24/07/2024
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Os principais destaques da Oi – no setor residencial

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No 4T11, a Oi teve a menor queda do número de linhas fixas desde o 2T10, reduzindo o ritmo mensal de perda de base de telefonia fixa em relação à apresentada nos últimos trimestres. Contribuíram para esse resultado o fortalecimento de canais de venda, como a ampliação do número de vendedores porta-a-porta em 14%, o reposicionamento dos planos de telefonia fixa com ofertas que agregam mais valor ao cliente, a mudança no sistema de comissionamento e a redução de cancelamentos de linhas fixas em 16% no 4T11 em comparação com o 3T11. O reposicionamento das ofertas contemplou: 

– Franquias de minutos ilimitados para ligações locais para fixo; 

– Franquias de minutos ilimitados para ligações de longa distância nacional pelos códigos de longa distância da Oi (31 na região I e 14 na região II) para fixo;

– Franquias de minutos para ligações locais para Oi Móvel; 

– Serviços digitais: identificador de chamada e chamada em espera.

A Oi continuou oferecendo condições especiais para os clientes que já possuem ou que adquiriram o Oi Velox no momento da adesão de uma destas ofertas, com objetivo de aumentar a fidelização de sua base de clientes através de uma maior penetração de serviços Oi nos domicílios. Além disso, contribuíram fortemente para o resultado de adições líquidas do Oi Velox no período a manutenção da estratégia de posicionamento de preço adotada desde Janeiro/11 (Planos a partir de R$39,90), a inclusão de novos benefícios nas ofertas, as melhorias operacionais no processo de instalação (reduziram o churn precoce em 41%), a volta da fidelização e a intensificação das ações ativas de blindagem (reduziram o churn não precoce em 14%).

Suportada por uma forte estratégia de blindagem, com aumento de velocidade para os clientes atuais, a base Velox fechou o período com velocidade média de 2,5Mbps, 49% maior que o mesmo período do ano anterior.

Para fortalecer sua posição de fornecedor de banda larga mais completa, voltado para atender qualquer perfil de cliente, desde aqueles mais preocupados com preço e que desejam ter a sua primeira banda larga, até usuários mais avançados que demandam altas velocidades e mobilidade, a Oi conta com planos de internet fixa e convergente com preços a partir de R$39,90 e velocidades de até 20 Mega.

Em relação ao seu produto convergente, Oi Conta Total, a Oi lançou uma oferta para o Natal com preços atrativos, incluindo planos de dados para o celular e Velox 3G. Além disso, passou a oferecer em todos os planos bônus de minutos ilimitados para Oi e Fixo. Tais ações fizeram as vendas de Oi Conta Total crescerem 14% no mês de dezembro.

A principal novidade do 4T11 foi o lançamento, em novembro, do Oi Internet Total. O produto tem como conceito proporcionar ao cliente o acesso a internet em qualquer lugar com mais mobilidade e usufruindo deuma banda larga robusta, seja em casa com o OI Velox ou fora dela com 3G ou pela rede wi-fi, através da rede Vex, que possui 42 mil pontos de acesso no Brasil e no mundo. Além da mobilidade, o cliente ainda pode economizar até 40% em relação à contratação dos serviços separadamente. Nas localidades onde é comercializado, o Oi Internet Total já representa 15% das vendas de altas velocidades.

Também em novembro, a Oi lançou novas campanhas incluindo serviços de valor adicionado, onde todos os clientes que adquirissem Oi Velox teriam direito a um programa de antivírus gratuito e os clientes que adquirissem velocidades superiores a 2 Mega receberiam o modem wi-fi também sem custo adicional. Esta estratégia de agregar mais benefícios à banda larga e a convergência do Oi Internet Total diferenciam ainda mais a Oi no Mercado, principalmente, por não existir nenhum concorrente com ofertas que possuam estas características. O trimestre, ainda marcou a expansão do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) para mais 300 cidades. Com isso, ao final de dezembro/11 a Oi já atendia 450 cidades com 1 Mbs por R$ 35,00 (R$ 29,90 em estados com isenção de ICMS). Até 2015, a previsão é que 4.800 cidades sejam atendidas pelo plano.

