transformação da empresa Telefônica no Brasil, que lançou ontem a Vivo como braço nacional da companhia nos serviços de telefonia fixa, internet e TV por assinatura, agregados ao já consolidado trabalho da marca com telefone móvel, levou 18 meses e custou R$ 120 milhões. “Este é um momento histórico na trajetória de mais de 13 anos de atuação da Telefônica no Brasil”, disse o presidente da Telefônica/Vivo, Antonio Carlos Valente. O dia marcou o lançamento da marca única para os quatro serviços. 

“Estamos apresentando uma nova Vivo nacional, com ofertas de serviços móvel, fixo, de dados e de TV por assinatura”, explicou Valente, lembrando que o Brasil é a maior operação do grupo Telefônica em todo o mundo. Atualmente, agrega mais de 90 milhões de clientes em território nacional, alcançando faturamento de R$ 34 bilhões no ano passado, com lucro líquido de R$ 25 bilhões.

O grupo Telefônica está presente em 25 países, atendendo mais de 300 milhões de pessoas. Contando com uma receita de € 68 bilhões, a companhia aplicou R$ 160 bilhões no Brasil desde 1998 e deve continuar com o aporte de investimentos iniciados em 2011, injetando em território nacional R$ 24,3 bilhões em aquisições e modernização de redes e serviços até 2014. A adoção da marca comercial Vivo segue a estratégia global do grupo, que utiliza outras marcas para seus produtos e serviços também no exterior (MoviStar e O2).

No Brasil, 117 mil pessoas, entre empregados e prestadores de serviço, tiveram que passar por treinamento relacionado à mudança na empresa. O processo também envolveu a criação da nova campanha publicitária da Vivo e adequação da identidade visual da marca em cartões, carros da empresa, 200 mil orelhões, portal na internet, faturas e uniformes de técnicos em trabalho de campo.

Também as lojas e postos de serviço da Telefônica Brasil ganharão novas fachadas a partir deste domingo, quando também a campanha nacional de reposicionamento da Vivo estreia na televisão e internet, com o slogan “Conectados, vivemos melhor”. A Central de Atendimento passará a operar de forma convergente para usuários que possuem serviços móveis e fixos, mas as faturas continuarão chegando separadas, “pelo menos por enquanto”, conforme Valente. O presidente da Telefônica/Vivo destacou o investimento de R$ 400 milhões em um novo Data Center da empresa, que entrará em operação até o final deste mês, integrando as infraestruturas de TI das operações fixa e móvel.

Detendo market share de 29,85% em operação móvel no Brasil – com 74 milhões de usuários no segmento -, a Telefônica/Vivo abrange 3,7 mil municípios e garante acesso à rede 3G em 2.750 cidades. Recentemente a marca potencializou o serviço em todo o País, lançando, no início de abril, o 3G Plus, possibilitando aumentar em três vezes a velocidade da internet em smartphones, tablets e afins graças à implementação da tecnologia HSPA+.

Anatel aprova edital de leilão 4G e avalia entrada de novos participante e estrangeiros


O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou o edital de licitação 4G e o presidente da agência, João Rezende, avalia a possibilidade de interesse de estrangeiros e novos participantes nacionais no processo.

Na quinta-feira (12) o conselho diretor aprovou o edital para o leilão das faixas de frequência de 2,5 GHz e também de 450 MHz, dedicada à melhoria de cobertura das áreas rurais. De acordo com o presidente da agência, o edital deve ser publicado na semana de 22 de abril, e o leilão deve acontecer por volta do dia 11 de junho.

Rezende destaca que dificilmente as operadoras que já competem deixarão de participar, “mas podem haver competidores de fora ou até mesmo do Brasil, que não operem com SMP (Serviço Móvel Pessoal) e podem entrar nesse processo.

Por sua vez, Rezende preferiu não fazer estimativas sobre o preço das licenças ou o valor a ser arrecadado. Entre os principais participantes estão a Vivo, a TIM, a Claro e a Oi.

TIM lança o TIM Intelligence

Novo conceito oferece serviços sob medida de dados e voz para o mercado corporativo.


Com a união de expertises complementares da Intelig (em soluções corporativas de telefonia fixa) e da TIM (serviços móveis), aliada à força da marca, o mercado corporativo de grandes e médias empresas ganha a partir de agora um conceito diferenciado: o TIM Intelligence. Ao identificar as demandas deste segmento, a operadora percebeu a necessidade de criar combinações customizadas e voltadas para o fornecimento de produtos e serviços completos de dados e telefonia (fixa e móvel), visando crescer sua participação de mercado nesse segmento.

O TIM Intelligence se diferencia ao fugir do padrão oferecido no mercado de produtos de prateleira. O conceito criado pela operadora permitirá o desenvolvimento de ferramentas e estruturas completas desde a infraestrutura de telefonia, passando por mobilidade, aplicações, serviços em nuvem e redes Wi-Fi, que darão mais segurança, rentabilidade e eficiência para as empresas. Para isso, foi necessário ouvir o mercado e pensar em soluções que pudessem ser aplicadas em diversas verticais de indústria, como por exemplo os setores Financeiro, Saúde e Educação.

“Nossa proposta é entregar soluções que se moldem perfeitamente às demandas de nossos clientes e, com isso, contribuam de forma positiva para alavancar os seus negócios. Quando a comunicação flui sem barreiras, o poder de realizar das pessoas e das empresas se potencializa”, afirma Rafael Marquez, diretor de Marketing da TIM/Intelig.

