24/07/2024
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ConvergeTec reúne executivos das áreas de tecnologia das teles

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Profissionais da VIVO, OI e TIM já confirmaram presença
O Seminário ConvergeTec, que acontece nos dias 10 e 11 de abril, em São Paulo, tem como destaque a presença das principais operadoras de telecomunicações debatendo suas estratégias para o LTE e a quarta geração, a renovação das redes fixas, os investimentos em core de rede para atender à crescente demanda de serviços convergentes, a otimização das redes legadas existentes e as perspectivas de oferta de serviços em nuvem, entre outros temas.

No debate sobre redes 4G, já têm presença confirmada Luis Alveirinho, diretor de desenvolvimento e engenharia da Oi, e Leonardo Capdeville, diretor de planejamento de rede da Vivo/Telefônica.

O debate sobre as perspectivas de evolução das redes fixas já conta com presença confirmada de Átila Branco, diretor de planejamento tecnológico da Telefônica/Vivo, e Luis Fernando Bourdot, gerente de redes de acesso corporativas da Embratel.

Luis Augusto Pereira Lopes, diretor de redes de acesso da Oi, falará sobre a otimização da rede legada existente para serviços de banda larga.

Já no painel em que se debaterá os caminhos tecnológicos para a evolução do core das redes num ambiente de serviços convergentes, confirmaram presença o diretor de engenharia da Embratel, René Preste Filho (que apresentará a recente experiência da operadora de adoção de uma rede OTN para a camada de transporte) e Mauro Fukuda, gerente de planejamento da Oi.

No debate sobre cloud computing, Maurício Cascão, CIO da TIM, mostra de que maneira a operadora está se preparando para essa nova fronteira na oferta de serviços.

Mais informações sobre a programação do evento e condições de inscrição estão disponíveis no site do evento ou pelo telefone 0800 771 5028.

Anatel recorre na Justiça de decisão favorável à Oi

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O grupo brasileiro de telecomunicações, que tem a Portugal Telecom como um de seus maiores acionistas, conseguiu evitar uma redução tarifária de 10,78%.


A Telemar Norte Leste, do grupo Oi, obteve na Justiça brasileira uma decisão que impede a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações de impor uma redução nos preços das chamadas fixo-móvel, mas a Anatel já recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), “com o objetivo de manter a redução tarifária promovida”. 

O caso assenta em uma decisão da Anatel de 25 de janeiro deste ano de obrigar a Telemar Norte Leste a reduzir em 10,78% os valores pagos pelos usuários nas chamadas fixo-móvel. Porém, a 21 de março (na passada quarta-feira) a Anatel foi obrigada a decidir novamente sobre essa matéria no prazo de dez dias. 

Segundo a Anatel, “o aumento do valor das tarifas da Telemar Norte Leste S/A somente poderá ocorrer após a edição, pela Anatel, de novo ato, por meio do qual serão homologadas as tarifas sem considerar os critérios de reajuste mais benéficos à população, o que acontecerá até o dia 2 de abril”. 

O regulador brasileiro destaca ainda que a empresa do grupo Oi “não poderá cobrar diferenças dos valores retroativamente”. 

A Anatel diz ainda que “adotou medidas cautelares para que as concessionárias do Grupo Oi, Telemar Norte Leste S/A e Brasil Telecom S/A, não cobrem dos consumidores tarifas superiores àquelas fixadas pela agência, sob pena de aplicação de multa e sem prejuízo de devolução em dobro do valor pago indevidamente pelo usuário”. 

A Anatel havia anunciado a redução nas tarifas de fixo para móvel a 25 de janeiro e nessa ocasião estimou que a medida ajudaria a reduzir o IPCA de 2012 em 0,05 ponto porcentual.

A Oi tem a Portugal Telecom como um dos seus principais acionistas, depois de o grupo português ter abandonado a sua participação na também brasileira Vivo. 

Atualmente em processo de reorganização societária, a Oi passará a ser detida pela PT, de forma direta e indireta, em 21,5% a 25,1%.

Paralelamente, no âmbito do acordo de parceria entre os dois grupos, a Oi tem também uma posição de referência na Portugal Telecom, com 7,2%, apenas atrás do Grupo Espírito Santo (10,45%) e da RS Holding (10,05%).