Confira as imagens do princípio de incêndio no prédio da Oi

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Conforme noticiado agora a pouco no Portal #Minha Operadora um princípio de incêndio atingiu o prédio da operadora Oi, em Fortaleza. Um curto provocou o acidente em um dos andares do edifício, onde funciona a Contax, empresa que presta serviços para a operadora, na avenida Borges de Melo, no Bairro de Fátima. O tumulto foi generalizado. Centenas de funcionários foram retirados às pressas do local e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado.

* Imagens exibidas com autorização da TV Jangadeiro.

Mais um incêndio na Oi

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Um princípio de incêndio no prédio da operadora de telefonia Oi , localizado na avenida Borges de Melo na cidade de Fortaleza – CE, foi controlado na manhã desta sexta-feira ,30.

De acordo com o Sargento França, do Corpo de Bombeiros, um curto circuito no ar-condicionado teria causado o acidente em uma das salas do prédio.O fogo já foi controlado e os bombeiros estão no local fazendo trabalhos preventivos.

No momento em que os bombeiros chegaram ao local as pessoas já estavam saindo do prédio pela escada de incêndio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), informou que os cruzamentos das avenidas Borges de Melo x Moreira Gomes e Francisco Lorda x Moreira Gomes foram bloqueados para garantir mais segurança para a operação do Corpo de Bombeiros.

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Matéria do jornal O Globo mostra que a Oi tem os planos mais vantajosos no Pós-Pago

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Levantamento realizado por associação de consumidores indica que a companhia oferece opções mais vantajosas no Rio e em São Paulo


Matéria publicada no site do jornal O Globo, no dia 5 de março, mostra que os planos da Oi são as melhores escolhas para consumidores que utilizam celulares sem conexão à Internet (os chamados “planos 2G”). Em levantamento realizado por uma associação de consumidores de alcance nacional, a Oi apresentou as opções mais vantajosas no Rio de Janeiro e em São Paulo, em todos os perfis traçados, exceto nas cidades cobertas pela CTBC no Estado de São Paulo. Veja aqui a reportagem: http://oglobo.globo.com/economia/comparacao-de-pacote-de-telefonia-pode-poupar-ate-5-mil-por-ano-4218035.

De acordo com o Globo, no Rio de Janeiro, o ranking das operadoras com as melhores opções se repete em todos os três perfis elaborados pela associação, sendo que a Oi tem os planos mais baratos. Em São Paulo, a Oi aparece como a melhor opção para o perfil coletivo. Segundo a reportagem, o estudo constatou ainda que uma família paulistana pode gastar mais de R$ 400 por mês sem necessidade com tarifas de celular, caso seja cliente do plano mais caro. Já uma família carioca pode desperdiçar R$ 327 a cada mês. Com isso, a escolha do melhor plano pode gerar uma economia de até R$ 4 mil por ano para os cariocas e de quase R$ 5 mil para os paulistas, conforme o levantamento.

Segundo Eduardo Aspesi, diretor de Segmentos da Oi, a tendência é da oferta cada vez maior de planos personalizados. “O caminho é oferecer ao cliente o que ele quer. No Brasil ainda não há muito essa prática porque a aposta era no volume de aquisição de novos clientes. Agora com o amadurecimento do mercado, como acontece nos mercados mais desenvolvidos, a tendência é a especificação em busca da fidelização”.

O estudo citado pelo jornal O Globo analisou 2.850 planos 2G, pré-pagos e pós-pagos individuais e família das seis principais operadoras de celular do país, em 19 estados brasileiros. Foram levados em consideração três perfis de consumidores: moderado (que usa cem minutos por mês), frequente (900 minutos) e grupo (quatro linhas com 600 minutos entre si e 800 para outros telefones).

TIM e Vivo se alternam na liderança em adições líquidas

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O Brasil voltou a apresentar um crescimento recorde do celular em fevereiro, com adições líquidas de 2,44 milhões de celulares, superando por pequena margem as adições líquidas de Fev/11 (2,42 milhões). A Vivo liderou em adições líquidas em Fev/12 (1.032 mil), seguida pela TIM (791 mil), Oi (310 mil) e Claro (305 mil).

As adições líquidas de fevereiro confirmam as tendências observadas nos últimos seis meses:

Vivo e TIM se alternam na liderança em adições líquidas com uma participação mensal (share) superior a 25%.
Claro e Oi se alternam na 3ª e 4ª colocação em adições líquidas com um share menor que 25% cada.


