24/07/2024
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Indignados com operadoras de Telecomunicações criam discussão no Facebook

O Facebook ajuda a tirar as dúvidas dos internautas a respeito de diversos assuntos… A discussão da vez são os maus serviços prestados pelas operadoras de Telecomunicações a citar: Claro, Vivo, Tim e Oi.

Os internautas indignados soltam o verbo em diversos serviços, mas o campeão de reclamações é o atendimento. Segue um print da conversa:

Zeinal Bava, da PT, vai integrar conselho de administração da Oi

O presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava, vai integrar o conselho de administração da Oi. A confirmação do novo conselheiro está marcada para o próximo dia 18, quando acontece a Assembleia Geral Extraordinária da operadora.

Além de decidir sobre a nova formação do conselho de administração, a AGE da Oi também vai deliberar sobre mudanças no estatuto social da companhia, permitindo, inclusive, o limite de capital autorizado, que passará de 800 milhões para 2,5 bilhões de ações ordinárias ou preferenciais, observado o limite legal de 2/3 (dois terços) no caso de emissão de novas ações preferenciais sem direito a voto, a critério dos conselheiros.

A assembleia tratará ainda da composição da nova diretoria da Oi. A convocação da AGE foi publicada nesta terça-feira (10) na Comissão de Valores Mobiliários.

Oi terá 22 lojas próprias no Rio em 2012

A operadora de telecomunicações Oi terá 22 lojas próprias no Estado do Rio de Janeiro em 2012, a fim de complementar o canal de franquias e garantir uma melhor experiência no atendimento ao cliente.

As duas primeiras lojas no Estado foram inauguradas nesta terça-feira, uma em Volta Redonda e outra em Petrópolis, informou a empresa em comunicado nesta terça-feira.
O novo modelo de operação da Oi com lojas próprias teve início em dezembro de 2011, quando foram abertas 61 unidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Goiás.
Em 2012 até aqui, foram abertas outras nove 9 lojas próprias em São Paulo, totalizando 70 canais próprios no país.
“Para 2012, a companhia tem como meta chegar a 180 lojas próprias e ampliar em 30 por cento a rede de distribuição com parceiros, crescendo em número de pontos de venda por todo o país”, segundo a Oi.

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Aeroportos brasileiros iniciam oferta de Wi-Fi grátis

Aeroportos: Rede sem fio funcionará apenas na área de embarque






Nove aeroportos brasileiros iniciaram nesta semana a oferta de internet Wi-Fi gratuita e ilimitada aos passageiros. Na última quarta-feira o acesso à internet sem fio foi liberado aos passageiros nas áreas de embarque dos aeroportos de Recife, Fortaleza, Galeão, Santos Dumont, Congonhas, Cumbica e Pampulha. Já na sexta-feira, os aeroportos de Brasília e Porto Alegre também passaram a oferecer a conexão. 

O serviço é de responsabilidade da Infraero, por meio de um acordo assinado com três operadoras (Net, TIM e Linktel) que fornecem o acesso Wi-Fi gratuitamente, em troca de publicidade nos aeroportos. 

Neste primeiro momento somente o serviço da TIM está disponível, as outras duas empresas ainda não possuem uma data definida para instalarem suas redes. Devido a essa limitação, a Infraero afirmou que essa primeira fase experimental irá durar sete dias. 

Em Cumbica, por exemplo, a rede poderá ser acessada por até 500 passageiros simultaneamente e em Congonhas a capacidade será para até 600 passageiros. Ambas as limitações seriam inferiores à demanda desses aeroportos, que costumam receber mais de mil passageiros por hora. 

Até o fim de abril, outros aeroportos também passarão a oferecer o serviço, como Manaus, Curitiba, Salvador, Natal, Viracopos e Confins. 

Como irá funcionar – A internet livre não vai ficar disponível no aeroporto inteiro – somente na área de embarque, depois do raio X. Para utilizar o serviço, ao abrir o navegador o passageiro verá uma tela da Infraero e deverá preencher um cadastro. Para validar o acesso terá de inserir o número do cartão de embarque. 

No entanto, a internet gratuita só poderá ser usada a partir do aeroporto de origem, ou seja: se uma pessoa viaja de Congonhas para Porto Alegre, por exemplo, só terá direito a usar a internet no aeroporto paulista. Na volta, se quiser, pode pagar por mais tempo de conexão. Cada acesso único terá validade de seis horas.

Internet no celular: qual operadora escolher?