Conexão com inteligência: A campanha marca o lançamento do novo conceito TIM Intelligence, será veiculada em revistas segmentadas a partir do mês de Abril. É a primeira vez que a TIM/Intelig faz uma campanha de publicidade direcionada para o segmento de grandes e médias empresas, potencializando a força do Grupo TIM. A proposta é convidar o cliente a solicitar uma combinação de serviços de maneira inteligente e personalizada. As peças publicitárias terão a assinatura “Conexão com inteligência”.

Oi amplia cobertura de pontos de acesso Wi-Fi para outros países

Os pontos azuis representam pontos de cobertura Wi-Fi
               

A operadora Oi anunciou hoje uma parceria com a iPass, provedora de serviço de internet Wi-Fi com diversos pontos do mundo. Com o novo acordo os clientes da rede sem fio da Oi (incluindo os antigos usuários da Vex) poderão se conectar à internet em mais de 118 países.

A iPass tem uma rede gigantesca no exterior: ao ver o mapa de países europeus acima, pode-se ver que há pontos de acesso para todo lado. O modelo de negócios da provedora consiste em fornecer para as operadoras de telefonia móvel uma solução que desafogue a rede de dados via celular.

A empresa possui parceria com 110 operadoras em todo o mundo. Os pontos de acesso estão disponíveis em aeroportos, hotéis, cafeterias, e locais com alta densidade. São mais de 780 mil hotspots. É uma bela cobertura!

O interessante de tudo isso é que não há custos adicionais para os atuais clientes da rede Oi Vex. Clientes com banda larga residencial com velocidade igual ou superior a 5 MB, pacote de dados de 2 GB ou Oi Conta Total podem acessar o serviço gratuitamente. Demais clientes podem pagar pelos planos pagos: R$ 9,90 por 2 horas, R$ 14,90 por 24 horas e, por fim, o plano ilimitado, ao custo mensal de de R$ 19,90 mensais.

Com essa extensa rede, os clientes que utilizarem a rede Wi-Fi da iPass poderão economizar no final do mês com roaming internacional. De acordo com Oi, o serviço deve estar disponível dentro de alguns meses.

Claro é condenada a pagar R$ 10 mil de indenização a cliente

A empresa Claro S/A foi condenada a pagar R$ 10 mil por causar danos morais a um cliente que teve o nome inserido de forma indevida em órgãos de proteção ao crédito. 

De acordo com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em março de 2007, o homem assinou contrato com a operadora para transferir a linha de Salvador para Fortaleza, onde passou a residir. O economista assegurou que não recebeu a fatura do mês de abril e teve seu nome cadastrado nas listas de devedores.

Ao procurar a Claro, foi informado de que a cobrança e os avisos de negativação haviam sido enviados para a antiga residência dele, na capital baiana. A empresa alegou que o sistema não localizou a transferência de endereço e que só poderia regularizar sua situação mediante o pagamento do débito, no valor de R$ 294,54.

A vítima procurou a Justiça requerendo indenização por danos morais e materiais. Na contestação, a Claro argumentou que não praticou nenhum ato ilícito que seja passível de reparação.

Na decisão, o magistrado considerou que o dano material não ficou caracterizado, mas o erro por parte da companhia telefônica gerou abalo de ordem moral.

Claro inaugura loja em Natal

Na disputa pela clientela, a operadora Claro abre nova loja própria em Natal, no Praia Shopping. Com 85 m2, a nova unidade exibe o novo padrão Claro. A operadora passa a contar com mais de 45 pontos de venda no RN. Já a operadora Tim anuncia uma redução dos preços de aparelhos para o Dia das Mães. Redução de cerca de 40% dos aparelhos de seu portfólio, como o recém-lançado Nokia Lumia 800.

Confira os números da Banda Larga Móvel

O Brasil terminou Fev/12 com 47,2 milhões de acessos banda larga móvel, sendo 38,8 milhões via aparelhos (WCDMA) e 8,3 milhões terminais de dados.
Fonte: Balanço Huawei
Uma revisão dos critérios de contagem de aparelhos 3G por parte de Oi, TIM e Vivo foi responsável pelas adições líquidas de 5,7 milhões de acessos via aparelhos 3G nos dois primeiros meses do ano. A revisão identificou acessos 3G que estavam sendo contabilizados como sendo de tecnologia GSM apenas.
Pra resumir os números de participação das operadoras:
Indicador Descrição
Líder
Acessos BL Móvel Market Share de BL Móvel
Vivo
Aparelhos 3G Participação dos acessos via aparelhos 3G no total de acessos via aparelhos (excluídos terminais de dados)
Claro
Terminais de dados Market Share de Terminais de dados
Vivo
Receita de dados Participação da receita de dados na receita bruta de serviços
Vivo
Cobertura Quantidade de municípios atendidos com 3G
Vivo


Cobertura 3G: Vivo é “presença”

A Vivo é a líder em cobertura 3G, atendendo 2.635 municípios (88% da população) em Fev/12.
municípios
2008
2009
2010
2011
Fev/12
Vivo
314
579
1.206
2.585
2.635
Claro
282
389
402
657
718
Tim
23
55
195
488
502
Oi
99
168
211
250
265
Total
448
711
1.287
2.702
2.752

Receita de Dados: Vivo bombando

A Vivo é a líder em receita de dados com R$ 1,8 bilhões no 4T11.

R$ Milhões
1T11
2T11
3T11
4T11
Vivo
1.328
1.501
1.610
1.781
Tim
640
734
834
958
Oi
400
477
540
N.D.
A Claro não divulga este indicador e a Oi, a partir do 4T11, passou a divulgar a receita de dados apenas para o varejo, sem incluir o mercado corporativo.

No 4T11, dados representou 26,1% da receita de serviços da Vivo e 16,7% da TIM.