22/07/2024
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Os números da cobertura 3G no país

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Com forte impulso da Vivo, que levou o serviço de Terceira Geração para 2516 municípios e com a reação da Claro e da TIM, o 3G teve, em 2011, o seu principal ano de expansão desde que foi lançado no país em 2008. Ainda assim o serviço segue fortemente concentrado na região Sudeste e nas áreas de maior poder aquisitivo. No mapa atual, de acordo com os dados do portal Teleco, 2935 localidades seguem sem cobertura.

Conforme o apurado pelo portal Teleco, a 3G está presente em 2625 dos 5560 municípios do país. A Vivo responde por 2516 localidades, sendo que, em 2011, levou o serviço para 1350 novos municípios. Claro e TIM também deram uma forte arrancada no ano passado, mas seguem bem distantes da rival, controlada pela Telefônica. 


A Claro chegou a 657 municípios com 3G, sendo que o serviço chegou a 255 novas localidades no ano passado. O fato com relação à 3G é que em 2010, por exemplo, a operadora, controlada pelo mexicano Carlos Slim, não fez qualquer investimento em cobertura.


A TIM também apostou forte em 3G e chegou a 391 municípios, adicionando 196 localidades em 2011. Nessa disputa pelo serviço 3G, a Oi – que já declarou que o Wi-Fi será o seu ativo estratégico – foi a tele que menos investiu em 3G. Ampliou a sua cobertura em apenas 39 localidades ao longo de 2011, chegando a apenas 250 municípios.


Na área de serviços, a TIM, em novembro, de acordo com os dados do Teleco, liderou o mercado de adições líquidas em banda larga móvel – acesso via modem – com 106 mil. A Vivo ficou em segundo lugar com 89 mil terminais. No total, o Brasil encerrou novembro com 7,7 milhões de terminais de dados ativos. 


Já em acessos via terminais 3G – que ainda representam apenas 16% da base de celulares ativos no país – a Vivo ficou com 682 mil das 937 mil adições líquidas. A Claro que é a tele que lidera o mercado de acesso à Internet via celular, com 43,2%, não teve um bom mês – apresentou adições líquidas negativas, ou menos 36 mil.


Em dezembro do ano passado, o balanço Huawei/Teleco constatou que a oferta do serviço 3G no Brasil está extremamente concentrada nas áreas de maior poder econômico – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre – e ainda assim apenas nas áreas urbanas, o que significa que as regiões metropolitanas sofrem ainda com a baixa cobertura. 


Nas localidades menores, o serviço – onde existe – é ofertado por apenas uma única operadora, sem qualquer disputa pela preferência do assinante. E, apesar do incremento constatado na cobertura 3G no país, 2935 localidades seguem fora do mapa das operadoras, o que significa que pelo menos 40 milhões de brasileiros não têm acesso ao serviço.

Fim da Oi FM não tira o fôlego das rádios customizadas

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Hoje, só se pode ouvir a Rádio Oi FM através de seu site na Internet.