O resultado desta evolução é que Vivo e TIM acumularam 7,7 milhões de celulares nos últimos seis meses, enquanto Claro e Oi acumularam 4,3 e 3,9 milhões respectivamente neste período.



A Vivo liderou em quatro dos últimos seis meses e a TIM em dois.




Este quadro é determinado principalmente pelas adições líquidas no segmento pré-pago que apresentou nos últimos seis meses uma distribuição das adições líquidas entre as operadoras semelhante à apresentada para o total de celulares.



A disputa entre Vivo e TIM pela liderança em market share de pré-pago tem estimulado o crescimento das adições líquidas destas duas operadoras. A vantagem da Vivo em relação à TIM, que havia caído para 660 mil celulares em dezembro de 2011, subiu para 1,1 milhão em fevereiro.





No segmento pós-pago a disputa está mais embolada, com Claro, Oi e TIM se alternando na 2ª colocação em adições líquidas nos últimos três meses.

Fox Sports acerta com Net e Claro TV

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Agora é oficial. A Fox Sports deve anunciar nos próximos dias os acordos firmados com as operadoras Net e Claro TV (ex-Via Embratel). A primeira, a maior do segmento, passa a disponibilizar o sinal do canal na próxima semana. Já a Claro TV deve liberar o canal na quinta (29) ou sexta-feira (30).

Com um final feliz com Net e Claro TV, a Fox Sports passa a constar no line-up de todas as operadoras de TV a cabo do país. É o fim de uma peregrinação. A Fox mantinha conversas com as duas empresas desde o final do ano passado. Em fevereiro, no dia 5, o canal estreou para menos de 10% de todos os assinantes do Brasil.

As conversas com Net e Claro foram agilizadas após a Sky ceder à proposta dos americanos. Tida como a mais resistente, a operadora anunciou o acerto no último dia 14.

Saiba o que levar em conta ao comprar celular com mais de 1 chip

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É importante checar se telefone suporta a frequência da operadora

Smartphone LG Optimus Net Dual P698 traz espaço para dois chips. (Foto: Amanda Demetrio/G1)
Vendas desse tipo de aparelho dispararam no Brasil no ano passado.

Na casa do atendente Luiz Cláudio dos Santos, de 52 anos, os celulares são de duas operadoras diferentes. Para poder falar com a mulher e os filhos por preços menores e aproveitar promoções, Santos optou por um celular que comporta 2 chips.


“Para os meus filhos, eu ligo com o chip de uma operadora e, para minha mulher, aproveito promoções de outra, que dá o dobro da recarga em bônus”, conta Santos, que já tem o aparelho dual-chip (como é chamado pelas operadoras e fabricantes) há cerca de quase 3 anos.

Luiz Cláudio dos Santos, de 52 anos, diz que economiza em ligações para a família

A economia a que o atendente se refere acontece porque o usuário de uma determinada operadora paga menos para fazer ligações para clientes da mesma empresa do que para falar com operadoras diferentes da que contratou. Nas ligações de uma empresa para outra há uma tarifa embutida. Além disso, algumas companhias fazem promoções para ligações feitas entre seus usuários.

Outra atração nesse tipo de aparelho é a possibilidade de economizar em ligações para outros estados. “Temos a pessoa que mora em um lugar, mas tem a família em outro. Elas usam os dois chips, um com o DDD de cada localização”, explica Bruno Freitas, da consultoria IDC Brasil.

A cineasta Camila Alves se encaixa nesse perfil. “Eu vou me mudar para o interior de São Paulo e ficar ‘pulando’ de um DDD pro outro. Tenho dois chips há uns 5 anos, mas minha mãe só comprou o aparelho com 2 espaços para chip em janeiro”, contou Camila, que usa um chip com DDD 15 e outro com DDD 11. “É um aparelho bem simples, só faz ligação. Até pensei em investir em um smartphone, mas vou ficar com esse modelo e comprar um tablet”, contou.

Outro grupo que costuma aderir ao celular multichip, segundo as consultorias, é o de pessoas que querem ter no mesmo telefone um número corporativo e outro pessoal.

Como escolher

De acordo com a consultoria GFK Retail and Technology Brasil, a média de preços dos aparelhos com 2 chips é R$ 233 –dado de dezembro de 2011. O preço médio de celulares no país, incluindo os multichip, é de R$ 193 (excluindo smartphones).