Conheça o Vivo Direto

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Nova Loja - Vivo Direto - Destaque

Mesmo Número
Não é necessário trocar o número do seu celular. Você pode fazer chamadas para outros Vivo Direto ou para outros celulares utilizando o seu Vivo Pós.
Chamadas em Grupo
Com o VIVO DIRETO é possível conectar até 7 pessoas em uma mesma chamada.
Status de Presença 
É possível identificar se o contato selecionado está disponível para receber uma chamada.
Chamadas Longa Distancia
As chamadas de longa distância também são ilimitadas entre clientes que possuam o VIVO DIRETO.
Cobertura Nacional 
A Vivo está presente em todos os estados brasileiros e o Vivo Direto funciona em todo o Brasil com a cobertura que só a Vivo oferece. Os aparelhos do VIVO DIRETO permitem a utilização dos serviços de Internet, email e Dados com a velocidade 3G.

O que acontece se compararmos as operadoras com emissoras?

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Se compararmos o mundo das Telecomunicações com o mundo da Televisão ficaria assim:

A Vivo pode ser comparada a – Rede Globo
A TIM é como a – Rede Record
A Claro é como o – SBT
A Oi é com a – Band
O Portal #Minha Operadora é como o – … AGUARDE… Vem vindo novidades por aí!

SP terá orelhões em 4 cores

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O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, afirmou nesta sexta-feira (23) que os telefones públicos do estado de São Paulo deixarão de ter cor única a partir do dia 15 de abril, data oficial da mudança da marca de todos os serviços de telefonia fixa, Internet e TV por assinatura no Brasil da empresa para “Vivo”.
No lugar do verde-limão dos orelhões, que tomou conta das ruas do estado desde 1998, quando a Telefônica adquiriu a Telesp, quatro cores passarão a tingir as cúpulas dos telefones públicos: roxo, verde, azul e laranja — as cores já utilizadas pela Vivo em sua comunicação.
“Vamos ter algumas cores e a marca em branco”, revelou Valente, após evento da Câmara Espanhola de Comércio, entidade que preside.
Sobre a menor utilização da telefonia pública, Valente destacou que a Anatel tem utilizado a redução da quantidade obrigatória de orelhões como uma alavanca para outras obrigações.Ele explicou, no entanto, que o novo colorido no mobiliário urbano não acontecerá da noite para o dia, e que a remodelagem deverá ser feita ao longo dos próximos meses, podendo se estender até 2013. “Nós temos 200 mil orelhões no estado de SP. “Essas mudanças vão ocorrer gradativamente, principalmente nos locais de maior circulação”, disse.
“Cada vez mais a mobilidade tira tráfego da telefonia pública em todos os países e a Anatel tem acompanhado esse movimento e reduzido a quantidade gradativamente, mas essa é uma definição da Anatel e eles tem usado essa redução como alavanca para financiamentos de outras obrigações”, disse.
As lojas da Telefônica bem como as contas também começarão a ser impressas com a nova marca única a partir do próximo mês.
Marca única para diferentes serviços

A partir do dia 15 de abril, Vivo passará a ser a marca única de todos os serviços oferecidos pela companhia, tanto na telefonia fixa, como na móvel, banda larga e TV por assinatura. O Speedy, por exemplo, ganhará o nome de “Vivo Speedy” e a Telefônica TV Digital passará a ser “Vivo TV”.
“Temos trabalhado ao longo do tempo para que essa mudança não seja simplesmente uma mudança de logo”, disse o presidente da companhia.
Corte de funcionários

Sobre o programa de reestruturação negociado com o sindicato de telefônicos de São Paulo e Rio de Janeiro, o presidente da Telefônica, disse que ainda não foi fechado nenhum número oficial de corte.
“Não fechamos nenhum número ainda, estamos com o processo em andamento”, disse Valente. “O acordo que temos com o sindicato é fazer isso em algumas semanas”, acrescentou.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo (Sintetel), na reestruturação, será necessária a redução de aproximadamente 1.500 postos de trabalho em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A Telefônica afirma que o programa de desligamento voluntário visam adequar a estrutura da companhia à nova realidade gerada pela aquisição da Vivo, em 2010, e sustenta que a empresa seguirá entre os maiores empregadores privados brasileiros.
“Há dois dias, estivemos em Madureira, no Rio, fazendo a inauguração de um novo centro da Atento, gerando cerca de 5 mil novos empregos”, destacou Valente. “Esse processo [reestruturação] é fruto de algumas solicitações de desligamento voluntário, em condições incentivadas, e faz parte da vida da empresa numa situação como essa”, afirmou. “O que podemos garantor é que seremos, sem dúvida nenhuma, empregador líquido positivo no ano de 2012”, complementou.

