22/07/2024
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Internautas pedem qualidade na banda larga e criticam a Oi

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O grupo Campanha Banda Larga organizou um tuitaço nesta segunda-feira (30) para dar força à campanha que defende a manutenção das metas de qualidade mínima para a banda larga fixa e móvel no País.



O assunto virou polêmica após a operadora Oi entrar junto à Anatel com um Pedido de Anulação do Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGS-SCM) e do Regulamento sobre Gestão da Qualidade de Prestação do Serviço Móvel Pessoal (RGQ-SMP). Em pouco tempo, a hashtag #OiContraQualidade chegou em 1° nos Trending Topics do Twitter no Brasil.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) foi um dos que convocou os consumidores a enviarem mensagens para a diretoria da operadora. Em seu site, o Idec brinca com uma das propagandas da operadora: “Internet de qualidade? A Oi é contra, simples assim”.
Com a hashtag, internautas exigiam explicações à Oi e criticavam o pedido de anulação. O cantor Leoni, foi um deles: “#Oicontraqualidade Não deixe a Anatel aceitar a chantagem da Oi contra a qualidade na internet!”, escreveu no Twitter. “Internet lenta atrasa desenvolvimento. E a #Oicontraqualidade quer manter as coisas assim”, disse o professor @caffsouza.
Veja alguns dos comentários dos internautas sobre a campanha que separamos pra vocẽ dar uma lida:

Confira as novidades do portal #Minha Operadora para Fevereiro

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Fevereiro chegou e como já é de praxe todo início de mês o portal inova e traz sempre algumas novidades! Confira quais são elas:
* Novo Visual: O portal está sempre tentando fornecer a maior experiência visual para o leitor, por isso o portal anuncia um novo Design. Esperamos que fique satisfeito com as cores e tonalidades do novo portal #Minha Operadora. Explore ao máximo o novo design e descubra nossas novas funcionalidades!
* Vídeos e Séries Especiais: A partir deste mês de Fevereiro o portal traz mais uma novidade. Toda quinta-feira será exibido um vídeo patrocinado por uma operadora, uma série de marketing de uma prestadora ou até mesmo um vídeo que trate de telefonia que nós acharmos pela web. Iremos toda semana efetuar uma programação para que você possa sempre saber o que o vídeo que vai ao ar dias antes. O vídeo que será exibido na semana será anunciado previamente na página principal do Portal #Minha Operadora. O primeiro vídeo do quadro será exibido já na quinta-feira (09) e já está passando por análise da nossa Equipe para conseguir os direitos de exibição.
* #EuTenhoUmaDúvida: A Interatividade no Portal #Minha Operadora está só aumentando! Agora você faz uma pergunta pra gente e nós respondemos sua dúvida na página principal do Portal pra todo mundo ver, tirando a dúvida de pessoas que talvez tenham a mesma dúvida que você. Basta apenas possuir cadastro em nosso site. Você pode perguntar coisas tais como: – Como a operadora consegue identificar um usuário que esteja em outra cidade? Ou: – Por que as operadoras as vezes dividem suas torres de transmissão com outras concorrentes? Enfim… Você manda a sua dúvida que a gente escolhe a pergunta mais interessante. Faremos uma pesquisa sobre o assunto e responderemos pra você. Se a sua pergunta não for escolhida numa semana fica guardada em nossos arquivos para quem sabe respondermos na outra semana. A pergunta escolhida na semana será respondida sempre nas noites de Domingo.
E claro que as novidades não param por aí. Estaremos trabalhando para trazer cada vez mais inovações para que você possa sentir realmente o quanto você pode participar do mundo das Telecomunicações. Bem vindo Fevereiro! Que neste mês possamos conseguir repetir nosso crescimento como nos meses anteriores. Aproveite ao máximo todos os serviços oferecidos pelo portal #Minha Operadora. Esperamos que goste!