O número de modelos com mais de um chip oferecidos no país subiu de 21 para 94 entre 2010 e 2011, segundo a GfK. Ao escolher esse tipo de telefone, o usuário deve verificar, primeiramente, se o modelo é homologado pela Anatel.

A aprovação da agência significa que o produto passou por testes e que foram verificados itens como se há proteção contra radiação ou se ele pode esquentar muito. “A Anatel faz uma avaliação técnica do produto em que certos quesitos de segurança são avaliados”, conta Claudia Bindo, da GFK.

Em seguida, é importante checar se o produto suporta as frequências das operadoras que se quer usar. “A Claro, a TIM e a Oi usam a mesma frequência, mas a Vivo funciona em outra”, explica Marcelo Najnudel, gerente de marketing da área de terminais da Huawei, que fabrica aparelhos do tipo. Segundo ele, os produtos do tipo quad-band suportam todas as frequências necessárias. A Vivo, no entanto, afirma que não vende aparelhos com mais de um chip. A Claro tem 3 modelos do tipo, a Tim vende 8 e a Oi oferece 5 aparelhos com a função.

Ligações simultâneas

Outro item que requer atenção é a maneira como funciona a troca entre os chips na hora da ligação. Na prática, essa operação é feita por meio de toques na tela ou botões físicos do aparelho. O G1 testou 2 modelos com sistemas diferentes para alterar os chips. O LG Optimus Net Dual traz um botão para a troca e o Motorola Fire traz 2 botões virtuais –cada um representa um dos chips. Esse sistema pode variar de acordo com a marca.

Um problema que o usuário pode enfrentar é para receber ligações no “chip 1”, enquanto o “chip 2” esteja sendo usado em uma chamada. Dependendo do modelo, essa ligação no “chip 1” vai direto para a caixa postal ou poderá ficar como chamada em espera.

Um diferencial nesse caso pode ser o uso da tecnologia “dual standby”, que permite que os 2 chips funcionem de maneira simultânea. Najnudel, da Huawei, explica que, assim, se o usuário estiver fazendo uma ligação com uma linha e receber uma chamada na mesma hora, ela não cai na caixa postal e pode ser atendida.

Os 2 aparelhos testados pelo G1 também apresentam uma espécie de central em que é possível ativar os chips e determinar o que eles poderão fazer. Essa opção é útil para que, por exemplo, seja possível desativar o acesso do telefone à rede de dados, por meio da qual o usuário acessa a internet pelo celular. Assim se evita um gasto involuntário.

3 chips e outras funções

Entre as principais marcas do mercado brasileiro consultadas pelo G1, apenas a LG afirma ter atualmente um telefone de 3 chips no mercado. A Nokia diz que seu aparelho Asha 200 tem como diferencial a troca rápida de chips, sem necessidade de desligar o aparelho — normalmente é preciso tirar a bateria do produto para adicionar um chip extra.

Detalhe do teclado do tipo QWERTY, do smartphone

Vale a pena também observar as funções extra do modelo pretendido, que devem ser escolhidas de acordo com o uso que será feito. Se a pessoa pretende enviar muitas mensagens de texto, por exemplo, é melhor optar por um teclado mais completo, do tipo QWERTY –usado frequentemente pelos aparelhos BlackBerry (veja ao lado). Se quiser economizar no acesso à internet, veja se o aparelho pode ser conectado a uma rede Wi-Fi.

Vendas sobem 780%

O mercado de aparelhos com mais de um chip teve forte crescimento a partir do primeiro trimestre de 2011, segundo a GfK. “Desde 2010 já existiam alguns produtos no segmento, mas, em 2011, esse panorama começou a mudar porque houve uma entrada muito forte de importados chineses mais baratos”, explica a pesquisadora Claudia Bindo.

Dados da consultoria mostram que, entre 2010 e 2011, a comercialização de aparelhos desse tipo cresceu mais que a média dos celulares. Segundo a consultoria, as vendas de celulares (incluindo smartphones) subiram 19,6% –no mesmo período, a de aparelhos com 2 chips ou mais cresceu 780%.

“Esse mercado começou com aqueles celulares que eram importados sem marca nenhuma. De dois anos para cá, os fabricantes que atuam no mercado começaram a trazer aparelhos do tipo pro Brasil”, explica o Freitas, da IDC. Segundo ele, houve uma grande aceitação do produto e as marcas mais conhecidas começaram a adaptar seu portfólio.