A audiência devia ser desprezível quando a Oi FM colocou no ar, na noite do dia 31 de dezembro, minutos antes da virada, sua última música. Em seguida, à 0h do dia 1º de janeiro de 2012, saiu do ar em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Recife.
Foi o fim da primeira rádio customizada do País, inaugurada em 2005. O motivo a operadora de celular credita ao novo planejamento e à estratégia de marketing para 2012. ‘Ainda não temos um planejamento definido e detalhado’, disse a empresa, por meio da assessoria de imprensa, acrescentando que a rádio continua na internet.
No mercado, comenta-se que o investimento da Oi era muito para pouco retorno. Diferente das outras, a Oi fez contratos com emissoras locais para, de certa forma, alugar toda a programação. Essa estrutura, segundo profissionais de rádio, é mais cara que o modelo das outras customizadas, como a Mitsubishi, de São Paulo.
O contrato das outras é semelhante ao ‘naming righ’, que se discute para arenas da Copa do Mundo de 2014. ‘É um contrato de patrocínio’, diz Zeca Vieira, diretor de marketing da SulAmérica Seguros e Previdência, que mantém a SulAmérica Trânsito, em São Paulo, e a SulAmérica Paradiso, no Rio de Janeiro.
A Oi FM vendia anúncios e também fazia propaganda de seus produtos. Por meio de serviços interativos, a ideia era incentivar o uso do celular: o ouvinte e cliente Oi poderia enviar mensagens de texto para dar opinião sobre a programação, pedir e dedicar músicas. Como era pago, o serviço não pegou.
‘Rádios customizadas dão certo quando têm ligação com o produto ou quando o ouvinte e o consumidor são os mesmos’, diz Eduardo Tomiya, diretor geral da BrandAnalytics. Em muitas praças, a rádio chegou antes mesmo de o serviço de telefonia da empresa se tornar popular. ‘O posicionamento jovem era bem fundamentado no Rio. Mas em outras cidades ele não havia sido construído, simplesmente porque o serviço estava começando’, diz Tomiya.
A Nestlé, que estreou sua rádio 89 Fast FM em 27 de fevereiro de 2011, aposta nessa extensão de posicionamento. Fast é o nome de sua marca de bebidas lácteas. O objetivo da rádio é aproximar a linha de seu público: jovens com mais de 18 anos e dia a dia dinâmico, o mesmo grupo que compõe a audiência da emissora, a antiga 89 Rádio Rock. As vendas da bebida, por ora, vão bem: cresceram 13,5% em volume de janeiro a agosto de 2011, segundo a Nielsen.
A SulAmérica, por sua vez, acredita em uma relação estreita entre meio de comunicação e produto para suportar o projeto. No Rio, o foco da Paradiso é promover seguros de previdência, saúde, odontológicos. ‘Se o programa fala de vida cultural, shows, eventos, o patrocinador são os planos de previdência. Um programa sobre qualidade de vida é ligado ao seguro-saúde’, explica Vieira.
Retorno. Em São Paulo, a SulAmérica Trânsito ajuda a encontrar caminhos alternativos na caótica capital. ‘Até a inauguração, em fevereiro de 2007, nossa marca era a quarta ou quinta mais lembrada, embora fôssemos a segunda maior seguradora de automóveis’, diz o executivo. Hoje, sua popularidade é proporcional ao seu tamanho. ‘Com certeza, é um projeto que paga o investimento’, diz ele, que não diz quanto da verba de R$ 65 milhões para marketing em 2011 foi para as FMs.

Oi amplia capacidade de rede móvel em Ribeirão Preto

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A Oi anunciou nesta segunda-feira (9) que ampliou a capacidade de sua rede móvel na região de Ribeirão Preto, no noroeste do estado de São Paulo, com a instalação de quatro novos sites na cidade.
Com um investimento da ordem de R$ 700 mil, a operadora instalou em dezembro dois novos sites 2G e dois novos sites 3G, além de investir também em transmissão para interligação destes sites com a central, para melhorar os serviços de voz e dados na região.

Só no estado de SP a operadora já investiu até agora o equivalente a R$ 400 milhões.

Você enfrentou problemas de conexão com a internet?

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Na manhã desta segunda-feira, 9, alguns leitores entraram em contato com o Portal #Minha Operadora para falar de problemas com a conexão da internet da Oi Velox. Segundo informações, o serviço não estava sendo prestado com a regularidade que prevêem os contratos, com quedas constantes na conexão.
Você também enfrentou problemas com a internet da Oi Velox hoje? Mande o seu comentário e participe e nossa reportagem.

Telefones Úteis da Vivo

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Ajuda do Portal #Minha Operadora:atendimento_consulteconta_tele da Vivo!
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Todas as ligações abaixo são gratuitas:
  • Atendimento SMS
    Envie um torpedo
    gratuitamente para 1058 e seja atendido via SMS
  • *8486
    direto de um telefone Vivo
  • 1058
    de qualquer telefone, incluindo não clientes.
  • 0800 772 8346
    Direto de aparelhos TDD, apoio a deficientes auditivos
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Clientes Vivo:
Todas as ligações abaixo devem ser feitas diretamente do seu Vivo.
  • Caixa Postal: Ligue *555 e ouça os recados que deixaram enquanto seu aparelho estava desligado ou indisponível. Ligações tarifadas de acordo com seu plano.
  • Promoções: Ligue gratuitamente para *9000 e fique por dentro das ofertas.
  • Vivo Informa: Ligue *365 e consulte telefones de emergência, agenda cultural, restaurantes, trânsito e muito mais. Ligações tarifadas de acordo com os termos do serviço.