4G: Operadoras do Brasil insistem em separar 450 MHz do 2,5 GHz

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Em audiência pública realizada nesta terça-feira, 31/01, em Brasília, na Anatel, o SindiTelebrasil defendeu a desvinculação das faixas de 2,5 GHz e 450 MHz no leilão para a venda de espectro, previsto para acontecer em abril pelo governo Dilma. Também manifestou que a fixação de metas de coberturas do serviço 4G aconteçam apenas para as cidades-sedes e sub-sedes da Copa das Confederações e da Copa de 2014. 

A posição coloca mais uma vez teles e Anatel em campos opostos. A Anatel vinculou as faixas, com a justificativa de atrair interessados na compra da faixa de 450 MHz, voltada para levar serviços de telefonia e banda larga para as áreas rurais. Para o SindiTelebrasil, no entanto, as faixas de 450 MHz e 2,5 GHz ‘possuem características e finalidades distintas”. 
Na sua exposição, o SindiTelebrasil deixou claro que a a tecnologia disponível para uso na sub-faixa de 450 MHz não é indicada para o caso brasileiro, pois não há sinergia com as demais tecnologias em operação. Segundo ainda a entidade, “essa faixa tem menor capacidade para transmissão de dados, pouca escala de produção e evolução incerta”.
Já com relação ao uso do 2,5 GHz, pelas suas características técnicas e funcionais, a faixa é ideal para atender às necessidades de capacidade de dados e não de cobertura, sustentou ainda o Sinditelebrasil. As operadoras deixaram claro que “as metas de cobertura previstas no edital, para o uso de 2,5 GHz, exigirão altos níveis de novos investimentos que deverão ser feitos sem que ainda tenha ocorrido a amortização dos investimentos realizados para o atendimento do edital de 3G”. 
A Anatel trabalha com a previsão de que todas as cidades-sede da Copa das Confederações de 2013 serão atendidas até o fim de maio de 2013 com a tecnologia 4G. Pretende também que, até o fim do mesmo ano, todas as sedes e subsedes da Copa do Mundo de 2014 sejam atendidas. Para as capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes, a quarta geração da telefonia celular deve chegar até maio de 2014, enquanto as cidades com mais de 100 mil moradores deverão ser beneficiadas até dezembro de 2015.
Por fim, além de cobrar o uso da faixa de 700 Mhz para a 4G – essa faixa é a do divididendo digital provocado pela digitalização da TV pelo uso do SBTVD – o SindiTelebrasil destacou a necessidade de que sejam estabelecidos mecanismos para cobertura e atendimento de áreas rurais e remotas, com recursos públicos, especialmente os de fundos setoriais de telecomunicações.
A consulta pública sobre a proposta de Edital de Licitação para a expedição de autorizações de uso de Radiofrequências na subfaixa 2,5 GHz e 450 MHz, associadas a autorizações para exploração do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), do Serviço Telefônico Fixo Comutado Destinado ao Uso do Público em Geral (STFC) e e do Serviço Móvel Pessoal (SMP), disponível por meio da Consulta Pública nº 4, foi aberta no dia 25 de janeiro e receberá contribuições até o dia 26 de fevereiro.

4G pode não chegar aos 100Mbps

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LTE avançado é o futuro, mas não é nenhum foguete


Os padrões para transmissão de dados pelas redes 4G, aprovados recentemente pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), devem melhorar a experiência dos usuários, mesmo que eles não consigam acessar banda larga móvel com velocidade de 100 Mbps, proposta por tecnologia. 

