24/07/2024
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Anatel quer padronizar tarifas do celular

Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estuda proibir operadoras de telefonia móvel de cobrar preço diferente nas ligações dentro e fora de suas redes.

Atualmente, todas as empresas no país oferecem preços reduzidos nas ligações entre celulares da operadora, uma estratégia de fidelização.

Segundo o conselheiro da agência Rodrigo Zerbone, a prática cria uma barreira para o cliente trocar de empresa, pois ele fica “amarrado” à sua rede de amigos e parentes da mesma operadora.

Para proibir a cobrança diferenciada, a Anatel estuda primeiro acabar com a taxa de interconexão, cobrada em toda ligação para celular. A taxa é cobrada do cliente que liga, em favor da operadora que recebe a ligação. A Anatel não estuda acabar com a taxa nas ligações de fixo para celular.


Rentabilidade: GVT lidera em Margem EBITDA

A GVT manteve a liderança em margem EBITDA e a Telefônica a segunda colocação. Os demais grupos apresentaram uma redução mais acentuada na margem EBITDA em 2011.


A Telefônica apresentou o maior lucro em 2011 – R$ 5,1 bilhões (15,4% da receita líquida) , seguida pela TIM – R$ 1,3 bilhões (7,6% da receita líquida) e pela Oi – R$ 1,0 bilhão (3,6% da rec. líq ).

Crescimento da Receita: SKY lidera

A SKY liderou o crescimento da receita em 2011. A competição com a Embratel no DTH levou a um crescimento de 48,8% na quantidade acessos da SKY no período. A receita da SKY e seu crescimento foram estimados pelo Teleco a partir dos resultados da SKY para a América Latina.


A Nextel ficou com a segunda colocação (49,9%) seguida pela GVT (39,0%). Os Grupos menores tendem a levar vantagem neste indicador. A Oi foi o único grupo a apresentar crescimento negativo da receita (-5,3%).

Receita Líquida: Telefonica lidera em receita líquida

A Telefônica é o maior Grupo de Telecom do Brasil em receita, com R$ 33,2 bilhões no 3T11, de um total aproximado de R$ 125 bilhões de receita líquida das prestadoras de telecomunicações do Brasil.

Nota: A receita líquida dos Grupos considera eliminações de receitas entre empresas do Grupo. A receita da Sky foi estimada.

O Grupo da América Móvil (Claro, Embratel e Net) ultrapassou a Oi em receita líquida em 2011.


Apesar de a TIM estar se aproximando da Oi em quantidade de acessos, a vantagem da Oi em relação em TIM em receita foi de mais de R$ 10 bilhões em 2011.

Os quatro maiores Grupos de Telecom do Brasil responderam por 86% da receita líquida de Telecom do Brasil em 2011.

Adições Líquidas em 2011: TIM foi a líder

O bom desempenho da TIM no celular garantiu a liderança em adições líquidas em 2011.

O Grupo América Móvil ficou com a segunda colocação graças ao seu desempenho no fixo (4 milhões de adições líquidas) conseguidas em grande parte na TV por Assinatura (1,7 milhões).
A Vivo foi a segunda em adições líquidas no móvel, onde obteve 98% do total de suas adições líquidas. Já as adições líquidas da Oi foram impactadas pela telefonia fixa que apresentou adições líquidas negativas (1,0 milhão de telefones fixos).

Os principais destaques da Oi – no Pós-Pago


No 4T11 a operadora iniciou o processo de simplificação das ofertas, reestruturação dos canais e reposicionamento dos preços. Com essas três iniciativas, o último trimestre do ano representou 54% do total de adições líquidas de 2011, resultado do aumento das vendas (13% acima da média dos nove primeiros meses do ano) e da redução do churn (21% abaixo da média dos nove primeiros meses do ano). Além disso, em novembro/11, a Oi lançou oferta incluindo o pacote de dados por R$5,00 pela franquia de 100MB e DDD ilimitado por mais R$15,00.

E a partir de fevereiro/12, a Oi deixou os planos Oi à Vontade ainda mais completos, incluindo a possibilidade de contratar SMS ilimitado para qualquer operadora junto ao plano de dados. A companhia lançou duas ofertas diferentes: SMS ilimitado + 100MB por R$15,00 ou SMS ilimitado + 500MB por R$35,00.

Além do novo portfólio de Oi Dados (Internet para o celular) e Oi Velox 3G (Internet para tablets e minimodem), lançado no 3T11, que permite ao usuário acessar a Internet móvel através de diversas franquias sem pagar pelo uso excedente de Internet, a Oi lançou no 4T11 uma oferta especial para clientes do novo portfólio Oi Dados 2GB e Oi Velox 3G 2GB e 5GB. Nesta oferta, os clientes podem navegar gratuitamente na rede Oi Wi-fi na rede da Vex no Brasil e no mundo. Também nesses planos, os clientes tinham dois meses de degustação do serviço de música Oi Rdio.