Smartphones

Os aparelhos disponíveis atualmente costumam ser mais simples. Fabricantes e analistas procurados concordam que a próxima fronteira a ser conquistada pelos modelos com mais de um chip é a dos smartphones. “Agora começam a surgir os aparelhos mais complexos e os com mais de 2 chips”, conta Freitas. “Os novos produtos podem chegar com até 4 chips e terão sistemas operacionais mais complexos”, completa Claudia.

Quanto mais aparelhos deste tipo chegarem as prateleiras mais as pessoas vão usar várias operadoras e cada vez mais as Telefonia Celular cresce no país.

Matéria cedida pelo: 

Recife disponibiliza serviço sobre linhas de ônibus via torpedo

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Passageiros podem saber tempo para chegada do ônibus através do celular. 
Custo da mensagem é de R$ 0,31, mais impostos.


Desde esta terça-feira (20), os passageiros de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) podem consultar, via celular, quanto tempo falta para o coletivo chegar na parada onde ele está. Basta enviar um torpedo para 49214, digitando PREV, espaço, o número da parada (seis dígitos), espaço novamente e o número da linha (três dígitos). A pessoa receberá, em até dez segundos, dependendo da operadora de telefonia móvel, uma mensagem com a previsão da chegada. O custo da mensagem é de R$ 0,31, mais impostos e está disponível para todas as operadoras que atuam na região metropolitana do Recife – TIM, Claro, Oi e Vivo (ordem de chegada das teles na cidade).


Ao todo, são 6.238 pontos de ônibus na RMR e a maioria já está com o seu código pintado. Circulam na região 385 linhas, que fazem cerca de 26 mil viagens todos os dias, levando e trazendo, aproximadamente, dois milhões de passageiros. Quem não sabe decorado o número da linha, pode verificar a informação no site do Grande Recife Consórcio de Transporte ou ligar de graça para o 0800.081.0158.
Além do SMS, o usário também poderá conferir os horários de chegada e partida nos Terminais de Integração por meio de um telão LED, parecido com aquele sistema que já é usado nos aeroportos. Até o momento, oito terminais contam com 56 telões: o Central do Recife, Macaxeira, Paulista (Pelópidas Silveira), PE-15, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Caxangá e Camaragibe. O do Cais de Santa Rita deve entrar em operação em breve. Até 2014, todos os 25 terminais da região contarão com 142 telões. A expectativa é que, dentro de 30 dias, o serviço também esteja disponível no site do Consórcio.
Serviço de monitoramento de ônibus do Grande
Recife. (Foto: Luna Markman/G1 PE)
As informações em tempo real dos três mil ônibus que circulam na RMR são geradas por meio do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), lançado nesta terça-feira pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, onde está funcionando o Centro de Monitoramento da Operação (CMO). Cinco operadores e um supervisor trabalharão 24 horas no local. O trabalho começou a ser testado em janeiro deste ano.
Governador Eduardo Campos e o secretário Danilo
Cabral. (Foto: Luna Markman/G1 PE)
O Simop estará em fase de teste por 30 dias. Neste período, o usuário poderá fazer suas reclamações e questionamentos através do telefone 0800.081.0158.
Entenda como a tecnologia funciona

Quando o usário manda o torpedo, a mensagem vai da rede de celular da pessoa até o sistema de recepção de dados da operadora de telefonia móvel. Por meio da internet, segue para o servidor de consultas, que vai apurar a informação no banco de dados do Simop. Depois, segue o caminho de volta até o celular.
Isso só é possível porque todos os coletivos estão equipados com GPS e as paradas estão georeferenciadas. Desta maneira, sabe-se onde o ônibus está naquele exato momento e quanto tempo falta para ele passar pela parada. O investimento do Sistema de Monitoramento é de R$ 20 milhões ao longo de quatro anos.
Neste início de operação, o diretor de tecnologia do Grande Recife Consórcio de Transporte, Germando Guimarães, explica que pode haver falha entre o horário informado pelo Simop e que o ônibus de fato levou para chegar ao ponto do ônibus. “Neste começo, pode haver uma margem de erro que será calibrada dia após dia com a atualização do banco de dados do sistema conforme o histórico que cada linha apresente, pois sabemos que os coletivos estão suscetíveis aos problemas no trânsito”, disse.
Além do Recife, São Paulo e Belo Horizonte possuem serviços semelhantes.