As redes 4G são baseadas em dois tipos de tecnologia sem fio: Long Term Evolution (LTE), que é uma evolução dos serviços 3G e WiMAx. Na última assembleia da UIT, realizada em Genebra, há duas semanas, foram aprovados dois padrões para serviços 4G. O primeiro é o LTE-Advanced, a nova geração do LTE e que deverá ser escolhido no longo prazo pela maioria das operadoras para melhorar a qualidade das redes 4G. O segundo é o WirelessMAN-Advanced, versão mais avançada de WiMax, que a UIT prevê que não será adotado largamente pelas prestadoras de serviços.
Tecnicamente, a UIT especficou esses dois padrões de rede como IMT-Advanced, ou oficialmente 4G. Quando o serviço 4G foi originalmente planejado para ser o sucessor da tecnologia 3G, que começou a ser implementada no início da década passada, a entidade, que regulamenta normas para os serviços de telecomunicações, enfatizou que as redes de próxima geração seriam capazes de trafegar dados a velocidade 100 Mbps.
Como a tecnologia WiMax se tornou mais lenta, alguns prestadores de serviços começaram a dizer que estavam adotando LTE com a migração para a HSPA +. A UIT publicou sua definição sobre ambos, uma vez que HSPA+ não é 4G, mas uma espécie e 3,5G.
Redes heterogêneas
A construção de redes heterogêneas é outra vantagem o novo padrão, segundo Jarich. Ele explica que a o LTE-Advanced inclui mecanismos para tornar as células macro convencionais e trabalhar melhor com as menores, que serão desenvolvidas para atender às áreas congestionadas e indoor. 
Apesar de esses recursos aumentarem a velocidade dos serviços móveis para 100 Mbps, não está claro ainda se as teles vão conseguir entregar essas taxas. O analista Phil Marshall da Tolaga Research afirma que para elas alcançarem essa velocidade será necessário o uso de faixas 50MHz. Entretanto, ele cita o exemplo da Verizon Wireless dos Estados Unidos, que hoje utiliza apenas o espectro de10MHz para upstream e downstream.
Hoje, a maioria das redes LTE está ociosa em razão de haver poucos dispositivos 4G no mercado. O alto preço desses devices ainda é uma barreira para disseminação dos novos serviços. No entanto, Marshall afirma que prestadores de serviços podem querer em breve desfrutar das vantagens de desempenho do LTE-Advanced para ofercer melhor experiência aos seus assinantes e aumentar a base de clientes. 
“Os fornecedores de serviços vão usar rapidamente os recursos de LTE-Advanced, que não causam grande impacto no seu espectro nem exigem novos requisitos de rede”, acredita Marshall.
O que é o LTE-Advanced
Os consumidores não devem esperar de imediato que que as primeiras redes LTE-Advanced, que devem entrar no ar ainda este ano, ofereçam velocidade de 100 Mbps. Na maioria dos casos, esses serviços não vão mesmo trazer um grande aumento da taxa de transmissão como aconteceu com o movimento de 3G para LTE. Mas o novo padrão tende a melhorar a experiência sem fio, de acordo com analistas da indústria.
A atualização para o LTE Advanced ajudará as operadoras basicamente a alargar as pistas da rodovia 4G, explica a analista Monica Paolini da consultoria Senza Fili. Ela avisa que os usuários não vão sentir de imediato que a navegação ficou mais veloz, mas que o aumento da largura de banda permitirá que eles acessem os serviços em alta velocidade no futuro. “A capacidade não pode ser um problema hoje, mas vai se tornar em breve”, alera a especialista.
O padrão LTE-Advanced é, na verdade, composto de vários componentes, sendo que os provedores de serviço podem usar alguns ou todos, explica o analista Peter Jarich da Current Analysis. Esses recursos agregam faixas de espectro separadamente, oferecendo uma melhor integração entre células pequenas e grandes. Permitem uso de quatro ou mais antenas em um device e dispositivos para revezamento de células.
Jarich espera que a maioria das prestadoras de serviço inicie com LTE-Advanced, combinando as frequências e adicionem mais antenas. Chamado de “transportador de agregação”, o novo padrão permite que a operadora construa espectro praticamente fora das frequências espalhadas ao redor de suas faixas.
O LTE já usa MIMO (multiple-in, Multiple-Out) sistemas de antena, mas apenas com duas por dispositivo. LTE-Advanced permitirá quatro ou mais antenas, aumentando potencialmente a velocidade e a confiabilidade dos serviços. No entanto, não está claro ainda quantas antenas poderão ser embutidas em um smartphone, diz Jarich.