Planos Pré-Pagos
Os planos pré-pagos respondem hoje pela maior parcela de consumidores que acessa a internet via celular. De simples configuração, rápido acesso e baixo custo, eles acabam atraindo a maioria dos clientes que têm como perfil o uso de redes sociais e pequenas consultas diárias para leitura de notícias ou emails.
Nessa modalidade de plano, três itens devem ser observados pelo consumidor: quanto será o investimento mensal, qual é a velocidade máxima de conexão e qual é franquia de dados diária que você tem disponível. A forma de contratação, bem como as condições de uso, também varia de operadora para operadora.
Acessar a internet a partir do celular já se tornou uma realidade para muitos brasileiros. Com smartphones cada vez mais acessíveis – alguns modelos já podem ser encontrados por R$ 300 –, as opções de planos pré-pagos permitem que o consumidor acesse a web gastando menos de R$ 0,50 por dia.
Contudo, antes de escolher um plano apenas pelo valor, é preciso levar em consideração o seu perfil de consumidor e qual será o uso que você fará da internet em seu celular. De nada adianta pagar por um plano que proporcione um pacote diário maior de dados se, em hipótese alguma, você acabará utilizando nem ao menos a metade da franquia disponível.
As tabelas abaixo mostram algumas das opções disponibilizadas pelas próprias operadoras. Todos os valores e condições foram retirados dos sites oficiais da Claro, da Oi, da TIM e da Vivo, com consulta realizada entre os dias 3 e 5 de abril. Dessa forma, os valores são de inteira responsabilidade das companhias e estão sujeitos a alterações.
Além disso, é importante ressaltar que muitas vezes as operadoras podem ser flexíveis com seus planos, oferecendo condições diferenciadas para aqueles consumidores que já possuem outros planos de minutos em ligação e envios de mensagens. Por isso, antes de fechar negócio, vale a pena entrar em contato com a companhia em questão e verificar se é possível contratar uma proposta personalizada.
Preço e contratação
Este é o principal item que deve ser observado pelo consumidor e, por conta disso, muitas vezes o que parece mais atrativo em uma propaganda pode não ser a condição mais vantajosa no final do mês. Claro, TIM e Oi possuem opções de planos que podem ser pagos apenas pelo dia de uso. Se em 30 dias você utiliza a internet apenas durante 12 deles, pagará apenas pelos dias em que navegou. O custo entre as três é exatamente o mesmo (R$ 0,50 por dia ou R$ 15 por mês).
Contudo, contratar planos com maior período de fidelidade pode acabar pesando menos no seu bolso, caso você utilize o aparelho para navegar em todos os 30 dias. O plano semanal da Oi, por exemplo, custa R$ 2,90 por semana, totalizando R$ 11,60 durante o mês. Na Claro, a opção intermediária é o plano quinzenal (R$ 6,90 a cada 15 dias, totalizando R$ 13,80 por mês).
Quem quiser optar por uma franquia mensal pode economizar ainda um pouco mais. Os planos da Oi e da Vivo podem sair por apenas R$ 9,90 por mês, o que significa na prática um custo de R$ 0,33 por dia. O plano mensal da Claro custa um pouco mais, contudo ainda assim sai mais barato do que as outras opções da operadora.
Pacote de dados e velocidade
O segundo aspecto a ser analisado é qual a franquia disponível dentro do plano que você contratou. As operadoras costumam adotar políticas diferentes, de acordo com o seu tipo de plano. Dependendo do propósito com que você pretende utilizá-lo, contratar um plano com apenas 1 MB por dia, por exemplo, pode não ser o suficiente.
Porém, se o que mais preocupa você é a velocidade de transferência de dados, leve esse item em consideração antes de adquirir um plano. Vivo e Oi oferecem velocidade máxima de até 1 Mbps, o que significa que ela pode ser abaixo desse valor. Já a Claro e a TIM prometem velocidades de até 300 kbps. Em qualquer uma delas, a velocidade é reduzida após a franquia ter sido atingida.
Planos pós-pagos
Para quem está disposto a assumir a mensalidade de um plano de dados, as opções aumentam consideravelmente. Além dos planos tradicionais oferecidos pelas companhias, consumidores que já possuam outros pacotes de dados e mensagens podem ainda personalizar a tarifa, o que faz com que a variação seja grande nesse quesito.
Claro – A operadora Claro está entre as que oferecem um maior número de opções para os clientes. Basicamente, há duas modalidades distintas: controle e pós. Na primeira, após exceder o valor da franquia contratada, o custo por MB a mais é cobrado à parte, chegando a R$ 4/MB. Entretanto, os valores dos planos são de, no máximo, R$ 11,90.
Já na modalidade pós, há nove opções de pacotes de dados. Com exceção da franquia de 10 MB, nas demais a operadora oferece o dobro da franquia contratada. Assim, adquirindo 100 MB, por exemplo, você ganha o direito de transferir 200 MB durante os 30 dias. A velocidade é mantida caso você exceda o valor da franquia, mas os MB a mais são tarifados.
Oi – A Oi também aposta na variedade de planos para seduzir o consumidor. Com velocidade máxima de 1 Mbps, a empresa comercializa seis planos distintos, cuja variação está na franquia mensal disponível. Os pacotes vão de 50 MB a 2 GB e os valores dos planos variam entre R$ 14,90 e R$ 84,90. Após o uso da franquia, não há tarifação, mas a velocidade máxima de navegação é reduzida para 150 kbps.
TIM – A TIM aposta na simplicidade para o consumidor e disponibiliza um único tipo de plano na modalidade pós-paga. Por R$ 29,90 mensais, é possível contratar o Liberty Web Smart, com pacote mensal de 300 MB e velocidade máxima de navegação de 1 Mbps. Após o uso da franquia, a velocidade é reduzida para 50 Kbps.
Vivo – A Vivo é uma das empresas que oferecem a maior variedade de planos. O consumidor pode contratar franquias que variam de 20 MB/mês a 10 GB/mês. Após atingir a franquia contratada, é possível ainda optar entre redução da velocidade, que por padrão é de até 1 Mbps, ou manutenção da velocidade, mediante pagamento adicional. Os valores iniciam em R$ 9,90 e podem chegar a até R$ 199 mensais.
O conselho mais importante: pesquise
Se com relação aos preços não é difícil escolher um plano que se adapte ao seu bolso, nos quesitos velocidade e pacote de dados muitas vezes só na prática é possível definir qual é a franquia que melhor se adequa ao seu perfil. Por isso, depois de enquadrar os valores dentro do seu orçamento, escolha uma plano mais barato e com franquia menor de dados.
À medida que for utilizando, você perceberá se o pacote mensal disponível é suficiente ou não e, caso seja necessário, poderá solicitar a mudança de plano a qualquer momento. Lembre-se: é melhor economizar desde o início até encontrar um plano que se adeque ao seu perfil do que pagar por um serviço que talvez você nunca precise utilizar.