Vivo Pós:
Todas as ligações abaixo são gratuitas e devem ser feitas diretamente do seu Vivo. Depois da mensagem, seu saldo será enviado pelo Vivo Torpedo SMS.
  • Saldo de consumo parcial: *8012
  • Saldo do Programa de Pontos: *8011 ou envie um Torpedo SMS gratuito com a palavra SALDO para 8011.


Vivo Pré e Controle:
  • Todas as ligações abaixo devem ser feitas diretamente do seu Vivo.

    Recarga: Ligue gratuitamente para *7000 + código da recarga (número encontrado ao raspar o cartão de recarga) para ativar a recarga do cartão.

  • Saldo por SMS: Ligue gratuitamente para *8000 para receber um torpedo com seus créditos disponíveis.
  • Saldo por Voz: Ligue para *5005 e ouça uma mensagem com seus créditos disponíveis. Ligações tarifadas de acordo com seu plano.
  • Vivo Empresas:

    Agende uma Visita: Ligue gratuitamente para *8486.



    Internacional:
    Todas as ligações abaixo são gratuitas.
    No Brasil: Ligue *8486 direto do seu Vivo.
    No Exterior: Ligue +55 11 3056 8628. Também aceita ligações a cobrar a partir de telefones fixos.

    Oi aposta em pacote convergente de banda larga para 2012

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    As ofertas Oi Internet Total, que unem os serviços de banda larga fixa, móvel e WiFi da Oi, são a principal aposta da operadora para 2012, junto com a expansão de seus serviços de TV por assinatura, especialmente após as fortes vendas de smartphones registradas pela companhia no Natal. “A demanda foi maior que esperávamos, tivemos até restrição de oferta de alguns aparelhos”, afirmou Roberto Guenzburger, diretor de Produtos e Mobilidade da Oi, em entrevista a imprensa nesta sexta-feira (6).
    A operadora foi a primeira das quatro maiores do país a oferecer um pacote convergente exclusivamente para internet, unindo os serviços fixo, móvel e WiFi em uma só conta, com planos que vão de R$ 69,90 a R$ 99,90, com velocidade de 5 Mbps a 15 Mbps no fixo, nas regiões onde o serviço está disponível. “O acesso à internet no Brasil vai crescer exponencialmente até o final da década, tanto no residencial quanto no móvel”, disse o executivo da Oi, que acredita na complementariedade dos serviços. “O 3G não será concorrente direto do fixo”, afirmou.
    A compra da empresa de WiFi público Vex no ano passado deu à Oi um impulso no segmento, e a empresa afirma ter a maior rede do país, o que ajudará a reduzir o tráfego em sua rede móvel e “gerar uma percepção de qualidade” de seus serviços de dados, segundo Guenzburger. A iniciativa também faz parte das preparações da operadora para a Copa do Mundo de 2014, da qual é prestadora oficial de serviços de telecom.
    “Temos um plano de investimento muito grande, que inclui fibra, WiFi e 3G”, afirmou Guenzburger, lembrando que operações de reforço de rede como a operadora fez para o fim de ano também ajudam a preparar para o evento. “Fizemos reforço em alguns pontos de concentração, como na praia de Copacabana, instalando inclusive estações móveis para atender à demanda”, disse.

    Oi abre inscrições para programa de estágio

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    INFORMATIVO: A Oi inscreve para o programa de estágio de 2012. A entrada para os candidatos selecionados está prevista para março e outubro do ano que vem. Os candidatos devem ter inglês intermediário, domínio do pacote Office e estar a no mínimo 1 ano e meio e no máximo 2 anos da formatura.
    As inscrições já podem ser feitas até o fim de janeiro no site www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi.
    O processo seletivo inclui provas online (inglês, raciocínio lógico e conhecimentos gerais), dinâmicas de grupo, fase em que são discutidos casos situacionais, e entrevistas com RH e gestor.