Bandidos usam paralelepípedo para arrombar loja de celular em João Pessoa

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Um roubo praticado de forma ousada foi registrado na madrugada desta terça-feira (31) em João Pessoa – PB. O fato aconteceu por volta das 3 horas na Avenida Epitácio Pessoa.

De acordo com a polícia, os bandidos usaram uma pedra para quebrar a vidraça da loja da empresa de telefonia celular Oi. Eles entraram no estabelecimento comercial pegaram computadores, celulares, vários outros objetos e fugiram.

A Polícia Militar foi acionada e ainda realizou investigações e buscas, mas os acusados não foram presos.

Governo do Piauí cobra débito da operadora Claro no estado

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Além de ser uma das campeãs em reclamações no Procon e de processos nos Juizados Especiais do Piauí, a operadora de telefonia celular Claro está sendo executada na Quarta Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, que é comandada pelo juiz Dioclécio Sousa da Silva. O Governo do Estado do Piauí cobra da empresa um débito fiscal (impostos e multas) que soma hoje mais de R$ 400 mil e no mês de dezembro a Claro foi citada para pagar o débito em cinco dias úteis sob pena ter bens penhorados para garantir o pagamento da dívida.

“Cite-se o (a) executado (a) para pagar dívida, juros e encargos, no prazo de cinco (05) dias ou garantir a execução, sob pena de penhora (LEF, art. 8º,”caput”). Pagando no ato da citação, fixo em 10% (dez por cento)do valor da causa os honorários advocatícios. Teresina, 01 de dezembro de 2011”, determina o juiz daquela Vara, em seu despacho.

A empresa está embargando a decisão do juiz para não pagar o débito junto ao Governo Estadual, sendo que o magistrado abriu vistas ao Ministério Público Estadual para que o mesmo dê seu parecer acerca das alegações da Claro.

Consumidor com problema na rede de celular pode denunciar as operadoras

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Os consumidores que tenham problemas com a rede de celular podem denunciar as operadoras à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), aconselhou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

De acordo com o ministro, a má prestação de serviço das empresas pode acarretar em multas. “As empresas têm obrigação de prestar o serviço, não podem descuidar. Multas pesadas poderão ser aplicadas nesses casos”, afirmou, durante o programa Bom Dia, Ministro, conforme publicado pela Agência Brasil.

Segundo Bernardo, as empresas estão oferecendo serviços e barateando custos, no entanto, não estão fazendo os investimentos correspondentes para oferecer um serviço de qualidade.

Plano de ação

Para reduzir os problemas enfrentados por usuários de diversas operadoras, o governo deve lançar um plano de incentivo para a construção de redes de telecomunicações. “Vamos tirar impostos para a construção dessas redes, exigindo que as empresas façam investimentos”, explicou Bernardo.

Segundo ele, a Anatel devera votar, ainda neste semestre, um plano geral de metas de competição, determinando que as operadoras terão obrigação de compartilhar sua estrutura com outras.

Orelhões são cada vez mais raros nas ruas do Amazonas

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Quem tenta fazer ligações em orelhões geralmente se depara com aparelhos danificados, impossíveis de serem usados.

Só no ano passado, no Amazonas, quase 4 mil telefones públicos, conhecidos popularmente como orelhões, foram danificados por atos de vandalismo em um universo de 13 mil aparelhos.

O número corresponde a 23,8% do total de orelhões do Estado. Apesar de não informar o prejuízo gerado com o vandalismo e nem o valor do reparo e substituição dos aparelhos, a empresa Oi/Telemar revela que só em 2011 foram trocadas, em média, 270 campânulas dos orelhões (estrutura de proteção em fibra de vidro) por mês.

Sem nenhum tipo de fiscalização, os aparelhos são alvo fácil para o vandalismo. A depredação vai desde pichações, colagens de propaganda e adesivos, a furtos e até a quebra do aparelho. Com tantos danos, os orelhões ficam inutilizados para fazer ou receber chamadas, sendo que em muitos casos são usados para emergênciais.