Anatel aprova regulamento do telefone social


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quarta-feira (4), por unanimidade, o regulamento que tenta ressuscitar e viabilizar o chamado “telefone social”, como é chamada a linha de telefonia fixa para consumidores de baixa renda. De acordo com o novo modelo aprovado, os beneficiários de programas sociais do governo federal poderão contar o serviço por R$ 9,50 mensais, sem impostos.

Lançado ainda em 2005, o chamado telefone popular (Acesso Individual Classe Especial – Aice) acabou fracassando, com apenas cerca de 142 mil assinantes, muito distante dos 4 milhões de usuários esperados pelo governo. O serviço era aberto a toda a população na modalidade pré-paga, por um preço de R$ 17,60, mas sem qualquer franquia.

Com o novo modelo aprovado nesta quarta pela Anatel, o serviço passará a ser destinado apenas para os cerca de 22 milhões de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O preço – descontados os impostos – caiu para R$ 9,50 mensais pós-pagos, mas com direito a uma franquia de 90 minutos em chamadas locais para fixo. Para além desse limite, os usuários poderão realizar ligações adquirindo créditos pré-pagos.

Segundo o conselheiro relator do regulamento, Marcelo Bechara, as alterações ocorrem no sentido de atender o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), aprovado em junho do ano passado. “A universalização nem sempre garante o acesso de todos os cidadãos, tendo em vista algumas barreiras econômicas e sociais. Por isso, o serviço diferenciado foi restringido aos cidadãos de baixa renda”, afirmou.

A Anatel também determinou que, após a solicitação dos usuários, as operadoras terão que instalar o Aice nas residências em apenas sete dias. Pela regulamentação anterior, o prazo estipulado era de até 30 dias. As companhias terão 120 dias para se adaptarem a essa nova regra nos domicílios onde ainda não há nenhuma linha instalada.

Já o cronograma de implantação, porém, foi escalonado para permitir o planejamento da migração por parte das companhias. Nos primeiros 12 meses, a obrigatoriedade será para as famílias que recebem até um salário mínimo mensal. Nos 12 meses seguintes passará para as residências com renda de até dois salários e, após 24 meses, será entendida ao restante dos integrantes do cadastro único, que recebem até três salários.

Caso não haja procura suficiente pelo modelo nesses intervalos, a Anatel poderá antecipar o cronograma. “Nossa expectativa é fazer um telefone social viável econômica e tecnicamente, mas que não seja outra frustração como o modelo atual”, completou Bechara. O serviço deve começar a ser oferecido em 60 dias.