Oi renova fornecimento de serviços à Estação Antártica

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Em nota, a companhia revelou que a Oi propôs a renovação da assinatura do convênio

O grupo Oi reafirmou à Marinha seu compromisso de fornecer serviços de telecomunicações para a Estação Antártica Comandante Ferraz, que será reconstruída após o incêndio de fevereiro deste ano.

Em nota, a companhia revelou que o presidente da Oi, Francisco Valim, propôs a renovação da assinatura do convênio de prestação de serviços integrados de telecomunicações à base.
Com a renovação do convênio, a Oi atuará em parceria com a Marinha do Brasil para iniciar a implantação da nova infraestrutura de telecomunicações. Pelo acordo, a empresa deverá montar uma estação terrena de satélite, que ligará a base brasileira à rede corporativa da Marinha.

BusTV firma parceria com Oi TV para exibição de frames em monitores

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A BusTV, maior rede nacional de mídia out of home embarcada, com mais de 2.500 monitores instalados em ônibus, desenvolveu em conjunto com a agência All Media uma ação diferenciada para Oi TV com o objetivo de atrair novos clientes para a operadora de televisão por assinatura. A empresa colocou frames envolvendo os monitores que destacam o objetivo da Oi TV de divulgar o novo produto – TV por assinatura.

A estratégia consiste em exibir os frames da Oi TV nos 520 monitores das cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Porto Alegre.

Com essa ação a Oi TV deseja divulgar o lançamento de pacotes especiais de TV por assinatura voltados para as classes B e C, com preços altamente competitivos. Para tanto, a empresa foi buscar na BusTV, que é especialista em comunicação com esse público, a mídia ideal para atingir suas metas de expansão no target.

“Firmar uma importante parceria como essa com a Oi TV é uma ação de grande importância para a BusTV. Ela é uma empresa que cresce cada vez mais no Brasil e já é sinônimo de referência em televisão por assinatura. Por isso, reforçar essa parceria nos dá ainda mais credibilidade junto à nossa audiência”, afirma Fábio Simões, Diretor Comercial da BusTV.

A Rede BusTV é uma rede de TV que transmite sua programação para o interior de transportes coletivos urbanos de 10 cidades do Brasil, somando mais de 2.500 pontos de exibição. Pioneira no trabalho com mídia digital out of home embarcada no Brasil, é a empresa com maior alcance/cobertura territorial do País. Impacta cerca de 1,2 milhão pessoas por dia em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Brasília, Fortaleza e São Luís, além de Sorocaba (SP). A rede é composta pela BusTV Brasil e por um conjunto de afiliadas, com unidades de negócios em todas as cidades em que atua. A BusTV Brasil produz e transmite o conteúdo diário da programação e mantém o controle da qualidade da exibição nas praças. As afiliadas retransmitem a programação para o interior dos veículos, comercializam os espaços publicitários e produzem parte do conteúdo local de cada praça.

TIM cria tarifa única para roaming internacional ilimitado

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A operadora decidiu levar para o roaming internacional o conceito de serviços ilimitados com tarifa única, já comum em alguns planos de voz e dados no Brasil

Os clientes de planos pós-pagos GSM da TIM terão mais economia em suas viagens ao exterior a partir de agora. A operadora acaba de lançar o Liberty Passport Web, uma mecânica exclusiva em Roaming Internacional que oferece tráfego ilimitado para dados (GPRS/EDGE/3G) nos cinco continentes e com valor único a ser pago por dia, de acordo com a região de uso.


Outra boa notícia é o serviço de voz no exterior. Utilizando do mesmo conceito, a TIM criou também o Liberty Passport Voz, que permite a utilização de 50 minutos por dia em chamadas originadas para números da TIM (fixo e móvel) do Brasil e locais (dentro do país de origem), além de minutos ilimitados para todas as chamadas recebidas em Roaming Internacional. Como na diária de dados, o serviço é tarifado por um valor único de acordo com a região em que o cliente estiver no momento das ligações. O Liberty Passport Voz é válido em mais de 50 países, que compõem os principais destinos de brasileiros nos 5 continentes.

Com essa novidade, os clientes TIM não precisarão ativar ou recontratar os serviços de Roaming. A tarifação das diárias é dividida por regiões: Américas, Europa/África e Ásia/Oceania, havendo também as diárias para o serviço Marítimo e Aéreo. A diária de Voz e a de Dados tem o mesmo valor, porém são independentes uma da outra. O valor individual da diária Américas, Europa e África é de R$ 19,90. Já para quem estiver na Ásia ou Oceania, o valor a ser cobrado será R$ 69,90. A tarifação é realizada em um ciclo de 24 horas contadas a partir da primeira conexão/ou minuto de chamada originada ou recebida. As ofertas são elegíveis apenas os para clientes de planos pós-pagos da operadora.