PICHAÇÕES
Não é preciso ir longe para encontrar um aparelho quebrado, sem gancho, pichado, sem linha ou sem a campânula. De 23 telefones públicos testados pela reportagem de A CRÍTICA, nove estavam sem linha, quebrados ou sem o gancho.

Os aparelhos estão instalados no trajeto da avenida André Araújo, bairro Aleixo, até o Centro da cidade. Um dos casos que mais chamou atenção foi um aparelho que após ser arrancado da base com a campânula e fios foi deixado na calçada exposto a chuva. A campânula estava cheia de água e parte do aparelho estava submersa. O aparelho estava ao lado de um ponto de ônibus na avenida André Araújo.

Já no Centro da cidade, os ganchos de três aparelhos foram arrancados e furtados. Um deles está instalado na avenida Eduardo Ribeiro próximo ao Teatro Amazonas. O local é bastante frequentado por turistas que se deparam apenas com fios pendurados e o que restou dos aparelhos.

Apesar de saber da situação de vandalismo, a Oi/Telemar diz que age recebendo solicitações de reparo por meio do canal de atendimento, 103 31, e que as informações contribuem para o conserto dos danos provocados pelo vandalismo.

Ao mesmo tempo em que os aparelhos são danificados em atos de vandalismo, reduz cada vez mais o número de pessoas que utilizam os parelhos no Estado. Atualmente existem um aparelho celular para cada habitante do Amazonas, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

CELULARES
Das 20 pessoas entrevistas pela reportagem de A CRÍTICA, em cinco diferentes pontos da cidade, todas tinham celulares, sendo que apenas uma disse que ainda usa os orelhões. É o caso do vendedor ambulante Elias Moraes, 53, que revela usar o telefone público apenas quando os créditos do celular acabam.

“Mesmo com o celular só uso o orelhão para ligar a cobrar para casa quando fico sem crédito porque a ligação para convencional é mais barata. Como todo mundo diz, parece que os orelhões são coisa do passado porque hoje em dia até uma criança tem celular”, disse.

Manaus já dispõe de diversos hotspots com conexão gratuita para usuários

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O Manauara Shopping e o Millennium Mall oferecem wifi gratuito aos seus clientes. O serviço atrai dezenas de clientes, que vão aos centros comerciais todos os dias só para utilizar o serviço.
Ah, a Internet… Esse meio que permite a comunicação entre milhões de pessoas no mundo inteiro. Desde que foi inventada (oficialmente em 1992), a World Wide Web (é o que significa o “www” nos endereços de sites, Rede Mundial de Computadores, em inglês) permite que pessoas acompanhem praticamente em tempo real o que acontece ao redor do mundo.
E, com a acessibilidade por meio de notebooks e a telefonia móvel, mais e mais gente pode ficar conectada. Em Manaus, existem lugares públicos onde a população fica online sem ter que pagar nada.
Os centros comerciais da capital já estão equipados. Os clientes que vão ao Manauara Shopping, por exemplo, podem se conectar à Internet na praça de alimentação. O sinal é aberto e a velocidade é razoável. “A gente tem que apelar para o wifi porque o 3G não funciona aqui dentro, nos cinemas e teatro principalmente. Ficamos sem sinal de telefone, mas pelo menos dá para ficar online”, observou o universitário Lucas Silva, 22.
No Manauara Shopping há também um sinal da rede Vex, e quem é cliente da Oi basta fazer o cadastro e começar a navegar.
No Millennium Shopping não é diferente. É normal ver, na praça de alimentação do local, dezenas de mesas ocupadas pela galera usando seus computadores. Entretanto, o sinal é bloqueado — conforme informa o site do shopping — entre 12h e 14h30, mas fica disponível nos cafés e lounges do mall. “Sempre venho aqui usar a Internet, porque sei que é gratuita e o sinal é bom. Uso para pesquisar, falar com meus amigos e estar nas redes sociais”, disse a estudante Regina Oliveira, 19.
Há outros locais e estabelecimentos particulares que oferecem conexão gratuita para seus clientes. Entre eles estão o Gargalo Sport Beer (Vieiralves), o McDonald’s da avenida Djalma Batista, o Fran’s Café (rua João Valério), além do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Funciona?