A partir do dia 28 de outubro, a Oi iniciou a oferta de subsídio de mini-modem para novos clientes Oi Velox 3G. Nesta campanha, nos planos 5GB e 2GB o mini-modem não tem custo adicional ao cliente, enquanto nos de 500MB, 250MB e 150MB custam R$29, R$49 e R$149, respectivamente.

Novidades do Portal – Março

Mais um mês se inicia e como todo mundo já sabe a gente sempre começa o mês com novidades. Só que as novidades pra esse mês são muitas! Confira:

* Visual Redesenhado A gente sempre busca oferecer uma melhor performance visual para os nosso leitores, por isso efetuamos mais uma alteração no contraste e nas cores de fundo do nosso Portal. Agora, a página principal do portal contendo as última notícias de Telecomunicações ficam em branco, enquanto as bordas da página ficam na cor preta, causando assim um menor desconforto visual. Além disso alguns elementos da página foram compactados fazendo com que a velocidade de abertura do Portal fique 1.5x mais rápida!

* Interatividade Os nosso leitores mais fiéis estão de prova. Mês a mês o portal inova e traz mais serviços que complementam o site e o deixam cada vez mais interativo. A novidade da vez são as opções “curti” e “não curti”. Pegando a onda do Facebook essas opções que ficam no topo de cada matéria publicada permitem que o leitor exponha o que achou daquela novidade. Mais um passo a liberdade de expressão no portal, e de uma forma divertida e coletiva.

* Torpedos – A sessão #Envie um Torpedo será reformulada com o objetivo de garantir o envio de mensagens SMS pelo site. No mês que se passou recebemos diversas reclamações de usuários que enviavam torpedos pelo serviço e notavam um grande atraso no recebimento das mensagens. Existiram casos de que até algumas mensagens não chegaram. Contatamos a Vivo, uma de nossas operadoras parceiras e recebemos a informação de que está ocorrendo uma sobrecarga no servidor devido ao enorme número de pessoas que utilizam o serviço pelo Portal #Minha Operadora. Um novo sistema está sendo preparado pela operadora que deve nos entregar o serviço reformulado ainda esta semana. Vai valer a pena esperar mais um pouco!

* Fale com a gente – Você agora pode enviar um email para o Portal. Envie pra: [email protected]     Estamos esperando seu contanto.

* Parceria – E a novidade mais aguardada… Chegou a TIM no nosso Portal. Depois de meses em negociações sem sucesso finalmente temos a 2ª maior operadora de telefonia móvel ao nosso lado. Agora você acompanha as últimas novidades se serviços, promoções e muito mais também da TIM. O site ganhará aos poucos as novidades e serviços que a TIM está preparando pra gente. Vamos aguardar!

Atenção: Alguns outros serviços e complementos estão sendo preparados para lançamento ainda esse mês. Sendo assim, o site está enfrentando algumas instabilidades técnicas isoladas e a qualidade de imagem de algumas fotos publicadas estão com baixa resolução. Pedimos a compreensão de todos pois o problema será solucionados o mais rápido que for possível.

Bom, até agora é isso: Aproveitem o Portal #Minha Operadora Versão 2.1!!!

Quantidade de Acessos: Telefônica é a líder

O Brasil terminou 2011 com 319 milhões de acessos, sendo 246,4 milhões móveis (Celular e SME) e 72,2 milhões fixos (telefones fixos, banda larga fixa e TV por Assinatura).



O Grupo Telefônica/Vivo é o líder em total de acessos, ou de Unidades Geradoras de Receita(UGR).

O Grupo América Móvil (Claro, Embratel, Net) é o segundo, tendo ultrapassado a Oi em 2010.
A Oi lidera em acessos fixos, mas pode ser ultrapassada em total de acessos pela TIM que liderou em adições líquidas em 2011.

Os últimos dias da Telefônica


Começou a contagem regressiva para a Telefônica deixar de existir como marca no País. Antes de virar a página, no próximo dia 15, quando a marca Vivo passará a ser adotada nacionalmente em todos os seus produtos (telefonia fixa, internet, celular e TV por assinatura), o grupo espanhol levará ao ar uma série de três filmes que comunicará ao consumidor paulista – mercado onde a Telefônica é sinônimo de telefonia fixa – a mudança de nome. Duas semanas depois, passará a ser veiculada a nova campanha institucional do grupo, já totalmente focada na Vivo.

O fim da marca Telefônica foi planejado ao longo dos últimos 18 meses, conta Christian Gebara, diretor executivo de estratégia e novos negócios do grupo espanhol. A estratégia envolveu três agências. Os filmes que entram no ar amanhã foram desenvolvidos pela DPZ e pela francesa Publicis. A campanha institucional ficou a cargo da África. A iniciativa exigirá ainda a repaginação visual das 130 lojas da Telefônica, a mudança do layout dos boletos de cobrança (que a partir deste mês já vão trazer estampada a marca Vivo), treinamento de funcionários e mudanças de sistemas. Em todo esse processo de migração, a Telefônica está gastando R$ 120 milhões.