    Net assume operações das redes HFC da Embratel

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    Desde o dia 2 de janeiro, a operadora de TV a cabo e banda larga Net Serviços assumiu a operação das redes HFC que a Embratel vinha construindo desde 2010 para a oferta de banda larga e voz em cidades em que a Net não tinha concessão de cabo. Estas redes utilizam a mesma tecnologia da Net, que combina cabos coaxiais e fibra óptica, e a estratégia da Embratel era claramente ter uma infraestrutura pronta para esperar o momento em que pudesse expandir suas operações de cabo com novas outorgas. Paralelamente, a própria Net vinha seguindo o mesmo caminho: construindo redes onde não tinha concessão e iniciando as vendas apenas com serviços de banda larga e telefonia.

    Até meados do ano passado, a Embratel já tinha 25 dessas redes HFC operando, a maior parte em cidades paulistas de médio porte, mas também em algumas capitais, como Belém, Natal, Cuiabá, São Luis e Teresina e algumas cidades importantes, como Osasco, Santana do Parnaíba (onde fica Alphaville, em São Paulo) e cidades da baixada fluminense. Segundo informações da época, o planejamento da Embratel era chegar ao final de 2012 com pelo menos 120  dessas redes construídas, todas elas em cidades em que a Net não atua. Os serviços de banda larga e voz disponíveis por meio dessas redes vinham sendo oferecidos pela Via Embratel, combinados com a oferta de DTH. No começo de 2011, eram cerca de 2,5 milhões de homes passed, mas esse número era bem maior ao final do ano passado.

    Ao assumir a operação dessa infraestrutura, a Net está, virtualmente, pronta para expandir consideravelmente sua área de atuação, tão logo comece a liberação das outorgas do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) por parte da Anatel, já que a rede está praticamente pronta. A expectativa da Anatel é que em abril já seja possível liberar as primeiras outorgas. A regulamentação do serviço ainda está em fase de consulta pública.
    A Embratel é a principal acionista da Net Serviços e aguarda apenas o sinal verde da agência para assumir completamente o controle da operação.

    Informação

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    Nosso sistema de Fóruns está enfrentando um momento de instabilidade. Nossa Equipe está trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível. Agradecemos a compreensão de todos!

    A Equipe Técnica #Minha Operadora.

    4G não será prioridade para empresas de telecomunicação em 2012

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    O setor de telecomunicações entra em 

    2012 com os principais players consolidados e uma grande faixa do espectro já 

    ocupada. Apesar desse cenário, o leilão da faixa de 2,5Ghz – o chamado 4G – 

    não é apontado pelas empresas como prioridade.


    Nenhuma das empresas de telecomunicação afirmou que não pretende 

    concorrer ao leilão, porém alguns são mais ressabidos. A Telefônica Brasil, 

    a Oi e a TIM têm apresentado mais ressalvas quanto ao leilão e afirmam que só

    definem a participação do processo de compra após a divulgação do edital. 

    A Claro, a GVT e a Nextel já afirmaram que têm um forte interesse na faixa. 


    Para o presidente do instituto Teleco, Eduardo Tude, não há um 

    desinteresse no 4G, mas sim um interesse a longo prazo. “As empresas estão 

    tentando fazer funcionar o modelo 3G, ainda não amadurecimento de 

    infraestrutura ou comercial para uma entrada forte no 4G”, aponta.


    O analista de investimentos do Banif, Alexandre Pardellas, as empresas de 

    qualquer forma vão participar do 4G. “Com a escassez de espectro, a faixa do 

    700Mhz é importante para garantir posição no mercado”, afirma o 

    especialista. “O principal lobby das operadoras, no entanto, será para 

    diminuir as obrigações vinculadas à compra das licenças, podendo adiar um 

    investimento mais pesado em 4G”.