A conexão disponível pelo Governo do Estado no Largo São Sebastião foi testada por uma equipe de imprensa local. Com um smartphone, foi realizado o cadastro com o próprio telefone celular e utilizou sem muitos problemas a rede. É preciso ativar a função wireless no aparelho, conectar-se e procurar a rede “Amazonas-Digital”.
Outro ponto testado foi o do Prosamim Parque Jefferson Péres. Com o mesmo cadastro, a equipe conseguiu navegar pela Internet sem maiores problemas.
“Já cheguei a vir todos os dias para a praça, para poder usar a Internet. Agora não uso tanto, pois tenho meu celular, e considero o Largo São Sebastião um lugar bem seguro para quem quer utilizar o serviço”, afirmou o auxiliar de vendas Marcos Brait Tomazini, 21.
É preciso cuidado ao utilizar as conexões gratuitas. O técnico em informática Guilherme Almeida reforça que em celulares não é necessário ativar nenhum modo de segurança, mas quem utiliza Windows precisa ativar a “Rede Pública”.

No caixa

Bares e restaurantes de Manaus que oferecem conexão gratuita aos clientes não deixam o sinal aberto. Em alguns é preciso pedir a senha ao garçom ou ao caixa.

Sem sinal há um ano

Quem frequenta o Parque dos Bilhares já pôde, um dia, usufruir da Internet gratuita. “Até o início do ano passado eu sei que tinha, mas nunca mais vi ninguém usando por aqui”, disse a estudante Rafaela Lima, 17. “E também dava muito problema com a conexão”, completou Rafael Farias, 19.
No Centro Social Urbano do Parque 10 havia um hotspot desde 2008, mas este também não funciona mais.
“Já tem mais de um ano que não vejo funcionar aqui. As pessoas traziam seus computadores e alguns já foram até roubados. Acho que não adianta ter um negócio desses se não há segurança”, disse o comerciante Denis Carlos Santos, que há mais de 15 anos trabalha no local.

Procon na PB autua Oi por causa de pane em ligações

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Procon-JP autua Oi por causa de pane em ligaçõesO Procon de João Pessoa autuou a empresa de telefonia móvel OI Paraíba por causa de mais uma pane que prejudicou os consumidores na tarde e noite dessa quinta-feira (26). A empresa terá um prazo de 10 dias para apresentar defesa para o problema. Esta é a segunda autuação feita pelo Procon-JP contra a OI em menos de cinco meses, e podem gerar multas que variam entre R$ 400 e R$ 6 milhões.
“A OI terá que se justificar ao Procon e informar os motivos pelos quais houve a pane. Já temos uma autuação sendo concluída contra a empresa pelo mau serviço. Agora terá que responder a mais uma autuação, podendo pagar duas multas com valores previstos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, afirmou o secretário executivo do Procon-JP, Sandro Targino.

A má prestação de serviço da OI foi responsável pelo registro de 653 reclamações no Procon Municipal no ano passado. Só este ano, 69 consumidores que se sentiram prejudicados já fizeram queixas contra a empresa até esta sexta-feira (27). Em setembro, vários consumidores procuram o órgão após uma pane no dia 6, véspera de feriado da Independência. Por isso, o órgão autuou a empresa.

Sandro Targino convocou os consumidores que se sentiram prejudicados para que manifestem sua insatisfação contra a OI. “Pedimos que as pessoas procurem nosso serviço de atendimento ao consumidor, mandem e-mail ou enviem mensagens através do nosso perfil no Twitter e relatem os transtornos sofridos por causa da pane. Todas as reclamações serão utilizadas para subsidiar o processo e mostrar que a falha atingiu toda a cidade”, disse.