A promoção do nome Vivo também envolverá ações de patrocínio, como a Call Parade – referência à conhecida Cow Parade -, na qual cem artistas serão convidados a ‘transformar’ cem orelhões. A empresa estampará sua marca em um evento de sessões de cinema ao ar livre no Jóquei Clube de São Paulo, o Vivo Open Air, que começará justamente no dia 15, o ‘marco-zero’ da mudança de nome. Para potencializar o investimento nas campanhas de televisão, a Telefônica programou ações em jornais, revistas, outdoors, internet e mídias sociais. ‘É uma estratégia de massa, para atingir todos os públicos’, diz Christian Gebara.

Escolhas

A separação entre o grupo e a marca de varejo, afirma Gebara, é uma decisão mundial da Telefônica. Na América Latina e na Espanha, adotou-se o nome Movistar, enquanto no restante do território europeu trabalha-se a marca O2. No Brasil, a escolha pela Vivo também foi influenciada pela abrangência nacional da operação de telefonia celular, enquanto os serviços da Telefônica estavam restritos a São Paulo.

Outra marca tradicional que discretamente vai desaparecer do mercado com a Telefônica será a operação de televisão por assinatura TVA. Comprada do Grupo Abril em 2006, passará a se chamar Vivo TV. O mesmo destino terá o serviço de internet rápida Ajato, herdado no mesmo negócio, que agora ficará no segmento Vivo Speedy.

Apesar dos sucessivos problemas no fornecimento do serviço, o executivo da Telefônica explica que a empresa entendeu que valeria manter o Speedy como marca acessória. ‘Analisamos o Speedy e percebemos que o produto é bem aceito. São quase 4 milhões de consumidores em São Paulo’, diz. A estratégia pode ser justificada pelo fato de o Speedy ser, para muitos consumidores, sinônimo da categoria internet, de acordo com Cecília Russo, diretora-geral do Grupo Troiano de Branding.

Essa estratégia de promoção e descarte de marcas, segundo Cecília, é delicada. A escolha da Vivo, diz a especialista, foi acertada porque a marca tem uma imagem mais atual e menos ‘sisuda’ do que a da Telefônica – que durante vários anos enfrentou o desgaste de ser a empresa campeã em reclamações de consumidores no Procon-SP. ‘Nesse cenário, quem traz certo frescor é a Vivo. Ela vem associada a um produto mais tecnológico’, explica. ‘Além disso, a Vivo também foi mais feliz do que a Telefônica em criar uma comunicação simpática, baseada nos bonequinhos’, ressalta.

Filmes

A primeira série de filmes, criada em parceria entre DPZ e Publicis, terá três comerciais com 30 segundos de duração – a estreia será no intervalo do Jornal Nacional. A ideia é basicamente explicar o que muda para o consumidor em São Paulo. As peças publicitárias introduzem os quatro segmentos da Vivo – Fixo, Móvel, Speedy e TV – e explicam que, a partir deste mês, todos os serviços terão uma só marca e serão incluídos na mesma conta. ‘O briefing foi muito claro. A preocupação era que os filmes fossem didáticos, mas poéticos’, diz Tonico Pereira, diretor-geral de atendimento da DPZ. O processo de definição da campanha levou sete meses, segundo o vice-presidente da Publicis, Hugo Rodrigues.

Para a campanha institucional, que entra no ar dia 15 em todo o Brasil, a agência África ousou e apostou em um comercial de animação no estilo das produções da Pixar. O filme, que terá versões de 30 e 60 segundos, vai misturar personagens humanos e animais e abandonará, ao menos temporariamente, o tradicional bonequinho da marca. ‘Acho que o segmento vem há tempos trabalhando com produções muito parecidas’, diz o presidente da África, Márcio Santoro. ‘Foi preciso ousar para chamar a atenção do espectador.’

TJCE mantém decisão que autorizou operadora TIM a habilitar novas linhas no Ceará


A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decidiu, nesta quarta-feira (28/03), que a TIM Celular S/A pode continuar vendendo novas linhas no Estado. O relator do processo foi o desembargador Clécio Aguiar de Magalhães.

O agravo de instrumento (nº 0007113-80.2011.8.06.0000) foi interposto pelo Ministério Público (MP) e pela Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB/CE) contra decisão da 3ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, que havia autorizado a empresa a comercializar novos números.

O MP e a OAB alegam que telefonia é um serviço público essencial e que a TIM não dispõe de estrutura para comportar novas habilitações. Ao julgar o agravo, a 5ª Câmara Cível manteve a decisão da 3ª Vara Cível. Segundo o relator, a TIM “colaciona em suas razões indicadores mais recentes que corroboram a melhora no serviço prestado”.