“Trabalhamos com o objetivo de oferecer cada vez mais liberdade para nossos clientes em suas atividades diárias, seja para trabalho ou lazer. Em um mundo tão conectado como o atual, oferecer acesso ilimitado de voz e dados durante viagens ao exterior é mais uma forma que encontramos para viabilizar a comunicação sem fronteiras e aproximar as pessoas”, disse Roger Solé, diretor de Marketing da TIM.

Coca-Cola dará créditos para internet no celular

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Ainda nesta semana, a Coca-Cola irá instalar na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, um aparelho – nomeado de Refil da Felicidade – que possibilita ao público carregar grátis o aparelho celular com créditos para navegar na internet. Para utilizar o serviço, inicialmente disponível apenas para clientes da operadora Oi, o usuário deverá fazer o download do aplicativo. Após isso, basta aproximar o celular da máquina (em uma alusão ao preenchimento de um copo de refrigerante), que o celular será carregado.

“Cada vez mais, os celulares são ferramentas de conexão e troca de informação com o mundo, e a Coca-Cola, de forma pioneira, vem ampliando os vínculos do consumidor com a marca. Através do Refil da Felicidade, atendemos aos interesses do consumidor, oferecendo um produto diferenciado que vem ampliar o fascínio pela marca”, afirmou em nota Adriana Knackfuss, Gerente Senior de Conexão com Consumidores.

Campanha vai identificar operadoras mais problemáticas em Pernambuco

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O Procon-PE deu mais um passo em defesa dos consumidores pernambucanos de serviços de telefonia móvel. O órgão lançou hoje uma campanha inédita para identificar quais as operadoras que atuam no estado e não estão oferecendo o serviço conforme as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O lançamento da campanha foi às 16h, durante a abertura da reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A proposta da iniciativa é coletar aproximadamente 16 mil assinaturas de consumidores que estão tendo problemas referentes à queda na ligação telefônica e ausência de sinal na linha. Curiosamente, de acordo com o coordenador geral do Procon-PE, José Rangel, estes problemas não fazem parte das principais queixas que motivam os consumidores a procurarem o órgão para abrir reclamações contra as operadoras. Com isso, o Procon-PE fica impedido de mensurar o problema no estado.

“As principais queixas são referentes a erro nas contas, defeito nos aparelhos, planos adquiridos com certas vantagens que não estão sendo cumpridos e a própria tecnologia 3G que não funciona. Com essa iniciativa, o Procon-PE pretende forçar as empresas mais problemáticas nesses assuntos a melhorar a qualidade do serviço prestado e não vai abrir mão de defender o consumidor pernambucano”, explicou Rangel. 

Ele lembra que a campanha já estava nos planos do órgão antes mesmo da proibição da operadora TIM de vender novas linhas, pela justiça. A empresa recuperou o direito de comercializar novas linhas através de um recurso, dias após a decisão inicial. A partir da assinatura no livro de consumidores da Região Metropolitana do Recife (RMR) e das cidades de Caruaru e Petrolina, o órgão vai adotar medidas administrativas pertinentes, além de solicitar providências junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bem como instruir a CPI da Telefonia da Alepe e da Câmara municipal do Recife.

Segundo Rangel, essas medidas podem ser processos administrativos contra as empresas, aplicação imediata de multas ou até mesmo suspensão de fornecimento de produto, medida amparada pelo artigo 56, inciso 6° do CDC. O livro de reclamação estará disponível para assinatura na sede principal do Proncon-PE (Rua Floriano Peixoto, nº 141, São José) a partir de amanhã (22) e irá circular nos Procons e em diversos espaços públicos da RMR. Também será enviado para Caruaru e Petrolina, para que a partir dessas cidades, seja enviado para municípios vizinhos. A ideia é fazer o livro circular por todo estado para orientar os clientes das Teles.

Foram convidados para o lançamento da campanha entidades civis de defesa do consumidor, representantes do MPPE, OAB-PE, Defensoria Pública e os deputados que fazem parte da CPI da Telefonia na Alepe e na Câmara Municipal do Recife. O evento acontece amanhã, às 16h, na Alepe, no auditório do Anexo 01, que fica na Rua da União, nº 439, 6° andar, na Boa Vista – Recife.